ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Postos de Brumado, Caetité e Guanambi vendem a gasolina mais cara da Bahia

Homem tenta matar a sogra na zona rural de Aracatu

Covid-19: Calendário infantil avança nesta terça-feira com a vacinação de crianças de 10 e 11 anos

Acesse: TV Tempo dos Milagres no Youtube, e seja abençoado!

Bahia tem quase 20 mil casos ativos de Covid-19 e 18 óbitos registrados

Brumado: Em fase de teste, radar registrou motocicleta a 93 km por hora próximo ao Terminal Rodoviário

Brumado: Cinco dias após entrar em funcionamento, radar é removido do trecho entre a Av. Centenário e a BR-030

Considerada a mais velha do Brasil, idosa morre com 116 anos na Bahia

Brumado: Casos ativos de Covid-19 sobem para 207

Serviço de primeiro emplacamento só poderá ser realizado após a confirmação de dados

Brumado: Adolescente de 13 anos diagnosticada com tumor no cérebro aguarda por uma vaga em uma UTI avançada

Novo carregamento da vacina pediátrica da Pfizer chega ao Brasil

Mulher doa rim para namorado e homem acaba relacionamento após traí-la

Guanambi: Duas pessoas são conduzidas à delegacia por furto de energia

Os melhores aromatizantes para ambientes você encontra na Império Utilidades

Euclides da Cunha: Mulher é achada morta dentro de imóvel com sinais de enforcamento

A Pax Nacional tem credibilidade e compromisso comprovado, não aceite imitações

Brasil registra 84 mil casos de Covid e cerca de 1 milhão em uma semana

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Guanambi: Prefeitura habilita 10 leitos clínicos para tratamento da Covid-19 e mais 10 leitos de suporte à UPA




Ministério da Educação muda regras do ProUni e do Fies deste ano

O Ministério da Educação (MEC) mudou este ano algumas regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No Fies, o contrato passa a ser casado ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), antes opcional. No ProUni, a isenção fiscal passa a ser feita com base nas vagas preenchidas e não mais nas vagas ofertadas, como era até o fim do ano passado. O Fgeduc existe desde 2009. O fundo cobre a partir de 80% dos contratos não cumpridos. Para isso, a mantenedora paga uma taxa de 5,63% sobre o total do financiamento mensalmente, ou 6,25% da parcela das operações de financiamento. Sem o Fgeduc, caso o estudante ficasse inadimplente, a instituição pagava 15% do valor. Para os estudantes, a adesão ao Fgeduc faz com que seja dispensada a necessidade de fiador, o que facilita a contratação do Fies. Para as instituições, os custos aumentam, mas segundo entidades do setor, os dois programas ainda são atrativos. Procurado, o Tesouro disse que não comentaria o impacto nas contas públicas.

O diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Corrêa Neto, disse que cerca da metade das instituições já tinha aderido ao Fgeduc. “Com a mudança, quase a totalidade das instituições já fez adesão ao Fgeduc e permaneceu no programa. O nosso objetivo é democratizar ainda mais o acesso à educação superior na medida em que a adesão favorece os estudantes de baixa renda, que têm dificuldade de conseguir um fiador”.

Em encontro no mês passado, as instituições particulares discutiram as mudanças. Segundo o diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, a participação não deve diminuir.

O cenário atual é o seguinte: em média, 17% do total de alunos nas particulares contratam o Fies, e o fundo representa em torno de 25% da receita das instituições. Já o ProUni gera uma economia, em média, de cerca de 10% das despesas das instituições. O impacto calculado por Capelato deve ser uma redução de 2% ou 3% dessa economia, que é o percentual das vagas não preenchidas.

O professor de finanças públicas da Universidade de Brasília (UnB) José Matias-Pereira explica que as alterações do Fies podem ter sido feitas para facilitar o cumprimento da meta de superávit primário. “O governo está desenvolvendo ações no sentido de viabilizar o superávit primário e quando mexe nesses fundos, certamente há um impacto positivo”, explica.

“Por trás desse financiamento existe um risco, o Estado aparece como avalista. Se não houver pagamento, o Estado tem que honrar o compromisso. O que o governo está tentando é retirar da responsabilidade do Tesouro determinadas rubricas”, disse.

Capelato complementa dizendo que as mudanças vão possibilitar o pedido de mais créditos para o Fies. De acordo com ele, a promessa para este ano é R$ 3 bilhões em novos financiamentos. Os beneficiados devem saltar para 1,6 milhão até o fim do ano.

Quanto às mudanças no ProUni, Matias-Pereira avalia: “O governo entrou de maneira descontrolada nessa área de isenção tributária e o que está tentando é fechar essas torneiras para evitar que a arrecadação seja afetada”. Segundo ele, as instituições deverão ter maior comprometimento com a oferta de um ensino de maior qualidade e, dessa forma, atrair jovens para estudar na sua escola.

 

CONTINUE LENDO


Preços de gasolina, gás e telefone ficam estáveis este ano, diz Copom

Os preços da gasolina, do botijão de gás e da tarifa de telefonia fixa devem ficar estáveis este ano, de acordo com projeção do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Já a projeção de reajuste da tarifa residencial de eletricidade, para o acumulado de 2014, é 7,5%, mesmo valor considerado pelo Copom em janeiro. Essas estimativas foram divulgadas hoje (06/03) na ata da última reunião do Copom, realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro. Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, em 2014, foi mantida a projeção de alta de 4,5%, valor considerado pelo Copom em janeiro. Para 2015, também foi mantida a estimativa de 4,5%. O BC faz essas projeções para avaliar a tendência da inflação no país, na reunião do Copom, responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Essa taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, e a medida alivia o controle sobre a inflação. O BC tem que encontrar equilíbrio ao tomar decisões sobre a taxa básica de juros, de modo a fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta tem como centro 4,5%, e margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Agencia Brasil



Brumado: Adolescente assalta mercadinho e é baleado ao deixar estabelecimento

Um adolescente de 17 anos tentou assaltar um mercadinho na Avenida João Paulo I, e acabou baleado pelo dono do estabelecimento, segundo a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado). A tentativa frustrada de assalto ocorreu na noite da quarta-feira de cinzas (05/03), por volta das 20h. De acordo com a 20ª Coorpin, por meio de relato de testemunhas, o adolescente chegou ao estabecimento na garupa de uma motocicleta. Na porta do mercado, o jovem teria anunciado o assalto e colocado a suposta arma na cabeça da esposa do dono, que é um Policial Militar (PM). Ainda conforme a polícia, a vítima entregou ao adolescente todo o dinheiro do caixa. Para impedir a fuga do jovem, o dono do estabelecimento disparou um tiro que o atingiu na virilha. Durante a ação, o comparsa do jovem, que aguardava na moto, fugiu do local. O adolescente foi apreendido e encaminhado para o Hospital Municipal Magalhães Neto, onde permanece sob custódia da polícia. O estado de sáude dele é estável. O dono do estabelecimento prestou depoimento na delegacia local, que investiga a identidade do motociclista que acompanhou o jovem durante a tentativa frustrada de assalto.



Dilma destaca aumento de mulheres no mercado de trabalho

A menos de uma semana do Dia Internacional da Mulher, a presidente Dilma Rousseff antecipou homenagens às mulheres em sua coluna semanal Conversa com a Presidenta, e ressaltou o crescimento da presença feminina no mercado de trabalho brasileiro. Segundo ela, desde 2011, 2,3 milhões de mulheres conseguiram emprego com carteira assinada. "Isso significa que pouco mais da metade dos 4,5 milhões de postos de trabalho criados neste período foram ocupados por mulheres", disse. A presidente destacou o papel central ocupado pelas mulheres na estruturação da família e salientou que, por esse motivo, elas têm prioridade na titularidade do cartão do programa social Bolsa Família. "Hoje, 93% desses cartões estão nas mãos delas", disse. "O mesmo acontece em relação ao Minha Casa Minha Vida. De 1,5 milhão de casas já entregues, 52% estão no nome de mulheres", complementou. Dilma ainda falou sobre a importância do investimento em educação e mencionou que mais da metade das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e dos financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram concedidos a mulheres. Além disso, segundo ela, seis em cada dez alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) são mulheres.



Igreja Católica abre Campanha da Fraternidade hoje

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre hoje (5) a Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema Fraternidade e Tráfico Humano e o lema É para a liberdade que Cristo nos libertou. A solenidade será às 14h, na sede da CNBB, em Brasília. O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidirá a cerimônia, na qual será divulgada mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcello Lavenère e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke, confirmaram presença na solenidade. Primeiro dia da Quaresma (período do ano litúrgico que antecede a Páscoa), a Quarta-feira de Cinzas simboliza, para os cristãos, o dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte, explica o arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. A data coincide com o dia seguinte à terça-feira de carnaval e é o primeiro dos 40 dias do período da Quaresma. De acordo com dom Orani, nesse período recomendam-se os grandes exercícios quaresmais: a prática da caridade e as obras de misericórdia. O jejum, a esmola e a oração são exercícios bíblicos até hoje praticados pelos cristãos. No Brasil, a CNBB promove todos os anos a Campanha da Fraternidade, que focaliza sempre um tema da vida social, tem o objetivo de ajudar as pessoas e é considerada um instrumento de evangelização.

Segundo dom Orani, a origem do nome Quarta-Feira de Cinzas é puramente religiosa. Neste dia, celebra-se a Missa das Cinzas – as cinzas usadas no ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A essas cinzas, mistura-se água benta. Conforme a tradição, o celebrante da missa usa as cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na testa de cada fiel, proferindo uma dessas duas frases: "Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás" ou "Convertei-vos e crede no Evangelho". Na Quarta-feira de Cinzas, assim como na Sexta-Feira Santa, a Igreja Católica recomenda o jejum, para os que têm de 18 a 59 anos, e a abstinência de carne, a partir dos 14 anos. Além disso, incentiva-se a prática de dar esmolas. O tema da pobreza é a mensagem do papa Francisco para esta Quaresma: "Fez-se pobre para nos enriquecer", lembra dom Orani.

CONTINUE LENDO


Brumado: Caminhão que faz coleta de lixo cai em vala e imprensa perna de gari

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Mais um acidente, por conta de um buraco na via pública, foi registrado nesta segunda-feira (03/03). O acidente ocorreu na Rua Paulo Firmino, no bairro Dr. Juracy, quando o carro de uma empresa que presta serviço para Prefeitura de Brumado, fazendo coleta de lixo, ao desviar de um buraco caiu em uma valeta imprensando a perna de um gari. O SAMU 192 chegou ao local e com ajuda de alguns policiais conseguiram fazer o resgate do rapaz que recebeu os primeiros atendimentos no local, para em seguida ser encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.

Alguns moradores do bairro relataram ao 97NEWS, que várias solicitações foram feitas à prefeitura, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. “O bairro foi bastante prejudicado com as chuvas que caíram, tem rua que está intransitável, devido os inúmeros buracos que existem” comentou um morador que diz está cansado de procurar o órgão competente e nada foi feito.



Roberto Jefferson passa mal em presídio e é atendido por médico particular

Delator e condenado no chamado mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) passou mal dentro do presídio Casa do Albergado Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Depois de sentir fortes dores estomacais, o petebista foi encaminhado para a enfermaria da unidade. Ele chegou a ser atendido por seu médico particular e uma enfermeira. O fato ocorreu na sexta-feira (28), mas só foi confirmado neste domingo (2), segundo matéria de O Globo, pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). O político sofre com um tumor no pâncreas, diagnosticado em 2012. No local em que foi atendido, Roberto Jefferson fez um exame de sangue, sem apresentar alterações. Amigos do petebista relataram que o ex-deputado está muito magro e teme que esteja com pancreatite, inflamação no pâncreas. O advogado Marcos Pinheiro de Lemos, que defende o condenado, entrou com novo pedido de prisão domiciliar no Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo dia em que Jefferson se sentiu mal.



Roberto Jefferson passa mal em presídio e é atendido por médico particular

Delator e condenado no chamado mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) passou mal dentro do presídio Casa do Albergado Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Depois de sentir fortes dores estomacais, o petebista foi encaminhado para a enfermaria da unidade. Ele chegou a ser atendido por seu médico particular e uma enfermeira. O fato ocorreu na sexta-feira (28), mas só foi confirmado neste domingo (2), segundo matéria de O Globo, pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). O político sofre com um tumor no pâncreas, diagnosticado em 2012. No local em que foi atendido, Roberto Jefferson fez um exame de sangue, sem apresentar alterações. Amigos do petebista relataram que o ex-deputado está muito magro e teme que esteja com pancreatite, inflamação no pâncreas. O advogado Marcos Pinheiro de Lemos, que defende o condenado, entrou com novo pedido de prisão domiciliar no Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo dia em que Jefferson se sentiu mal.



Polícia Federal pede investigação contra ministro do Trabalho

A Polícia Federal concluiu que há indícios de participação do ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT) em esquema para empregar militares do seu partido como funcionários fantasmas de uma entidade que firmou convênios com a pasta federal. A PF pede a abertura de inquérito, que deverá apurar o desvio de R$ 11 milhões. A investigação da PF partiu de revelações de um ex-dirigente do PDT em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo em setembro do ano passado. Ex-presidente da Juventude do partido em Santa Catarina, John Sievers, que à época era presidente do diretório estadual do PDT, contou que em 2008, a mando de Dias, recebia pagamentos mensais da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim (ADRVale), com sede em Brusque (SC) e comandada por pedetistas. Outros filiados ao PDT confirmaram que constavam da folha de pagamentos da ONG sem nunca ter trabalhado para ela. Em seu relatório, a PF pede a remessa dos autos ao Supremo Tribunal Federal, única instância que pode autorizar investigação criminal de ministros. Caberá à Justiça Federal em Santa Catarina decidir se envia ou não o caso à Corte em Brasília. Só após a manifestação do Supremo é que o ministro poderá ser o centro das investigações.



Brumado: Motociclista morre após colidir com outra moto no centro da cidade

O jovem Romário Moura, natural da vizinha cidade Malhada de Pedras,  teve morte instantânea em um acidente envolvendo duas motocicletas, na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, na noite de domingo (02/03). Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, Romário seguia em sua motocicleta quando colidiu frontalmente com outra moto que tentava desviar de um buraco. Moradores da região estavam indignados, pois há muito tempo que várias pessoas, inclusive os comerciantes da região, procuram a prefeitura para denunciar os inúmeros acidentes que acontecem neste mesmo lugar, e nada foi feito. O piloto da outra moto foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado em estado grave para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.



Mega acumula e pode pagar R$ 5 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.578 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (1) em Madre de Deus (BA). Com isso, o prêmio acumula e pode pagar R$ 5 milhões na próxima quarta-feira (5). Veja as dezenas: 03 - 06 - 30 - 37 - 53 - 56. 107 apostas acertaram a Quina e cada uma vai levar R$ 16.801,81. A Quadra teve 6.347 ganhadores com o valor de R$ 404,64.



Custo com domésticos subiu quase o dobro da inflação em 2013

om o aumento do salário mínimo e uma mão de obra cada vez mais escassa, o custo com empregados domésticos subiu quase o dobro da inflação – foram 11,26% em 2013, contra 5,91% medidos pelo IPCA. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O custo com empregados em casa está entre as maiores altas dos itens de peso relevante no orçamento. Percentualmente, ele representa em torno de 4% das despesas familiares – algo similar com o utilizado com gasolina. Para Gabriel Ulisseya, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma outra razão para o aumento foi a PEC das Domésticas, ainda em regulamentação no Congresso, e que explicita direitos e encargos.

Folha de S. Paulo



Brumado: presos tentam fugir da delegacia cavando um buraco no chão

Foto: 97NEWS

Detentos  que estão na carceragem da 20ª COORPIN, tentaram fugir na madrugada deste domingo (02/03). O grupo foi impedido por policiais civis que estavam de plantão neste domingo de carnaval. Os policiais perceberam o barulho que vinha do pátio que fica ao lado da custódia, ao saírem para investigar de onde vinha o ruído, depararam com um preso que havia sido detido por tráfico de drogas no dia anterior, e outro preso estava tentando sair de um túnel feito por eles para fuga em massa. A Polícia Militar foi solicitada pelo delegado plantonista Arilano Botelho, e imediatamente uma guarnição da Cipe Sudoeste-Caesg, chegou ao local para dar apoio e impedir a fuga.  Segundo o delegado, os custodiados quebraram todos os cadeados das celas e fizeram uma escavação com mais de dois metros de profundidade, e ao tentar quebrar o concreto da calçada, por onde eles empreenderiam a fuga, o barulho foi percebido e a tentativa foi frustrada. Policiais isolaram a cela onde foi feito o buraco e improvisaram uma barricada com celas antigas para deter o avanço do túnel, até que a reforma seja feita. Os 37 presos foram acomodados em outras três celas, e por enquanto não há conversa de transferências destes. Na última fuga registrada que foi em dezembro de 2012, quatorze detentos conseguiram fugir e foi notícia internacional por causa do bilhete que foi deixado, onde eles faziam ironia, ridicularizando a segurança do local.



Chapa do governo está definida; Wagner vai anunciar depois de 'confete e serpentina cair'

O cobiçado posto de vice na chapa liderada por Rui Costa (PT) para a eleição estadual está sacramentado, anunciou o governador Jaques Wagner, nesta quinta-feira (27), em entrevista ao Bahia Notícias. Retardatário na cerimônia de abertura do Carnaval de Salvador – deixou de participar da entrega da chave da cidade pelo prefeito ACM Neto ao Rei Momo – o chefe do Executivo baiano iniciou a conversa com o velho samba de uma nota só de que "já temos definidos dois terços" – em relação aos candidatos a governador (Rui) e ao Senado (Otto Alencar). Depois, acabou por revelar que o martelo já foi batido, embora não quisesse divulgar quem foi o vencedor na disputa entre o PP de Mário Negromonte e o PDT de Marcelo Nilo. "Vamos deixar o confete e a serpentina cair, depois a gente decide", tergiversou Wagner. Segundo ele, o nome será anunciado oficialmente nas próximas duas semanas.



Juiz suspende direito de Delúbio trabalhar

O juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, suspendeu o direito do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado no processo do mensalão, de trabalhar fora do complexo penitenciário da Papuda, na Central Única dos Trabalhadores (CUT). A suspensão vigorará pelo menos até a audiência de Delúbio, marcada para ocorrer no próximo dia 18. De acordo com o juiz, há relatos de que o ex-tesoureiro teria conseguido garantir um tratamento diferenciado na prisão, com alimentação e visitas especiais e até estacionamento privativo. No despacho, Ribeiro determinou uma série de providências para tentar assegurar isonomia no tratamento dos presos. Entre elas, ordenou que seja oficiado ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), para que informe se foram abertas investigações para apurar quem são os responsáveis pelas supostas irregularidades. O juiz também quer saber se o Distrito Federal tem condições de abrigar os presos do processo do mensalão de forma isonômica em relação aos outros detentos.



Réus do mensalão ainda podem pedir revisão de outras penas

Depois de serem absolvidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do crime de formação de quadrilha nesta quinta-feira (27), os réus do processo do mensalão ainda podem pedir revisão de penas a que foram condenados por outros crimes. A revisão criminal é uma nova ação, que pode ser apresentada individualmente, e só pode ser apresentada quando não cabe mais nenhum recurso contra a condenação – o que é o caso. Segundo Thiago Bottino, professor de Direito Penal da FGV Direito, disse ao G1, esse tipo de processo só pode ser apresentado em quatro circunstâncias: quando há comprovação da existência de documentos falsos no processo; se surgir uma nova prova que possa determinar a absolvição; nas ocasiões em que a punição foi imposta contrariamente à lei; ou na hipótese de, posteriormente, o tribunal mudar de entendimento com relação a uma decisão anterior. No dia 13 de março, devem ser analisado mais três recursos em relação ao crime de lavagem de dinheiro e, em tese, o processo do mensalão é encerrado. Contudo, de acordo com a Folha de S. Paulo, os advogados dos condenados já confirmam, em caráter reservado, que se articularam para pedir a revisão criminal. Eles devem esperar a aposentadoria de Joaquim Barbosa para ingressar com nova ação em que alegarão erro judiciário e pedirão que sejam anuladadas as condenações.



A cada 14 segundos de janeiro, um cidadão teve documento roubado

Em janeiro, a cada 14,4 segundos, um consumidor brasileiro teve seu documento de identidade usado por criminosos para obter crédito ou fechar algum negócio, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude. Segundo a empresa, perder o documento dobra a probabilidade de a pessoa ser vítima de golpistas. A Serasa alerta os consumidores a terem cuidado redobrado durante o carnaval ou outros feriados, quando esse tipo de crime aumenta cerca de 25%. Outra dica é a procura imediata da polícia para fazer o boletim de ocorrência (BO), que deve ser registrado também no sistema de alerta da Serasa – o serviço também vale para documentos extraviados no passado mas que nunca foram informados. Já para os comerciantes, a companhia sugere a verificação dos dados informados, além da consulta a ferramentas de prevenção de fraude.

 Agência Brasil.



Falta de atividade física pode matar, alerta especialista

Embora nunca tenha se falado tanto sobre vida saudável como hoje, é contraditório o aumento do número de pessoas sedentárias, que não gastam o que consomem. Em 2004, o sedentarismo era o quarto fator de risco e hoje é o segundo, perdendo apenas para a hipertensão arterial. "Isso acontece porque não há uma percepção de que o sedentarismo mata. Para as pessoas, o que mata é a hipertensão, o diabetes e o câncer", afirma a médica Sandra Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Nos tempos atuais, gasta-se uma caloria a cada sete consumidas. Na Era Paleolítica, essa relação era de uma gasta a cada três consumidas. "Acredito no equilíbrio. As pessoas têm que buscar o seu balanço energético, ou seja, gastar o que consomem. Não tem mágica para isso, é uma simples soma", resume ela. Segundo a especialista, o estilo de vida é responsável por 50% das causas das principais doenças que mais matam, como infarto, AVC e câncer. "Temos 50% de chance de evitar essas doenças. Basta optar por mudanças de hábitos que incluam atividades físicas", avalia. A recomendação é de pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, de forma contínua ou acumulada - duas sessões de 15 minutos ou três sessões de 10 - pelo menos cinco vezes por semana. "Essa rotina diminui em 84% os riscos de infarto e em 36% os casos de câncer, além de reduzir os riscos cardiovasculares e de hipertensão, mesmo no caso de fumantes", ressalta. A má notícia é que mesmo quem faz atividade física regularmente deve se preocupar com o tempo que permanece sentado ao longo do dia. Dados recentes mostram que esses casos apresentam um aumento de 40% nos fatores de risco de doenças cardiovasculares. Segundo uma pesquisa, uma média de seis horas todos os dias sentado em frente ao computador ou à TV corresponde a cinco anos a menos de expectativa de vida. "A orientação é se movimentar por 10 minutos a cada uma hora sentado. Atender ao telefone andando ou colocar o notebook numa mesa mais alta para digitar em pé são boas dicas para quem trabalha em escritório", sugere.



Brumado: jovens são detidos em posse de setenta pedras de crack

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Durante uma ronda de rotina, no Bairro Dr. Juracy, na quarta-feira (26/02),  a guarnição do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional), suspeitou de dois jovens, um deles menor de idade, e ao fazer a abordagem a equipe encontrou com a dupla setenta  pedras de crack. Os dois foram conduzidos à delegacia e ficarão à disposição da justiça.