ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia


Após chuva de granizo destruir telhado, pacientes do hospital de Paramirim foram transferidos para outras cidades

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Após a chuva de ganizo que caiu na última terça-feira (2), e destruiu boa parte do telhado do Hospital José Américo na cidade de Paramirim, oito pacientes que estavam internados na unidade de saúde tiveram que ser transferidos para outras cidades da região. Além das pedras de gelo, uma ventania que durou cerca de 40 minutos, arrancou árvores e telhados de casas do município. De acordo com informações, os pacientes alocados estavam em situação estável. Segundo a administração do José Américo Resende, a prefeitura de Paramirim já sinalizou a reforma do local. As áreas mais afetadas do hospital foram a enfermaria e o anexo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Muitas salas ficaram alagadas, mas nenhum equipamento foi perdido, apenas algumas camas foram molhadas. 



Solidariedade: Portadora de Macromegalia, Zildete Moreira de Souza precisa urgentemente da sua ajuda

Zildete que trabalhou na Clínica São Lucas é muito querida em Brumado (Foto: Divulgação)

Amigos e familiares de Zildete Moreira de Souza, 41 anos, que atualmente reside na cidade de Brumado-Ba, a qual é portadora de MACROMEGALIA (tumor na hipófise), se uniram e lançaram uma campanha em prol da arrecadação de verbas para que ela possa realizar o tratamento da doença. Em virtude dos riscos e, especialmente da possibilidade eminente da perda da visão, há necessidade urgente da realização de duas cirurgias, as quais são de alto custo, e só são realizadas em São Paulo. Então, diante disso, Zildete que é ex-funcionária da Clínica São Lucas, necessita com urgência, tomar mensalmente injeções que custam em média R$ 7 mil para inibir o tumor até o dia da cirurgia. Toda contribuição será bem vinda. Desde já agradecemos a todos pelo carinho, apoio, orações, mensagens, compartilhamentos e doações de todos os tipos, que podem ser feitas na seguinte agência bancária:

Caixa Econômica
Agência: 0947-013
Conta poupança: 62811-6

Maiores informações com:
(77) 9.9924-2889 (Gabriela)
ou com a própria Zildete (77) 9.9700-1078



'Policial deve trabalhar mesmo sem salário', sentencia Desembargador

O Desembargador Cláudio Santos, do TJ do RN, determinou a Prisão de Policiais Militares e Civis, líderes, por crime de insubordinação, motim ou desobediência (Foto: Reprodução)

O Poder Judiciário do Brasil, com juízes que recebem vencimentos bem acima do Teto do Funcionalismo Público, com penduricalhos imorais, como o auxílio moradia, de 4,5 mil reais, fora outras tantas regalias, como carro oficial, segurança particular, justamente de policiais militares, auxílio escolar para os filhos, dentre outras tantas mordomias. A mais completa imoralidade, fora da realidade do povo brasileiro,  somado que julgam e decidem a bel prazer, quando querem.

A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que para a criação de Despesas deve ser informado as Origens ou Fontes de Receitas, porém o nosso Judiciário insiste em decidir sem qualquer nexo com a realidade, inclusive determinando que as verbas da Saúde seja desviada para folhas de pagamento – Absurdo e desumano.

Os nossos governantes são a imagem do verdadeiro descaso para com o País. Cometem a falência das finanças públicas dos Estados e nada acontece.

Basta observar os dispostos nos artigos, 34 e 36 da CF/88, para afirmar que esses governadores deveriam ser destituídos e ocorrer, a necessária, Intervenção Federal, uma vez da necessidade de se organizar as Finanças e a Ordem Pública.

O Governo Federal não repassou empréstimo de 600 milhões de reais, ao incompetente Governo do Rio Grande do Norte, que evitaria essa maldita greve.

A falta de condições de trabalho da Polícia do RN – Viaturas da PM sucateadas (Foto: Reprodução)

Outros Deuses: o Ministério Público manifestou-se contrário ao empréstimo, porém perguntamos qual seria a solução para evitar mais essa tragédia. Outro órgão que não se coaduna com a realidade do Brasil, também gozando dos mesmos benefícios de Juízes.

(…) Vamos celebrar nossa justiça… Nosso castelo de cartas marcadas, o trabalho escravo… Toda a hipocrisia e toda a afetação (…) Perfeição. Legião Urbana

POLICIAL MILITAR NÃO ESTÁ EM GREVE E SIM AQUARTELADO 

Os Policiais Militares do Rio Grande do Norte estão nos Quartéis, aguardando condições de trabalho, quando sem dúvida, colocar a própria vida em risco para defesa da sociedade, o mínimo que se espera é o pagamento de seus míseros salários.

Policial é Pai ou Mãe de Família e precisa alimentar a sua prole. Também necessita de equipamentos de proteção individual adequados, bem como de viaturas que lhe permita atuar em Segurança, além de armamento e munições para fazer frente a uma Sociedade Marginalizada.

E OS COMANDANTES MILITARES?

Comandantes Militares devem se pronunciar quanto a insustentável situação que, tornou-se rotina, no reino das bananinhas, e culmina sempre no Emprego das Forças Armadas em Operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem)” – Insustentável!



Zé Ribeiro faz balanço positivo de suas ações e afirma estar totalmente renovado e otimista para 2018

O vereador Zé Ribeiro afirma estar motivado e otimista para o ano de 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT) que demonstrou em 2017 um avanço em sua maturidade política conversou com o 97NEWS na manhã desta sexta-feira (05) e garantiu estar ainda mais motivado e otimista para a continuidade das ações relativas ao seu mandato parlamentar. Fazendo um balanço de suas ações, ele afirmou que "fizemos o nosso trabalho com o máximo de empenho, mesmo enfrentando todas as adversidades pelo fato de sermos oposição, o sentimento foi do dever cumprido, tendo sempre a defesa de nossa população como base principal". Ele continuou explanando que "fomos firmes em pontos que se mostraram contrários aos interesses coletivos como nos projetos polêmicos, nos que buscaram os aumentos dos impostos e, recentemente, na concessão do pagamento do 13º salário para os vereadores, secretários, prefeito e vice-prefeito, então, podemos afirmar que estamos com a cabeça erguida e ainda mais confiantes em realizar o nosso trabalho em 2018". Sobre os seus projetos para este ano que se inicia, Zé Ribeiro relatou que "esse período de recesso é mais calmo, tempo de ficar mais próximo da família, mas, mesmo assim, continuamos desenvolvendo o nosso trabalho, inclusive, iremos realizar várias visitas às comunidades que representamos". Questionado sobre uma possível candidatura à deputado estadual, já que disputou uma cadeira na ALBA em 2014, ele foi firme ao citar que "posso dizer que foi uma experiência marcante da minha carreira política, mas, desta feita não irei para a disputa, vou ficar afinado às orientações do nosso diretório municipal, pois o PT tem uma linha ideológica muito firme o que nos deixa estimulado e otimista quanto ao futuro". Ele ainda fez questão de exaltar o governador Rui Costa declarando que "ele vem realizando uma gestão diferenciada que comprova que o PT na Bahia está no caminho certo, acredito que a vitória virá tranquilamente no primeiro turno, pois todo o povo baiano reconhece o grande trabalho que o governador vem fazendo" e ainda emendou dizendo que "em sua recente visita a Brumado ele confirmou o seu compromisso com a nossa população entregando as duas alas de UTIs, garantindo que irá realizar a segunda etapa da Barragem de Cristalândia, como também iniciar as obras do sistema de esgotamento sanitário, que serão feitas de forma gradual, então, diante disso estamos muito motivados para continuar a nossa jornada". No final ele disponibilizou um balanço das suas ações em 2017, ressaltando que as todas suas indicações  foram aprovadas por unanimidade, mas que, a grande maioria delas ainda não foi atendida pela administração municipal, confira o balanço (CLIQUE).

INDICAÇÕES FEITAS PELO VEREADOR ZÉ RIBEIRO NO ANO DE 2017 – APROVADAS POR UNANIMIDADE.



INDICAÇÃO N0 049/ 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO CENTENÁRIO, nesta cidade de Brumado – Bahia. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO Nº. 050 / 2017 -  - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO ESCONSO -. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 051 /2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO SÃO SEBASTIÃO. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 052 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO PENHA. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 053 /2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO MALHADA BRANCA. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0   054 /2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO URBIS II. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 055 /2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO JARDIM DE ALAH. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 056 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do CIDADE DAS ESMERALDAS. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 057 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO SÃO JORGE. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 058 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO OLHOS D´ÁGUA. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 059 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO FELICIANO PEREIRA SANTOS. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO Nº. 060 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO SÃO JOSÉ (antigo bairro URBIS I). Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 061 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO BARAÚNAS. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 062 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRROS APERTADO DO MORRO I e II. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 063 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO DR. JURACY PIRES GOMES. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO N0 064 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA da VILA PRESIDENTE VARGAS. Em 17 de fevereiro de 2017.

INDICAÇÃO Nº. 100 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS 1 e 2. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 101 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO MARCELINO JOSÉ GAMA. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 102 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO ARMINDO ALVES LEITE. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 103 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO SÃO VICENTE. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 104 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO SOMBRA DO JUAZEIRO 1 e 2. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 105 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO JOSÉ WALTER LEITE. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 106 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO SÃO SEBASTIÃO. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 107 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO PARQUE DAS ÁRVORES. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº.108 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTOS: SÃO LOURENÇO E SÃO JOAQUIM. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 109 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO PARQUE DOS JUAZEIROS. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 110 / 2017 - PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do LOTEAMENTO MORADA DOS PÁSSAROS. Em 03 de março de 2017

INDICAÇÃO nº. 125 / 2017 - construção de uma Quadra Poliesportiva com cobertura e Palco no Bairro Olhos D’Água. Em 09 se março de 2017

INDICAÇÃO nº. 126 / 2017 - construção de uma Quadra Poliesportiva Coberta com Palco no Bairro Centenário. Em 09 se março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 127 / 2017 - a implantação de PROJETO DE ENERGIA SOLAR, nos prédios públicos municipais de Brumado. Em 09 se março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 128 / 2017 - Implantação de um PROJETO CIDADE DIGITAL, no município de Brumado. Em 09 se março de 2017

INDICAÇÃO nº. 129 / 2017 - PROJETO DE IMPLANTAÇÃO do CAT I – Casa de Acolhimento Transitório no município de Brumado. Em 09 se março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 130 / 2017 - Implantação de um PROJETO DE CRIAÇÃO DE PEIXES EM CATIVEIROS, no município de Brumado. Em 09 se março de 2017

INDICAÇÃO Nº.  131 / 2017 - Implantação de PROJETO DE ATERRO SANITÁRIO e USINA DE RECICLAGEM DE LIXO, no município de Brumado. Em 09 se março de 2017

INDICAÇÃO Nº. 132 / 2017 - CONSTRUÇÃO DO ESGOTAMENTO PLUVIAL, na cidade de Brumado. Em 09 se março de 2017

INDICAÇÃO nº 162 / 2017 - PLANTAÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES no município de Brumado. Em 24 de março de 2017.


INDICAÇÃO Nº.  163 / 2017 - PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS MATAS CILIARES EM PEQUENAS PROPRIEDADES, no município de Brumado. Em 24 de março de 2017.

INDICAÇÃO Nº. 164 / 2017 - Implantação de um PROJETO DE INCETIVO À EXPLORAÇÃO RACIONAL DO UMBUZEIRO E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO no município de Brumado. Em 24 de março de 2017.

INDICAÇÃO Nº. 165 / 2017 - PATROLAMENTO e ALARGAMENTO da Estrada Vicinal que liga a BA – 262 (Comunidade Pebas) ao Povoado de Arrecife, no município de Brumado. Em 24 de março de 2017.

INDICAÇÃO N0 166 / 2017 -  CANALIZAÇÃO DO RIACHO DO SAPÉ E DO RIACHO BATE PÉ, nesta cidade de Brumado. Em 24 de março de 2017.

INDICAÇÃO Nº. 167 / 2017 - Implantação de um PROJETO DE INCETIVO À EXPLOARAÇÃO RACIONAL DA OVINO / CAPRINOCULTURA, no município de Brumado. Em 24 de março de 2017.

INDICAÇÃO nº. 183 / 2017 - CONSTRUÇÃO DE ACADEMIAS DA SAÚDE NOS BAIRROS: SÃO FÉLIX, OLHOS D´ÁGUA, BARAUNAS, MALHADA BRANCA, URBIS II, ALÉM DA VILA PRESIDENTE VARGAS, DISTRITO DE: ITAQUARAI, UBIRAÇABA, CRISTALÂNDIA E NOS POVOADOS DE LAGOA FUNDA, UMBURANAS E ARRECIFE, no município de Brumado. Em 29 de março de 2017.


INDICAÇÃO nº.  184 / 2017 - Conclusão das obras das USFs - UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, localizadas na Rua São Joaquim - Bairro São Jorge, e na Rua K -  no bairro Irmã Dulce, na Cidade de Brumado. Em 29 de março de 2017.

INDICAÇÃO nº. 185 / 2017 - CONSTRUÇÃO, da Praça Cecília Rocha de Souza, localizada no Loteamento São Lourenço no  Bairro Santa Tereza , no município de Brumado. Em 29 de março de 2017.

INDICAÇÃO nº. 186 / 2017 - CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO, da Praça Bráulio Araújo Bonfim, localizada no Bairro Maria José Viana, na cidade de Brumado. Em 29 de março de 2017.

INDICAÇÃO nº. 187 / 2017 - IMPLANTAÇÃO DE 06 (SEIS) REDUTORES DE VELOCIDADE OU SILENCIADORES, na via que liga à Avenida Centenário à BR – 030, passando pelo Bairro Esconso no município de Brumado. Em 29 de março de 2017.

INDICAÇÃO nº.  199/ 2017 - IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES, nesse município de Brumado. Em 29 de março de 2017.

INDICAÇÃO nº.  200/ 2017 - INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE CÂMERAS DE SEGURANÇA nas ruas, avenidas, centros comerciais, espaços de eventos e pontos estratégicos do município de Brumado. Em 29 de março de 2017.

INDICAÇÃO nº. 201/ 2017 - BALIZAMENTO NOTURNO DE PISTA E ADEQUAÇÃO DO AEROPORTO SÓCRATES MARIANI BITTENCOURT PARA VOOS REGULARES, no município de Brumado. Em 29 de março de 2017.

INDICAÇÃO nº. 202 / 2017 - CONSTRUÇÃO, de RAMPAS DE ACESSIBILIDADE no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite, na cidade de Brumado. Em 29 de março de 2017.

INDICAÇÃO nº.244 / 2017 - REFORMA, da PRAÇA DR. NELSON LULA, no município de BRUMADO. Em 19 de abril de 2017

INDICAÇÃO Nº.245 / 2017 - Construção de uma Quadra Poliesportiva com Palco no Bairro Cidade das Esmeraldas no município de Brumado. Em 19 de abril de 2017.

INDICAÇÃO Nº. 255 / 2017 - CONSTRUÇÃO DE UM ANFITEATRO E REVITALIZAÇÃO DO MERCADO DE ARTES E CULTURA DE BRUMADO, localizado no centro, da cidade de BRUMADO. Em 26 de abril de 2017

INDICAÇÃO Nº 271 / 2017 - INSTALAÇÃO DE LOMBO-FAIXAS - FAIXAS ELEVADAS PARA TRAVESSIA DE PEDESTRES NAS AVENIDAS: CENTENÁRIO, AGNELO DOS SANTOS AZEVEDO e LINDOLFO AZEVEDO BRITO, JOÃO PAULO I no município de Brumado. Em 03 de maio de 2017.

INDICAÇÃO Nº 300/ 2017 - REFORMA e COBERTURA DA ÁREA EXTERNA do MERCADO MUNICIPAL de Brumado. Em 11 de maio de 2017.

INDICAÇÃO nº.   307 /2017 - CONSTRUÇÃO DA PRAÇA HOMÉRO COSTA ATAIDE no Bairro do Esconso, no município de Brumado. Em 18 de maio de 2017.

INDICAÇÃO nº.  319 / 2017 - CONSTRUÇÃO E ARBORIZAÇÃO, DA PRAÇA LAURO FARANI, no município de BRUMADO. Em 24 de maio de 2017.

INDICAÇÃO Nº 345 / 2017 - REFORMA DA POLICLÍNICA MANOEL FERNANDES na cidade de Brumado. Em 08 de junho de 2017

INDICAÇÃO nº. 354 / 2017 - REFORMA TOTAL DA PRAÇA ANASTÁCIO, no município de Brumado. Em 13 de junho de 2017

INDICAÇÃO nº. 368 /2017 - CONSTRUÇÃO DA PRAÇA ADÉLIA DA SILVA CARDOSO, Bairro do Santa Tereza, no município de Brumado. Em 28 de junho de 2017

INDICAÇÃO N0   392 / 2017 - COMPLEMENTAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO e toda INFRAESTRUTURA do BAIRRO MARIA JOSÉ VIANA, nesta cidade de Brumado. Em 06 de julho de 2017.

INDICAÇÃO nº.   564 /2017 - CONSTRUÇÃO DA PRAÇA MIGUEL ARCANJO DE LIMA FILHO, BAIRRO SANTA TEREZA, no município de Brumado. Em 05 de outubro de 2017


 

 

CONTINUE LENDO


Barreiras e outros nove municípios do Oeste baiano são classificados como semiárido

(Foto: Barreira Notícias)

Os municípios de Barreiras, Angical, Baianópolis, Canápolis, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Santa Maria da Vitória, todos no Oeste da Bahia, foram considerados pelo Ministério da Integração Nacional como semiárido, que configura a zona mais seca do Brasil. A medida foi aceita pelo governo federal no final de 2017, após pleitos dos estados e municípios, em decorrência da seca que assola essas regiões nos últimos anos. A ampliação abrangeu ainda outras 64 cidades espalhadas pelo Brasil, sendo 24 na Paraíba, 21 no Piauí, 10 no Ceará, seis em Minas Gerais, duas no Maranhão e uma em Pernambuco. Com a mudança, o mapa do semiário passa a ter o total de 1.262 municípios com acesso a recursos e programas específicos de convivência com a seca, a exemplo do fornecimento de água via carro-pipa.



PF, TSE e MP criam grupo de trabalho para combater as 'fake news' nas eleições

(Foto: Reprodução)

Um grupo de trabalho será criado entre integrantes da Polícia Federal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério Público Federal para desenvolver formas de combate às camadas notícias falsas (fake news, no termo em inglês). O foco do trabalho será a discussão de medidas que possam ser adotadas nas eleições deste ano. A criação do grupo foi uma demanda do próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O tema das fake news ganhou visibilidade recentemente pela grande disseminação, especialmente entre usuários e redes sociais. Essa prática causou polêmica como possível influência em processos eleitorais, como nos Estados Unidos e na França.



Brumado: Chuva forte destelha casas e faz árvore cair em cima de veículo no Barreiro Branco

A chuva derrubou uma árvore que caiu em cima de um veículo (Foto: 97NEWS)

Os registros dos estragos feitos pela forte precipitação pluviométrica que atingiu Brumado nesta quarta-feira (03) continuam chegando à redação do 97NEWS. Desta feita foram moradores do Povoado de Barreiro Branco I, que fica na região do Distrito de Cristalândia. Segundo os relatos a tempestade destelhou várias casas e chegou até derrubar uma árvore que atingiu um gol branco que ficou danificado, causando prejuízos ao proprietário. Confira as fotos dos estragos:



Verão Vip Brumado: Um evento especial e diferenciado para celebrar 2018

Divulgação

A excelência dos eventos da grife Forró do Sítio Novo vem, novamente, dar o diferencial para uma festa especial que irá acontecer no dia 20 de janeiro, na Lagoa do Meio, que receberá uma logística incrível, visando celebrar 2018 em grande estilo. O Verão Vip Brumado, receberá uma megaestrutura, com grandes novidades, tendo um destaque para a área de alimentação, onde será oferecido para o público delícias da culinária como Sushi, Churrasco Grego, Acarajés, Tapioca, uma grande variedade de Salgados, além de Açaí, Roska com Vodka Orloff, Cerveja Itaipava Premium Long Neck, Refrigerantes e muita Água Mineral para refrescar. As atrações musicais serão: Banda Nairê; Pablo Moraes; Fann Estourado e Dj Pantera. Vale ressaltar que a festa é limitada somente para 500 pessoas e as vendas se iniciarão amanhã (05).



Perigo nas estradas: Caminhão carregado de blocos tomba entre Rio de Contas a Marcolino Moura na BA-148

Foto: Whatsaap l 97NEWS

O motorista de um caminhão que transportava blocos sofreu vários ferimentos após o veículo tombar, na manhã desta quinta-feira (4), segundo informações da Polícia Militar. O acidente ocorreu na BA-148, na altura do distrito de Marcolino Moura, na cidade de Rio de Contas, Chapada Diamantina. A carga e o caminhão ficaram destruídos após o acidente. De acordo com informações, o motorista de prenome Eurico perdeu o controle de direção em uma curva e acabou pulando do caminhão. Uma guarnição da PM foi deslocada para o local para controlar o trânsito. A equipe do SAMU 192 removeu o homem até o Hospital de Livramento. Não há informações sobre as causas do acidente.

 



Faltando apenas R$ 170 mil para funcionar, Upa 24H entra 2018 sem atendimento

A obra foi concluída em 2016 (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A Unidade de Pronto Atendimento Médio 24 horas (UPA 24H) de Brumado entra 2018 sem funcionar. Uma grande polêmica já começou nas redes sociais nos últimos dias. A unidade que teve a ordem de serviço assinada no dia 20 de outubro de 2011, ou seja, sete anos depois, continua com as portas fechadas. Isso de acordo com a própria administração municipal, devido ao fato de está faltando cerca de R$ 170 mil para que a unidade funcione, e desafogue a quantidade de atendimentos de médio porte no Hospital Professor Magalhães Neto. 

Durante a inauguração dos leitos de UTI em Brumado, surgiram boatos de que não serie colocada em funcionamento pela Governo do Estado. E isso foi confirmado pelo Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, em entrevista à Rádio Alternativa no mês de dezembro. Vilas Boas explicou que a obra não pertence ao  Estado, e sim, ao Governo Federal. "Olha a UPA de Brumado, ela não é do Estado", disse na entrevista. Já o Secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, em entrevista ao 97NEWS no ano de 2017, relatou que dependia de uma verba do Estado para que a mesma funcionasse. Ainda na entrevista a Rádio, o secretário do Estado acrescentou que, "se depender do governador Rui Costa para viabilizar a aquisição de equipamentos, não tem problema nenhum, o que agente não pode passar para o município é custeio," rebateu Vilas Boas. Ele ainda ironizou ao final da entrevista dizendo, "cada um carrega sua cruz, então a UPA tem que ser custeada pelo município".

A unidade continua fechada com a placa de inauguração do ex-prefeito Aguiberto (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Já o município ressalta que a UPA de Brumado precisa receber uma série de adequações para poder entrar em funcionamento. "Não é um capricho da nossa administração de não colocar em funcionamento, é sim a necessidade de atendimento das exigências. Nós precisamos da ajuda do Governo do Estado sim, já que essa unidade foi construída com recursos do Governo Federal, e apoio do município". Informou Feres. O prefeito em outras entrevistas relembrou ainda que, "o que nós estamos fazendo neste momento é buscar as adequações para que a gente possa colocar em funcionamento. Ela não está em condições de atender pacientes por falta inclusive de equipamentos". Ainda de acordo com o prefeito, para que a UPA possa começar a atender é preciso fazer as adequações necessárias da unidade. Ouça a entrevista:



INSS divulga calendário de pagamento de benefícios em 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INS) divulgou as datas de pagamento de aposentadorias e pensões em 2018. Segundo o INSS, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores. Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro. Os beneficiários precisam ficar atentos, pois a data de depósito dos proventos depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Veja as fotos abaixo com a tabela:



Botuporã: Bois são fulminados por um raio

Os bois estavam debaixo de uma árvore e não resistiram a forte descarga elétrica do raio (Foto: Youtube 97NEWS)

As fortes chuvas que atingiram a região sudoeste nesta quarta-feira (03), não só causaram prejuízos na área de infraestrutura, mas também atingiram o meio rural. Um vídeo que foi enviado para a redação do 97NEWS mostrou uma situação diferenciada, que confirmou a força da natureza, que, de forma implacável, por meio de um raio acabou matando 7 bois na zona rural do município de Botuporã. Os animais que se escondiam debaixo de uma árvore acabaram não resistindo a forte descarga elétrica. Veja o vídeo, mas vale ressaltar que as imagens são mais acentuadas, pois mostram a agonia porque passaram os animais:



Brumado: Loteamentos ou 'terrenos de engorda'?; novos eixos do setor devem transformar esse paradigma histórico

Em vários loteamentos fica claro que ainda não existem os devidos beneficiamentos (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado está vivendo novos tempos de mudanças dos paradigmas da ocupação solo e isso começa a proporcionar mudanças substanciais no setor imobiliário que, inclusive, viveu uma bolha que durou por muitos anos, mas que, com a forte crise econômica, ela "estourou" fazendo com que os preços viessem a estar compatíveis com a realidade do momento, ou seja, houve uma forte queda no preço dos imóveis. Neste contexto, alguns empreendedores ainda buscam preservar as "áreas de engorda", mas isso também deve começar a ser desfeito, já que existe uma forte previsão de mudanças que devem ser estabelecidas com o novo plano diretor. Vale ressaltar que um dos pontos principais nesse sentido são alguns loteamentos (não todos), muitos dos quais foram abertos de forma indiscriminada, mas, mesmo assim, receberam serviços de água e energia entre outros, mas, mesmo assim, não foram realizados beneficiamentos, o que gerou acúmulo de lixo, mato e até entulho. A correção desses problemas deverá ter uma legislação mais rigorosa, - com apoio do Ministério Público -, com a criação de eixos de desenvolvimento, onde esses investidores terão que dar suas contrapartidas ao propor novos projetos de loteamento, além do que, em muitos deles, o IPTU ainda não é cobrado. A equipe do 97NEWS visitou vários desses empreendimentos, onde ficou perceptível que muitos avanços ainda terão que ser conquistados, já que a possibilidade das "áreas de engorda" parece existir. Confira fotos abaixo:



Guajeru: Homem é ouvido pela polícia suspeito de estuprar adolescente com deficiência mental

Foto: Conteúdo l 97News

Nesta quarta-feira (3) um homem foi ouvido pela polícia civil, suspeito de estuprar uma adolescente de 15 anos com deficiência mental, no município de Guajeru, Sudoeste da Bahia. O crime ocorreu na Fazenda Olaria, segundo informações da Polícia Civil. O homem mora na mesma comunidade. Ainda segundo a plícia, ele teria cometido o crime quando não havia ninguém por perto. Através de gestos, a vítima avisou a mãe sobre o abuso. Em seguida, o irmão da vítima acionou a polícia militar. O crime foi registrado na delegacia de Guajeru, pela mãe da garota, em seguida o homem foi ouvido na 20ª Coorpin de Brumado. A vítima passou por exame particular, onde constatou o abuso, mas o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado fará o exame de corpo de delito para confirmar o estupro. O homem está custodiado na carceragem da 20ª Coorpin. O exame de corpo de delito da garota deve ficar pronto em um prazo de até 30 dias.



Hamilton Werneck fará abertura da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Brumado

(Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação começa o planejamento para 2018 e medidas importantes já estão sendo implantadas. A primeira delas é a Jornada Pedagógica, que acontecerá nos dias 01 e 02 de fevereiro e contará na sua abertura, com a presença do palestrante, professor e escritor renomado, Hamilton Werneck, muito conhecido por professores e educadores de todo o pais. Na oportunidade, serão apresentadas as ações já em andamento e que deverão ser discutidas entre as equipes gestoras das escolas e os educadores, para melhoria do desempenho de toda a Rede Municipal de Educação. A gestão "Educar para Libertar" acredita no potencial humano dos educadores municipais e no compromisso de todos, em fazer da EDUCAÇÃO o caminho para a LIBERDADE.



Dois falsos policiais civis roubam veículo na Lagoa dos Algodões, zona rural de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um agricultor teve a casa invadida e seu veículo roubado no dia 28 de dezembro em Lagoa dos Algodões, zona rural de Brumado. De acordo com Boletim registrado na Polícia Civil, por volta das 21h, dois suspeitos foram até a residência da vítima, na Fazenda Pedra Preta. Segundo a PM, os ladrões se passaram por policiais civis e informaram ter recebido denúncias de que a vítima estaria com um veículo suspeito de ter participado de um assalto na cidade de Paramirim. Os criminosos pediram a documentação do carro e relataram que iriam levar o mesmo para a delegacia de Paramirim. Florisvaldo de Araújo de Oliveira, proprietário do veículo, disse que até desconfiou dos falsos agentes, mas como apresentaram distintivos, ele aceitou que levassem o seu bem. Logo depois a Polícia conseguiu recuperar o veículo, mas os dois suspeitos não foram encontrados. O veículo foi levado à Delegacia Territorial de Brumado.



O perigo dos temporais na região; moradores do meio rural devem tomar as devidas precauções

A previsão aponta para mais chuvas com possibilidade de tempestades, raios e trovoadas para Brumado e região (Fotocomposição: 97NEWS)

A forte onda de calor do início de 2018, que mostrou um verão abrasador, foi avaliada como a principal responsável pelas tempestades acompanhadas de raios e trovões que caíram na região sudoeste. Em vários municípios como Vitória da Conquista, os estragos foram muitos, causando apreensão na população. Na cidade de Brumado a tempestade não foi tão intensa, mas, a ventania e um raio acompanhado de um forte trovão, acabaram roubando a cena, já que a energia foi cortada por cerca de 40 minutos, deixando muita gente preocupada e desconectada, já que os provedores de internet também saíram do ar. Agora as precipitações mais intensas foram no meio rural, onde em comunidades como do Tamboril, na região de Ubiraçaba, a tempestade arrancou galhos de árvores e causou muito medo. A previsão meteorológica para esta quinta-feira (04) é de mais chuvas, com possibilidade de tempestades, trovões e raios, o que deixa o alerta no ar para os moradores para se abrigarem em locais seguros a fim de evitar acidentes. Confira outro vídeo de um registro de leitor do 97NEWS na localidade de Lagoa da Mula, que fica no município de Rio do Antônio, onde fica clara a intensidade da chuva e da ventania:



Cancelados: Quase 350 mil cadastros do Bolsa Família foram fraudados

Foto: Composição l 97NEWS

Auditoria da Controladoria-geral da União (CGU) nos benefícios do programa social Bolsa Família revelou fraude em quase 350 mil cadastros no País. Segundo a CGU, o governo pagou indevidamente mais de R$ 1 bilhão a pessoas que não tinham direito ao benefício. A CGU afirma que quem recebeu o dinheiro indevidamente está sendo localizado. De acordo com a auditoria, tem funcionário público recebendo o benefício. Famílias com casa própria e carro de luxo também foram identificadas no cadastro. O Bolsa Família foi criado em 2003 para atender famílias em condições de extrema pobreza. Tem direito ao benefício a família que tem renda de R$ 170 por pessoa. Algumas famílias apontadas na fiscalização da CGU tinham renda de mais de R$ 1.900 por pessoa. Em Brumado cerca de sete mil pessoas estavam cadastradas no programa social do governo, e segundo informações passadas ao 97NEWS, metade delas perderam o benefício. A coordenação da Casa do Bolsa Família local não informou se havia pessoas fraudolentas na cidade, mas, os que foram cancelados, ultrapassaram o valor de R$ 170 por pessoa.



CRISE: Cadê o axé music que estava aqui? Baianos estão fora da lista de mais ouvidos em 2017

Foto: Montagem Aratu Online

Todo brasileiro raiz em algum momento da sua existência, principalmente se viveu intensamente os anos 90, já parou para requebrar em algum bate-estaca, encruzilhada, confraternização, batizado, sala de estar, avenida ou até mesmo dormindo ao som de uma música de axé. Contudo, a ascensão de outros ritmos musicais fez com que a crise do ritmo baiano aumentasse a cada dia, obrigando os seus artistas a sentirem saudades da época em que suas músicas chegavam ao topo e conseguiam mobilizar o país com letras que grudavam na cabeça. O movimento foi responsável por emplacar grandes versos no nosso cotidiano como: “Pau que nasce torto nunca se endireita. Menina que requebra a mãe pega na cabeça. Domingo ela não vai. Vai, vai “, “Pra passar batom. De que cor? De violeta, na boca e na bochecha” “Vai buscar Dalila, ligeiro, ligeiro, ligeiro” e “Tá ficando apertadinha, por favor. Abre a rodinha, por favor” que poderiam claramente substituir o lema “Ordem e Progresso” que estampa a bandeira nacional e, aparentemente, em nada representa o nosso país. Mas o que foi tendência nos últimos 20 anos vem perdendo espaço no cenário nacional, fazendo com que o gênero criado na Bahia viva a ressaca da quarta-feira de cinzas constantemente. A situação atual do estilo musical não parece em nada com a época em que Daniela Mercury gritava aos quatro cantos do país que era a cor dessa cidade ou quando o gingado de Carla Perez, junto com o É o Tchan, asssustava as criancinhas nos programas de auditório de Silvio Santos. A questão causa bastante divergência entre especialistas, críticos e os próprios artistas. Enquanto uma parte acredita não existir crise no meio, por conta ainda do grande faturamento das principais estrelas do gênero, principalmente nos carnavais fora de época e na indústria televisiva, outra considera que o movimento não conseguiu se renovar e produzir artistas contemporâneos para bater de frente com as novas especificidades da indústria fonográfica.

“ANALISANDO ESSA CADEIA HEREDITÁRIA”

Diante de uma possível crise, uma coisa não há como negar: o axé não é mais o mesmo. A perda de popularidade do gênero musical, inclusive dentro do seu próprio estado de origem, é algo visto nitidamente nas rádios, festas de largo e nas plataformas de música em streaming. O sertanejo, o funk e até o irmão mais novo da axé, o arrocha, agora dividem as preferências nos ouvidos das pessoas. A prova cabal dos tempos não tão gloriosos  são os dados que mostram as paradas musicais no Brasil em 2017. Nas rádios, o domínio é de artistas sertanejos. Das 10 músicas mais tocadas no último ano, todas são do gênero musical, de acordo com relatório divulgado pelo Instituto Crowley, no primeiro dia de 2018. A música “Acordando o Prédio”, do cantor Luan Santana, foi a canção que liderou o ranking, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, no horário das 7h às 19h. Não muito diferente do líder em execução nas rádios, outros cantores sertanejos fecham o top 10 de mais tocadas como a dupla Henrique e Juliano,  Zé Neto e Cristiano, Maiara e Maraisa, Marcos e Belutti e os solistas Wesley Safadão, Marília Mendonça, Gusttavo Lima e Anitta. As únicas baianas na lista não representam o axé no mercado musical: as irmãs Simone e Simaria, nascidas na cidade de Uibaí, a 515 km de Salvador, colocaram duas canções entre as mais tocadas: “Loka” e “Regime Fechado”. A premissa baseada na Lei de Murphy que diz que “nada é tão ruim que não possa piorar” traduz muito a situação do gênero e artistas baianos no mercado musical nacional. Nenhuma música de axé aparece entre as 100 mais tocadas nas rádios do Brasil. A única baiana que aparece é Ivete Sangalo e em uma canção na qual faz parceria com a cantora sertaneja Naiara Azevedo. Dados do Spotify – serviço de de streaming de música, apontam que a axé e os cantores baianos também não fazem mais parte da preferência dos usuários brasileiros. Dezenove dos 20 artistas mais ouvidos do país são brasileiros, sendo o penetra da lista apenas o britânico Ed Sheeran. Das 20 faixas mais executadas, 17 também são brasileiras. Os destaques do serviço online são as cantoras Anitta e Pabllo Vittar e o Dj Alok. A presença do pop entre as principais opções dos brasileiros no Spotify ainda não inibiu a popularidade dos cantores sertanejos que também dominam a parada por lá, sendo sete entre os 10 principais.

CONTINUE LENDO


Brumado: Tempestade assusta moradores da Comunidade de Tamboril

A tempestade derrubou árvores e causou muito medo nos moradores (Foto: Youtube 97NEWS)

A onda de forte calor que atingiu Brumado nos dois primeiros dias de 2018 foi interrompida na tarde desta quarta-feira (03) com uma forte ventania e chuvas em vários locais do município. Uma das regiões mais atingidas pelas precipitações pluviométricas foi o Distrito de Ubiraçaba, que teve várias localidades prejudicadas, principalmente as estradas vicinais. Um colaborador do 97NEWS, enviou um vídeo feito por um morador da Comunidade de Tamboril, o qual mostra algumas imagens que comprovam a força da chuva que caiu por lá, a qual  segundo ele foi acompanhada de gelo e muito ventania, acabando por derrubar árvores e causando medo nos moradores. Confira o vídeo: