ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Carros são removidos do entorno do complexo da 20ª Coorpin em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os carros que estavam estacionados no entorno do complexo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, estão sendo removidos para o pátio da prefeitura desde a tarde de terça-feira (18). O delegado coordenador da 20ª Coorpin, Arilano Botelho, detalhou que a retirada dos veículos apreendidos do local só foi possível graças a uma parceria da Polícia Civil com a prefeitura municipal. “A prefeitura nos cedeu um pátio, com segurança. Posteriormente, solicitamos à Corregedoria da Polícia Civil autorização para retirada de todos os veículos que estão na porta da delegacia. Foi uma vitória”, afirmou. O delegado destacou que os veículos serviam de criadouros para mosquitos e contribuíam para proliferação de arboviroses entre os moradores da localidade. Após o procedimento de transferência, Botelho adiantou que a Polícia Civil irá fazer a alienação dos bens junto ao Judiciário e, em seguida, a remoção dos veículos para o pátio do Detran/Ba para posterior realização de leilão. Ao todo, 28 veículos, incluindo dois caminhões, estão sendo retirados do local.



Clínica Mais Vida alerta para campanha fevereiro laranja - cuidados e combate a leucemia

Foto: Divulgação

A leucemia é um tipo de câncer da medula óssea (fábrica do sangue) em que uma célula doente não permite que o sangue normal da pessoa seja produzido de forma adequada. Acomete principalmente idosos, mas qualquer pessoa está sujeita a adquirir essa enfermidade. A especialista da clínica Mais Vida, Dra. Luanna Nunes explica que como não há exames para prevenir as doenças no sangue, alguns sinais e sintomas chamam atenção para casos de leucemia e quando presentes, apontam a necessidade de procura por atendimento médico. São eles: anemia, cansaço, palidez e mancha roxa. Nesse caso, um simples hemograma pode sinalizar um caso de leucemia e indicar uma consulta com hematologista para exames mais específicos, como mielograma. A hematologista salienta que o mês de fevereiro é utilizado para lembrar a população sobre as doenças no sangue e da importância de ser um doador de medula óssea; o que proporciona a cura de muitos pacientes com leucemia que estão à espera de um doador e cura. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Identificada as quatro vítimas mortas em acidente na BR-030, próximo a Ubiraçaba

Foto: Reprodução

Quatro pessoas morreram após um grave acidente na rodovia BR-030, trecho entre Brumado e o Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio na manhã desta segunda-feira (17). A batida envolveu um carro e um caminhão. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site 97NEWS, os veículos bateram de frente. O Corpo de Bombeiros e viaturas do Samu 192 também foram até o local. A suspeita é que um Ford Focus tenha invadido a contramão da direção. Quatro pessoas que estavam nesse veículo morreram no local e uma ficou gravemente ferida. As vítimas que não resistiram aos ferimentos foram identificadas como: Evandro (motorista), de 52 anos; Luzia, de 99 anos; Jane, de 54 anos; Lourival, de 89 anos. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. Ficou em estado grave um homem identificado como Carlito, de 60 anos. O motorista do caminhão, identificado como Agnaldo, de 51 anos, ficou ferido mas está fora de risco.



Brumado: Colisão entre caminhão e carro mata quatro pessoas na BR-030, próximo a entrada de Ubiraçaba

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma colisão entre um caminhão e um veículo de passeio nesta segunda-feira (17) na BR-030, próximo à entrada do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado, deixou quatro vítimas fatais. Segundo informou a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), as vítimas ainda não foram identificadas. Sabe-se, até o momento, que os ocupantes do Focus eram da cidade de Jequié. Já o motorista do caminhão, de Brumado, teve apenas ferimentos leves. Uma ferido foi encaminhado para o Hospital Municipal de Brumado. Equipes do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Samu 192 foram mobilizados para o acidente. O DPT realizou perícia no local. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. 



Adolescente de 17 anos furta outro carro e é detido pela segunda vez em Brumado

Foto: Divulgação

Um adolescente de 17 anos foi detido neste domingo (16) com um carro furtado. O motivo do furto, segundo ele, era "viajar para São Paulo". Esse é o segundo furto de carro que o menor, que dirigia o veículo pela Avenida João Paulo, comete em menos de cinco dias. No último dia 12/02, ele foi perseguido e detido pela Polícia Militar após furtar um carro de um policial penal na cidade de Brumado. Acompanhado de um maior de idade, o menor foi flagrado por câmeras de monitoramento furtando o carro do policial modelo Fiat Uno Mile que estava estacionado na Praça Armindo Azevedo, centro da cidade. Durante a fuga, eles foram interceptados na cidade de Lagoa Real e detidos. Ouvido na Delegacia na companhia de um responsável, em seguida foi liberado. Neste domingo, detido pela segunda vez pelo mesmo crime, o adolescente foi conduzido a Delegacia de Brumado. Não há informações se ele foi liberado pela autoridade no segundo crime.



Jerônimo reúne dois maiores grupos políticos de Brumado em dia de entregas e anúncios para o município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em uma clara demonstração de habilidade de agregação política, o governador Jerônimo Rodrigues reuniu, neste domingo (16), lideranças dos dois maiores grupos políticos de Brumado em um dia de entregas e anúncios para o município. A agenda aconteceu no Distrito de Ubiraçaba, onde foram entregues obras de abastecimento de água e autorizadas novas ações nas áreas de saneamento básico e infraestrutura, com o objetivo de melhorar o fornecimento de água e o tráfego local. Estado deu por entregue, na comunidade de Cristalândia, um investimento de R$ 15 milhões, também direcionado ao abastecimento de água. Jerônimo Rodrigues ainda reforçou a agenda com a entrega simbólica do ônibus escolar para comunidade rural, duas ambulâncias e um carro de administração. Além de autorizar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), firmar convênio com o município de Brumado para a pavimentação asfáltica de Ubiraça até a localidade de Samambaia em Brumado. O chefe do executivo estadual disse que Brumado precisa continuar tendo representantes nas esferas federal e estadual para que os mesmos possam levar as demandas da população para os Governos Federal e Estadual. “Achei muito maduro, na fala expressada pelo prefeito e pelo deputado Vitor Bonfim, que vamos fazer o que a gente pode, o melhor, para as pessoas de Brumado. A maturidade visa os grandes projetos e o povo aguarda por isso”, finalizou. Ao final da agenda no distrito o governador seguiu para sede do município e visitou as instalações do mercado municipal.



Jerônimo autoriza obras e anuncia novos investimentos no abastecimento de água em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Neste domingo (16), o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues esteve no Distrito de Ubiraçaba, e entregou obras de abastecimento de água e autorizou novas ações nas áreas de saneamento básico e infraestrutura, com o objetivo de melhorar o fornecimento de água e o tráfego local. A agenda contou também com a presença do presidente da Embasa, Gildeone Almeida entre outras autoridades. A ocasião foi marcada com a inauguração do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIHS), que atenderá as localidades de Cristalândia, Algodões, Barreiro Branco, Cadeirão, Formosa, Lagoinha, Morrinho, Roça de Baixo, Rocinha, Tapera, Umburanas, Várzea de Areia e Várzea do Poço. Com um investimento de R$ 14,5 milhões, o novo sistema de abastecimento beneficia a partir de hoje milhares de moradores e promove uma melhoria significativa na qualidade de vida da população local, que passará a contar com água tratada de maneira contínua. Foi realizada a inauguração da extensão da rede de abastecimento de água para as localidades de Tanquinho e Mandacaru, com um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão. A obra beneficia 385 habitantes, e, com a instalação de 133 novas ligações, essas comunidades agora têm acesso garantido ao fornecimento de água potável, contribuindo para mais saúde e bem-estar para os moradores.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além disso, a visita do governador ao município também marcou a assinatura de ordens de serviço para duas novas obras essenciais para a região. A implantação do Sistema de Abastecimento de Água para as localidades de Ubiraçaba e Marquinhos, e adutora em Lagoa Funda. As obras no valor de R$ 7 milhões, serão realizadas pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (Sihs), por intermédio da Embasa e irão viabilizar a implantação de sistema e da adutora de água tratada na localidade proporcionando um avanço ainda maior no acesso ao recurso hídrico. No distrito, Jerônimo Rodrigues ainda reforçou a agenda com a entrega simbólica do ônibus escolar para comunidade rural, duas ambulâncias e um carro de administração. Além de autorizar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), firmar convênio com o município de Brumado para a pavimentação asfáltica de Ubiraça até a localidade de Samambaia em Brumado. Ao final da agenda no Distrito o governador seguiu para sede do município e visitou as instalações do mercado municipal.



Câncer de vesícula biliar - doença silenciosa - previna-se

Foto: Divulgação

O câncer de vesícula afeta a vesícula biliar, um órgão pequeno ligado ao lado direito do fígado. Tem em média de 7 a 10 cm de comprimento e é nela que fica armazenada a bile, substância produzida pelo fígado que ajuda a digerir a gordura que consumimos pela alimentação. Quando a vesícula é afetada por alguma condição, problemas intestinais, cólicas e intolerâncias alimentares começam a surgir. Outros sintomas são dores abdominais no lado direito do abdômen, logo abaixo das costelas, inchaço, enjoos e vômitos frequentes, peles e olhos amarelados, perda de peso, falta de apetite e febre. Os exames de imagem são extremamente úteis na determinação da doença e estágios, possibilitando um diagnóstico preciso e o estadiamento da doença. No caso do câncer de vesícula biliar o exame é ainda mais importante por ser essa doença bastante silenciosa e de difícil diagnóstico. Assim como na maioria dos cânceres a chance de cura total é maior quando menos avançado o estágio. A prevenção é fundamental, cuide de sua saúde, visite o médico regularmente. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Detran entrega nova viatura para fiscalização em Brumado e cidades da região

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (10), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) entregou, na sede do órgão em Salvador, 62 viaturas que vão atuar nas atividades de fiscalização e nas funções administrativas do departamento. Desse total, 46 veículos serão distribuídos para Ciretrans e Retrans no interior da Bahia e 16 ficam disponíveis para a sede, na capital baiana. As viaturas de modelo Hb20, Spin, ônix e S10 começaram a ser entregues devidamente plotadas. Ao todo, 46 cidades vão receber novos veículos nesse primeiro momento. Dessas, destacam-se Brumado, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Vitória da Conquista, Caetité, Itapetinga e Jequié. 



Funcionários da empresa Lig Lixo relatam atrasos nos salários em Brumado; 'não há previsão para pagamentos'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A empresa DFS Serviços de Limpeza Ltda., ou seja, Lig Lixo (nome fantasia), foi contratada pela Prefeitura Municipal de Brumado, pelo prefeito Fabrício Abrantes (Avante), no período de 06 de janeiro a 30 de março de 2025, em um contrato trimestral de R$ 2.927.963,60. No entanto, 37 dias após o início dos trabalhos de limpeza e coleta de lixo na cidade, os funcionários já relatam falta de pagamentos nos salários. Em áudios compartilhados nas redes sociais  e enviados ao site 97NEWS, uma colaboradora da Lig Lixo que se apresenta como "líder de equipe" comenta sobre uma possível reunião com os colaboradores para cobrar os salários. "Oi gente bom dia, não vai ter reunião nenhuma, porque o Cristiano passou aqui agora disse que Davi não vai marcar reunião nenhuma, não tem condições de marcar a reunião e Fabrício [prefeito] nem na cidade tá. E ele falou que não tem data de previsão de pagamento, entendeu (sic)", comenta no áudio. A líder de equipe ainda destacou a ordem dada pelo empresário Davi, a qual que, quem não aceitasse o atraso, tem a opção de deixar a empresa. "E aí fica o critério de cada pessoa. Ele acabou de sair aqui passando essa informação pra minha equipe né, que não vai ter reunião, não tem condições, e não tem data prevista pra pagamento. E ele [Davi] deixou claro, quem vê que não dá pra pessoa esperar, porque não tem data prevista, aí quem não tiver como esperar, vai no escritório e já deixa o carrinho lá, na onde guarda né, já deixa o carrinho e a vassoura (sic)", relata. Na manhã desta quinta-feira (13), fomos informados que parte dos colaboradores foram pagos, como é o caso dos trabalhadores que atuam na coleta de lixo (motoristas e garis) e a equipe da capina. Já os trabalhadores da varreção, até a manhã de hoje, não haviam recebidos. Os atrasos nos pagamentos não é algo exclusivo de Brumado, os mesmos relatos surgiram na cidade de Livramento de Nossa Senhora, onde o mesmo empresário tem contratos com a Prefeitura Municipal, na atual gestão de Joanina Sampaio (PSB). Em contato com a Redação do site 97NEWS, colaboradores afirmam que os atrasos na cidade são de 45 dias. "Boa tarde meu amigo, eu queria fazer uma denúncia, o gerente da Ligue Lixo atrasou o pagamento do pessoal, já vai para 45 dias sem receber", disse. Quanto em Brumado, como em Livramento de Nossa Senhora, a reportagem não conseguiu respostas sobre os atrasos nos repasses. 



Brumado: Homem encontrado morto em portaria de motel é identificado

Foto: Reprodução

O homem de 45 anos encontrado morto na portaria de um motel, em Brumado, na tarde desta quarta-feira (12), era servidor da prefeitura municipal de Aracatu. Segundo a Polícia Militar, o corpo de Zilmar Alves Meira, que não apresentava sinais de violência, foi encontrado por populares e funcionários do motel que fica as margens da rodovia BA-148. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito de Zilmar. Conforme a PM, a motocicleta de Alves estava nas proximidades e a suspeita é de que ele teria sofrido um mal súbito e procurado um abrigo. O corpo passou com necropsia no Instituto Médico Legal (IML) em Brumado e já foi liberado para velório e sepultamento. De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado como encontro de cadáver com aparente morte natural.



Brumado: Homem é encontrado morto em portaria de motel na BA-148

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi encontrado sem vida, na tarde desta quarta-feira (12), em um motel de Brumado, no Sudoeste baiano. A descoberta ocorreu por volta das 16h, quando funcionários do estabelecimento e populares encontraram o corpo caído na portaria. A vítima, de 45 anos não teve sua identidade revelada. As investigações preliminares não apontaram sinais de violência no corpo, mas a causa da morte ainda não foi determinada e aguarda os resultados dos exames periciais. A Polícia Militar foi acionada e resguardou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso seguiu para a Polícia Civil a qual vai esclarecer as circunstâncias que levaram ao óbito.

 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Enfermeira consegue medida protetiva contra policial militar em Brumado

Foto: Reprodução

Uma enfermeira da cidade de Brumado conseguiu uma medida protetiva de urgência contra o ex-marido, que é policial militar, lotado na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora. À justiça, a vítima declarou que conviveu por seis anos com o ex-companheiro e que terminaram o relacionamento há quatro anos. No entanto, há quatro meses se casou novamente, porém o ex não se conforma e a persegue de várias formas, inclusive frequentando os mesmos locais e simulando estar armado. Segundo decisão publicada na última quinta-feira (06), o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da Vara Crime de Brumado, concedeu à vítima medida protetiva de urgência e o ex-companheiro deve manter-se distante da mesma por no mínimo trezentos metros; não frequentar os mesmos lugares, nem com ela ter contato, por qualquer meio; e não divulgar vídeos ou outras informações relacionadas à vítima. Em caso de descumprimento, ele poderá ser preso preventivamente.



Moradores da comunidade de Lagoa Funda em Brumado se queixam da qualidade da água fornecida pela Embasa

Foto: Reprodução l Leitor 97NEWS

Moradores da comunidade de Lagoa Funda, zona rural de Brumado, enviaram a equipe do 97NEWS, registros de como a água fornecida pela Embasa chegou nas torneiras das residências, um estado visível que algo não está de acordo com as normalidades. “A água está vindo um barro. Não tem cabimento a gente beber uma água dessas. Não está tratada”, apontou a moradora. Segundo ela, a água não serve nem para lavar a roupa. “É uma pouca vergonha com a comunidade”, completou. Mesmo com uma estação de tratamento situada na Lagoa Funda, os moradores reclamam que a Embasa não está tratando a água distribuída na localidade. Além da coloração escura, eles alegam que o líquido tem caído nas torneiras bastante oleoso. “Só cai barro e óleo. O que significa isso?”, questionou. A Embasa ainda não se manifestou sobre o assunto.



Brumado: Empresário em surto psicótico quebra produtos de ótica e PM tenta renegociar saída dele do local

Foto: Reprodução l Rede Social

Um empresário em surto psicótico quebrou os produtos de uma ótica localizada no centro de Brumado, no Sudoeste baiano. Imagens obtidas pelo 97NEWS mostram a Polícia Militar negociando com o homem, que aparenta ter entre 35 e 40 anos. O fato teve início no início da tarde desta terça-feira (11/02), por volta das 13h00, na Rua Oflávio Silveira Torres. Segundo informações, o homem entrou no estabelecimento e fechou a porta principal da loja. Em seguida, muito barulho foi ouvido no ambiente por outros comerciantes. No vídeo, gravado por uma testemunha, é possível ver os cacos de vidro espalhados na loja. Durante a negociação, por volta das 13h40, o homem abriu a porta principal e conversou com os policiais por meio de uma porta de vidro. Além do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM), equipes do SAMU 192 e do Corpo de Bombeiros estão no local. Até o fim desta reportagem, o homem ainda não havia saído do local. Não se sabe se há funcionários no local.



Cardiopediatra da Clínica Mais Vida salienta a importância da alimentação saudável para as crianças

Foto: Divulgação

A alimentação saudável na infância é capaz de favorecer o desenvolvimento infantil, aumentar a imunidade, melhorar a aprendizagem e o sono, além de proporcionar muitos outros benefícios que podem refletir durante toda a vida. Incentivar a alimentação saudável desde a infância é fundamental para garantir bons hábitos durante a vida adulta e viver com mais saúde, qualidade e bem-estar. Dr. Genário Judson, cardiopediatra, pontua que a infância e a juventude são fases de aprendizado, nas quais todos passam por diversas transformações. Uma delas é o hábito alimentar, e trazer a conscientização sobre a importância e os benefícios para uma alimentação saudável na infância torna o processo mais natural e prazeroso. O Cardiopediatra explica que uma alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo, como proteínas, carboidratos, gorduras boas, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais. Juntos, esses componentes participam do bom desenvolvimento físico e cognitivo. Também é por meio da alimentação saudável que o organismo obtém energia para as atividades da rotina, como brincar, estudar, conversar. Portanto, é importante entender que ao priorizar uma alimentação saudável na infância estamos proporcionando saúde, bem-estar e qualidade de vida para as crianças, benefícios que ficarão para a vida toda. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



2ª CIPRv apreende motocicleta adulterada na BA-262 em Aracatu

Foto: Divulgação

A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (2ª CIPRv/Brumado) apreendeu uma motocicleta com o chassi suprimido na manhã desta segunda-feir (10/2), no município de Aracatu. Segundo a PRE, a apreensão ocorreu durante patrulhamento ostensivo de uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) na rodovia BA-262. Durante a ação, uma motocicleta Honda BIZ foi constatado que os elementos identificadores haviam sido completamente removidos, evidenciando a adulteração da motocicleta. Diante dos fatos, o veículo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. O condutor poderá responder pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação.



Rádio Portal Sudoeste 104,3 MHZ vai operar com quase 4 mil watts de potência em Brumado

Foto: Divulgação

Uma data histórica para a radiodifusão do sudoeste baiano e para a Rádio Portal Sudoeste 104,3 MHZ que passará a operar com o transmissor mais potente das rádios da região. Podendo operar com 3,8 watts no transmissor, são quase 4 quilos de potência que permitem a emissora expandir seu alcance em uma torre de 70 metros. Com a nova autorização, concedida na última sexta-feira (07) pelo Ministério das Comunicações na cidade de Brumado, a emissora vai ter uma cobertura em mais de 100 municípios, incluindo localidades do Sertão Produtivo, Chapada Diamantina, Sudoeste Baiano, Bacia do Paramirim e Oeste Baiano. Além da Bahia, o sinal também chegará a diversas cidades do Norte de Minas Gerais. A mudança também inclui a alteração da classe de operação da emissora, que passa de B1 para E3. Segundo a direção da emissora, o novo sinal será implantado em um prazo máximo de 60 dias, ampliando significativamente o alcance da Rádio Portal Sudoeste.



Mal de Alzheimer: saiba o que causa e como diagnosticar

Foto: Divulgação

Sempre comprometida na conscientização de toda a população, destaca a importância do Fevereiro - Roxo / Laranja: Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização do Mal de Alzheimer, da lúpus,  da fibromialgia e câncer vesícula biliar.  O segundo mês do ano também tem uma campanha "alaranjada", para conscientizar sobre a leucemia. Hoje daremos maior destaque ao Mal de Alzheimer com esclarecimentos de nossa especialista Maiara Teixeira.

Doença de Alzheimer

É uma doença neurodegenerativa progressiva sendo a mais prevalente das demências e a mais frequente associada a idade. A maioria dos casos inicia-se após os 65 anos, triplicando sua incidência após os 80 anos. Estima-se que em 2050 mais de 25% da população mundial será idosa, aumentando, assim, a prevalência da doença. Idade e baixa escolaridade são os fatores de risco mais importantes para o início da doença, mas também são relevantes as doenças cardíacas, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, AVC recente e hiperlipidemia. O sintoma inicial da doença consiste em perda progressiva da memória recente e com a sua evolução surgem as deficiências na linguagem e distúrbios comportamentais (depressão, agressividade e alucinações). O diagnóstico é essencialmente clínico. Os exames laboratoriais e de neuroimagem servem apenas como auxiliares na caracterização diagnóstica e exclusão de outras possibilidades diagnósticas.  Infelizmente a doença de Alzheimer ainda não tem cura, mas o tratamento ajuda a retardar o seu avanço garantindo uma melhor qualidade de vida ao paciente e a família.

Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Secretaria de Educação abre 80 vagas para monitores escolares

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação anunciou na última sexta-feira (07/02), a autorização para a realização do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025, destinado à contratação temporária de monitores escolares para atender alunos com necessidades especiais (PCDs) na rede municipal de ensino. Ao todo, serão ofertadas 80 vagas, com possibilidade de cadastro reserva. A medida considera um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município de Brumado, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual, que permite a contratação temporária por meio de processos seletivos simplificados quando houver comprovação da necessidade temporária do serviço. Além disso, a Procuradoria Geral do Município emitiu um parecer favorável à abertura do certame. Os candidatos selecionados atuarão no turno matutino, com cargas horárias diferenciadas: 20 vagas para jornada de 20 horas semanais; 30 vagas para jornada de 30 horas semanais; 30 vagas para jornada de 40 horas semanais. O edital com todas as informações sobre requisitos, inscrições, prazos e etapas do processo seletivo será divulgado em breve pela Secretaria Municipal de Educação.