ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Eleições na UNEB: 'O tratamento que Brumado está recebendo é como se fosse a um leproso do qual tem que se manter distância’

A universidade já começa a viver o clima eleitoral para reitor e vice-reitor, neste sentido o campus de Brumado sediou mais um debate entre os pré-candidatos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Durante o debate realizado na Uneb de Brumado na última terça-feira (19), um fato chamou muito a atenção e acabou roubando a cena, pois, mesmo tendo como base as referidas eleições, a citação extremamente impactante do professor do Curso de Direito, João Batista de Castro Júnior, se estende para várias outras situações pelas quais atravessa o município. João Batista que é juiz federal e ex-promotor de Justiça, disparou em seu pronunciamento que "o comportamento que estão tendo com Brumado é como se este município fosse um leproso do qual tem que se manter o máximo de distância. Esse é o ponto crucial, pois é indiscutível que não existe a mínima atenção por parte dos que estão no comando, o que vem gerando uma sensação nos professores e alunos de total despertencimento". A metáfora ácida e carregada de um realismo fantástico cria realmente o questionamento em todos os brumadenses, que esquecidos e sem a representatividade esperada se veem como "leprosos que ninguém quer chegar perto". Confira no vídeo abaixo: 

O momento em que a frase foi disparada (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

O referido debate aconteceu em decorrência das eleições para a reitoria da instituição e fez com que algumas correntes que estão envolvidas no pleito, comparecem o atual reitor José Bites, que está buscando se manter no cargo, já que se apresenta como pré-candidato à reeleição, que ele carrega várias semelhanças com o presente Michel Temer, pois foi classificado pela Probusbrasil como "patrimonialista, sem sal, omisso, distante, mas que consegue arrebanhar uns poucos indivíduos suspeitos que sempre se mostraram com um falso “discurso arejado”,  mas que, ao fim, não resistiram ao fascínio da vantagem, inclusive financeira, para apoiar o que antes era o improvável". a Probus ainda descreve que "dos milhões de recursos que a UNEB recebe, inclusive de linhas de crédito federais, como o da CAPES, ninguém nada sabe nem tem acesso às contas. Íntimo de personagens políticos responsáveis pelo atraso do Brasil e atolados em denúncias de corrupção, o reitor ostenta uma chapa anêmica, envolvida em todo tipo de controvérsia, desde criminal até reprovação pelo Tribunal de Contas do Estado, prenunciando um futuro ainda mais obscuro para essa Universidade, que tinha tudo para ser um modelo alternativo de cultura acadêmica fora dos manuais esterilizados".



Prefeito acompanha obra de canalização do Riacho do Bate Pé no Bairro São José

O prefeito Eduardo Vasconcelos durante a sua visita às obras (Foto: Ascom | PMB)

Nesta quarta-feira (20), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos visitou pessoalmente a obra de canalização que está sendo realizada no Riacho do Bate Pé, no Bairro São José, em Brumado. A obra é executada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura - Seinf, com vistas à urbanização de toda a área, que inclui, além do Bairro São José, os Bairros Santa Tereza e Feliciano Pereira Santos. O projeto contempla a canalização do riacho e a abertura de importantes vias marginais ao longo do trecho, as quais contribuirão para a fluidez do trânsito nas imediações, trazendo benefícios diretos aos moradores das localidades. Segundo o prefeito, as vias também irão possibilitar, futuramente, a construção da rede de esgotamento sanitário do município. 



Vereadora Lia Teixeira faz indicação solicitando ampliação de barragem na zona rural

A vereadora Lia Teixeira na busca da ampliação da oferta de abastecimento às comunidades rurais (Foto: Divulgação)

Na sessão da última segunda-feira (18.09) a vereadora Lia Teixeira foi autora de indicação solicitando a ampliação da barragem de Barreiro Branco, localizada no distrito de Cristalândia. A parlamentar argumentou que a referida solicitação se dá em razão da extrema necessidade de acréscimo da armazenagem de água na referida barragem para que a comunidade possa ter mais tranquilidade com relação ao abastecimento, visto que são grandes as dificuldades vividas por todos quando da época de estiagem. A proposição foi aprovada e será encaminhada à administração municipal. “Estaremos buscando a viabilização desta indicação no menor espaço de tempo possível”, pontuou a vereadora.

 

A situação atual da barragem vem preocupando os moradores da localidade (Foto: Divulgação)


Brumado: Hospital Municipal Professor Magalhães Neto recebe da Sesab arco cirúrgico

Foto: Divulgação

O Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, receberam na tarde desta quarta-feira (20) um Arco Cirúrgico doado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - Sesab para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O equipamento é capaz de produzir imagens digitais em tempo real, proporcionando aos cirurgiões mais segurança durante a realização de procedimentos e aos pacientes uma recuperação mais rápida e com menor risco de infecção. Segundo o Diretor Clínico do Hospital Municipal, Dr. Bruno Andrade, o Arco Cirúrgico é uma peça fundamental na cirurgia ortopédica, por exemplo, pois transforma traumas complexos em procedimentos mais simples. “Por meio das imagens digitais, conseguimos visualizar com mais exatidão onde estão as fraturas. Com isso, controlamos melhor a redução (reposicionamento ósseo) sem a necessidade de realizar grandes cortes cirúrgicos. São feitos apenas pequenos furos por onde passam fios metálicos, pinos e parafusos. Com essa tecnologia, nós diminuímos o tempo cirúrgico e, consequentemente, os riscos de infecção”, explicou o diretor.



Brumado: Funcionários dos Correios aderem a greve do estado

Foto: Conteúdo 97News

Os funcionários dos Correios na Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, após assembleia realizada em Salvador. A informação foi divulgada pela vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba), Shirlene Pereira. A assembleia dos trabalhadores ocorreu na na última terça (19). Os funcionários da empresa reivindicam reajuste salarial e melhorias em benefícios, e dizem que desde julho não conseguem entrar em acordo com os patrões. Os funcionários querem reajuste salarial com base na inflação, mais R$ 300 reais de ganho real. "Também reivindicamos reajuste de R$ 45 no ticket de alimentação e também reajustes no restantes dos benefícios com base na inflação do perído. A empresa, no entanto, não quer negociar", disse a vice-presidente do sindicato.



OAB/Brumado: 21ª Subseção recebe Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (CDAP)

Foto: Conteúdo 97News

Na manhã desta quarta-feira (20), a Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (CDAP) esteve na OAB Subseção Brumado para realizar, na sede da ordem, uma palestra para os advogados da 21ª Subseção. O evento foi recepcionado pelo presidente da OAB/Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeiras. A Comissão Estadual de Prerrogativas da OAB no interior da Bahia tratou sobre defesa da classe e outros assuntos relacionados à prática do direito. O evento foi destinado a profissionais e estudantes do curso de direito. No encontro com os profissionais e estudantes de Direito, eles assistiram à fala dos membros da CDAP, à intenção da entidade, é pulverizar o conhecimento sobre a Comissão e também orientar acadêmicos sobre o exercício profissional. A Comissão tem como atribuição defender as prerrogativas dos advogados no exercício da profissão, assegurando-lhes o acompanhamento efetivo nos casos em que estejam sendo obstruídos na atividade profissional ou sofrendo algum constrangimento por parte de membros do Judiciário, Ministério Público, ou de qualquer instituição da esfera pública ou privada.

Foto: Divulgação

"A ideia é prepararmos os alunos e acolhê-los, mostrando-lhes a valorização da advocacia, para garantir o bom exercício profissional, para que eles conheçam os ditames legais. Qualquer violação de prerrogativas representa uma violação do direito à cidadania. A advocacia é essencial para administração da justiça", esclareceu Laranjeiras. Ainda de acordo com o presidente da OAB, a intenção do evento foi trazer para eles a questão das prerrogativas. Quando tratamos de prerrogativas explicamos que elas servem para que o jogo seja jogado com regras claras. Para Osvaldo, o momento foi de esclarecimento. "A presença da OAB via Comissão permite ao advogado acesso à realidade do exercício da advocacia no que diz respeito às prerrogativas profissionais, os limites e os direitos da atuação da advocacia", finaliza o presidente. 



Brumado amanhece debaixo de garoa nesta quinta-feira (21)

Foto: Luciano Santos l 97News

Brumado amanheceu debaixo de garoa nesta quinta-feira (21). Os brumadenses acordaram com a chuva fina, na véspera da estação primavera, que começa nesta sexta, dia 22. No início da manhã a chuva fina surpreendeu a população, que se agasalharam com os 15°C registrados na madrugada de hoje. Mas logo no início da manhã, os termômetros passaram a marcar 18°C. Os serviços de meteorologia apontam que o tempo deve continuar nublado ao longo do dia, com máximas de 28ºC. A previsão é de céu nublado também para a sexta-feira (22) e no sábado (23), onde os termômetros vão marcar mínima de 15°C e máxima de 27°C. 



Pavimentação da Rua Umburanas continua sendo executada pela Prefeitura Municipal

O passeio em destaque que foi o objeto da polêmica já foi modificado pela administração municipal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A pavimentação da Rua Umburanas, que liga a Rua Dr. Antônio Pinheiro Canguçu à Av. Lindolfo Azevedo Brito e dará acesso à BA-148, a princípio, foi envolta em uma polêmica que foi gerada sobre a questão se o espaço era público ou particular. Após o episódio que gerou conflitos entre o empresário Vanderlito Souza, proprietário do imóvel que fica no local e a administração municipal, as obras tinham sido momentaneamente paralisadas, já que a situação acabou indo para o campo jurídico. Nesta quarta-feira (20) a equipe do 97NEWS passou pelo local e verificou que as obras voltaram a ser executadas. Visando saber quem estaria comandando a ação, entramos em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, que explicou que "é a prefeitura que está dando continuidade às obras, pois a forma como estava o passeio era incorreto, pois estava acima da altura e com a largura que fugia o padrão do nosso código de postura, então, diante disso, só fizemos os ajustes necessários". Questionado sobre o conflito que se gerou com a obra, ele citou que "nosso entendimento é que a área em questão é pública, então, a obra que irá beneficiar que é pública e irá beneficiar a mobilidade urbana deveria continuar normalmente". Segundo informações somente a decisão judicial irá apontar que está correto nesse embate. 

A próxima etapa da obra será a pavimentação a paralelepípedos da via (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Projeto de autoria do vereador Léo Vasconcelos propõe a criação dos distritos de Umburanas, Samambaia e Arrecife

Presidente do Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na sessão da última segunda-feira (18.09) o presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Léo Vasconcelos deu entrada em projeto de lei que tem como objetivo a criação dos distritos de Umburanas, Samambaia e Arrecife. O projeto de lei de nº 34/2017 ressalta que a criação dos distritos supracitados atenderá as definições da Lei de Divisão Territorial nº 140 de 22 de dezembro de 1948. Sendo que com a instalação dos distritos de Umburanas, Samambaia e Arrecife, todos os serviços públicos municipais e/ou estaduais deverão funcionar a fim de atender aos seus cidadãos. Em sua justificativa Léo Vasconcelos salienta que esta é uma antiga reivindicação dos moradores dessas localidades, que vêm com a elevação uma maior autonomia política e financeira, assim como o maior alcance de progressos para a comunidade. “Anteriormente à apresentação do referido projeto fizemos uma ampla pesquisa para sabermos das reais possibilidades da elevação dos povoados a distrito e verificamos que elas existem, pois apresentam escolas públicas, unidades de saúde e demais critérios para a formação distrital. O projeto após aprovado pela Câmara seguirá para a administração municipal, que após sanção deverá realizar um novo mapeamento geográfico. Esperamos que esse sonho dos moradores dessas localidades em breve se torne realidade”, destacou Léo Vasconcelos.     



Brumado: Tiro de Guerra 06/024 realiza palestra sobre a prevenção ao Suicídio

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (20), o Tiro de Guerra de Brumado promoveu uma palestra sobre a Prevenção ao Suicídio com o seguinte tema: “Juntos somos mais fortes! Valorize a vida” e convidou uma equipe multidisciplinar do Município, composta pela psicóloga Bianca Matos Amorim, a educadora física Mayara Lima Silva Viegas e a nutricionista Anne Caroline Silva Viana, do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), equipe essa que vem mantendo a sua atenção à prevenção do suicídio, favorecendo assistência psicossocial àqueles que necessitam. O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Com o Setembro Amarelo, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão. Na oportunidade os integrantes do Tiro de Guerra realizaram com a educadora física Mayara Lima exercícios de alongamento a fim de relaxar a musculatura e aliviar as tensões e, praticaram, ainda, a técnica de meditação guiada com a nutricionista Anne Caroline, a fim promover a consciência corporal de cada participante.



Obras de canalização do Riacho do Bate Pé irão promover uma grande transformação urbana aos bairros São José e Santa Tereza

As obras são imponentes e chamam a atenção de quem passa pelo local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma cidade que não passa por uma transformação urbana e que não consegue resolver os seus gargalos estruturais acaba estagnada, deixando o desenvolvimento de lado e parando no tempo. A visão futurista de uma cidade contemporânea passa necessariamente por obras arrojadas que visam transformar o ambiente, dando modernidade e fortalecendo a área de infraestrutura urbana. É nesse contexto que a administração municipal vem realizando uma de suas obras mais relevantes até esse momento, que é a canalização do Riacho do Bate Pé, que faz a divisa entre os bairros Santa Tereza e São José. A ordem de serviço já foi assinada e as obras estão sendo executadas pela empresa Coliseu Construtora e Empreendimento Eireli - Me, as quais estão em ritmo acelerado, o que demonstra que é uma das atuais prioridades da gestão municipal. Está sendo construído um grande canal que resolverá o problema histórico do grande volume de águas que descem da Serra das Éguas no período das chuvas, que, muitas vezes invade residências causando muitos transtornos aos moradores daquela região. Um dos questionamentos é que o curso do riacho estaria sendo alterado, mas segundo a secretaria de infraestrutura, isso foi fruto de um estudo e está totalmente regular. Orçadas em cerca de R$ 1,3 milhões, as obras são imponentes e estão causando um grande impacto positivo nos moradores que não escondem a sua aprovação ao projeto que irá proporcionar uma visão modernista ao local, além de resolver um problema recorrente que todos os anos tira a paz dos mesmos. A previsão é que antes do final do ano a obra já esteja concluída. Confira fotos das obras:

 



Vereador Elias Piau apresenta importante projeto para a área de saúde preventiva de Brumado

O vereador ressalta a importância do seu projeto para a melhoria do setor de saúde preventiva em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Mostrando uma grande amplitude em suas ações parlamentares, o vereador Elias Piau (PV), desta feita, apresentou um Projeto que será de grande importância para a área de saúde preventiva. A proposta foi protocalada na última quarta-feira (14) e apresentada na sessão desta segunda-feira (18). O foco desta feita é a saúde preventiva da população, então, diante disso, com a aprovação do projeto fica estabelecido que todo munícipe que doar sangue, no mínimo duas vezez no ano vigente ou anterior, terá direito a tomar de graça todos os tipos de vacinas fornecidas pela Rede Municipal de Saúde mesmo não fazendo parte do chamado Grupo de Risco que têm direito a esses tipos de vacinas. Para efeitos desta lei, serão considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados no Banco de Sangue de Brumado, identificados por documento oficial expedido pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o vereador Elias Piau, "o referido projeto tem por finalidade estabelecer que todo munícipe que realizar no mínimo duas vezes a doação no ano vigente ou anterior tem direito a tomar de graça todos os tipos de vacinas fornecidas pela Rede Municipal de Saúde mesmo não fazendo parte do chamado Grupo de Risco que têm direito a esses tipos de vacinas". O Projeto, tem como escopo estimular a doação de sangue e agregar mais doadores, pois isso concederá um benefício muito importante, aumentando assim o estoque do  Banco de Sangue, bem como proteger os doadores com vacinas fornecidas gratuitamente na Rede Municipal de Saúde, fortalecendo a área de medicina preventiva no município. O parlamentar ressalta que "a primeira votação acontecerá na próxima segunda-feira (25), então aproveito para convidar os brumadenses a irem à Câmara para presenciar esse momento importante para a saúde de nossa Brumado, pois, como já destaquei, quando mais doadores e mais vacinas, menos doenças e problemas de saúde em nossa cidade". 



Vereador Lek apresentou importante Projeto de Lei na última sessão do Legislativo de Brumado

O vereador Lek Cabeleireiro ressaltou a importância do projeto durante o seu pronunciamento (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Continuando a desenvolver a sua agenda de trabalho de trabalho com muito dinamismo, o vereador Lek Cabeleireiro (PV) apresentou na sessão desta segunda-feira (18) um importante Projeto de Lei, o qual vem atender um antigo pleito dos munícipes que marcam seus exames, mas não sabem quando serão atendidos, tendo assim uma enorme dificuldade para consultar sua posição na lista de espera. O projeto busca a transparência das ações públicas e o respeito ao paciente que já aguarda ansioso pelo seu atendimento e merece saber quando este ocorrerá ao certo. O vereador destaca que “o objetivo do projeto é dar transparência na lista de espera dos pacientes e evitar que aquele que tenha um conhecimento maior possa usar isso como benefício para passar na frente de outras pessoas que também precisam, isso é respeito pelas pessoas, portanto buscamos isso com esse projeto” O vereador aproveitou para convidar a população a comparecer à câmara de vereadores com constância para acompanhar mais de perto a votação que acontecerá na próxima segunda-feira (25) no Poder Legislativo citando que“ quero aproveitar o espaço para convidar os brumadenses a comparecer à câmara e acompanhar essa votação que certamente contará com o apoio e voto dos colegas vereadores, afinal é um beneficio para o povo e uma busca por transparência, tenho certeza que todos os colegas serão favoráveis ao que for melhor para a nossa população, portanto estão convidados a acompanhar essa votação e deixo registrado que meu gabinete está de portas abertas para quem quiser saber mais sobre o projeto”. O projeto foi apresentado na sessão ordinária do dia 18, última segunda-feira e entrará em 1° votação na próxima semana, dia 25 de setembro de 2017.Confira abaixo vídeo onde o vereador fala mais sobre o projeto: 



Brumado: Vem ai a `3ª Festa Top´ na AABB com Os Clones

Foto: Divulgação

Acontecerá no dia 14 de outubro na AABB em Brumado, a 3ª Festa Top. O evento está marcado para começar as 22h, e terá a apresentação da banda Os Clones do Brasil, e participação de Jorginho dos Teclados. Adquira já o seu ingresso no primeiro lote por R$ 40. Reserva de mesas pelos telefones (77) 3441-5013 ou 99972-4339. Pontos de venda:  AABB e Tiazinha Distribuidora.  Realização: Jorginho Produções.



Amigos de Joab Paiva irão realizar grande show em prol do artista brumadense

(Divulgação)

Joab Paiva é um dos grandes talentos da música brumadense, exímio instrumentista e um cantor de voz emblemática, ele vem construindo uma história muito significativa não só em Brumado como em toda a região. Amante do jornalismo e da engenharia, Joab Paiva é formado em comunicação social e engenharia civil, mas a sua grande paixão é a música. Mas, agora, ele está diante de um grande desafio que a vida colocou em seu caminho, pois foi acometido de uma síndrome rara que atacou as suas cordas vocais e, por isso, sua voz está muito afetada. Ele vem lutando bravamente para recuperar a voz, mas o tratamento é oneroso, pois só é feito em São Paulo. Então, diante disso, os seus amigos estão organizando um grande show com a participação de vários artistas para arrecadar fundos para a realização da cirurgia de Disfonia Espasmódica, pela qual Joab Paiva terá que passar. O evento será realizado na AABB de Brumado no dia 28 de outubro. Então participe e transmita a sua energia positiva para que Joab Paiva volte a brilhar nos palcos de nossa região.  



Amigos e familiares dão o último adeus a enfermeira Maria Silva; `Lia´

Foto: 97NEWS

O ultimo adeus a Maria Silva dos Santos, mais conhecido como “Lia Silva”, foi marcado por forte comoção de familiares e amigos na manhã dessa terça-feira (19), em Brumado. O corpo foi velado na Igreja São Cristóvão, saindo com destino ao Cemitério Santa Inês, por volta das 9hs. Amigos e familiares acompanharam o cortejo no último adeus a Lia. Colegas de trabalho também participaram do cortejo vestindo camisa branca com a foto da amiga, cor com a qual “Lia Enfermeira” sempre estava vestida. Além da presença dos familiares, amigos e, autoridades do cenário político do município compareceram ao evento fúnebre. Maria Silva dos Santos, faleceu após complicações no seu quadro clínico, a mesma lutava contra uma trombose na perna esquerda, e veio a óbito após insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos. "Nenhuma palavra, nenhuma mensagem nunca será o bastante para confortar a dor de uma perda de uma grande profissional, que salvou muitas vidas". Ressaltou os colegas de profissão.

Foto: 97NEWS


Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você

Foto: Divulgação

No Centro Médico São Gabriel, você já pode contar com atendimento do Dermatologista, o Dr. Bruno Prates, realizando prevenção e tratamentos nas áreas de Dermatologia e Estética, tais como: Tratamento individual da acne, detecção e acompanhamento do cancer de pele, cirurgias de pele, tratamento e cicatrizes de acne, manchas na pele, melasma, caspas e ceborreias, além de aplicação de botox, preenchimento de pele, peelings, tratamento de estrias, celulite, rugas e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone 77 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807, ou agende a sua consulta no Centro Médico São Gabriel, Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você.



Brumado: O perigo nas linhas de cerol

O vigilante Marcelo Pereira Meira quase perdeu a vida ao ter o seu pescoço cortado por uma linha com cerol (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo uma música famosa "brincadeira de criança, como é bom, como é bom", mas, como todas as regras têm suas exceções, uma brincadeira aparentemente infantil, se mostrou, ao longo do tempo, uma arma mortal. Estamos nos referindo ao ato de empinar pipas, as quais são conduzidas por linhas carregadas por uma substância conhecida como cerol, ou seja, uma mistura de cola com vidro moído (ou limalha de ferro ou pó de quartzo). A brincadeira não tem nada de inofensiva, tanto que várias vidas foram perdidas, mas, mesmo assim, medidas de impacto não foram adotadas no país buscando resolver o problema e impedir que novas vítimas venham a ser atingidas. Em Brumado, é muito comum, principalmente nessa época dos ventos, vermos no céu azul do sertão, as fantásticas pipas fazendo suas acrobacias, uma cena de beleza plástica, mas que, esconde o terror em suas manobras. No fim de tarde do último sábado (16), o vigilante Marcelo Pereira Meira, de 32 anos, foi gravemente ferido por uma linha de pipa com cerol próximo ao campo de futeboldo do Bairro Baraúnas. Marcelo voltava da zona rural com sua motocicleta e foi surpreendido quando algumas crianças empinavam suas pipas. Ele passava por umas das ruas que da acesso ao bairro, mas não avistou a linha atravessada na via, ao ser atingido pela linha com cerol, a mesma enroscou em seu pescoço e causou um grande corte deixando-o agonizando com o próprio sangue e, por sorte, ele foi socorrido por jogadores que estavam próximo ao local onde era realizado uma partida de futebol. Com medo de Marcelo poder morrer por sufocamento, os amigos decidiram levar o memso para a emergência do Hospital Professor Magalhães Neto, onde foi imediatamente atendido e encaminhado para sala de cirurgia pela equipe médica.  Segundo os médicos, mesmo não sendo aconcelhado ter removido a vítima, a ação rápida dos amigos acabou salvando  a vida do vigilante que não aguentaria esperar caso o socorro viesse a demorar. Moacir Pereira, irmão de Marcelo relatou ao 97NEWS que ele passa bem e já está se recuperando em casa do grande susto que levou. O pai de Marcelo, o aposentado Salvador Pereira, faz um apelo aos pais de crianças e adolecentes que soltam pipa com cerol, pedindo para que os mesmos não soltem mais pipas desta maneira  ou uma nova vítima poderá ser atingida. Ele relatou que “meu filho quase teve o pescoço decepado, é uma brincadeira perigosa que pode matar”. Eles ainda aproveitaram para agradecer o empenho e o atendimento qualificado que foi feito pelas equipes do Hospital Magalhães Neto. 

O local no Bairro das Baraúnas é um dos que mais utilizados para empinar pipas em Brumado (Fotocomposição: 97NEWS)


Brumado: Incêndio na área da Magnesita na noite desta segunda-feira (18)

A cena chama a atenção pela sua substância cinematográfica (Foto: 97NEWS)

Como vem ocorrendo todos os anos, o período que antecede a temporada de chuvas em Brumado, o qual é marcado por forte estiagem e pelas matas secas, vem sempre apresentando constantes incêndios, os quais prejudicam a fauna e a flora, além de deixar moradores próximos apreeensivos. Muitas vezes estes incêndios são provocados por uma "bituca de cigarro" solta aleatoriamente no mato, ou então por um ato de vandalismo, ou seja, de forma proposital. Na noite desta segunda-feira (18), mais um incêndio aconteceu, desta feita no sopé da Serra das Éguas, num terreno que fica às margens da Pepecat, que segundo informações pertence à empresa Magnesita. O fogo se alastrou e necessitou da ação de brigadistas e funcionários da empresa para ser controlado, sendo que nas primeiras horas da manhã ainda dava para ver a fumaça subindo do local. Não se tem informações sobre feridos ou prejuízos materiais. Vale ressaltar que na referida serra habitam várias expécies nativas, algumas que correm risco de extinção. A Polícia deverá apurar se o incêndio foi criminoso ou acidental. 

Brigadistas e funcionários da empresa entraram logo em ação para controlar as chamas (Foto: 97NEWS)


Brumado: Foi um sucesso o maior `Encontro de Grupos de Montaria da Região´

Foto: Luciano Santos l 97News

Com o objetivo de resgatar a cultura e tradição das cavalgadas na região, o promoter e apresentador, Iago Santana, promoveu neste domingo (17) o primeiro "Encontro de Grupos de Montaria" de Brumado, que teve seu inicio em frente ao antigo espaço de eventos Olímpia, na Av. Lindolfo Azevedo Brito, percorrendo as principais ruas de Brumado, com destino final, no Haras Silveira, na Comunidade de Campo Seco, zona rural do município. O encontro foi um grande sucesso e superou a expectativa, ficando registrada como o maior Encontro de Grupos de Montaria de todos os tempos em Brumado, com uma organização sensacional os cavaleiros e amazonas chegaram ao haras onde degustaram uma deliciosa refeição enquanto ouviam as bandas, Matheus Araújo, Jhony Padilha e O Cigano Cantador. Em sua página nas redes sociais o promoter escreveu. "Queremos agradecer a todos que marcaram presença no nosso evento. Graças a vocês, foi o maior encontro de Grupos de Montaria e Cavaleiros de todos os tempos. Foi algo inexplicável, um evento que ficará marcado na memória de todos nós, marcado nos nossos corações. Foi um trabalho intenso, mas feito com muito amor e carinho, mostrando o sucesso, a organização e detalhes impecáveis. Nosso Encontro foi lindo, até o próximo." O evento também teve o apoio de Bárbara Lobo. Clique e veja o album.