Brumado: APLB vence queda de braço com a administração municipal e volta às suas atividades normais

A coordenadora da Delegacia da APLB de Brumado, Vanusia Lobo, juntamente com a categoria dos professores, comemorou a decisão da desembargadora que autorizou a volta das atividades do sindicato (Foto:

Dentre os vários projetos polêmicos que foram enviados para o Legislativo pela Administração Municipal de Brumado, um acabou ganhando forte repercussão, já que chegou a envolver agressões físicas, indo parar nas raias da Justiça. O projeto de número 004/2017, o qual propôs a rejeição da instituição sindical APLB - Sindicato - Delegacia da Caatinga, como representação da classe dos professores municipais, mesmo tendo a sua aprovação pela maioria dos vereadores, continuou tramitando no Tribunal de Justiça da Bahia, já que foi impetrado um mandado de segurança por parte da APLB pedindo a invalidação do PL. A queda de braço se intensificou após uma liminar expedida pela juíza Adriano Pastorele, deu efeito imediato à volta da professora Vanusia Lobo à coordenação da APLB/Brumado, mas, em seguida o município entrou com um Agravo de Instrumento no 0026415-15.2017.8.05.0000, só que, no último dia 22 de novembro, a Desembargadora Silvia Carneiro Santos Zarif indeferiu o agravo, fazendo valer a decisão da magistrada da Comarca de Brumado nos seguintes termos "Ante todo exposto, presentes os pressupostos autorizadores, com espeque no Art.294, parágrafo único, c/c Art. 300, §2o, todos do NCPC, DEFIRO A TUTELA DE URGÊNCIA, para determinar ao Município de Brumado, por meio da Secretária de Educação, que libere imediatamente a servidora VANUSA PEREIRA LOBO para exercer o mandato classista, até a sua vigência, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) até o limite de R$ 100.000,00 (cem mil reais)". Com isso, a secretária municipal de Educação, Acácia Gondim Ribeiro enviou ofício à professora Vanusia Lobo, liberando ela para as suas atividades à frente do sindicato. A notícia foi muito comemorada pela categoria dos professores municipais, os quais agora voltam a ser representados pela APLB. Vale ressaltar que o mandado de segurança de autoria da APLB ainda não foi julgado, mas as previsões é que ele caminhe juntamente com a decisão da desembargadora, lembrando que ainda cabe recurso por parte da administração municipal.

Durante o desfile de 07 de Setembro, a coordenadora da APLB, Vanusia Lobo fez um discurso de impacto em defesa da delegacia local da APLB (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)