ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia: Polícia usa drone e descobre plantação com 200 mil pés de maconha em Curaçá e Abaré

Foto: Divulgação l PM/BA

Com a ajuda de um drone, policiais militares encontraram uma plantação com cerca de 200 mil pés de maconha nos municípios de Curaçá e Abaré, no norte baiano. A área fica próxima ao “Polígono da Maconha”, como é conhecido o conjunto de 13 municípios situados entre a Bahia e Pernambuco. O volume encontrado é estimado em 30 toneladas da droga. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as plantações eram cultivadas nos distritos de Ilha Redonda, em Curaçá, e Pedra Branca e Ibó, em Abaré. Conforme o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Caatinga, major Wildon Reis, serão necessários mais de dez dias para concluir a retirada de toda a plantação, que será incinerada em seguida. Além da Cipe/Caatinga, a operação contou com equipes do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, do 20º BPM e da 45ª CIP.



‘Você desceu na Bahia e incorporou Xangô’, diz Imbassahy a Doria

(Foto: Divulgação)

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB), que acompanhou o prefeito de São Paulo, João Doria, viagem a Salvador para receber homenagem, brincou, depois de ouvir o inflamado discurso do gestor paulistano contra os petistas, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. “Você desceu na Bahia e incorporou Xangô”, disse o baiano. Na ocasião, Doria foi atingido por um ovo de manifestantes quando chegava à Câmara Municipal para receber o título de Cidadão Soteropolitano. “Falta de respeito às pessoas que estão aqui convidadas, mas isso não me intimida. Ao contrário, aumenta a minha decisão de continuar defendendo o Brasil, de continuar acusando o PT das falcatruas que faz, ao lado dos partidos de esquerda, que gravam depoimentos para defender Maduro, esse ditador da Venezuela, e querem o mal do Brasil”, criticou.



Bahia: Manifestantes jogam ovos em evento com João Doria em Salvador

Foto: Reprodução TV Bahia

O prefeito de São Paulo, João Doria, foi atingido por um ovo, quando chegava à Câmara Municipal de Salvador, na noite desta segunda-feira (7), onde recebeu o título de cidadão soteropolitano. A solenidade de entrega do título ocorreu com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), do presidente da Câmara, Léo Prates (DEM), além de outros integrantes do cenário político da Bahia. Um vídeo do momento em que Doria é atingido circula nas redes sociais. Em seus perfis oficiais no Twitter e no Facebook, Doria publicou um vídeo e fez postagens em texto falando sobre o ocorrido. "Pessoal, estou em Salvador para receber o título de cidadão soteropolitano, e uma minoria ruidosa e autoritária tentou nos agredir. Não é esse o Brasil que queremos. Este tipo de violência só reforça meu desejo de que o Brasil avance unido. A paz prevaleceu e a Câmara de Salvador, a casa do povo, nos recebeu com muito carinho. Obrigado povo da Bahia!", publicou no Facebook. A manifestação foi formada por estudantes, populares, além de integrantes de sindicatos como a CUT e grupos como o Levante da Juventude Popular. Conforme o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), durante a manifestação um homem que participava do protesto ficou ferido e precisou ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em nota, a PM disse que "alguns presentes passaram a arremessar ovos em direção ao homenageado da noite. Mesmo com todo o empenho do efetivo empregado no local, evitando situações mais graves de conflito entre manifestantes e autoridades, infelizmente não foi possível identificar os autores do agressão". A proposição aprovada pela Câmara municipal, para o título a João Doria, é de autoria do vereador de primeiro mandato, Felipe Lucas (PMDB). João Doria é filho do ex-deputado federal baiano João Agripino da Costa Doria Neto, que teve mandato cassado em 1964 pelo regime militar.



Três pessoas morrem em colisão de carro com ônibus da Seleção de Cachoeira

(Fotos: Reprodução)

O ônibus com a comissão técnica e jogadores da seleção de Cachoeira acaba de se envolver em um acidente quando retornava de um jogo pelo Campeonato Intermunicipal na cidade de Vera Cruz. Ninguém no ônibus ficou ferido. A batida aconteceu na Ba que liga SAJ a cidade de Nazaré na noite deste domingo (06). O carro de passeio, com licença de Santo Antônio de Jesus, ficou completamente destruído. Segundo informações, todos os ocupantes do veículo não resistiram e morreram no local. O condutor do veículo Uemerson Arantes dos Santos, 35, morador do bairro São Benedito está entre as vítimas e deixa esposa e filha recém nascida. Uemerson Arantes dos Santos, 35, está entre as vítimas do trágico acidente que aconteceu na noite desse domingo, 6, na estrada que liga Santo Antônio de Jesus a Nazaré. A vítima morava no Bairro São Benedito, em Santo Antônio de Jesus e deixa esposa e uma filha recém nascida. O carro de Uemerson colidiu de frente a o ônibus que conduzia a seleção da cidade de Cachoeira. A seleção voltava de um jogo do Campeonato Intermunicipal, onde venceu Vera Cruz por 3×0. Nenhum jogador se feriu. 



Itamaraju: Ex-candidato a vereador é preso suspeito de cobrar até R$ 1,5 mil para 'viabilizar' carteiras de habilitação

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um ex-candidato a vereador do município de Itamaraju, no sul da Bahia, foi preso suspeito de aplicar vários golpes em moradores da região. De acordo com a Polícia Civil, mais de 40 pessoas já relataram ter sido vítimas do homem, que nega as acusações. Diaime Cerqueira Rocha, de 32 anos, foi preso quando saía da prefeitura da cidade, na quinta-feira (4). De acordo com o delegado Bruno Ferrari, que apura o caso, um dos golpes aplicados pelo suspeito era cobrar dinheiro das pessoas com a promessa de oferecer facilidade para a emissão de carteiras de habilitação junto ao departamento de trânsito do município. "Ele se aproximava das pessoas e oferecia facilidades junto ao Ciretran para retirada de CNH. Geralmente, se aproveitava de pessoas com menos estudo, que não sabem ao certo como funciona o procedimento", destacou o delegado. Conforme a polícia, o ex-candidato a vereador chegava a cobrar até R$ 1,5 mil das pessoas pelo serviço. "Eram valores diversos. Variava de R$ 800 a até R$ 1,5 mil, mas as pessoas nunca conseguiam ter acesso às carteiras de habilitação e, somente depois disso, é que percebiam que tinha caído no golpe", disse o delegado.

 

 



Romaria de Bom Jesus da Lapa será decretada como Patrimônio Imaterial da Bahia

Foto: Divulgação

Evento que reúne milhares de turistas em Bom Jesus da Lapa durante os meses de agosto e setembro, a Romaria será decretada como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo governador Rui Costa no tradicional dia dos festejos. A prefeitura se manifestou sobre o decreto, ressaltando que tem trabalhado juntamente com as secretarias municipais para realizar a festa, que é o maior evento religioso do estado. "É a maior fonte de riqueza do município e, além disso, gera emprego e estabilidade a comerciantes e empresários de ramos como hotelaria e alimentação. A estrutura feita através de vários setores mostra a representação clara de uma gestão séria e competente que a cidade tem tido nos últimos anos", declararam em nota. Os turistas que participarem da edição de 2017 contarão com ações socioeducativas em prol do combate a violação de direitos de crianças, adolescentes, idosos e deficientes; Guarda Municipal reforçada para organização do trânsito e segurança; Delegacia móvel das polícias Militar e Civil, com objetivo de atender um número maior de ocorrência; Além de guias treinados pela Secretaria de Turismo para atendimento ao público. O tradicional cronograma religioso acontecerá no Santuário de Bom Jesus ao longo da semana e, durante a noite a cidade conta com uma programação de shows na Praça Marechal Deodoro



LEM: Cantor sertanejo é detido após provocar dois acidentes e fugir sem prestar socorro

Carro de cantor sertanejo foi apreendido após acidente com 2 feridos na BA (Foto: Reprodução/TV Oeste)

O cantor José Fernando Soares, da dupla sertaneja Nando e Lucas, foi detido em flagrante nesta sexta-feira (4) após provocar dois acidentes que deixaram duas pessoas feridas, entre elas uma grávida de três meses, e fugir sem prestar socorro às vítimas, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O primeiro acidente ocorreu por volta das 8h30, na Rua Senhor do Bonfim, no bairro Mimoso I. O cantor, que estava de carro com a namorada, perdeu o controle do carro e bateu em dois veículos que estavam parados. Em seguida, ainda atingiu o portão de uma casa. "Eu estava na cozinha e foi quando eu ouvi o primeiro estrondo. Aí logo em seguida, ouvi outro. Eu corri para frente e o carro estava enfiado dentro do portão da minha casa. O cara saiu e botou a mão na cabeça. A moça saiu também e ele falou que era uma briga de casal. Depois, os dois entraram no carro e fugiram", destacou a dona da casa Liliane Amorim. O segundo acidente ocorreu cerca de duas quadras do primeiro, no cruzamento entre a Rua Manoel Novaes e a Avenida Salvador. Testemunhas disseram que o carro em que o cantor e a namorada estavam invadiu o cruzamento e acabou atingindo o mototaxista Armando Miguel de Jesus, de 42 anos, e a cliente que ele leva na garupa do veículo, Daiana de Jesus Silva, de 22, que está grávida.



Em cerimônia, presidente da OAB-BA diz que o Judiciário do primeiro grau faliu

Na última segunda-feira (31) em cerimônia de entrega de carteira a 58 novos advogados na sede da entidade, no Centro de Salvador, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Bahia (OAB-BA), Luiz Viana Queiroz, afirma que o Judiciário baiano enfrenta a maior crise dos últimos 30 anos. De acordo com Viana, há vários caminhos para solucionar o problema. “Estamos em luta constante para que o quadro melhore. O Judiciário do primeiro grau faliu. Precisamos de novos concursos para juiz e serventuário ou nomeação dos serventuários concursados”, disse. O evento também contou com a participação do presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB-BA, Pedro Henrique Duarte, o presidente da OAB de Minas Gerais, Antônio Fabrício de Matos, a tesoureira da OAB-BA, Daniela Borges, a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, a diretora-geral da ESA, Thaís Bandeira, o conselheiro Adilson Affonso de Castro, os membros da OAB Jovem Caio Coelho e Caio Rocha e os advogados Carlos Mascarenhas, Juvêncio de Souza, Cristal Bittencourt e César Santos.



Protestos contra o aumento na gasolina: Caminhoneiros interditam estradas federais no estado

Foto: Ed Santos l Acorda Cidade

Manifestações de caminhoneiros ocorrem na manhã desta terça-feira (1°) em rodovias federais que cortam a Bahia. Os bloqueios – que acontecem também em outros estados – são contra o aumento do preço dos combustíveis, principalmente do óleo diesel, como também contra a corrupção da classe política e a falta de verbas para a fiscalização das estradas, feita pelas polícias rodoviárias. Em um trecho da BR-116 de Feira de Santana, na altura do bairro Cidade Nova, cerca de 30 manifestantes, que chegaram a bordo de 20 veículos, paralisaram os dois sentidos da via. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), foram queimados pneus e pedaços de madeira. O protesto que começou por volta das 9h foi encerrado às 10h30. Em Itatim, no Piemonte do Paraguaçu, região de Itaberaba, uma manifestação é registrada no km 523 da rodovia, com interdição parcial. Outros protestos ocorrem em Riachão do Jacuípe, na região da Bacia do Jacuípe,  no km 435 da BR-324, e em Tucano, região sisaleira, no km 276 da BR-116.



Governo contrata leitos na primeira UTI pediátrica do sul da Bahia

Governador Rui Costa inaugura Enfermaria B com 38 leitos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna | Foto: Manu Dias/GOVBA

Nesta sexta-feira (28), dia em que a cidade de Itabuna comemora aniversário de 107 anos, o governador Rui Costa participou das inaugurações da nova sede da Policlínica Municipal Ruy Barbosa e da UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia. Na ocasião, Rui assinou contrato para que o Governo do Estado assuma a manutenção de sete dos dez leitos entregues hoje. Esta é a primeira UTI pediátrica do sul da Bahia. “É um momento muito importante para a região. Assino a contratação dos leitos de UTI pediátrica, importante para garantir atendimentos de alta complexidade voltados às nossas crianças. Quero agradecer o apoio do prefeito Fernando Gomes e desejar vida longa à Santa Casa. Neste período de crise no país, é importante buscar melhorar a gestão, o controle de gastos, a eficiência, e melhorar a produtividade, para que a gente atenda um maior número de pessoas, com qualidade e, se possível, gastando menos”, afirmou o governador. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a autorização do governador para que a Sesab faça a contratação desses leitos atende, principalmente, às necessidades na área de oncologia da região. “Com esse apoio financeiro do Governo do Estado, toda a região de Itabuna passa a ser atendida com um importante suporte para cirurgias e demais procedimentos. A UTI pediátrica atende crianças com mais de 30 dias de vida até jovens de 16 anos”, explicou o secretário. O governador Rui Costa ainda participou da entrega da Enfermaria B do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com 38 novos leitos, e destacou as próximas entregas do Governo na região, na área da saúde. “Em breve, teremos na região o Hospital Regional da Costa do Cacau, no município de Ilhéus, com 216 leitos. A nova unidade vai ajudar muito a saúde regional e também aqui de Itabuna, desafogando e tirando a pressão dos serviços da cidade”.  Mais cedo, Rui, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e de outras autoridades, participou da missa de ação de graças, pelo aniversário da cidade, na Catedral de São José. Rui está no município desde quinta-feira (27), quando lançou o projeto Escolas Culturais, que, inicialmente, vai contemplar 85 instituições, em 66 municípios. 



Bahia: Provas de concurso para PM e bombeiros serão realizadas em 6 de agosto

Foto: Divulgação

As provas objetivas e discursivas do concurso público para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, na Bahia, serão realizadas em 6 de agosto (domingo). A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28). Ao todo, são 2.750 vagas, sendo 2 mil para a PM e 750 para os bombeiros. Os candidatos deverão responder a 80 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais (30) e conhecimentos específicos (50), além de uma questão discursiva. O cartão de convocação do candidato, com informações sobre os locais de prova, será disponibilizado a partir das 15h desta sexta, em seu site institucional. As provas serão realizadas em Salvador e mais 12 municípios do interior, de acordo com o cargo para qual o candidato se inscreveu. 

Os candidatos às vagas da PM realizarão provas em Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Já aqueles que se inscreveram com interesse em uma das vagas para os bombeiros realizarão provas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas. As avaliações serão aplicadas no turno matutino, a partir das 9h15, com abertura dos portões às 8h e fechamento às 9h. É recomendável que os candidatos compareçam ao local de provas com pelo menos uma hora de antecedência. As provas terão duração de 4h30 e é imprescindível que o candidato compareça portando o comprovante de inscrição, documento de identidade original em bom estado de conservação, além de caneta esferográfica, azul ou preta, de material transparente, lápis preto e borracha.

É vetado o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares serão acomodados em local indicados pelos fiscais. Ao candidato somente será permitido sair da sala após uma hora de prova. O caderno de questões somente poderá ser levado depois que sejam transcorridas quatro horas e trinta minutos de avaliação. Segundo informações do Governo do Estado, foram realizadas 141.878 inscrições no certame, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança, sendo o primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar.

Após a homologação do concurso, os candidatos habilitados serão convocados, dentro do quantitativo de vagas previsto de cada corporação, para a realização de exames pré-admissionais. Esta convocação será realizada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar e os aprovados ingressarão no curso de formação das categorias, que também é de responsabilidade das corporações. Os alunos soldados que se formarem passarão a integrar, posteriormente, os quadros do Estado.

CONTINUE LENDO


BR-324: Familiares do cantor Tayrone Cigano estão entre as vítimas fatais de acidente

Foto: Whatsapp l 97News

Por volta das 11h desta quinta-feira, na BR 324, trecho Tanquinho/Riachão do Jacuípe, deixou seis mortos e dois feridos, após a colisão frontal entre o Fiat Uno de placa OKU-8233 licença de Salvador e um Vectra de placa CRG-9753 licença de Ribeira do Pombal, segundo informou a Policia Militar. Os dois veículos ficaram destruídos com a força do impacto. Quatro das vítimas estavam no Vectra. Dois feridos em estado grave foram socorridos para o hospital. Entre as vítimas está um empresário de Candeias de nome Targino e a esposa, outra pessoa identificada apenas pelo nome de Lopes, o nome das as outras vítimas ainda não foi informado pela polícia, sabe se que são parentes do cantor Tayrone Cigano. O trânsito ficou congestionado até o inicio da tarde no local. A PRF atendeu a ocorrência e controlou o tráfego de veículos no local. 



Colisão na rodovia BR-324 deixa seis mortos e dois feridos, confirma a PRF

(Foto: Calila Notícias)

Seis pessoas morreram em uma batida frontal entre dois carros, por volta das 10h desta quinta-feira (27), na BR-324. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no KM-465 da rodovia, trecho da cidade de Tanquinho, a cerca de 161 km de Salvador. Conforme a PRF, a batida envolveu um um Fiat Uno e um GM/ Vectra. Os veículos ficaram destruídos. Quatro das vítimas estavam no GM/ Vectra. Ainda não foi confirmado se as outras duas vítimas estavam no Uno. Os corpos serão encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana, onde serão periciados. Após a batida, o trânsito ficou congestionado no trecho da rodovia. Policiais rodoviários foram deslocados para atender a ocorrência, e até por volta de 13h, as circunstâncias do acidente ainda não estavam confirmadas. Não há detalhes sobre a identidade das vítimas. 



Juíza do Trabalho é ameaçada por dono de funerária por bloqueio de contas em Paulo Afonso

Foto: Ilustrativa

A juíza do Trabalho, Mirella Mendes Grassi Muniz, titular da Vara de Paulo Afonso, foi ameaçada por um empresário da cidade, inconformado com uma decisão judicial. José Roberto da Silva, proprietário de uma funerária, na última sexta-feira (21) fez confusão e pediu para falar com a juíza, que não estava. O empresário ameaçou voltar na segunda-feira (24) para reclamar com a juíza e calculista. A ameaça foi levada a conhecimento da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargadora Maria Adna Aguiar. A juíza conta agora com ajuda de dois agentes de segurança. O tribunal ainda vai apurar a situação e avaliar as instalações. Essa foi a segunda ameaça feita por José Roberto à juíza. A primeira foi no mês passado. A juíza Mirella Mendes determinou o bloqueio da conta do dono da funerária para o pagamento de dívidas trabalhistas. Com um histórico de passagens pela polícia, o empresário vai responder a inquérito aberto pela delegada local, que vai enviar o caso também à Justiça Federal. José Roberto da Silva já foi processado por tentativa de homicídio e está livre sob fiança. Com essa nova ocorrência, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deve pedir a prisão dele. Em outubro de 2016, ele foi preso por xingar a proprietária da funerária concorrente. Ele chegou a quebrar tudo no local.



Zé Raimundo manifesta apoio a Wagner

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Zé Raimundo manifestou a "mais profunda solidariedade"  a Jaques Wagner, em contundente pronunciamento na sessão plenária de hoje (27), na Assembleia Legislativa da Bahia.  Ele afirmou que a Bahia confia no ex-governador, pelo que ele fez para o estado e representa para o país. O deputado disse que ficou surpreso com a ação da Polícia Federal sobre um processo que tramita desde 2013, sem novos desdobramentos, e que pela combinação com a atuação da imprensa televisiva, que chegou à casa do governador antes mesmo dos policiais federais, pareceu coisa armada.  "O ex-governador está sendo alvo de uma trama política que não sabemos exatamente de onde vem, mas desconfiamos" , afirmou Zé Raimundo, falando também em nome do deputado federal Waldenor Pereira e, segundo enfatizou, representando também companheiros de partido nas regiões de atuação do seu mandato, no Sudoeste e na Serra Geral, além do Médio São Francisco.



Marcelo Nilo deve migrar para o PR de olho em 2018

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, deve sair do PSL e se aproxima do PR de olho nas eleições de 2018. Nilo e o deputado José Carlos Araújo se reuniram durante um almoço e, segundo o presidente do PR na Bahia, trataram sobre a possibilidade da mudança partidária. De acordo com Araújo, caso o PR se fortaleça até as eleições, Nilo pode ser uma opção na sigla para brigar por vaga em uma chapa majoritária.



Bahia pode deixar de receber 2 bilhões de investimentos na energia eólica e solar

Foto: Conteúdo l 97News

A Bahia corre risco de deixar de atrair até R$ 2 bilhões em investimentos em cada projeto em matriz energética eólica e solar. Isto porque a falta de novos leilões de energia renovável neste ano compromete o potencial do estado na ampliação de parques eólicos e solares. Cada novo parque gerou, pelo menos, 3 mil empregos na fase de construção. A estimativa de perdas  é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado (SDE). Segundo o superintendente da pasta, Paulo Guimarães, sem novas concessões, o impacto na cadeia produtiva de geração de energia eólica é muito grande. “Cada aerogerador paga ao proprietário de terra algo em torno de R$ 1 mil a R$ 2 mil por mês e a terra segue disponível para que o proprietário possa continuar plantando a cultura que quiser”, disse Guimarães. O mapa dos ventos da Bahia aponta como  melhores áreas para este tipo de empreendimento as localizadas no semiárido, em municípios como  Caetité, Igaporã, Brumado e Rio de Contas.

 

Foto: Conteúdo l 97News

A construção de um novo parque é a etapa seguinte à realização no leilão, quando o governo compra determinado volume de energia. O vencedor do leilão, com a venda garantida, parte, então, para construir os parques e gerar a energia previamente encomendada pelo governo. A Bahia lidera a capacidade de atração de projetos eólicos no país, com um terço da energia contratada e até 2018 pode chegar a ocupar o primeiro lugar no ranking no número de parques eólicos em operação. Dos 300 novos parques que devem ser instalados no país até 2020, 164 serão em território baiano. Em Brumado o Parque Eólico de Cristalândia começou a operar com capacidade para 90 Megavolts (MW). Segundo dados coletados, foram investidos aproximadamente US$ 190 milhões na construção do parque, que fica nos municípios de Brumado e Rio de Contas. Inicialmente o parque vai gerar 350 Gigawatts por ano e atenderá mais de 170 mil casas do Brasil. 



Rui autoriza obras e entrega centro de diagnóstico por imagem do Hospital Prado Valadares, em Jequié

Em viagem ao interior baiano desde quinta-feira (20), o governador Rui Costa visita Jequié, neste sábado (22), onde entrega obras e autoriza novas ações. O primeiro compromisso do governador, às 10h, é uma vistoria às obras do estádio de Jequié, em companhia do presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes, e ao Frigorífico Vale do Sol.  Em seguida, Rui inaugura a segunda etapa de implantação do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Prado Valadares, na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), com instalação de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Entre obras e equipamentos, a unidade de bioimagem está orçada em R$ 11 milhões. Logo depois, o governador assina ordem de serviço para execução da obra de conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Porte I, localizada na avenida Governador Lomanto Júnior, no loteamento Santa Luz, no bairro Cansanção, onde ocorrerá a solenidade.  Durante o evento, Rui autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio no âmbito do programa Bahia Produtiva com Associações do Assentamento Flor da Terra, na área de fruticultura. Ao final da visita, ele vistoria as obras de construção da policlínica regional de Jequié, na Avenida Otávio Mangabeira, no bairro de Mandacaru. Orçada em R$ 13 milhões, a conclusão dos serviços está prevista para agosto.



Petkovic é demitido do Vitória

(Foto: Reprodução)

Em meio à grave crise política e esportiva que assola o Vitória, Dejan Petkovic foi demitido da atual gestão pelo presidente interino Agenor Gordilho, na tarde desta segunda-feira (24). Com uma passagem para lá de confusa pela Toca do Leão, onde foi diretor de futebol, técnico, manager e gestor em um espaço de pouco mais de dois meses, o sérvio acumulou fracassos internos e externos e deixa o clube em situação delicada, na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro. Como gestor de futebol, sua última função, o ídolo do time nos anos 1990 foi responsável pela contratação de jogadores como Neílton, Carlos Eduardo e pelo técnico Alexandre Gallo, demitido na última sexta (21). Além da pressão externa, especulações davam conta de que o relacionamento de Pet dentro da Toca do Leão era instável e havia desgaste com funcionários e elenco. A saída do diretor é mais um baque administrativo no Vitória, que tem sofrido um desmanche completo em sua administração. Além de Petkovic, deixaram o clube o seu antecessor, Sinval Vieira, o diretor jurídico, Augusto Vasconcelos, o presidente Ivã de Almeida, ainda que temporariamente, o diretor médico do clube, Gilson Meireles, e até mesmo o comandante em exercício, Agenor Gordilho, chegou a entregar o cargo antes de assumir. O clube agora procura além de um novo técnico, um novo diretor de futebol.



Itapetinga: corpo de idoso que estava desaparecido é encontrado em rio

Foto: Reprodução

Foi encontrado na tarde de sábado (22), no Rio Catolé, o corpo de um idoso que estava desaparecido desde a última quarta-feira (19), na cidade de Itapetinga, no sudoeste do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, Reinaldo Nolasco Barreto, de 62 anos, havia saído na terça-feira (18) e, no dia seguinte, quando retornava para casa, foi levado pelas águas do rio, quando tentava atravessá-lo. O corpo do idoso foi velado e enterrado no sábado.