ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Operação de combate ao feminicídio acaba com 2.627 prisões de adultos e 341 de adolescentes

Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu 2.627 adultos e a deteve 341 adolescentes como parte da Operação Cronos, contra autores de homicídios e feminicídios. A operação, realizada na sexta-feira (24), em 16 Estados e no Distrito Federal, teve o apoio do Ministério da Segurança Pública e foi coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC). Na Bahia foram presos 55 suspeitos adultos e um adolescente. Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em mais de 250 municípios do estado, além de Salvador e região metropolitana. Dentre as prisões, 42 foram pela prática de feminicídio, 404 por homicídio e 289 por crimes relacionados à Lei Maria da Penha. Além disso, ocorrerem 640 autuações em flagrante por posse ou porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e outros crimes; e 1.252 pessoas foram detidas em decorrência de mandados de prisão expedidos por outros delitos.



Conselheira tutelar é presa por tráfico de drogas

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Policiais civis prenderam a Conselheira Tutelar Naiana de Souza Prado, na sexta-feira (24), em uma residência do bairro Vila Rica, na cidade de Barreiras. Segundo a polícia, Naiana estava foragida desde o mês de maio, quando foi flagrada portando maconha e cocaína, junto com o seu marido, que foi preso na ocasião. De acordo com a polícia, uma cunhada da mulher também foi flagrada no momento da prisão pesando cocaína para a venda. Desde o dia da fuga, Naiana foi afastada das suas funções como servidora municipal. A polícia informou, ainda, que as buscas continuam para capturar o restante da quadrilha. 



Bahia perde para o Santos e segue sem vencer fora de casa no Brasileirão

(Foto: Divulgação)

O Bahia foi derrotado pelo Santos por 2 a 0, na tarde deste sábado, 25, na Vila Belmiro e segue sem vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro. Com este resultado negativo, o Tricolor acumula 10 jogos sem triunfar como visitante na competição nacional, permanece com 22 pontos e aguarda o desfecho da rodada para conhecer a sua posição. O primeiro tempo foi bastante equilibrado sem muitas oportunidades de ambos os lados. O sistema defensivo do Esquadrão conseguiu anular o ataque da equipe santista e houve poucas chances de gols. Já a segunda etapa foi de domínio dos donos da casa. Logo no início, o gringo González abriu o placar em um belo chute de fora da área. Em seguida, o atacante Gabigol marcou o segundo tento do Santos e dando números finais ao jogo. A equipe do técnico Enderson Moreira volta à campo na próxima quarta-feira (29), às 19h30, diante do Ceará, no estádio Presidente Vargas, em partida atrasada da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.



Mega-Sena pode pagar R$ 33 milhões neste sábado; sorteio acontece na Bahia

Foto: Conteúdo l 97News

O concurso 2.072 da Mega-Sena, que está acumulado, pode pagar neste sábado um prêmio de R$ 33 milhões. O sorteio será às 20h em Itabela, na Bahia. O prêmio é suficiente para o ganhador comprar 1.000 carros populares modelo Renault Kwid. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dinheiro, se aplicado na Poupança, poderá render mensalmente R$ 123 mil. As apostas poderão ser feitas até às 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas ou pela internet (www.loteriasonline.caixa.gov.br).



Enfermeira natural de Lagoa Real fica em estado grave após sofrer acidente de trânsito em São Paulo

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Uma enfermeira identificada como Andreia Carvalho, de 31 anos, sofreu um acidente de trânsito na rodovia Mário Perosa, entre as cidades de Uchoa e Ibirá, no estado de São Paulo. O acidente aconteceu na última quarta-feira (22). De acordo com informações, a vítima é natural de Lagoa Real, mas atualmente mora em São Paulo. Andreia conduzia um veículo Onix e teria perdido o controle da direção, ela invadiu a pista contrária e acabou colidindo frontalmente contra um caminhão baú. Em virtude do impacto a enfermeira foi lançada para fora do automóvel e acabou sofrendo graves ferimentos. Segundo o site G1, a vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Base em São José do Rio Preto (SP), onde está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O carro de passeio ficou totalmente destruído. Andreia Carvalho é enfermeira na Santa Casa de Ibirá e voltava de outro turno de plantão em Rio Preto.



Bahia têm 1.548 servidores com cargos ilegalmente; até mortos recebiam salários

Foto: Divulgação

Auditores do Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal de Contas dos Municípios identificaram 1.548 servidores que acumulam ilegalmente cargos públicos e estão simultaneamente nas folhas de pagamentos do Estado, de prefeituras e de câmaras de vereadores em 332 municípios, com despesas que chegam a R$19,4 milhões por ano. O levantamento foi feito a partir do cruzamento das bases de dados do TCE/BA e do TCM/BA, que encontrou evidências de irregularidades não apenas na área de pessoal, como também de contratos administrativos celebrados por prefeituras e outros órgãos públicos. além da acumulação ilegal de cargos, na área de pessoal foram encontrados os nomes de 20 servidores já falecidos em folhas de pagamentos, em 11 municípios, que representam uma despesa anual injustificável de R$684 mil. Os técnicos dos dois Tribunais revelaram ainda que as situações identificadas representam, inicialmente, indícios de irregularidades, que precisarão de confirmação mediante a realização de auditorias pelo TCE e pelo TCM. Isto porque, em tese, há situações que eventualmente podem ser justificadas de alguma forma pelos gestores jurisdicionados, ou que podem ser resultado de erros de cadastramento nos sistemas. Já o superintende de Controle Externo do TCM acrescentou ainda que a busca de “trilhas” para otimizar a ação dos auditores, no levantamento feito, permitiu identificar quadros que apontam para a necessidade de realização de exames auditoriais complementares, por indicar eventual direcionamento em licitações.  



Orgasmo fatal: Mulher morre após tentar praticar sexo com secador de cabelo

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Uma jovem identificada apenas pelo prenome de Alexandra, morreu eletrocutada após introduzir um secador de cabelo na genitália. A jovem que era moradora do povoado de Jurema, distrito de Fátima na Bahia, acabou falecendo devido a forte descarga elétrica. Segundo as amigas da vítima, que estavam em sua companhia, Alexandra teria ingerindo bebida alcoólica durante o dia, e à noite foi dormir no mesmo quarto com as amigas. Ainda segundo as jovens, elas ouviram gemidos, mas pensavam que não fosse nada de grave. Na manhã seguinte, perceberam que Alexandra estava morta. O fato aconteceu no último dia 17 de agosto. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local para realizar o levantamento cadavérico. Os peritos encaminharam o corpo da vítima para o IML local. O caso está sendo investigado pela polícia civil de Fátima.



Coração de Maria: 50 moradores do mesmo bairro apresentam sintomas de doença desconhecida

Foto: Reprodução l Whatsapp

Um sintoma está deixando moradores do bairro Nova Esperança, no município de Coração de Maria, preocupados. Pelo menos 50 moradores apresentaram a mesma doença que ainda não foi identificada. Os primeiros casos apareceram há cerca de 20 dias. Segundo a Vigilância Edpidemiológica da cidade, todos os moradores foram atendidos em postos de saúde da região com queixas como dores e coceiras no corpo, além de febre alta. Nesta terça-feira (21), a Vigilância fez uma ação na localidade para colher sangue dos moradores com os sintomas da doenças. Os exames serão encaminhados para o Laboratório Central da Bahia (Lacen). Os resultados devem sair em oito dias. Como a doença ainda não foi identificada, os médicos têm encontrado dificuldades para receitar remédios aos pacientes. A orientação da Vigilância Epidemiológica é que qualquer pessoa que tiver os sintomas procure um posto de saúde. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que enviou uma equipe técnica até Coração de Maria para avaliar a situação.



Polícia Federal realiza 'Operação Offerus' na região sudoeste; o alvo são licitações à empresas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta terça-feira (21), a "Operação Offerus" na Região Sudoeste. Após determinação da justiça, R$ 38 milhões em bens pertencentes aos investigados foram bloqueados. O esquema criminoso fraudava licitações, superfaturava, desviava recursos públicos, além disso, os investigados são acusados de corrupção ativa e passiva e lavagem de ativos envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar nos municípios de Salvador, Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado, todos na Bahia. Segundo a CGU, desde 2007, as licitações eram direcionadas para beneficiar um grupo de empresas pertencentes ao mesmo empresário, que terceirizava integralmente a execução dos contratos para motoristas locais a preços inferiores, apropriando-se da diferença, que lhe rendia cerca de R$ 300 mil. Os editais dos certames eram elaborados para afastar concorrentes, mediante a inclusão de cláusulas restritivas (idênticas, mesmo que em localidades diferentes). O esquema incluía, também, a desclassificação de outras licitantes que tentavam participar dos pregões. O nome da operação, Offerus, é uma referência à lenda de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.



Pesquisa aponta que roubo à cargas subiu 105% em 6 anos nas estradas baianas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os dados foram divulgados pela Federação das Empresas Seguradoras (FES), baseada em pesquisas feitas pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com a pesquisa, entre 2011 a 2016, o roubo de cargas aumentou em 105% na Bahia nos últimos seis anos. No Brasil, só no primeiro ano da pesquisa, 2011, foram registrados 215 assaltos a veículos de carga, com prejuízo de mais de R$13 milhões. Em 2016, foram 441 assaltos, com prejuízo de quase R$ 28 milhões. Além dos desfalques financeiros para as empresas, os caminhoneiros sofrem com a violência dos assaltos. Além disso os assaltos aos motoristas costumam ser violentos. Em um desses casos, um motorista relatou que teve quatro dedos decepados por assaltantes. Ao G1, o caminhoneiro disse que foi assaltado por dois homens quando estava dirigindo. Um estava com uma arma, o outro com um facão. Até o momento, os assaltantes ainda não foram presos. Segundo a polícia, os buracos nas estradas são os principais causadores desse tipo de ação. No entanto, a polícia também diz que os pontos mais críticos são os lugares onde os caminhoneiros passam a noite.



Governo da Bahia gasta R$ 404 mil de repasse federal em munições para ‘Operação Enem’

Foto: Ilustrativa

Com dispensa de licitação, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) comprou R$ 404.494,00 apenas em munição para garantir a aplicação e a segurança da distribuição das provas do Enem deste ano. De acordo com a SSP, o governo federal envia todos os anos uma quantia para a Operação Enem, para garantir que os estados realizam a aplicação das provas. A verba seria intransferível e voltaria para a União, caso a SSP não utilizasse o repasse. A empresa Companhia Brasileira de Cartuchos foi a escolhida para vender o produto para o Estado.



Pesquisa aponta que o Estado da Bahia é pouco eficiente

Bandeira do Estado da Bahia | Divulgação

A Bahia ficou em 16 lugar, com uma pontuação de 0,362, no Ranking de Eficiência dos Estados, ferramenta lançada pelo jornal Folha de S. Paulo e o Datafolha que mostra quais estados entregam mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população utilizando o menor volume de recursos financeiros. De acordo com o levantamento, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo são os estados considerados “eficientes” por terem ultrapassados a pontuação 0,5, numa escala que vai de 0 a 1. A Bahia só passa da média em infraestrutura e finanças. Educação, saúde, segurança e receita per capita, o Estado fica abaixo da média nacional. O Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F) considera 17 variáveis agrupadas em seis componentes para calcular a eficiência na gestão dos 26 estados.



Mulher morre após ser atropelada na Bahia; marido é suspeito do crime

Foto: Divulgação

Uma mulher morreu após ter sido atropelada no distrito de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, na madrugada desta quinta-feira (16). A Polícia Civil está tratando o crime como feminicídio e suspeita que o marido de Michelle Leite Dias, de 32 anos, identificado como Adimilson Pereira da Silva, de 33, seja autor do crime. Testemunhas contaram à polícia que o suspeito teria atropelado a mulher, depois retornado a casa onde os dois viviam, trocado de roupa e fugido levando os documentos dele. No imóvel ainda foram encontrados sinais de briga, porque a televisão estava quebrada e os móveis estavam revirados. Os familiares da vítima contaram também para a polícia que Michelle era ameaçada de morte pelo marido. O suspeito está sendo procurado e a polícia já solicitou à Justiça o pedido de prisão preventiva de Adimilson. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro.



Presidente de Câmara é suspeito de pagar R$ 10 para meninas deixarem ele tirar fotos delas

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Riachão das Neves, foi detido na quarta-feira (15), em Barreiras, sob suspeita de pedofilia. Segundo informações da polícia, Antônio Rodrigues de Souza, o Antônio de Ulisses, é suspeito de tirar fotos de meninas que estudavam em um curso de informática que ele trabalhava como coordenador e pagar para que elas não contassem o crime. O vereador é suspeito de ameaçar as meninas após tirar as fotos, alegando que iria contar para os pais delas ou divulgar na internet, caso os pedidos dele não fossem aceitos. Ele ainda teria chegado a pagar R$ 10 para elas permitirem que ele tirasse as fotos. Conforme a polícia, a mãe de uma das vítimas descobriu os atos após notar uma mudança no comportamento da filha, depois de assistir a uma reportagem em um programa de televisão sobre abuso de menores. A polícia ainda acredita que mais quatro meninas tenham sido vítimas do homem. Caso seja condenado, o suspeito pode cumprir pena de 8 a 15 anos de prisão.



Crianças da LBV entram em campo com jogadores do Vitória neste domingo (19)

(Foto: Divulgação LBV)

Neste domingo (19), às 16h, as crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV), em Itinga/Lauro de Freitas, entrarão em campo com os jogadores do Esporte Clube Vitória. O momento antecipará o clássico entre o clube rubro-negro e o Palmeiras, no Barradão, durante a 19° rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Na Instituição, a alegria tomou conta dos pequenos, que estão na expectativa para o “grande dia”. "É com muito entusiasmo que as crianças vão conhecer os jogadores”, ressaltou a gestora social, Cristiani Ranolfi. A LBV utiliza o esporte como ferramenta educacional e de transmissão de valores. Por meio da oficina “Esporte é vida” desenvolvida em suas unidades, a Entidade estimula a prática de diversas modalidades esportivas. A participação na abertura do jogo de domingo é uma importante oportunidade das crianças vivenciarem uma diferente realidade, reforçarem o espírito esportivo e a formação cidadã. Para outras informações, ligue: (71) 3288-6149.



Maragogipe: Polícia investiga líquido e chocolate em caso de morte de mãe e 2 filhas

Foto: Reprodução l Diário da Notícia

Um líquido e um chocolate podem ter provocado a morte de uma mãe e duas filhas dela em Maragogipe. Segundo a Polícia Civil, o material, encontrado na casa da família, foi recolhido e enviado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro, na mesma região. Ao G1, o delegado Marcos Veloso, da Delegacia Territorial, disse que o exame deve ficar prontos nos próximos dias. Os casos ocorreram no distrito de Nagé. A primeira vítima foi Greicy Kelly Santos da Conceição, de 5 anos. Ela passou mal no dia 30 de julho e chegou a ser levada para um hospital de São Félix, na mesma região, mas não resistiu. Depois, no dia 6 de agosto, a irmã dela, Ruth Santos da Conceição, de 2 anos, veio a óbito, e nesta segunda-feira (13) a mãe das meninas, Adriane Ribeiro Santana Santos, morreu após ser levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogipe. Ainda segundo a Polícia, um cachorro da família também apareceu morto no período e pode ter ingerido algo envenenado. Um laudo cadavérico das vítimas também é esperado.



'Legaliza que fica bom pros meninos': Candidatos defendem liberação 'da erva' na BA

Foto: Reprodução

Dois candidatos a deputado estadual e federal pelo DEM apostam na “liberação da erva” para tentar uma cadeira no legislativo próximo ano. Postulante à Câmara dos Deputados Rubenilson do Povo e Cristiano Rodrigues, que tenta uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), adotaram um slogan para a “dobradinha” no “santinho” de campanha. “Legaliza que fica bom pros meninos”. Ainda de acordo com eles, a “erva” é oriunda do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia.



Homem é preso após sequestrar adolescente e oferecer vaga de emprego

Foto: Divulgação

Depois de passar diversas vezes pela polícia por estelionato, um homem foi preso na terça-feira (14) depois de ser acusado de sequestrar e manter um adolescente em cárcere privado. O suspeito teria abordado a vítima horas antes, com uma promessa de emprego. Ele foi preso durante uma ação conjunta das unidades da Polícia Civil de Ibicuí e Jequié. Segundo informações policiais, Clodoaldo da Silva Aquino teria parado o adolescente na rua, nas imediações de uma farmácia de Ibicuí e ofereceu-lhe um emprego na cidade vizinha. Os dois seguiram para a casa do garoto, para pedir autorização da mãe dele, que negou o pedido ao saber que o jovem trabalharia em outra cidade. Mesmo sem a autorização da mãe do garoto, Clodoaldo o colocou em seu veículo e o levou até Jequié, onde os dois se hospedaram em uma pousada. A vítima se aproveitou de um descuido do sequestrador e ligou para a mãe, que ligou para a polícia. De acordo com o site Acorda Cidade, os investigadores acionaram uma equipe da DT/Jequié, que foram até a pousada, próxima ao Terminal Rodoviário de Jerquié, onde efetuaram a prisão de Clodoaldo em flagrante. Ele irá responder pelos crimes de sequestro e cárcere privado.



Com sintomas parecidos mulher e duas filhas morrem em menos de 15 dias após mal-estar; polícia investiga caso

Foto: Reprodução

Uma mulher e duas filhas dela, uma 2 e outra de 5 anos, morreram em menos de 15 dias, em momentos diferentes, após sentirem um mal-estar com sintomas parecidos, na cidade de Maragogipe, na Bahia. O caso está sob investigação da Polícia Civil. De acordo com a polícia, a primeira vítima foi Greicy Kelly Santos da Conceição, de 5 anos. Ela passou mal no dia 30 de julho e chegou a ser levada para o um hospital na cidade, mas não resistiu. Em seguida, no dia 6 de agosto, a irmã dela, Ruth Santos da Conceição, de 2 anos, também passou mal. Na segunda-feira (13), a mãe das meninas, Adriane Ribeiro Santana Santos, também teve um mal-estar. As duas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogipe, mas também não resistiram. Segundo os dois médicos que atenderam a família, as vítimas salivavam muito e apresentavam um quadro de hiperglicemia -- excesso de açúcar no sangue -- quando chegaram às unidades de saúde. Todos os três casos ocorreram em segundas-feiras seguidas.

Foto: Divulgação

A segunda filha do casal chegou na unidade de pronto atendimento praticamente sem reação, bastante secretiva, com saliva. Sete dias depois, foi a mãe. A mãe chegou com muita saliva, suor, estremidades bastante frias. Conforme informações do delegado Marcos Veloso, titular de Maragogipe, a polícia já periciou a casa onde mãe e filhas moravam e encontrou comprimidos de cloridrato de metformina - medicamento usado por pessoas com diabetes. O material foi encaminhado para perícia. A situação é investigada. Os corpos das vítimas foram periciados e os laudos devem apontar as causas da morte. A polícia aguarda os resultados dos exames, que devem sair em 30 dias. Ainda segundo a polícia, pelo fato de serem três mortes, todas na segunda-feira, causa estranhesa. "Tudo indica que foi envenenamento", contou o delegado.  



Bebê é abandonado ainda com cordão umbilical ao lado de campo de futebol na Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma recém-nascida foi abandonada em um matagal, ao lado de um campo de futebol, no município de Conceição da Feira, na madrugada desta terça-feira (14). Segundo informações da Polícia Civil, a criança foi encontrada por um homem que passava pelo local, e ainda estava com o cordão umbilical e sem roupas. De acordo com a polícia, a menina estava deitada de bruços, com o rosto virado para o chão. O homem que encontrou o bebê acionou a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para atender a ocorrência. Após o atendimento inicial, a recém-nascida foi encaminhada para o Hospital e Maternidade da cidade, onde ainda está internada. A criança passa bem. A polícia, no entanto, ainda não tem informações sobre os pais da criança. O abandono está sendo investigado e o caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar do município.