ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumadense ganha R$ 10 mil em sorteio do Nota Premiada Bahia

Eleições: Apresentadores e comentadores devem ser afastados de programas de rádio e TV

Deputado xinga prefeito Eduardo Vasconcelos de 'safado e ladrão' em evento de Bolsonaro em Feira

Empresária Perinalva Dias celebra aniversário entre clientes, amigos e familiares

Bahia registra 3.720 novos casos de Covid-19 e mais 6 óbitos em 24h

Chegou em Brumado, Auto Diesel: O melhor preço da Bahia!

Etanol se desvincula de gasolina e já é vendido abaixo de R$ 4,00 em alguns Estados

Complexo solar de 144 hectares será instalado no município de Caetité

Brasil e Argentina farão acordo para homologação de veículos

Livramento de Nossa Senhora volta a registrar óbito por conta da Covid-19

2,7 milhões de famílias ainda aguardam na fila de espera do Auxílio Brasil

Duas baians suspeitas de tráfico internacional de drogas são presas na Tailândia

Caetité: Prefeitura pede uso de máscaras em locais fechados após aumento de Covid

Brumado: Briga de moradores de rua quase termina em morte

Tema Livre Podcast 'Com Elas' entrevista a Major Leila Silva

Prazo de entrega da declaração anual do MEI termina hoje (30)

Final do Campeonato Brumadense terá arbitragem cedida pela Federação Baiana de Futebol

Gás de cozinha fica mais caro na Bahia a partir desta sexta

Possíveis pedras preciosas são apreendidas no interior da Bahia

Motociclista é preso em flagrante por embriaguez na Chapada Diamantina



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2021"

Bancada do governo na AL-BA quer indicar Vitor Bonfim para presidência da CPI da Coelba

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A bancada do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) quer indicar o deputado estadual Vitor Bonfim (PL) para presidência da CPI da Coelba. Segundo informações da Rádio Portal Sudoeste, além disso, o deputado Tum (Avante), autor do requerimento, deverá ser o relator. As duas indicações são de deputados da base governista, o que pode acarretar problemas com a oposição, já que não teria cargos importantes no colegiado, ainda segundo apurado pela reportagem, o líder do bloco da Maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), divulgou os nomes indicados para a CPI da Coelba e se junta aos indicados da oposição no grupo. Conforme publicação no Diário Oficial do Legislativo estadual desta terça-feira (23), Rosemberg indicou: Antônio Henrique Júnior (PP), Jusmari Oliveira (PSD), Tum (Avante), Osni Cardoso (PT), Vitor Bonfim (PL), Fabrício Falcão (PCdoB), Eduardo Salles (PP), Diego Coronel (PSD) e Alex Lima (PSB). Já oposição escolheu: Tiago Correia (PSDB), Carlos Geilson (PSDB) e Luciano Simões Filho (DEM).



China libera entrada de carne certificada antes do embargo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A China informou nesta terça-feira (23) que aceitará pedidos de importação de carne bovina brasileira que tenha recebido certificado sanitário antes de 4 de setembro, quando o governo brasileiro suspendeu a exportação ao país asiático após a identificação de dois casos atípicos de mal da vaca louca. De acordo com a CNN, o setor de frigoríficos estima que aguardam a entrada nos portos chineses em torno de 120 mil toneladas certificadas antes de data do embargo. A autorização foi avaliada no governo brasileiro como uma sinalização positiva para a queda do embargo à carne brasileira, que já se estende há mais de dois meses. Segundo diplomatas chineses ouvidos pela CNN, a expectativa é de que a retomada da importação ocorra até o final de janeiro. A China é o principal mercado da carne brasileira. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o volume de exportações de carne bovina brasileira caiu 43% no mês de outubro quando comparado ao mesmo período de 2020.



BA-262: Motorista de 55 anos morre após acidente com caminhão

Foto: Divulgação l CIPRv

Um acidente grave foi registrado na madrugada desta terça-feira (23) na rodovia BA-262, entre os municípios de Anagé e Vitória da Conquista. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado, era por volta de 02h da madrugada quando em um trecho conhecido como ‘Serra do Engano’, próximo do acesso para o município de Caraíbas, o condutor do veículo identificado como Romilson dos Santos, 55 anos, que estava carregado de madeira, perdeu o controle da direção e capotou. 

Foto: Divulgação

A vítima morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista. A pista ficou interditada por algumas horas. A CIPRv registrou a ocorrência.



Clínica Mais Vida amplia quadro de especialistas firmando parceria com a pediatra Isabela Franco

Foto: Divulgação

A Clínica Mais Vida novamente amplia seu quadro de especialistas firmando parceria com a médica pediatra, Dra. Isabela Franco. Nascida em Brumado, a especialista é formada há aproximadamente 12 anos pela Universidade Estadual de Santa Cruz e há quase sete anos concluiu Residência Médica em Pediatria pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Além da residência médica em Pediatria, Dra. Isabela Franco tem título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Curso de Formação de Consultora em Amamentação pela Unimaterna, Qualificação em Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS). Dra. Isabela realizará atendimentos desde a consulta pediátrica pré-natal com a gestante, acompanhamento do recém-nascido e orientações de amamentação, teste do olhinho e acompanhamento de puericultura, pediatria geral e adolescente. Ressalta que o convite para integrar a equipe médica da Clínica Mais Vida a deixou bastante feliz, visto que há alguns anos a clínica vem prestando um serviço de excelência em saúde para a população brumadense. “Estarei iniciando os atendimentos pediátricos a partir deste mês de novembro. A princípio aos sábados”, informa a especialista. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Trabalhadores de terceirizada da Coelba protestam contra salários atrasados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Trabalhadores da empresa LC Empreendimentos, que presta serviço para a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), estiveram em frente ao escritório da filial da Companhia em Brumado, nesta segunda-feira (22), em forma de protesto. Os funcionários cobram atrasos nos salários e depósitos de FGTS após seis meses de trabalho. Eles alegam também o pagamento do décimo terceiro salário. Edilson Vieira relatou que a LC Empreendimentos, não está cumprindo os compromissos e joga a responsabilidade pelos pagamentos à Coelba. "Eu sou pedreiro, mas tem carpinteiro, ajudante, vigia. Estamos tudo nessa situação. Trabalhamos, mais ou menos, 6 meses. Nesse período, a gente sempre teve que vim aqui na Coelba receber, porque nunca caia na conta", afirma. Conforme a categoria, há cerca de três meses, eles estão sem receber os salários atrasados. "Nem aviso, nem a rescisão, nem o retrativo, nem os atrasados. Um empurra pra um, um empurra pra outro e está tudo atrasado. Viemos aqui no escritório da Coelba, porque é a responsável. Como a Coelba, que é uma empresa grande, contrata uma terceirizada que não tem dinheiro pra pagar os funcionários?", questionou. A promessa é de que, até a próxima quinta-feira (25), os salários serão depositados na conta dos trabalhadores.

 



Jovem de 19 anos é preso após fugir com criança de 11 em Paramirim

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dois jovens foram pegos após fugirem em Paramirim, na última sexta-feira (19). A Polícia Militar foi acionada por prepostos do Conselho Tutelar do município após moradores denunciarem a situação. Ao chegar no local indicado, foi evidenciado que se tratava de um homem de 19 anos e uma criança de 11. Segundo a Polícia, o local era uma residência em construção. Os dois estavam com apenas duas mochilas com pertences pessoais. Ao Conselho Tutelar, eles relataram que pegaram carona às 19h do dia anterior, saindo de Livramento de Nossa Senhora até o Distrito de Itanagé, de onde seguiram a pé até Paramirim. O destino final seria o município de Érico Cardoso. O homem foi conduzido à delegacia de Livramento e está agurdando a adoção de medidas cabíveis. A menor de idade também foi levada pelo Conselho Tutelar até a delegacia.



Brumado: Câmara rejeita novamente código de obras e urbanismo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em um debate exaltado, a Câmara Municipal de Brumado rejeitou por mais uma vez na noite desta segunda-feira (22), o projeto de lei complementar (nº 041/2021), que previa alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado. Com 7 votos contra e 7 a favor, o voto de minerva da presidente do Legislativo, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), que também foi contra o projeto, decidiu pelo "Não" ao projeto. "Eu voto não porque esse projeto limita o uso da propriedade", argumentou a presidente da Casa. De autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), o PL já havia sido rejeitado no dia 15 de fevereiro deste ano. Sem muita clareza em sua proposta, os parlamentares de oposição argumentam que o projeto do Executivo trás algumas mudanças no Código de Obras e Urbanismo na qual por exemplo: toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionarias em qualquer imóvel do município, deve ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Após o parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderia a concessionária proceder a ligação. No entanto, não há um prazo para a prefeitura emitir um parecer para a ligação da água e da luz. Um artigo que tratava das construções com mais de uma unidade autônoma deveria preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos deveria suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. "Ou seja se você mora numa rua de quatro metros, de três metros ou de cinco metros, você vai ter que se adequar aos sete metros. Será possível um negócio desse?", questionou o vereador Amarildo Bonfim (PSB) da base de oposição. Já o líder do prefeito na Câmara, o vereador Tiago Amorim (PP) defende que tudo não passa de uma má interpretação do texto. "O parágrafo quinto do artigo diz o seguinte nobre colega [Amarildo]. Considerando que o menor valor da rua seja de sete metros. Esse questionamento que o senhor está fazendo de quatro, cinco metros não existe, não se aplica a rua colega", afirmou o parlamentar da base de situação.

 



PCdoB de Brumado sela aliança com Rogério Andrade para deputado estadual

Foto: Divulgação

Em encontro que aconteceu no escritório do Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB), em Salvador, na última quinta-feira (18), o vice-prefeito de Brumado, Edio Continha (PCdoB), declarou o seu apoio ao pré-candidato a Deputado Estadual Rogério Andrade (PSD). “Já contávamos com o apoio do Prefeito Eduardo Vasconcelos e essa nova aliança, além de fortalecer o nosso projeto, preserva a unidade do nosso grupo político local, o que é muito importante para o futuro”, declarou Rogério Andrade. Rogério, 45 anos, ingressou na vida pública ainda muito jovem. Vitorioso em 4 eleições consecutivas para Deputado Estadual, chegou a vice-presidência da Assembleia Legislativa, onde também ocupou outros cargos de destaque na Mesa Diretora. Muito bem articulado e nome respeitado na política baiana, o ex-parlamentar também foi prefeito de Santo Antônio de Jesus, e em 2018 elegeu o filho (Rogério Andrade Filho) o 6° Deputado Estadual mais bem votado. Em 2022, volta a disputar uma cadeira na ALBA, agora ainda mais forte. O prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que também participou da reunião, já havia selado aliança com Rogério Andrade e a cidade já tem bons motivos para comemorar essa parceria. Exemplos disso são os 20 novos leitos, dez clínicos e dez de UTI e os equipamentos para o Hospital Municipal de Brumado (41 camas mecânicas, 41 mesas de refeição, 41 mesas de cabeceira e 20 poltronas), conseguidos por Rogério, para reforçar o sistema de saúde local. Rogério também usou as redes sociais para falar da importância da adesão e agradecer: “Continha é um militante respeitado por todos, principalmente dentro do seu partido. Muito grato pela confiança amigo, tenha certeza que reconhecemos a sua importância e de todos os seus liderados nessa construção. Grato também ao Deputado Daniel pela grandeza da decisão e ao prefeito Eduardo por todo empenho. Avante!”, destacou.



Carro de Roberto Carlos enguiça por falta de gasolina no RJ

Foto: Reprodução l Rede Social

Tem fatos que acabam chamando a atenção, principalmente quando se trata de uma personalidade famosa. E além do mais, quando se trata do Rei Roberto Carlos que passou por um perrengue ao ficar com o carro enguiçado na Urca, Rio de Janeiro. Assim que perceberam que se tratava de Roberto, muitos fãs já cogitavam: "É o preço da gasolina", comentaram nas redes sociais. Tudo começou quando o cantor decidiu dar um passeio com o carrão – um belo Audi R8 vermelho – pela Rua Marechal Cantuária, e ficou enguiçado. Alguns ainda fizeram vídeos de Roberto e postaram nas redes sociais ao som de O Calhambeque, um clássico do artista. Apesar do ocorrido, ele não se deixou abalar. De máscara para proteção contra a Covid-19, Roberto Carlos recolheu os seus pertences e entrou no carro de apoio que sempre o acompanha para casos emergenciais. 



Produção de ovos de galinhas caipiras gera renda à famílias na zona rural de Malhada de Pedras

Foto: Divulgação

Na Associação de Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, 20 famílias beneficiadas com a implantação de aviários, já conseguem um importante incremento na renda. A maioria das famílias consegue tirar o equivalente a um salário mínimo, só com a venda da produção de ovos. A implantação dos aviários, que teve aplicação de recursos da ordem de R$ 316,9 mil, é uma iniciativa do Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. A presidente da Associação, Maria Sônia Santos Ataíde, explica que o projeto foi implantado priorizando jovens e mulheres, e está gerando desenvolvimento na comunidade: “Os beneficiários vem gerando renda com a criação de galinhas caipiras e, em alguns casos tem produção diária de 10 dúzias de ovos. O projeto garante a segurança alimentar das famílias, com o total apoio da associação e a produção é vendida direto para o consumidor, sem interferência de atravessadores”. Ela conta ainda que as famílias trabalham também com outros produtos, que são vendidos para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE): “A gente agradece à CAR/Bahia Produtiva que revolucionou muito na zona rural, trazendo renda e segurança alimentar para as famílias”.

Foto: Divulgação

Segundo a presidente da associação, além dos investimentos do Governo do Estado, esse resultado também se deve à união entre associados e associadas e a muito trabalho e esforço, que permitem à associação crescer mais, a cada dia: “Agora estamos recebendo um projeto de agroindústria e já temos beneficiários que estão na maior expectativa. Estamos no processo de licitação, para a gente começar a trabalhar”. Danilo Joad, assistente territorial do Bahia Produtiva, que atua em municípios do Território Sertão Produtivo e acompanha o projeto, salienta que a produção, antes da implantação do Bahia Produtiva, era unicamente convencional, não sendo empregada nenhuma orientação técnica: “A produção das propriedades aumentou em mais de 90%, tendo agricultores com média de produção diária de nove dúzias de ovos por dia e todos os beneficiários tem pensamento de ampliar sua produção”. Os produtos são comercializados diretamente nas casas de clientes, nas feiras livres, na Feira da Agricultura Familiar de Malhada de Pedras, que acontece na sede do município, às sextas-feiras, na Praça da Bandeira, a partir das 15h, e também nas quitandas e supermercados, além de vendas para os programas PAA e PNAE.



Solenidade marca o 'Dia da Bandeira' em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Brumado, autoridades civis e militares visitaram a Escola em Tempo Integral Oscarlina Oliveira Silva, localizada no bairro Dr. Juracy para a solenidade ao "Dia da Bandeira", em deferência a um dos maiores símbolos do país. Para a Major PM Leila Silva, comandante da 34ª CIPM, esse tipo de solenidade deve fazer parte do dia a dia das escolas para lembrar aos alunos a importância e representatividade que os símbolos nacionais têm. "Temos que ter esse compromisso e pertencimento com a nossa Nação", disse. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O chefe de instrução do Tiro de Guerra de Brumado, o subtenente Douglas Pelizzari lembrou que a bandeira é um dos maiores símbolos do país, para a qual a população deve respeito e estima. Na oportunidade, o prefeito Eduardo Vasconcelos destacou a parceria da Pasta de Educação com a Polícia Militar. "Esses jovens recebem uma educação de qualidade aliada com a disciplina. Então, isso nos fortalece com uma educação de qualidade e eleva os nosso índices nos parâmetros nacionais da educação", exaltou o gestor. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para o secretário de Educação, João Nolasco, o modelo de ensino implantado na escola, é uma forma de resgatar valores como respeito e disciplina. "O dia de hoje para os alunos foi muito importante. Eles jamais vão esquecer dessa data", pontuou. 

 



Brumado: Jerry Adriano é reeleito presidente do Sindsemb para o triênio 2022-2024

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar da reestruturação produtiva e da precarização das relações de trabalho, os sindicatos que defendem a classe trabalhadora do Brasil continuam atuando, fazendo as reivindicações, mantendo as estruturas e sua vida orgânica. No setor público, as ameaças da "PEC 032" parecem que reavivaram os sindicatos, tanto que tamanha foi a mobilização dessa categoria em Brasília para pressionar deputados e senadores. Em Brumado, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemb), a atuação e organização não tem sido diferente. Segundo o órgão, diante do arrocho salarial, do desrespeito aos direitos da classe e da falta de diálogo, o Sindicato tem feito denúncias e movido processos na Justiça contra a Administração Municipal. No último sábado (20), o Sindsemb realizou eleições para a sua nova Diretoria e Conselho Fiscal, para o triênio 2022-2024. Com chapa única, a Avante Companheiros inscreveu-se para a reeleição na qual submetida aos votos dos servidores sindicalizados, aptos a votar. "De todos os sindicalizados que compareceram às Eleições, 100% votaram a favor da chapa [Avante Companheiros], atestando assim, o excelente trabalho que a atual Diretoria vem realizando", disse ao site 97NEWS, o reeleito presidente do órgão, Jerry Adriano Garcia Prates.



Brumado: Presidente da Câmara emite nota sobre aquisição de celulares e gastos com combustíveis

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em nota enviada a imprensa brumadense, a Presidente da Câmara Municipal, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), "Verimar do Sindicato" esclareceu sobre a aquisição de celulares para serem utilizados pelos vereadores e alguns servidores no uso das atividades do Poder Legislativo, bem como sobre os gastos com combustíveis na Casa Legislativa durante este ano. "Inicialmente, cumpre destacar que o objetivo da contratação consistiu na necessidade de dispor aos parlamentares do Legislativo Municipal (15 vereadores) e mais cinco servidores os serviços de telefonia móvel e aparelhos celulares com acesso à internet, com vistas a auxiliá-los no desempenho de suas funções parlamentares, inclusive de fiscais dos recursos públicos, e notadamente até mesmo eventualmente possibilitar participação mais efetiva dos Edis em sessões e reuniões virtuais ocorridas durante o presente ano, no momento mais crítico da pandemia do covid-19. Outrossim, cumpre também esclarecer que NÃO houve no ano de 2021 gastos com combustíveis no valor que tem sido propagado. Na verdade, o valor licitado de R$ 220.235,00 (duzentos e vinte mil duzentos e trinta e cinco reais) refere-se a processo licitatório com valor por estimativa de aquisição de combustível, realizada no inicio deste ano de 2021, quando esta signatária sequer era Presidente desta Casa Legislativa. Ainda assim, cumpre esclarecer, que gastos estimados não são gastos efetivamente realizados, ou seja, mesmo que a licitação faça estimativa de aquisição de combustíveis até o valor de R$ 220.235,00 (duzentos e vinte mil duzentos e trinta e cinco reais), não significa dizer que tais valores foram ou serão efetivamente gastos, posto que trata-se de valor estimado, tratando-se, portanto, apenas de uma estimativa de aquisição dos produtos. Lado outro, impende ressaltar, que o gasto com combustível no ano de 2020 foi de R$ 81.163,93 (oitenta de um mil cento e sessenta e três reais e noventa e três centavos). No entanto, diferentemente do que tem sido divulgado, esta Câmara de Vereadores de Brumado gastou com combustíveis no presente ano o valor total de R$ 53.828,00 (cinquenta e três mil oitocentos e vinte e oito reais), no período correspondente de janeiro a outubro de 2021. Cumpre ressaltar, nesse sentido, que a partir do mês de janeiro deste ano nesta Casa Legislativa passou a contar com mais dois gabinetes parlamentares, em razão do ingresso de mais dois vereadores, quando foi aumentado o número de Edis de treze para quinze. Ainda, conforme é de conhecimento público, há de ponderar-se a incidência dos constantes e sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis ocorridos no ano em curso", diz a nota. A vereadora ainda acrescenta que: "Dessa forma, cumpre ressaltar, o gasto desta Câmara de Vereadores de Brumado com combustíveis no período compreendido entre o mês de janeiro até outubro do presente ano de 2021 foi de R$ 53.828,00 (cinquenta e três mil oitocentos e vinte e oito reais), sendo equivocada qualquer informação veiculada em sentido diverso. Ademais, informa que, decorrente da gestão responsável e cautelosa que tem sido desenvolvida à frente desta Casa no presente ano de 2021, esta Câmara de Vereadores de Brumado tem atualmente em suas contas bancárias considerável quantia superior a um milhão e oitocentos mil reais. Informa ainda que todas as informações atinentes à presente matéria estão sendo tempestivamente  justificadas e esclarecidas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), nos termos acima especificados”, esclareceu a Presidente da Câmara.



CIPRv realiza parada de instrução na sede da OAB de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã da última sexta-feira (19), foi realizada em Brumado, uma "Parada Geral". O evento aconteceu no auditório da OAB/Brumado. A parada sob comando do Major PM Davi, se referiu a continuidade ao Plano de Comando para todo efetivo da CIPRv. Durante o evento, foi discutido temas importantes a todo efetivo e proferida homenagens como: Apresentação dos novos Policiais; Certificação dos Policiais que participaram da Jornada de Instrução e Capacitação; Aniversariantes do mês de Novembro; PM padrão de 2021 e Aposição de luvas ao Tenente Igor Figueiredo, recém promovido ao posto de Tenente. Em entrevista ao 97NEWS, o Major Davi, também destacou a quantidade de acidentes envolvendo animais soltos nas rodovias. Segundo ele, a CIPRv vai intensificar as ações da operação no final de ano. "Nessa época, a movimentação de veículos aumenta na pista. As pessoas se deslocam para visitar os seus familiares, principalmente agora que a pandemia está normalizando. Vamos realizar uma operação específica para atacar essa situação, que é o projeto [Pista Não é Pasto]”, disse. O Major garantiu ainda que vai trabalhar para garantir melhorias para a Companhia na região. "Aos poucos, estou vendo o que precisa. Independente do tempo que leve pra chegar, já conseguimos executar um bom serviço em prol da sociedade com o que temos, tanto em termos de material humano quanto estrutural," afirmou.



Governo Federal sanciona o auxílio-gás para famílias de baixa renda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), sancionou a lei que institui o auxílio-gás, projeto criado para reduzir os efeitos do preço desse produto sobre o orçamento das famílias de baixa renda. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22) com data da última sexta-feira (19), prazo limite para que o chefe do Executivo desse seu aval à proposta. O benefício, que recebeu o nome de Gás dos Brasileiros, será concedido às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) com renda mensal per capita inferior a meio salário mínimo ou que tenham membros que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio será pago preferencialmente a mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A lei prevê que cada família tenha direito a pelo menos 50% do valor médio do botijão de gás de 13 kg, a cada bimestre, estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos últimos seis meses. O programa tem previsão de duração de cinco anos. O projeto do auxílio-gás foi aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de setembro e pelo Senado Federal em 19 de outubro. Como sofreu alterações, o texto voltou para a Câmara, recebendo aprovação no dia 27 de outubro último.



Detran e SAC vão exigir vacinação completa para atendimento presencial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) passarão a exigir comprovante de vacinação para os atendimentos presenciais. A visitação social às unidades de saúde e às unidades prisionais também exigirão o documento. A decisão passa a valer a partir do dia 1º de dezembro. A medida foi publicada neste sábado (20), em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE). A comprovação da imunização, com as duas doses ou em dose única, poderá ser comprovada com o cartão fornecido no momento da imunização ou o Certificado Covid, obtido no aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde. As medidas adotadas pelos órgãos municipais de Vigilância Sanitária serão acompanhadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), através da Diretoria da Vigilância Sanitária, e apoiadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil.

 

 



Homem é morto e outro é baleado em rodovia que liga os municípios de Anagé e Tanhaçu

Foto: Reprodução l Rede Social

Na tarde do último sábado (20), Um homem morreu e outro ffoi baleado próximo ao trevo que liga as rodovias BA-262 e BA-142, entre Anagé e Tanhaçu. As vítimas, que não tiveram os nomes revelados, estavam em um Fiat Pálio, quando uma picape Hilux, de cor prata, com quatro homens a bordo parou, e os ocupantes efetuaram vários disparos de arma de fogo contra às vítimas. Segundo o site L12, um dos atingidos morreu no local, entes de ser socorrido, já o outro foi encontrado do lado de fora do veículo, sendo socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzido até um hospital municipal. A polícia informou que foi acionada e as circunstâncias e motivação do crime ainda vão ser apuradas.



Tanhaçu: Caminhão tomba após motorista perder controle do veículo

Foto: Reprodução l Rede Social

Um caminhão tombou em um trecho da BR-030, na madrugada do último sábado (20). O acidente foi registrado no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. De acordo com a Companhia de Policiametno Rodoviário (CIPRv) de Brumado o motorista perdeu o controle da direção. Conforme a CIPRv, o motorista do veículo foi identificado como Luan Machado, de 23 anos. Ele não sofreu ferimentos. O caminhão tinha placas da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu (BA).



Bahia registra 3 mortes e 244 novos casos da Covid neste domingo

Foto: Divulgação l GOV-BA

A Bahia registrou, neste domingo (21), 244 novos casos da Covid-19 e três mortes em decorrência da doença, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Somando os dados das últimas 24 horas, o estado acumula agora, desde o início da pandemia, 1.255.481 casos confirmados da Covid-19 e 27.230 óbitos pela doença. Neste momento, a Bahia tem 2.811 casos da Covid considerados ativos.



Aposta mineira leva sozinha prêmio superior a R$ 39 milhões pago pela Mega Sena

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um único sortudo ou sortuda, levou o prêmio de R$ 39.690.444,50 pago pela Mega Sena, no sábado (20). A aposta realizada na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, acertou as seis dezenas do concurso 2.430. Foram sorteados os números 19 - 26 - 39 - 45 - 46 - 56. Os números foram sorteados no espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. Os ganhadores da quina, aqueles que acertaram cinco, dos seus números sorteados, somaram 37 apostas. Cada uma vai pagar R$ 96.493,78. A quadra teve 4.109 apostas vencedoras e pagará a cada um dos ganhadores um prêmio de R$ 1.241,27. Para o próximo concurso, que ocorrerá na quarta-feira (24), o prêmio estimado pela Caixa é R$ 3 milhões.