ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2019"

Sem horário de verão, Enem terá novo horário

Foto: Luciano Santos l 97News

Com o fim do horário de verão, a hora local de fechamento dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar nos 16 estados das regiões Norte e Nordeste. Ao contrário dos anos anteriores, dessa vez, o Brasil terá apenas três fusos horários durante o exame. Isso significa que, na maior parte do país, as provas do Enem 2019 começarão uma hora mais tarde do que ocorreu em 2018. Neste ano, o exame ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro. O cronograma oficial do Enem 2019 segue a hora de Brasília, no Distrito Federal. Mas, por causa dos fusos do Brasil, para que as provas sejam aplicadas no mesmo momento a todos os candidatos do país, o horário local do Enem varia de estado para estado. Vale lembrar que todos os candidatos que chegarem no local de provas depois do fechamento dos portões são eliminados do exame. Na Bahia, a abertura dos portões será as 12h (horário de Brasília) e o fechamento será as 13h (horário de Brasília).



Flamengo atropela o Grêmio no maracanã

Foto: Reprodução l TV Globo

Em clima de festa, Maracanã lotado, o Flamengo deu muito pouca chances ao Grêmio na noite de quarta-feira (23). Depois de um primeiro tempo sonolento e de só um gol, o Rubro-Negro terminou a partida de volta da semifinal da Libertadores goleando o Tricolor: 5 a 0. Gabigol, duas vezes, Bruno Henrique, Rodrigo Caio e Pablo Marí marcaram. Depois de passar pelo Grêmio com 5 a 1 no placar, o Flamengo encara o River Plate, da Argentina, na decisão da Libertadores. O jogo será disputado em Santiago, no Chile, no dia 23 de novembro. Ainda sobre o jogo desta quarta, o Flamengo, com a possibilidade de empatar em 0 a 0 debaixo do braço, não exerceu a tradicional pressão inicial de quem joga em casa, mas também não dava espaço ao Grêmio. O Tricolor trocava passes no meio de campo, mas as jogadas terminavam quase sempre com chutões e erros. Quando os visitantes pareciam ganhar confiança, o Rubro-Negro abriu o placar com Bruno Henrique em uma jogada de velocidade com Gabigol. Era só o começo do que estava por vir. Já no segundo tempo, o Flamengo ampliou a vantagem em apenas um minuto, com Gabigol. Depois, só deu Rubro-Negro. Gabigol, de novo, Pablo Marí e Rodrigo Caio deram números finais ao chocolate carioca sobre o Tricolor, que ainda tentou alguma coisa no fim, mas sem ao menos assustar o goleiro Diego Alves, que fez apenas uma boa defesa durante os 90 minutos. Com o jogo de ontem, o Flamengo volta a uma final de Libertadores depois de 38 anos. A última vez em que o Rubro-Negro tinha ido a uma decisão da competição continental foi em 1981, quando venceu o Cobreloa, do Chile. Agora, enfrentará o River Plate.



Universitária recebe apoio da CAASE de Livramento e fará o tratamento em Barretos

Foto: Divulgação

Uma mobilização foi feita esta semana por alunos do curso de Direito de Brumado em prol de uma causa nobre, o tratamento do câncer da colega Claudia Costa Camelo, de 23 anos. A estudante que é moradora da cidade de Livramento de Nossa Senhora, esta recebendo apoio da Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE) do município onde ela mora. Segundo os estudantes, a vaquinha e rifas para a colega será apenas para as suas despesas pessoais durante o tratamento na cidade de Barretos (SP). Diagnósticada com o tumor maligno no último dia 18 deste mês, os médicos através de laudo médico, apontaram um tumor na mama direita. Na próxima segunda-feira (28), Claudia viaja para Barretos (SP) em busca do tratamento no Hospital do Amor, inclusive com total apoio do Caase de Livramento. Com o tratamento bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os colegas da estudante disseram que a ajuda agora é apenas para despesas com alimentação e transporte. Para ajudar você pode entrar em contato com os alunos da Pitágoras ou depositando qualquer valor na conta da estudante. O banco é Caixa Econômica Federal, em nome de Claudia Costa Camelo. Conta: 00072473-3; Agência: 1054; Operação: 013. 



A camisa do seu time de coração você encontra na Marcelo Esportes

Foto: Divulgação

O futebol é um dos esportes mais famosos do mundo, o grande triunfo que une os brasileiros. Quem nunca chorou ao assistir aquela partida do seu time do coração? Seja no estádio, ou pela TV, há pessoas que dizem que a torcida move os jogadores, e com certeza a força positiva e a vibração fazem a diferença! Por isso, para muitas pessoas, assistir um jogo é mais do que um passatempo. Existem aqueles que seguem um ritual antes de cada partida, ou os que acham que devem usar a mesma peça de roupa ou sentar no mesmo lugar para dar sorte ao time. E para agradar a todos os gostos, as camisas de time de futebol estão em alta. Mas, antes de comprar a sua, lembre-se que na Marcelo Esportes você encontra uma boa variedade de opções e com preços imperdíveis. Venha buscar a camisa do seu time de futebol hoje mesmo! Marcelo Esportes na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães (próximo a Pax Nacional). Whatsapp (77) 99944-9086. Marcelo Esportes, o esporte mais perto de você.



Brumado: Foragido há 1 mês, caminhoneiro que matou companheira ainda não foi preso

Foto: Divulgação

Deuslirio Alves, o caminhoneiro acusado de matar a companheira com um tiro no dia 24 de setembro deste ano no bairro Esconso, continua foragido. O crime aconteceu na residência do casal e chamou a atenção da comunidade brumadense. Ariane dos Reis Santos, foi morta com um tiro na cabeça, após uma discussão. O assassino, considerado um cara frio, ainda ligou para o pai da vítima avisando sobre o crime. O acusado já tem passagens pela polícia por outros crimes, como ameaça de divulgação de fotos íntimas de outra ex-companheira. A justiça já decretou a prisão dele e a família aguarda que o mesmo seja encontrado e preso. Informações, 197 da Polícia Civil.



Brumado: Empresário Fabrício Abrantes lança pré-candidatura à prefeito 2020

Foto: Luciano Santos l 97News

O empresário e administrador Fabrício Abrantes confirmou que é pré-candidato a prefeito de Brumado, em entrevista na quarta-feira (23) ao 97NEWS. Questionado pelo site do porque lançar seu nome para 2020, o empresário disse que é um dos pré-candidatos naturais, tendo em vista sua crescente popularidade e às atividades que vem realizando junto à comunidade. "A política tá no meu dia a dia desde quando eu tinha 12 anos de idade, sempre gostei. Além disso, quero administrar para o povo", revela. Abrantes ainda destacou que sua caminhada política, não é um projeto pessoal e sim voltado a atender as demandas do município e, principalmente, as pessoas que mais precisam. "Precisamos ser mais humanos, temos que realizar projetos para as pessoas mais carentes do município", disse ao site. Ainda sem definir o partido para o pleito de 2020, o empresário destacou a necessidade de políticas públicas na área de desenvolvimento social, a fim de atender ao grande número de pessoas em vulnerabilidade social no município. O posicionamento do administrador também foi firme no quesito investimentos. Fabrício ressaltou que sempre que possível apoia a iniciativa de outros empresários e demais cidadãos que promovem atividades que contribuam para o desenvolvimento da cidade, seja no âmbito social ou econômico. Tranquilo, Abrantes demonstrou confiança e disposição para a nova etapa da sua vida. De acordo com ele, sua campanha será respeitosa. "Não é uma briga, o importante na democracia é dar à população a oportunidade de avaliar qual caminho seguir, visando a alternância de poder e a melhoria de vida e a realização dos sonhos de todas as pessoas", afirmou ao 97NEWS.



Casa pega fogo ao ser atingida por dois raios em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Reprodução l TV Bahia

Uma casa foi incendiada após ter sido atingida por dois raios, em Luís Eduardo Magalhães. O fato, que não deixou ninguém ferido, aconteceu na tarde de quarta-feira (23), no bairro de Mimoso I. Segundo o Corpo de Bombeiros ao site G1, ninguém estava em casa no momento da queda dos raios, apenas um cachorro, que foi salvo por vizinhos que arrombaram o portão para retirá-lo das chamas. o teto desabou e vários móveis e eletrodomésticos foram destruídos.



Sudoeste: Inema alerta chuvas moderada ou forte em Brumado e cidades da região

Foto: Luciano Santos l 97News

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) informou que, ao longo das próximas 24 horas, as condições atmosféricas permanecem favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte em algumas áreas da faixa centrosul e oeste da Bahia, podendo vir acompanhadas de descargas elétricas, o que caracteriza uma situação de "Atenção". Dentre esses municípios estão Brumado, Caculé, Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Barra da Estiva, Guanambi, Guajeru, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Rio de Contas, Rio do Antônio, Tanhaçu, Ituaçu, e outros municípios. 



Brumado e Malhada de Pedras terão abastecimento de água interrompidos para manutenção, diz Embasa

Foto: Luciano Santos l 97News

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para possibilitar a realização de serviços de manutenção preventiva visando proporcionar melhorias e maior segurança operacional no sistema de Cristalândia, o fornecimento de água será interrompido nesta quinta-feira (24) em Brumado, localidades rurais e na cidade de Malhada de Pedras. Após a conclusão do serviço, prevista para o final da tarde, o abastecimento será restabelecido gradativamente e regularizado em até 48 horas nas áreas eventualmente afetadas. Enquanto realiza a intervenção, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Os moradores que possuem reservatório com capacidade suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção programada.



Contaminação com alumínio pode ter matado 25 pacientes em clínica de hemodiálise da Bahia

Foto: Divulgação

Ao menos 25 mortes de pacientes que faziam tratamento em uma clínica de hemodiálise de Salvador, estariam relacionadas à contaminação por alumínio. É o que dizem os pacientes que continuam fazendo hemodiálise na clínica. “A gente sabe que os óbitos aconteceram logo após o período da contaminação, mas as famílias na ocasião não tinham conhecimento do erro da clínica”, declarou Cintia Carla da Silva Gomes, 41, uma das pacientes contaminadas. “Estou de luto por meu marido há três meses e é um misto de dor, revolta e medo, principalmente, porque assim como ele, também fui contaminada e posso morrer a qualquer momento por cauda do erro da clínica”, desaba Sandra, esposa de Gilson de Jesus Silva, 46, que faleceu em agosto deste ano. Gilson fazia hemodiálise no mesmo endereço há 18 anos. O limite tolerável é de dez microgramas por litro de sangue, mas nos pacientes examinados pela própria clínica, o número variava entre cem e duzentos microgramas. O processo do caso de Salvador está na 18ª vara de consumo, e por conta dessa ação pelo menos 18 pacientes estão fazendo tratamento para amenizar os sintomas provocados pela contaminação. Entretanto, o que mais preocupa os pacientes é que de maio até outubro, outros 25 pacientes que faziam tratamento na clínica morreram. A relação da contaminação com as 25 mortes registradas na clínica ainda é investigada.



Brumado receberá quase R$ 4 milhões com a PEC que define divisão de recursos do 'megaleilão do petróleo'

Foto: Luciano Santos l 97News

Depois de muita discussão, o Congresso aprovou no último dia 15 deste mês o projeto de lei que define os critérios de divisão dos recursos do megaleilão do pré-sal, na área conhecida como cessão onerosa, com estados e municípios. A matéria foi aprovada com 68 votos favoráveis e nenhum contrário. A Lei 13.885, de 2019 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. O leilão corresponde ao petróleo excedente em uma área inicialmente explorada pela Petrobras no Rio de Janeiro. O governo prevê arrecadar R$ 106,6 bilhões com o volume extra de petróleo na região. A expectativa é de que, com a divisão, as prefeituras e governos estaduais recebam um total de R$ 21,9 bilhões no caixa. O pacote foi negociado pelos senadores a fim de "compensar" a aprovação da reforma da Previdência. Uma parte dos recursos deverá ser liberada ainda este ano, e o restante em 2020. As prefeituras poderão destinar os recursos para investimento ou para despesas previdenciárias. Os governos estaduais deverão usar os recursos prioritariamente para cobrir rombos na Previdência e, apenas se sobrar dinheiro, para investimentos. Na lista do municípios beneficiados, a cidade de Brumado receberá o montante de R$ 3.881.406,14 (Três milhões, oitocentos e oitenta e um mil, quatrocentos e seis e quatorze centavos). Confira a lista completa de cada município.



BA-148: Motociclista morre em acidente entre os municípios de Dom Basílio e Brumado

Foto: Leitor l 97NEWS

Um motociclista morreu no fim da manhã desta quarta-feira (23), ao se envolver em uma colisão na BA-148, no trecho entre os municípios de Dom Basílio e Brumado. Segundo o site L12 Sudoeste, o agente de saúde Antônio Sebastião da Silva, de 54 anos, trafegava em uma motocicleta e, ao fazer uma conversão para entrar para a comunidade Barra do Bernado, acabou sendo atingido por uma Toyota Hillux, que também trafegava pela rodovia. Com o impacto, o motociclista acabou morrendo no local. A Polícia Militar foi acionada e acompanhou os trabalhos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. 

Foto: Leitor l 97NEWS


Brumado: Justiça Eleitoral condena ex-candidato e empresário Márcio Moreira a mais de 11 anos de prisão

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

O juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, condenou o ex-candidato a deputado estadual e empresário, Márcio Moreira da Silva (Patri), à pena final de 11 anos, três meses e vinte e cinco dias de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática do delito previsto no art. 299, da Lei 4.737/65 (corrupção eleitoral), por três vezes, par. 5º, II e III, da Lei 9.504/97, em continuidade delitiva; art. 5º, c.c. art. 11, III, da Lei 6.091/74 (transporte irregular de eleitores no dia das eleições), c.c. arts. 71 e 29, do CP. Segundo a decisão, os fatos são relativos às eleições municipais de 2012. De acordo com a denúncia, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recebeu diversas informações de que o acusado, então candidato a vereador, estaria corrompendo eleitores. Na época, em 2012, quando candidato a vereador, foi apurado que diversas fazendas do distrito de Cristalândia, zona rural de Brumado, o ex-candidato Márcio Moreira ofereceu e deu a alguns moradores vantagens consistentes em limpeza de aguadas, no intuito de obter, para si e para o então candidato a prefeito Aguiberto Lima Dias, votos no pleito que se aproximava. “Pelo exposto, condeno Márcio Moreira da Silva, empresário, pela prática dos crimes previstos no art. 299, da Lei 4.737/65, em continuidade delitiva; e art. 5º, c.c. art. 11, III, da Lei 6.091/74, em continuidade delitiva, c.c. art. 69 do Código Penal, à pena final de 11 anos, 3 meses e 25  dias de reclusão, em regime inicial fechado (CP, art. 33. par. 2º “a”), e 280 dias-multa, fixada cada unidade em dois salários-mínimos vigentes à época dos crimes”, sentenciou o juiz Guimarães. O Juiz ainda condenou Juscélio Barbosa Lopes à pena final de quatro anos, onze meses e quinze dias de reclusão, em regime inicial semiaberto (CP, art. 33, par. 2º, “b”), e 200 dias-multa, fixada cada unidade em um salário-mínimo vigente à época dos crimes. Conforme a sentença, os condenados poderão recorrer em liberdade. Entretanto, não poderão mudar de residência, nem dela se ausentar por mais de dez dias, sem autorização judicial. O Juiz Genivaldo Guimarães informou ainda que expediu os mandados de prisão e guias de execução, "lançando-se os nomes dos condenados no rol dos culpados", relata a decisão.



Com o tema 'Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável', IFBA de Brumado abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Em sua 16ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, através de meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a sociedade a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o assunto. O tema deste ano trata da “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento Sustentável”, o campus do IFBA de Brumado participa da SNCT em seu oitavo ano. Em entrevista ao 97NEWS, o coordenador local do evento, o professor Marcelo Leite relatou que a temática deste ano inclui o uso de matéria orgânica ou biomassa, buscando uma geração de riqueza e crescimento econômico de maneira sustentável. "Devemos respeitar o meio ambiente, a diversidade cultural, as comunidades tradicionais, essa é a temática que vamos abordar de um modo geral na edição deste ano", disse o professor. Com a presença de professores universitários, da indústria e de agricultores familiares, o evento além de abordar diversos assuntos, também trás os produtos para dentro do Campus. "A ideia é expor os produtos orgânicos e artesanais para mostrar este viés de economia sustentável não só ambientalmente, mas como socialmente a população", conta Leite. 

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Em dois dias de evento, quarta-feira (23) e quinta-feira (24), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ainda terá salas temáticas montadas pelos próprios alunos do IFBA, que podem ser visitadas pelo público, no qual terão a oportunidade de conhecer de perto como aplicar a bioeconomia na construção civil, na plantação de produtos agrícolas, jogos educacionais, além de opiniões que poderão ser dadas pelos visitantes. Ainda segundo o professor, o município de Brumado se destaca por ter uma região energética muito ampla na área da bioeconomia. "Temos hoje na região de Brumado e geração da energia eólica, além disso o agronegócio, que é bioenergia, mas temos que ter uma visão crítica dos limites dessa bioeconomia, porque nem sempre é sustentável. Então a ideia é mostrar que a bioeconomia ela vem desde do pequeno agricultor, até as grandes empresas, que podem contribuir para um desenvolvimento sustentável", destacou Marcelo Leite. Por tanto, o evento está aberto ao público nos dois dias, 23 e 24, e a inscrição pode ser feita no site (aqui).

 

Foto: Huan Nunes l 97NEWS


Brumado: 'Ponte do Padre' será duplicada, ligando o centro aos bairros Jardim de Alah e Urbis 2

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Assim como a ponte que liga os bairros São Jorge e Dr. Juracy, os moradores dos bairros Jardim de Alah e Urbis 2, terão o acesso ao centro da cidade melhorado. Isso porque a antiga Ponte do Padre, uma estrutura antiga e que só passava um veículo por vez, vai ser duplicada. As obras inclusive já começaram e a previsão que esteja pronta em quatro meses, segundo um dos encarregados pela obra. O trecho a ser duplicado compreende 11 metros de largura e cerca de 50 metros de comprimento, segundo o Município. Conforme a Prefeitura, a obra vai beneficiar uma das principais ligações entre a periferia e o centro da cidade, atendendo a milhares de usuários que passam pelo local. “Isso demonstra que, apesar das dificuldades, estamos trabalhando. A mobilidade urbana é uma área fundamental, pois, além de garantir o desenvolvimento da cidade, proporciona um trânsito mais ágil e seguro, principalmente para o transporte público”, destacou Eduardo Vasconcelos.



STF condena Geddel a 14 anos de prisão e pena de Lúcio é de 10 anos

Foto: Reprodução

Na terça-feira (22), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou os irmãos, Geddel e Lúcio Vieira Lima a mais de 10 anos de prisão. As condenações se deram por pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, no caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas de dinheiro e caixas em um apartamento em Salvador, em 2017. Os ministros decidiram condenar Geddel 14 anos e 10 meses de prisão em regime fechado e 106 dias, multa no valor de R$ 1,5 milhão. Lúcio, por sua vez, foi condenado a 10 anos e 6 meses também em regime fechado, mais 60 dias, multa de R$ 840 mil em valores a serem corrigidos. A Segunda Turma decidiu que Geddel siga preso até o julgamento dos recursos possíveis. Lúcio continua a responder o processo em liberdade. Os ministros também decidiram impor uma multa de R$ 52 milhões de reparação por danos morais à sociedade. Ainda segundo a pena imposta pelo STF, Geddel teria direito à progressão de regime após 29 meses de prisão, ou seja, daqui a cinco meses.



Incêndio é contido após chuvas de terça-feira (22) na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Após as chuvas da madrugada de terça-feira (22), boa parte dos focos de incêndio foram debelados na região da Chapada Diamantina. Pela manhã, bombeiros e brigadistas estiveram no terreno e com o apoio do helicóptero, combateram os últimos focos de incêndio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foi feito um último sobrevoou na região e constatado a extinção de todos os focos de incêndio, restando somente um rescaldo que ocorrerá nesta quarta-feira (23). Ao todo, 28 agentes especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários, trabalharam para ajudar no combate ao incêndio que atingia a região da Chapada Diamantina desde o último sábado (19), em Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. A Polícia investiga se o incêndio foi criminoso.



Com crescimento de 685%, Bahia não está na lista de prioridade do Ministério da Saúde contra a dengue

Foto: Luciano Santos l 97News

O estado da Bahia não está na lista de prioridade do Ministério da Saúde para receber novos estoques do inseticida do tipo fumacê, utilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo o site Bahia Notícias, os casos de dengue no estado cresceram cerca de 685% em comparação com 2018, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Além disso, a pasta ainda informou que está com baixo estoque do produto e que aguarda a regularização da situação por parte do governo federal. Só este ano, 32 municípios baianos já solicitaram o inseticida. O Ministério da Saúde informou que possui atualmente em estoque e apto para uso 26 mil litros de um inseticida. O produto será distribuído aos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Rio de Janeiro, “devido ao aumento de casos de Chikungunya”. Até agora, a Bahia já registrou 7.764 casos prováveis de Chikungunya, em 2018 foram 4.205 casos. Quanto a Zika, também transmitida pelo Aedes aegypti, o total de casos prováveis dobrou entre 2018 e 2019, passando de 1.316 para 2.626 casos. Sem o inseticida, haverá a necessidade de intensificação das ações de rotina por parte dos municípios, visando diminuir a transmissão de casos. Também é preciso realizar visitas casa a casa, resgate de imóveis pendentes, mobilização da população e mutirões de limpeza. 



Motorista é flagrado ao transportar embarcação de luxo de forma irregular em caminhão

Foto: Divulgação l PRF

Um caminhoneiro foi flagrado transportando um barco de luxo de forma irregular na BR-116, trecho do município de Milagres. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista foi abordado pelos policiais na noite de domingo (20). Durante operação de fiscalização, agentes da PRF solicitaram a documentação de autorização (AET) para o transporte e verificaram que o caminhão que transportava o barco tinha medidas menores do que as reais. Diante da situação, o motorista foi autuado e tanto o veículo quanto a embarcação foram retidos. A PRF informou que além da carga estar em desacordo com a autorização especial de trânsito (AET), o motorista não comprovou ter o curso para condutores de veículos de transporte de cargas indivisíveis, que são as cargas que não podem ser divididas em duas ou mais partes e que, para fins de transporte, excede o peso ou dimensões dos veículos convencionais. Não há detalhes sobre o dono da embarcação, nem destino de saída e entrega do barco de luxo.



Malhada de Pedras: Carro pipa é flagrado captando água não potável para abastecer zona rural; prefeitura diz que água não é para consumo humano

Foto: Divulgação

O morador da cidade de Malhada de Pedras, Manoel Lima Rocha, procurou a redação do 97NEWS para denunciar um carro pipa da prefeitura que estaria captando água de esgoto para distribuição nas comunidades rurais. Ele relatou que a água estaria sendo captada em um local de despejo de esgoto. “Essa água é imprópria até para animal. Nós filmamos, levamos as imagens e protocolamos a denúncia no Ministério Público. É fato, caso de polícia”, declarou. O vídeo foi publicado nas redes sociais e a população está revoltada com a situação. O morador também citou que as comunidades rurais do município sofrem com a carência de água e precisam contar com a operação pipa para o abastecimento. “O que eu sei é que a população está revoltada. Não sei se ainda estão pegando água lá. Na verdade, não é água, é esgoto. Fiz meu papel de cidadão”, reiterou. Em nota, a Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras negou que estaria captando, através de carro pipa, água de esgoto para distribuição nas comunidades rurais. Segundo a prefeitura, a água distribuída para população rural é retirada do poço artesiano cedido pela Embasa. “A água para consumo humano na zona rural é fornecida pelo Exército através de carros pipa e sistemas de dessalinizador mantido pela prefeitura, além das cisternas já existentes nas comunidades”, diz a nota. Sobre às imagens, a prefeitura disse que se trata de uma aguada particular, sem nenhum tipo de esgoto. “A mesma é usada em obras em construção pela prefeitura, para molhar plantas, gramas nos jardins e em praças, como também molhar estradas vicinais para minimizar a poeira”, destaca a nota.