Com o tema 'Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável', IFBA de Brumado abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Em sua 16ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, através de meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a sociedade a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o assunto. O tema deste ano trata da “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento Sustentável”, o campus do IFBA de Brumado participa da SNCT em seu oitavo ano. Em entrevista ao 97NEWS, o coordenador local do evento, o professor Marcelo Leite relatou que a temática deste ano inclui o uso de matéria orgânica ou biomassa, buscando uma geração de riqueza e crescimento econômico de maneira sustentável. "Devemos respeitar o meio ambiente, a diversidade cultural, as comunidades tradicionais, essa é a temática que vamos abordar de um modo geral na edição deste ano", disse o professor. Com a presença de professores universitários, da indústria e de agricultores familiares, o evento além de abordar diversos assuntos, também trás os produtos para dentro do Campus. "A ideia é expor os produtos orgânicos e artesanais para mostrar este viés de economia sustentável não só ambientalmente, mas como socialmente a população", conta Leite. 

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Em dois dias de evento, quarta-feira (23) e quinta-feira (24), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ainda terá salas temáticas montadas pelos próprios alunos do IFBA, que podem ser visitadas pelo público, no qual terão a oportunidade de conhecer de perto como aplicar a bioeconomia na construção civil, na plantação de produtos agrícolas, jogos educacionais, além de opiniões que poderão ser dadas pelos visitantes. Ainda segundo o professor, o município de Brumado se destaca por ter uma região energética muito ampla na área da bioeconomia. "Temos hoje na região de Brumado e geração da energia eólica, além disso o agronegócio, que é bioenergia, mas temos que ter uma visão crítica dos limites dessa bioeconomia, porque nem sempre é sustentável. Então a ideia é mostrar que a bioeconomia ela vem desde do pequeno agricultor, até as grandes empresas, que podem contribuir para um desenvolvimento sustentável", destacou Marcelo Leite. Por tanto, o evento está aberto ao público nos dois dias, 23 e 24, e a inscrição pode ser feita no site (aqui).

 

Foto: Huan Nunes l 97NEWS