ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2015"

Brumado: Reunião da APLB e Sindsemb tem clima quente e greve poderá ser deflagrada ainda hoje (08)

A tensão começou após a fala do servidor Maxuel Ramos que defendeu que a categoria deveria aceitar a proposta oferecida pela gestão municipal (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Após uma reunião realizada na Prefeitura Municipal de Brumado na manhã desta quinta-feira (08) entre a APLB, Sindsemb e representantes da administração municipal, a qual, teve como pauta a renegociação salarial dos professores e servidores públicos municipais, ao invés de avançar, acabou retrocedendo, pelo menos no âmbito das duas categorias que ouviram propostas bem abaixo das expectativas e também das possibilidades reais, já que um estudo feito por técnicos das duas entidades mostrava que os índices poderiam ser de 13,1% (professores) e 10% (servidores) que as finanças públicas não seriam abaladas. Diante da negativa por parte da gestão municipal, os professores e servidores realizaram uma nova assembleia às 15h no Clube do Sindicato dos Mineradores, onde a indignação foi “desopilada” em “doses cavalares”. Um dos momentos que mais chamou a atenção foi o posicionamento do servidor Maxuel Ramos, que defendeu que a proposta oferecida pela administração municipal deveria ser aceita diante de uma severa crise financeira. Ele foi vaiado e o clima esquentou com novos depoimentos inflamados de professores que defenderam a deflagração de uma greve, já que, segundo eles, a categoria estava sendo novamente desrespeitada, citando o caso no ano passado, onde se falou que não havia verbas e o dinheiro sobrou nos cofres municipais. A equipe do 97NEWS está de plantão no local e assim que for divulgada por parte dos sindicatos a decisão que será tomada a divulgação será feita. 



BDO: Veículo do Governo do Estado estaciona bem em cima da faixa de segurança em frente à prefeitura

Com a faixa ainda visívell, o motorista ignorou-a (Foto: Carlos Silva / 97NEWS)

Diz o ditado que “os exemplos vêm de cima”, mas nos dias de hoje, o difícil é achar exemplos positivos. Uma cena flagrada pelo apresentador do Jornal da Alternativa Iª Edição, Carlos Silva, na manhã desta quinta-feira (08), em frente à sede da Prefeitura Municipal de Brumado, veio mostrar o avesso deste antigo ditado, já que, o mau exemplo veio de cima. O fato se resume a um veículo com logomarca oficial do Governo do Estado, o qual resolveu estacionar bem em cima da faixa de segurança, a qual, apesar de bem apagada, ainda era facilmente perceptível. Esses dias um carro oficial do Detran (pasmem) ficou estacionado em cima do passeio público, enquanto os funcionários ficaram almoçando tranquilamente em um restaurante da cidade. No caso de hoje, nenhuma punição foi aplicada ao veículo, mesmo tendo, a todo instante agentes de trânsito no local. Possivelmente se fosse um carro de um cidadão comum a história seria outra. 



Extintor de incêndio em 'Dez Mandamentos' bomba na web

(Foto: Reprodução TV Record)

Uma gafe chamou a atenção dos telespectadores da novela "Dez Mandamentos", da Record, no capítulo dessa quarta-feira (07). Na cena em que Meketre (Luciano Szafir) e Tais (Babi Xavier) conversam, é possível ver um extintor de incêndio. Como a trama se passa no segundo milênio antes de Cristo, a falha não passou despercebida pelos internautas e bombou na web. "A novela é tão boa que os egípicios já estavam com extintor esperando a chuva de fogo", ironizou um usuário do Twitter. Um internauta ainda comentou: "Segundo a Record, um dos #DezMandamentos é: 'Segurança acima de tudo'. Extintor de incêndio no Egito do Faraó? ". Outro telespectador fez piada: "Esse extintor de incêndio no Egito Antigo da Record é a prova da ligação deles com os aliens!!". Outras novelas também já tiveram micos durante suas cenas e não foram perdoadas pelos telespectadores e internautas. (iG)



Brumado vive ‘Noite dos Assaltos’ e população já não pode nem ficar mais na porta das casas

A 'Noite de Assaltos' atormentou a população que se sente cada vez mais desprotegida (Fotomontagem: 97NEWS)

Uma tradição secular de Brumado está prestes a ficar somente na memória, já que, a centenária “prosa da frente de casa" que é feita costumeiramente pelas famílias, atualmente, se tornou um grande convite para a visita indesejada dos assaltantes de plantão, que surgem como “lobos da noite”, tragando suas vítimas indefesas. A indiferença e o descaso do Governo do Estado com a situação, que continua fazendo “vistas grossas” em não construir o Centro de Detenção Provisória, bem como não aumentar o contingente de policiais na cidade, acabou se tornando um “prato cheio” para os bandidos, que “abocanham” as suas “pratadas” com seus “garfos insaciáveis”. A noite desta quarta-feira (07) comprovou isso de forma inquestionável, onde dezenas de assaltos aconteceram em diversos pontos da cidade, fazendo com que os poucos policiais tivessem que dar uma de heróis e se fazer o papel de “multi-homens” para tentar conter o ímpeto incontrolável dos malfeitores. Apesar da autuação de uma dupla de menores que foi autora de grande número dos assaltos, os policiais não tinham como se “teletransportar” e deixaram de prender outra dupla perigosa que atuou em cima de uma motocicleta Honda CG 150 vermelha, que se mostraram muito agressivos, roubando, no mínimo, duas motocicletas, além de vários celulares. A Polícia, com o seu baixo contingente, faz a sua parte e merece o reconhecimento da sociedade, mas o Governo do Estado não está cumprindo o seu papel em dar a devida segurança pública aos brumadenses, que se ficam cada vez mais acuados, não podendo nem mais ficar na porta de suas residências, já que o risco de serem assaltados é muito grande. Confira abaixo uma cena capturada de um sistema de segurança que mostra como os bandidos agem tranquilamente, assaltando as pessoas na frente das suas residências: 



Solidariedade: ‘Clube das Luluzinhas’ realiza com grande sucesso o seu 4º Chá Beneficente

O Clube das Luluzinhas vem fazendo a diferença e promovendo várias ações solidárias (Foto: 97NEWS)

Mesmo em tempos tão difíceis, onde o ser humano se mostra cada vez mais frio e distante dos mandamentos de ajudar o próximo, exemplos de solidariedade ainda acontecem. Em Brumado temos uma prova disso que é uma ‘confraria’ de mulheres que criou um grupo no WhatsApp chamando “Clube das Luluzinhas” e que resolveu sair do ambiente digital e ir para o mundo real para fazer a diferença. Diante disso foi criado o “Chá Beneficente das Luluzinhas”, que nesta quarta-feira (07) teve a sua quarta edição, onde as integrantes tinham que levar, no mínimo, 5 kg de alimentos não perecíveis. Assim como os anteriores, o evento foi um grande sucesso, onde foi arrecadada uma quantidade significativa de alimentos, a qual será repassada para entidades filantrópicas que atuam na cidade. Na oportunidade também foi realizada uma grande confraternização entre as integrantes do grupo, onde foram feitas novas sugestões para ampliar o raio de ação social das Luluzinhas. 

Os alimentos arrecadados no evento (Foto: 97NEWS)


Tempos Difíceis: Bahia registra maior número de mortes violentas no país

(Foto: Reprodução)

Em 2014, o Brasil registrou 160 mortes violentas intencionais por dia. Segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os homicídios dolosos, latrocínios e as lesões corporais seguidas de morte somaram 58.559 casos no ano passado. O número é 4,8% maior do que as 55.878 vítimas registradas em 2013. Com o aumento, a taxa de mortes violentas no país passou de 27,8 por 100 mil habitantes para 28,9 para cada grupo de 100 mil pessoas em 2014. A maior parte dessas mortes foi enquadrada como homicídio doloso. Foram 53.305 casos no ano passado, com crescimento de 4,26% em relação aos 50.167 crimes do mesmo tipo praticados em 2013. Em seguida, a ação policial aparece como segunda maior causa de óbitos violentos. Em 2014, foram mortas por policiais oito pessoas por dia, em um total de 3.022 casos. O número é 37,2% superior às 2.203 mortes causadas pelas forças de segurança em 2013. Os roubos seguidos de morte vitimaram 2.061 pessoas em 2014. Em 2013, foram registrados 1.928 latrocínios em todo o país, além de 1.172 lesões corporais seguidas de morte. O número de ocorrências desse último crime caiu para 773 casos em 2014. As mortes de policiais também caíram, de 408 casos, em 2013, para 398, no ano passado. Alagoas teve a maior taxa de mortes intencionais por 100 mil habitantes, foram 66,5 em 2014. Entretanto, o número representa queda de 3,5% em relação à taxa de 2013, quando o estado teve 68,9 mortes por grupo de 100 mil pessoas. Em números absolutos, foram 2.208 casos registrados em 2014, contra 2.273 no ano anterior. A Bahia registrou o maior número absoluto de mortes violentas, com 6.265 vítimas em 2014. Em 2013, o estado teve 6.026 óbitos intencionais. De um ano para outro, a taxa subiu de 40,1 por 100 mil habitantes para 41,4 casos para cada 100 mil pessoas. O Rio de Janeiro foi o segundo estado em número absoluto de mortes intencionais - 5.714 em 2014 e 5.348 em 2013. A taxa por 100 mil habitantes subiu 6,3%, de 32,7, em 2013, para 34,7, no ano passado. Apesar de ser o terceiro estado com o maior número absoluto de vítimas – 5.612 em 2014 – São Paulo tem a menor taxa de mortalidade violenta intencional por 100 mil habitantes, 12,7. O número representa crescimento de 1,7% em relação ao índice de 12,5 mortes a cada 100 mil pessoas verificado em 2013. Naquele ano, os homicídios dolosos, latrocínios, as lesões corporais seguidas de morte e vítimas de ação policial somaram 5.472 casos. As forças de segurança paulistas também foram as que mais causaram mortes em 2014 - 965 casos, com alta de 57,1% em relação às 614 mortes do ano anterior. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública fez o levantamento com base em informações disponibilizadas pelas secretarias de Segurança Pública e Defesa Social em suas páginas oficiais, além de dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.



Brumado: Dupla de menores promove ‘arrastão dos celulares’ na cidade

A motocicleta e o simulacro de pistola que eram utilizados pela dupla também foram apreendidas (Foto: 97NEWS)

Nesta semana quem saiu com celular pelas ruas da cidade no período noturno correu um sério risco de ter os seus aparelhos “surrupiados”, pois uma dupla promoveu um verdadeiro “arrastão dos celulares”, com várias denúncias e ocorrências desse tipo de delito. Tendo as mulheres como principais vítimas, a dupla composta por dois menores, um de 14 e outro de 15 anos, realmente assumiu o “trending topics” da página policial e centralizou as suas ações nos bairros Santa Tereza e Olhos D’Água, acabando sendo autuados na noite desta quarta-feira (07) nesse último bairro, após uma enxurrada de denúncias e ligações ao 190. Com a dupla foi encontrada um simulacro de pistola (arma de brinquedo) que era utilizada para amedrontar suas vítimas. Muitas pessoas foram à delegacia e reconheceram a dupla que já está à disposição da Justiça e pode passar por medidas socioeducativas. 



Por unanimidade, TCU recomenda rejeição de contas da presidente Dilma Rousseff

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou hoje (7), por unanimidade, a rejeição das contas de 2014 do governo Dilma Rousseff. Os ministros acompanharam o voto do relator do processo, ministro Augusto Nardes, em sessão extraordinária realizada no plenário do TCU. Com isso, o tribunal apresenta sua recomendação ao Congresso Nacional, que deverá aprovar ou não as contas do governo. A análise do TCU ocorreu sobre duas questões. Uma delas foi o atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a despesas com programas sociais do governo, o que configuraria operação de crédito. O outro ponto, questionado pelo Ministério Público, tratou de cinco decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidenta Dilma Rousseff, sem autorização do Congresso Nacional. Nou voto, Augusto Nardes destacou que houve “afronta de princípios objetivos de comportamentos preconizados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, caracterizando um cenário de desgovernança fiscal”. Ele também afirmou que o governo criou “uma irreal condição”, que permitiu um gasto adicional de forma indevida. “O não registro dos pagamentos das subvenções, o não registro de dívidas contraídas e a omissão das respectivas despesas primárias no cálculo do resultado fiscal criaram a irreal condição para que se editasse o decreto de contingenciamento em montante inferior ao necessário para o cumprimento das metas fiscais do exercicio de 2014, permitindo, desse modo, a execução indevida de outras despesas”, concluiu Nardes.



Gente de Cuca Jovem: 'Dadá Maravilha' desafia o atômico narrador Carlos ‘Kaká’ Silva

(Fotomontagem: 97NEWS)

Quem conhece a história gloriosa do Futebol do Brasil, necessariamente, irá conhecer a trajetória de um dos seus atores mais fantásticos, únicos e que conhecia como poucos a arte de “botar a bola na rede”. Estamos falando, nada mais, nada menos, de Dario José dos Santos o “Dario Peito de Aço”, ou como ficou mais conhecido, o grande “Dadá Maravilha”, um dos maiores artilheiros da história. Ele que atuou em vários times do Brasil, mas teve no Internacional de Porto Alegre e, por consequência, no Beira-Rio, os seus dias de ouro em 1976, onde ele atuava ao lado de Falcão e Escurinho e era comandado pelo genial Rubens Minelli. “Dadá Maravilha”, após encerrar a sua carreira de jogador, tentou a vida pública, mas não conseguiu se eleger como deputado, mas continua muito assíduo, principalmente em Brasília, onde ele faz suas aparições sistemáticas e, foi numa dessas aparições nesta quarta-feira (06), enquanto a “pauta-bomba” estava para explodir, Dadá, com um impecável terno branco, digno dos "lords ingleses" mandou um recado e um desafio ao atômico narrador brumadense, Carlos “Kaká” Silva, que é reconhecido como um dos melhores da Bahia. “Kaká eu soube que você é um grande narrador, que sabe motivar os espetáculos, mas se você fosse narrar Dadá, com certeza, você iria ficar rouco e ouco de tanto gritar gol, gol, gol do Dadá...”. Veja o vídeo abaixo: 



Brumado: Em vez de levar o iPhone, ladrão levou foi uma surra de lutador de MMA

O jovem mostrando o aparelho e o corte feito pela faca do bandido (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os smartphones e, principalmente, os iPhones se tornaram o alvo principal dos ladrões na cidade de Brumado, não só pela facilidade em roubá-los, mas também pelo fato desses aparelhos serem uma “moeda gorda” no submundo do crime, onde eles, na maioria das vezes, são trocados por quantidades de drogas. Então, diante disso sair pelas ruas da cidade exibindo um smartphone ou iPhone é pedir para ser roubado, mas, existem casos em que essa lógica vem por terra como aconteceu na noite desta terça-feira (06), onde um ladrão, ao “crescer os olhos” em cima de um iPhone de sua futura vítima, acabou é ficando com os olhos roxos, pois levou uma bela de uma surra. Explicando o fato: um jovem de 21 anos, morador da cidade de Poções que está em Brumado realizando um trabalho para uma empresa, estava lanchando num estabelecimento da Praça Zeca Leite, quando precisou ir ao banheiro e acabou indo para a “caverninha”, como é conhecido o banheiro público da referida praça. Exibindo o seu iPhone ele atraiu a atenção do bandido, que munido de uma faca entrou no banheiro escuro crente que iria se “dar bem”, mas acabou levando foi uma bela de uma “sova”, já que o jovem é um exímio lutador de MMA – Artes Marciais Mistas. O jovem acabou levando um corte no braço, mas sem grande profundida, mas conseguiu preservar o seu Apple, que poderia acabar sendo vendido nas “bocas” por cerca de R$ 200,00, um valor quase insignificante diante do valor real do aparelho. Vale ressaltar que reagir a um assalto é sempre muito perigoso, mesmo tendo experiência em defesa pessoal, já que os bandidos não têm nada a perder e se mostram dispostos a matar ou morrer para conseguir o seu intento criminoso. 



Brumado: Empresário revoltado afirma que 'a lei do extintor foi uma brincadeira de mau gosto'

O empresário José de Amorim (esquerda) ao lado de um funcionário expressando a sua negativa à revogação da lei dos extintores (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A suspensão da lei que obrigava os proprietários de veículos automotivos a adquirirem o extintor ABC, acabou gerando um verdadeiro “abecedário” de indignação, já que os prejuízos das empresas que apostaram nas vendas do acessório acabaram sendo muito grandes, o que, em meio à forte crise econômica, acabou se tornando objeto de revolta. A reportagem do 97NEWS acabou registrando um caso desse gênero na cidade, onde o empresário José de Amorim (64) que tem o seu estabelecimento comercial na Av. Centenário (JA Extintores) colocou para fora toda a sua insatisfação pela medida do governo que ele classificou como “insana”. Diante disso ele expressou que “durante o tempo em que Lei estava em vigor, a demanda era tão grande que os nossos clientes demoravam até 4 meses para receber o extintor, mas, agora, está sobrando e temos que vender cada um por metade do preço, para não termos prejuízos maiores”. Questionado sobre os seus prejuízos, ele foi enfático em afirmar que “se eu não conseguisse cancelar a última compra, os meus prejuízos ultrapassariam a casa dos R$ 30 mil, mas como consegui, acabou perdendo cerca de R$ 10 mil”. Ele ainda relatou que “milhares de empresas no país investiram tudo o que tinham comprando esses extintores e agora estão a ‘chorar as pitangas’ e amargando grandes prejuízos. O governo deu uma demonstração inequívoca de que está mais perdido do que cego em tiroteio. Que Deus tenha misericórdia da nossa nação, pois do jeito que vai iremos para um buraco sem poder voltar”. 



Dilma defende vetos e diz que vê 'luz no fim do túnel' na crise econômica

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira (7), em entrevista a rádios da Bahia, a manutenção dos vetos presidenciais a itens da chamada "pauta-bomba", que devem ser apreciados nesta manhã pelo Congresso Nacional, e podem gerar despesas bilionárias à União se forem derrubados. A presidente ressaltou que, apesar das atuais dificuldades financeiras do país, ela já vê "luz no fim do túnel" quando analisa a situação da economia. Nesta quarta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 0,22%  em agosto para 0,54% em setembro. No ano, o indicador acumulado está em 7,64%, o mais elevado para o período desde 2003, quando atingiu 8,05%. Em 12 meses, avanço é de 9,49%.  Na entrevista às rádios baianas Metrópole e Barreiras, a chefe do Executivo disse que é "muito importante" que as pessoas coloquem o interesse do Brasil acima dos interesses pessoais e partidários, referindo-se indiretamente à sessão do Congresso que analisará seus vetos. Segundo ela, é "impossível que um país com as dificuldades financeiras que o Brasil está enfrentando "aumente suas despesas". Entre os vetos que deverão ser analisados nesta quarta pelos congressistas está o que barra o reajuste de até 78% nos salários de servidores do Judiciário. De acordo com o Ministério do Planejamento, essa proposta pode gerar uma despesa de R$ 5,3 bilhões no ano que vem. "Tenho certeza que o Congresso vai mostrar seu compromisso com o Brasil. É muito importante que as pessoas coloquem o interese do Brasil acima dos interesses pessoais e partidário e acima dos interesses de situação e oposição. No caso dos vetos, é impossível que um país com dificuldades aumente suas despesas", ponderou Dilma às rádios baianas. 



TSE tem competência para anular eleição, se comprovar corrupção, diz Ives Gandra

(Foto: Reprodução)

O jurista Ives Gandra Martins, professor emérito da Universidade Mackenzie, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército e Superior de Guerra e membro da Academia Brasileira de Filosofia, disse em entrevista ao Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem competência para anular a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e de seu vice Michel Temer (PMDB), caso comprove que sua campanha foi abastecida com verbas vinculadas à corrupção. "O TSE quer saber se o dinheiro da corrupção abasteceu a campanha (de Dilma)", disse. Num contraponto ao jurista Dalmo Dallari que, em parecer, alegou que o TSE não teria competência para cassar o mandato de Dilma, Gandra diz que, se a corte não tivesse competência para isso, ficaria sem função. "O TSE tem obrigação (de ver essas questões), se não, a corte não teria função nenhuma. O TSE pode anular (uma eleição) com a maior tranquilidade, a corte tem competência para isso. A função do tribunal é saber se o cidadão pode ou não assumir e se o processo foi ou não devido, de maneira que está na sua competência verificar se a campanha foi ilegal ou não", reiterou, dizendo que respeita muito Dallari e que os dois são muito amigos. "Gosto muito do Dallari, mas aí não está se discutindo impeachment." Para Gandra, o que o Tribunal Superior Eleitoral pediu foi apenas a reabertura de uma investigação para saber se houve ou não contaminação da campanha. "Se ficar comprovado que o partido (PT) recebeu este dinheiro, e o Vaccari (ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso na Operação Lava Jato) já está na prisão, evidente que isso poderia levar a eleição de Dilma a ser considerada anulável, uma vez que ela teria sido eleita com dinheiro de delito." O jurista disse ainda que, se o TSE comprovar que a eleição foi contaminada e que Dilma não pode ser presidente e nem Michel Temer vice, os dois ainda podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal. "Quem dará sempre a última palavra sobre esta matéria é o Supremo", frisou.



Brumado: Mulher cai de garupa com criança de 02 anos em acidente ao lado do HMPMN

O acidente ocorreu ao lado do SAMU e do Hospital Magalhães Neto (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Acidentes são muito comuns em Brumado, até aí nada demais, mas, quando envolvem uma criança de 02 anos de idade, que era levada numa garupa de uma moto sem a devida segurança, a questão fica mais séria. Esse costume de transportar crianças pequenas, até mesmos bebês de colo, nas garupas de motocicletas, ainda é muito comum na cidade, mesmo tendo uma elevação da fiscalização por parte dos agentes de trânsito. Na manhã desta quarta-feira (07), um acidente, com essas características aconteceu na rotatória da Rua Rio de Contas com a Euzino Tanajura, onde um motociclista transportava uma mulher e uma criança de 02 anos e acabou se chocando com um Fiat Strada prata. A mulher e a criança foram ao solo, e, por sorte a criança não teve ferimentos, mesmo estando sem capacete, já a mulher precisou, mesmo estando ao lado da sede do SAMU192, ser transportada por uma ambulância para o HMPMN - Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com riscos de traumatismos. A causa do acidente não foi apurada, mas, mesmo se estivesse certo, o motociclista desrespeitou a lei e poderá ser punido por transportar crianças pequenas sem a devida segurança. 



Pagou o pato: Após empate, técnico do Bahia é demitido

(Foto: Reprodução)

Em um jogo onde as equipes buscavam uma recuperação, Paysandu e Bahia ficaram no empate em 0 a 0 na noite desta terça-feira (6), no estádio Mangueirão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O placar zerado levou o tricolor ao seu quinto jogo sem vencer dentro da competição nacional. Com o resultado, o Bahia foi aos 48 pontos, ocupando a sexta posição. A próxima partida do Esquadrão será somente daqui há 11 dias. A equipe enfrenta o Oeste, no Estádio José Liberatti, em Osasco (SP). Com o empate, o treinador Sérgio Soares não suportou às péssimas atuações do Bahia e foi demitido nesta terça-feira (6), após o empate sem gols com o Paysandu. A notícia foi dada pelo diretor de futebol do clube, Alexandre Farias, em entrevista coletiva após o jogo. Contrariando a decisão da diretoria de manter o técnico após o clássico, ele afirmou que a situação ficou insustentável. O auxiliar técnico Charles Fabian assume o comando da equipe até a definição do nome do próximo treinador. 



Brumado: Após troca de tiros; dois suspeitos de tráfico são presos junto com cerca de 2 kg de drogas

A droga e o material apreendido vão ser encaminhados ao DPT para serem periciados (Foto: 97NEWS)

Após investigações de mais um possível QG do tráfico na cidade,  um destacamento policial,  por volta das 22h da noite desta terça-feira (06), se dirigiu  ao Bairros Urbis II, mais especificamente no Caminho 15. Chegando lá, segundo informações do repórter e apresentador Carlos Silva, os policiais foram recebidos à bala, o que fez com que uma ação mais contumaz fosse efetivada, inclusive com troca de tiros, o que acabou intimidando os que estavam no interior da residência. A princípio eram 4 elementos, sendo que dois deles conseguiram escapar, mas os outros dois acabaram sendo presos em flagrante no quintal da casa, sendo que no local havia uma quantidade de cerca de 2kg de maconha, além de 3 celulares, um martelo, uma balança de precisão e sacos para embalagem. As denúncias vinham sendo muitas nos últimos dias e a ação da Polícia mais uma vez foi eficaz, desarticulando mais um ponto de distribuição de drogas em Brumado. Os dois acusados, assim como o material e a droga apreendida foram levados para a Depol e já estão à disposição da Justiça. 



Se a Moda Pega: Morador resolve 'privatizar' o passeio público

No flagrante do abuso, morador da avenida Frei Benjamim transformou a calçada em garagem para seu veículo (Foto: Blog Transitar)

No cruzamento da Avenida Frei Benjamim com a Rua Diamantina, Bairro Alegria, em Vitória da Conquista, um morador se sentiu no direito de “privatizar” a sua calçada: para tal ele instalou um jogo de grades acabou se tornando garagem  para seu veículo. As grades tomam quase que por completo o espaço, deixando uma pequena faixa por onde mal passa uma pessoa por vez. Uma das omissões históricas dos governos de Vitória da Conquista, foi a de não fiscalizar a ocupação indevida de calçadas pelas construções (sua cidade também é assim?), que avançam para o terreno público como se isso fosse algo normal, permitido, prejudicado a coletividade e em especial, o trânsito dos pedestres que além de travessias perigosas e calçadas esburacadas e sem planejamento, ainda convivem com esses tipos de desrespeito (será que autorizaram isso?). O morador não foi encontrado para se manifestar. 



Adolescente é apreendida por matar vizinho de 9 anos e o esconder em freezer

Garoto estava desaparecido desde segunda-feira, em Candeias, na RMS. Segundo polícia, suspeita confessou morte de vizinho por estrangulamento (Foto: Reprodução)

Uma adolescente de 16 anos foi apreendida na noite de terça-feira (6), em Candeias, Região Metropolitana de Salvador, suspeita de matar o vizinho de nove anos.  De acordo com informações da 20ª Delegacia Territorial, de Candeias, a adolescente foi levada à unidade pelo próprio pai, após ele encontrar o corpo do garoto no freezer de casa. A vítima estava desaparecida desde segunda-feira (5) e, segunda a polícia, a suspeita chegou a ajudar nas buscas pela criança. A família do garoto registrou a queixa do desaparecimento na terça e a polícia realizou buscas no bairro. A suspeita inicial era de que a criança teria caído em uma boca de lobo. Conforme a polícia, a adolescente confessou que matou o menino por estrangulamento. A menor também disse que é usuária de drogas. O pai da garota encontrou o corpo da criança no freezer, na noite de terça, depois de sentir mau cheiro ao chegar em casa. Segundo a polícia, o corpo foi encontrado em estado de gigantismo. A adolescente está apreendida na 20ª DT e deverá ser encaminhada para uma unidade de detenção de menores em Salvador.



Núcleo Modera de Brumado empossa a sua nova coordenação

(Divulgação)

O MODERA por ser uma entidade que tem como base de atuação a área da Bacia Hidrográfica do Rio do Antônio, necessita de órgãos locais em municípios daquela Bacia, a fim de melhorar a busca da participação das comunidades e do comprometimento dos poderes públicos, na resolução dos problemas ambientais. Nesse sentido, o estatuto do MODERA prevê a criação de um núcleo da Entidade em cada município da Bacia do Rio do Antônio, orientado por um regimento e formado por um colegiado dos membros da Entidade no município e uma coordenação, composta por um coordenador e um secretário. Em Brumado, o Núcleo do MODERA foi fundado em 26 de fevereiro de 2005 e vem realizando atividades contra crimes ao meio ambiente, pela Educação Ambiental, pela melhoria do saneamento básico e pela participação da sociedade na gestão ambiental do Município. No último dia 1º de outubro, o Colegiado do Núcleo MODERA Brumado empossou a sua nova Coordenação, composta pelo Técnico Ambiental, José Roberto da Silva Santos, e pela Professora Maria do Socorro Rêgo Costa, os quais exercerão os cargos de Coordenador e Secretária, respectivamente, no período de 2015 a 2017. José Roberto e Socorro deverão conduzir o Núcleo em questões relativas à reabilitação de áreas degradadas, denúncias de crimes ambientais, Educação Ambiental, participação social na gestão e construção de políticas públicas para o meio ambiente em Brumado, considerando pertinência com a área da Bacia do Rio do Antônio naquele Município. Vale salientar, que as Coordenações dos Núcleos não esvaziam as competências da Coordenação Geral do MODERA, uma vez que essa deve atuar em questões referentes ao âmbito da Bacia do Rio do Antônio, a exemplo da distribuição da água do Açude de Truvisco, reabilitação e preservação das nascentes da rede de drenagem em Licínio de Almeida para aumentar o aporte hídrico da Bacia, bem como participação do Comitê do Contas e  de demais fóruns de discussão extra e intermunicipais de recursos hídricos e meio ambiente. 



Brumado: Homem acusado de esfaquear a própria mãe gera discórdia na Carceragem da 20ª Coorpin

Policiais militares foram chamados e controlaram a situação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Como era previsto, a prisão de Mário de Oliveira Gama (27), acabou gerando conflitos dentro do sistema de carceragem da 20ª Coorpin. Ele que resistiu à prisão, agrediu policiais, pulou da viatura e, ainda por cima, é acusado de ter desferido três facadas na própria mãe, acabou gerando revolta na maioria dos custodiados e, na tarde desta terça-feira (06), um conflito acabou acontecendo, onde, segundo informações colhidas pelo 97NEWS, dois detentos acabaram quebrando um cabo de vassoura nas costas dele, que partiu para cima, criando um clima de forte rivalidade. Policiais militares acabaram sendo chamados e contornaram momentaneamente a situação, mas, a previsão é que novos conflitos aconteçam caso não haja separação do referido preso, que parece ser muito agressivo e disposto a tudo.