ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2015"

Bahia: Todos os números de celular no Estado terão nono dígito a partir do dia 11 de outubro

(Foto: Reprodução)

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o nono dígito nos números de telefones celulares será adotado em todo o País até o fim de 2016. A adoção do algarismo 9 já foi feita em São Paulo (SP) e na região metropolitana e aos poucos também será feita em cidades de outros estados. O cronograma da ANATEL estabelece que os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, serão incluidos até o último dia de 2015. Com o número 9 à frente dos números dos celulares permite mais combinações às operadoras, o que permite receber novos consumidores do serviço. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o objetivo da Anatel é modificar os números de todos os estados gradualmente até dezembro do próximo ano, mas ainda não há um cronograma definido para o fim do processo. E por último, Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins adotariam o nono dígito até 31 de dezembro de 2016.



Brumado: Mais um episódio de confronto na 20ª Coorpin; juiz compareceu para contornar a situação

A situação só foi totalmente controlada com a presença do juiz Dr. Genivaldo Alves Guimarães (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

O “Barril de Pólvora”, como é conhecido há muito tempo o Setor de Carceragem da 20ª Coorpin, teve outro episódio de confronto entre os custodiados e policiais civis que aconteceu na manhã desta sexta-feira (02). Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem do 97NEWS que acompanhou todo o desenrolar dos fatos tudo teria se iniciado numa ação de revista que estava sendo feita por investigadores, os quais, ao encontrarem um celular, começaram a receber ameaças dos presos, chegando ao ponto de atiraram uma garrafa de café nos policiais, o que acirrou os ânimos e quase iniciou um conflito, mas graças à rápida intervenção da Polícia Militar a situação foi logo contornada. O juiz da Vara Crime de Brumado, Dr. Genivaldo Guimarães compareceu rapidamente à 20ª Coorpin e colocou o fim à manifestação. Ele foi ouvido pelo repórter Marcos Paulo e descreveu que “não foi uma possível rebelião, mas sim apenas um ato de inconformismo dos presos que disseram que houve excessos por parte dos policiais, que, já por o seu lado afirmaram que foram quase agredidos”. O magistrado ainda continuou explicando que “a revista é uma ação periódica que é prevista em lei inclusive, mas, os presos não ficam satisfeitos com esse tipo de atitude, o que acaba criando um clima de animosidade, tanto que os policiais militares têm que comparecer para dar segurança aos investigadores”. E finalizou citando que “hoje temos cerca de 30 custodiados no setor de carceragem da 20ª Coorpin, o que não é um número tão elevado assim, mas essa situação só terá uma solução quando for construído o Centro de Dentenção Provisória, mas, infelizmente, pelo menos até o momento, o estado não vem demonstrando boa vontade para tal”. Confira abaixo a entrevista na íntegra: 



Brumado: Ao ver desespero da atendente, ‘ladrão trapalhão’ que fingiu estar armado foge do local

A Polícia chegou logo ao local e iniciou as buscas para autuar o ladrão atrapalhado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Há quem diga que roubar hoje em Brumado é “como tirar doce da mão de uma criança” e, por incrível que pareça, muitos acreditam nisso, tanto que alguns meliantes, mais atrevidos, arriscam assaltar fingindo que estão armados, muitas vezes colocando o dedo na camisa como teatralização para o seu ato. Na manhã, por volta das 10h desta sexta-feira (02) um fato desses aconteceu na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, onde um rapaz alto de pele morena entrou numa loja fingindo que estava armado anunciando um assalto. Ato contínuo inesperado, a atendente entrou em pânico e desespero e começou a gritar de forma desesperada, o que acabou assustando o ladrão que fugiu correndo com medo da Polícia aparecer, já que possivelmente estava mesmo desarmado. A Polícia chegou logo ao local e iniciou buscas para tentar prender o ladrão trapalhão, que acabou tendo a sua atuação frustrada pelos gritos e desespero da sua “espectadora”. 



Guanambi: Polícia Civil prende 'Matador do Tráfico'

(Foto: Divulgação 22ª Coorpin)

Nesta quinta-feira (01), por volta das 16h30m, a equipe de investigadores do SI da PC prendeu Poliano de Oliveira Silva, vulgo. "Frango", integrante da Organização Criminosa liderada por Aldo Berto Castro, vulgo " Deltom". Em cumprimento a mandado de busca representado pela PC e decretado pela Justiça, os policiais apreenderam em poder de Poliano, uma Pistola marca Glock calibre 9mm, uma Espingarda cal 12 de repetição, uma Espingarda cal 28 e um Rifle de pressão. Frango é apontado como autor de vários homicidios e homem de confiança de Deltom, o qual se encontra preso no Presídio de Feira de Santana. O infrator é motorista profissional e técnico em radiologia, possui dois empregos, é casado e possui boas amizades em Guanambi, fato que o tornava cidadão acima de qualquer suspeita, até se tornar alvo de investigação da Operação Beija Flor da PC. Poliano foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico de drogas.
(Com informações da 22a Coorpin)



Brumadense que estava 9 anos atuando na região assume como delegado titular da 20ª Coorpin

Dr. Leonardo Souza Soares já assumiu o posto de novo delegado titular da 20ª Coorpin (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Com a saída do delegado titular de Dr. Romilson Dourado que foi transferido para o município de Palmas de Monte Alto, o cargo ficou em aberto, mas, nesta semana foi nomeado o novo titular da 20ª Coorpin, o Dr. Leonardo Souza Soares, que já assumiu o posto. A reportagem do 97NEWS falou com o delegado, que é brumadense, mas estava há 9 anos trabalhando em várias cidades da região como Guajeru, Tanhaçu, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa. “É uma honra poder estar de volta para a minha cidade, após longos anos de atuação em várias cidades da região”, expressou Soares. Ele falou do planejamento que será adotado em sua gestão citando que “hoje sabemos que os crimes contra o patrimônio dominam o cenário criminoso da cidade, então, diante disso, temos que ter um foco em ações que visem o combate específico a esse tipo de delito e é esse trabalho que estaremos dinamizando a partir de agora”. Sobre o crescimento dos assaltos no meio rural, ele destacou que “realmente os assaltos na zona rural aumentaram de forma assustadora, mas também estaremos adotando novas estratégias de combate para que esse tipo de delito diminua”. E finalizou declarando que “vamos buscar a retomada da tranquilidade de outrora, onde as pessoas possam voltar a sentar na porta de suas casas tranquilas. Brumado ainda é uma cidade com índices baixos de violência, já que os crimes contra a vida tiveram uma grande redução, fruto do bom trabalho desenvolvido pela Polícia, que prendeu nos últimos anos os que praticavam os homicídios na cidade. Estaremos aqui para fazer o melhor e atender os anseios da população. Estamos otimistas quando ao aumento do efetivo, o que irá contribuir de forma decisiva para um combate mais eficaz à criminalidade”. 



Ao invés de estudarem, alunas do Polivalente partem para a briga; assista

Cena comum nos colégios e escolas da cidade, cada vez mais os adolescentes usam a “ignorância” para zerar as diferenças (Foto: Reprodução)

Está bombando no Whatsapp, e nas redes sociais, a briga entre duas estudantes, aparentemente do Colégio Polivalente, em Vitória da Conquista, brigando nas imediações da escola. As cenas foram gravadas na manhã desta quinta-feira (1). E os vídeos continuam chegando. Uma das garotas ficou seriamente ferida no rosto, onde se vê (ao lado) muito sangue. Com estas cenas, fica o alerta aos pais para redobrarem o cuidado com os filhos. Instituições de ensino cada vez mais estão tendo seu objetivo principal deixado de lado, se tornando meros pontos sociais de encontro para estes adolescentes, onde as mais diversas situações podem acontecer. Neste caso, uma rixa começou dentro do colégio e, fora dele, se transformou em agressão física. Não temos informações se a polícia foi chamada.



‘A Vigilância Sanitária quer acabar com uma tradição familiar de 150 anos’, declara idosa de 73 anos

Dona Eunice e seu filho com as aves que criam em seu quintal (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Apesar dos novos tempos não comportar mais uma velha tradição dos sertanejos em que criar aves e animais da fauna silvestre nas residências, existem os que resistem e teimam em continuar esse costume. O 97NEWS registrou nesta quinta-feira (01) uma dessas histórias que retrata a tristeza da dona de casa Eunice Rocha Coqueiro e de seu filho Silvano Coqueiro, que moram no Bairro São Félix, os quais criam em seu quintal 12 aves, sendo 3 marrecos, 2 patos e 7 galinhas. Indignados contra a notificação da Vigilância Sanitária Municipal, que, após uma denúncia de vizinhos, foi ao local e deu uma notificação exigindo que no máximo em 30 dias as aves sejam retiradas do local, eles declararam de forma acintosa que “estão querendo acabar com uma tradição de mais de 150 anos de nossa família. Isso é uma injustiça, enquanto vemos tantos animais soltos nas ruas, eles vêm aqui e nos fazem uma ameaça dessas” e subindo ainda mais o tom declararam que “só Deus fará a gente tirar essas aves de nosso quintal, que está devidamente murado e em condições boas, sem prejudicar a vida de ninguém”. A idosa, muito emocionada fez questão de destacar que “primeiramente mentiram dizendo que a gente criava cabritos e gansos, porque fizeram uma coisa dessas. Essas aves são a alegria da minha vida, querem tirar parte de mim, pois elas são minha companhia e o meu prazer de viver”. 



Brumado: Caos no Hospital Municipal Magalhães Neto preocupa população; ouça revolta da população

A situação desértica do hospital comprova o caos no atendimento (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação dos últimos meses do HMPMN – Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que era considerada uma “bomba relógio”, acabou “explodindo” nesta quinta-feira (01) com a total paralisação dos médicos que prestam serviço na unidade. Por meio de um manifesto que circulou nas redes sociais, os médicos declararam que só iriam atender os casos de extrema urgência, já que não estariam recebendo os vencimentos por parte da administração municipal. O movimento que para muitos teve a única intenção de tumultuar a visita dos técnicos do MEC, que estão no município justamente para analisar as condições da logística na área de saúde para que o município possa receber um Curso de Medicina, acabou ganhando grandes proporções, já que a grande prejudicada desta queda de braços é a população, que ficou sem atendimento desde as primeiras horas da manhã. Especulações à parte, o que se viu hoje no HMPMN foi um quadro desolador, de pessoas voltando para a casa revoltadas, sem poder ser atendidas. A equipe do 97NEWS esteve na unidade e ouviu alguns pacientes que não escondiam a sua revolta e indignação com a situação. O caso que mais chamou a atenção foi de um casal, onde a mulher está com uma gestação de 2 meses, mas o feto acabou morrendo e era necessário fazer a curetagem, mas o procedimento não foi realizado, pois os médicos se recusaram a fazer o atendimento, dizendo não ser um caso de urgência. Confira abaixo os depoimentos dados ao repórter Marcos Paulo:  



Pagamento de FGTS para domésticos é obrigatório a partir de hoje (01)

(Foto: Reprodução)

O Fundo de Garantia do Tempo Serviço (FGTS) para os empregados domésticos passa a ser obrigatório a partir de hoje (1º). O recolhimento do FGTS, uma novidade para a categoria, está na Lei Complementar nº 150 que regulamentou a Emenda Constitucional 72 – resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas. Com as mudanças, estabeleceu-se a igualdade de direitos e os trabalhadores domésticos passaram a contar com hora extra, seguro-desemprego, adicional noturno e a indenização em caso de demissão sem justa causa, entre outros. Hoje, estará disponível no portal www.esocial.gov.br, o Módulo Simplificado, onde o empregador terá que se cadastrar e cadastrar o trabalhador doméstico. Para evitar problemas na hora da inclusão dos dados, a Receita recomenda que o empregador acesse o módulo Consulta Qualificação Cadastral no portal. Outra novidade é o Simples Doméstico, mas que só será liberado a partir do dia 26 no site do eSocial . O sistema permitirá, mediante uma guia única, o recolhimento dos benefícios. De acordo com a lei, os patrões terão que recolher de 8% a 11% de contribuição previdenciária, de responsabilidade do empregado dependendo do salário, 8% de contribuição patronal previdenciária para a seguridade social, a cargo do empregador, 0,8% de contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, 8% de recolhimento para o FGTS e 3,2% para o fundo de demissão por justa causa. O Fisco informou que o sistema não limitará o número de pessoas incluídas pelo empregador doméstico na guia. A utilização do módulo para geração de guia única será apenas referente à competência de outubro. O pagamento deverá ser antecipado e pago no dia 6 de novembro, já que, embora o Simples Doméstico deva ser pago até o dia 7 de cada mês, a data cairá em um sábado, explicou a Receita. 



Prefeitura e sindicatos ainda não batem o martelo na questão da negociação salarial 2015

As manifestações sindicais se estenderam até o começo da noite desta quarta-feira (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A negociação salarial 2015 acabou se tornando uma novela que vem ganhou contornos “mexicanos”, já que além de se arrastar muito mais do que o previsto, acabou gerando uma expectativa dramática nos professores e servidores públicos municipais de Brumado, que chegaram até a contar com a possibilidade do “reajuste zero”, já que com o agravamento da crise econômica nacional, governos e municípios vêm cortando na carne os gastos, visando o cumprimento da LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém nesta quarta-feira (30) parecia que o capítulo final iria ser exibido, com uma reunião entre os representantes do Sindsemb e APLB, tendo sobre ela uma forte pressão da categoria, que primeiramente lotou as dependências da Câmara Municipal de Vereadores, numa audiência pública em que estava presente o prefeito municipal e o secretário da fazenda, mas, depois de uma exaustiva mesa de negociações o martelo ainda não foi batido. A equipe de reportagem do 97NEWS acompanhou todo o processo durante essa quarta-feira e, no final do dia, falou com o presidente do SindSemb e com a diretora da APLB, Edilson Costa e Vanusia Lôbo respectivamente, os quais, apesar de não terem conquistado o objetivo disseram estar otimistas, pois durante a negociação, os técnicos dos sindicatos comprovaram, por meio de planilhas, que a renegociação poderá ser de 13% para os professores e 10% para os servidores, sem que haja comprometimento com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda segundo eles a decisão só não foi tomada porque não existia no momento técnicos da administração municipal para fazer o confronto dos dados, o que deverá acontecer nos próximos dias. 



Com o objetivo de reduzir acidentes, SMMT instala rotatória na Praça dos Trabalhadores

A rotatória deverá ter um efeito muito positivo para o trânsito da região do Bairro do Tanque e Jardim Brasil (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

O mapeamento dos principais pontos de acidentes e “nós viários” da cidade de Brumado vem sendo feito com muita intensidade pelo SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito – que irá, a partir de agora, instalar rotatórias na maioria das praças públicas, objetivando a redução de acidentes e também a fluidez do trânsito. A primeira atividade nesse sentido está acontecendo na Praça dos Trabalhadores, no Bairro do Tanque, onde já está em fase final de instalação a rotatória. O local era palco de acidentes, muitos deles provocados pela dúvida dos motoristas em saber qual era o sentido da via, se era mão dupla ou única. Agora, com a implantação da rotatória o fluxo ficou bem demarcado e, com isso, os acidentes devem ter uma redução significativa a partir de agora. 



Paulistas que vivem uma relação a três compartilham rotina em página no Facebook

(Foto: Reprodução Facebook)

Os paulistas Angélica, Paulinha e Klinger estão num relacionamento. Eles são um trio, ou melhor, um "trisal". Para compartilhar informações sobre esse relacionamento inusitado, eles criaram um perfil no Facebook, onde descrevem como é a rotina dessa diferente relação.A página já possui mais de sete mil seguidores em apenas oito meses de criação. É nela onde eles dividem suas experiências que vão desde saídas para jantar, até fotos com a sogra. Com essa página, o "trisal" pretende acabar com o preconceito que as pessoas sentem quando se trata desse tipo de relacionamento. Além disso, eles querem ajudar outras pessoas que se identificam com essa configuração. Mas nem todos são a favor desse tipo de relação e o trio tem que lidar sempre com a rejeição também. A página costuma receber alguns comentários agressivo dizendo, entre outras coisas, que Kingler estaria "impondo" o relacionamento a três à sua primeira mulher. O paulista esclarece que Angélica entrou no relacionamento quando Paula, com quem ele já tinha um relacionamento há oito anos, se descobriu bissexual e desejou incluir mais uma mulher na relação.Segundo Kingler, se a vontade de Paula fosse de acrescentar um homem, ele também não teria problemas com isso, desde que "continuassem felizes como são hoje". Entretanto, Kingler afirma que caso isso acontecesse, não se relacionaria sexualmente com o homem, pois é heterossexual. Apesar dos comentários negativos na página, os positivos são maioria. Eles se sentem satisfeitos por saberem que outras pessoas se identificam com a forma que eles vivem. "Nossa é muito maravilhoso saber que conseguimos passar a nossa real felicidade", respondem eles à mensagem de um seguidor.