ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2020"

Ministro da Saúde reedita portaria sobre aborto legal no Brasil

Foto: ASCOM l Câmara dos Deputados

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24) pelo ministro Eduardo Pazuello uma nova portaria sobre como médicos e profissionais da saúde devem agir quando receberem em seus consultórios mulheres vítimas de estupro que procuram o SUS para realizar um aborto. A norma foi editada em 27 de setembro, após o caso do aborto da criança de 10 anos que ficou grávida depois de ser abusada pelo o próprio tio. No antigo texto, a categoria era obrigada a comunicar às autoridades sobre os casos de abortos. No novo artigo sobre o assunto, a palavra  "obrigatoriedade" foi retirada.



Força-tarefa que investiga desvio de recursos para combate à Covid-19 cumpre mandados na Bahia

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Sergipe (MP-SE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou a segunda fase da Operação Pandemonium, nesta quinta-feira (24). São cumpridos mandados de busca e apreensão no município de Novo Triunfo, na Bahia, em endereços residenciais e empresariais. A primeira fase foi deflagrada há cerca de um mês, e após ordem judicial, o prefeito Beto Caju (SD) foi afastado. A operação investiga desvios e fraudes ocorridos por meio de contratos feitos pela prefeitura de Carmópolis, interior de Sergipe, com empresas baianas, envolvendo recursos destinados para o combate da pandemia de covid-19. Segundo o MP, após o cumprimento dos primeiros mandados de buscas, foram apurados novos indícios de crimes contra a prefeitura de Carmópolis, pela mesma organização criminosa. O MP-SE conta com o apoio do Gaeco do Ministério Público da Bahia (MP-BA), da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e da Polícia Civil (DIP, DEPIN e DRACO).



Dermatologista da Clínica Mais Vida, Dra. Stéphane Spínola, retorna destacando a importância dos cuidados com a pele

Foto: Divulgação

Retornando aos atendimentos após licença maternidade, a Dra. Stéphane Spínola, que faz parte do quadro clínico da Mais Vida, observa que o dermatologista tem como preocupação oferecer mais que o cuidado com a pele, a consulta com esse especialista é fundamental para amenizar ou eliminar alguns problemas com essa área tão especial do corpo humano. Salienta também que a consulta com o dermatologista é essencial no cuidado com o bemestar tanto de homens como de mulheres, oferecendo todas orientações e protocolos para proteção e saúde da pele, ajudando a tornar a área externa do corpo mais bem cuidada. Seja por estética ou por saúde a consulta com o dermatologista é indispensável, pois irá garantir que os problemas sejam evidenciados no início, proporcionando um tratamento adequado e resultados positivos. Cuidar da sua pele com um especialista irá proporcionar um visual mais bonito, aumentando a autoestima e a autoconfiança, gerando ótimos resultados em todos os aspectos da vida. Portanto, agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Covid-19: 136 pacientes estão em tratamento em Brumado

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (23), o município de Brumado registrou 1.303 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 27,34% do total de 4976 notificações. Entre os diagnósticos: 09 internações, 15 óbitos, 136 pacientes em tratamento e 1.152 recuperados. No momento, 105 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.737 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Guanambi: Chefe do tráfico morre em confronto com a Cipe/Sudoeste no distrito de Ceraíma

Foto: Divulgação l Cipe/Sudoeste

Nesta quarta-feira (23), policiais da Cipe/Sudoeste recebeu informações sobre crime de tráfico de drogas no distrito de Ceraíma, zona rural de Guanambi. Segundo a Polícia, a denúncia dava conta de que pelo menos 8 indivíduos usavam uma casa abandonada para armazenar, cortar e embalar entorpecentes. De acordo com a PM, por volta das 12h35, a guarnição realizou a operação, objetivando combater o ilícito, onde iniciou-se as buscas na área de caatinga. Encontrada a casa, foi realizada a aproximação e um cerco. Ainda de acordo com a Cipe/Sudoeste, pelo menos três indivíduos estavam debaixo de uma árvore, em atitude suspeita, que ao avistarem a patrulha, evadiram se do local efetuando disparos contra os policiais, embrenhando-se na vegetação. 

Foto: Divulgação l Cipe/Sudoeste

Em ação contínua, a patrulha já em linha, rechaçou a injusta agressão com vários disparos de fuzil. Conforme a Polícia, após cessarem os disparos e feito um vasculhamento, estabelecendo um perímetro de segurança. Foi encontrado um indivíduo caído ao solo, ainda com sinais vitais, um revólver e uma quantidade de drogas. De imediato, foi prestado o socorro para o Hospital Regional de Guanambi, onde foi constatado o óbito. O local em que os indivíduos estavam, havia muita comida, água potável, remédios e roupas. Ainda conforme a Cipe, o local funcionava como uma base da facção. O indivíduo identificado, responde por homicídio e integrante de uma quadrilha, onde atua como o chefe do tráfico em Ceraíma, além de executar roubo majorado. Todo material apreendido foi apresentado na Corregedoria da Cipe/Sudoeste. 

 



Animais de rua ganham abrigo e comedouro em quatro bairros de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l SSP

Nesta quarta-feira (23), quatro bairros de Vitória da Conquista, ganharam abrigo para animais de rua. A iniciativa partiu da Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO). Situadas nos bairros de Pedrinhas, Coveima II, Bruno Bacelar e Candeias, as “Casinhas Solidárias” servirão para acomodar cachorros em situação de rua ou que integrem famílias em vulnerabilidade. Os equipamentos oferecem abrigo, comida e água. Os próprios moradores serão voluntários na manutenção, limpeza e abastecimento de comida e água. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), até a próxima semana, 20 Casinhas serão espalhadas pela cidade. Cerca de 300 quilos de ração já foram arrecadados entre comerciantes para abastecer os canos, com cinco quilos cada um. Os abrigos foram construídos pelos próprios policiais com materiais doados. Segundo a SSP, a ideia surgiu durante as ações de acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade. 



'Não quero ser responsável pela morte de alunos', afirma governador sobre volta às aulas na Bahia

Foto: Divulgação l ASCOM

Esta semana, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) declarou a imprensa que ainda não há previsão de volta às aulas no Estado. De acordo com o Governador, a taxa de mortalidade diária de Covid-19 ainda está alta na Bahia, o que impossibilita o retorno do funcionamento das escolas. “Aulas só quando a gente reduzir ainda mais o número de mortes diárias. Não retornarei enquanto o número de mortes estiver neste patamar. Em julho chegamos a bater 70 mortes por dia, hoje estamos no patamar de 40”, disse. Segundo ele, o retorno, só poderá ocorrer com a redução das mortes pela Covid-19. “Só vamos analisar retorno ás aulas, seja particular ou pública, com o número de redução de mortes”, acrescentou. Rui também pontuou que não quer ser responsável pela morte de jovens da rede estadual de ensino. “Eu não quero ser responsável pela morte de alunos, de professores. Quem dá garantia que um jovem não vai morrer?”. De acordo com Rui, é preciso base cientifica para imunizar a população. “Esse vírus a gente não sabe como ele atua. A ciência ainda não conseguiu identificar o porquê dele matar até jovens com uma rapidez, e idosos”, concluiu.



Eduardo e Fabrício registram candidaturas à prefeitura de Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Com a abertura dos registros no início do mês e encerramento no próximo sábado (26), o município de Brumado já tem dois candidatos a prefeito registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fabrício Abrantes será candidato pelo DEM e Eduardo Vasconcellos será candidato á reeleição pelo PSB. O PSB terá 20 postulantes ao cargo e o PCdoB registrou 18 candidatos. O engenheiro Eduardo Vasconcelos tentará o seu quarto mandato nas eleições municipais. Ele foi prefeito entre 2005 e 2012 e foi eleito novamente em 2016 para o atual mandato. Seu patrimônio foi declarado em R$ 4.210.924,69, entre eles: casas, terrenos, galpões, propriedades rurais, veículos automotores e aplicações financeiras. Fabrício formou coligação que reúne mais três partidos: Republicanos, PDT e Podemos. Os partidos ainda não registraram as candidaturas dos postulantes às cadeiras do legislativo municipal. Abrantes é empresário do setor de revenda de veículos. Ele declarou bens como imóveis, veículos, cotas em capital de empresas e dinheiro em espécie que somam R$ 950.470,64. As eleições deste ano serão realizadas no dia 15 de novembro, e pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado. Para o cargo de prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato.



Aracatu: Município registra primeira morte por Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

O município de Aracatu registrou a primeira morte em virtude da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, trata-se de uma mulher de 72 anos, diabética, que contraiu a doença durante tratamento para infecção cutânea (Erisipela) no Hospital Geral de Vitória da Conquista. De acordo com a Sesau, a paciente chegou a ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGVC, mas veio a óbito no último domingo (20). No último boletim divulgado na segunda-feira (21) pela secretaria de saúde, Aracatu havia registrado 36 casos da doença. Além disso, 06 pacientes estão em recuperação e 29 pessoas já se curaram do novo coronavírus.

Foto: Divulgação


Brumado: 145 pacientes estão em tratamento do coronavírus

Foto: Reprodução

Na terça-feira (22), o município de Brumado registrou 1.292 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 27,21% do total de 4.786 notificações. Entre os diagnósticos: 09 internações, 15 óbitos, 145 pacientes em tratamento e 1.132 recuperados. No momento, 69 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.737 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Eleições 2020: TSE vai testar sistema que permite voto à distância

Foto: Luciano Santos l 97News

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou na terça-feira (22), um edital de chamamento a empresas de tecnologia para testar novas formas de votação. O meio digital, desde o início da pandemia do novo coronavírus, se tornou parte do novo normal. As ideias selecionadas vão ser testadas durante o primeiro turno da sucessão municipal, em 15 de novembro. O pleito deste ano não será afetado, visto que serão utilizados candidatos fictícios. “O chamamento público tem como objetivo, entre outros, identificar e conhecer soluções de votação, preferencialmente on-line, de empresas ou instituições de direito privado”, afirma o TSE. Desde 1996 o sistema via urna eletrônica foi adotado. De acordo com o ministro Luís Barroso, presidente do tribunal, a corte busca uma forma mais barata e moderna. “Mesmo que, em um primeiro momento, os eleitores continuem a ter que comparecer às seções eleitorais, para a proteção do sigilo, só a economia de centenas de milhões de reais com a substituição de urnas já representa um grande ganho”, cita Barroso. As conclusões dos testes vão ser enviadas aos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que deverão ser os responsáveis por conduzir as eleições de 2022.



Governo rejeita sugestão do TCU para restringir concessionárias em leilão da Fiol

Foto: Luciano Santos l 97News

O Ministério da Infraestrutura se opôs a sugestão da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) de restringir a participação de atuais concessionárias de ferrovias no leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). As informações são do site Bahia Notícias. Segundo a reportagem, a operação do trecho entre Ilhéus (BA) e Caetité (BA) será transferido à iniciativa privada, e, de acordo com o site, o governo aguarda o aval do tribunal de contas para publicar o edital da concessão. O argumento da pasta é de que restringir a participação de empresas não faz sentido em mercados como o ferroviário, uma vez que há poucos operadores atuando no mundo todo. Ficará a cargo do relator do processo no TCU, ministro Aroldo Cedraz, analisar as alegações do governo e da área técnica. A expectativa do Ministério da Infraestrutura é de que a Corte analise o processo de concessão da Fiol em breve, para que o edital seja publicado ainda em 2020.



Brumado: TOR apreende 91 tabletes de maconha no entroncamento da BA-262 com a BR-030

Foto: Divulgação l PRE

Na noite de terça-feira (22), por volta das 23h, policiais da 2ª Companhia de Policiamento Rodoviário de Brumado (2ª CIPRv/Brumado) apreendeu cerca de 91 tabletes de maconha que eram transportadas por um casal, um homem de 21 e uma mulher de 27 anos. Segundo a 2ª CIPRv, a apreensão aconteceu no KM 364 da rodovia BR-030, trevo com a BA-262, quando a guarnição do TOR em cumprimento de plano operacional, apos denúncia anônima, realizou abordagem ao ônibus interestadual com itinerário Guanambi/Salvador. De acordo com a Polícia, ao verificar o compartimento de bagagem, notou um forte odor de maconha. 

 

Foto: Divulgação l PRE

No veículo foram identificados os dois suspeitos naturais do Estado de São Paulo. Conforme a Companhia, foi feita abertura e verificação das citadas malas contendo em seu interior 91 tabletes de Cannabis (maconha), embaladas com fita adesiva. Ainda conforme a PRE, os conduzidos se negaram a explicar origem e destino da substância ilícita. Confirmado o crime, o material citado e o casal foram apresentados na 20ª Coorpin para a adoção das medidas cabíveis ao caso.



Em nota, Correios diz que quase 100% do efetivo segue trabalhando

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após o julgamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) na última segunda-feira (21), no qual decidiu por manter as cláusulas propostas pela empresa, entre elas vale alimentação e refeição, com a inclusão de outras cláusulas de caráter social. O tribunal também determinou a correção salarial da categoria em 2,6%. Em nota a empresa diz que "os Correios continua com a missão de promover o saneamento de suas finanças, consonante com determinações do Ministério da Economia, preservando empregos, salários e todos os direitos previstos na CLT, bem como outros benefícios do seu efetivo". A nota diz ainda que a "empresa agradece os esforços dos empregados que se mantiveram firmes no propósito de servir a sociedade e o país, especialmente neste momento de pandemia, em que a atuação dos Correios é ainda mais essencial para o Brasil". De acordo com os Correios, nesta terça-feira (22), a maior parte dos empregados que havia aderido à paralisação parcial retornou ao trabalho. Segundo a empresa, 92,7% dos empregados estão trabalhando normalmente. O STST determinou, na segunda, no julgamento do dissídio coletivo, o retorno dos trabalhadores, sob pena de multa diária de R$ 100 mil às entidades representativas, em caso de descumprimento. Conforme os Correios, com a compensação das horas não trabalhadas, medida também determinada pelo TST, a empresa pretende ampliar a capacidade operacional do plano de continuidade do negócio e normalizar o mais rápido possível o fluxo de entregas de cartas e encomendas, em todo país. Mutirões de entrega continuarão sendo realizados com o apoio dos empregados das áreas administrativa e operacional, unidos em prol da manutenção dos serviços da estatal. 



Hacker invade sistema do Detran e cancela R$ 1,3 milhão em multas no Distrito Federal

Foto: Reprodução

Um hacker foi preso temporariamente na segunda-feira (21) por ter invadido o sistema do Detran do Distrito Federal e ter cancelado multas de forma irregular. A ação ocorreu na segunda fase da Operação Backdoor. Além da prisão, investigadores da Polícia Civil apreenderam equipamentos eletrônicos de alto valor e que passarão por perícia. O homem encoontrou uma brecha no sistema de multas e conseguiu cancelar R$ 1.371.658,99 em multas e retirar restrições judiciais e administrativas entre maio de 2019 e janeiro de 2020. Com acesso ao sistema, o hacker conseguiu também realizar ações restritas a servidores, como emitir o licenciamento de carros e transferir a propriedade de veículos com pendências, a pedido dos proprietários. A ação foi coordenada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), do MPDFT, em conjunto com as polícias civis do DF e de Alto Paraíso de Goiás.



Brumado: Município diz que vai recorrer ao STF para suspender liminar do TJ-BA e retornar as aulas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde de segunda-feira (21), a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Carmem Lúcia Santos Pinheiro, deferiu o agravo do Ministério Público Estadual (MPE-BA) e determinou a suspensão temporária das aulas presenciais em Brumado. Na decisão, a desembargadora ainda determinou que o Município se abstenha de adotar medidas de flexibilização das regras de distanciamento social e das restrições à reabertura das escolas até que uma série de diretrizes sanitárias e estruturais sejam adotadas. Em entrevista a imprensa local, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), informou que a Administração já está entrando com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de derrubar a liminar do TJ-BA. “Considero isso uma arbitrariedade, uma vez que o poder de decisão, que devia ser do presidente, foi passado aos prefeitos e governadores. Então, não era para nenhum outro poder intervir”, destacou. O gestor acredita que o Supremo dará ganho de causa à prefeitura, tendo em vista que o poder de decidir quanto ao retorno das aulas cabe ao Município. “Estamos buscando reverter isso e, dentro de uma semana no máximo, devemos retomar as aulas”, disse o gestor a imprensa local. 

 



Embasa disponibiliza atendimentos via Whatsapp

Foto: Divulgação

A Embasa informa que os brumadenses poderão contar com mais um canal de atendimento. A partir desta semana, os clientes de Brumado podem enviar mensagens por meio do WhatsApp (71) 99908-9001. O aplicativo funciona em um número, através do qual o cliente pode consultar débitos, emitir segunda via de conta, pagar com cartão de crédito, comunicar vazamento de água e extravasamento de esgoto, informar falta de água, pedir revisão de conta, além de consultar solicitações feitas em outros canais de atendimento. Os clientes também podem optar por continuar entrando em contato com a Embasa por meio do telefone 0800 0555 195 ou pela Agência Virtual no site. Para acessar o atendimento por Whatsapp, é necessário informar o número de matrícula da ligação de água/esgoto, que consta no canto superior esquerdo da conta. O serviço está disponível em toda a área de atuação da empresa, e está disponível 24 horas, assim como os outros canais de atendimento. 



Sindicato rejeita decisão e sugere que funcionários dos Correios mantenham greve

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os funcionários dos Correios não devem encerrar a greve, apesar do reajuste salarial de 2,6% anunciado na segunda-feira (21). A paralisação foi iniciada em 17 de agosto. "Para nós, a greve continua. Não dá para aceitar o que os ministros do TST Tribunal Superior do Trabalho (TST) fizeram conosco", afirmou José Rivaldo da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT), ao G1. "hoje [22], não vamos voltar ao trabalho, vamos debater o que vai acontecer com a gente". "Não podemos permitir esse ataque, que representa a retirada de até 40% da remuneração dos trabalhadores em meio à pandemia que assola todo o mundo. Uma atitude covarde que os trabalhadores e trabalhadoras não vão aceitar, pois a luta é pelo sustento das milhares de famílias que dependem dessa remuneração", diz um comunicado divulgado pela categoria. Nesta terça, a federação agendou assembleias com os sindicatos filiados e com os profissionais da categoria para definir sobre a continuidade da paralisação. Em decisão do TST, caso os Correios não voltem aos postos de trabalho, os funcionários deverão pagar multa diária de R$ 100 mil.



Bahia tem metade dos casos de chikungunya do Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Paralela à crise sanitária do novo coronavírus, a Bahia vive uma epidemia de Zika e Chikungunya que tem afetado pacientes de forma um pouco mais silenciosa. O estado concentra 49,6% dos casos prováveis notificados ao Ministério da Saúde até o mês de agosto de cada uma das duas doenças. Até o fim de maio as ocorrências de chikungunya no estado representavam 39,1% dos registrados em todo o país. O boletim mais recente do Ministério mostra crescimento nos registros, e que agora a Bahia tem metade dos casos prováveis nesse ano. Tanto chikungunya quanto zika são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são parecidos e incluem febre, dores intensas nas articulações, pele e olhos avermelhados, dores pelo corpo, dor de cabeça, náuseas e vômitos, coceira pelo corpo e até conjuntivite sem secreção. Sobre a chikungunya, o Ministério da Saúde informa que até a terceira semana de agosto foram notificados 66.788 casos prováveis (taxa de incidência de 31,8 casos por 100 mil habitantes) no país. As regiões Nordeste e Sudeste apresentam as maiores taxas de incidência. Em comparação com o ano passado, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) identificou crescimento de 318,7% nos casos prováveis de chikungunya. No total, 296 municípios realizaram notificação para a doença, e pelo menos 110 apresentaram incidência maior que 100 casos/100 mil habitantes. A zika teve um número menor de notificações. O Ministério da Saúde informa que foram 5.959 até o início de agosto, e metade aconteceu na Bahia. De acordo com a Sesab, até 15 de setembro foram notificados 4.006 casos prováveis de Zika no estado. No mesmo período de 2019, foram 2.762, o que representa um aumento de 45%. Os casos de zika estão espalhados por 168 cidades baianas. Informações Bahia Notícias.

 



Brumado: Incêndio criminoso em terreno revolta moradores do bairro Esconso; veja o vídeo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os incêndios criminosos em terrenos baldios têm causado preocupação e revolta nos moradores de vários bairros de Brumado. O medo é que, com a chegada da primavera e a alta na temperatura, a queima de lixo ou resto entulho, possa provocar queimadas descontroladas, devido a vegetação está mais seca. Ao 97NEWS, o morador Clemilson, que reside na Rua Cleóbulo Meira Leite, no Bairro Esconso, contou que a fumaça produzida pelo fogo incomoda bastante, principalmente quando tem roupa estendida no varal. Ele diz que as chamas também colocam os moradores em risco, já que no terreno localizado em frente a casa dele, poderia atingir os imóveis da rua. “É uma situação complicada, porque não tem fiscalização nenhuma das autoridades competentes nessas áreas. Tem gente que coloca fogo nos terrenos somente para fazer o mal, para ver o fogo se alastrar e irritar as pessoas”, relatou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O vídeo em que mostra as chamas se alastrando na vegetação, foi gravado no fim da tarde do último domingo (20) pelos próprios moradores. A dona de casa Maria de Jesus, que mora no mesmo bairro, conta que diversas vezes pediu para os vizinhos não colocarem fogo no lixo. Para ela, a falta de fiscalização e a certeza da impunidade facilita a ação dos criminosos. “Se a pessoa sabe que não tem ninguém para vigiar e ela já está mal intencionada, lógico que vai fazer”, desabafou a mulher. Caso alguém seja flagrado ateando fogo nos terrenos poderá responder criminalmente, conforme a Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), podendo ser preso de dois a quatro anos e ainda pagar multa de R$ 500 a R$ 2 mil.