ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

Brumado: Marido em fúria joga panela de buchada quente na genitália da esposa

(Fotocomposição: 97NEWS)

A galeria "Têm coisas que só acontecem em Brumado" recebeu mais um episódio, pelo visto inédito, na noite desta quarta-feira (13). O cenário do fato inusitado foi o Bairro Jardim Brasil e o protagonista da história foi um marido indignado por não sido servido primeiro na mesa do jantar do que as visitas de sua esposa. Segundo o relato policial, o homem de identidade não revelada, foi autor de uma lesão corporal contra a sua companheira, que registrou a ocorrência na 20ª Coorpin. O ato de violência contra a mulher foi provocado porque ela, ao invés de servir primeiramente a buchada ao esposo, como era de costume, deu a preferência à sua prima. Isso disparou o "gatilho da revolta" do homem que, num ato de fúria, foi ao fogão e pegou a panela onde foi feita a iguaria, a qual ainda estava muito quente e a arremessou a com violência sobre a genitália de sua mulher, queimando as partes íntimas da mesma e também as suas pernas. A investigação foi aberta e o "Agressor da Buchada" poderá responder por ato de violência contra a mulher, que poderá ser acompanhado de lesão corporal à vítima. 



Romeiros de Livramento de Nossa Senhora que seguiam para Bom Jesus da Lapa sofrem acidente na BR-430

Foto: Reprodução l Whatsapp 97NEWS

Um acidente envolvendo um ônibus que transportava romeiros da zona rural de Livramento de Nossa Senhora para Bom Jesus da Lapa foi registrado nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (14). De acordo com informações, o acidente ocorreu na BR-430 trecho que liga os municípios de Igaporâ e Riacho de Santana. Passageiros informaram que o motorista do veiculo teria perdido o controle da direção e colidido com um barranco após um dos pneus ter estourado. Apesar do susto alguns passageiros tiveram ferimentos leves e foram encaminhados a unidade hospitalar de Riacho de Santana para serem medicados. O coletivo que é da cidade de Erico Cardoso é fretado todos os anos pelos romeiros de Pau a Pique, Vereda, Verdinha, Várzea de Dentro e Matinha, ambas  zona rural de Livramento De Nossa Senhora.



Finalmente é neste domingo o maior `Encontro de Grupos de Montaria da Região´

Foto: Divulgação

O maior "Encontro de Grupos de Montaria" acontece neste domingo (17) e promete ser um evento histórico. Os cavaleiros, amazonas, grupos de montarias e comitivas de toda região podem preparar a tropa e avisar os amigos, porque será o maior encontro de apaixonados e amantes de cavalgadas de Brumado. Uma festa pontual, com selo de qualidade, feita especialmente para vocês. Shows com, Jhony Padilha, O Cigano Cantador, Mateus Araújo (O Fenômeno das Vaquejadas). Comida inclusa; churrasco, aipim, sarapatel, feijoada, farofa no percurso e copos personalizados. Por tanto, não esqueça, é domingo. Ingressos a venda na selaria Silveira, Bruboi, Açaí da Vila e comissários. 

 



Brumado: Impasse sobre o empréstimo consignado dos servidores; entenda o caso

(Fotocomposição: 97NEWS)

No começo eram casos isolados, os quais acabaram sendo sequenciados sistematicamente fazendo com que o volume de procura ao empréstimo consignado pelos servidores da prefeitura municipal de Brumado junto à instituição bancária responsável aumentasse de forma considerável. Agora, o grande diferencial dos anos anteriores, já que o contrato foi renovado em 2017, é que esse procura está tendo um "final infeliz", ou seja, uma negativa por causa da instituição que vem alegando que a decisão é de cunho administrativo da gestão municipal. Nesse contexto alguns servidores procuraram a redação do 97NEWS e exprimiram seu descontentamento, já que, segundo eles é um direito adquirido e que não está sendo respeitado. "Eu já fui várias vezes no banco e a resposta que tenho é sempre a mesma, que o empréstimo consignado está desativado", relatou uma servidora que pediu reserva de identidade, a qual ainda emendou alegando que "não há uma resposta oficial, mas as informações que recebemos é que a ordem partiu da gestão municipal". A questão virou um impasse e foi parar no Ministério Público, já que foi entregue uma representação ao promotor Dr. Ruano da Silva Leite nesta quarta-feira (13) solicitando uma investigação por parte do órgão, tendo como base a Cláusula Segunda do contrato celebrado entre a Prefeitura Municipal de Brumado e a instituição bancária (foto acima).

O secretário municipal de Administração, João Nolasco, explicou o posicionamento da gestão municipal (Foto: 97NEWS)

Buscando maiores esclarecimentos sobre o fato, o 97NEWS falou com o secretário municipal de Administração, João Nolasco, o qual iniciou a sua argumentação citando que "desde maio, quando foi celebrado o novo contrato de concessão com a instituição bancária, adotamos algumas medidas justamente para preservar os servidores municipais, pois, como a crise econômica se avolumou, a busca por empréstimos aumentou muito". Ele ainda destacou que "então, diante disso, muitos servidores se descontrolaram e ultrapassaram e muito o limite de 30% do empréstimo consignado, já que algumas empresas operadores de crédito foram procuradas pelos servidores e fizeram os empréstimos sem maiores sondagens, o que afetou muito a integralidade dos vencimentos, chegando a ponto de alguns servidores terem mais da metade dos seus pagamentos comprometidas com o empréstimo, o que acabou trazendo transtornos e gerando um mal-estar para todos, pois, alguns deles, afirmavam que não tinham feito o empréstimo e que os descontos em seus contracheques estava errado". E muito seguro ressaltou que "devido a isso e evitando que novos empréstimos fossem feitos para piorar ainda mais a situação financeira de muitos servidores decidimos pelo bloqueio do empréstimo consignado até acharmos uma solução que venha a contemplar a todos, pois, os prejuízos poderiam atingir os cofres municipais, já que alguns empréstimos foram feitos em até 60 meses, o que é um tempo longo e, em caso da saída dos servidores dos quadros do município, a administração vigente teria que pagar a conta e isso não é justo". Questionado sobre um prazo para a liberação ele respondeu que "enquanto não fizermos um estudo de impacto mais detalhado, principalmente sobre os prazos, não poderemos precisar nada a esse respeito. Garanto que iremos buscar uma equalização, mas, até lá, pedimos aos servidores que entendam o nosso posicionamento".



Brumado: Espetáculo Arquivo 64/15 - Porões da Ditadura está em cartaz no CEEP

Foto: Divulgação

O espetáculo teatral Arquivo 64/15 - Porões da Ditadura entra em cartaz em temporada, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão em Meio Ambiente (CEEP)antigo Colégio Modelo, com entrada gratuita. A última apresentação acontece hoje (14), com a segunda sessão às 16 horas. O espetáculo é criado utilizando elementos do teatro épico Brechtiano para discutir os impactos e os reflexos da ditadura militar no Brasil. O ponto de partida é o paralelo traçado entre as manifestações pré-Golpe de 64 e as atuais manifestações decorrentes a crise econômica e política que o país se encontra. Vários atores apresentam ao espectador os arquivos esquecidos da ditadura e questionam: precisamos de intervenção militar hoje? A direção é de Marcus Lobo. 



Ministério Público pede afastamento de Eurico Miranda da presidência do Vasco

(Foto: Reprodução)

O presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda, pode deixar o cargo. Tudo porque o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro pediu seu afastamento da presidência do clube, sob acusação de acobertar torcidas organizadas que promovem a violência nos estádios. Na ação civil pública, os promotores afirmam que o Vasco da Gama descumpre artigos do Estatuto do Torcedor, sobre a prevenção da violência nos esportes. Além do afastamento de Eurico, o MP também pede o desligamento dos vice-presidentes e da diretoria do Vasco, além de multa de R$ 500 mil. O Ministério Público baseou-se em relatórios do Grupamento Especial de Estádios da PM, sobre a confusão no fim do jogo entre Flamengo e Vasco, no dia 8 de julho, em São Januário. Segundo o Ministério Público, a insegurança durante jogos é estimulada pela prática do clube em apoiar e incentivar a torcida organizada força jovem, atualmente punida com ordem de afastamento de qualquer arena esportiva por conta de episódios de violência.



Jovens podem viajar e ver shows de graça pelo Brasil; saiba como se cadastrar

(Foto: Divulgação)

Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem disponível na Play Store, e viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil. Por meio do cadastro, eles ainda podem assistir a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada. Além do aplicativo, também é possível fazer o cadastro por meio do site do “ID Jovem”. O Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, é a “chave” para acessar o site e o aplicativo e emiti-la. Para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto. O funcionamento da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da Carteira de Identificação Estudantil. Essa possibilidade permite que jovens de baixa renda que não estudam também paguem meia entrada em diversos eventos. As recusas em aceitar a ID Jovem no pagamento da meia-entrada devem ser encaminhadas ao Procon. A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas. Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT. 



Fazendas Mariana e Ioiô de Adona estará na Exporural em Paramirim

Foto: Divulgação

As fazendas Mariana e Ioiô de Adona estará disponibilizando na Exporural 2017 da cidade de Paramirim, vacas leiteira, novilhas e reprodutores. O evento da pecuária paraminhense acontece neste sábado (16) e domingo (17) no Parque de Exposições. As Fazendas Mariana e Ioiô de Adona colocará a venda animais com ótima genética e condições de pagamento facilitada. Por tanto, não perca tempo, visite os currais das Fazendas Mariana e Ioiô de Adona neste sábado e Domingo na Exporural. Fazendas Mariana e Ioiô de Adona, informações (77) 9968-1117. Apoio: J. Abreu Corretora de Seguros.



Brumado: Condutores reclamam de placas de sinalização que têm visão obstruída por árvores

A placa de PARE na Rua Joaquim Ramiro da Silva está com a sua visão muito comprometida (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma das maiores reclamações dos condutores e da população em geral em Brumado ainda é a deficiência das placas de sinalização de trânsito, apesar de todos os esforços do SMTT em suprir essa lacuna. Mesmo com a ampliação da colocação da sinalização vertical em toda a cidade, alguns casos chamam a atenção e um dos principais são placas que têm a sua visão prejudicada por árvores, muitas vezes que impedem quase em 100% a visão dos motoristas. O leitor Osmar Novaes Queiroz (47) entrou em contato com o 97NEWS e citou um desses casos que tem a Rua Joaquim Ramiro da Silva, no Bairro Santa Tereza, como cenário. "Temos ali uma placa PARE que está ocultada por uma árvore, o que pode provocar um auto de infração ao condutor que estacionar no local", alertou o morador que ainda destacou que "o melhor seria mudar a placa de lugar, ou podar a árvore para que se possa ter uma visão ampla da mesma. Realmente é muito questionável essa situação, pois acredito que pessoas inteligentes não colocariam uma placa que não dá para ser vista". A nossa equipe esteve no local e constatou a denúncia como pode ser visto nas fotos. A mesma situação acontece em outros locais da cidade segundo informações passadas à nossa redação, então está aí mais um desafio para o SMTT, ou se estabelecer uma parceria com o Departamento de Meio Ambiente e podar as árvores para que as placas possam ser visualizadas de forma plena nos locais que este fato está acontecendo, ou mudá-las de local, pois é este o anseio dos condutores.

Segundo os leitores do 97NEWS vários casos como esse acontecem na cidade de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Rombo da Funcef: Dívida trabalhista da Caixa pode chegar em R$ 6,3 bilhões

Foto: Luciano Santos l 97News

Ações trabalhistas contra a Caixa podem resultar em uma perda adicional de R$ 6,35 bilhões para a Funcef, fundo de pensão dos funcionários da estatal. Aposentados, pensionistas e empregados da ativa acusam o banco de não pagar horas extras ou exigem a incorporação de remunerações por função de confiança e gerência, o que acarreta revisão do valor a ser pago em aposentadorias e pensões. Na prática, o funcionário da Caixa que ganha a ação na Justiça passa a receber uma aposentadoria maior do que o salário-base que o banco lhe pagava e sobre o qual contribuía. Hoje, a Funcef arca com essa diferença. Um dos planos que estão no centro da disputa (o REG/Replan saldado), já tem um rombo de R$ 5,4 bilhões, sendo um quarto disso de ações trabalhistas. O outro (REG/Replan não saldado) teve um déficit de R$ 1,2 bilhão em 2016, quase metade oriundo de passivos trabalhistas. Rombos seguidos fazem com que os participantes desses dois planos tenham de pagar contribuições extras para evitar um colapso futuro no fluxo de benefícios. Por considerar que as condenações judiciais têm reforçado o déficit, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) quer que o banco banque sozinho esse custo. A Funcef diz que as próprias entidades de funcionários estimulam o ingresso dessas ações, potencializando o prejuízo. A Caixa não comentou.

O fundo de pensão da Caixa já incluiu no balanço financeiro um total de R$ 2,4 bilhões referentes a causas com condenação provável, que devem resultar em custo maior com benefícios. Mas há outros R$ 12,7 bilhões em passivos trabalhistas que não foram incluídos nas contas do Funcef até o fim do ano passado, segundo levantamento da Fenae. O valor é 67% maior do que o de 2015 e metade disso (R$ 6,3 bilhões) é considerado passível de perda, ou seja, pode afetar as contas do fundo de pensão. Uma decisão judicial que resulte em aumento no valor do benefício cria um "buraco" no plano, uma vez que a contribuição não foi devidamente recolhida. Se ninguém se responsabiliza por esse aporte adicional, a conta é repartida entre os participantes, ou seja, o banco e seus funcionários. "Caixa e Funcef não autorizaram que os funcionários contribuíssem sobre função de confiança e horas extras, não é justo que eles arquem com isso agora", diz a diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus. Segundo ela, a Caixa já faz sozinha o aporte necessário quando algum beneficiário ganha na Justiça causas envolvendo auxílio-alimentação e plano de saúde, por exemplo. A entidade quer estender esse entendimento às demais questões de litígio entre a Caixa e os funcionários. A Funcef disse que os déficits decorrem do momento econômico e de eventuais perdas sofridas com investimentos, mas que o "aumento de demandas judiciais agrava a situação". Com informações do Estado de São Paulo.

CONTINUE LENDO


Governo decreta situação de emergência em 173 municípios afetados por estiagem; Brumado está na lista

Foto: Reprodução

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13) publicou decreto de situação de emergência por estiagem em 173 municípios baianos pelo período de 180 dias. Os baixos índices pluviométricos registrados nos últimos anos, que estão afetando quase a totalidade do estado, foram levados em consideração pelo governador Rui Costa para assinar o decreto, fundamentado no Art. 1º da Instrução Normativa Nº 02 do Ministério da Integração Nacional. A escassez das chuvas tem comprometido a regularidade no fornecimento de água potável e provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária. Conforme o decreto, que passou pela análise da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), todos os órgãos estaduais devem participar de ações com o objetivo de buscar soluções para restabelecer a normalidade e preservar o bem-estar da população. 

 

Confira a Lista:

 

Abaíra; Abaré; Adustina; America Dourada; Andaraí; Anguera; Antas; Antonio Gonçalves; Aracatu; Araci; Barra do Mendes; Biritinga; Boa Nova; Bom Jesus da Lapa; Bom Jesus da Serra; Boninal; Boquira; Botuporã; Brejões; Brotas de Macaúbas; Brumado; Caetanos; Caém; Cafarnaum; Caldeirão Grande; Campo Alegre de Lourdes; Campo Formoso; Canarana; Candeal; Cândido; Sales; Cansanção; Capim Grosso; Caraíbas; Carinhanha; Casa Nova; Castro Alves; Caturama; Central; Cícero Dantas; Cipó; Conceição do Coité; Condeúba; Contendas do Sincorá; Cordeiros; Coribe; Encruzilhada; Érico Cardoso; Euclides da Cunha; Fátima; Filadélfia; Feira de Santana; Gavião; Gentio do Ouro; Glória; Guajeru; Guanambi; Heliópolis; Iaçu; Ibiassucê; Ibicoara; Ibipeba; Ibiquera; Ibirapuã; Ibitiara; Ibititá; Igaporã; Ipecaetá; Ipirá; Ipupiara; Irajuba; Iramaia; Iraquara; Irecê; Itaberaba; Itaguaçu da Bahia; Itaquara; Itarantim; Itatim; Itiruçu; Ituaçu; Iuiú; Jacaraci; Jacobina; Jaguaquara; Jeremoabo; Juazeiro; Jussara; Jussiape; Lafaiete Coutinho; Lagoa Real; Lajedinho; Lamarão; Licínio de Almeida; Livramento de Nossa; Senhora; Macajuba; Macaúbas; Mairi; Malhada de Pedras; Malhada; Mansidão; Marcionílio Souza; Miguel Calmon; Milagres; Mirangaba; Mirante; Morpará; Morro do Chapéu; Mortugaba; Mucugê; Mulungu do Morro; Mundo Novo; Muquém do São Francisco; Nova Fátima; Nova Itarana; Nova Redenção; Nova Soure; Novo Horizonte; Novo Triunfo;Oliveira dos Brejinhos; Ourolândia; Palmas de Monte Alto; Palmeiras; Paramirim; Pedro Alexandre; Piatã; Pilão Arcado; Pindaí; Pindobaçu; Pintadas; Piripá; Planalto; Poções; Ponto Novo; Presidente Dutra; Quijingue; Quixabeira; Rafael Jambeiro; Retirolândia; Rio de Contas; Rio do Antônio; Rio do Pires; Rodelas; Santa Bárbara; Santa Brígida; Santa Inês; Santaluz; Santanópolis; São Félix do Coribe; São Gabriel; Sao José do Jacuípe; Saúde; Seabra; Sebastião Laranjeiras; Senhor do Bonfim; Sento Sé; Serra Preta; Serrolândia; Sítio do Quinto; Sobradinho; Souto Soares; Tanque Novo; Tanquinho; Tremedal; Tucano; Uibaí; Umburanas; Urandi; Valente; Várzea da Roça; Várzea do Poço; Várzea Nova; Wagner; Xique-Xique.

 

CONTINUE LENDO


Visando ampliar ainda mais a publicização de suas ações parlamentares, Zé Ribeiro cria fanpage

O vereador Zé Ribeiro lança sua fanpage para dar maior visibilidade ao seu mandato parlamentar (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre buscando uma conexão afinada aos novos tempos, o vereador Zé Ribeiro (PT) vem dimensionando o seu gabinete digital e, no embalo das novas tendências tecnológicas, o parlamentar está adotando uma série de medidas visando dar maior publicização às suas ações. Uma delas foi maximização de seus perfis nas diversas redes sociais e, neste contexto, a criação de uma Fanpage foi um dos destaques. Então a partir de agora os seus eleitores e a população brumadense em geral poderão ter, com maior facilidade, acesso a todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por Zé Ribeiro. Além da divulgação sistemática de suas ações, a transparência pública também ocupa o topo da pauta, onde os internautas poderão ter acesso a inúmeros contratos que são celebrados pelo município de Brumado com empresas, fornecedores e prestadores de serviço. "A modernidade está aí para ser utilizada, então vamos continuar ampliando o nosso gabinete digital, pois assim estreitamos os nossos contatos com a população", expressou Ribeiro ao 97NEWS. Ele também enfatizou que "a fanpage também será um canal importante para que críticas e sugestões possam ser postadas para que o nosso trabalho possa contemplar ainda mais os anseios da comunidade". E, por fim, o vereador declarou que "faço questão de convidar a todos a acessarem a nossa fanpage e ficarem por dentro de todas as nossas atividades no parlamento brumadense". Acesse e curta: https://www.facebook.com/vereadorjoseribeiro/



Centro Médico São Gabriel: Referência na área de Saúde em Brumado e região

Foto: Divulgação

A Dra. Maiara Teixeira, médica neurologista, estará atendendo no Centro Médico São Gabriel na próxima terça-feira, dia 19 de Setembro, realizando atendimento em neurologia, tratando de diversas patologias, tais como: Dores de cabeça; Dores cervicais e lombares; Epilepsia; Doenças cerebrovasculares como AVC (Derrames); Tremores e Doença de Parkinson;  Demências (como a doença de Alzheimer); Esclerose Múltipla; Distúrbios do sono e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone (77) 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807, Praça dos Meiras, 164, (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar.



Juiz pede ao STF incluir Lúcio Vieira Lima em mesmo processo do irmão Geddel

(Foto: Reprodução)

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, autorizou nesta quarta-feira, 13, a Polícia Federal (PF) a encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação sobre os R$ 51 milhões encontrados na semana passada num apartamento em Salvador, atribuído ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. A medida cautelar ainda afirma que existem “sinais de provas” que ligam o deputado e irmão de Geddel, Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) à Operação “Tesouro Perdido”, e podem levar ao indiciamento pelo crime de lavagem de dinheiro. No entendimento do juiz da 10ª Vara de Brasília, Lúcio Lima deve ser investigado pela “ocultação de valores de origem supostamente ilícita” e, se comprovada, terá o mesmo julgamento do irmão, já preso na Papuda. Em caso negativo, ordena processo desmembrado “com foro no STF por prerrogativa de função em apartado dos demais possíveis envolvidos”, conforme destaca na medida cautelar. Pela Constituição brasileira, parlamentares - que têm foro por prerrogativa de função – só podem ser investigados em inquéritos que tramitam na Corte. Ainda não existem fatos concretos que envolvam o deputado Lúcio Lima, explica Vallisney Oliveira no processo, que também já levou à prisão o assessor de Geddel, Gustavo Pereira. No entanto, o magistrado enfatiza que a situação muda a partir de agora, “diante da existência de sinais de provas capazes de levá-lo a eventual indiciamento no delito de lavagem de dinheiro, delito este que até o que se sabe possui relação com o anterior (fraudes na Caixa Econômica Federal – Operação “Cui Bono)”, enfatiza no documento. O caso do “Tesouro Perdido” até então analisado pela Justiça Federal em Brasília conforme ressalta o juiz Vallisney de Souza na medida cautelar, só pode prosseguir se “antes haver uma cognição pelo STF sobre todas as questões referentes aos procedimentos diretos e circunstanciais a esta apuração.”



Waldenor e Mirim asseguram luz, água e esporte para Riacho de Santana

(Foto: Divulgação)

O vereador Elmir Guedes Rocha (Mirim) esteve em Salvador, nesta segunda-feira (11), em visita a órgãos e secretarias do Governo do Estado, acompanhado do deputado federal Waldenor Pereira. Logo na primeira audiência, na Superintendência do Programa Luz Para Todos, teve a boa notícia para a zona rural de Riacho de Santana: foram autorizadas as ligações de luz elétrica para atender 161 famílias das comunidades de Mamoeiro, Agrestinho, Murici, Cambaito, Lagoa de Dentro e Jatobá. A agenda do vereador e do deputado na capital deu outros bons frutos. Principalmente para o incentivo ao esporte no município. Mirim e Waldenor estiveram na Superintendência de Desportos e apresentaram ao chefe de Gabinete, Everaldo Rocha, pleitos para estimular atividade esportivas, em especial o futebol. De imediato, o vereador recebeu um kit de camisas e bolas de futebol para apoiar grupos de comunidades carentes na prática do esporte. Também ficou acertado que o vereador irá articular com o órgão a realização de curso de gestão para árbitros e técnicos, com noções básicas orientar os amantes do esporte. A extensa agenda do vereador, articulada pelo mandato de Waldenor, serviu ainda para defender demandas de abastecimento de água junto aos órgãos estaduais CERB, CAR e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e (SJHDS), onde solicitou a abertura de poços artesianos, construção de cisternas de consumo e de produção em diversas comunidades da zona rural.

(Foto:Divulgação)


Conheça a história de 'Zeca': Cão foi abandonado, atropelado, operado e salvo pela AUAU

'Zeca' resistiu bravamente e hoje está em franca recuperação (Foto: AUAU)

Em dias que a maldade e a insensibilidade vem dominando corações e mentes, ainda existem exemplos fantásticos de pessoas que realizam trabalhos que mostram que existe saída para a humanidade.  Neste contexto escatológico, o amor aos animais também vem se extinguindo e, cada vez mais, os maus tratos são patrocinados por aqueles que se esquecem que todos somos criaturas divinas. Em Brumado temos um grande baluarte deste amor que é a ONG AUAU que vem realizando um trabalho fantástico ao longo dos últimos anos salvando a vida de animais que, na maiorida das vezes, são abandonados na "via da amargura". Uma das últimas ações feitas pela entidade ilustra muito bem essa situação, a qual tem como protagonista o cãozinho chamado "Zeca", que foi resgatado no Conjunto Residencial Brisa I pela presidente da AUAU, Marli Lobo, juntamente com outros membros. A situação de "Zeca" era terminal, pois, ele após ter sido abandonado por seus donos, foi atropelado e estava com fraturas nas duas patas, que, a princípio, pareciam expostas, além de estar muito debilitado, anêmico e com Erliquiose. 

'Zeca' passando pela intervenção cirúrgica em Conquista sempre acompanhado da presidente da AUAU, Marli Lobo (Fotos: AUAU)

Após o resgate, ele recebeu os primeiros cuidados e, por meio de doações e união dos membros da AUAU, foi levado para Vitória da Conquista numa espécie de Samu Canina improvisada, onde passou por uma cirurgia com um especialista, que solicitou que a ONG assinasse um termo para que o procedimento pudesse ser realizado, já que o risco de morte do animal era muito grande. Hoje, passado cerca de 3 semanas do ocorrido, "Zeca" está em franca recuperação, fruto de muita dedicação, fé e amor dos membros da ONG que continuam se superando em meio às grandes adversidades que se apresentam no caminho, principalmente a falta de recursos financeiros para realizar as ações. Então, quem quiser fazer a sua doação para a AUAU, anote a conta abaixo e faça o seu depósito e ajude a salvar ainda mais animais indefesos. 

(Divulgação)


Confirmadíssimo: Dia 27 de outubro tem 'Arena Safadão' em Brumado no Parque de Exposições Gilson Brito

(Composição: 97NEWS)

Amantes da alegria, preparem as suas emoções, porque o maior evento do ano em Brumado e região está confirmado, tendo como atração, nada mais, nada menos, que o maior sucesso da música brasileira da atualidade, o incrível Wesley Safadão, que arrasta grandes multidões para os seus shows em todo o país. Batizado como "Arena Safadão", o evento será promovido pelo empresário brumadense Lázaro Brito da Nacional, que firmou uma forte parceria com o conceituado Edmilson Alves de Matos da EdShow e o dinâmico Allan Kardec Bomfim Bacelar da AllanBick Produções, os quais, após uma reunião, - assim que foi confirmada a contratação do show para o dia 27 de outubro -, escolheram Brumado para sediar o mega evento, tendo como fator preponderante o espaço e a estrutura do Parque de Exposições Gilson Brito, um dos únicos na região que pode receber um público de milhares de pessoas. A abertura do show ficará por conta de outro grande sucesso do momento, o trio "Donas do Bar", que vem fazendo apresentações marcantes em toda a Bahia e que estará pela primeira vez em Brumado. 



Solidariedade: Liga Brumadense de Futebol mostra braço social forte e beneficia dezenas de famílias com cestas básicas

Os alimentos arrecadados pela LBF e que foram distribuídos para as famílias carentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Campeonato Brumadense de Futebol Edição 2017 já terminou, onde o Umburanas se sagrou campeão, mas, fora das 4 linhas, no campo do social, outros vencedores ficaram no alto do pódium que foram a grande e apaixonada torcida e a direção da LBF que mostrou o seu forte braço social. A torcida por levar os alimentos não perecíveis aos jogos e a LBF por distribuí-los de forma muito criteriosa para cerca de 30 famílias em estado de vulnerabilidade social de vários bairros carentes da cidade. A distribuição ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) e foi capitaneada pelo vice-presidente da entidade, Paulo Lobo, que fez questão de participar ativamente da entrega. "Estamos muito felizes por poder contribuir com essas famílias, as quais sofrem as agruras impostas pelas incertezas da vida", destacou Lobo que ainda declarou que "vamos buscar ampliar ainda mais as nossas ações no campo social, pois a alegria do esporte tem refletir dentro dos lares".

Paulo Lobo disse as ações sociais da LBF irão ser ampliadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Idoso morre de infarto após ganhar carro de R$ 160 mil em bingo beneficente

(Fotos: Reprodução)

O aposentado Moisés Martins de Oliveira, que faria 63 anos nesta terça-feira, morreu logo após completar a cartela de um bingo e ganhar uma caminhonete Toyota Hilux, avaliada em R$ 160 mil. Morador de Marataízes, ele participava de um evento no Parque de Exposições de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, na noite de domingo, quando passou mal após ganhar o premio. Acompanhado do neto de 10 anos, Moisés desmaiou no meio da multidão de dez mil pessoas e foi levado a uma ambulância, mas morreu vítima de um infarto. O aposentado foi sepultado na tarde de segunda-feira (11) em Cachoeiro de Itapemirim, onde morou ao longo da maior parte da sua vida. Segundo Pascoal Inácio Neto, sobrinho do aposentado, Moises mudou com a mulher para Marataízes, uma cidade litorânea do Espírito Santo, depois que parou de trabalhar. “A família só soube da morte depois que o neto ligou, por volta das 21h de domingo, para a mãe avisando. Foram apenas os dois para o evento. O menino acabou ficando sozinho na cidade, que fica a 20 quilômetros de Marataízes, e a 70 de Cachoeiro de Itapemirim, onde os filhos moram”, disse Pascoal. Moiseis foi sepultado na tarde de segunda-feira em um cemitério de Cachoeiro de Itapemirim. Ainda segundo o sobrinho, o aposentado não tinha histórico de doença cardíaca. Pelos relatos, Moises passou mal no momento em que marcou o último número da cartela. O automóvel ficará para a família: “Já foi decidido. O prêmio será entregue à família. A minha prima, uma das filhas dele, receberá o automóvel.O evento em Itapemirim, que era beneficente, foi organizado pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo, que fica em Itapemirim. Ontem, a paróquia publicou em sua página no Facebook, uma nota de pesar: “A Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim, ao tempo em que reza pelo descanso eterno de Moises Martins de Oliveira ganhador da Hilux, em sorteio beneficente, se solidariza com todos aqueles que o conheceram e de modo particular manifesta afeto e solidariedade aos seus familiares e amigos. Que Maria, Virgem do Amparo, interceda junto ao seu Filho Jesus pelo repouso eterno deste nosso irmão.” As informações são do Extra.