ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

‘É a realização de um sonho’, afirma comando da PM sobre a inauguração do CICOM de Brumado

O CICOM de Brumado terá a sua inauguração nesta sexta-feira 30 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como sempre vem sendo frisado pelo 97NEWS, a operacionalização do CICOM – Centro Integrado de Comunicações de Brumado, que irá abranger a circunscrição da 34ª CIPM pode ser considerado um divisor de águas para a área de segurança de Brumado e região. Em plena era da tecnologia, não se pode pensar em segurança sem o monitoramento eletrônico das ruas e, é justamente isso, que a unidade irá proporcionar para os comandos da Polícia Militar e Civil. A inauguração ocorrerá nesta sexta-feira (30) às 14h e contará com a presença do secretário estadual de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa e de várias autoridades policias da região, bem como os prefeitos das cidades 21 cidades que serão atendidas. Realizando os preparativos para o evento, o tenente-coronel Moisés Brito de Oliveira, que é um dos responsáveis pelas implantações dos centros em toda a Bahia, esteve em Brumado e fez questão de declarar que “o Cicom é a realização de um sonho da Polícia Militar e, agora, os municípios da microrregião de Brumado poderão virar uma página importante na manutenção da segurança e no combate à criminalidade, já que o aparato tecnológico será um aliado poderoso nesse sentido”. Ele ainda fez questão de ressaltar que “antigamente as informações da polícia eram localizadas, o que prejudicava muito o trabalho, agora, se estabelecerá uma integração de dados entre as polícias militar e civil, o que dará um dinamismo muito importante, promovendo um grande salto de qualidade nos serviços prestados à população desta microrregião”. E finalizou destacndo que "temos que agradecer a cooperação da sociedade civil que foi uma parceira fundamental para a realização deste sonho". O CICOM de Brumado será comandado pela major Leila Silva que foi nomeada para o cargo pelo sua grande experiência e capacidade em gerenciar esse tipo de ação que envolve o setor de inteligência.



Ferrovia Oeste-Leste: Concessão será debatida com sociedade civil em audiências públicas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, publicou no Diário Oficial do União desta quarta-feira (29) um aviso de Audiência Pública, com o objetivo de colher subsídios para a subconcessão à iniciativa privada da malha ferroviária da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho compreendido entre Ilhéus e Caetité. De acordo com a publicação, serão realizadas duas sessões públicas presenciais. A primeira será em Ilhéus, no dia 21 de setembro de 2018, das 8h30 às 12h, em local que será informado posteriormente. A segunda sessão vai ocorrer em Brasília, no dia 25 de setembro, das 14h às 18h. O local também será publicado em outro momento. Além das sessões presenciais, será possível enviar contribuições para o plano de concessão, no período entre as 18h de 29 de agosto até as 18h do dia 15 de outubro de 2018.



Brumado perdeu mais de 2 mil habitantes em estimativa do IBGE 2018; em 2017 eram 69 mil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A população da Bahia diminuiu em 531,8 mil pessoas em relação ao ano passado. Segundo estimativa do IBGE divulgada nesta quarta-feira (29), o estado agora tem 14.812.617, em 2017 eram 15.344.447. O decréscimo populacional foi de 3,46%. Mesmo assim, o estado segue na quarta posição em número de pessoas. Em relação ao interior, Brumado também teve baixa. Conforme a estimativa, a capital do minério tem atualmente 67.048, queda de 2.629 habitantes em relação aos 69.677 de 2017. A estimativa teve como referência o dia 1° de julho passado. 



Após operação, treze detentos são transferidos do Presídio de Itabuna

Treze presos foram transferidos do Presídio de Itabuna (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Treze detentos foram transferidos do Presídio de Itabuna, no sul da Bahia, após uma operação realizada na madrugada desta quarta-feira (29). Segundo informações do diretor do complexo prisional, capitão Adriano Jácome, todos os homens têm envolvimento com facções criminosas da região e a permanêcia deles na cidade é considerada um risco. De acordo com Adriano Jácome, a operação começou por volta das 4h30, após um cruzamento de dados feito pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap). Todos os presos saíram do presídio até às 7h. Conforme o diretor do complexo prisional, os locais de destino dos presos não foram divulgados por questões de segurança.



Supremo irá julgar amanhã (30) se pais podem educar seus filhos em casa

Cresce o desejo de pais educarem os seus filhos em casa (Foto: Divulgação)

Há sete anos, a dona de casa Sharol Werneck Gomes educa os filhos, que hoje têm 10 e 8 anos, em casa A experiência começou com a filha que, quando tinha 4 anos e meio, foi alfabetizada em casa. “Eu optei, em princípio, porque achei interessante ter essa opção de educar meus filhos em casa”, conta. A filha chegou a ir para a escola, mas a experiência não foi boa, o que fez com que Sharol tivesse mais certeza do caminho escolhido inicialmente. “A professora gritava muito na sala de aula. Como estava adiantada, minha filha foi colocada como monitora, trouxe um peso sobre ela, que não tinha maturidade para lidar com essa situação. Então, ela ficou bem desgastada. E a professora ainda colocou para ajudar coleguinhas, que implicavam muito com ela. Era bem ruim, ela chorava todos os dias”, diz. O filho, mais novo, nem chegou a frequentar as salas de aula. Sharol, que não passou por nenhuma capacitação formal para dar aulas, diz que está constantemente pesquisando e lendo sobre os melhores métodos. Atualmente, ela e o marido coordenam um grupo de apoio para educação familiar em Cascavel (PR), do qual participam 30 famílias. 

O número de famílias que optam pela educação em casa, prática conhecida como homeschooling, cresce a cada ano no Brasil, de acordo com Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned). Em 2018 chegou a 7,5 mil famílias, mais que o dobro das 3,2 mil famílias identificadas em 2016. A estimativa é de que hoje 15 mil crianças recebam educação domiciliar. O homeschooling, no entanto, não é regulamentado no país. Um julgamento marcado para esta semana no Supremo Tribunal Federal (STF) deve trazer à tona uma longa disputa entre pais que desejam educar seus filhos em casa e o Poder Público, que diz que a Constituição obriga a matrícula e a frequência das crianças em uma escola. Desde 2015 o assunto aguarda julgamento pelo Supremo, que deve definir um entendimento único para todos os casos desse tipo que tramitam na Justiça brasileira, estabelecendo o que o tribunal chama de tese de repercussão geral.

O caso que será julgado em plenário e servirá de parâmetro para os demais foi levado ao Supremo pelo microempresário Moisés Dias e sua mulher, Neridiana Dias. Em 2011, o casal decidiu tirar sua filha de 11 anos da escola pública em que estudava no município de Canela (RS), a aproximadamente 110 km de Porto Alegre, e passar a educá-la por conta própria.

Eles alegaram que a metodologia da escola municipal não era adequada por misturar na mesma sala alunos de diferentes séries e idades, fugindo do que consideravam um “critério ideal de sociabilidade”. O casal disse que queria afastar sua filha de uma educação sexual antecipada por influência do convívio com colegas mais velhos.

Outro argumento foi o de que a família, por ser cristã, acredita no criacionismo – crença segundo a qual o homem foi criado por Deus à sua semelhança – e por isso “não aceita viável ou crível que os homens tenham evoluído de um macaco, como insiste a Teoria Evolucionista [de Charles Darwin]”, que é ensinada na escola.

Em resposta, a família recebeu um comunicado da Secretaria de Educação de Canela ordenando a “imediata matrícula” da menina em uma escola. O Conselho Municipal de Educação também deu parecer contra o ensino domiciliar, “por considerar que o mesmo não se encontra regulamentado no Brasil”.

O casal recorreu à Justiça, mas teve negado um mandado de segurança em primeira e segunda instâncias. Em sua sentença, o juiz Franklin de Oliveira Neto, titular da Comarca de Canela, escreveu que a escola é “ambiente de socialização essencial” e que privar uma criança do contato com as demais prejudica sua capacidade de convívio.

“O mundo não é feito de iguais”, escreveu o juiz. “Uma criança que venha a ser privada desse contato possivelmente terá dificuldades de aceitar o que lhe é diferente. Não terá tolerância com pensamentos e condutas distintos dos seus”.

O caso seguiu até chegar ao STF, onde é relatado pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Posicionamentos contrários

Provocada, a Advocacia-Geral da União (AGU) disse que as normas brasileiras estabelecem que a educação deve ser oferecida gratuita e obrigatoriamente pelo Poder Público. “É muito importante destacar que a escola possibilita um aprendizado muito mais amplo que aquele que poderia ser proporcionado pelos pais, no âmbito domiciliar, por maiores que sejam os esforços envidados pela família. Isso porque ela prepara o indivíduo para situações com as quais inevitavelmente haverá de conviver fora do seio familiar, além de qualificá-lo para o trabalho”, diz a AGU.

Para a instituição, por mais diferentes que sejam os membros de uma família, nenhum núcleo familiar será capaz de propiciar à criança ou ao adolescente o convívio com tamanha diversidade cultural, como é próprio dos ambientes escolares. “Sendo assim. a escola é indispensável para o pleno exercício da cidadania”, acrescenta.

A Procuradoria-Geral da República também se manifestou, concluindo: “a utilização de instrumentos e métodos de ensino domiciliar para crianças e adolescentes em idade escolar. em substituição à educação em estabelecimentos escolares, por opção dos pais ou responsáveis, não encontra fundamento próprio na Constituição Federal”.

Há oito anos, o Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu um parecer orientando que as crianças e os adolescentes sejam matriculados em escolas devidamente autorizadas. O CNE também entende que a legislação vigente enfatiza “a importância da troca de experiências, do exercício da tolerância recíproca, não sob o controle dos pais, mas no convívio das salas de aula, dos corredores escolares, dos espaços de recreio, nas excursões em grupo fora da escola, na organização de atividades esportivas, literárias ou de sociabilidade, que demandam mais que os irmãos apenas, para que reproduzam a sociedade, onde a cidadania será exercida”.

Educação individualizada

Quem é a favor do homeschooling argumenta, entre outras questões, que a educação em casa garante o direito à dignidade e ao respeito, assegurando uma educação mais individualizada e, portanto, mais efetiva. “Mesmo nas melhores escolas, a educação necessariamente é provida de forma massificada, sem atentar para as necessidades específicas de cada criança e sem prover a elas as técnicas, os instrumentos e as metodologias do ensino-aprendizagem mais adequadas e qualificadas ao tempo presente”, diz a Aned.

“Estamos buscando a autonomia educacional da família, não somos antiescola, não estamos lutando contra escola, apenas somos a família buscando uma nova opção que, no nosso entender, é melhor para o nosso filho”, diz o presidente da Aned, Rick Dias. Ele conta que tirou os filhos da escola há oito anos, quando a mais velha tinha 12 anos e o mais novo, 9. Hoje, a mais velha cursa relações internacionais em uma universidade particular. “Não cremos que o Estado deva definir como devemos educar nossos filhos”.

CONTINUE LENDO


Eleições 2018: Rádio pode ter forte impacto na escolha do eleitor

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (31) e vai até 4 de outubro, três dias antes das eleições. No rádio, o programa será veiculado em dois horários, às 7h e às 12h. Além disso, as emissoras de rádio devem destinar 70 minutos por dia para a propaganda eleitoral, na forma de inserções de 30 e 60 segundos cada, conforme as regras de distribuição entre os candidatos estabelecidas pela Justiça Eleitoral. Especialistas em radiodifusão no Brasil, acreditam que esse veículo de comunicação é subestimado pelos candidatos a cargos eletivos. Um dos erros mais comuns é repetir no rádio os programas pensados para a televisão, o que pode desagradar os ouvintes.



Cidades mais populosas da Bahia também perderam habitantes entre 2017 e 2018, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As seis cidades mais populosas do interior baiano também registraram queda no número de habitantes conforme estimativa 2018 do IBGE divulgada nesta quarta-feira (29). Segundo a contagem, Feira de Santana registra atualmente 609.913 ante 627.477 no ano passado, baixa de 2,8%. Na sequência, Vitória da Conquista, aparece com 338.885, antes eram 348.718 em 2017, baixa de 2,82%. Depois, aparece Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com 293.723 antes eram 296.893, queda de 0,85%; Juazeiro, no Sertão do São Francisco, tem 215.183 antes 221.773, baixa de 2,9%; Itabuna, no sul, registra 212.740 antes somava 221.046 moradores, e Lauro de Freitas, também na RMS, que conta hoje com 195.095 em relação aos 197.636 do ano passado. 



Moradores da Comunidade da Baraúnas relatam desespero e garantem que já vivem o colapso no abastecimento

O único açude que serve a comunidade está praticamente vazio e a água é cheia de lama (Foto: 97NEWS)

A situação do abastecimento no meio rural de Brumado está, a cada dia que passa, o quadro fica mais dramático, ainda mais que as previsões dos institutos meteorológicos não apontam chuvas para os próximos dias. Então diante deste cenário que beira o desespero, inúmeros relatos vêm sendo enviados à nossa redação, muitos dos quais mostram, de forma patente, a gravidade da crise hídrica no interior do município. O novo relato vem da Fazenda Baraúnas, que fica distante da cidade uns 12 km, o qual foi enviado pelo morador Ednei dos Santos Santana, de 38 anos, no qual ele retrata que “estamos sem água há vários meses e a comunidade tem que buscar água para beber a 8 quilômetros, enquanto que tem lugar que não tem morador e a água da Embasa fica desperdiçando, uma situação de descaso muito grande com a gente”. Ele continuou narrando que “o único açude que temos está lama pura, mas é a água que estamos usando para cozinhar e tomar banho. Aqui são 12 famílias usando essa água lamacenta”. E finalizou dizendo que “em minha casa, meu reservatório está vazio, tem 4 meses que colocaram meio carro-pipa aqui para as famílias. A nossa revolta fica ainda maior porque nas comunidades de Passagem e Furado dos Veados, a 5 km daqui, os moradores têm água encanada da Embasa. Estamos totalmente esquecidos pelos governantes, mas deixamos aqui o nosso apelo para que venham nos socorrer, ou se não poderemos morrer de sede”.

Os reservatórios das residências estão vazios, pois já tem 4 meses que os caminhões pipas não vão lá (Foto: 97NEWS)


Brumado: Após inúmeras reclamações da população Hospital Municipal adquiriu 45 novas camas

Foto: Luciano Santos l 97News

A insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Brumado atendidos pelo Hospital Professor Magalhães Neto pode diminuir a partir de agora -- ao menos no conforto das alas de enfermaria --. Isso porque 45 novas camas foram adquiridas para alguns leitos do complexo hospitalar da cidade. Com vários usuários de Brumado, inclusive de cidades vizinhas, o HMPMN existe há 50 anos. “A compra destes novos equipamentos, vai garantir as condições ideais de recuperação a todos os pacientes”, afirmou Cláudio Feres, Secretário de Saúde, à imprensa brumadense. Principal alvo de críticas, o Pronto Socorro recebia várias reclamações por conta de equipamentos enferrujados, como camas e cadeiras. Mas segundo a própria secretaria, esta realidade vai mudar até o fim do ano. De acordo com a pasta, "a previsão é de que, até o final do ano, todos os leitos do hospital sejam modernizados, proporcionando mais conforto, higiene e segurança aos pacientes". 

Foto: 97News

A principal novidade, no entanto, é a reforma das antigas instalações da enfermaria, que já receberam ar-condicionado e serão feitas melhorias na infraestrutura do antigo prédio. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o Hospital Municipal tem recebido vários "upgrades" ao longo dos anos, inclusive com a oferta de diversos serviços. Segundo Cláudio Feres, serão construídas mais duas enfermarias. “O hospital de Brumado virou referência na região, inclusive na ortopedia, prova disso que muitos municípios da região sudoeste estão vindo para cá, solicitando cirurgias ortopédicas”, destacou Feres. Ainda de acordo com o secretário, o hospital já está com a demanda de "Unidade Hospitalar Regional", Isso porque, segundo ele, a unidade possui cerca de 120 leitos, porém ocupa diariamente uma média de 110 a 115 leitos, ou seja quase 100% de ocupação. “O Magalhães Neto está cada tendo um volume em ascendência muito grande de atendimentos, e por conta disso, novas reformas e ampliações têm que serem feitas”, afirmou.



‘O esgoto com seus dejetos indesejáveis está retornando para as nossas residências’, relatam moradores da Rua Isaura Caíres Meira

Segundo os moradores as obras de recuperação e desentupimento do esgoto da rua foi paralisada já tem mais de uma semana (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os problemas “infindáveis” relativos ao esgotamento sanitário de Brumado continuam atormentando a vida da população, especialmente dos bairros carentes que sofrem mais com o déficit de infraestrutura. Sistematicamente apelos nesse sentido vêm chegando constantemente à nossa redação e, desta feita, são os moradores da Rua Isaura Caíres Meira, situada no Bairro Malhada Branca que protestam, primeiramente dizendo que “as obras de recuperação e desentupimento do esgoto na rua foram paralisadas há mais de uma semana, o que gerou um forte mau cheiro que está fazendo com que nem as refeições possam estar sendo feitas pelas famílias, além do risco da proliferação de doenças”. Em tom de insatisfação, eles ainda dizem que “o pior de tudo é que está existindo o refluxo, ou seja, o esgoto com seus dejetos indesejáveis estão voltando para as nossas casas, então, clamamos para que as obras sejam concluídas o mais rápido possível, pois a nossa vida se tornou um inferno”.

Segundo os relatos, os dejetos estão retornando para as residências (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Dermatologia e medicina estética na Clínica Master com Drª Juliette Cotrim

Foto: Divulgação

Na Clínica Master você pode se consultar com a médica dermatologista Drª. Juliette Cotrim. A Clínica Master fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre. Agende já a sua consulta, (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. Clínica Master, Prazer em cuidar de você! 



Eleições 2018: Bolsonaro tem embate tenso com Renata Vasconcellos no Jornal Nacional

Foto: Reprodução l TV Globo

O candidato à Presidência pelo Partido Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro protagonizou um embate com Renata Vasconcellos nesta terça-feira (28) no Jornal Nacional. Em uma parte da entrevista, o candidato foi questionado pela jornalista sobre declarações anteriores em que minimizou a importância da desigualdade salarial entre homens e mulheres. Bolsonaro perguntou primeiro se ela tinha “lido, vido ou ouvido” essa declaração. Ela disse que “viu e ouviu” e ele retrucou: “Me desculpe, a senhora não ouviu”. O candidato levantou a questão de Renata supostamente receber menos que Bonner apesar deles serem ambos âncoras do jornal. “Temos aqui uma senhora e um senhor, não sei ao certo, mas com toda certeza há uma diferença salarial aqui, parece que é muito maior pra ele que para a senhora”. Renata negou que o foco fosse o colocado sobre ela: “Eu poderia até como cidadã e como qualquer cidadão brasileiro fazer questionamentos sobre seus proventos porque o senhor é um funcionário público há 27 anos e eu como contribuinte ajudo a pagar o seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém e eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu”. O candidato retrucou que a Globo rece bemilhões de propaganda oficial. Apesar de ambos os jornalistas exercerem a função de âncoras do jornal, Vasconcellos é editora-executiva e Bonner é editor-chefe, cargos hierarquicamente diferentes.





Tribunal nega pedido para obrigar cobertura de Lula em telejornais

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral negou ontem (28), por 6 votos a 1, pedido feito pelo PT para que as emissoras de televisão façam a cobertura da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT argumentava que a TV Globo, Band, Record e SBT deveriam dar igualdade de condição a todos os candidatos por funcionarem por meio de concessões públicas.  O partido ressaltou ainda que Lula lidera as pesquisas de intenção de votos e deveria ter espaço destinado à cobertura jornalística dos atos de campanha.



Brumado: Em nota, Embasa esclarece crise no abastecimento da zona rural do município

Foto: Luciano Santos l 97News

Diante de um possível colapso no abastecimento, que, segundo os últimos acontecimentos, é cada vez mais iminente na zona rural, em entrevista ao 97NEWS, o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Charles Granger, declarou que “a crise de abastecimento no meio rural, vem sendo gerada pelos sucessivos problemas operacionais da Embasa, que vem impedindo que muitos caminhões pipas possam fazer a distribuição nas comunidades". Granger declarou ainda que, "os recorrentes defeitos na adutora, como queima de motores e outras situações do gênero, que somados ao baixo volume pluviométrico deste ano potencializa e, muito, a possibilidade do desabastecimento". Em nota enviada a redação do 97NEWS, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclareceu que, "no último dia 16 de agosto, por conta de um vazamento na adutora de água bruta que alimenta a estação de tratamento onde são carregados os carros pipa da Prefeitura, a Embasa deixou temporariamente de fornecer água aos caminhões pipa, porque teve que priorizar a retomada gradativa do abastecimento por rede distribuidora dos imóveis atendidos pela empresa no município". A nota ainda diz que, "o não atendimento ao abastecimento da zona rural pela prefeitura de Brumado foi pontual e será retomado integralmente a partir desta quarta-feira(29).



Mais de 22 mil policiais recebem prêmio pela redução da violência

Foto: Conteúdo l 97News

Mais de R$ 22 milhões serão pagos a 22,5 mil policiais baianos que alcançaram redução de 6% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Bahia durante o primeiro semestre de 2018. O Prêmio por Desempenho Policial (PDP) tem o objetivo de incentivar o trabalho das forças de segurança. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), o número de Homicídios doloso, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte tiveram quedas de 6,8%, na Bahia, na comparação entre o primeiro semestre de 2018 e o do ano anterior. Os dados vão de encontro com o que foi publicado pelo Anuário de Segurança Pública de 2018, que apontou um ligeiro crescimento nos mortes violentas ao contabilizar também mortos em confronto com a polícia, suicídios e mortes em acidentes, segundo pasta. Os números do semestre da SSP, divulgados anteriormente em coletiva, serão publicados na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (29). Em cerca de 15 dias, será divulgada no mesmo veículo de comunicação a lista com as unidades das polícias Militar, Civil e Técnica que receberão o PDP.



Campanha de Rui é condenada por propaganda irregular em comitê; coligação vai recorrer

(Foto: Reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) julgou procedente ação que aponta propaganda eleitoral irregular no comitê da coligação "Mais Trabalho Por Toda Bahia", encabeçada pelo governador Rui Costa (PT). O QG está localizado na Avenida ACM, próximo ao Detran. O pedido foi ajuizado pela candidata a deputada federal pelo Partido Novo, Priscila Chammas Dau, e assinado pelo advogado eleitoralista Lucas Ribeiro, sob o argumento de que na fachada do local foi afixado um painel de grandes proporções contendo as fotos dos respectivos candidatos da composição majoritária — João Leão (PP), Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD). Em decisão liminar (provisória) proferida nesta segunda-feira (27), a juíza eleitoral Carmen Lucia Santos Pinheiro determinou a imediata retirada das peças no prazo de 72h —contadas a partir da notificação acerca da sentença— e estipulou que cada um dos representados pague multa no valor mínimo de R$ 5 mil. Cabe recurso. Na ação, Chammas também questiona o fato de o comitê ter sido instalado em área de grande circulação de veículos e pessoas. Procurada, a assessoria do candidato Rui Costa informou que a coligação está recorrendo na decisão no pleno do TRE por acreditar que não há irregularidade na propaganda.



Condeúba: Menino de 11 anos tem morte instantânea após ter sido atropelado por ônibus escolar

(Foto: Divulgação)

Um fato trágico aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (27), no Distrito do Alegre, zona rural do município de Condeúba, que fica localizado na região sudoeste próximo à divisa com o Estado de Minas Gerais. Segundo informações colhidas pela nossa equipe, um menino de apenas 11 anos de idade,  identificado como Antônio Marcos Pereira de Carvalho, teve uma morte trágica após ter sido atropelado por um ônibus escolar. Ela estava conduzindo uma bicicleta e, teria perdido o controle da mesma, o que provocou a colisão com o ônibus. Em razão do forte impacto o menino teve morte instantânea. Ele cursava o 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal e a sua morte causou muita dor e comoção na cidade.



Veterinário da ADAB fala sobre os riscos da vacinação mal feita

Foto: Luciano Santos l 97News

A vacinação, principalmente contra a febre aftosa, no rebanho bovino baiano vem sendo muito discutida pela ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, no que tange a questão da má aplicação, que pode incorrer em vários prejuízos para a população e para os pecuaristas. Segundo o médico veterinário que é lotado no escritório da ADAB de Brumado, Clemente Fernandes a questão é muito séria e tem que ser encarada com o rigor que merece. “Em Brumado e região estão acontecendo alguns fatos preocupantes que estão fazendo com que os proprietários de animais venham a perder até carcaças inteiras de bois devido à vacinação mal feita, já que a mesma causa um abcesso e torna o produto totalmente impróprio para consumo, o que, infelizmente temos observado muito aqui no frigorífico de Brumado”, destacou. 

Vacinação mal feita forma um abcesso e torna o produto totalmente impróprio para consumo (Foto: Luciano Santos l 97News)

Fernandes ainda explicou que “a vacinação passa por uma série de critérios que têm que ser observados, como o acondicionamento que tem que ser constante em 8 graus; o horário propício; a esterilização da agulha e da pistola e até mesmo o animal mal contido” e continuou dizendo que “então caso esse amplo procedimento não seja observado os riscos são muito graves, pois os consumidores podem contrair a salmonela, o antigo tifo, que pode causar até a morte”. E finalizou citando que “recentemente em Paramirim um homem morreu após consumir carne contaminada por raiva de morcego, então, como sempre falamos, todo o cuidado é pouco ao se adquirir produtos de origem animal sem a devida fiscalização e aprovação dos órgãos sanitários”.



Presídio de Brumado é tema de audiência no Supremo Tribunal Federal

O presídio de Brumado que teve uma celeuma muito grande para poder ser construído, agora passa pelo impasse jurídico, o qual foi tema de discussão no CNJ (Fotocomposição: 97NEWS)

Devido à forte pressão que está sendo feita pela imprensa e por várias instituições, inclusive da Justiça, que vêm cobrando de forma intensa para que o Presídio de Brumado entre em funcionamento o mais rápido possível, pois com 2 anos construído, as edificações já começam a sentir o peso do tempo. Buscando uma solução para o impasse, o governador Rui Costa foi até Brasília nesta terça-feira (28) para participar de uma audiência que foi comandada pela ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, onde foram tratadas as situações não só de Brumado, mas também de Irecê.  As duas unidades estão dependendo somente de autorização da Justiça do Trabalho para serem inauguradas, já que está existindo um impedimento judicial que tem barrado o modelo de gestão proposto pelo Governo do Estado para a manutenção e o funcionamento dos equipamentos. Segundo o governador no referido evento foi apresentado também à ministra detalhes da ampliação e da modernização do sistema penitenciário na Bahia. Na oportunidade ainda foi explicado por Rui Costa e pelo procurador do Estado, Paulo Moreno é que, mesmo se o Estado optasse por seguir o que a Justiça do Trabalho está alegando, que é denominado adoção da gestão direta, o prazo do concurso para os agentes penitenciários expirou e isso cria um outro grande complicativo.  Segundo as informações,  a ministra Cármen Lúcia garantiu que vai analisar com amplitude a situação para poder mediar um entendimento entre as partes.