ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

Morte precoce de jovem brumadense chama a atenção para os graves riscos da Pancreatite

Indiara Raiane Barbosa tinha apenas 26 anos e sua morte precoce causou uma grande comoção (Foto: Reprodução Redes Sociais)

A morte tão prematura da jovem brumadense Indiara Raiane Barbosa, de apenas 26 anos, vítima de uma pancreatite aguda causou uma grande comoção, já que ela era uma pessoa muito querida, vibrante e sempre com um sorriso no rosto. Ela acabou falecendo na tarde desta quarta-feira (15). Indiara começou a tratar a doença no mês de fevereiro e passou por duas intervenções cirúrgicas, só que o quadro evoluiu e ela teve que ser transferida para o Hospital de Base, em Vitória da Conquista, onde acabou falecendo. Não se sabe detalhes dos procedimentos e os motivos pelos quais o tratamento e as cirurgias não alcançaram o resultado desejado, o que levantou uma discussão sobre a doença e suas diferentes formas, no caso em questão foi uma pancreatite aguda, de origem biliar.

A Pancreatite é a inflamação no pâncreas. O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago no abdome superior. Entre as suas funções está fazer a digestão das gorduras e carboidratos que ingerimos usando o suco pancreático, substância que contém enzimas digestivas. Além disso, o pâncreas é responsável por produzir os hormônios insulina e glucagon. A insulina é responsável por reduzir as taxas de açúcar no sangue, ao passo que o glucagon tem o efeito contrário, aumentando essas concentrações. O consumo de álcool está diretamente associado à maioria dos casos da doença. Quando ela avança para a fase crônica desenvolve uma intensa inflamação no pâncreas, com uma rápida evolução, por isso, o tratamento deve ser rapidamente iniciado, pois os riscos são bem altos podendo causar a morte como foi o caso em questão.  



Homem é preso após sequestrar adolescente e oferecer vaga de emprego

Foto: Divulgação

Depois de passar diversas vezes pela polícia por estelionato, um homem foi preso na terça-feira (14) depois de ser acusado de sequestrar e manter um adolescente em cárcere privado. O suspeito teria abordado a vítima horas antes, com uma promessa de emprego. Ele foi preso durante uma ação conjunta das unidades da Polícia Civil de Ibicuí e Jequié. Segundo informações policiais, Clodoaldo da Silva Aquino teria parado o adolescente na rua, nas imediações de uma farmácia de Ibicuí e ofereceu-lhe um emprego na cidade vizinha. Os dois seguiram para a casa do garoto, para pedir autorização da mãe dele, que negou o pedido ao saber que o jovem trabalharia em outra cidade. Mesmo sem a autorização da mãe do garoto, Clodoaldo o colocou em seu veículo e o levou até Jequié, onde os dois se hospedaram em uma pousada. A vítima se aproveitou de um descuido do sequestrador e ligou para a mãe, que ligou para a polícia. De acordo com o site Acorda Cidade, os investigadores acionaram uma equipe da DT/Jequié, que foram até a pousada, próxima ao Terminal Rodoviário de Jerquié, onde efetuaram a prisão de Clodoaldo em flagrante. Ele irá responder pelos crimes de sequestro e cárcere privado.



Brumado: PETO apreende maconha e cocaína no conjunto habitacional Brisas I

Foto: Divulgação l PM

Policiais Militares da 34ª CIPM realizaram durante a noite de quinta-feira (15), apreensão de drogas no Brisas I em Brumado. Uma equipe do Emprego Tático Operacional (Peto) realizava patrulhamento nas imediações da quadra de esportes, quando avistou indivíduos onde estaria havendo uma movimentação de tráfico de drogas. Foi iniciada uma abordagem e verificado que um dos indivíduos se evadiu do local. Numa revista no local foi encontrado 11 porções de maconha e 03 porções de cocaína. A droga estava fracionada e pronta para srer comercializada. A droga apreendida foi levada e apresentada ao preposto da Polícia Civil na Delegacia, onde o fato foi registrado.



Mineradores aprovam proposta de participação nos resultados e pauta de reivindicações 2018

Foto: Divulgação

Em assembleias simultâneas na última terça – feira, 14, os mineradores da RHI Magnesita, orientados pela direção do Sindmineradores, aprovaram a proposta de participação nos resultados do ano em curso, apresentada pela empresa, bem como a pauta de reivindicações da campanha salarial 2018. Em relação a PRV, caso as metas sejam cumpridas, os funcionários dos níveis técnicos, administrativos e operacionais, podem ter uma remuneração extra de até 1,2 salários e os funcionários de supervisão até 2,2 salários nominais. Pelo acordo a empresa fará uma antecipação de R$ 700,00, em fevereiro e a quitação será feita até 30 de maio de 2019. Em relação a pauta de reivindicação também aprovada comtempla reajuste salarial de 11 %; ticket alimentação no valor de R$ 400,00; abono salarial, dentre outros pleitos. Para o presidente do Sindmine Édio Pereira,  as empresas se apegam na crise política e econômica e, este ano,  por ter eleições gerais para dificultar as negociações. Para ele a tática é apostar na unidade dos trabalhadores que são os mais afetados com a crise para garantir um grande acordo salarial este ano.



Polícia de Brumado apreende carro ‘dublê’ que circulava pela cidade

Foto: Divulgação l PM

Polícia Militar de Brumado apreendeu na tarde desta quarta-feira (15) um carro “dublê” que circulava pela cidade. Carro “dublê” ou “clonado” é o nome que se dá ao veículo, muitas vezes roubado, adaptado de forma fraudulenta com dados de um carro legalizado. Segundo os policiais Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), eles desconfiaram das características de um veículo Corsa Wind, que rodava com placas frias e numeração com indícios de adulteração pelas Ruas da cidade. Na vistoria do veículo e dos documentos, os policiais constataram diversas irregularidades, principalmente na numeração de chassi e motor. O veículo foi apreendido e o condutor conduzido à Delegacia. 



Intermunicipal: Jogo entre Brumado e Luís Eduardo Magalhães vai acontecer em Riachão das Neves

Foto: Divulgação

A seleção de Luís Eduardo Magalhães vai mandar seus jogos no Estádio Municipal Duduzão, no município de Riachão das Neves, na primeira fase do Campeonato Intermunicipal 2018. A alteração foi feita pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) acatando o pedido da própria equipe. A mudança já vale para a partida deste domingo (19), quando Luís Eduardo Magalhães recebe a visita do selecionado de Brumado, pela segunda rodada da competição. O duelo está previsto para começar às 15h. Depois, o segundo compromisso como mandante será contra Paratinga, no dia 2 de setembro. E, para encerrar os compromissos como dono da casa na primeira fase, o adversário será São Desidério, dia 16. O selecionado está no Grupo 11 da competição ocupando a segunda colocação, junto com São Desidério, com um ponto na tabela de classificação. Brumado lidera a chave com três, enquanto Paratinga é o lanterna.



Oficial: PT registra candidatura de Lula à Presidência no TSE

Foto: Folhapress

O PT registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na tarde desta quarta-feira (15), a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para concorrer à Presidência da República na eleição de outubro. O registro foi protocolado pessoalmente no balcão do TSE por dirigentes do partido. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi apresentado ao tribunal como candidato a vice-presidente. Condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP), Lula é potencialmente inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa. Agora, seus advogados começam uma batalha jurídica nas cortes superiores. Após a publicação de um edital com os nomes dos postulantes, o registro de candidatura de Lula pode ser impugnado (contestado) pelo Ministério Público Eleitoral ou por adversários (candidatos, partidos ou coligações). Também pode haver um indeferimento do pedido de ofício pelo relator do processo no TSE, caso ninguém conteste -- cenário muito improvável. Após o trâmite processual no TSE, com notificação do candidato impugnado e abertura de prazo para a defesa, o relator levará o caso para análise do plenário, composto por sete ministros. Se a corte negar o registro do petista, o partido pode recorrer ao próprio TSE e, por fim, ao STF (Supremo Tribunal Federal). 



Brumado: Gincana Educativa 'Ser Honesto é Legal'´ foi realizada na escola CMEAS

Foto: Divulgação

Promover gincana cultural entre o corpo discente das unidades escolares ressaltando a importância dos valores humanos, a construção da cidadania e a valorização e conservação do patrimônio cultural. Esse é o lema na educação brumadense. Pensando nesses valores atribuídos, no último dia 10 de agosto, o Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), realizou uma Gincana Educativa com o tema "Ser Honesto é Legal". O evento teve como objetivo promover lazer aos estudantes e interiorizar princípios e valores na cabeça dos Educandos. Todo o processo foi realizado com muita harmonia, provocando momentos singulares de beleza, talento e emoção em todos os participantes.



Ibotirama: Músico brumadense Chiquinho Amorim conquista 2º lugar no Festival de Música Popular

Foto: Divulgação

"Há um povo de verdade... e que nas telas não se vê! E que luta dia-a-dia... igual a mim e a você. Uma gente que resiste e que no futuro ainda crê. O Brasil dos invisíveis... o que não passa na Tevê.” Foi com esta canção, “Brasil dos Invisíveis”, dos mineiros Zebeto Correia e Martim César que o músico brumadense Chiquinho Amorim e o intérprete de Vitória da Conquista, Ítalo Soares, conquistaram o 2º lugar no Festival de Música Popular de Ibotirama (XLII FEMPI) nesse último final de semana. Além de ficarem no segundo lugar na categoria melhor música, eles também  conquistaram o 1º lugar em Melhor Letra.



Barra da Estiva: Polícia Civil elucida morte do comerciante "Moquinha"; este é o sétimo homicídio registrado na cidade

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Barra da Estiva elucidou o crime que vitimou o comerciante na noite do último sábado (11), em sua residência no bairro Alto México. Segundo o delegado responsável pelo caso, Dr. Joildo dos Humildes, a justiça expediu os Mandados de Prisão Preventiva contra três acusados de tramar e participar a morte do comerciante. De acordo com as investigações, Elias Silva do Nascimento, Samuel Gonçalves Rocha e Tailan de Araújo, planejaram a morte do comerciante, segundo as investigações, eles desconfiavam que a vítima estava passando informações para a polícia. Os acusados foram para casa de Tailan, onde inclusive testaram a arma do crime -- um revólver calibre 32 --. Ainda de acordo com as investigações, Elias planejou tudo. Ele foi até a casa da vitima, pulou o muro, exigiu que a filha do comerciante chamasse pelo pai e assim que o mesmo veio atender ao chamado, foi atingido por vários disparos na região da cabeça. Ainda segundo o delegado, o autor confessou o crime. De acordo com a polícia civil, este é o sétimo homicídio, registrado na cidade, e a Polícia Civil já elucidou todos.



Brumado: Estudante de engenharia relata descaso e falta de respeito da Viação Novo Horizonte com passageiros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Caos, atrasos e desrespeito. Estes foram apenas alguns dos problemas que o estudante de engenharia química, Paulo Henrique Oliveira, de 24 anos relatou ao 97NEWS ao tentar retornar para Salvador na última segunda-feira (13) em um ônibus da Viação Novo Horizonte. A linha saiu da cidade de Guanambi, com destino a Salvador, às 21h, mas chegando na garagem de Brumado, o ônibus quebrou, resultando em uma série de problemas. Tudo ocorreu bem, até Brumado com cerca de 40 passageiros. Porém, os problemas começaram rapidamente. Cerca de uma hora após a parada em Brumado, o ônibus não havia sido consertado, obrigado às pessoas a esperarem por cerca de três horas mesmo com o ar-condicionado desligado. Quando a situação já não era mais suportável, o motorista relatou que o ônibus seria trocado, afirmando que o veículo não tinha conserto naquele momento. Já fora do ônibus, teve início o 'show de horror', de acordo com o relato do passageiro, falta de comunicação, cansaço e descaso com os passageiros foram acontecendo em sequência, até que o grupo fosse desistindo da viagem, e pedindo o reembolso da passagem. "Depois de muitas horas o responsável pela Novo Horizonte aqui em Brumado colocou um ônibus pequeno sem ar-condicionado, ai eu e minha companheira acabamos desistindo da viagem", revela Paulo Henrique. O passageiro fez várias ligações para os órgãos competentes como, Agerba e também ouvidoria, mas ninguém atendeu as ligações. "Estamos desprotegido, os órgãos de proteção não atenderam. Ai eu pergunto a quem vamos recorrer?". Relatou o estudante a nossa reportagem. Após muitas discussões, ele conseguiu o reembolso da passagem e desistiu da viagem via Novo Horizonte.



Vitória da Conquista: Taxista é acusado de sedar passageira, levar para motel e estuprá-la

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Foi preso na manhã de terça-feira (14) um taxista de de prenome Thiago, acusado de estuprar uma passageira após a sedar e levar para um motel. Segundo o site Varela Notícias, o crime ocorreu na cidade de Vitória da Conquista, há mais de uma semana. O homem foi preso na frente do Aeroporto da cidade, quando estava no horário de expediente. Após ser ouvindo pela autoridade policial, o suspeito foi encaminhado para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. A delegada responsável pelo caso, Iara Gardênia, informa que o taxista ofereceu água para vítima, que chegou a estranhar o “serviço”. O suspeito argumentou que estava pretendo melhorar a qualidade do atendimento. As investigações apontam que Thiago teria colocado sonífero na bebida e estuprou a mulher no motel.



Homem é vítima de tentativa de latrocínio no distrito de Samambaia, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Civil registrou uma tentativa de latrocínio na manhã desta quarta-feira (15) no distrito de Samambaia, em Brumado. De acordo com a polícia, a vítima, um homem que não teve o nome divulgado, foi atingido por um disparo de chumbeira. Testemunhas que não foram identificadas, disseram que encontraram o funcionário de uma empresa de perfuração de poços artesianos, caído no chão em uma estrada vicinal e com uma perfuração nas costas. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O bandido levou a motocicleta do funcionário. A polícia já realiza rondas pela região em busca do criminoso. 



Brumado: Polícia já tem indícios da autoria das mortes em série de cães

A morte em série de animais por envenenamento causou uma forte indignação na população (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O episódio envolvendo a morte em série por envenenamento de cães no último dia 05 de agosto ocorrido no Bairro São José acabou se tornando um caso de polícia, já que um inquérito foi aberto após a entrada por parte da ONG AUAU de uma queixa crime na 20ª Coorpin no qual foram registradas as mortes e citando que o mesmo fato já tinha acontecido cerca de um ano antes. A representação teve o suporte jurídico do advogado Jorge Malaquias Filho, que, muito indignado com o acontecimento, irá buscar, a todo preço, que o(s) culpado(s) seja(m) devidamente punido(s) sob os rigores da Lei, já que matar animais é crime passivo de prisão. Segundo a presidente da ONG AUAU, Marli Lobo, que foi ouvida pelo 97NEWS “as investigações estão avançando já que existiam suspeitas da autoria”. Ela informou também que “na tarde desta terça-feira (15) novos casos de envenenamento de cães e gatos ocorreu quase que no mesmo local, tanto que tentamos fazer de tudo para salvar um cão que recebeu uma forte dose de veneno e, por sorte, ele conseguiu sobreviver”. O advogado Jorge Malaquias Filho também se pronunciou dizendo que “já existem indícios da autoria e a Polícia Civil deverá chegar ao responsável por essa chacina de animais. Não podemos tolerar isso em nossa cidade, os culpados têm que ser punidos, pois, além de ser um ato covarde é uma ação revoltante e irracional”. A análise de câmeras de monitoramento eletrônico pode ser a chave para se chegar ao autor do envenenamento. Confira abaixo a queixa prestada pela ONG AUAU: 



Acidentes de moto correspondem a quase 80% do DPVAT pago só no primeiro semestre deste ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Andar sobre duas rodas é até mais rápido, mas exige muito mais cuidado, e cuidado dobrado, prova disso, é que nos seis primeiros meses deste ano, 76% das indenizações pagas pelo DPVAT, -- o seguro que toda vítima de trânsito tem direito --, foram envolvidas motocicletas. O valor do reembolso, para despesas médicas e hospitalares é de até R$ 2.700, e para casos de invalidez permanente ou morte, a cobertura é de até R$ 13.500. No primeiro semestre deste ano, segundo o DPVAT, forma pagos 169 mil indenizações a vítimas de acidentes em todo o Brasil. O que chamou a atenção, é que 76% dessas indenizações, cerca de 128 mil, foram para acidentes envolvendo motocicletas, embora elas não cheguem a 28% da frota no país. Na Bahia, o número de motos passa dos 30%, este ano já foram ais de 4. 317 indenizações por invalidez permanente causada por acidentes com motos, mas 736 indenizações por  morte, e mais de 1.282 por despesas médicas. Para alguns especialista, a causa de tantos acidentes, é a formação inadequada dos motociclistas. "Ha uma carência ainda de material didático, conteúdo específico para conscientização do motociclista. Então muitas vezes eles saem habiltados do Centro de Formação de Condutores, mas não está preparado para situações reais de trânsito que encontra lá fora", comentou. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelam que, dos 68 milhões de motoristas no Brasil, mais de 30 milhões estão habilitados para guiar motocicletas. Ainda de acordo com o Denatran, o número total de motos chega a quase 22 milhões em todo o país. Em relação ao perfil dos indenizados, segundo os números da Seguradora Líder, a maior incidência de indenizações pagas para condutores de motocicletas pelo Seguro DPVAT foi para vítimas do sexo masculino, na faixa etária considerada economicamente ativa, de 18 a 34 anos.



Vila Nova comemora título e bons resultados em festa do Dia dos Pais

A festa foi realizada no Clube da Magnesita (Foto: Reprodução)

O futebol de campo vem tendo um crescimento muito positivo em Brumado, que é reconhecidamente uma “fábrica de talentos”, tanto que vários atletas atuam no Brasil e até no exterior. Nesse momento positivo, além das equipes tradicionais novos clubes vêm surgindo e, dentre este nova safra, um já ganha um destaque especial que é o do Vila Nova, que tem como presidente Marinaldo Silva Gomes(Argentino) e como diretor técnico e coordenação Fernando Santos (Fezinho), preparador físico Cléber Coelho Gonçalves e técnico Adão Silva (Dãozinho). Neste último domingo (12), Dia dos Pais, foi realizada a festa de lançamento no Clube da Magnesita em Catiboaba, onde atletas, familiares e direção se confraternizaram num evento familiar e cheio de positividade. Na oportunidade se comemorou além do Dia dos Pais, a ótima colocação no Campeonato Brumadense, onde a equipe ocupa a segunda colocação; como também a conquista do título juvenil. A Vila Presidente Vargas historicamente é reconhecida por revelar grandes talentos como o atacante Alan Pinheiro que atualmente está jogando no futebol japonês.

A festa teve a presença das famílias (Foto: João de Deus | 97NEWS)


Brumado: População questiona, como vamos assistir o jogo entre a seleção Brumadense e São Desidério? TVE está fora do ar!

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A TVE está sendo alvo de muitas críticas, isso porquê na última semana a emissora anunciou a transmissão de vários jogos do Intermunicipal 2018, inclusive sendo sorteado o jogo entre Brumado e São Desidério no dia 26 de agosto. Mas o que os brumadenses questionam é. Como vão assistir os jogos se o canal esta fora do ar em Brumado?. Segundo informações o problema já dura vários anos, ou seja por vários meses e o canal esta fora do ar devido à uma falha no sistema de retransmissão que fica localizado na Serra da Éguas. Durante essa semana a redação do 97NEWS recebeu várias reclamações de telespectadores com relação à ausência de sinal da emissora aberta na cidade. Em Brumado quase todos os sinais analógicos estão fora do ar, exceto a TV Sudoeste e TV Aratu. Diante da situação o 97NEWS conversou com técnicos do setor de informática do município, e os mesmos nos relataram que o sinal da TVE será normalizado nos próximos dias. A prefeitura alega ainda que a manutenção dos equipamentos do canal não é de responsabilidade da administração municipal, e sim de cada emissora. Ainda segundo a prefeitura, a direção da TVE informou que técnicos estarão em Brumado na próxima semana para a manutenção dos equipamentos e a troca do transmissor na Serra das Éguas. Com essa boa notícia, o torcedor brumadense espera que no dia 26 de agosto, o jogo da seleção de Brumado contra São Desidério, válido pelo Intermunicipal 2018, seja assistido ao vivo pela população.



Neurologia na Clínica Master com Drª Maiara Teixeira

Foto: Divulgação

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos). Na CLÍNICA MASTER você encontra a competente médica neurologista Drª. Maiara Teixeira. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



As doenças que os seus olhos revelam; saiba as patologias que sua íris denuncia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na medicina natural, acredita-se que a íris pode revelar desiquilíbrios silenciosos e fraquezas emocionais que mais nenhum método consegue detectar. Fomos saber mais sobre esta técnica que avalia corpo, mente e emoções. Os olhos não são apenas o espelho da alma, mas também do corpo. Esta é a convicção do especialista em medicina natural, que recorrem à observação da íris para identificar desequilíbrios físicos e psíquicos. Muitos fazem o tratamento com o objetivo de ajudar a tratar doenças, assim como o de prevenir e manter uma vida saudável. Em entrevista ao 97NEWS, o terapeuta, Jaime Chaves dos Santos, a íris revela o nosso estado metabólico, nutricional, hormonal, imunológico, nervoso, psíquico e emocional. Um método preventivo que vai para além da prevenção. O objetivo principal da microsemiótica oftálmica, nome que designa o exame que analisa a íris, também conhecido por exame iridológico, é a prevenção. Detetar desequilíbrios que estão na origem de diversas doenças, antes delas se manifestarem no organismo, através de determinadas marcas na íris. Segundo o iridologista, através do sistema nervoso central, qualquer alteração que os órgãos sofram, será refletida na íris. "Esta técnica pode também ter um papel terapêutico, já que, permite identificar melhor as causas dos desequilíbrios que fornecem informações fundamentais para definir o tratamento mais adequado", relata Jaime. Ainda segundo o especialista, este exame é recomendado tanto a pessoas saudáveis, uma vez que as ajudará na prevenção, como a doentes com patologias específicas, indica Jaime Chaves. "Problemas do sistema digestivo como intolerâncias alimentares, gastrites e obstipação, distúrbios do sono e do foro psíquico como a depressão, a ansiedade e doenças crónicas como a diabetes são alguns dos distúrbios e patologias mais comuns, que podem ser tratados com a ajuda desta técnica", refere Jaime. 

A observação das íris, conhecer as condições do organismo de uma pessoa (Foto: Reprodução )

A análise da íris é vista, pela medicina natural, como a ciência que estuda a relação que existe entre as diferentes marcas observadas na íris e as alterações que ocorrem no nosso organismo, objetivando uma avaliação geral do estado de saúde. Ao identificar determinadas alterações, o iridologista consegue traçar o estado de saúde física, mas também emocional e psíquica. A análise da íris permite ainda identificar deficiências nutricionais e de oligoelementos que causam pré-disposição para o aparecimento de patologias, que podem ser corrigidas antes que se desenvolvam. "Através da íris, é possível analisar os traumas que poderão ter tido origem no tempo gestacional. Uma avaliação bastante útil nos casos de ansiedade, ataques de pânico e medos", refere o iridologista ao 97NEWS. Ao questiona-lo sobre a medicina tradicional e a iridologia, que continua a não ser reconhecida pela medicina convencional, devido a nenhum estudo com validação científica comprovar a sua eficácia, Jaime foi cauteloso e comentou, "antes de tudo, é preciso esclarecer que o exame iridológico não deteta doenças, mas sim, informações essenciais para o tratamento de patologias, assim como para a prevenção e manutenção de uma vida saudável", ressalva. Na consulta, são avaliadas ambas as íris, com o auxílio de uma lupa ou através de fotografia. Estas fotografias são tiradas com adaptadores próprios e analisadas posteriormente com um software específico. A recolha da fotografia no software permite guardar o histórico do paciente para ir comparando a sua evolução, ao longo do tempo. De acordo com Jaime Chaves, quatro sinais podem dar o alarme que os olhos denunciam os desequilíbrios que a sua íris pode revelar. A primeira é a coloração amarela, segundo Jaime, uma íris amarelada revela um organismo bastante intoxicado e falta de energia. A acumulação de toxinas gera má oxigenação e dificuldade de eliminação, causando uma baixa vitalidade. A segunda, apresenta contorno branco que indica acumulação de sais inorgânicos e colesterol no organismo. A terceira é uma lacuna às 18 horas (imagine que o olho é um relógio, a lacuna é visível, na zona da íris, onde se visualizariam as 18 horas), que é causada pela pré-disposição diabética e o quarto sintoam, são manchas acastanhadas, que indicam fraqueza tecidual em determinadas áreas do organismo, devido à acumulação de toxinas.



Seis em cada dez crianças vivem em situação precária no Brasil, diz Unicef

Foto: Divulgação

Se fossem habitantes de uma cidade, crianças e adolescentes brasileiros com alguma precariedade – seja financeira ou no acesso a direitos como educação e moradia – formariam quase três São Paulo inteiras. Isto corresponde a cerca de 32,7 milhões de pessoas com até 17 anos expostas a vulnerabilidades, ou seis em cada dez crianças no país. Em relatório divulgado nesta terça-feira (14), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) adota um critério inédito no tratamento à pobreza entre crianças brasileiras: inclui não somente indicadores de renda per capita, mas também o cumprimento de direitos fundamentais garantidos na lei. O documento mostra que a pobreza “apenas” monetária foi reduzida na última década, mas privações de um ou mais direitos não diminuíram na mesma proporção. Ainda assim, segundo o relatório, 18 milhões de crianças (34% do total) vivem em casas com renda per capita insuficiente para a compra de uma cesta básica (menos de R$ 346 mensais nas áreas urbanas e R$ 269 nas rurais). O relatório tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015. O Unicef alerta: além de considerar nuances como a influência da raça e da região do país, o desenho de políticas públicas para lidar com a pobreza na infância deve considerar também a assistência a mães, pais e responsáveis delas.