Morte precoce de jovem brumadense chama a atenção para os graves riscos da Pancreatite

Indiara Raiane Barbosa tinha apenas 26 anos e sua morte precoce causou uma grande comoção (Foto: Reprodução Redes Sociais)

A morte tão prematura da jovem brumadense Indiara Raiane Barbosa, de apenas 26 anos, vítima de uma pancreatite aguda causou uma grande comoção, já que ela era uma pessoa muito querida, vibrante e sempre com um sorriso no rosto. Ela acabou falecendo na tarde desta quarta-feira (15). Indiara começou a tratar a doença no mês de fevereiro e passou por duas intervenções cirúrgicas, só que o quadro evoluiu e ela teve que ser transferida para o Hospital de Base, em Vitória da Conquista, onde acabou falecendo. Não se sabe detalhes dos procedimentos e os motivos pelos quais o tratamento e as cirurgias não alcançaram o resultado desejado, o que levantou uma discussão sobre a doença e suas diferentes formas, no caso em questão foi uma pancreatite aguda, de origem biliar.

A Pancreatite é a inflamação no pâncreas. O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago no abdome superior. Entre as suas funções está fazer a digestão das gorduras e carboidratos que ingerimos usando o suco pancreático, substância que contém enzimas digestivas. Além disso, o pâncreas é responsável por produzir os hormônios insulina e glucagon. A insulina é responsável por reduzir as taxas de açúcar no sangue, ao passo que o glucagon tem o efeito contrário, aumentando essas concentrações. O consumo de álcool está diretamente associado à maioria dos casos da doença. Quando ela avança para a fase crônica desenvolve uma intensa inflamação no pâncreas, com uma rápida evolução, por isso, o tratamento deve ser rapidamente iniciado, pois os riscos são bem altos podendo causar a morte como foi o caso em questão.