ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Atletas de Caetité conquistam quatro medalhas no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu em São Paulo

Corpo em estado avançado de decomposição é encontrado na zona rural de Malhada de Pedras

Corpo de advogado desaparecido é encontrado na zona rural de Caculé

Gabinete de Segurança Institucional autoriza avanço de projetos de exploração de ouro na Amazônia

Morre Mila Moreira, 72, uma das primeiras modelos a se tornar atriz no Brasil

Encanador acha milhões em parede de igreja no Texas

'Entre o Carnaval e a vida dos baianos, eu fico com a vida e saúde dos baianos' diz Rui Costa

Vereadora Verimar do Sindicato, em audiência com o secretário da SERIN, discute proposta para asfalto que liga Brumado ao Distrito de Terra Vermelha

Os melhores aromatizantes para ambientes você encontra na Império Utilidades

Brasil: 75% das famílias têm dívidas, aponta Mapa do endividamento

Tem novidade na Gel Sol, sua representante Intelbras na Bahia

Brumado: Vida saudável é na Bete Fruits, venha conferir

Ministério da Saúde oferece mais de 21 mil vagas para Médicos pelo Brasil

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Judiciário da Bahia inaugura varas em duas cidades baianas

Pax Nacional fecha parceria com Fisioterapeuta e Quiropraxista; e tem descontos para associados

Novas regras da Tarifa Social devem beneficiar mais de 11 milhões de pessoas

Polícia extermina plantação com mais de 18 mil pés de maconha em Curaçá

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

Brumado: 13 vítimas fatais em acidentes nas rodovias que cortam o município nesses 8 meses do ano

A 2ª CIPRv/Brumado alerta que o excesso de velocidade e animais na pista são os principais causadores de acidentes com vítimas fatais (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Acidentes são sempre parte constante na pauta da imprensa brumadense e, segundo relatos da 2ª CIPRv/Brumado - Companhia Independente de Policiamento Rodoviário, o número desse tipo de ocorrência é ainda alto e preocupante. Segundo os dados passados pela companhia, de janeiro até esta segunda-feira (20), foram 92 acidentes, ocorridos nas estradas que cortam o município, BA-262, BA-148 e BR-030, que tem a fiscalização em parceria com o PRF. Destes 92 acidentes, 59 foram sem vítimas, 33 com feridos e 20 com vítimas fatais, o que vem comprovar que os condutores têm que tomar todo o cuidado ao transitarem por essas estradas. Os principais responsáveis por esses índices preocupantes são: excesso de velocidade e animais na pista, que, no caso dos óbitos são apontados como as causas principais. Vale ressaltar que a CIPRv/Brumado faz a fiscalização de cerca de 3.700 km que compreendem as estradas supracitadas e, devido à limitação de equipes, os serviços não conseguem compreender toda essa extensão, mas, mesmo assim, são realizadas constantemente abordagens aos motoristas, com realização do teste de bafômetro e verificação de documentos, como também possíveis incidências criminosas. O excesso de velocidade é também muito combatido, tanto que são efetuadas cerca de 15 autuações diárias por esse motivo.  

Excesso de velocidade e animais na pista, são apontados como as causas principais de acidentes (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Segurança: CICOM de Brumado irá ser inaugurado no dia 30 de agosto

Os ajustes finais estão sendo feitos no sistema (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado por muitos como o grande divisor de águas para a área da segurança pública em Brumado, o CICOM - Centro Integrado de Comunicações, após o seu período de instalação, onde existiu uma série de ajustes a serem feitos, será finalmente inaugurado. A solenidade irá ocorrer às 14h do próximo dia 30 de agosto, contando, inclusive, com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa. O comando do órgão sediado em Brumado está sob a responsabilidade da Major Leila Silva que vem tendo um dinamismo muito acentuado nas questões envolvendo a inteligência da Polícia Militar. O sistema que vai ser integrado entre as duas polícias, irá possibilitar o monitoramento eletrônico de vários locais da cidade, o que, certamente inibirá a prática criminosa e também facilitará o trabalho da polícia.

O comando do CICOM ficará a cargo da experiente major Leila Silva (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Moradores relatam desperdício de água no Conjunto Residencial Brisa I

O desperdício está ocorrendo desde às 11h (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

Enquanto alguns lugares da região já sofrem com a possibilidade do racionamento já que novamente se enfrenta um período de estiagem muito intenso, em outros, o desperdício é patente. Uma dessas situações foi flagrada nesta segunda-feira (20) por um morador do Conjunto Residencial Brisa I que entrou em contato com o 97NEWS para comunicar o fato. Segundo ele um cano da Embasa se rompeu desde as 11h e a água ficou jorrando ininterruptamente. “Isso é um absurdo, já que a empresa faz constantes manutenções na bomba em Cristalândia, deixando a cidade até 3 dias sem água”, citou em tom de indignação. Ele ainda declarou que “eu já mandei o vídeo e liguei para a Embasa desde cedo e até agora ninguém veio resolver o problema até agora que já são 15h43m”. E terminou observando que “acorda para a vida dona Embasa, pois uma situação dessa é falta de respeito e responsabilidade”. Confira o vídeo abaixo do flagrande do desperdício: : 



Educação: Escola CMEAS é bicampeã no Concurso Nacional Geração Sustentável

Foto: Divulgação

A 3ª Edição do Concurso Geração Sustentável 2018 promovido pelo Instituto InterCement, chegou ao fim nesta semana. Foram anunciados os trabalhos vencedores do Concurso que incentiva alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das séries finais a encontrar soluções para problemas ambientais. Mais de 300 alunos e professores participaram desta edição, que teve como tema “Movimento #ChegaDeDoença: juntos pela proteção da natureza e o combate às doenças transmitidas por mosquitos”. Os vídeos produzidos pelas escolas municipais foram postados na plataforma para serem avaliados pelo CDC (Comitê de Desenvolvimento Comunitário) de cada municipio e posteriormente encaminhado ao Instituto InterCement, em São Paulo, para concorrer com os outros videos selecionados pelas demais cidades participantes do concurso. Os alunos e professores da Rede Municipal de Brumado abraçaram o projeto e desenvolveram belíssimos trabalhos, mobilizando os bairros e povoados que as escolas estão localizadas, envolvendo a comunidade escolar e local. Os vídeos postados foram analisados e tivemos êxito com o Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) em 1º lugar no Brasil. Já a premiação à nível local, outras escolas brumadenses tiveram destaque como a Escola Municipal Professora Míriam Azevedo Gondim Meira (2° lugar), Escola Professora Maria das Graças Assis Correia (3º lugar). Com essa colocação, o município de Brumado tornou-se bicampeão ao ter seu projeto eleito, pela segunda vez consecutiva, como ganhador nacional, atingindo todos os critérios e se destacando pelo engajamento comunitário, criatividade e ideias inovadoras. A entrega do kit ecológico para os ganhadores dos Prêmios locais e dos smartphone para os ganhadores do Prêmio Nacional serão realizadas até o final do mês de setembro, por um profissional da unidade InterCement do município.



Iguana é encontrada no Bairro Feliciano Pereira; ‘mato está tomando conta de tudo’, afirmam moradores

O réptil foi encontrado no quintal de uma residência (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação da infraestrutura do Bairro Feliciano Pereira continua sendo motivo de preocupação dos moradores, os quais vêm, reiteradas vezes, solicitando medidas urgentes por parte do poder público municipal, só que, segundo eles, ainda não foram atendidas as demandas. Na manhã desta segunda-feira (20) um fato inusitado acabou chamando a atenção dos moradores, já que iguana foi encontrada no quintal de uma residência neste final de semana. O réptil acabou sendo devolvido para o mato e provocou ainda mais a indignação dos moradores que se dizem totalmente esquecidos. Em várias postagens nas redes sociais eles indagam que empreiteiros e carroceiros vêm jogando toda a sorte de entulhos nos terrenos baldios, o que está fazendo com que vários animais e insetos, inclusive peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões sejam cada vez mais comuns,. “Aqui virou um misto de Deserto do Saara com um lixão, pois não existe nenhum controle e nós moradores que sofremos”, relatou o morador Josias Macedo que ainda complementou que “estamos totalmente esquecidos, tanto que até Iguana está aparecendo. só gostaríamos de ter o mesmo tratamento de outros bairros da cidade. Espero que o nosso clamor possa ser atendido”.

O matagal só vem aumentando e causa protestos dos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Seleção brumadense faz bonito e vence Luís Eduardo Magalhães fora de casa

O selecionado brumadense atacou mais no segundo tempo (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

As seleções de Luis Eduardo Magalhães e Brumado se enfrentaram na tarde desse domingo (19), em primeiro jogo com mando de campo de LEM no Estádio Municipal Duduzão, no município de Riachão das Neves. Os jogos foram transferidos para outra cidade devido a reforma do estádio municipal de LEM. O jogo que foi válido pela segunda rodada da primeira fase do Intermunicipal 2018, era o chamado jogo de seis pontos, e a seleção de Luis Eduardo precisava da vitória para buscar a liderança do grupo. No primeiro tempo, a melhor chance para LEM foi uma cabeçada forte do atacante Luzinho que colocou a bola rente à trave do lado direito do goleiro de Brumado. Já o selecionado brumadense se manteve na marcação até o fim do primeiro tempo. Já no segunto tempo, a seleção de Luis Eduardo foi castigada, após escanteio, o goleiro espalmou a bola e o zagueiro brumadense Renan não perdeu a oportunidade e deitou no fundo do gol, chegando ao fim do segundo tempo com a vitória para a equipe de Brumado em 1 x 0. 

O técnico

Brumado estreou na competição vencendo a equipe de Paratinga pelo placar de 2X0, jogando dentro de casa no estádio Gilbertão. O selecionado está no Grupo 11 da competição ocupando a primeira colocação na tabela de classificação com seis pontos. Paratinga é o vice lider com três. Na lanterna estão Luis Eduardo e São Desiderio com um ponto. No próximo domingo dia 26 a seleção de Brumado joga dentro de casa contra a seleção de São Desidério com transmissão ao vivo da TVE, as 15h no estádio Gilberto Cardoso, o "Gilbertão".

Classificação de Brumado na tabela do Grupo 11


Governo da Bahia gasta R$ 404 mil de repasse federal em munições para ‘Operação Enem’

Foto: Ilustrativa

Com dispensa de licitação, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) comprou R$ 404.494,00 apenas em munição para garantir a aplicação e a segurança da distribuição das provas do Enem deste ano. De acordo com a SSP, o governo federal envia todos os anos uma quantia para a Operação Enem, para garantir que os estados realizam a aplicação das provas. A verba seria intransferível e voltaria para a União, caso a SSP não utilizasse o repasse. A empresa Companhia Brasileira de Cartuchos foi a escolhida para vender o produto para o Estado.



Carpegiani admite decepção: 'falta de entrega, de maturidade'

Carpegiani não escondeu a insatisfação com o que viu no jogo diante do time paulista (Maurícia da Matta/EC Vitória)

Passar pano, aliviar, relevar. Nada disso faz parte do vocabulário de Paulo Cézar Carpegiani. Após a sua estreia à beira do campo, domingo (19), quando o Vitória voltou a perder de forma vexatória no Campeonato Brasileiro, desta vez para o Palmeiras, por 3x0, o técnico não escondeu a decepção com o elenco. Já na sala de entrevista, o treinador foi questionado sobre o desempenho da equipe e fez uma leitura muito sincera. "Deixamos muito a desejar, sob todos os aspectos. Não temos muito o que dizer, todo mundo viu o que ocorreu. Não podemos desmerecer uma equipe que é outro patamar, outro tipo de investimento, que é candidata (ao título) a meu ver. Há uma diferença, mas a diferença foi muito grande. Encontramos uma equipe apática, sem a compostura que tínhamos que ter", analisou. 

Carpé pontuou que teve pouco tempo com o grupo, apenas três dias de treino, mas não escondeu que ficou decepcionado com o desempenho dos atletas. Como disse com clareza, ele esperava muito mais do que o que foi apresentado no campo do Barradão. "Esperava de minha equipe muito mais, mas sou obrigado a reconhecer que a falta de tempo também contribuiu, mas principalmente a falta de ambição, falta de garra, de disposição. Temos que agregar tudo isso. Temos que tirar esse time, ter algo mais. Tem muita gente no departamento médico, e o pior é que não vão voltar. Vai demorar um pouco de tempo. Estamos encontrando dificuldade, mas vamos tratar de superar. Vitória é muito grande. Também estou preocupado", admitiu. Atualmente, o Leão tem os desfalques de Willian Farias, Rhayner, Juninho, Walisson Maia, Guilherme Costa, Nickson e Luan, todos no departamento médico. A maior urgência de Carpé é contar logo com Farias e Rhayner.  Além da apatia vista no jogo, outra coisa que Carpegiani observou é que os atletas não conseguiram assimilar o que foi trabalhado  nos treinos da semana. Segundo ele, o elenco teve dificuldade de colocar em prática aquilo que ele orientou e solicitou desde a sua chegada. "Começou o jogo e não era aquilo que treinei. Desde o princípio já estava frouxo no meio. Segundo tempo melhorou um pouco. Um paradoxo. Por incrível que pareça, tivemos 58% de posse de bola, mas não criamos. O que me preocupa é essa inconstância, essa falta de entrega, de maturidade, que me passou essa equipe. Isso que me preocupa muito mais do que a parte como time, como equipe", avaliou. Após a rodada, que ainda está em andamento e se encerra hoje com um jogo entre Vasco e Ceará, o Vitória caiu para a 17ª colocação. Na zona de rebaixamento, o Leão tem 19 pontos conquistados em 19 rodadas. O mais preocupante é o saldo de gols: -19, o pior do torneio. O Leão também é o time que mais sofreu gols na competição: 39 - média de mais de dois por jogo. 

CONTINUE LENDO


Rio do Pires: Brumadense passa por um baita susto após capotar veículo em estrada vicinal de Ibiajara

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um brumadense passou por um baita susto após capotar seu veículo em uma estrada vicinal de Ibiajara, distrito de Rio do Pires, na região do Vale do Paramirim, neste domingo (19). Segundo informações de familiares, Lucas dos Santos viajava com sua esposa quando sofreu o acidente. Nas fotos enviada a redação do 97NEWS, é possível ver que o veículo Voyage branco ficou bastante danificado. Mas de acordo com a família, Lucas e a esposa não sofreram nenhum ferimento e passam bem. Os moradores de Ibiajara disseram que o movimento naquela estrada costuma ser intenso, já que a via liga o distrito a cidade de Rio do Pires.

Foto: Whatsapp l 97NEWS


Em brincadeira com marido agricultora deita em rodovia e morre atropelada por carro

Foto: Reprodução Whatsapp

Uma brincadeira entre um casal acabou de forma trágica na noite de sexta-feira (17). A agricultora Maria Angêla Mota da Silva, de 41 anos, morreu atropelada por um carro após deitar na AC-40, em Senador Guiomard. O acidente ocorreu por volta das 23h. O casal retornava para casa de bicicleta, quando começou a brincar e Maria deitou na estrada. Ela morreu no local do acidente. “Eles iam para casa, os dois brincando, e ela sentou na beira da estrada. Depois ela virou a cabeça para trás e deitou na rodovia. Apareceu um carro em alta velocidade, o marido dela tentou puxá-la, mas não conseguiu”, explicou a irmã da vítima, Josilene Mota da Silva. Segunndo o portal G1 a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi informada que a equipe que atendeu a ocorrência não deixou maiores informações sobre o acidente. Os policiais têm até cinco dias para concluir o boletim de ocorrência. Ainda segundo o irmã da vítima, o marido de Maria não se feriu. Josilene não soube informar se o motorista permaneceu no local. “Não fui na delegacia para saber [se o motorista foi preso]. Fui para o IML cuidar do corpo. Não sei dizer se tinham bebido. Esperamos uma resposta", lamentou.



Endocrinologista Drª Aruze Tanajura na Clínica Master

Foto: Divulgação

A endocrinologia pediátrica, é uma especialidade (área de atuação) da pediatria responsável pelo acompanhamento das alterações hormonais da criança, como obesidade (ou sobrepeso) e suas complicações, diabetes, baixa estatura (quando a criança fica persistentemente abaixo da curva de crescimento), alterações da tireóide, alterações do metabolismo dos ossos, transtornos da puberdade, dentre outros. Na CLÍNICA MASTER você encontra a endocrinologista pediátrica Drª. Aruze Tanajura. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Campanha, debates e o dilema em não saber em quem votar

(Imagem Ilustrativa)

A campanha eleitoral começou oficialmente na última quinta-feira. No entanto, há tempos os candidatos jorram ideias e críticas aos adversários e poucos são efetivamente propositivos. Como observadores da cena política por obrigação profissional, quase sempre os jornalistas são obrigados a responder a uma questão básica: "já sabe em quem vai votar?". Por enquanto, é mais fácil e cômodo dizer em quem não vamos votar - e aqui não é espaço para campanha política, por isso a informação não será pública. E não está sendo nada fácil escolher os candidatos - desde a Presidência da República aos deputados federais e estaduais. Até agora são raros os postulantes que produziram um discurso mínimo que possamos endossar. Até o momento, os extremos estão bem explícitos. Já as posições mais moderadas, mais palatáveis para a maioria da população, acabam diluídas em meio a profusão de informações desconexas apresentadas pelos candidatos.

As candidaturas ao governo e à presidência, pelo menos, tiveram a oportunidade de serem debatidas na televisão. Ainda que de maneira pouco interessante para o eleitor, foi possível ver o comportamento dos principais nomes a concorrer aos cargos. Para o Palácio do Planalto, a confusão deve ser prolongada. Enquanto não houver um caminho final sobre  eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, existe um limbo difícil de ser transposto. O PT vai insistir ainda mais na tese de inocência do ex-presidente, amparado pela liminar concedida pela Comissão Internacional de Direitos Humanos da ONU. É como se os problemas brasileiros fossem pequenos, aí a decisão internacional coloca álcool em um país em chamas. Enquanto no plano federal ainda paira muita incerteza, a cena baiana está bem desenhada. Pena que o debate que tenha sido tão pouco aproveitável para entender quais são as propostas reais daqueles que desejam ser governadores. Rui Costa (PT) ainda segue no tom de usar o atual mandato para se impulsionar e defender um lulismo pós-Lula - sem tocar nas fragilidades visíveis dos sucessivos governos petistas. José Ronaldo (DEM) omite que as gestões dele não foram tão boas quanto os discursos dele os são e também quais são os principais aliados do DEM em Brasília. João Santana (MDB) vive em um mundo nostálgico onde o MDB era um partido sério e preocupado com o futuro do Brasil. Marcos Mendes (PSOL) faz um debate necessário, mas repleto de contradições que a esquerda ainda não conseguiu responder. Restam João Henrique (PRTB) e Célia Sacramento (Rede), que devem ser levados tão a sério quanto eles se levam. Ainda falta a propaganda de rádio e TV, considerada um marco para as campanhas eleitorais. Diante do que se viu até agora, aguardar por ela talvez seja a alternativa possível para conhecer efetivamente os candidatos. E torcer para que no dia 7 de outubro não apenas os jornalistas saibam responder em quem vão votar. Este texto integra o comentário desta segunda-feira (11) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Irecê Líder FM, Clube FM.

CONTINUE LENDO


PETO apreende drogas celulares e arma furtada em Barra da Estiva

Foto: Divulgação l PM

A polícia militar apreendeu uma arma de fogo, drogas e celulares dentro de uma residência, em Barra da Estiva, na tarde de sábado (18). Segundo o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) através de denúncias a guarnição averiguou um suposto ponto de tráfico de drogas no local. Na residência, foram encontradas substâncias semelhantes à entorpecentes, materiais para embalar, uma quantia em dinheiro, celulares e um revólver calibre 32, Taurus, com restrição de furto no estado do Rio Grande do Sul.  Os suspeitos e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Brumado.



Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena concurso 2070: prêmio subiu para R$ 27,5 milhões

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2070 da Mega-Sena, realizado na noite de sábado (18) no município de Coribe, Bahia. O prêmio acumulou e deve pagar até R$ 27,5 milhões. As dezenas sorteadas foram: 05 - 26 - 27 - 34 - 42 - 48. A quina teve 84 apostas ganhadoras, cada uma receberá R$ 25.629,96. A quadra teve 5.654 apostas vencedoras e cada uma ganhará R$ 543,96. Excepcionalmente, foram três concursos nesta semana, como parte da "Mega Semana dos Pais". O primeiro foi na terça (14) e o último foi no sábado (18).



Censo 2020 pode não acontecer por falta de verba do IBGE

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Uma das principais pesquisas estatísticas do país feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve custar, na sua próxima edição, R$ 3,4 bilhões, valor que o governo federal afirmou que não pode pagar. De acordo com um levantamento realizado pelo jornal Estado de S.Paulo, para seguir com os preparativos do censo 2020, que vai coletar dados na casa de todos os brasileiros, o IBGE precisaria de R$ 1 bilhão já em 2019. O instituto, porém, só deve receber entre R$ 200 milhões e R$ 250 milhões no próximo ano. A dificuldade para garantir a verba de 2019 torna ainda mais remota a possibilidade de obter os R$ 2,4 bilhões restantes em 2020. A avaliação da equipe econômica é que o IBGE vai ter de “racionalizar” o levantamento, o que pode se traduzir em um número menor de entrevistadores e questionários mais enxutos. O instituto já havia indicado em outras ocasiões que é difícil levar a pesquisa a campo com o orçamento reduzido. Estratégia semelhante foi adotada pelo IBGE para realização do Censo Agropecuário em 2017. O presidente do IBGE, Roberto Olinto, refutou a possibilidade de a pesquisa ser reduzida caso a verba necessária não fosse aprovada. O Instituto diz não ter um posicionamento oficial do governo sobre o tema e que só se manifestará quando isso ocorrer. Os dados do próprio IBGE indicam que, se prosperar, o reajuste de 16,38% a juízes e procuradores, deverá aumentar o abismo entre ricos e pobres no Brasil. A média de renda do grupo é de R$ 59 mil mensais, segundo contas do economista Marcelo Neri, coordenador do FGV Social, que combina informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Imposto de Renda.



Waldenor e Zé Raimundo visitam Fligê

Os deputados Waldenor (federal) e Zé Raimundo (estadual) deram uma ligeira trégua nas atividades políticas para acompanhar Feira Literária de Mucugê – Fligê, que acontece desde a quinta-feira (16) e termina neste domingo (19).  O evento que já se consolida na programação cultural do estado, reúne escritores renomados da literatura brasileira, novos autores, editoras e um público variado com jovens e adultos da região da Chapada Diamantina e de outros lugares do estado e do país. Nesta terceira edição homenageia a escritora negra Conceição Evaristo, candidata a ocupar cadeira na Academia Brasileira Letras. “É hora de beber um pouco da fonte literária que jorra nesta feira, que nos apresenta tão variada programação, hora de ouvir a sabedoria e a reflexão de Conceição Evaristo e de outros importantes autores e autoras”, disse Zé Raimundo.  Como professores universitários, ele e Waldenor também aproveitam o evento para rever e conversar com colegas e amigos, alunos e intelectuais que lotam os espaços onde estão sendo realizadas as conferências, mesas de conversa, debates e outras manifestações literárias e artísticas da ampla programação da Feira.



Autor do latrocínio em Samambaia é preso no interior de SP; ele foi pego em um cerco policial

Júlio César Andrade Silva não resistiu ao ferimentos vindo falecer no HMPMN | Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O latrocínio ocorrido na última quarta-feira (15) na Comunidade de Samambaia, o qual teve como vítima fatal Júlio César Andrade Silva, de 25 anos, chamou a atenção para a questão da insegurança no meio rural de Brumado. O jovem que foi morto com disparos nas costas trabalhava numa empresa de poços artesianos, sendo que existe a possibilidade dele ter resistido ao assalto. A Polícia Civil iniciou imediatamente uma investigação para prender o autor do latrocínio e, neste domingo (19), o suspeito de identidade ainda não revelada foi preso no interior de São Paulo, na cidade de São Carlos. Segundo informações da Polícia ele foi avistado em atitude suspeita e tentou fugir pulando muro de várias residências, mas, após um cerco policial ele acabou sendo capturado e levado para a delegacia onde se encontra à disposição da Justiça. Ele teve a prisão decretada pelo juiz da Vara Crime de Brumado, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, atendendo à representação que foi feita pelo delegado Samuel Bruno Paz, da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).



Criminosos em dois carros atiram e matam duas mulheres na cidade de Itabuna

(Foto: Reprodução)

Duas mulheres foram mortas a tiros durante a noite de sábado (18), na cidade de Itabuna, região sul da Bahia. Segundo a polícia, as vítimas Adria Santos da Silva, 18 anos e Laís Rodrigues Góes, de 24, foram baleadas por homens que passaram em dois carros, atiraram contra elas e fugiram. O crime aconteceu por volta das 23h, no bairro Sinval Palmeira. Nas investigações iniciais da polícia, testemunhas contaram que um grupo de homens seguiu as vítimas após uma discussão que teria ocorrido em um bar. No entanto, a motivação e autoria ainda serão apuradas pela Polícia Civil na cidade. Ninguém foi preso.



Pesquisa aponta que o Estado da Bahia é pouco eficiente

Bandeira do Estado da Bahia | Divulgação

A Bahia ficou em 16 lugar, com uma pontuação de 0,362, no Ranking de Eficiência dos Estados, ferramenta lançada pelo jornal Folha de S. Paulo e o Datafolha que mostra quais estados entregam mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população utilizando o menor volume de recursos financeiros. De acordo com o levantamento, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo são os estados considerados “eficientes” por terem ultrapassados a pontuação 0,5, numa escala que vai de 0 a 1. A Bahia só passa da média em infraestrutura e finanças. Educação, saúde, segurança e receita per capita, o Estado fica abaixo da média nacional. O Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F) considera 17 variáveis agrupadas em seis componentes para calcular a eficiência na gestão dos 26 estados.



Itororó: Ativista LGBT é brutalmente morto à facadas

O corpo de 'Marcos Tigrezza' foi encontrado próximo da rodoviária de Itororó (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Ações homofóbicas que culminam em mortes vêm fazendo cada vez mais parte da página policial, o que demonstra que ainda existe um longo caminho a se percorrer na busca da conscientização em defesa das minorias. Na madrugada de hoje (18), no município baiano de Itororó, localizado no sul da Bahia, um crime, ao que tudo indica, possa ter esse perfil, chocou a comunidade. A vítima foi o ativista da causa LGBT Marcos Cruz Santana, de 40 anos de idade, que era conhecido popularmente por "Marcos Tigrezza". Ele presidia a Associação dos Movimentos Parceiros e Amigos da Saúde e Direitos Humanos das Minorias Sexuais, O corpo de Marcos foi encontrado próximo do terminal rodoviário da cidade com várias perfurações de arma branca. Organizador da Parada Gay da referida cidade, ele era muito querido e considerado um ícone regional na luta contra a homofobia. A Polícia ainda não se pronunciou sobre o caso, que ainda está envolto em mistérios. Existem linhas que podem apontar para um latrocínio, outras para crime de ódio, mas, somente com o avançar das investigações é que o episódio deverá ser esclarecido. Também não há pistas sobre os suspeitos.