ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2017"

Câmara aprova projeto que reforça proibição de aprovação automática em escolas

(Imagem Ilustrativa)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 8200/14, do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), que reforça a proibição de alunos se classificarem para qualquer série ou módulo da educação básica (ensino médio e fundamental) por meio de promoção automática. A proposta segue para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara. Hoje a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9394/96) diz que a classificação em qualquer série, exceto na primeira do ensino fundamental, será feita por promoção (para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série anterior na própria escola); mediante transferência (para candidatos procedentes de outras escolas); ou por meio de avaliação elaborada pela escola. O projeto altera a lei, acrescentado que será proibida, em qualquer hipótese, a promoção automática. O parecer do relator, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto e da emenda da Comissão de Educação, com subemenda de técnica legislativa. A emenda estabelece que a proibição não valerá para a educação infantil e ressalva a autonomia dos sistemas de ensino para a organização do ensino em ciclos, conhecidos como progressão continuada. Nesse sistema, há um alargamento do conceito de período escolar, baseando-se em ciclos em vez de anos, sendo possível, por exemplo, um ciclo letivo que ultrapasse os 200 dias letivos previstos na legislação de regência da educação. O deputado Luiz Couto (PT-PB) considera o projeto de lei desnecessário, pois, segundo ele, a chamada promoção automática já contraria diversos dispositivos da LDB.



Salvador: Sobe para 22 o número de mortos após lancha virar

Socorrista do Samu leva um bebê no colo após uma embarcação naufragar em Mar Grande, na Baía de Todos-os-Santos, na Bahia (Foto: Xando Pereira/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo)

Vinte e duas pessoas morreram após uma lancha virar na travessia entre Mar Grande e Salvador, na Baía de Todos-os-Santos, na manhã desta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pela Marinha. Após a morte de um bebê, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador informou que o número de mortos subiu para 23. Entretanto, a Marinha ainda não confirma esse número. Segundo a Marinha, informações passadas pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), apontam que a embarcação, chamada de Cavalo Marinho I, tinha capacidade total de 160 pessoas e transportava 133, sendo 129 passageiros e quatro tripulantes. A Marinha diz que resgatou cinco corpos e que as outras 17 vítimas foram resgatadas por embarcações particulares. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 89 pessoas foram resgatadas com vida até o momento. Dentre os sobreviventes resgatados, 70 estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mar Grande; 15 estão no Hospital Geral de Itaparica; dois estão no Hospital do Subúrbio e dois no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador. De acordo com a Marinha, a embarcação estava regualr e um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Em entrevista ao G1, o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, disse que havia coletes na embarcação, mas o órgão apura se a quantidade de equipamentos era suficiente. "Sabemos que coletes foram distribuídos, mas na situação é preciso investigar como isso aconteceu. É difícil saber agora quando as pessoas colocaram os coletes". A Marinha ressalta que como embarcações particulares também fizeram resgates, não é possível afirmar precisamente o número de pessoas retiradas do mar. Segundo informações da assessoria da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o acidente ocorreu a cerca de 200 metros do terminal marítimo do município, que fica na praia de Mar Grande. A embarcação seguia para Salvador e virou por volta das 6h30.



Léo Vasconcelos obtém junto ao DERBA autorização para início imediato de obra de recapeamento da estrada que liga Brumado a Itaquaraí

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (24.08) o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos acompanhado da assessora jurídica Abiara Meira Dias, esteve em audiência no DERBA, sendo recebido pelo diretor Saulo Pontes quando fez a entrega da solicitação de recapeamento asfáltico da BR-030 que liga Brumado a Itaquaraí. Mediante o empenho do parlamentar e contando com o apoio do secretário de Agricultura, Vitor Bonfim, assim como com a sensibilidade do diretor do DERBA, vislumbrando a necessidade do benefício, o pedido foi prontamente aceito, sendo autorizado o início da obra já para esta sexta-feira (25.08). Léo Vasconcelos salientou que essa é mais uma importante obra que será efetivada através do trabalho responsável e comprometido de cidadãos que têm como primordial a busca do desenvolvimento e crescimento de Brumado. “Agradecemos ao diretor do DERBA que entendeu a importância do nosso pleito autorizando de imediato a execução do serviço e ao secretário de Agricultura, Vitor Bonfim que tem nos dado todo o apoio na busca de benefícios para a população brumadense”.  

 



Aracatu: Denúncia de crime ambiental com derrubada de várias árvores nativas protegidas por Lei

As imagens são indiscutíveis e revelam a ação de desmatamento (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Em tempos de consciência ambiental, a preservação da natureza deveria ser cada vez mais notória na região sudoeste, mas, infelizmente, muitos casos de crimes contra o meio ambiente ainda são registrados, o que mostra que seria necessária uma ampliação por parte das autoridades na fiscalização e combate a esse tipo de ação totalmente reprovável e passiva de prisão e punição. Na manhã desta quinta-feira (24) a redação do 97NEWS recebeu uma nova denúncia de crime ambiental que estaria acontecendo no município de Aracatu. Segundo os denunciantes, um proprietário de um terreno que fica localizado entre as fazendas Barra do Tigre e Jataí, às margens do Riacho Santa Maria, distante cerca de 5k da BR-030, estaria promovendo uma grande devastação ambiental, onde várias árvores nativas que são protegidas pela Lei Ambiental foram derrubadas para a abertura, ao que tudo indica, de uma estrada. Os moradores enviaram fotos do local e esperam que com a veiculação da matéria, as autoridades venham a agir com rapidez antes que novas ações desse tipo sejam realizadas. 



Vereadora Lia Teixeira intensifica sua agenda produtiva e visita comunidade de Umburanas e obras de pavimentação do acesso ao IF-BA

A vereadora Lia Teixeira ao lado do secretário municipal de infraestrutura André Cardoso em visita às obras de pavimentação do acesso ao IF-BA (Foto: Assessoria Parlamentar)

Membra da Comissão de Educação do Legislativo de Brumado, a vereadora Lia Teixeira (PDT) vem intensificando a sua agenda produtiva e fazendo várias visitas à obras e a comunidades rurais, buscando sempre o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos brumadenses. Mostrando sincronia às grandes urgências do munício, a parlamentar esteve essa semana visitando as obras de pavimentação ao acesso da unidade do IF-BA de Brumado. Acompanhada do secretário municipal de infra-estrutura, o engenheiro André Cardoso, Lia Teixeira ficou satisfeita com o que presenciou e exaltou a qualidade dos serviços. "Essa obra é a realização de um grande anseio dos alunos do Instituto Federal e também dos moradores do Bairro São José, que agora terão um ganho muito significativo na área estrutural e educacional", destacou. 

A visita à Comunidade de Umburanas foi muito produtiva, pois o problema do abastecimento foi detectado e será logo sanado (Foto: Assessoria Parlamentar)

Já em sua segunda atividade externa, a vereadora esteve visitando a Comunidade de Umburanas. Acompanhada da diretora do Departamento do Meio Ambiente, Hanna Correia e do coordenador de Recursos Hidrícos, Flávio Meira, ficou constatado um problema que vem preocupando os moradores, pois o sistema de abastecimento não está funcionando plenamente. "A visita foi muito importante, pois o problema foi identificado pelos técnicos, assim como os locais que não estavam sem o fornecimento da água. A solução será dada rapidamente e todos voltaram a ter água em suas torneiras em Umburanas", destacou a vereadora Lia Teixeira que finalizou dizendo "vamos ampliar cada vez mais nossas atividades nesse sentido, pois fomos eleita para representar o povo e lutar para que os problemas sejam solucionados e que novas conquistas sejam obtidas". 



Brumado: CRAS Yolanda Pires é vítima de vandalismo; moradores evitaram incêndio que poderia ter consumido a unidade

O atendimento na unidade não precisou ser interrompido e foi feito normalmente nesta quinta-feira (24) (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O índice histórico de vandalismo em Brumado é muito alto, talvez porque muitos dos que praticam o ato destrutivo acreditam não ser crime, mas, engana-se quem pensa dessa forma, pois de acordo com o artigo 163, do Código Penal Brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa, por danos ao patrimônio público. Logo, os vândalos são criminosos e a sua prática é caso de Polícia, mas, em Brumado, é muito raro uma prisão deste gênero, já que o contingente policial é limitado, o que inviabiliza o combate a este delito. O maior alvo dos vândalos é justamente o patrimônio público e, na madrugada desta quinta-feira (24), um novo episódio desse gênero ocorreu, desta feita na Vila Presidente Vargas, onde o CRAS Yolanda Vargas foi atacado por vândalos e, caso os moradores do local não entrassem logo em ação, a unidade poderia ter sido consumida pelas chamas, já que atearam fogo numa lixeira, que já estava se espalhando. Após sentirem cheiro de queimado e observarem muita fumaça, os moradores, com baldes de água controlaram o princípio de incêndio. A Polícia foi acionada e efetuou buscas no local, mas ninguém foi encontrado. O atendimento aconteceu normalmente, já que a estrutura física não foi danificada, mas, se não houvesse a pronta intervenção dos moradores a situação poderia ser de um grande prejuízo.

Os moradores conseguiram evitar um incêndio que poderia ter consumido a unidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Quinta-feira com tempo nublado, garoa e mínima de 15 graus

Foto: Luciano Santos l 97News

A quinta-feira (24) começou na capital do minério com tempo nublado e temperatura entre 15 e 28 graus. A previsão é de tempo nublado e garoa no período da manhã e à tarde. A mínima é de 15 graus e a máxima é de 28 graus. Na Sexta-feira (25), o dia terá períodos de céu nublado. A temperatura fica entre 15 e 27 graus, não chove. No sábado (26) e no domingo (27), a previsão é de sol com algumas nuvens, sem chuva. Os termômetros devem ficar entre 17 a 29 graus. Na manhã desta quinta a "Serra das Éguas" ficou encoberta com a garoa que caiu no local, cobrindo boa parte das torres de TV´s, Rádio e telefonia que ficam na serra.



'O Bairro Irmã Dulce está esquecido e não vamos parar de cobrar as melhorias', afirma vereador Lek Cabeleireiro

O vereador Lek Cabeleireiro garante que continuará firme nas cobranças em prol das melhorias para o Bairro Irmã Dulce (Foto: Assessoria Parlamentar)

As indicações dos parlamentares ao Poder Executivo são instrumentos importantes e necessários para o desenvolvimento do trabalho dos vereadores no atendimento das demandas dos munícipes, pois é através dessas indicações que o vereador consegue apresentar o desejo e/ou necessidade daquelas pessoas. Como os vereadores são figuras politicas mais próximas da população, consequentemente, acabam por conhecer das suas necessidades mais de perto e isso deveria ser fator preponderante para a aplicação urgente das indicações feitas pelos edis da casa legislativa. No entanto em Brumado isso parece não acontecer. O vereador Lek Cabeleireiro (PV) indicou a limpeza geral do bairro irmã Dulce e reiterou sua cobrança na última sessão do dia (23), porém seu pedido até o momento não foi atendido. Somente um serviço paliativo foi realizado no local, o qual ficou muito aquém da necessidade do bairro e do pedido do vereador que foi de uma limpeza ampla e completa. 

A situação do Bairro Irmã Dulce é de flagrante abandono segundo o vereador (Foto: Assessoria Parlamentar)

O parlamentar, demonstrou insatisfação pelo não atendimento do seu pleito e questionou que” as ruas estão abandonadas, lixo espalhado, poeira cobrindo as casas, como é que os moradores podem viver de maneira digna com uma situação dessa?”, o vereador, que é representante ativo dos bairros periféricos, disse ainda “é urgente um patrolamento nas ruas do bairro irmã Dulce, com o objetivo de nivelar as ruas e possibilitar um acesso melhor aos moradores, pois existem ruas que são intransitáveis, o que acaba complicando muito a vida das pessoas. Isso não pode permanecer assim, algo tem que ser feito com urgência”. Lek esbravejou e finalizou dizendo que continuará lutando pelos mais necessitados e que está atento também à quadra poliesportiva que fica no Bairro Malhada Branca, que foi inaugurada não há muito tempo e já está sem condições de funcionamento. Conhecido por não mandar recado, o vereador do povo finalizou disparando que “para o pobre nada, para o rico tudo?, assim não dá, olhem pra minha periferia também”. Confira o pronunciamento do vereador na última sessão do Legislativo de Brumado: 



Bahia: Embarcação da travessia Salvador-Mar Grande vira na Baía de Todos-os-Santos; número de mortos sobe para cinco

Foto: Luís Paulo / Arquivo Pessoal

Cinco pessoas morreram e 21 foram resgatadas com vida após uma lancha virar na travessia entre Mar Grande e Salvador, na Baía de Todos-os-Santos, na manhã desta quinta-feira (24). A informação é confirmada pela Marinha. egundo a Marinha, informações passadas pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), apontam que a embarcação tinha capacidade para 160 passageiros e transportava 129 no momento do acidente. Segundo informações da assessoria da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o acidente ocorreu a cerca de 200 metros do terminal marítimo do município, que fica na praia de Mar Grande. A embarcação seguia para Salvador e virou por volta das 6h30. De acordo com a Capitania dos Portos, três equipes em três navios foram encaminhadas para o local do acidente. Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Grupamento Aéreo (Graer) está no local colaborando com os trabalhos de busca. A corporação diz que transportou um dos sobreviventes para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Além disso, a 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) também prestou socorro a algumas vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande, como também para o Hospital Geral de Itaparica. O Corpo de Bombeiros da Bahia também enviou equipes para a localidade. Durante essa semana, a travessia Salvador-Mar Grande realizou paradas por conta do período de maré baixa prolongado, já que o terminal de Vera Cruz, que é utilizado pela travessia, fica inoperante. Na quarta-feira (23), por conta dos fortes ventos e mar agitado, a Astramab chegou a suspender a operação das escunas de turismo, o que já tinha ocorrido na terça-feira (22).

Foto: Juliana Almirante/G1


Brasileirão 2017: Fiel Brumado comemora vitória do Timão que abre 10 pontos de vantagem na tabela

Os membros da Fiel Brumado estão totalmente confiantes no título do Brasileirão 2017 (Foto: Pablo Luan | 97NEWS)

Ainda não existem dados oficiais, mas os indícios são de que a torcida que mais cresce em Brumado na atualidade é a do Corinthians. Motivados pelas recentes conquistas, que levaram o ex-técnico Tite à Seleção Nacional, os novos torcedores do "Timão" já chegam no embalo de mais um título, desta feita o Brasileirão de 2017, já que a campanha alvinegra é fantástica e vem batendo recordes em cima de recordes. Uma das representações mais emblemáticas deste crescimento dos corintianos na terra do minério é a torcida Fiel Brumado, a qual já tem mais de 200 membros num grupo de Whatsapp. Membros da Fiel Brumado se reuniram na noite desta quarta-feira (23) no Sabor do Nordeste para torcerem por mais uma vitória, desta feita em confronto fora de casa contra a equipe da Chapecoense. O Corinthians que teve a sua invencibilidade quebrada pelo Vitória no último sábado (19) veio para campo com a confiança de sempre. O jogo que tinha sido adiado devido à excursão da Chape foi ao melhor estilo "sofrimento", com gol anulado e muita marcação. Mas como sempre, a mística corinthiana prevaleceu e, aos 45 minutos do segundo tempo, o atacante Jô (artilheiro da competição), de forma chorada, balançou as redes alviverdes e deu a vitória ao Timão que chegou aos 50 pontos, 10 a mais que o Grêmio, o segundo colocado que ontem acabou amargando uma derrota sofrida nos pênaltis para o Cruzeiro e está fora da final da Copa do Brasil. Um dos torcedores mais exaltados, Adauto Ribeiro, que já foi inclusive candidato a prefeito de Brumado em 2008, afirmou "esse título já é nosso e ninguém tira". Muito confiante ele ainda declarou que "a Fiel Brumado está crescendo muito e logo se tornará a maior torcida local, já que com o título do Brasileirão até torcedores infelizes de outros times vão ingressar em nossas fileiras".  



Copa do Brasil: Flamengo vence o Botafogo e está na final

Foto: Luciano Santos l 97News l Reprodução TV Globo

Com vontade de quem busca um título, o Flamengo avançou à final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. O rubro-negro mostrou sua superioridade e venceu o Botafogo, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (23), no Maracanã, no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. O alvinegro abdicou do ataque, só se defendeu e está eliminado. Com apoio da grande maioria dos presentes ao estádio, o Flamengo tomou a iniciativa e buscou mais o jogo no primeiro tempo. O Botafogo atacou pouco, mas foi o primeiro a assustar, numa cabeçada equivocada de Guilherme em boa chance desperdiçada. O rubro-negro não teve oportunidades claras, mas administrou a posse de bola no campo do alvinegro. Com maior posse de bola e de tanto insistir, o Flamengo abriu o placar aos 25 minutos. Berrío fez uma linda jogada na ponta direita, deu um drible da vaca de letra em Victor Luis, e cruzou para a área, onde Diego completou para o gol. Mesmo em desvantagem, o Botafogo não conseguiu mudar o panorama do jogo. O time entrou em campo para empatar e foi punido com a derrota. O Flamengo ainda foi mais foi perigoso em investidas com Vinicius Júnior, mas o 1 a 0 já bastava para garantir a classificação. O rubro-negro está na final. 



Moradores da Fazenda Mandacarú, nas proximidades da Lagoa Funda, reclamam de retirada descontrolada da água do barramento local

Os moradores não escondem a preocupação com a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O sertão é desafiador para os seus habitantes, ainda mais no período de estiagem, já que, principalmente as comunidades rurais, têm que enfrentar todos os anos o "fantaasma" do desabastecimento. Em algumas localidades alguns barramentos construídos pela modalidade PPP - Parceria Público Privada, vem atenuando o sofrimento e fazendo com que as famílias possam ter um acesso bem mais fácil ao precioso líquido. Esse é o caso dos moradores da Fazenda Mandacaru, que fica em Brumado, próximo à Comunidade de Lagoa Funda. Mas de uns dias para cá, após o início dos serviços de recuperação de uma estrada vicinal que faz a ligação com o barramento, caminhões pipas vêm constantemente tirando água do local, o que vem dando uma dimensão ainda maior ao problema, já que existem denúncias de que os fazendeiros da região estão utilizando a água, que seria para consumo humano e animal, para irrigação, o que pode fazer com que o reservatório venha a secar. Outro problema, segundo os moradores, é o despejo das lagoas de decantação do frigorífico que tornaram a água imprópria. 

Caminhões pipas estão fazendo sucessivas retiras de água para molhar a estrada que está sendo recuperada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O morador Aldecy Leite Lobo (57), residente na comunidade entrou em contato com a redação do 97NEWS e relatou que "a água está sendo usada para irrigação, porque ficou inadequada para consumo.  A situação se agravou desde quando foi instalado o frigorífico às margens da BA-148, próximo a Lagoa Funda, toda vez que chove, os tanques de dejetos sangram e caem dentro da barragem" e ainda descreveu que "essa água, por causa disso, já está há um bom tempo sem poder ser utilizada para beber ou cozinhar, nós usamos ela apenas para molhar as plantas e matar a sede dos animais, ela fede muito e é escura". Caminhões pipa também vêm sendo vistos no local, mas segundo um dos motoristas, que não quis se identificar, a água está sendo usada para molhar a estrada que está passando por reformas. "Estamos utilizando essa água porque ela comprovadamente não presta pra consumo humano, esta fedendo e está com uma cor muito esquisita, por isso foi aprovada por boa parte da comunidade para ser usada durante a reforma das estradas, para baixar a poeira gerada, já que muitas mães estavam reclamando que os seus filhos vêm apresentando problemas resoiratórios", ressaltou o motorista. Outro morador da localidade, Eligio José Barbosa (48), disse que os camihões vão retirar apenas uma quantidade suficiente para a reforma das estradas. "Essa água não vai acabar assim tão rápido, esses moradores que reclamaram foi porque eles estão preocupados com as plantações deles, pois, não querem que usem a água para suas plantas não morrerem. E a nossa necessidade agora é a poeira, essa água não serve para beber", finalizou Eligio. Segundo os próprios moradores, são três bombas ligadas 24 horas retirando a água da barragem. Ainda de acordo com os moradores, nenhum orgão foi no local fiscalizar a empresa que joga os dejetos da bacia de decantação do frigorífico dentro do memso riacho que alimenta a barragem.

A coloração da água está cada vez mais escura e o odor é bem desagradável (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Governo anuncia privatização da Casa da Moeda e espera leilão até o fim de 2018

Foto: Divulgação

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (23) a ampliação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), incluindo a intenção de privatizar a Casa da Moeda, responsável por confeccionar as notas de reais, passaportes e diplomas, por exemplo. De acordo com o G1, a expectativa do Palácio do Planalto é publicar o edital no terceiro trimestre de 2018 e realizar o leilão até dezembro do ano que vem. O PPI envolve, por exemplo, concessões, privatizações e permissões de serviço público. Também foram incluídas no programa a privatização da Eletrobras, anunciada pelo governo federal na última semana, além dos aeroportos de Congonhas (SP), Cuiabá (MT), Santos Dumont (RJ) e Recife (PE). Com o PPI, a expectativa do Planalto é aumentar a arrecadação para cumprir a meta fiscal.



Acidente ocorrido na noite desta quarta-feira (23) entre Tanhaçu e Sussuarana tem saldo de uma vítima fatal

A colisão foi frontal e o motorista do veículo de passeio acabou não resistindo ao impacto e falecendo (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

As atenções estavam voltadas para a semi-final da Copa do Brasil entre Flamengo e Botafogo, mas, por por volta das 22h30m, os aplicativos de mensagens só comentaram uma coisa, um acidente ocorrido entre o trecho de Tanhaçu e Sussuarana, o qual teve como um dos envolvidos o ex-vereador e empresário brumadense Márcio Moreira. As causas da colisão ainda não foram divulgadas, mas o impacto foi frontal e forte e acabou vitimando de forma fatal o motorista de um veículo de passeio, de prenome Gilmar, o qual reside no município de Tanhaçu. Márcio Moreira sofreu lesões leves e foi encaminhado para o Hospital Municipal Magalhães Neto onde recebeu cuidados médicos sendo liberado em seguida. Ainda segundo informações não confirmadas o veículo, uma Amarock cinza de placa policial de Brumado, estava sendo conduzida pelo motorista do empresário, que teria se ferido com maior gravidade, mas não corre risco de morte. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e colheu informações que podem revelar as causas do acidente. O corpo da vítima foi trazido para o IML de Brumado. 



SMTT marca presença na solenidade de 500 dias de operação do Parque Eólico de Brumado sem registro de acidentes

(Foto: Reprodução)

Na última sexta-feira (18), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, através do Coordenador de Estatística em Trânsito, Jansen Ricardo, esteve na solenidade realizada pela Cortez Engenharia e pela Enel Green Power Brasil para celebrar o marco de 500 dias de operação do Parque Eólico de Brumado sem registro de acidentes. O evento simbólico foi promovido no local do empreendimento, no Distrito de Cristalândia. Na oportunidade, o coordenador da SMTT discursou aos presentes sobre a importância da segurança no trabalho de forma geral e do comprometimento dos colaboradores das empresas em prol da segurança viária dentro do complexo e durante o trajeto de deslocamento entre o parque e suas residências. Além disso, o coordenador ressaltou a responsabilidade e empenho do empreendimento no que se refere ao alcance da marca, o que, segundo ele, representa uma mudança de postura diante do aumento dos índices de acidentes registrados nas estradas vicinais e rodovias. O empreendimento brumadense, apelidado de Cisne Brasileiro, significa o avanço do potencial da produção de energia renovável no município.



Bahia: Polícia Civil e PRF apreendem mais de 1,5 tonelada de maconha em Luis Eduardo Magalhães

Foto: Divulgação l PF

Uma ação conjunta entre a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) do Paraná e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de mais de 1,5 tonelada de maconha, avaliada em R$ 2,3 milhões, na noite de terça-feira (22). A abordagem policial aconteceu no município de Luís Eduardo Magalhães (BA). Um homem, de 53 anos, que transportava a droga em um caminhão baú com placas de Maringá (PR), foi preso em flagrante no local. O veículo saiu da região Oeste do Paraná com destino ao Nordeste do país com uma grande quantidade de drogas. Diante das informações, os investigadores entraram em contato com a PRF e solicitaram apoio para a abordagem. Os policiais rodoviários localizaram o caminhão estacionado em um posto de combustíveis do município de Luís Eduardo Magalhães. A droga estava escondida em meio a uma carga de produtos alimentícios. Quando questionado ao motorista do veículo sobre os ilícitos que transportava, o homem disse que pegou a droga em Cascavel (PR) e levaria até Recife, em Pernambuco (PE). Para a delegada responsável pela ação, Ana Cristina Ferreira, essa apreensão demonstra a importância da integração entre as forças de segurança do país. “A troca de informações entre as polícias é fundamental para o combate ao tráco de drogas e ao crime organizado; por meio disso foi possível retirar de circulação uma grande quantidade de entorpecente e causar um prejuízo milionário ao trácode drogas no país além de prender mais uma pessoa envolvida com o crime”. O homem, que não possuí passagem policial, foi autuado em flagrante pelo crime de tráco de drogas e encaminhado ao Setor de Carceragem Temporária de Luís Eduardo Magalhães.



Brumado: Estão abertas as inscrições para Pós Graduação na UAB

Foto: Divulgação

Teve início no dia 21 deste mês e vai até o dia 04 de setembro o período de inscrições para cursos de Especialização gratuita na Uneb, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os cursos são à Distância com encontros mensais no polo. Para Brumado,  estão disponíveis os Cursos de Libras e Especialização Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades. As inscrições podem ser realizadas no site



Waldenor condena fechamento da agência do Banco do Nordeste em Conquista

(Foto: Divulgação)

A Associação de Funcionários do Banco do Nordeste, em parceria com a Câmara dos Deputados, realizou nesta terça-feira (22), em Brasília, o Seminário “Desenvolvimento Regional, Prioridade Nacional”, onde questionaram a reestruturação administrativa da instituição que está sendo realizada pelo governo federal e que foi responsável pelo fechamento de diversas agência e enxugamento do quadro de funcionários em todo o Brasil. Presente no evento, o deputado federal Waldenor Pereira condenou o que chamou de “operação desmonte do governo golpista e ilegítimo de Michel Temer que, em Vitória da Conquista,j á resultou no fechamento da Superintendência do Banco do Brasil, na perda da Diretoria de Habitação da Caixa Econômica federal, para Itabuna, e do encerramento das atividades de agência do Banco do Nordeste em Vitória da Conquista, sem que houvesse qualquer manifestação de resistência ou contestação do prefeito da cidade, do mesmo partido do presidente”.O parlamentar conquistense também manifestou o seu apoio aos funcionários presentes e defendeu a preservação integral da estrutura da instituição “que tantos serviços presta e que é imprescindível para o desenvolvimento da região Nordeste”.

(Foto:Divulgação)


Vereador Elias Piau faz indicações visando melhorias estruturais para a Vila Presidente Vargas

O vereador Elias Piau vem desenvolvendo uma ampla agenda de trabalho (Foto: 97NEWS)

Continuando sua jornada parlamentar, o vereador Elias Piau (PV) vem dando um grande exemplo de compromisso com a comunidade brumadense, desenvolvendo uma agenda de trabalho muito proativa que vem contemplando o meio rural e a zona urbana, tendo destaques para suas viagens a Salvador, onde ele vem obtendo importantes conquistas nesse sentido. Desta feita, visando o atendimento às principais necessidades estruturais da Vila Presidente Vargas, Elias Piau apresentou indicações visando o calçamento e instalação de galeria de esgoto nas travessas Hermindo Alves e Gabriel Messias e nas ruas Liobino Santos e Alvino Caetano, atenendo assim aos anseios dos moradores da referida localidade. Outra indicação importante é a pavimentação e a instalação de rede de esgotamento na Av. Saldino Lopes, principal via do Distrito que faz ligação com a empresa Magnesita S.A. Para substanciar suas indicações o vereador Elias Piau ouviu um grande número de moradores da Vila Presidente Vargas em várias visitas que fez ao distrito. "Estamos cumprindo mais uma etapa de nossa agenda de trabalho, desta feita buscando melhorias para a Vila Presidente Vargas que hoje já pode ser considerada praticamente uma área urbana", destacou o parlamentar que ainda declarou que "esperamos mais uma vez que a administração municipal seja sensível aos nossos pleitos, pois eles refletem integralmente os anseios dos moradores da Vila Presidente Vargas". Confira abaixo fotos dos locais feitas nas visitas do vereador Elias Piau:



Brumado: By Kezinha Produções realiza ação em comemoração à Semana do Excepcional na APAE

Fotos: Divulgação

No início desta semana foi realizado na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Brumado, a abertura da “Semana Nacional do Excepcional”. A ação é celebrada em todo Brasil entre 21 e 28 de agosto. O objetivo é conscientizar a comunidade a respeito das pessoas com deficiência e sua inclusão social. A ação tem como proposta despertar um novo tempo às pessoas com deficiência, tempo de participar, crescer, viver, conviver e ser feliz sem qualquer tipo de discriminação por conta de sua deficiência.

 

A APAE de Brumado recebeu apresentações da produtora "By Kezinha Produções", com animação de personagens e serviços voluntários de esculturas de balões e show da galinha pintadinha que encantou a todos. "Na oportunidade quero parabenizar toda diretoria da instituição em especial a presidente Soledade Brandão pelo convite", ressaltou Marcos Antônio Cardoso, o "Kezinha". O evento também recebeu oficinas inclusivas.