Moradores da Fazenda Mandacarú, nas proximidades da Lagoa Funda, reclamam de retirada descontrolada da água do barramento local

Os moradores não escondem a preocupação com a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O sertão é desafiador para os seus habitantes, ainda mais no período de estiagem, já que, principalmente as comunidades rurais, têm que enfrentar todos os anos o "fantaasma" do desabastecimento. Em algumas localidades alguns barramentos construídos pela modalidade PPP - Parceria Público Privada, vem atenuando o sofrimento e fazendo com que as famílias possam ter um acesso bem mais fácil ao precioso líquido. Esse é o caso dos moradores da Fazenda Mandacaru, que fica em Brumado, próximo à Comunidade de Lagoa Funda. Mas de uns dias para cá, após o início dos serviços de recuperação de uma estrada vicinal que faz a ligação com o barramento, caminhões pipas vêm constantemente tirando água do local, o que vem dando uma dimensão ainda maior ao problema, já que existem denúncias de que os fazendeiros da região estão utilizando a água, que seria para consumo humano e animal, para irrigação, o que pode fazer com que o reservatório venha a secar. Outro problema, segundo os moradores, é o despejo das lagoas de decantação do frigorífico que tornaram a água imprópria. 

Caminhões pipas estão fazendo sucessivas retiras de água para molhar a estrada que está sendo recuperada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O morador Aldecy Leite Lobo (57), residente na comunidade entrou em contato com a redação do 97NEWS e relatou que "a água está sendo usada para irrigação, porque ficou inadequada para consumo.  A situação se agravou desde quando foi instalado o frigorífico às margens da BA-148, próximo a Lagoa Funda, toda vez que chove, os tanques de dejetos sangram e caem dentro da barragem" e ainda descreveu que "essa água, por causa disso, já está há um bom tempo sem poder ser utilizada para beber ou cozinhar, nós usamos ela apenas para molhar as plantas e matar a sede dos animais, ela fede muito e é escura". Caminhões pipa também vêm sendo vistos no local, mas segundo um dos motoristas, que não quis se identificar, a água está sendo usada para molhar a estrada que está passando por reformas. "Estamos utilizando essa água porque ela comprovadamente não presta pra consumo humano, esta fedendo e está com uma cor muito esquisita, por isso foi aprovada por boa parte da comunidade para ser usada durante a reforma das estradas, para baixar a poeira gerada, já que muitas mães estavam reclamando que os seus filhos vêm apresentando problemas resoiratórios", ressaltou o motorista. Outro morador da localidade, Eligio José Barbosa (48), disse que os camihões vão retirar apenas uma quantidade suficiente para a reforma das estradas. "Essa água não vai acabar assim tão rápido, esses moradores que reclamaram foi porque eles estão preocupados com as plantações deles, pois, não querem que usem a água para suas plantas não morrerem. E a nossa necessidade agora é a poeira, essa água não serve para beber", finalizou Eligio. Segundo os próprios moradores, são três bombas ligadas 24 horas retirando a água da barragem. Ainda de acordo com os moradores, nenhum orgão foi no local fiscalizar a empresa que joga os dejetos da bacia de decantação do frigorífico dentro do memso riacho que alimenta a barragem.

A coloração da água está cada vez mais escura e o odor é bem desagradável (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)