ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol


Moradores da Fazenda Mandacarú, nas proximidades da Lagoa Funda, reclamam de retirada descontrolada da água do barramento local

Os moradores não escondem a preocupação com a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O sertão é desafiador para os seus habitantes, ainda mais no período de estiagem, já que, principalmente as comunidades rurais, têm que enfrentar todos os anos o "fantaasma" do desabastecimento. Em algumas localidades alguns barramentos construídos pela modalidade PPP - Parceria Público Privada, vem atenuando o sofrimento e fazendo com que as famílias possam ter um acesso bem mais fácil ao precioso líquido. Esse é o caso dos moradores da Fazenda Mandacaru, que fica em Brumado, próximo à Comunidade de Lagoa Funda. Mas de uns dias para cá, após o início dos serviços de recuperação de uma estrada vicinal que faz a ligação com o barramento, caminhões pipas vêm constantemente tirando água do local, o que vem dando uma dimensão ainda maior ao problema, já que existem denúncias de que os fazendeiros da região estão utilizando a água, que seria para consumo humano e animal, para irrigação, o que pode fazer com que o reservatório venha a secar. Outro problema, segundo os moradores, é o despejo das lagoas de decantação do frigorífico que tornaram a água imprópria. 

Caminhões pipas estão fazendo sucessivas retiras de água para molhar a estrada que está sendo recuperada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O morador Aldecy Leite Lobo (57), residente na comunidade entrou em contato com a redação do 97NEWS e relatou que "a água está sendo usada para irrigação, porque ficou inadequada para consumo.  A situação se agravou desde quando foi instalado o frigorífico às margens da BA-148, próximo a Lagoa Funda, toda vez que chove, os tanques de dejetos sangram e caem dentro da barragem" e ainda descreveu que "essa água, por causa disso, já está há um bom tempo sem poder ser utilizada para beber ou cozinhar, nós usamos ela apenas para molhar as plantas e matar a sede dos animais, ela fede muito e é escura". Caminhões pipa também vêm sendo vistos no local, mas segundo um dos motoristas, que não quis se identificar, a água está sendo usada para molhar a estrada que está passando por reformas. "Estamos utilizando essa água porque ela comprovadamente não presta pra consumo humano, esta fedendo e está com uma cor muito esquisita, por isso foi aprovada por boa parte da comunidade para ser usada durante a reforma das estradas, para baixar a poeira gerada, já que muitas mães estavam reclamando que os seus filhos vêm apresentando problemas resoiratórios", ressaltou o motorista. Outro morador da localidade, Eligio José Barbosa (48), disse que os camihões vão retirar apenas uma quantidade suficiente para a reforma das estradas. "Essa água não vai acabar assim tão rápido, esses moradores que reclamaram foi porque eles estão preocupados com as plantações deles, pois, não querem que usem a água para suas plantas não morrerem. E a nossa necessidade agora é a poeira, essa água não serve para beber", finalizou Eligio. Segundo os próprios moradores, são três bombas ligadas 24 horas retirando a água da barragem. Ainda de acordo com os moradores, nenhum orgão foi no local fiscalizar a empresa que joga os dejetos da bacia de decantação do frigorífico dentro do memso riacho que alimenta a barragem.

A coloração da água está cada vez mais escura e o odor é bem desagradável (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário