ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2019"

Comunidade do São Felix mantém tradição ao patrono Santo Antônio em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Igreja da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro São Felix, realizou na noite de quinta-feira (13) o ritual dos pãezinhos. O momento acontece no dia da Missa em homenagem ao patrono da comunidade, Santo Antônio, quando os fiéis se alimentam da massa, já benta pelo padre. A Tradição diz que o pão também deve ser guardado junto com a farinha ou arroz. Os fiéis fazem questão de receber o alimento, como forma de fé ao padroeiro dos pobres e protetor de casais. Como manda a fé e a tradição católica, durante as Missas em homenagem ao Dia de Santo Antônio, fiéis recebem pães para serem abençoados e pedem para que não falte alimento em suas mesas. Após a benção, os pães são distribuídos aos devotos. É assim que acontece todos os anos, no dia 13 de junho, na antiga Igreja do bairro. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mas para essa tradição de todos os anos acontecer, existe toda uma preparação da comunidade, como é o caso da Casa de Formação Santo Antônio, onde devotas do santo protetor das coisas perdidas e dos milagres preparam diversos quitutes para arrecadar fundos para a comunidade. No local, Dona Ruth contou que os preparativos começaram desde o dia 1º de junho e a fé no santo vem de muitos anos. “Sempre peço por saúde, pelo bem dos meus filhos, nunca pedi a Santo Antônio um marido, mas tive um marido muito bom”, relatou. Entre os quitutes, estão sarapatel, caldo de frango, amendoim, quentão e canjica, os quais são servidos após a missa. 



Pacientes do município de Brumado são impedidos de viajar por débito na Viação Novo Horizonte

Foto: 97NEWS

Desde a última semana, pacientes atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde e acompanhantes tiveram passagens negadas pela Viação Novo Horizonte em Brumado. Segundo apurou o 97NEWS, os pacientes que estavam com requisição para a viagem emitidas pela Central de Marcação chegaram à empresa para seguir viagem, mas foram impedidos de embarcar. “Chegamos com a requisição e o agente que estava no guichê da agência nos informou que não estava autorizando a emitir as passagens pelo fato da falta de pagamento da prefeitura junto à empresa”, disse. De acordo com os pacientes, o funcionário ainda informou que, caso emitisse, teria que pagar o bilhete do seu bolso. “Tive que pagar a despesa das passagens com dinheiro do meu bolso”, afirmou um dos usuários.  Os pacientes que estão com exames marcados nas cidades de Vitória da Conquista e Guanambi pagam do próprio bolso para não perder o atendimento médico. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou sobre o assunto.



Brumado: Escolas Municipais dão um show nas apresentações de quadrilhas juninas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma tradição que trás a dança coletiva típica da festa junina. Casais vestidos a caráter, moças com vestidos rodados e de panos simples e remendados e homens de camisa quadriculada, calças remendadas e chapéu de palha, dançam ao som de forró e músicas tradicionais de quadrilha. São João tem que ter quadrilha, uma cultura que vem há séculos animando o Nordeste. Buscando a temática do mês de junho e resgatando essa raiz, as escolas municipais de Brumado estão dando um show nas apresentações. Desde a última quarta-feira (12) teve início as apresentações das escolas de tempo integral. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na programação que se estende até esta sexta-feira (14), as unidades escolares se apresentam na Praça Coronel Zeca Leite, que além da dança, cada escola leva um pouco da história de Brumado. No anfiteatro da praça foi montada uma estrutura com bandeirolas para receber os alunos. Toda noite, cerca de sete escolas mostram sua história que resgata desde os índios que chegaram por aqui, até a tomada de poder de Francisco de Souza Meira o "fundador de Brumado" nas terras do Campo Seco. “A gente acredita que as apresentações das escolas serão tão sucesso como foi o aniversário da cidade”, declarou a Secretária de Educação, Edinéia Ataíde. 



Professores de universidades baianas aceitam proposta e encerram greve

Foto: Divulgação

Os professores de universidades da Bahia, em greve há 65 dias, decidiram encerrar a paralisação da categoria, em assembleias realizadas na quarta-feira (12), em Salvador. De acordo com a categoria, as aulas das instituições deverão ser retomadas na segunda-feira (17). O calendário de reposição de aulas será definido nos próximos dias. Tanto a assessoria de comunicação dos docentes da Uneb, quanto a da Uefs e Uesb, informaram que, apesar de os professores terem decidido pelo fim da greve, eles permanecem em “estado de mobilização” para cobrar itens do governo que ainda não foram acordados. O “estado de mobilização” significa que, em caso de divergências nas negociações, uma nova paralisação pode acontecer a qualquer momento. Na Uneb, entre os pontos ainda sem acordo entre governo e professores está a reivindicação dos docentes de pagamento de 5,9% de reajuste no salário base no ano de 2019. 



Brumado: Justiça determina reintegração de mais três servidores públicos aposentados à prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Vara de Justiça de Brumado, determinou a reintegração no prazo de cinco dias de mais três servidores públicos que foram exonerados pelo atual prefeito do município, Eduardo Vasconcelos, conforme solicitado pelo advogado dos servidores, Irenaldo Muniz. A liminar foi deferida pela juiza Ely Christianne Esperon Lorena, que também determinou a aplicação de multa no valor de R$ 500, por cada dia de descumprimento da sentença. “Ademais, acaso se aguarde o termo da ação, por certo o provimento final, pela demora, poderá trazer prejuízo à parte, pois mantida a exoneração da requerente a mesma será privada de exercer as funções que exercia e perceber a remuneração correspondente, em prejuízo de seu próprio sustento, eis que os vencimentos possuem natureza alimentar”, sentenciou. Conforme a decisão, o prefeito da cidade exonerou por decreto os três servidores municipais efetivos, após constatar que eles, embora já estivessem aposentados pelo INSS, continuavam nos cargos, prestando serviços e recebendo suas remunerações. A reintegração foi em favor das servidoras: Maria Aparecida dos Santos Barreto, Marlene de Almeida Souza e Noélia Souza Ribeiro. Segundo apurou o 97NEWS, a aposentadoria voluntária pelo INSS não provoca a automática vacância do cargo ocupado pelo servidor, pois não se trata de aposentação afeta no regime próprio de previdência e sim ao regime geral da Previdência Social. Como o município não possui regime previdenciário próprio, é possível, em tese (por cognição sumária) a acumulação de proventos oriundos de aposentadoria no Regime Geral de Previdência Social com remuneração de cargo público. 



Brumado: Forró Bom D+ do Bairro São José acontece nesta sexta-feira (14)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a expectativa de levar centenas de moradores à Praça Edimundo Dantas Coelho nesta sexta-feira (14) para aproveitar o Pré-São João do Bairro São José, o organizador do evento, Ivan Oliveira, falou ao 97NEWS que o Forró Bom D+ já é sucesso, e uma das ações do bairro para descentralizar os festejos juninos e levar a festa de volta às suas origens. Comidas típicas, quadrilhas, brindes e muito forró vão animar os moradores e visitantes. “Esse é o verdadeiro São João que resgatamos da forma mais autêntica possível. São quase duas horas de quadrilha junina, levando muita cultura para os brumadenses. O Forró Bom D+ é uma das minhas grandes alegrias, onde posso junto do povo, curtir o valor da festa junina”. Disse o Oliveira, presidente da Associação de moradores. Além das apresentações das quadrilhas, momento de muita emoção para quem passa o ano inteiro contando as horas para o São João, a festa terá atrações como Juninho Vocal; Viviane Souza e Bonde Apaixonado. "Será um arrasta-pé de primeira qualidade e você não pode ficar de fora dessa", afirmou Ivan.



Brumado: Cejusc realiza palestra sobre 'Bullyng' para alunos da escola Oscarlina Oliveira Silva

Foto: Divulgação

No último dia 03 de junho, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) palestrou para os alunos da Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, localizada no bairro Dr. Juracy. O "1º Congresso Estudantil, Pega a visão" foi realizado no período da manhã, e iniciou discorrendo sobre a temática do Bullying na escola e os efeitos para as crianças ou adolescentes que o sofrem, podendo se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Para finalizar apresentou-se quais os serviços oferecidos por este órgão, bem como sua importância para a comunidade brumadense, posto que, acolhe várias temáticas jurídicas que hajam vinculação entre os envolvidos, como por exemplo, os conflitos de vizinhança, família, de escola, dentre outros. A condução da palestra foi realizada pela Advogada e mediadora, Carolina Araújo, pela Assistente Social e mediadora, Irene Martins, por Luís Antônio e Rowane Dias que também são Advogados, mediadores e facilitadores do Círculo de Construção da Paz e Larissa Meira, estagiária de Direiro.



Tá chegando a hora: Faltam 3 dias para o Forró do Sítio Novo 2019

Foto: Divulgação

Falta pouco. É isso mesmo, um dos eventos mais aguardados de Brumado e região está chegando: Forró do Sítio Novo 2019! Faltam apenas três dias. Esse ano, o evento traz grandes sucessos nacionais: Todo o romantismo de Calcinha Preta e o Forró de Dorgival Dantas, Edigar Mão Branca, Mayke José e Trio da Huana. Não dá pra perder a melhor festa All Inclusive da região. Serão comidas e bebidas típicas para todos os gostos. Garanta logo o seu ingresso em Tiazinha distribuidora, Boutique Monarca, Bar do Rey, Padaria Pão de Mel no São Félix, Posto Meira, Ponto Certo e Mercadinho do Cidemar. Em Vitória da Conquista você encontra na Banca Central. Forró do Sítio Novo 2019, uma realização Só Legal e Beto Bonelly produções.



Família procura por gato que sumiu no bairro Nobre em Brumado

Foto: Divulgação

Uma família que mora no bairro Nobre em Brumado, está à procura do gato de estimação da casa, que desapareceu esta semana. Além do carinho que a família tem pelo animal, a preocupação é ainda maior porque o gato Nino mudou de endereço recentemente, e isso pode causar uma confusão de localização no animal. Nino é da raça 'Persa Himalaio'. Segundo a dona o animal desapareceu na rua Donizete Alves Lima, próximo a Clínica de Hemodiálise. “O animal é muito importante para mim. A gente sabe que animal, a gente pode chegar ali na frente e comprar outro, mas nunca é a mesma coisa quando você cria um laço de amor, de carinho pelo animal", diz a leitora do 97NEWS. Para recuperar Nino, a família está fazendo de tudo: colocou fotos nas redes sociais e pediu apoio dos amigos. "Se você souber o paradeiro dele ligue para nossa família. O telefone é o 77 99962-6244 ou 99948-5030", informou a dona do gato.



Guanambi: Polícia Civil prende suspeitos de fraudarem compra de ingressos de festa 'All Inclusive'

Foto: 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Civil de Guanambi deflagrou uma operação para prender vários suspeitos de envolvimento na fraude de ingressos do "Forró Du Vale", que acontecerá no próximo final de semana. De acordo com informações passadas ao 97NEWS, as prisões decretadas pela Justiça estão sendo cumpridas nos Bairros: Vila Nova; Araújo; Vomitamel e Bairro Brasília. De acordo com a Polícia Civil, cinco suspeitos já foram presos. Conforme a Polícia, um indivíduo de prenome Renato, que seria o cabeça da fraude, ainda não foi preso. Informações preliminares apontam que mais de 200 ingressos teriam sido vendidos até o momento, o que leva a um prejuízo estimado em cerca de R$ 50 mil reais para a organização do evento. O golpe teria sido aplicado através do uso de dados pessoais e de cartões de crédito. Os fraudadores efetuavam a compra pela internet, imprimiam o ticket e resgatava o ingresso no posto autorizado. Segundo os dois delegados responsáveis pelo caso, o Dr. Adir Pinheiro e Dr. Gian Carlos, os suspeitos alegaram que “receberam uma proposta para vender ingressos da referida festa de e realizaram algumas vendas. Eles relatam que são inocentes". A Polícia também informou que apenas 15 vítimas registraram ocorrência na unidade policial. 



Brumado: Após carência, Secretaria de Saúde receberá cinco profissionais do programa 'Mais Médicos' ainda este mês

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os novos profissionais do programa federal ‘Mais Médicos’, que vão atuar em Brumado, poderão chegar ao municípío a partir do dia 24 de junho. Os cinco novos profissionais serão designados para atuar nas Unidades Básicas de Saúde que estão descobertas. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, a chegada desses novos profissionais vai facilitar a demanda de atendimentos nas UBS, que hoje estão sem atendimento. "Sabemos da dificuldade que está sendo esses meses com a falta de profissional médico. A gente espera agora enfim suprir esta lacuna a partir de julho", disse ao 97NEWS. Os novos profissionais irão iniciar as atividades no próximo mês nas Unidades Básicas de Saúde da zona rural que são: Ubiraçaba, Umburanas e Itaquaraí, além das Unidades da área urbana que são: Urbis 2 e São Felix.



Dom Basílio: Acidente deixa uma vítima fatal e outra gravemente ferida na BA-148

Foto: 97NEWS

Um homem, identificado como Edivaldo Pereira Marinho, 57 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (13) em um acidente na região de Dom Basílio. Informações apuradas pelo 97NEWS são de que ele foi atingido por um caminhão na rodovia BA-148. Edivaldo morreu no local. A sua esposa, que não teve a identidade revelada, estava na garupa da moto e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) com ferimentos graves. Ela foi encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em Brumado. Não há informações sobre seu estado de saúde. Marinho era morador da comunidade de Salobo, zona rural de Dom Basílio. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para exames de necropsia. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil. De acordo com amigos da vítima, Edivaldo já morou na Vila Presidente Vargas em Brumado e fez grandes amizades.

 



Brumado: Direção do SAMU informa que atendimento telefônico já está normalizado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Devido a um roubo de cabos nas instalações da operadora telefônica OI na quarta-feira (12), os serviços de atendimento telefônico do SAMU 192 foram interrompidos causando transtornos. Um número emergencial foi disponibilizado, mas, na manhã desta quinta-feira (13) os serviços por meio do 192 foram normalizados. A direção do SAMU em Brumado disse ao 97NEWS que agradece a compreensão da população e reitera o seu compromisso na sua missão de salvar vidas.



Brumado: Morre aos 54 anos Ledos Cabeleireiro após complicações na saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Faleceu na manhã desta quinta-feira (13), o cabeleireiro Antônio Ledo da Silva, de 54 anos, o “Ledo Cabeleireiro”. Considerado pelos próprios colegas de profissão, um dos melhores profissionais de Brumado, Ledo era natural de Ituaçu, mas quando criança adotou Brumado como sua cidade. Após se estabelecer no município, Ledo montou um salão de cabeleireiro e se tornou um dos pioneiros na Capital do Minério. Segundo apurou o 97NEWS, há alguns dias Antônio passou por complicações e foi internado. Na manhã de hoje, Ledo não resistiu e veio a falecer no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Ledo era irmão do vereador Girson Ledo. Segundo a família, o velório acontece na Rua Mestre Eufrásio. O 97NEWS manifesta o seu pesar à família enlutada. 



Brumadenses caem em golpe de venda de ingressos para festa 'All Inclusive' de Guanambi; compra era realizada via cartão de crédito e depois cancelada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta quarta-feira (12), brumadenses foram até a sede da Delegacia de Brumado, para registrar Boletim de Ocorrência por terem caído no golpe que comprava ingressos pela internet com cartões de crédito e dados pessoais de pessoas desconhecidas sem o seu consentimento. O golpe que era aplicado na cidade de Guanambi, mesmo município onde vai acontecer no próximo domingo (16) a festa All Inclusive com o nome "Forró Du Vale", funcionava assim: Os criminosos compravam os ingressos no site do próprio evento com números de cartões de crédito que eram utilizados sem que a vítima soubesse. Ao adquirir o passaporte, um ticket era imprimido, em seguida o golpista se dirigia aos pontos de troca, e adquiria os ingressos originais da festa. Com os ingressos da festa no valor de R$ 230 cada, eles os vendiam entre amigos ou ofereciam nas redes sociais. Só que o golpe foi descoberto pela organização do evento, que logo em seguida procurou a Polícia Civil de Guanambi e relatou a fraude. De imediato os investigadores levantaram dados da ação e descobriram que os golpistas já haviam vendido cerca de R$ 50 mil em ingressos. Ainda esta semana, a produção do evento cancelou todos os ingressos que foram vendidos na fraude. De acordo com polícia de Guanambi, cerca de 200 vítimas que descobriram o golpe, já fizeram boletim de ocorrência. Todos receberam orientação de registrarem ocorrência. Mas muitos se decepcionaram e foram para casa. Com o golpe se estendendo para outros municípios, uma brumadense que preferiu não se identificar, procurou a polícia na tarde desta quarta e relatou que ela e mais dois amigos foram vítimas. Em entrevista ao 97NEWS, a jovem estudante disse que ficou sabendo do golpe, e logo em seguida procurou a Polícia local. "Ficamos sabendo do golpe e vim aqui na Delegacia para registrar o boletim", relata. Segundo a vítima, ela e mais outros amigos iriam comemorar o seu aniversário que será no próximo final de semana. "Compramos os ingressos de uma amigo que mora em Guanambi, seria um dia muito especial porque no domingo é meu aniversário", disse a jovem que ficou muito triste ao saber que gastou o valor de R$ 180 no primeiro lote, e não poderá rever a quantia. "Ficamos sabendo também que o valor pago por nós poderá não ser devolvido. Quer dizer, meu domingo que poderia ser de muita alegria, vai acabar com um gosto amargo", afirmou a vítima que mora em Brumado. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito foi preso. O Forró Du Vale acontecerá no próximo domingo (16) e tem atrações como Wesley Safadão e Cacau com Leite.  



Brumado: Ex-prefeito Aguiberto Lima Dias é punido pelo TCM e terá que pagar multa de R$ 5 mil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na quarta-feira (12), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), julgou procedente o termo de ocorrência formulado contra o ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), em razão de contratações de serviços médicos realizadas por meio de 32 processos de inexigibilidade considerados irregulares, a um custo de R$ 9.386.219,28, no exercício de 2013. Segundo o TCM, o relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor. O ex-prefeito de Brumado ainda foi multado em R$ 5 mil. Em sua defesa, o ex-gestor não enfrentou a matéria objeto do Termo de Ocorrência, visto que a narrativa e a documentação apresentadas não trataram dos 32 processos de inexigibilidade apontados como irregulares, mas apenas de fatos posteriores ao exercício de 2013 em que eles foram realizados. Para a relatoria, não foi demonstrado respaldo no artigo 25 da Lei n. 8.666, no que se diz respeito a configuração da inexigibilidade de licitação, que exige a inviabilidade de competição, inconfundível com a situação de urgência, para a qual a própria Lei autoriza a dispensa de procedimento licitatório nos termos do inciso IV do art. 24, desde que respeitados requisitos específicos ali previstos. Cabe recurso da decisão.



Brumado: Após furtos na central da operadora Oi, Samu disponibiliza número provisório para emergências

Foto: Divulgação

Após ataques na sede da operadora Oi em Brumado, na tarde de quarta-feira (12), onde três homens tentaram furtar cabos da central, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), informa que está disponibilizando um número para chamadas de emergência. O número móvel (77) 99961-0129 já está disponível para atendimento a população. De acordo com a unidade, os serviços continuam com normalidade para Brumado e região.



Ninguém acerta a Mega-Sena desta quarta (12) e prêmio acumula em R$ 115 milhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.159 da Mega-Sena realizado nesta quarta (12) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou. As dezenas sorteadas foram: 14 - 26 - 35 - 38 - 45 - 53. A quina teve 170 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 27.678,48. Outros 9.781 apostadores acertaram a quadra; cada um receberá R$ 687,24. O próximo concurso (2.160) será no sábado (15). O prêmio está acumulado em R$ 115 milhões.



Menino de 6 anos é encontrado morto com sinais de violência

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma criança de 6 anos foi encontrada morta com sinais de violência dentro de casa, no bairro Pedro Gerônimo, em Itabuna, na quarta-feira (12). Conforme o G1, a Polícia Militar informou que uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a criança já foi encontrada sem vida. Ainda de acordo com a publicação, a mãe e o padrasto do menino foram prestar depoimento no complexo policial da cidade. Não foram divulgadas informações sobre as circunstâncias da morte da criança.



Brumado: Polícia Militar prende homem suspeito de furtar cabos de telefonia; o furto deixou a cidade sem internet e serviços de emergência

Foto: Reprodução l Google Street View

A Polícia Militar de Brumado prendeu um homem na tarde desta quarta-feira (12) por tentar furtar cabos de telefonia na cidade. Os policiais fizeram a prisão após o suspeito com a ajuda de mais dois comparsas entrarem na sede da Oi, localizada na rua Iluminato Lobo, no centro da cidade. Dentro da empresa, os elementos ainda praticaram vandalismo e saíram desconectando diversos cabos na central da operadora. Com isso, os serviços de telefone fixa e móvel foram afetados, além do sinal de internet velox. Os números do Samu 192 e Polícia Militar 190 estão indisponíveis e já causam diversos transtornos para população. O homem preso pela polícia foi identificado como Washington da Silva. Ainda não há previsão de normalização dos serviços, mas técnicos da Oi já está trabalhando no local.