ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil: 75% das famílias têm dívidas, aponta Mapa do endividamento

Ministério da Saúde oferece mais de 21 mil vagas para Médicos pelo Brasil

Judiciário da Bahia inaugura varas em duas cidades baianas

Novas regras da Tarifa Social devem beneficiar mais de 11 milhões de pessoas

Polícia extermina plantação com mais de 18 mil pés de maconha em Curaçá

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Brumado: Divulgado o calendário de funcionamento do comércio no mês de dezembro

Mês de novembro apresentou menor número de mortes violentas na Bahia

Região Nordeste concentra quase metade das pessoas em situação de miséria, aponta IBGE

Nordeste: Comitê Científico do Consórcio recomenda cancelamento de Réveillon e Carnaval

Brumado: Após passar pela Secretaria Municipal de Esportes, Paulo Sérgio volta a presidência da LBF

Agência é explodida em Iguaí, Sudoeste do Estado

Bahia recebe 150 mil doses de vacina BCG após municípios enfrentarem desabastecimento



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2021"

Brumado registra uma morte de coronavírus nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 01 de abril, o município de Brumado registrou 7.132 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17.264. Entre os diagnósticos: 46 internações, 124 óbitos, 781 pacientes em tratamento e 6.227 recuperados. No momento, 112 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.955 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Autismo – a importância da observação dos sinais para o diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

O transtorno do espectro autista é uma síndrome de início precoce caracterizada por alterações marcantes do desenvolvimento da linguagem e da interação social. Há também a presença de comportamentos estereotipados e repetitivos, rituais, alterações sensoriais e interesses restritos. Essas características são essenciais para que ocorra o diagnóstico e estão presentes em todos os indivíduos com o transtorno.

Apesar de todos os diagnosticados exibirem esses sintomas, o quadro clínico apresenta níveis de severidade muito distintos. Indivíduos com o mesmo diagnósticos podem ter manifestações clínicas muito diferentes. Vem daí o termo " espectro". Esse fato comumente confunde pais e até mesmo profissionais experientes, sendo fundamentalmente resultado de diferenças no nível intelectual e na linguagem dos indivíduos afetados pelo transtorno. É evidente que os pacientes com sinais mais leves são os mais difíceis de serem diagnosticados, pois seu desenvolvimento é mais próximo do esperado.

Dependendo do nível global de funcionamento, eles têm dificuldades marcantes em criar vínculos de amizade, aprender novos conceitos e ser independentes no dia a dia.

O transtorno se inicia precocemente, e é muito comum a presença de sinais no primeiro ano de vida e costuma persistir ao longo da vida do indivíduo.

Ainda não há uma causa clara para o transtorno, mas muitas teorias têm sido aventuradas como fator etiológico. A principal delas se associa a uma alteração nos processos de ativação e desativação de determinadas regiões cerebrais associadas à linguagem, à cognição social e à criatividade. Esse desequilíbrio funcional é provavelmente modulado por fatores genéticos ainda desconhecidos (muitos genes estão envolvidos nesse processo).

O diagnóstico precoce é fundamental no processo de tratamento. Crianças com o diagnostico precocemente têm uma chance muito maior de apresentarem melhorias bastante significativas nos sintomas do transtorno ao longo da vida.

E qual o papel do fonoaudiólogo nesse transtorno ?

É muito importante, por que ele é o profissional apto para estimular as habilidades de comunicações verbais e não verbal. Quando corretamente incentivadas, essas crianças apresentam ganhos muito significativos na fala, na linguagem não verbal, na interação social, no ganho de autonomia e na melhoria de sua qualidade de vida de sua autoestima.

"Todo autista tem potencialidades, para transcender dentro de sua especificidade, por isso, ensine um autista de várias maneiras, pois assim, ele conseguirá aprender."

Simone Helen Drumond Ischkaniam

Qualquer identificação de alguns desses sinais, procure um profissional capacitado para trabalhar com esse transtorno.

Atendimento da fonoaudióloga na clínica Mais Vida as terças-feiras, sextas-feiras e aos sábados pela manhã. 

Foto: Divulgação

Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755  / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.



Prorrogada restrição de comercialização de bebida alcoólica em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

O Governo do Estado e prefeituras das regiões de Guanambi e Brumado definiram a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira (02), fica estabelecida a medida restritiva para a região de Guanambi no período de 05 de abril até as 5h de 12 de abril. O toque de recolher passa a valer das 19h às 5h. Desta forma, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) nos períodos citados. As ações visam conter aglomerações e avanço da pandemia do coronavírus nas regiões. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio das polícias Militar e Civil, apoiará as gestões municipais para garantir o cumprimento das medidas restritivas adotadas. As medidas valem para os seguintes municípios da região de Guanambi: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio De Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.



Receita 97NEWS: Aprenda a fazer moqueca de peixe simples e rápida com Marília Moraes

Foto: Luciano Santos l 97News

A moqueca de peixe é um prato típico dos estados do Pará, Bahia e Espírito Santo, podendo ser preparada com peixe, mariscos e crustáceos. E, ao contrário do que muitos pensam, o prato é fácil e prático de fazer, dependendo da montagem. Por isso, hoje trouxemos essa receita deliciosa, prática e rápida de moqueca de peixe para saborear os seus almoços em família. A receita rende seis porções e fica pronta em 20 minutos. Quem trás a receita ao 97NEWS, é a Marília Moraes, 45 anos. Natural de Ilhéus, Sul do Estado, ela é servidora pública, bacharel e direito e formada em letras. Nas horas vagas, e principalmente na Semana Santa, Marília adora cozinhar e seu prato preferido é a moqueca de peixe. Segundo ela, a receita foi ensinada por sua mãe, mas como ela mesmo afirma, a sua moqueca é melhor que a da matriarca. "Essa é uma receita muito comum na Bahia, principalmente no Sul. Eu costumo dizer que minha mãe me ensinou, mas a minha ficou aperfeiçoada", comenta Moraes. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Então vamos aos ingredientes:

2 kg de postas de peixe fresco (de preferência peixes como namorado, robalo, dourado, vermelho. Mas pode ser com peixes de água doce também);
Limão: 4 unidades;
Sal: 1 colher de chá ou à gosto;
Cebola verde: 3 maços;
Cebola branca: 3 unidades
Pimentão fatiado: 2 unidade;
Pimenta vermelha: (dedo de moça) à gosto
Alho: 3 dentes;
Tomates fatiados: 4 unidades;
Leite de coco: 1 litro;
Azeite de dendê: à gosto;
Coentro: 4 maços.

 

Foto: Luciano Santos l 97News

Modo de preparo moqueca de peixe

– Tempere as postas de peixe com suco de limão. Espalhe bem e reserve de 10 a 15 minutos;
– Pincele o alho com sal no peixe;
– Em uma panela de barro média faça uma camada com cebola, tomates, pimentões o cheiro verde e a cebolinha;
– Por cima, acrescente o leite de coco. Leve ao fogo e quando der fervura jogue o azeite dendê à gosto;
– Quando levantar fervura abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, ou até que o peixe fique macio ao toque do garfo.
– Desligue o fogo e salpique o restante do coentro. Sirva em seguida aos seus familiares e bom apetite.



Brumado: Novos leitos de UTI Covid serão inaugurados na tarde desta quinta-feira (1º)

Foto: Luciano Santos l 97News

Em uma cerimônia restrita apenas ao gestor municipal Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e os vereadores da sua bancada, vai ser inaugurado no final da tarde desta quinta-feira, 1º de abril os 10 leitos de UTIs Covid para o tratamento intensivo. O empreendimento, que conta com o apoio do Governo do Estado, está instalado de modo improvisado na ala da clínica cirúrgica do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O local foi isolado dos demais setores e recebeu adaptações básicas para dar atendimento intensivo aos pacientes mais graves acometidos pelo coronavírus. Outros 10 leitos pós-intensivo também fazem parte do pacote. Etes, serão para observação dos pacientes antes da alta hospitalar. Os aparelhos para equipar a unidade foram enviados pelo governo da Bahia. Já as despesas para manutenção, será conjunta com o Município. A solenidade de inauguração deve ocorrer por volta de 17h.



Homem é preso suspeito de estuprar menina de 10 em Tremedal

Foto: Divulgação

Um homem suspeito de estuprar uma menina de 10 anos foi preso em Tremedal, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a prisão foi feita nesta quinta-feira (1º). De acordo com a polícia, a vítima era vizinha do suspeito e vivia em situação de vulnerabilidade social. A polícia, porém, não deu detalhes sobre quando o crime aconteceu. Policiais da delegacia da cidade solicitaram medidas protetivas para a criança. Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra o suspeito e cumprido por policiais da delegacia do município. Ele será encaminhado para o sistema prisional da região.



Novo lote com mais de 600 mil doses da vacina contra a Covid-19 chega à Bahia

Foto: Divulgação

Um novo lote com 606.950 doses da vacina contra a Covid-19 chegou ao aeroporto internacional de Salvador, na manhã desta quinta-feira (1º). Do total, 561.200 imunizantes são da Covonavac e 45.750 da Oxford/AstraZeneca, que serão distribuídas para as cidades baianas. Após o desembarque, as cargas foram conferidas por equipes da Polícia Militar na sede do Grupamento Aéreo (Graer) e serão levadas em aeronaves para as cidades da região metropolitana e do interior do estado. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab), a distribuição deve ocorrer ainda nesta quinta-feira. De acordo com a coordenadoria estadual de imunização, a maioria das vacinas desse lote são para pacientes que receberão a segunda dose. Duas remessas serão enviadas nesta quinta-feira. A primeira é referente à carga que chegou no dia 10 de março. A remessa referente às vacinas que chegaram em 17 de março ficará retidas nas centrais regionais e serão entregues na próxima semana. Ainda conforme a coordenadoria, somente as cidades que já utilizaram 85% das doses recebidas estarão habilitadas a receber uma nova remessa de primeiras doses, que serão distribuídas também nesta quinta-feira. Este foi o 11º lote dos imunizantes a chegar à Bahia desde que começou o processo de vacinação no Brasil.



Brumado: Março foi o mês mais fatal por Covid desde início da pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Março foi o mês mais fatal pela Covid-19 desde o início da pandemia no Brasil. O mês passado registrou mais que o dobro de mortes pela doença em comparação a julho, mês com a maior quantidade de óbitos pelo vírus na primeira onda da pandemia. Pela primeira vez na história, o Brasil superou a marca de 140 mil mortes em um único mês. Apesar dos dados ainda serem parciais e a poucos dias de seu encerramento, março de 2021 já registra o recorde de óbitos do país. Segundo os dados dos cartórios de registro civil, março já contava, até ontem (31), com 140.978 certidões de óbito emitidas, superando o recorde até então de julho de 2020, quando foram 139.658 mortes. Os dados dos cartórios são reunidos desde 2016. Essa marca negativa também foi registrada em Brumado. Em 2020, no mês de julho, a cidade registrou 36 óbitos. Outro mês do mesmo ano que chamou a atenção na Capital do Minério foi Novembro: com 11 óbitos. Em 2021, Janeiro registrou 4 mortes, em seguida, no mês de Fevereiro, Brumado perdeu 12 brumadenses por conta da doença. E Março, o mês mais trágico da pandemia até agora, a Capital do Minério registrou 61 óbitos pela Covid-19.  



Vereador Beto Bonelly vota a favor para abertura do Restaurante Popular

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante sessão legislativa virtual, o vereador Beto Bonelly (PSB) votou a favor da indicação de nº 215/2021 da base aliada do prefeito para instalação de um Restaurante Popular na sede do município de Brumado. O parlamentar disse que entende a importância de fornecer alimentos pronto a quem mais precisa. O restaurante popular beneficiará pessoas, que vivem num patamar abaixo da linha da pobreza. Bonelly destacou se tratar de uma iniciativa nobre, em favor da população desfavorecida, numa demonstração de sintonia de ideais entre os agentes políticos da cidade, formalizando um bem comum à todos. "Não podemos ficar aqui discutindo, de quem é o projeto [A] ou [B], quando o povo passa fome, quando existem pessoas que não têm o mínimo necessário para a sua sobrevivência. Devemos tratar do que é nossa obrigação como agentes políticos e defender o que é de interesse público, em especial daqueles que necessitam da ação do Município", avaliou.



Brumado poderá ter restaurante popular na região da Feira Livre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Brumado pode ganhar um restaurante popular. A inciativa faz parte de uma indicação legislativa da Câmara Municipal, que tem como objetivo a implantação desta unidade no centro da cidade. Ainda não há um preço previsto, mas em restaurantes já implantados em outras cidades, o valor vairia entre R$ 1 e R$ 2,00. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, disse que o local para implantação do projeto já está sendo discutido. "Um dos melhores locais é ali próximo ao Derba, à antiga Cesta do Povo, porque é onde se tem um grande número de pessoas. Estamos trabalhando em cima dessas duas hipóteses com possibilidade maior para área do Derba, que é mais ampla e bem situada. Lá as construções podem ser adequadas para o restaurante", disse. O projeto, segundo o secretário, ainda será apresentado ao prefeito. "Estamos estudando tudo para dar os devidos encaminhamentos. Estamos procurando o menor custo para fazer essa implementação", completou. 



Senado aprova projeto que prorroga Lei Aldir Blanc e auxílio emergencial da cultura

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O Senado aprovou um projeto que prorroga a Lei Aldir Blanc e o auxílio emergencial a profissionais da cultura em função da pandemia de covid-19. A proposta ainda deve passar pela Câmara antes de ir à sanção do presidente Jair Bolsonaro para entrar em vigor. No ano passado, a Lei Aldir Blanc destinou R$ 3 bilhões para o auxílio emergencial a artistas. No entanto, no final do ano,  Estados e municípios apontaram que cerca de 65% do valor que receberam ainda não havia sido utilizado. As regras estabelecem que o montante teria que ser devolvido ao Tesouro. No caso dos municípios, prefeitos afirmaram que o prazo para cumprir as determinações da lei foi apertado. A regulamentação foi publicada em agosto e os recursos repassados pelo governo federal a partir de setembro. O projeto aprovado no Senado permite que os recursos não pagos no ano passado sejam creditados em 2021. A proposta permite que municípios publiquem a programação dos recursos até 31 de agosto. Já para Estados e o Distrito Federal, o prazo é até 31 de dezembro. O governo deu aval para a proposta aprovada no Senado.



Brumado: Com faca na mão, homem ameaça clientes e dono de churrascaria do Centro

Foto: Divulgação l PM

Exaltado, um homem ameaçou clientes e o dono de uma churrascaria, localizada na rua Exuperio Pinheiro Canguçu, centro de Brumado. A ocorrência aconteceu na quarta-feira, 31 de março. Segundo as testemunhas, ele entrou no estabelecimento, e chegou a anunciar 'um assalto'. O invasor, que ainda não foi identificado, gritava com os clientes. Os clientes tentaram conversar com ele, mas o homem ficou mais nervoso e passou a intimidar o dono do estabelecimento com uma faca. Um dos clientes da churrascaria conseguiu acionar uma viatura da Polícia Militar via CICOM. Já no local, os policiais acalmaram o homem e o conduziram à Delegacia de Brumado. 



Aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Brumado terá início hoje (1º)

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Brumado informou que a vacina contra a Covid-19, o novo coronavirus, terá sua segunda dose disponibilizada a partir desta quinta-feira, 1º de abril, seguindo o calendário de aplicação da primeira dose. Mas de acordo com a Sesau, apenas para a vacina Coronavac (Butantan). A vacinação será realizada no CMEAS, das 08h as 11h30 e das 14h as 16h. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.



Acusado de contrabando em Vitória da Conquista tenta fuga e é alcançado na BR-116

Foto: Divulgação l PRF

Um homem, acusado de contrabando, foi preso na madrugada de quarta-feira, 31 de março, após tentar fugir de policiais rodoviários federais. O fato ocorreu por volta de 1h em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista. Na ação, os agentes apreenderam uma caminhonete lotada com cinco mil maços de cigarros. A apreensão do produto, contrabandeado do Paraguai, causou um prejuízo de R$ 25 mil ao crime organizado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após dar ordem de parada a uma caminhonete Renault/Oroch, o motorista, de 40 anos, iniciou uma tentativa de fuga. Dois quilômetros depois, ele foi alcançado pelos policiais, após dirigir de forma perigosa pelo trecho. Com o motorista interceptado, os policiais verificavam o carro quando encontraram as carteiras de cigarro na carroceria e nos bancos do veículo. Aos PRFs, o acusado contou que comprou o produto ilícito em Minas Gerais e pretendia vendê-lo em Vitória da Conquista. O homem e a carga foram levados para uma delegacia da Polícia Federal. O crime de contrabando prevê pena de prisão de dois a cinco anos. 



Brumado: Donos de bares e clientes protestam contra 'toque de recolher' até 05 de abril

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Depois de o governo da Bahia prorrogar o toque de recolher e endurecer medidas de controle da pandemia, donos de bares e clientes protestam contra a media que segue até 05 de abril. É que as medidas anunciadas incluem o fechamento de serviços não essenciais das 18 às 05h nos dias úteis, além de proibi-los de funcionar nos fins de semana e feriados. Em entrevista ao site 97NEWS, Danilo Coelho, cliente de um bar localizado no Mercado Municipal, reclama que as restrições não se deve só aos bares e restaurantes. "O governo tem que preocupar em cuidar do povo com remédio e hospitais. Fechar bar e restaurante mudou alguma coisa? Não, só trás desemprego, pais de família já passando fome. Tem muito supermercado ai vendendo cerveja pra levar pra casa. E ai, resolveu alguma coisa?", questiona Coelho. Em Brumado, o setor de bares e restaurantes alegam dificuldade de manter os empregos e prejuízo com produtos que não são consumidos. Há quatro anos com um bar na Feira Livre, o proprietário José Dias, 51 anos, destaca que as restrições são necessárias, mas que o setor precisa dos clientes. "Fechar tudo não é a solução, tem muito pai de família que vive disso aqui. Se eu fechar quem vai me ajudar financeiramente, o governo não ajuda, a prefeitura também não", afirma Dias. Na última terça-feira, dia 30 de março, o governador Rui Costa (PT) afirmou, que o horário do toque de recolher no estado voltará a ser a 20h a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de abril. "Retomaremos as atividades de maneira gradual, com horários diferenciados de funcionamento do comércio e saída de trabalhadores. Espero que com a melhoria dos números [de infecção e ocupação de leitos], possamos restabelecer tudo gradativamente”, disse o governador. 



Com população subestimada, Maetinga recebe menos doses de vacinas contra a Covid-19

Foto: Divulgação

A cidade de Maetinga, não tem conseguido acessar a quantidade necessária de imunizantes contra a Covid-19 para atender a população de acordo com a faixa-etária de cada etapa. Para a gestão, uma discrepância nos dados populacionais que não refletem a realidade do município, faz com que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) envie menos doses do que o necessário, já que o quantitativo de imunizantes seria calculado com base na última estimativa anual feita pelo Instituto Brasileiro de  Geografia e Estatística (IBGE), que revela um população de pouco mais de 2.700 pessoas. Número é inferior aos mais de 7 mil usuários dos serviços de saúde da cidade. Para a secretária de Saúde do município, Sabrina Souza, a cidade, que vacinou com a primeira dose do imunizante 785 pessoas e outras 205 com a segunda dose, poderia estar mais avançada na vacinação, que agora atende a faixa etária dos 70 aos 75 anos. Souza explica que as doses são enviadas com base em uma população equivalente a 2.764 pessoas - valor referente à última estimativa anual do IBGE - no entanto, 7.497 moradores de Maetinga utilizam os cinco Postos de Saúde da Família (PSF) distribuídos entre a zona rural e a sede. 

Foto: Divulgação

“A gestão está entrando com processo para ter uma nova contagem. Por conta dessa diferença, nossos recursos e até o quantitativo de vacinas recebidas são menores. Em relação às vacinas, a gente sempre recebe um quantitativo menor em relação à faixa etária do momento. Daí temos que enviar ofícios nominais para a regional [Núcleo Regional de Saúde] apontando um quantitativo maior e toda semana eles acabam mandando um pouco mais para suprir essa deficiência que a gente tem, mas vai chegando bem aos poucos”, explicou. Ainda segundo a secretária, a Sesab tem ciência da discrepância dos dados, mas até agora o município permanece enfrentando a dificuldade. “A nossa coordenadora de vigilância epidemiológica já sinalizou para a Sesab o porquê da gente ficar solicitando [novas doses], justamente por conta dessa discrepância da população”, disse. 



Anagé e Aracatu têm decretos de emergência reconhecidos pelo governo da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os municípios de Anagé e Aracatu, na região sudoesta da Bahia, tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo Estado na quarta-feira (31). As medidas valem por 180 dias, contados a partir da data em que os decretos foram homologados pelos municípios. No caso de Anagé, desde 9 de março e, em Aracatu, com início em 11 de março. Em Anagé, o prefeito Rogério Bonfim afirmou que a falta de água para consumo humano, cultivo, lavoura e pecuária de subsistência levou o município a prejuízos econômicos e sociais. O gestor ainda apontou o risco de consumo de água imprópria pelos moradores. Em Aracatu, que também sofre com a estiagem, a prefeita Braulina Lima Silva informou que, mesmo com chuvas esparsas ocorridas em dezembro passado, a água para consumo humano está imprópria. A gestora ainda declarou que a falta de chuva inviabiliza a principal atividade econômica local, que é a agricultura familiar.



Em nota técnica, SESAB não recomenda prescrição do 'kit Covid' no tratamento da doença

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma nota técnica divulgada à imprensa nesta semana pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde da Bahia (COE), recomendou a não prescrição dos medicamentos Cloroquina, Hidroxicloroquina, Nitazoxanida e Ivermectina no tratamento de pacientes com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19, atendidos nas redes própria e contratualizada pela Secretaria de Saúde da Bahia, sem outro diagnóstico que justifique o uso desses medicamentos, bem como a proibição do fornecimento pelas farmácias dos hospitais da rede própria da Sesab dos medicamentos acima referidos. A recomendação considera que a literatura científica atual não identifica benefícios no uso dos remédios para o tratamento da doença, os reconhecidos efeitos colaterais dessas drogas e o potencial malefício em pacientes com Covid-19.



Toque de recolher volta a ser às 20h a partir de segunda-feira (5) na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) afirmou, em live na última terça-feira, 30 de março, que o horário do toque de recolher no estado voltará a ser a 20h a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de abril. “O retorno do horário inicial será na próxima semana, na segunda. Retomaremos as atividades de maneira gradual, com horários diferenciados de funcionamento do comércio e saída de trabalhadores. Espero que com a melhoria dos números [de infecção e ocupação de leitos], possamos restabelecer tudo gradativamente”, disse o governador. De acordo com Rui, os números s de ocupação de leitos do Unidades de terapia Intensiva (UTIs) no estado ainda estão altos. O petista espera que, com a suspensão do transporte intermunicipal, agendada para este final de semana, o cenário epidêmico melhore. “Estamos com 84% dos leitos do UTI ocupados. Nesse momento os números estão em estabilidade, mas em um patamar alto, mas estabilizado, parou de crescer. Queremos forçar uma queda maior. No final de semana, um final de semana feriado [Semana Santa], iremos suspender o transporte intermunicipal e esperamos recuar ainda mais.” explicou.



Brumado confirma mais duas mortes por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 31 de março, o município de Brumado registrou 7.056 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17.204. Entre os diagnósticos: 52 internações, 123 óbitos, 758 pacientes em tratamento e 6.175 recuperados. No momento, 130 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.861 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.