ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Guanambi

Na Bahia, 283 servidores que não comprovaram vacinação serão afastados por 90 dias

Criança que teve parada cardíaca horas após se vacinar tem doença rara, diz investigação

Brumado: Ambulância atropela e mata cavalo na BA-262

36 agências bancárias da Bahia fecham temporariamente após surto de Covid-19

Ataque hacker ultrapassa 24 horas e sites do governo ainda estão fora do ar

Dr. Igor Malaquias foi o entrevistado do Tema Livre Podcast desta semana

Bahia: Governador anuncia redução de 3 mil para 1,5 mil pessoas em eventos

Brumado: Presidente da Câmara testa positivo para Covid pela 3ª vez

Policiais civis aprovam estado de greve na Bahia

Site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia é hackeado

Prefeitura de Brumado vai iniciar reformas em casas atingidas pelas chuvas

Brasil registra 6 vezes mais casos diários de covid-19 que em dezembro

Brumado registra 36 novos casos de coronavírus em 24h

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Rio do Pires

Turismo nacional fechou novembro com faturamento de R$ 14,7 bilhões

Casal com criança de colo é flagrado com 14 kg de maconha e cocaína na Bahia

Matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima segunda

Faustão é diagnosticado com Covid-19 e programa é suspenso na Band

Você sente muita fome a noite? Nutricionista da Clínica Mais Vida explica os motivos e o que fazer para diminuir



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

Brumado chega ao 53º óbito em decorrência do novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (15), o município de Brumado registrou 4.666 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12.955 Entre os diagnósticos: 15 internações, 53 óbitos, 240 pacientes em tratamento e 4.373 recuperados. No momento, 25 aguardam resultado laboratorial e 7.693 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Câmara Municipal rejeita 'Pauta Bomba' em uma noite bastante tumultuada em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em sessão realizada nesta segunda-feira (15), em uma noite bem movimentada, Câmara Municipal rejeita Projetos de Lei, considerados como "Pacote da Maldade". Assim que os pacotes foram apresentados, a sessão já começou bastante tumultuada. O vereador Rey de Domingão (DEM), chegou a pedir obstrução para evitar os projetos. "O senhor não pode tirar o direito do vereador se expressar", disse o legislador após ter pedido negado pelo Presidente da Casa, o vereador José Carlos Marques Pessoa, o José Carlos de Jonas. Já o vereador Rubens Araújo (Podemos) questionou a chegada do projeto sem se quer ser apresentado à comissão formada pelos vereadores. "Que me desculpe ai minha infantilidade na casa, cria Comissão dessa natureza pra quando o projeto vier e discutir, ai só porque é de Urgência e Urgentíssima, ai não passa pelas comissões", expressou. Vanderlei Bastos, o Boca (PDT), disse que não iria votar projeto "goela a baixo". "Hoje me sinto envergonhado de fazer parte dessa casa [Câmara]. Me causa estranheza o gestor querer colocar de 'goela abaixo' esses projetos", disse. O clima esquentou tanto que o vereador Harley Souza (Republicanos) chegou a chamar a bancada evangélica de "safados". "Seu presidente, hoje eu me sinto envergonhado saber que existe vereadores aqui [safados]... falar verdade... [safados], falsos evangélicos que falam de Deus... Deus tá com vergonha de vocês pode ter certeza... eu tô com vergonha de está aqui dentro hoje... se eles pudessem me tirava desse lugar aqui seria a melhor coisa que faria na minha vida. Vocês são minha vergonha", discursou o vereador. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Lia Teixeira (PC do B) repudiou a ação do vereador Harley, e considerou a fala como quebra de decoro. "Meu repúdio as palavras do nobre colega Harley, foi falta de Decoro, foi falta de respeito com nós colegas vereadores... aqui é a Casa da Cidadania, os projetos e as indicações que vem pra cá para que a gente discuta e cada um temo o seu ponto de vista", afirmou. Para o vereador Amarildo Bonfim (PSB), como presidente da Comissão de Educação, ele não votaria em projetos sem o conhecimento do conteúdo. "Como sou presidente da comissão de educação, eu tenho que registrar isso aqui, pois eu já vi vereador sofrendo processo por votar em projeto inconstitucional... então eu tenho esta preocupação em saber que os projetos eles teriam que passar por comissões primeiro", disse. O líder do prefeito Tiago Amorim (PP) disse que tentaram criar Fake News com os projetos do Executivo. "De ontem pra hoje [15] eu vi diversas 'fake news' dizendo que seria 'Palta Bomba'... que seria pra prejudicar a vida do brumadense, então cai por terra todo este discurso. E o tempo é o melhor remédio pra isso", discursou o vereador. Por fim, as propostas de números: 03/2021, 04/2021, 06/2021, 07/2021, 08/2021, 011/2021 e 012/2021 foram rejeitas, por unanimidade, tendo inclusive, votos contrários de parlamentares eleitos pela base aliada do Prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). Apenas os projetos de leis 05, 010, 013 e 014/2021 foram aprovados pelos vereadores. O projeto de nº 09/2021, que redefinia os feriados no município, foi retirado de pauta pelo presidente José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Ciclista fica ferido ao ser atropelado por carro na Avenida Centenário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um ciclista teve ferimentos leves pelo corpo após ser atropelado por um carro na manhã desta segunda-feira (15) na Avenida Centenário, em Brumado. O acidente ocorreu na altura da Igreja São Cristóvão por volta das 11h40. Segundo o proprietário do veículo que prestou os primeiros socorros à vítima, José Márcio, ele seguia na via, quando foi fazer a rótula não percebeu que o ciclista vinha na outra via. "Ele vinha sentido feira livre ao posto de gasolina, foi quando toquei nele, mas estou aqui dando toda assistência", afirmou o condutor ao site 97NEWS. A vitima recebeu atendimento do SAMU 192 e teve ferimentos leves na cabeça e nas pernas. "Eu tô bem, só sinto dor na cabeça e nas pernas mas não foi nada grave não", disse o ciclista. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao 97NEWS, o superintendente de trânsito, João Paulo, afirmou que a avenida é uma das vias que vai receber câmeras de monitoramento e radares. "É uma via de muito fluxo, como você vê ai. Felizmente o rapaz está bem, mas poderia ter sido um acidente grave e, isso mostra o qual é importante e urgente tomar medidas para inibir o excesso de velocidade e dar mais dinâmica aos atendimentos", destacou o superintendente.

 



Brumado: Prefeito encaminha 'Pacote da Maldade' para ser votado na Sessão da Câmara

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi encaminhado em regime de "Ugência/Urgentíssima" na última sexta-feira (12), nove Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal para serem votados na sessão da Câmara desta segunda-feira (15). Nos bastidores da Política, os projetos estão sendo considerados como “Pacote da Maldade”, no qual segundo alguns opositores o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) quer empurrar "goela abaixo". O 97NEWS chegou ouvir de alguns vereadores que a pauta foi apresentada na última sexta-feira (12), mas sem os anexos dos projetos. "Como é que vamos entender e ler os projetos se nem ao menos mandaram para nós lermos. Eu recebi os projetos hoje pela manhã, era umas noev horas, como vou ler tudo isso em apenas algumas horas", disse um dos edis. Entre os projetos estão o Projeto de Lei (nº. 003/2021), que obriga a Embasa e Coelba a realizarem consulta à prefeitura antes de autorizarem ligação nova em lotes/terrenos ou mudança de titularidade da conta. Se aprovado esse projeto vira Lei e as pessoas que comprarem terrenos só vão poder ligar água ou energia depois que se legalizarem na prefeitura. Também na pauta, o Projeto de Lei (nº. 004/2021) que revoga (anula) a Lei Municipal nº. 1.893 de 22/07/2020. Essa Lei garantia o direito aos pais que têm filhos nas ETI - Escolas de Tempo Integral poderem buscar seus filhos as 14h. Sendo aprovado o  projeto de lei, os estudantes serão obrigados a ficarem nas ETI até às 17:30h. Já o PL (nº. 006/2021) retira novamente o direito das mães gestantes à licença maternidade de 06 (seis) meses. Esse projeto anularia a Emenda a Lei orgânica de nº. 004/2020 que dava garantia a esse direito. 

Foto: Reprodução

Outro Projeto, o PL (nº. 007/2021) retira o direito dos servidores públicos a fazerem empréstimos consignados, pois o projeto revoga (anula) a Lei nº. 1.895 de 11/08/2020 que garantia esse direito.  Outra polêmica é o Projeto de Lei (nº. 008/2021), que retira a carga horária de 20h semanais dos professores deixando apenas a carga horaria de 40h semanais, segundo a categoria, sem dar garantia de pagamento pelo aumento das horas. Os feriados religiosos também estão sendo atacados, pois o PL nº. 009/2021 se for aprovado só vai ser feriado apenas a sexta-feira santa e o dia do Bom Jesus, pois feriados como o do padroeiro São Sebastião, São João e Natal saem do calendário de feriados municipais. Projeto de Lei (nº. 010/2021) e (012/2021) estabelecem nova formatação geográfica dos bairros na cidade e fica o perímetro urbano das vilas, sedes dos distritos, povoados e demais comunidades e dispõe sobre o IPTU. Sendo aprovados esses projetos, o município poderá aumentar o valor do IPTU e cobrar da Zona Rural como Vila Presidente Vargas, Ubiraçaba, Cristalândia, Umburanas etc. Terceirização dos cemitérios e serviços funerários poderá acontecer se o PL (nº. 011/2021) for aprovado, pois permitido ao município outorgar concessão dos serviços de gestão dos cemitérios municipais inclusive os da zona rural.



Empossados os novos membros do Comdica em Brumado

Foto: Divulgação

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), foram eleitos na última quarta-feira (10), na sede da Central dos Conselhos em Sessão Plenária Ordinária, o novo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Os 24 conselheiros, entre titulares e suplentes, foram nomeados por meio do Decreto Municipal (nº 5.415), do dia 08 de fevereiro deste ano. Na eleição de posse do presidente e vice-presidente para gestão 2021/2023 na quarta, foram eleitos para presidente: Marcos de Aguiar Porto e vice-presidente: Célia da Silva Santos, representante da SESOC. 

Foto: Divulgação

Na oportunidade, Célia, ex-presidente do órgão falou sobre a participação dos membros no Comdica, órgão colegiado de caráter deliberativo e controlador da política municipal de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros empossados assumiram o compromisso na efetivação das ações pertinentes ao referido Conselho no município de Brumado. Válido mencionar que as instituições da sociedade civil com assento no Comdica foram eleitas em assembleia especifica, realizada no dia 27 de janeiro.



Nova rodada do auxílio deve chegar a mais de 40 milhões de pessoas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O retorno do auxílio emergencial deve atender mais de 40 milhões de pessoas na nova rodada que deve ter início em março, segundo estimativas da equipe econômica do governo federal. As informações são do jornal Folha de São Paulo. De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, a ideia da equipe econômica é de que o programa seja voltada para uma parcela de 75% dos recebedores mais pobres da primeira leva do auxílio. A nova rodada do auxíliio emergencial tem a previsão de durar quatro meses. A expectativa é de que o valor das parcelas sejam de R$ 250.



Secretário alerta para risco de sobrecarga no sistema de saúde da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, falou na manhã desta segunda-feira (15) sobre a ocupação de leitos para o tratamento de pacientes com covid-19 na Bahia. Ele afirmou que o estado tem conseguido manter uma taxa de cerca de 70% nos grandes hospitais, mas informou que algumas unidades de saúde regionais estão saturadas. Vilas-Boas disse que o estado tem feito a abertura de novos leitos onde é possível, mas frisou que "isso não deve servir como justificativa ou como válvula de escape para alguém achar que, como não está aumentando a taxa de ocupação, as pessoas podem ficar fazendo festas e aglomerações". O secretário concluiu dizendo que "se nós não aumentarmos a nossa capacidade, nós vamos começar a ver as pessoas morrendo nas UPAS".



Brumado: Mãe afirma que filha de 22 anos vendeu seus móveis para fugir com namorado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Ao chegar em casa, Rosalina Rodrigues, de 57 anos, e ter seus móveis vendidos pela filha de 22 anos, ela procurou a delegacia na última sexta-feira (12) para registrar um boletim de ocorrência contra a mesma. A idosa disse na delegacia que a filha, através de uma prima, conheceu um homem que mora no Estado de São Paulo e teria ido morar com ele, mas para bancar as despesas com a viagem, a filha vendeu alguns móveis seus. "Ela vendeu minha mesa de vidro, um botijão e o fogão. Eu fui até a delegacia, retornei com a Polícia em minha casa, mas ela já estava na estrada e ai não deu tempo. Questionada se a genitora tem algum atrito com a filha, Rosalina disse que até três meses atrás tudo estava bem. "Minha filha e eu conversava normalmente, muita amizade, mas depois que ela conheceu esse rapaz de São Paulo, ela se transformou", disse a mãe. Segundo a genitora, a preocupação maior é com o seu neto de 4 anos que é autista. "Eu já acionei o Conselho Tutelar, porque meu neto é autista e requer cuidados", afirmou. A mãe disse ainda que não teria dado permissão a filha para vender seus objetos e móveis e quem comprou que à procure para renegociar, porque pode responder criminalmente. "Quem comprou que me procure porque eu quero negociar, não quero levar o caso na justiça e se eu souber onde está eu vou com a polícia", disse. Rodrigues esclareceu que mora na Rua Anita Garibalde, nº 740, bairro Malhada Branca. 

 



Brumado: Com taxa de ocupação de leitos da UTI Covid em alta, retorno das aulas presenciais pode não ocorrer em março

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com todos os protocolos de biossegurança prontos, segundo a administração municipal, o município de Brumado pretende retomar as aulas presenciais no dia 8 de março. No entanto, o secretário municipal de educação, João Nolasco, disse que o retorno das aulas presenciais depende da ocupação das vagas de UTI na macrorregião. “O que está pegando desde que o nosso protocolo de segurança foi submetido ao Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), é que a gente precisa ter a macrorregião com 70% da ocupação de leitos de UTI Covid-19”, afirmou. Porém, esse índice de ocupação estava em 89%. Outro ponto questionado pelo secretário é que, a retomada das aulas está sendo impedida, mas enquanto isso, a população realiza festas, frequenta clubes, bares e praças. "Quer dizer, só as aulas não podem voltar, os alunos não podem porque é alto risco, agora a gente ver ai aglomerações em clubes, em bares, em praças, e isso para gente é preocupante porque se a gente não controlar essa aglomeração, a gente vai sempre ter um número alto. Ou seja, não pode voltar as aulas com todos os protocolos, mas infelizmente a rua está descontrolada. E ai, quando vamos conseguir controlar esta macrorregião?" indagou Nolasco. Segundo o secretário, com o descontrole por parte da população, medidas mais duras serão tomadas. "Uma hora a gente vai ter que tomar providências e, até restringir a abertura desses estabelecimentos para controlar às aglomerações e ai sim, controlar a macrorregião no que se refere à ocupação de leitos", afirmou.

 



Tanque Novo: Criminosos explodem duas agências bancárias durante a madrugada

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um grupo criminosos explodiu duas agências bancárias na cidade de Tanque Novo, na última sexta-feira (12). Os alvos foram o Banco do Brasil e Bradesco. De acordo com a Polícia, a população local relatou que quatro veículos foram utilizados na ação. Os moradores disseram que o grupo portava armas de grosso calibre e chegou na cidade por volta de 1h da madrugada. O valor levado não foi divulgado. A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Cipe Sudoeste e a Rondesp realizam buscas no município de Tanque Novo e região, na tentativa de localizar os criminosos.



Bahia volta a registrar mais de 60 óbitos por Covid-19 em 24h

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia voltou no domingo (14) a registar número de mortos por coronavírus acima de 60. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), foram 61 óbitos, que segundo a pasta, ocorreram em datas diversas. Com os últimos dados, o estado acumula 10.735 mortes durante a pandemia. Este é o terceiro dia seguido com o número de mortes diárias acima de 60, mesmo marca do final de agosto do ano passado. Ainda segundo a Sesab, os números da semana demonstraram uma tendência de crescimento dos óbitos e de quadros clínicos mais graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Em relação ao número de casos do dia, a Bahia registrou nas últimas 24 horas 2.584 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4), além de 2.124 recuperados (+0,4%). O número total de casos confirmados desde o começo da pandemia é de 629.849. 



Bahia: PGE pede suspensão da decisão judicial que determina retomada das aulas até março

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressou, na última sexta-feira (12), com pedido de suspensão da decisão da Justiça que determina a retomada das atividades escolares presenciais na Bahia. As atividades estão suspensas deste março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19. A liminar foi proferida no dia 5 de fevereiro, pela juíza Juliana de Castro Madeira Campos da 6ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Salvador, que determinou a retomada das aulas no sistema de educação, público e privado, na Bahia até 1º de março. Segundo a magistrada, a suspensão das aulas viola o princípio constitucional da razoabilidade. No pedido dirigido ao Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a PGE sustenta que a decisão é ilegítima, por não ter observado as razões científicas que fundamentam a suspensão da atividade letiva. Além disso, segundo o governo do estado, foi demonstrado que a decisão impõe grave ofensa à saúde e ordem públicas, já que determina o retorno das aulas no momento em que se constata aumento da contaminação e óbitos por causa da Covid-19. 



Durante a pandemia, pela primeira vez Brumado zera lista de pacientes aguardando resultados

Foto: Divulgação

No domingo (14), o município de Brumado registrou 4.634 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12.860 Entre os diagnósticos: 15 internações, 52 óbitos, 266 pacientes em tratamento e 4.316 recuperados. Pela primeira vez duante a pandemia, nenhum paciente aguarda resultado laboratorial e 7.670 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Motorista brumadense é preso acusado de corrupção ativa em Jacobina

Foto: Reprodução l Augusto Urgente

Um motorista de uma carreta foi preso em Jacobina, na última quinta-feira (11), após oferecer dinheiro aos agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para que não sofresse nenhuma penalidade devido a uma infração apresentada em seu veículo. Segundo os policiais, o caminhão foi parado na rodovia BA-131, entre Jacobina e Miguel Calmon por não ter Autorização Especial de Trânsito (AET). O veículo transportava postes de concreto. Porém, ao apresentar os documentos da carreta, ele inseriu uma quantia de R$ 10,00 entre os documentos. De acordo com os agentes, ao lhe ser perguntado sobre o motivo daquele valor em espécie entre os documentos apresentados, respondeu que “era para vocês mesmo”, tendo diante disso, recebido voz de prisão. Imediatamente, o homem que é natural de Brumado, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado por corrupção ativa, cuja pena varia de 2 a 12 anos, além de multa.



Pai e filho são presos acusados de falso testemunho em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Na tarde da última quinta-feira (11), dois homens foram presos no fórum juíza Eleonor da Silva Abreu, após atendimento a solicitação do representante do Ministério Público, pai e filho. Segundo a polícia, a lavratura de auto de prisão em flagrante foi em face de provável cometimento de falso testemunho em processo criminal cuja a pena de 4 anos de reclusão. A fiança para cada um dos presos foi arbitrada em 10 salários mínimos. O falso testemunho foi de um crime de homicídio que ocorreu em 2012 no Bairro Baraúnas, contra a vida de Alessandro Santos de Andrade, o "Zorro". Os dois foram conduzidos à Delegacia onde foi lavrado o flagrante. O Ministério Público ainda requisitou a instauração do inquérito policial em relação a mais três testemunhas qualificadas para apuração de provável cometimento de falso testemunho em processo criminal.  



TCU cobra informações do Exército e da Saúde sobre distribuição de cloroquina

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou ao Ministério da Saúde e ao Exército informações sobre a produção e distribuição de comprimidos de cloroquina. O ministro Benjamin Zymler, relator dos processos sobre a atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia, deu 15 dias para as respostas. Apesar de não ter eficácia comprovada contra o coronavírus, o medicamento foi sistematicamente recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro como forma de tratamento contra a Covid-19. O governo federal também adquiriu e distribuiu a medicação a estado e municípios, de acordo com o G1. No pedido, o TCU solicita ao Ministério da Saúde informações sobre armazenamento, fracionamento e distribuição de 3 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina doados em 2020 pelos Estados Unidos e os critérios de distribuição dos comprimidos de cloroquina 150 mg produzidos pelo Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército para as secretarias estaduais e municipais.

 

 

O tribunal de contas questiona ainda sobre algum contato prévio das secretarias sobre a necessidade dessa quantidade de comprimidos. No despacho o também pede ao Exército informações sobre a dispensa de licitação para compra de Sal Difosfato, usado na produção de cloroquina; a quantidade de cloroquina de 150 mil produzida em 2017, 2018 e 2019; o volume de Sal Difosfato usado nessas produções e a previsão de produção de cloroquina de 150 mg para 2021. Recentemente o TCU também cobrou um posicionamento oficial do Ministério da Saúde sobre o uso do medicamento, depois que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mudou o seu posicionamento e passou a afirmar que a pasta não indica qualquer medicação para ser utilizada no combate à Covid-19. No mesmo despacho, divulgado no último dia 26, a área técnica do TCU apontou ilegalidade no uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o fornecimento de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19.

CONTINUE LENDO


Bolsonaro envia ao Congresso projeto que prevê ICMS unificado em todo o país para combustíveis

Foto: Luciano Santos l 97News

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso Nacional na sexta-feira (12) um projeto de lei complementar que propõe mudanças no cálculo do ICMS sobre os combustíveis. Segundo o governo, a intenção é estabelecer uma "alíquota uniforme e específica" -- ou seja, um percentual unificado em todo o país -- para cada combustível com base na unidade de medida, de acordo com o G1. O projeto prevê, em linhas gerais: que o ICMS será recolhido uma única vez sobre gasolina, diesel, álcool, querosenes e óleos combustíveis, biodiesel, gás natural e gás de cozinha, entre outros produtos do tipo; que a alíquota de ICMS para cada combustível será uniforme em todo o país; que essa alíquota será definida por deliberação dos estados e do Distrito Federal; que o ICMS sobre lubrificantes e combustíveis de petróleo será recolhido na unidade da Federação onde houver o consumo final; que mudanças nessas alíquotas só terão validade após uma "carência" de 90 dias. O objetivo, de acordo com o Palácio do Planalto, é fazer com que o ICMS não varie mais em razão de mudanças no preço do combustível ou de variações do câmbio. Segundo a proposta do governo, o imposto caberá ao estado de destino, ou seja, ao estado onde ocorrer o consumo do combustível. Se houver um aumento no valor do tributo, o novo montante somente entrará em vigor após 90 dias. No último dia 5, Bolsonaro se reuniu com ministros e com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para discutir maneiras de conter a disparada dos preços de combustíveis no país. Na saída, disse que pretendia enviar um projeto ao Congresso para mexer na cobrança do ICMS.

 

 



Bahia: 'Não é tempo de carnaval', alerta Governador

Foto: Reprodução

O governador Rui Costa usou as redes sociais para pedir que a população reforce os cuidados contra a Covid-19 e também para lamentar a não realização no carnaval devido a pandemia. “Não é hora de relaxar nos cuidados contra a Covid-19, muito pelo contrário. Os números estão aumentando, as pessoas continuam morrendo. Não é Tempo de Carnaval, os shows e aglomerações continuam proibidos na Bahia. É Tempo de Cuidar de Quem a Gente Ama, de proteger nossa família”, escreveu o governador em sua conta no Twitter. O Governo do Estado prorrogou o decreto que suspende shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de sábado (13) e vale até o dia 21 de fevereiro. O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.



Anvisa aprova importação de novo lote da vacina de Oxford/Astrazeneca pela Fiocruz

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta-feira (12), a importação de um novo lote de doses da vacina contra a Covid-19 Covishield, desenvolvida pela Oxford/Astrazeneca e fabricada pelo Serum Institute of India Pvt. Ltd.. A liberação acata a um pedido da Fiocruz, responsável pelos testes e pela fabricação da vacina do Brasil. "A aprovação se deu de forma rápida, visando a manutenção do fornecimento de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e a continuidade da vacinação dos grupos prioritários em todo o país", informou a Anvisa. Esta aprovação se deu nas mesmas condições já realizadas pela Agência em 17 de janeiro, ou seja, para autorização temporária de uso emergencial, já que se trata da mesma vacina, fabricada sob as mesmas condições já avaliadas naquela oportunidade.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.