ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Guanambi

Na Bahia, 283 servidores que não comprovaram vacinação serão afastados por 90 dias

Criança que teve parada cardíaca horas após se vacinar tem doença rara, diz investigação

Brumado: Ambulância atropela e mata cavalo na BA-262

36 agências bancárias da Bahia fecham temporariamente após surto de Covid-19

Ataque hacker ultrapassa 24 horas e sites do governo ainda estão fora do ar

Dr. Igor Malaquias foi o entrevistado do Tema Livre Podcast desta semana

Bahia: Governador anuncia redução de 3 mil para 1,5 mil pessoas em eventos

Brumado: Presidente da Câmara testa positivo para Covid pela 3ª vez

Policiais civis aprovam estado de greve na Bahia

Site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia é hackeado

Prefeitura de Brumado vai iniciar reformas em casas atingidas pelas chuvas

Brasil registra 6 vezes mais casos diários de covid-19 que em dezembro

Brumado registra 36 novos casos de coronavírus em 24h

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Rio do Pires

Turismo nacional fechou novembro com faturamento de R$ 14,7 bilhões

Casal com criança de colo é flagrado com 14 kg de maconha e cocaína na Bahia

Matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima segunda

Faustão é diagnosticado com Covid-19 e programa é suspenso na Band

Você sente muita fome a noite? Nutricionista da Clínica Mais Vida explica os motivos e o que fazer para diminuir



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

Palmas de Monte Alto: Filhote de animal estranho é visto em fazenda e assusta moradores

Foto: Reprodução l Vídeo

Um animal desconhecido chamou a atenção de moradores do município de Palmas de Monte Alto, no Sudoeste do Estado. Segundo o site Alerta Bahia, o animal foi visto em uma Fazenda, na zona rural do município, na terça-feira (10). O local é conhecido como Fazenda Santa Fé. O proprietário da Fazenda filmou e encaminhou o vídeo à imprensa. Ao site, o veterinário, Marcos Uriel disse que as imagens mostram um filhote de cacho do mato. Ainda segundo o veterinário, o animal é de uma espécie não muito visto na região, mas que pode ser dócil. Conforme o proprietário da Fazenda à reportagem, o filhote permaneceu na região no dia seguinte.  



Após denúncia, Polícia Ambiental apreende 17 jabutis e multa homem em Contendas do Sincorá

Foto: Divulgação l Cippa Lençóis

A Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), Lençóis, apreendeu na terça-feira (16), 17 jabutis. Os animais eram mantidos em cativeiro sem autorização, o que rendeu a um homem de 51 anos uma multa. O caso foi em Contendas do Sincorá. A equipe foi averiguar uma denúncia sobre animal silvestre em cativeiro. Quando chegaram ao local, os policiais contataram o morador, que foi cientificado da situação. Ele autorizou e acompanhou a vistoria. Durante a ação, foi constatada a manutenção em cativeiro de jabutis, sem a autorização do órgão competente. Com os fatos, foi lavrado em desfavor do envolvido um Auto de Infração Ambiental, com base no Artigo 25, Parágrafo 3º, inciso III da resolução SMA 48/2014. O valor da multa não foi divulgado. Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista. O homem foi apresentado na Delegacia de Brumado. 



Governo da Bahia vai pedir a Pazuello para incluir trabalhadores da educação como prioridade para vacina

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) vai sugerir que a vacinação seja ampliada para funcionário da educação. A proposta será levantada durante reunião entre os governadores de estado com o ministro da saúde Eduardo Pazuello, na próxima quarta-feira (17). "Os mais idosos nem são os professores.  A grande maioria dos professores na rede estadual são abaixo de 50 anos. Cerca de 80%. Queremos retomar o mais breve possível as aulas. Em reunião hoje com a comissão de educação da AL-BA, Aplb e representações", comentou. De acordo com Rui, foi fixado que o planejamento do retorno as aulas estará atrelado ao número decrescente de casos e decrescente de número de óbitos e de ocupação de leitos.   "Quando esse fenômeno se apresentar é hora de definir o retorno das aulas. Enquanto foi crescente, não há o que se falar em retomada das aulas. Espero que daqui a uma semana eu possa estar dando boas notícias. Não se fala em retorno enquanto os índices não forem decrescentes", disse.



Brumado: Número de pacientes hospitalizados por conta do coronavírus preocupa

Foto: Divulgação

O Boletim epidemiológico de terça-feira (16) mostra um número alto de pacientes que estão hospitalizados por conta da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo como o boletim disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, 19 pacientes estão hospitalizados em consequência da doença. Além disso, 215 pessoas estão em tratamento por conta da Covid-19. Com capacidade de receber até 15 pessoas, além de Brumado, a Central da Covid também atende os 21 municípios de toda microrregião. O número de pacientes na unidade hospitalar tem chamado a atenção dos profissionais de saúude. Em entrevista a Rádio Alternativa, Anderson Cardoso, da coordenador do centro, ele declarou que, apesar de a demanda ter aumentado, o Centro de Atendimento Covid em Brumado nunca atingiu a sua capacidade máxima. Segundo ele, o fluxo de atendimentos é alterado semanalmente, muito em função das taxas de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Salvador e Vitória da Conquista. “Quando eles estão com as taxas de ocupação muito altas, isso reflete na gente porque a regulação dos pacientes demora”, explicou. Já o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que está preocupado com o aumento do número de pacientes hospitalizados. “Estamos em pleno feriado de carnaval e isso é uma grande preocupação”, alertou. 



Brumado: Vereadores de oposição, Nem e Palito votam em 'Palta Bomba' do Executivo

Foto: Composição l 97NEWS

Na noite da última segunda-feira (15), o que chamou a atenção da população não foi apenas os votos contrários aos projetos intitulados de “Pauta Bomba” dos vereadores Amarildo Bomfim (PSB) e Beto Bonelly (PSB), aliados do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Para a surpresa daqueles que acompanhavam as discussões, dois vereadores de oposição, Wanderley Amorim da Silva, o Nem (DEM) e Luís Carlos Caíres da Silva, o Palito (PP), indo na contramão da bancada,  foram a favor dos projetos de lei enviados pelo Executivo. Ambos foram a favor dos projetos de redução da licença maternidade; revogação do dispositivo da Lei Municipal nº 1.780 de 22 de Setembro de 2016, que instituiu o novo Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais da Educação Pública Municipal;  concessão dos serviços de gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão dos cemitérios públicos e bem como da prestação dos respectivos serviços funerários. Sobre a atualização e criação de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para a zona rural o vereador Palito não votou a favor. Além disso, os edis não entraram nas discussões entre oposição e situação. Além de Nem e Palito foram favoráveis os vereadores Tiago Amorim (PP), Renato Santos (Podemos), Lia Teixeira (PCdoB) e César Bar (PCdoB).



Brumado: Após derrota na Câmara, prefeito taxa oposição como 'raivosa' e situação de 'fogo amigo'

Foto: Reprodução l Vídeo

O Prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), por meio das redes sociais na terça-feira (16), fez duras críticas aos vereadores por conta da rejeição dos 13 projetos considerados pelos próprios edis como "Pacote da Maldade" ou "Palta Bomba". No vídeo, o gestor citou os projetos aprovados que são eles: Cepeamento da cidade e o retorno do ensino integral. Vasconcelos declarou ainda que mesmo com uma oposição "raivosa" e restrições pessoais, considerou a reprovação dos projetos como "soberba". "Uma característica perigosa do ser humano, que representa a fonte de todos os pecados, que é a soberba e a vaidade de amigos entre [aspas] de primeira hora", declarou o gestor se referindo ao grupo de situação. 

 

Foto: Reprodução l Vídeo

O prefeito ainda taxou a ação da base aliada de "Fogo Amigo", no qual segundo o gestor, os projetos seriam de grande importância para o desenvolvimento de Brumado. "Foram barrados, nas ditas vaidades de um contexto de deturpar a razão das iniciativas ou mesmo afirmar não conhecera proposta ainda que clara em sua frente", disse. Por fim o prefeito afirmou ainda que os vereadores perderam o "Bonde da História", o que seria o avanço da cidade e agradeceu aos vereadores que votaram a favor da pauta apresentada pelo Executivo. "Vamos seguir lutando, pois o tempo mostrando e a população avaliando os homens e mulheres que escolheram como representantes para conduzir o destino de Brumado", finalizou.

 



Governador da Bahia decreta toque de recolher em cidades do estado a partir de sexta-feira (19)

Foto: Luciano Santos l 97News

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou na terça-feira (16) toque de recolher na Bahia por causa do avanço da pandemia de Covid-19 no estado. Medida passa valer a partir de sexta-feira (19). A medida, segundo o governador, ocorre por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado. Nesta terça, a taxa de ocupação nos leitos de UTI é de 74%. O toque de recolher será válido por 7 dias, das 22h às 5h. Ainda de acordo com Rui Costa, a medida será válida para a maior parte das cidades baianas, exceto nas regiões de Irecê, Jacobina, na região de Alagoinhas e no oeste do estado. No último sábado (13), o governador também já tinha feito um alerta para colapso na saúde, já que diversos hospitais estão com 100% de ocupação das UTIs. Ainda nesta terça-feira, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, a Bahia registrou 3.849 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Do total de casos, 609.546 já são considerados recuperados e 15.084 encontram-se ativos. O boletim ainda contabilizou 66 óbitos em diferentes datas, o que representa uma letalidade de 1,71%. O total de mortes pela doença no estado, desde o início da pandemia é 10.864.



Brumado: Após rejeição de Projetos de Lei, prefeito exonera mulher de vereador do Hospital Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), por meio da Portaria (nº 272), exonerou nesta segunda-feira (16), a servidora municipal Lucidalva Oliveira dos Santos que atuava como Coordenadora da Divisão de Administração e Recursos Humanos no Hospital Professor Magalhães Neto. A mulher é esposa do vereador Amarildo Bomfim (PSB) e foi nomeada para cargo em comissão. O gestor não apresentou fundamentos no documento pela exoneração da servidora. No entanto, segundo apurou o site 97NEWS, a medida seria um reflexo pela rejeição dos projetos do Executivo apresentados na Câmara Municipal na última segunda-feira (15). Em entrevista ao site, o vereador Amarildo disse que a intenção era que os projetos fossem retirados de pauta para serem melhor discutidos. “Não queria votar contra, mas não tive outra opção. Estaria votando em algo que não conheço. Como um vereador em pouco tempo vai ter conhecimento de tudo que vai votar. Não posso votar naquilo que não conheço. Amanhã ou depois posso tá recebendo um processo por improbidade administrativa porque u votei em um projeto institucional, é um exemplo”, afirmou o vereador que ainda completou na qual recebeu a pauta às 09h da manhã do mesmo dia da votação.

 



Sem noção: Casal de adolescentes finge sequestro para realizar sonho de morar juntos

Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (12), um fato chamou a atenção da imprensa nacional. Um casal de namorados que simulou um sequestro para poder morar juntos. A família do garoto de 15 anos recebeu fotos dele encapuzado e áudios dizendo que o jovem havia sido sequestrado. Nos áudios, o suposto “criminoso” falava que o garoto havia sido sequestrado por conta de uma dívida e que não seria solto. O suposto sequestrador não falou sobre dinheiro ou pedido de resgate. Os familiares decidiram conversar com a namorada do menino, que revelou que os dois haviam terminado o relacionamento e ela seguia a vida com outro rapaz. Ao suspeitarem do “novo namorado” da garota, a polícia foi acionada e em menos de 7 horas o caso foi resolvido. O adolescente foi encontrado no guarda-roupas da namorada. O casal inventou o sequestro com a ajuda de um amigo, pois sonhavam em morar juntos. Os adolescentes voltaram para casa e irão responder à Justiça sobre o falso sequestro. O caso aconteceu na Zona Norte de São Paulo.



Profissionais da saúde recebem segunda dose da vacina contra o coronavírus em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Profissionais de Saúde de Brumado começam a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o novo coronavírus. As dose começaram a ser aplicada nos profissionais do Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, nesta terça-feira (16). Segundo o coordenador do centro, Anderson Cardoso, os profissionais estavam na expectativa, tendo em vista que a imunização é um alento nesse momento de avanço da pandemia. “Com a vacina, nos tornamos mais fortes e aguerridos para essa batalha”, destacou. Cardoso. Ainda de acordo com ele, após a primeira dose, os profissionais estão atuando mais tranquilos. “A pandemia nos deixou cansados mentalmente e a vacina é uma luz no fim do túnel”, disse.



Secretário da Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas confirma que está com Covid-19

Foto: Reprodução

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas anunciou nesta terça-feira (16) que testou positivo para a Covid-19. A publicação foi feita em sua conta no Twitter. Na publicação, o secretário escreveu. "Amigos. Depois de 11 meses tentando escapar do vírus, testei positivo para Covid-19 hoje (16). Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito seria!".



'Não votamos contra os projetos do Executivo, e sim contra a imposição', afirmam vereadores da base do Prefeito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Logo após o encerramento da sessão da Câmara na última segunda-feira (15), assim que acalmaram os ânimos, o site 97NEWS falou com os vereadores da base do Prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), Beto Bonelly (PSB) e Amarildo Bonfim (PSB). Questionados sobre a rejeição nos 13 Projetos de Lei apresentados pelo Executivo, eles afirmaram que não votaram contra os projetos do gestor, mas sim, da forma em que eles foram apresentados no Legislativo. "Não tivemos tempo de estudar os projetos. Nós pedimos que deixassem pra próxima semana, que nos dessem um tempo pra gente estudar e, infelizmente, não nos ouviram. Tive que fazer o papel de vereador e cidadão. Como vou assinar alguma coisa sem saber no que estou votando e assinando”, afirmou. Ele ainda fez questão de destacar que não é contra o prefeito, tampouco faz parte da bancada de oposição. "Estou fazendo apenas o meu papel em defesa do povo", disse. Também da base do Prefeito, o vereador Amarildo Bonfim disse que a intenção era que os projetos fossem retirados de pauta para serem melhor discutidos. “Não queria votar contra, mas não tive outra opção. Estaria votando em algo que não conheço. Como um vereador em pouco tempo vai ter conhecimento de tudo que vai votar. Não posso votar naquilo que não conheço. Amanhã ou depois posso tá recebendo um processo por improbidade administrativa porque u votei em um projeto institucional, é um exemplo”, afirmou o vereador que ainda completou na qual recebeu a pauta às 09h da manhã do mesmo dia da votação.



Rui pede a prefeitos que fechem atividades não essenciais e ameaça toque de recolher

Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta terça-feira (16) que vai voltar a determinar o fechamento de atividades não essenciais para reduzir a contaminação pelo coronavírus no estado. Diante do aumento de casos e óbitos provocados pela pandemia, ele pediu aos prefeitos que proíbam “atividades que gerem aglomerações” e ameaçou decretar toque de recolher nos municípios que se negarem a atender a solicitação.  “Estou falando de atividades que geram aglomerações em lugares confinados, como cinemas, teatros, bares e restaurantes que tenham ambientes confinados”, disse o governador em entrevista a TV Bahia. “Nós temos que fazer escolhas. Ou nós fechamos fábricas, comércios ou fechamos bares, restaurantes com ambientes confinados. Nós temos que escolher juntos. O que é melhor: chegar no colapso e fechar tudo ou escolher as atividades não essenciais? Eu entendo que, num momento em que está se morrendo tanta gente, não tem leito para todo mundo, ter um bar funcionando não é essencial. O que não é essencial acho que está no momento de fechar novamente para evitar o pior, evitar cenas de pessoas morrendo sem assistência médica”, declarou, acrescentando que o governo avalia a adoção de um "toque de recolher, dessa vez geral no estado ou nas regiões com alta taxa de contágio". De acordo com Rui, o assunto será discutido em reunião com a União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta terça. 



Caminhoneiro e passageiro morrem em grave acidente na BR-030 entre Brumado ao Distrito de Ibitira

Foto: Divulgação l PRE

Um motorista de 46 anos e outro passageiro, ambos não tiveram os nosmes divulgados, morreram em um grave acidente ocorrido na tarde do  último domingo (14), por volta das 15h20, na BR-030, na altura do km 318, trecho entre Brumado e o Distrito de ibitira, em Rio do Antônio. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o caminhão com placas de Uberlândia (MG) não conseguiu realizar a frenagem em uma curva e capotou. 

Foto: Divulgação l PRE

As vítimas ficaram presas às ferragens. O Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista foi acionado. Equipes do SAMU 192 da região também prestaram socorro às vítimas. O DPT esteve no local e realizou a perícia técnica. Os corpos foram encaminhados ao IML de Brumado.



Brumado: Atual líder do prefeito na Câmara, Tiago Amorim critica rejeição de projetos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na sessão presencial desta segunda-feira (15), da Câmara Municipal, os vereadores rejeitaram os Projetos de Lei de números 03/2021, 04/2021, 06/2021, 07/2021, 08/2021, 011/2021 e 012/2021, do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que entre eles: "Obriga as concessionárias de fornecimento de água e de energia que prestam serviço no Município de Brumado, a realizarem consulta à Prefeitura antes de autorizarem ligação nova em lotes/terrenos ou mudança de titularidade da conta". O objetivo é para quando o requerente apresentar apenas documentos comprobatório da posse do imóvel, a empresa em até 72 duas horas consultar o Executivo. Em outro Projeto, o município "estabelece nova formatação geográfica e redefine os limites dos bairros com respectivos logradouros da Cidade de Brumado, bem como fixa o perímetro urbano das vilas, sedes dos distritos, povoados e demais comunidades, conforme adiante se especifica". O objetivo, segundo a administração municipal, seria cobrar a taxa de IPTU aos moradores dos Distritos, ou seja, Zona Rural de Brumado. Além disso, outro Projeto prevê aumento na taxa de IPTU para moradores da Zona Urbana. Também, em bastante discussão na Casa Legislativa, inclusive com a manifestação por parte da APLB Sindicato foi o projeto apresentado que: "Revoga dispositivo da Lei Municipal nº 1.780 de 22 de Setembro de 2016, que instituiu o novo Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais da Educação Pública Municipal de Brumado, conforme a seguir se especifica". 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esse projeto, tem em sua pauta alterar a carga horária do professores de 20 horas para 40 horas. No Entanto, a categoria ficou indecisa, se haverá ou não reajustes nos salários dos servidores. Em defesa dos Projetos apresentados na Câmara de Vereadores na segunda-feira, o então atual líder do Prefeito na Casa, o advogado Tiago Amorim (PP), criticou a votação. "O que foi colocado hoje [15] aqui é para o bem de Brumado. A terceirização de serviços dos cemitérios públicos da cidade, que é de fundamental importância. Então a maioria dos Projetos é para o bem do povo. O que foi propagado por ai foi verdadeiras [fake news]". Questionado sobre um dos projetos, que seria a "Redução da Licença Maternidade", de seis para quatro meses seria uma Fake News, o vereador discordou. "O que pediu hoje aqui, foi diminuir a Licença Maternidade de seis meses para quatro meses, podendo ser prorrogado por 6 meses, esse foi um dos projetos", disse. Segundo Amorim, os projetos seriam, inclusive, benefícios para o futuro do município. "Infelizmente, para triste surpresa, a bancada de situação rejeitou os projetos e a quase maioria dos vereadores da bancada presentes à sessão votaram contra", desabafou o vereador. 

 



Anagé: Corpo é encontrado em barragem na zona rural do município

Foto: Divulgação l Corpo de Bomeiros

O corpo de um homem de 53 anos foi encontrado no último domingo (14) em uma barragem na localidade de Fazenda Lagedo, zona rural de Anagé, depois de ter se afogado no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Aurelito Pereira dos Santos estava desaparecido desde a tarde de sábado (13), quando foi visto à beira do açude por volta das 12h. Os moradores da região encontraram pertences que poderiam ser da vítima à beira da barragem e entraram em contato com a Polícia Militar. Uma equipe foi acionada e entrou em contato com os bombeiros, que acharam o corpo do homem após cerca de meia hora de busca na região. O Núcleo de Operações Aquáticas da corporação encaminhou a vítima aos cuidados da Polícia Técnica de Vitória da Conquista, que realizaram a perícia removeram o corpo do homem do local.



Mal de Alzheimer: saiba o que causa e como diagnosticar

Foto: Divulgação

Sempre comprometida na conscientização de toda a população, destaca a importância do Fevereiro - Roxo / Laranja: Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização do Mal de Alzheimer, da lúpus, da fibromialgia e câncer vesícula biliar. O segundo mês do ano também tem uma campanha "alaranjada", para conscientizar sobre a leucemia. Hoje daremos maior destaque ao Mal de Alzheimer com esclarecimentos de nossa especialista Maiara Teixeira. Doença de Alzheimer É uma doença neurodegenerativa progressiva sendo a mais prevalente das demências e a mais frequente associada a idade. A maioria dos casos inicia-se após os 65 anos, triplicando sua incidência após os 80 anos. Estima-se que em 2050 mais de 25% da população mundial será idosa, aumentando, assim, a prevalência da doença. Idade e baixa escolaridade são os fatores de risco mais importantes para o início da doença, mas também são relevantes as doenças cardíacas, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, AVC recente e hiperlipidemia. O sintoma inicial da doença consiste em perda progressiva da memória recente e com a sua evolução surgem as deficiências na linguagem e distúrbios comportamentais (depressão, agressividade e alucinações). O diagnóstico é essencialmente clínico. Os exames laboratoriais e de neuroimagem servem apenas como auxiliares na caracterização diagnóstica e exclusão de outras possibilidades diagnósticas. Infelizmente a doença de Alzheimer ainda não tem cura, mas o tratamento ajuda a retardar o seu avanço garantindo uma melhor qualidade de vida ao paciente e a família. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Bolsonaro critica Facebook, fala em tributar redes sociais e diz que 'o certo' é tirar jornais de circulação

Foto : Washington Costa

O presidente Jair Bolsonaro criticou na segunda-feira (15) o Facebook e defendeu o aumento da tributação das redes sociais no Brasil. Em uma nova reclamação contra as políticas aplicadas pelas mídias sociais para combate à disseminação de notícias falsas, o mandatário disse que "o certo é tirar de circulação" veículos como a Folha, O Globo, O Estado de S. Paulo e o site O Antagonista. A declaração foi transmitida em uma rede social de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). "Com todo respeito [...] eu sou qualquer um do povo: proibir anexar imagens a título de proteger fake news. O certo é tirar de circulação -- não vou fazer isso, porque sou democrata -- tirar de circulação Globo, Folha de S.Paulo, Estadão, [O] Antagonista, [que] são fábricas de fake news", disse o presidente. "Agora deixa o povo se libertar, porque tem liberdade. Logicamente que se alguém extrapolar alguma coisa, tem a Justiça para recorrer. Agora o Facebook bloquear a mim e a população é inacreditável [...] E não há uma reação da própria mídia, ela se cala. Falam tanto da liberdade de expressão para eles em grande parte mentir com matérias. Agora para a população é uma censura que não se admite", completou. Na sexta-feira (12), em conversa com apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada, Bolsonaro disse que o Facebook estaria impedindo o envio de fotos de notas fiscais de combustíveis por meio da plataforma. O presidente havia pedido aos seguidores que enviassem as imagens, para acusar uma suposta bitributação do insumo e se defender das críticas pela alta nos preços. "Os combustíveis continuam aí demonstrando uma nuvem muito carregada no horizonte, vamos resolver esse problema. Obrigado quem mandou [foto de] nota fiscal [de abastecimento] para mim por outros meios, já que o Facebook bloqueou. Vamos ver, já? liguei para a AGU [Advocacia-Geral da União] para ver o que a gente pode fazer. O governo federal também, junto com o Parlamento, criar uma legislação, taxar mais ainda esse pessoal [redes sociais] que paga muito pouco de imposto para operar dentro do Brasil, tomar medidas para realmente garantir a liberdade de expressão. Na minha página, na página de qualquer um", afirmou.



Vitória da Conquista: Droga que seria levada para Feira, é descoberta por cão farejador

Foto: Divulgação l PRF

Graças ao auxílio de um cão farejador, uma apreensão de cinco quilos de crack e dois quilos de cocaína foi realizada  em um ônibus na BR 116, em Vitória da Conquista, na manhã de segunda-feira (15). As drogas teriam como destino final a cidade de Feira de Santana. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os policiais realizavam uma fiscalização de rotina na rodovia quando abordaram o ônibus de turismo. Foi aí que o cão K9 Kaleo sinalizou que dentro de uma mala havia droga. Os PRFs revistaram a bagagem e encontraram os tabletes de crack e cocaína. Após a descoberta, a proprietária da bagagem, disse que recebeu a mala na rodoviária de São Paulo e que ganharia 1.500 reais para levar o material até Feira. A mulher, que não teve o nome nem a idade revelados, foi presa e encaminhada  para a Delegacia da Polícia Judiciária.  De acordo com a PRF, ela deve responder pelo o crime de tráfico de drogas especificado no artigo 33 da lei de tóxicos.



Bastidores: Zé Carlos de Jonas vira alvo de críticas na Câmara de Vereadores, durante votação de 'Pauta Bomba'

Foto: Luciano Santos l 97News

Na segunda-feira (15), após uma 'tumultuada' sessão (veja aqui) no qual teve como pauta Projetos de Lei intitulados como "Pacote da Maldade", o presidente do Poder Legislativo, José Carlos Marques Pessoas, o José Carlos de Jonas (PSB), mostrou muita insegurança na condução dos trabalhos da Casa. Apesar de ser um veterano como legislador, o resultado de ontem (15) colocou o aliado do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) na "saia justa". Quem acompanhou a sessão de perto ou pelas redes sociais ao vivo percebeu que o vereador não possuía postura firme diante da condução em que os projetos foram votados. Durante toda a sessão, Zé Carlos de Jonas consultava o assessor jurídico e até mesmo os vereadores das bancadas, tando de situação, quanto a de oposição, que também ainda não conhecem o regimento interno da Câmara por inteiro, debatiam com presidente da Casa. Ainda sobre os Projetos de Lei de números: 03/2021, 04/2021, 06/2021, 07/2021, 08/2021, 011/2021 e 012/2021 que foram rejeitados, por unanimidade, os edis questionaram às poucas horas para conhecer e debater as condições em que eles foram colocados na pauta.