ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2020"

Ibicoara: 'Cachoeira do Buracão' tem forte correnteza após chuva; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Um vídeo gravado por moradores e divulgado nas redes sociais mostra o quanto a Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, na Chapa Diamantina, teve forte correnteza na terça-feira (4). O caso ocorreu depois das chuvas que atingiram o município desde a última segunda-feira (3). Conforme a Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que esta quarta-feira (5) seja de pancadas de chuvas a qualquer momento e com formação de tempo nublado. A temperatura mínima do local será de 17º C e a máxima chega a 36ª C. Um outro ponto da Chapada Diamantina que teve chuva foi a cidade de Andaraí. Por lá, o Rio do Antônio ficou bem cheio. Ainda em Ibicoara, a entrada no Parque Natural do Espalhado foi suspensa devido as chuvas. Veja o vídeo:

 



Brumado: Motorista embriagado e sem CNH 'passa direto' em rotatória da Av. Centenário

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um homem foi detido por embriaguez ao volante após passar por cima da nova rotatória que liga as avenidas Centenário e Antônio Mourão Guimarães, no centro, em Brumado. O fato, ocorreu na noite de terça-feira (04). Segundo informou a Polícia Militar ao 97NEWS, por volta das 22h, o veículo seguia pela Avenida Centenário, sentido centro comercial, quando na rotatória em frente ao antigo Derba, “passou direto” em vez de fazer o contorno devido. Diante da situação, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) fez o acompanhamento do veículo Gol que seguia em alta velocidade. Ainda segundo a PM, o veículo foi parado pelos policiais e de acordo com o Boletim de Ocorrência, ao abordar o motorista do carro que “passou direto”, os policiais verificaram que o condutor apresentava sinais de embriaguez. Ele foi submetido a teste do bafômetro, que indicou a presença de 0,77 mg/l. Além do estado de embriaguez, foi constatado que o homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo foi recolhido a Delegacia por não ter sido apresentada uma pessoa habilitada para o receber. O condutor ficou a disposição da Justiça.



'Governo do Estado não sabe o caos que vive a Polícia Civil na Bahia', diz presidente do Sindpoc

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após aprovação da PEC nº 159, do Governo do Estado, os Policiais Civis da Bahia decidiram realizar uma paralisação de 24 horas na próxima sexta-feira (7). Com isso gerou-se uma insatisfação muito grande por parte da categoria, que inclusive promete não mais buscar parcerias que possam melhorar os atendimentos nas unidades do interior. Segundo a categoria, algumas delegacias do Estado só funcionam graças a parcerias entre prefeituras e empresas privadas, que acabam não só fornecendo a estrutura física como também combustível para as viaturas. "É normal no interior, a Polícia Civil conseguir no comércio material de expediente, combustível e estrutura. E a gente vai suspender essa [ajudinha] que é dada ao Estado para poder funcionar. A gente vai mostrar as mazelas e o caos que a Polícia Civil vive hoje por falta de investimentos", relata Eustácio Lopes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc). Outro ponto citado por ele é a falta de profissionais no interior da Bahia, o que dificulta o trabalho da categoria. Além disso, de acordo com o sindicalista, os servidores são do próprio município, em uma espécie de "barganha". "As unidades que não tiverem convênio com o Estado, nós vamos devolver esse servidor ao município local para que o Governo veja como anda a Polícia no interior", afirma Lopes que ainda completou citando na qual a "Bahia é um dos estados líderes em menor elucidação de crimes devido à falta de equipamentos para o trabalho que os policiais vivem. Hoje, vários municípios da Bahia só têm delegacia porque o município cede o prédio. É o total abandono da instituição pelo estado. Isso penaliza o cidadão. Queremos o respeito do Estado”, esclareceu o presidente do Sindpoc.



Inflação da baixa renda começa 2020 com desaceleração

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os preços dos alimentos subiu menos e aliviou a taxa de inflação para as famílias de baixa renda neste início de ano, com relação a 2019. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o IPC-C1, que calcula a inflação para famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos, ficou em 0,55% em janeiro – abaixo dos 0,93% de dezembro. A taxa também é menor que a variação de 0,59% registrada no mesmo período pelo IPC-Br, que mede a alta de preços para famílias com renda de um a 33 salários mínimos mensais. No acumulado em 12 meses, no entanto, a inflação para as famílias de baixa renda segue maior que a do conjunto da população: 4,55%, ante 4,13% do IPC-Br. A carne bovina, que vinha pressionando o custo de vida nos últimos meses, teve queda de 2,27%, após alta de 11,78% em dezembro, e contribuiu para a menor alta de preços do grupo alimentação – cuja taxa recuou de 3,08% em dezembro para 0,83% no mês passado. Apesar da alta em alimentação, o tomate exerceu a maior influência de alta sobre o IPC-C1 em janeiro, ao subir 19,68%. Também ficaram menores na mesma comparação as taxas dos grupos despesas diversas (de 1,40% em dezembro para 0,16% em janeiro), vestuário (de 0,46% para -0,24%), transportes (de 0,82% para 0,50%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,31% para 0,29%). Destaque para as acelerações registradas em tarifa de eletricidade residencial (de -5,40% para 0,86%), cursos formais (de zero para 5,07%) e mensalidade para TV por assinatura (de -0,57% para 1%).



Brumado: Três homens são detidos após apedrejar casa e veículo na comunidade de Pedra Preta

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na última segunda-feira (3), uma ação chamou a atenção da pequena comunidade de Pedra Preta, zona rural de Brumado. Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 21h de segunda, o CICOM foi acionado por populares, na qual informavam que três homens estavam apedrejando a casa de um morador e sua motocicleta que estava estacionada em frente a residência. Diante dos fatos, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi encaminhado ao local. Já na localidade, a PM foi informada por vizinhos que os três homens faziam o uso de bebida alcoólica em frente a casa da vítima, e que de repente, os três começaram a lançar pedras na residência e na motocicleta que ficou bastante danificada. A Polícia informou ainda que dois irmãos e um amigo deles foram conduzidos a Delegacia. Com eles foram encontrados, duas garrafas de bebida alcoólica e uma faca de mesa que era usada para ameaçar o dono da casa e a esposa. A PM não informou o motivo de toda confusão.



Brumado: Veterinário da ADAB fala sobre recadastramento obrigatório de todas as propriedades rurais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Teve início no último sábado (1°) e vai até o dia 15 de junho, o recadastramento sanitário obrigatório das propriedades e produtores rurais, com o objetivo de fortalecer as estratégias de defesa agropecuária. Em entrevista ao 97NEWS, o veterinário e fiscal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Clemente Gomes destacou que a ação servirá para controlar zoonoses. "Nós temos por exemplo a peste suína que está próximo a Bahia, e graças as barreiras montadas, elas não chegam. Além disso, temos o carro chefe que é a febre aftosa que em breve não teremos mais com a vacinação de todos os rebanhos", diz. Os fiscal disse ainda que a decisão foi adotada para fortalecer a rastreabilidade e a vigilância epidemiológica contra enfermidades e pragas de interesse da defesa agropecuária e saúde pública. "O produtor precisa está no mapa, temos que conhece-lo. Pois sabemos que muitos chegam na ADAB e sonegam por exemplo; a quantidade de animais em sua propriedade. Para se ter uma ideia, tem produtor que possui cerca de cem cabeças de gado, e na ADAB declara que tem apenas cinquenta. Nós já tivemos casos em anos anteriores que quase não se registrava fêmeas em Brumado e região, porque os produtores simplesmente não queriam vacinar contra a brucelose, que é obrigatório nas fêmeas", explica o veterinário da agência, Clemente. O ato pode ser realizado no escritório da ADAB em Brumado que fica localizado no SAC (Antigo Shopping Áppio). As propriedades de criação terão que recadastrar bovinos, bubalinos, asininos, muares, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Já as propriedades agrícolas deverão lançar informações sobre todas as culturas em manutenção e aquelas propriedades mistas informarão o que têm de cultivo e as criações. 



Policiais Civis da Bahia aprovam paralisação por 24 horas na sexta-feira contra a PEC 159

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na próxima sexta-feira (7), os policiais civis da Bahia iniciarão uma paralisação por 24h em repúdio ao que denominam "truculenta e ditatorial condução e aprovação da PEC 159/2020. A decisão foi tomada em assembleia na última terça-feira (4), e pede ainda a reabertura do diálogo com o governo para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Para o presidente do Sindicato da Polícia Civil do Estado da Bahia, Eustácio Lopes, a PEC é um duro golpe aos servidores públicos estaduais, em especial aos policiais civis. “Retira dos policiais civis a segurança jurídica de defenderem sociedade do crime. Ela vai causar um recuo muito grande nos profissionais da segurança pública porque vai deixar as suas famílias desamparadas. Na ausência do policial, a família vai receber 60% de sua remuneração. Os policiais civis também perderão o direito a sua integralidade e a sua paridade”, destacou. Além da paralisação, o coletivo dos policiais decidiu também iniciar, imediantamente e por tempo indeterminado, a "Operação Legalidade", que visa ações como não diligenciar sem a devida expedição da "ordem de missão" pelos delegados como a suspensão do banho de sol dos custodiados nas delegacias; condicionamento da condução de presos para audiências de custódia; visitas e entre outros. Com a reforma, o sindicalista afirmou que os policiais perderão quase 50% dos seus salários. Além disso, Lopes reclamou do tratamento diferenciado dispensado pelo governo às polícias militar e civil. “Todos os países tratam a polícia com uma aposentadoria especial para que ela tenha uma segurança jurídica ao defender a sociedade, o que não está acontecendo na Bahia. Essa PEC 159 é muito perversa com o servidor público”, disse Lopes. Uma assembleia que será realizada nesta quarta-feira (05) decidirá se a categoria irá deflagrar uma greve geral em todo estado. “A categoria não aceita essa traição”, concluiu.



Rio de Contas: MP pede que prefeito crie decreto para organizar Carnaval

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público do Estado (MP-BA) fez recomendações ao prefeito de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, com vistas ao tradicional Carnaval da cidade. Em publicação desta terça-feira (4), o promotor Ruano Fernando da Silva Leite pediu que o gestor organize o espaço da festa por meio de decreto, ordenando o espaço com vistas à segurança, à acessibilidade e à proteção do patrimônio histórico e cultural do município, o que inclui o acervo arquitetônico local. No entorno da Praça da Matriz, no Centro Histórico, o Instituto Artístico e Nacional (Iphan) proibiu o acesso de veículo de grande porte. O promotor ainda endereçou recomendações à Câmara de Vereadores, à Polícia Militar, ao Conselho Tutelar, entre outras entidades. 



Homem morre em acidente entre carro e motocicleta na BR-030, próximo a Sussuarana

Foto: 97NEWS

Na manhã desta terça-feira (04), um homem morreu em um acidente que envolveu uma motocileta e um veículo de passeio na BR-030. Segundo apurou o site 97NEWS, o acidente aconteceu próximo a comunidade de Jurema, em Sussuarana, distrito de Tanhaçu. A vítima foi identificada como Manoel Alves da Silva, "Maneca". A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e recolheu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Não há informações sobre o que causou o acidente.

 



Brumado: Abertura dos trabalhos no Legislativo tem pronunciamento otimista do prefeito e também críticas à sua gestão

Foto: 97NEWS

O retorno dos trabalhos no Legislativo ocorreu na noite de segunda-feira (03) com uma sessão solene. Tendo como convidado especial, o prefeito Eduardo Vasconcelos, o presidente da Câmara deu abertura aos trabalhos seguindo o regimento interno. Sendo o primeiro a se pronunciar, o chefe do executivo brumadense, num tom de otimismo citou que a sua administração continuará firme em sua obstinação pela Educação. Ele destacou que foram 10 mil alunos que voltaram às aulas com uma perspectiva ainda mais positiva, já que a meta para o ano é de superar o 6,1% do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Segundo Vasconcelos, o segredo de administrar é saber eleger as prioridades e isso tem sido feito de forma muito proativa, onde o foco está no coletivo, deixando as diferenças ideológicas de lado. Após a fala do prefeito, todos os vereadores se pronunciaram falando de suas expectativas positivas para os trabalhos deste ano, que será um ano diferenciado, já que ocorrerão as eleições municipais. Dois posicionamentos feitos pelos vereadores Lek Cabeleireiro e Zé Ribeiro, porém, destoaram da maioria, pois, apesar de ser uma sessão solene, eles acabaram indo para o lada da crítica à gestão. Entre os assuntos, foi a a situação, que está cada vez pior no campo do bairro São Felix, em frente à escola Idalina Azevedo, no qual está trazendo muitos incômodos aos moradores. 



Brumado: Golpista estaria se passando por 'monitor' da Área Azul e cobrando por vagas no estacionamento do Hospital

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Alguns golpistas agem a partir das necessidades das pessoas. Em tempos de internet e compras eletrônicas cada vez mais difundidas na Rede Mundial de Computadores, as pessoas se preocupam muito com os riscos de serem vítimas de golpes de estelionatários especializados. Entretanto, golpes presenciais -- aqueles que o criminoso age pessoalmente --, continuam frequentes e dando muito prejuízo a quem é enganado pela conversa dos golpistas. São fraudes aplicadas no meio da rua, no interior de agências bancárias ou pelo telefone, sem qualquer tipo de sofisticação, mas bastante eficientes e lucrativas para os criminosos. Esta semana, uma leitora do 97NEWS relatou que presenciou uma cena um tanto não muito comum, mas que chamou sua atenção de imediato. Segundo ela, que pediu que não fosse identificada, seu marido estacionou o veículo na área externa do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, e de imediato se aproximou um homem dizendo que seria monitor da Área Azul, e que o mesmo deveria pagar pelo estacionamento. "Meu marido estacionou o carro e ele veio cobrar, daí, meu esposo saiu com o veículo e só voltou as 18 horas, porque após esse horário, eles não estão mais trabalhando", comentou ela. A nossa equipe foi até o local e ouviu outros pacientes. Um taxista da localidade afirmou que nunca viu, mas não descartou a possibilidade de ser um golpe. "Se aconteceu com alguém, foi um golpe, porque aqui não faz parte da área azul", disse o motorista. Em entrevista ao 97NEWS, o superintendente de trânsito, Castilho Viana destacou que a cobrança pelo estacionamento de veículos, seja ele de pacientes ou acompanhantes no Hospital, nunca aconteceu. "Isso não passa de uma brincadeira de mau gosto, não tem lógica e nem regulamentação para isso. Se tiver alguém fazendo isso por lá, estaria de forma totalmente ilegal", justifica Viana.



Clínica Mais Vida amplia atendimento e firma parceria com urologista Dr. Marcos Moura

Foto: Divulgação

O urologista é o médico responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar o sistema urinário das mulheres e dos homens. O urologista realiza exames de diagnóstico e prevenção de doenças relacionadas ao trato urinário, como câncer de bexiga e infecções urinárias, por exemplo. Com a chegada do verão é muito comum às pessoas deixarem de beber líquido, tendo um aumento de infecções urinárias e cálculo renal, sendo imprescindível a ingestão de dois a três litros de água a fim de evitar a ocorrência desses problemas de saúde. Dr. Marcos Moura, urologista, que acaba de firmar parceria com a Clínica Mais Vida destaca que a saúde dos homens costuma ser bastante negligenciada, e muita vez acaba virando responsabilidade das mães ou companheiras. Como grande parte dos homens não tem o hábito de se consultar com o especialista, dificilmente seus filhos terão contato com um urologista desde cedo. Sendo necessária essa conscientização. A falta de líquidos faz com que os rins sofram com essa ausência, ocasionando a forma inadequada de trabalho, vindo a ocasionar cálculos renais e infecções. Cita também que esses problemas podem ocorrer com os idosos, que não sentem muita sede, devendo se buscar o oferecimento de líquido. Dr. Marcos Moura esclarece que um parâmetro para saber da saúde dos rins é a urina clara, sem odor, e a hidratação deve ser realizada com água. A Urologia apresenta um papel importante nas mais variadas fases da vida, sendo que uma consulta de rotina está indicada independentemente do paciente apresentar sintomas. A Clínica Mais Vida tem o profissional especializado para tratamento e cura. Agende a sua consulta pelos telefones: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Veículo com restrição é apreendido pela PM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) apreendeu esta semana um veículo com restrição na cidade de Brumado. Segundo informou a Polícia Militar, o HB20 na cor branco e com placas PKF8F50, licenciado em Juazeiro (BA) foi abordado durante patrulhamento pela cidade, e ao verificar a documentação, houve a suspeita de adulteração no chassi, bem como na originalidade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O carro foi apreendido e apresentado na Delegacia local onde passará por perícia.   



Brumado: Em parceria com os Correios, projeto prevê criação de CEP por rua

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal, em breve deve se reunir com representantes dos Correios para implantar o Código de Endereçamento Postal (CEP) em Brumado. Como o município já possui um levantamento aerofotogramétrico, ou seja, um mapeamento aéreo, o CEP por bairros e ruas será ainda mais fácil. O mapa será enviado aos Correios. A iniciativa para criação de CEP precisará de algumas mudanças, entre elas: a junção de alguns bairros considerados pequenos, com outros que formam uma área populacional maior. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) explicou que existem bairros muito pequenos e que estes deverão ser fundidos a outros maiores a fim de efetivar a proposta. A ideia, segundo o gestor, será encaminhada para a Câmara Municipal para avaliação dos parlamentares. “Os 26 bairros serão reduzidos para 20 pra fazer o cepeamento. Quando você lê o CEP, você saberá a cidade, o bairro e a rua. Em função disso, Brumado será a sede de um centro de distribuição”, informou. O CEP é fornecido única e exclusivamente pelos Correios. A parceria permite a troca de dados e informações para agilizar o cadastramento dos endereços, certificar a existência dos logradouros e definir área de abrangência territorial da cidade. O código de endereçamento é de suma importância para orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos postados nos Correios. Outra novidade é que Brumado terá duas unidades dos Correios. A primeira, que é a que já existe, será responsável pela parte comercial e, a outra será construída nos fundos da agência atual. Esta será um centro de distribuição que inclui, além de Brumado, mais vinte cidades da região. 



Brumado: Jovem de 21 anos é encontrado morto dentro de casa na Praça Nelson Lula

Foto: 97NEWS

Um jovem de 21 anos, foi encontrado morto na madrugada dessa terça-feira (04), em Brumado. Conforme a Polícia Militar, o jovem foi encontrado por familiares dentro de casa, por volta das 02h30. Uma ambulância foi acionada pela família para socorrê-lo, mas a equipe médica não conseguiu reanimar o jovem. No Facebook, amigos e familiares lamentam a morte precoce. A mãe do rapaz foi quem acionou a Polícia Militar. Uma guarnição foi deslocada até a Praça Nelson Lula (Praça do Rotary), centro da cidade e isolou o local. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foram acionados, para as devidas providências. 



Governadores pedem que Bolsonaro reduza tributos sobre combustíveis

Foto: Luciano Santos l 97News

Governadores pediram na segunda-feira (3) ao presidente que reduza os tributos federais sobre combustíveis e reveja a política de preços da Petrobras. "Consideramos que o governo federal pode e deve imediatamente abrir mão das receitas de PIS, COFINS e CIDE, advindas de operações com combustíveis", diz o documento assinado por 22 dos 27 governadores, incluindo todos os estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Ficaram de fora da lista Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Acre e Tocantins. "O governo federal controla os preços nas refinarias e obtém dividendos com sua participação indireta no mercado de petróleo -- motivo pelo qual se faz necessário que o governo federal explique e reveja a política de preços praticada pela Petrobras", afirmam os signatários. No domingo (2), o presidente publicou mensagens nas redes sociais afirmando que vai encaminhar ao Congresso um projeto de lei para que o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis, recolhido pelos estados, tenha um valor fixo por litro. O presidente culpou os chefes dos executivos estaduais pelo fato de os valores não baixarem nas bombas, apesar de reduções anunciadas pela Petrobras nas refinarias. Os governadores afirmam que o ICMS sobre combustíveis responde por, em média, 20% do total da arrecadação deste imposto nas unidades da Federação e que 25% do tributo é repassado aos municípios. Afirmam também que o impacto é de cerca de 15% no preço final do combustível ao consumidor e que, segundo o pacto federativo constante da Constituição Federal, não cabe à esfera federal estabelecer tributação sobre consumo.



Brumado: Caminhão carregado com cerveja capota e pega fogo na BR-030

Foto: 97NEWS

Um caminhão carregado com cerveja foi completamente destruído por um incêndio na manhã desta segunda-feira (03), em Brumado. Com o acidente, a pista ficou parcialmente interditada na altura do distrito de Samambaia. Ainda segundo apurou o 97NEWS, o motorista e um ajudante conseguiram sair do veículo antes do incêndio. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foram acionadas para o local. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. A carga de cerveja ficou espalhada pela rodovia. A PRE controlou o tráfego na rodovia até a limpeza da carga.

Foto: 97NEWS


Brumado: PETO apreende quase 2 kg de maconha no Irmã Dulce

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na manhã desta segunda-feira (03), em patrulhamento na cidade de Brumado, a Polícia Militar apreendeu quase 2 kg de maconha. Segundo informou a 34ª CIPM ao site 97NEWS, a apreensão aconteceu no bairro Irmã Dulce. Ainda segundo a PM, ao realizar rondas pelo referido bairro, o Pelotão Emprego Tático Operacional (PETO) avistou um jovem com uma sacola na mão e, ao aproximar da viatura, o suspeito jogou o volume na mata e fugiu do local. Ao verificar o conteúdo, foi constatado que dentro de uma sacola plástica havia três tablete de maconha prensada, totalizando 1 quilo e 200 gramas de entorpecente. Diante dos fatos, a guarnição saiu em busca do suspeito sendo informada que o jovem havia entrado na casa de uma tia, onde um mototaxista o esperava na frente da residência. De acordo com a Polícia, dentro da casa uma tia informou aos policiais que o jovem pulou o muro. A mulher e o mototaxista foram encaminhados juntamente com a droga a Delegacia local. Os dois foram ouvidos e liberados posteriormente. Já a droga foi entregue a autoridade policial. 

 



Brumado: Câmara retoma trabalhos nesta segunda-feira (3)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma sessão especial, às 18h30, abre os trabalhos legislativos em 2020. Na solenidade, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) foi convidado a participar e mostrar as prioridades do Executivo para 2020. Em um ano legislativo mais apertado por causa as eleições municipais, que tradicionalmente esvaziam a Câmara na época de campanha, a expectativa é de que a participação do gestor estreite ainda mais as direções com o presidente da casa, o vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), que inclusive esteve pessoalmente no gabinete do prefeito a fim de oficializar o convite para abertura dos trabalhos do legislativo. “O prefeito vai à abertura dos trabalhos da sessão ler a sua mensagem anual de progresso para o município. Essa presidência fez questão de vir pessoalmente entregar em mãos o convite ao prefeito. Esperamos que seja uma mensagem positiva para Brumado, que o município venha a se desenvolver cada vez mais”, disse o presidente da Câmara.



Alba poderá devolver R$ 3 milhões de salário extra pago à Deputados por sessões nas férias

Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia deve entrar em breve com uma ação para que os mais de R$ 3 milhões pagos a deputados estaduais por conta da convocação extraordinária em janeiro sejam devolvidos. Segundo o Correio, cada parlamentar recebeu R$ 50 mil de salário extra da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Ainda segundo a publicação, o MP vai enviar ofício ao presidente da ALBA, Nelson Leal (PP) e ao governador Rui Costa (PT) informando sobre a ilegalidade do pagamento, já que um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2006 proíbe qualquer tipo de repasso a parlamentares convocados no período de férias. Durante o primeiro mês do ano, vários projetos vindos do executivo foram aprovados, como o reajuste salarial para professores e o que acelera promoções da PM e Bombeiros.