ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2019"

Após 2 anos decreto que 'entregou' chave de Guanambi a Deus é declarado inconstitucional pela Justiça

Foto: Divulgação

Dois anos depois do prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães, ter publicado um decreto no qual anuncia a “entrega da chave da cidade a Deus", o Tribunal de Justiça do estado (TJ-BA) classificou a medida como inconstitucional. A informação foi divulgada pelo Ministério Público (MP-BA). Em decisão unânime, os desembargadores do Pleno acolheram Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada em janeiro de 2017 pelo Ministério Público estadual, por intermédio da procuradora de Justiça Ediene Lousado e do promotor de Justiça Cristiano Chaves. Segundo o G1, a Justiça já tinha determinado, em março de 2018, que o prefeito suspendesse o decreto, publicado no dia 2 de janeiro de 2017, mas o prefeito recorreu da decisão, alegando que o ato não possuía efeitos concretos. O MP solicitou a suspensão do decreto municipal sob a alegação de que ele afrontava os princípios constitucionais da Carta Magna e da Constituição Estadual, que asseguram a laicidade do Estado e os direitos fundamentais à liberdade de consciência, de crença e à liberdade de culto religioso. A justiça julgou procedente a ação do MP e decidiu pela declaração da inconstitucionalidade do decreto. Por meio de nota, ele chegou a informar que a publicação "não teve a intenção de ferir a laicidade e que foi inspirada no preâmbulo do texto constitucional, que invoca o nome de Deus. Jairo Magalhães afirmou ainda que tem harmonia e respeito com todos que professam, ou não, os mais variados credos. O prefeito também pediu desculpas pelo decreto e disse que não teve a intenção de ofender nenhum cidadão ou religião. O gestor de Guanambi conclui o esclarecimento com a afirmação de que a obrigação dele é de "governar para todos, primando pelo diálogo inter-religioso, sem distinção de qualquer natureza".



Brumado: Comunidade de Barreiro Branco denuncia obra mal executada em barramento de água

Foto: 97NEWS

Uma barragem em Barreiro Branco, zona rural de Brumado, que se rompeu no final de 2018, após um grande volume de chuva que caiu na região continua sem reparos. Na época, o nível da água ficou mais de 30 centímetros acima do normal. Segundo moradores, a barragem foi construída no ano passado por uma empreiteira da prefeitura municipal. No local, parte do paredão não resistiu a força da água e rompeu. Fotos enviadas a nossa redação, mostram a indignação de moradores culpando empreiteiras da prefeitura pelo serviço mal feito no local. Ele diz que o barramento foi construído com quatro curvas, algo nunca visto na região. 

A barragem da comunidade continua destruída - Foto: 97NEWS

Os problemas foram denunciados por moradores da região, onde relataram que o material usado na obra é de baixa qualidade. Além disso segundo eles, não precisa ser engenheiro para perceber que a qualidade da obra não atende os padrões nacionais. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto.



Brumado: Veja como ficou definida a final do Campeonato do bairro São Felix para o próximo domingo (24)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Campeonato Sub-17 do bairro São Felix está chegando ao fim e diferentes núcleos estão na disputa do título de campeão na categoria sub-17. Dois jogos da semifinal, aconteceram no último domingo (17). No primeiro jogo Atletas do Bairro São Felix venceu o Ajax por 1x0. Já na segunda partida, o Campo Seco deu um show pra cima do Pequeno Craque, e venceu a partida por 3x0. Definidos os times para a final que acontece no próximo domingo (24), entram em campo a partir das 10h, Atletas do Bairro São Felix x Campo Seco. A expectativa dos organizadores Fredson Sodré e Robson Wilson, o popular Galego, é que, o estádio Bela Vista venha mantendo o recorde de público.



Governo envia ao Congresso hoje (19), pacote anticrime e anticorrupção

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro assinará o envio do pacote anticrime e anticorrupção ao Congresso Nacional nesta terça-feira (19), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, após a reunião ministerial. A informação já havia sido adianta pelo presidente no fim de semana, por meio de declaração no Twitter. “Nesta terça-feira apresentaremos Projeto de Lei Anticrime ao Congresso. Elaborado pelo ministro Sergio Moro, o mesmo visa endurecer as penas contra assassinos, líderes de gangues e corruptos”, escreveu Bolsonaro, na rede social. A proposta é tida como uma das prioridades do governo e prevê mudanças em 14 leis. Na última quinta-feira (14), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu mais rigor na punição do condenado por crime de homicídio ao participar, em Brasília, de evento organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O projeto propõe mudanças em vários pontos da legislação a fim de endurecer o combate a crimes violentos, como o homicídio e o latrocínio, e também contra a corrupção e as organizações criminosas. O ministro disse que um dos objetivos do projeto de lei é tirar das ruas os criminosos reincidentes ou comprovadamente membros de facções criminosas. Quanto ao crime organizado, Moro defendeu que as lideranças das facções, quando presos e condenados, cumpram a pena inicialmente em regime fechado, em isolamento. "A estratégia exitosa em relação à criminalidade organizada passa pelo isolamento de suas lideranças", disse. O ministro voltou a justificar a iniciativa do governo federal de endurecer a lei contra o crime argumentando que a corrupção, o crime organizado e o crime violento são os maiores problemas do país em termos se segurança pública, já que estão inter-relacionados.



Oportunidade de emprego

Foto: Divulgação

A empresa Lyceu Educacional, está a procura de profissionais com deficiência para a realização de atividades nas áreas de arte, cultura e reforço escolar em Brumado. Interessados entregar currículo no escritório da empresa que fica localizada na Pça. Cel. Zeca Leite (Ao fundo da Prefeitura), nº 6 ou pelo e-mail [email protected]. A comprovação da deficiência deverá ser mediante apresentação de laudo médico.



Pai é preso suspeito de dar cachaça com refrigerante para filho de 1 ano

Foto: Reprodução l Liberdade News

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante, no município de Mucuri, suspeito de dar doses de cachaça misturada com refrigerante ao filho de 1 ano. Segundo a polícia civil, o bebê sofreu coma alcoólico. O hospital para onde o menino foi levado não divulgou o estado de saúde dele. Conforme a polícia, a mãe do menino, que não teve a identidade revelada, contou em depoimento que o pai da criança, Gleciano de Souza Santos, deu ao bebê algumas doses de cachaça misturada com refrigerante. Ela ainda afirmou que o filho foi encontrado desmaiado na cama. O suspeito nega a versão e disse que a criança ingeriu a bebida sem ele ver. A criança foi socorrida desacordada por policiais militares e levada para a Unidade Municipal Materno Infantil (Ummi) de Teixeira de Freitas, onde permanece internada. Ainda segundo a polícia, o pai do bebê foi levado para a sede a Delegacia de Teixeira de Freitas. O delegado de plantão disse que já tomou depoimento dos policiais, conselheiro tutelar, mãe da criança e Gleiciano. O suspeito foi autuado em flagrante por fornecer bebida alcoólica para crianças ou adolescentes.



Bebê abandonado é resgatado por policiais militares na Bahia

Foto: Divulgação l PM/BA

Um bebê foi encontrado abandonado em um ponto de ônibus em Lauro de Freitas, no domingo (17). A criança foi achada dentro de uma caixa, de fralda, enrolada em uma manta, por uma guarnição da Polícia Militar. Os policiais foram acionados após receberem a informação através do Cicom [centro de comunicação da Polícia Militar]. Segundo a PM, ao chegar ao local, os agentes encontraram o menino nos braços de um pedestre. “Eu sou pai. Estou acostumado, há 25 de polícia, a ir atrás de bandido. Nunca tinha me deparado com essa situação, é de doer o coração”, relatou o sargento Leocádio ao Bahia Notícias, que estava no comando da guarnição e carregou o bebê nos braços. A criança foi levada para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, pelo sargento, junto com o colega, o soldado Fernando de Jesus e o motorista da viatura, soldado Ramon dos Santos. Na unidade de saúde, o bebê recebeu atendimento imediato e foi submetido a exames. Ainda não há informações sobre os responsáveis pela criança.



Ônibus escolar pega fogo após deixar estudantes na zona rural

Foto: Reprodução l Calila Notícias

Um ônibus escolar da rede pública municipal de Conceição do Coité,  pegou fogo no início da tarde desta segunda-feira (18). Segundo o site Bahia Notícias, o fogo tomou conta do veículo depois que o motorista deixou os estudantes no povoado de Goiabeira. Ainda de acordo com a publicação, não se sabe o que provocou o fogo. No entanto, alguns moradores relataram que o ônibus deixou manchas de óleo na calçada ao sair do povoado.



Muro de garagem desaba sobre veículo durante chuva em Brumado

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um veículo ficou danificado após o muro de uma garagem cair durante a forte chuva que atingiu Brumado na madrugada dessa segunda-feira (18). Moradores contaram que a força da enxurrada fez a parede ceder, caindo sobre a garagem de uma residência localizada na Rua Carlos Cotrim Leite, no bairro Olhos D'água. Ninguém se feriu. Segundo os sites de meteorologia, entre a tarde de domingo (17) e a madrugada desta segunda-feira (18) foram registrados 90 milímetros de chuva na cidade, o maior índice nos últimos dias. A queda do muro assustou moradores, apesar de ninguém ter ficado ferido. "Estávamos dormindo quando se ouviu um estrondo. Saímos pra ver o que era, deparamos com o muro em cima do carro do vizinho", conta a moradora ao lado. Com a queda do muro, o portão da garagem ao lado chegou a ser empurrado, mas ninguém se feriu.



Brumado: Queda de raio na rede elétrica da 'Serra das Éguas' deixa rádio fora do ar, prejudica telefonia móvel e internet

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Rádio Alternativa FM, importante emissora do município de Brumado e região, teve sua área de cobertura prejudicada devido a problemas em seu parque de transmissão. A rádio ficou fora do ar da madrugada desta segunda-feira (18), e só conseguiu se restabelecer por volta das 18h20, depois que uma forte descarga elétrica provocada por um raio que atingiu a rede elétrica responsável pela energia da estação da Rádio, que fica localizada na Serra das Éguas. Além disso, operadoras de telefonia móvel e servidores de internet tiveram que usar geradores reserva, para manterem o serviço funcionando. Segundo o técnico responsável pela rádio, essa não é a primeira vez que um raio atinge a rede da central de transmissão. “Já tem 19 anos que trabalho aqui, e é só chover que raios atingem a rede”, relatou Luciano Santos, técnico responsável. Uma equipe da Coelba esteve no local no período da manhã, mas não conseguiram detectar o problema, só no fim da tarde de hoje (18), conseguiram consertar o problema. A incidência de raios tem aumentando na região de Brumado, deixando a população preocupada. Ao primeiro sinal de tempestade, a pessoa deve deixar locais abertos e ficar longe de objetos condutores, orienta a Coelba.

Foi preciso usar geradores para manter o serviço de internet funcionando - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Dinheiro público jogado pelo ralo: Ruas que já passaram pela operação tapa-buracos continuam sendo destruídas toda vez que chove

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A pavimentação das ruas e avenidas de Brumado, como acontecem há vários, estão em péssimas condições. Buracos estão espalhados por inúmeras vias da cidade. É praticamente impossível transitar de um bairro para outro sem cair em algum buraco. E como já costume na Capital do Minério, terceirizadas da Prefeitura usam pó de brita para rejuntar o calçamento. Só para se ter uma ideia do quanto dinheiro público é jogado fora, vamos usar como exemplo a rua Primeiro de Maio no bairro São Felix, segundo os moradores, o mesmo buraco que se forma no início da via, já foi consertado várias vezes e, em todas, se usa pó de brita. Nossa equipe já presenciou o trabalho da empreiteira algumas vezes. Para os condutores que sofrem com o problema ano após ano, o trabalho não surti efeito. Eles ponderaram que toda vez que chove, o dinheiro desce pelo ralo. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Brumado vem recebendo nos últimos dias diversas críticas com relação à buracos nas vias. Muitos entendem que deve ser feito um planejamento e que as operações tapa-buracos sejam executadas com mais qualidade, inclusive que se use cimento ao invés de pó de brita. Algumas vias da cidade já receberam a operação inúmeras vezes. Na rua Oflávio Santos Torres (Antiga ladeira do cinema), por exemplo, os buracos no local já foram tapados por diversas vezes e, só chover continuam abertos. Estes são apenas alguns exemplos que acontecem por toda a cidade. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a equipe da operação tapa-buracos utiliza a mistura de cascalho e argila para preencherem o pavimento, porque tal mistura se faz necessária levando-se em consideração o peso dos veículos. 



Encontro no Vaticano vai discutir abusos cometidos por religiosos

Foto: Reprodução l ACI Prensa

O Vaticano vai reunir nesta semana, entre quinta-feira (21) e domingo (24), representantes de conferências episcopais, da Igreja Católica Romana, de 130 países para discutir as denúncias de abusos sexuais cometidos por religiosos contra crianças e adolescentes. Integrantes de grupos de vítimas de abusos estarão presentes no encontro. Neste domingo (17), durante a celebração pública, o papa Francisco pediu orações a todos. Segundo ele, todos devem assumir suas responsabilidades diante de “um desafio urgente do nosso tempo”. De acordo com o Vaticano, o encontro pretende adotar ações concretas e decisões em nome da justiça e verdade. Em recente discurso ao Corpo Diplomático na Santa Sé, o papa ressaltou que "abusos contra menores" constituem um dos piores e mais vis crimes possíveis. O presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, cardeal Seán O'Malley, disse que a reunião marcará o momento de desenvolvimento de um caminho claro para a Igreja, baseado em verdade, justiça e maior transparência.



Brumado: Criança é internada na UTI em estado grave após ser atropelada por ônibus escolar na zona rural

Foto: Reprodução

Um menino de 3 anos e seis meses está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Brumado após ter sido atropelado por um ônibus escolar na Fazenda Gameleirinha, região de Itaquarai, em Brumado. O acidente aconteceu por volta das 06h30 da manhã desta segunda-feira (18). De acordo com informações da avó, o motorista, parou o veículo na estrada vicinal para embarcar outras crianças que seguiriam para a escola Clemente Gomes, que fica no distrito de Itaquarai. Assim que as outras crianças entraram, ele não percebeu que o menino de 3 anos tentava entrar e saiu com o veículo. Ao perceber que havia atingido a criança, parou, e prestou socorro à vítima. O garoto foi socorrido pelos pelos próprios pais para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A avó acredita que pela baixa estatura da criança, o motorista não tenha visto o garoto. Informações passadas ao 97NEWS dão conta de que a criança aguarda uma transferência para a UTI de Vitória da Conquista ou Feira de Santana. A polícia vai investigar o caso.



Livramento: Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Benito Gama

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem identificado por Felipe Mendes, 25 anos, sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Benito Gama em Livramento de Nossa Senhora, na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com a polícia, a vitima estava indo para o trabalho quando foi surpreendida por um indivíduo que disparou várias vezes contra a vítima. A PM ainda não identificou o autor. O fato aconteceu na rua J. Uma equipe do Samu 192 foi acionado e conduziu Felipe até a UPA 24 Horas. A polícia civil investiga a motivação do crime.



Pediatria é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Thomás Caires

Foto: Divulgação

A pediatria é a área da medicina que se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 18 anos, em todos os aspectos, envolvendo a saúde,  prevenção e o tratamento de doenças como  asma,rinite,dermatite atópica, urticária dentre outras enfermidades. Aleitamento materno, vacinas, prevenção de acidentes, acompanhamento do crescimento e orientação para o melhor desenvolvimento desses pacientes, são também algumas das atribuições do pediatra.O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o pediatra Dr. Thomás Caires.  Agende sua consulta: (77) 3441-1502 l (77) 99925-8807 (WhatsApp).



Lama de obra invade casas e moradores perdem tudo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

“Fica o trauma. A gente não sabe se seremos ressarcido, não tem como tirar da mente o desespero da minha família, que ficou presa dentro de casa e só saiu com ajuda de vizinhos”, afirma Vânios José. Dono da casa que foi invadida pela lama, na madrugada desta segunda-feira (18), no bairro São José, próximo a Praça Edimundo Dantas Coelho, em Brumado. Mais quatro casas vizinhas também foram atingidas. A lama desceu da construção que canaliza um riacho no bairro, após a forte chuva que atingiu a cidade na madrugada. Os moradores afirmaram que já haviam alertado a construtora responsável sobre o possível alagamento. No rua moram cinco famílias, Vânios realtou que na chuva de domingo a tarde ele já temia o pior. "Agente já vinha alertando empreiteiro, a prefeitura, os engenheiros da obra sobre essa canal que de grosso modo construiu uma barragem no meio das duas vias", relatou. Ainda de acordo com o morador, desde o início da obra que começa próximo ao IFBA e termina no bairro Santa Tereza, próximo as casas onde foram atingidas, não existe nenhuma saída de água das chuvas para o córrego. "Não sou nenhum engenheiro, mas todos podem ver que não existe escoamento da água que vem de lá de cima para o fim da rua. Ou seja todo riacho está canalizado, mas se criou uma barragem nas duas vias, não tem como ela escoar para o riacho. Se não pode escoar, para que serve esse canal?", indagou o morador.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Carlos Henrique, outro vizinho da rua, ficou preso dentro da casa com a famiília porque o portão da casa dele foi empurrado pela força da água. Eles foram resgatados somente com a chegada de vizinhos, que arrombaram o portão. Carlos disse que mora no local por mais de 11 anos, mas nunca presenciou uma inundação como a desta madrugada. “Eu moro aqui há anos, já vi chuvas muito mais fortes que essa, nunca entrou água na minha casa. Eu não sei o que eles fizeram que a água represou. Não tinha para onde ela escoar e não venceu e a água veio para dentro de casa. Salvei minha família graças a Deus, mas perdi meus móveis”, afirmou. De acordo com a previsão do tempo, choveu 27 milímetros em Brumado. Ao longo do domingo (17) e madrugada de segunda (18). As marcas da lama mostram que a água chegou à 30 cm do chão, e deixou um cenário de destruição. A família perdeu eletrodomésticos, móveis, roupas, veículos. O local está totalmente tomado pela lama. “Lá no fundo da casa tem um muro que tivemos que quebrar para a água sair”, relatou Henrique. Além da casa de Vânios e Carlos, outras três casas foram invadidas pela lama, que cobriu o chão dos locais.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Clínica Master: Atendimento em Psiquiatria

Foto: Divulgação

A Clínica Master está sempre atenta e preocupada em oferecer o que há de melhor para seus pacientes. Agora oferecendo atendimento em psiquiatria com a Drª. Claudia Felizola. Primeira agenda no próximo dia 16 de março. Ligue e agende a sua consulta! A Clínica Master, na rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Brumado: 'Gatuno' é preso pela PM logo após roubar moto no bairro São Jorge

Foto: Divulgação

Na madrugada de sábado (16), por volta das 03hs, a Policia Militar recebeu uma informação via Cicom dando conta que nas proximidade da ponte do Bairro São Jorge, havia um homem empurrando uma motocicleta em atitude suspeita. Diante da solicitação a rádio patrulha imediatamente foi pro local e constatou que o indivíduo empurrava uma moto CG 150 Titan de cor preta e placa ECS-2C71. Ao avistar a viatura, o meliante empreendeu fuga, pulando no esgosto, porém, o cerco foi feito e ele acabou sendo capturado. Após consulta, verificou-se que a moto havia sido  furtada nas proximidades da Av. Mestre Eufrásio. Por essa razão, o autor e o veículo furtado foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.



Apagão de 40 minutos atinge Brumado e municípios da região

A sinalização semafórica ficou comprometida - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um apagão foi registrado na tarde deste domingo (17), por volta das 14:20h, em Brumado e vários municípios da região. O apagão que durou cerca de 40 minutos causou queda nos sinais de telefonia móvel, internet, TV e emissoras de Rádio em Brumado. Houve registro de apagão em cidades próximas como: Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Aracatu, Malhada de Pedras e outras. O fornecimento de energia foi restabelecido às 15h. A Empresa Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), ainda não se pronunciou sobre o fato.



Brumado: Choveu forte na madrugada desta segunda-feira (18) na 'Capital do Minério'

Foto: Luciano Santos l 97News

Choveu bastante na madrugada desta segunda-feira (18), em Brumado. Os serviços de meteorologia previam 15 mm de chuva durante a noite de domingo (17), mas o volume foi maior na madrugada, chegando aos 90mm. Na cidade, a chuva teve início por volta de 00h30 desta segunda e se manteve durante a madrugada. As previsões meteorológicas apontam que a semana continuará chuvosa até a quinta-feira (21). Choveu bastante também em várias cidades da região.