ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

Prefeito declara que Av. Lindolfo Brito receberá nova infraestrutura

A situação de precariedade da Av. Lindolfo Brito é um filme que se repete a cada ano no período das chuvas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Durante o seu programa semanal de rádio, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), declarou ter visitado a Avenida Lindolfo Azevedo Brito após as últimas chuvas que caíram no início de fevereiro em Brumado. Segundo o gestor, a recuperação da avenida, que faz ligação com a BA-148, a qual está quase intransitável, é de responsabilidade do governo estadual. “Esta obra é de responsabilidade do governo do estado, tanto que o governador Rui Costa, em recente visita o município de Livramento, assinou uma ordem de serviço, contratando uma empresa para a manutenção da BA-148, então automaticamente, essa via, que começa em Brumado, seria de responsabilidade desta empresa, que está assumindo esta obra”. 

Um material vem sendo colocado como paliativo na trafegabilidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O gestor ainda citou que “não há porque não fazer a manutenção, entre o Riacho do Bufão, onde começa a referida BA, passando pela Lindolfo Brito, mas parece que isso está cada vez mais complicado” e num tom de exclamação, Eduardo disparou que "é um dever do estado, do Derba e da empresa contratada fazer este serviço". Ainda em seu programa, o prefeito questionou que "em recente visita ao Derba, foi nos prometido material para realizar a manutenção, mas a massa acabou indo para Caetité. Então fica a pergunta, será que erraram o endereço?" Finalizando sua fala, o prefeito ressaltou ainda que, "ainda assim, vamos resolver o problema da Lindolfo Brito, mas não será de forma paliativa, teremos que resolver o efeito e não a causa, fazendo uma drenagem, não vamos ficar a vida inteira remendando aquela via”, explicou o prefeito.

Somente com a construção de um sistema de drenagem o problema sistemático será resolvido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Banda brumadense `The Luxo´ grava clipe e viraliza na Web

Foto: Reprodução vídeo

Clipes com grandes produções acabam de virar coisa do passado. Diretamente de Brumado, um grupo de jovens decidiu compartilhar o seu novo single de um jeito muito criativo, usando figurinos criados por eles e produção de baixo custo. Os meninos da banda "The Luxo" lançaram o clipe da música "Batem com bumbum no chão" com direito a dançarinos, visual com piscina e filmagens com drone. Durante a gravação do clipe, que aconteceu em Brumado, os músicos dançam em um ambiente muito agradável. Com músicas autorais e interpretações de grandes sucessos, a The Luxo já vem fazendo vários show pela região Sudoeste. Nós sabemos que falar desta maneira vai te deixar um pouco curioso, então para tirar as suas dúvidas, basta dar o play e conferir você mesmo! O clipe do grupo, formado à poucos anos, já ultrapassa a marca de quase 5 mil views no Youtube a menos de 90 dias da publicação. Sucesso absoluto!



Zé Raimundo quer agilizar entrega de títulos de imóveis nas Urbis conquistenses

(Foto: Divulgação)

Equipe técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) deve iniciar, até o final de março próximo, o levantamento para agilizar a entrega de títulos de propriedade das casas e terrenos das Urbis II, III, IV e V e dos loteamentos de Vila Serrana e do entorno da Lagoa das Bateias, no município de Vitória da Conquista. Foi o que assegurou a secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, ao deputado estadual Zé Raimundo (PT), em reunião realizada ontem (21) em seu gabinete. “Há uma determinação do governador Rui Costa para a realização da legalização fundiária no estado e a nova secretária da Sedur foi bastante receptiva ao nosso pedido de agilização da entrega desses títulos”, disse Zé Raimundo, que com essa iniciativa dá segmento a uma luta antiga que vem travando, junto com o vereador Fernando Jacaré na URBIS VI, já beneficiada com as escrituras. Agora, várias outras lideranças políticas e comunitárias estão envolvidas e apoiando a extensão dessa ação aos outros conjuntos habitacionais e áreas da Urbis.



STJ aceita denúncia, Mário Negromonte vira réu e é afastado do TCM

Ex-ministro Mário Negromonte Jr. tem foro privilegiado por ser conselheiro do TCM, de onde foi afastado | Foto: Divulgação

Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou nesta quarta-feira (21), por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA). Com isso, ele se tornou réu por corrupção passiva. Além disso, Negromonte foi afastado do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. O G1 informou que tentou sem sucesso contato com o ex-ministro. Em outubro do ano passado, a PGR denunciou Negromonte sob a argumentação de que ele acertou o pagamento de propina, no valor de R$ 25 milhões, para beneficiar empresas do setor de rastreamento de veículos. A denúncia foi apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e teve como base a delação premiada do doleiro Alberto Youssef. Por ser conselheiro de Tribunal de Contas da Bahia, Negromonte tem direito a foro privilegiado no STJ. 

O relator do caso é o ministro Luís Felipe Salomão. Em sua delação, o doleiro Alberto Youssef afirmou que negociou diretamente com Negromonte a propina de R$ 25 milhões. Ele disse que o então ministro das Cidades solicitou e aceitou a promessa de vantagem indevida. Segundo o MPF, o dinheiro foi oferecido por empresários relacionados direta ou indiretamente ao Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Em troca, de acordo com a denúncia, o ministro atuaria pra implementar o sistema integrado de monitoramento e registro automático de veículos, atendendo a interesses de empresas. Além da delação de Youssef, a PGR lista na denúncia registros de visitas dos empresários Flávio Henrique Sakai, Sérgio Augusto de Almeida Braga e Messias da Silva, relacionados direta ou indiretamente ao sindicato, ao Ministério das Cidades. Também há registros de viagens coincidentes de Negromonte, Youssef, Sakai e Augusto em 2011, para Salvador e São Paulo. “O que evidencia a efetiva ocorrência de encontros entre eles pra discutir o oferecimento de propina pra implantar o SIMRAV”, diz a denúncia. 

CONTINUE LENDO


Campo do São Félix irá ser otimizado pela Prefeitura Municipal visando ser uma alternativa para o ‘Gilbertão’

O Campo do São Félix é a melhor opção para ser o local dos treinos da Seleção Brumadense de Futebol (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As ótimas condições do gramado do estádio ‘Gilbertão”, que passou, inclusive, por uma recente reforma, tendo a sua infraestrutura melhorada, levantam a discussão sobre se a referida praça esportiva é o local ideal para serem realizados os treinos da Seleção de Brumado. Segundo o prefeito Eduardo Vasconcelos, que foi ouvido pela reportagem do 97NEWS, essa possibilidade deverá ser descarta, já que, segundo ele, o “Gilbertão” só será para jogos oficiais. Então, buscando saber quais seriam as possibilidades sobre qual local iria ser o mais provável para a realização dos treinos do selecionado brumadense ele revelou que “já estamos nos planejando nesse sentido e algumas possibilidades já estão sendo estudadas, sendo que, uma das mais prováveis é o Campo do São Félix, que pertence ao conjunto da Escola Idalina Azevedo”. Ele ainda explanou que “lá seria um local muito propício para os treinos da seleção, bem como dos times que estão disputando o campeonato brumadense de futebol”. E, ainda destacou que “possivelmente poderemos construir uma arquibancada e também instalar um sistema de iluminação, tornando aquele campo numa praça esportiva mais abrangente, criando assim uma possibilidade de lazer para o Bairro do São Félix”. 

Uma arquibancada e sistema de iluminação deverão ser instalados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Salvador: Clarão é visto no céu; astrônomos falam em meteoro

Foto: Reprodução vídeo

Moradores de Salvador e de cidades do interior da Bahia relataram nas redes sociais, entre a noite da última terça-feira (20) e a manhã desta quarta (21), que viram um clarão no céu. O fenômeno aconteceu por volta das 22h30, durou segundos e deixou as pessoas assustadas. Astrônomos acreditam que pode ter sido causado por um meteoro. “Meteoro é um fenômeno meteorológico causado por uma entrada de um corpo na atmosfera. Então, dependendo da constituição desse corpo, pode apresentar cores. Foi o que aconteceu com esse meteoro ontem, o final dele foi laranja. Mas em grupo de astrônomos teve gente que viu azulado”, relata. Ainda segundo os profissionais, o que ocorreu foi provavelmente um corpo que entrou na atmosfera em velocidade e se queimou no ar. “Normalmente se desintegram, mas eventualmente um pedaço dele caiu. Não foi ouvido barulho, só clarão”. Os astrônomos também disseram que os moradores não devem temer o fenômeno. “A chance de cair um corpo na terra com proporções catastróficas é pequena", avalia.



Central das Carnes irá inaugurar sua nova loja na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Alan Rich

Atenção livramento e região vem aí mega inauguração da nova loja Central das Carnes. A Central das Carnes que você conhece agora mais completa e com muito mais comodidade. Não perca, inauguração nesta terça-feira (27), em novo endereço, na Avenida Dr. Nelson Leal, 491, centro (No antigo Hiper Mais), Livramento de Nossa Senhora-Ba. Central das Carnes, trazendo o melhor para você.

 



Brumado: MEC aprova implantação de curso de medicina no município

Foto: Conteúdo l 97News

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a implantação do curso de Medicina em Brumado. O resultado do edital foi publicado nesta quarta-feira (21) pela pasta. Segundo informações passadas ao 97NEWS, em Brumado, a previsão é que o Hospital Professor Magalhães Neto receba boa parte dos universitários. Além de Brumado, outras 21 cidades do país serão contempladas com o curso de medicina.



Time do Feirense em luto: Esposa de Gerson treinador do clube tem morte súbita em Brumado

Foto: Divulgação

A esposa do técnico do Feirense, Gilda Barbosa dos Santos Pereira, de 42 anos, morreu na última segunda-feira (19) após sofrer mal súbito, em sua residência. A informação foi confirmada pelo próprio esposo, Gerson Pereira. O treinador informou que ela passou mal quando uma veia no esôfago rompeu, quando ela arrumava a casa, o que causou hemorragia interna. Os primeiros socorros foram prestados pelo marido e moradores e, em seguida, equipes do Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto, mas os médicos já haviam constatado o óbito. Gerson informou ainda que sua esposa tinha passado recentemente por um tratamento de saúde, sendo impossibilitada de realizar esforços físicos. Gilda, deixa o marido Gerson e um filho de 13 anos de idade. O sepultamento foi realizado nesta quarta-feira (21).

Feirense decretou luto

A comissão do Feirense publicou uma nota nas redes sociais lamentando o ocorrido. O clube decretou luto pelo falecimento da desportista que representava as mulheres brumadense: 

"O clube lamenta profundamente a perda, estamos dando apoio ao treinador neste momento difícil e decretamos luto. No próximo domingo (25), pelo Campeonato Brumadense entraremos em campo contra o Botafogo, juntamente com a comissão organizadora, e realizaremos uma homenagen à dona de casa amante do futebol".



Caminho da Escola: Ônibus escolares são utilizados para transportar pacientes em revisão de cirurgias de Catarata na cidade de Brumado

Os veículos deixaram vários passageiros em frente a clínica, que está realizando o procedimento de revisão (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O 97NEWS, flagrou na manhã desta quarta-feira (21), o uso indevido de um serviço que deveria ser exclusivo para estudantes. Em muitas cidades do interior da Bahia, os ônibus escolares são usados no transporte de pacientes para hospitais e clínicas. A reportagem flagrou  vários ônibus que partiram de Tanhaçu, Caetité e Paramirim para a cidade de Brumado. Os veículos deixaram vários passageiros em frente a clínica, que está realizando o procedimento de revisão aos pacientes que fizeram as cirurgias no mutirão no início do mês no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Os veículos, após deixarem os pacientes na clínica, no centro de Brumado, continuaram estacionados na Rua Coronel Paulino Chaves, próximo a Praça do Jurema. A reportagem também identificou ônibus escolares de Caturama, na região do Rio Paramirim. Esse último viajou 160 quilômetros até Brumado. 

 

Os ônibus só podem transportar alunos de escolas públicas e estaduais, dentro do próprio município (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Não é a primeira vez que o 97NEWS flagra ônibus escolares do "Caminho da Escola" fazendo viagens com pacientes. No Art. 3º da Lei nº 12.816, de 5 de junho de 2013 diz que "os veículos a que se refere o Artigo 2º são destinados para o uso exclusivo no transporte dos estudantes matriculados nas escolas das redes públicas de ensino básico e instituições de educação superior, nos trajetos necessários". De acordo com o governo federal, os ônibus são comprados com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e só podem transportar alunos de escolas públicas e estaduais, dentro do próprio município. A nossa reportagem tentou falar com os motoristas das referidas cidades, mas nenhum deles quizeram falar com nossa equipe.



Brumado: Após as chuvas, obras de canais no bairro São José retornam a todo vapor

Caminhões retiram entulhos da via para começar as obras de pavimentação (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Nesta semana, após as chuvas, a empresa Coliseu Construtora e Empreendimentos Eireli deu continuidade na canalização do riacho e pavimentação da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, em Brumado. Temporariamente parada devido as fortes chuvas de fevereiro. Desde a semana passada, a Coliseu Construtora, vencedora da licitação, concentra os trabalhos na construção das paredes da galeria e limpeza do aterro na rua. Atualmente a obra está com pouco mais de 50% dos trabalhos concluídos. Com a construção do canal aberto no Riacho do Bate Pé, no Bairro São José, o bairro ganhará uma nova cara, recebendo pavimentação asfáltica. O Secretário Municipal de Infraestrutura, Engenheiro André Cardoso, destacou que o projeto de canalização do riacho propõe endireitar o curso da água, promovendo, assim, maior aproveitamento do terreno, bem como proporcionando a urbanização de toda a área. O secretário afirmou ainda que a obra irá melhorar a qualidade de vida dos moradores dos Bairros São José, Santa Tereza e Feliciano Pereira Santos, que sofrem com transtornos causados pelo riacho em períodos chuvosos. 

O projeto de canalização do riacho propõe endireitar o curso da água (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Atropelamento na Av. Centenário na manhã desta quarta-feira (21); vítima pode ter tido traumatismo craniano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Atravessar fora da faixa de segurança é sempre um perigo, mas, infelizmente, isso ainda é muito comum em Brumado. Na manhã desta quarta-feira (21) um episódio desta natureza teve como palco, mais uma vez, a Avenida Centenário, uma das mais movimentadas da cidade. Segundo as primeiras informações, um homem de prenome “Esmeraldo” foi atravessar a via fora da faixa em frente à Cesta do Povo quando acabou sendo atropelado por um caminhão. As informações dão conta que ele acabou sendo atingido pelo veículo, após sair de trás de um ônibus. Com o impacto, a vítima bateu com a cabeça ao solo, o que pode ter causado um traumatismo craniano. Os dados ainda são preliminares, mas ele foi levado pela equipe do SAMU 192 para o Hospital Magalhães Neto, onde deverá passar por uma intervenção cirúrgica. Novas informações serão dadas assim que um laudo for divulgado.



O vereador Lek cabelereiro agradece a gestão municipal pelo início da recuperação da rua José de Souza Lima

As obras estão sendo finalizadas e o vereador fez questão de agradecer a ação da administração municipal (Foto: Assessoria Parlamentar)

O parlamentar que costumeiramente cobra da gestão municipal as ações necessárias em atendimento a nossa população, vem desta feita agradecer o início das atividades desenvolvidas na rua José de Souza Lima, do bairro Olhos d’água, segundo o vereador a rua estava intransitável. Ele declarou que “fui procurado por moradores daquela rua e de ruas vizinhas, fiz uma visita in loco e realmente estava impossível de trafegar, inclusive para os moradores estacionarem o seu veículo em suas garagens estava complicado, então queria agradecer ao secretário e ao prefeito por iniciarem a recuperação daquela via, após a indicação que fizemos de número 024/2018 na última sessão do dia (16)”. O gabinete do vereador Lek é um dos mais frequentados na casa legislativa, seja pela sua personalidade humilde e agradável, seja por atender a todos de modo indiscriminado, ele vem agradando a grande maioria dos munícipes com a sua atuação parlamentar, o que, em um cenário político atual é fato raro, tendo em vista o desgaste da classe com a população, Lek parece caminhar em sentido contrário, e se aproxima cada vez mais de sua comunidade. O vereador finalizou dizendo, “tenho defeitos como todo ser humano, mas a ingratidão não é um deles, sei parabenizar e agradecer, e estou fazendo isso muito feliz, espero que Brumado seja a cada dia uma cidade. De forma nenhuma eu sou adepto do quanto pior melhor, sempre quero o bem de nosso povo, podem ter certeza disso”. 

A situação da via era muito precária (Foto: Assessoria Parlamentar)


Preocupante: Primeiro caso de ameba que ‘come cérebro’ é registrado na América do Sul

Foto: Reprodução

O primeiro caso de uma ameba que ‘come cérebro’ foi registrado na Argentina. A informação passou a ser divulgada no início desta semana, no entanto, o caso aconteceu ainda em 2017. A vítima, um menino de oito anos, contraiu a Naegleria fowleri enquanto nadava em uma lagoa na região de Junín, cerca de 320 quilômetros da capital Buenos Aires. Segundo informações do jornal Clarín, a criança morreu cerca de sete dias após ter sido infectada. Ainda não se sabe como o tipo da ameba chegou ao país, no entanto, o ex-presidente da Associação Parasitológica da Argentina, Sixto Raúl Costamagna, acredita que alterações climáticas globais sejam as responsáveis. Casos do tipo são raros e o verme é responsável por destruir o tecido cerebral. Dos casos registrados em países como os Estados Unidos, por exemplo, é alto o grau de mortalidade. Dos 129 casos entre 1962 e 2013, duas pessoas sobreviveram.



Monte Santo: Espingardas, munições e peças de montagem são apreendidas em fábrica clandestina de armas

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma fábrica clandestina de armas de fogo, na zona rural de Monte Santo, foi desmontada na noite de segunda-feira (19). No local, que funcionava dentro de uma serralheria, a polícia encontrou armas, munições e peças de fabricação de armamentos. De acordo com a Polícia Militar, foram apreendidas quatro espingardas, uma pistola, munições, máquinas, além de artefatos para montagem das armas, como 22 canos, espoletas, máquina de solda, furadeira industrial, molde para coronha e recipiente com pólvora. Partes de fardas do Exército, como duas gandolas de camuflagem, uma calça e dois chapéus também foram apreendidos. Rondas foram feitas para procurar o dono da fábrica clandestina, que estava vazia, mas ninguém foi encontrado, conforme a PM. 



Rio de Janeiro: Senado autoriza intervenção na segurança pública

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O plenário do Senado Federal aprovou pouco antes da meia-noite desta terça-feira (20) o decreto do presidente da República, Michel Temer, que impõe intervenção do governo federal na área de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. Foram 55 votos a favor, 13 contrários e uma abstenção. A matéria será promulgada. A medida iniciada em 16 de fevereiro tem agora o aval do Congresso Nacional para seguir até o último dia de 2018. Enquanto estiver em vigor, ficarão paralisadas as discussões e votação de qualquer proposta de emenda à Constituição (PEC) tanto na Câmara quanto no Senado. Essa é a primeira intervenção federal em um ente federado desde a promulgação da Constituição Federal em 1988. É a própria Constituição que determina que a intervenção federal é competência da União, só podendo ser decretada e executada pelo presidente da República. A norma máxima do país também dá poderes para o Congresso Nacional aprovar ou suspender a intervenção federal. O Decreto 9.288/2018 foi aprovado por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 4/2018.



'Pleno momento da minha vida': Ivete Sangalo posta foto com gêmeas, filho mais velho e marido

Foto: Reprodução

Em momento de descontração a cantora Ivete Sangalo publicou, na manhã desta terça-feira (20), uma foto no Instagram em que mostra a família reunida. Na imagem, ela aparece segurando as filhas, Marina e Helena, acompanhadas de Marcelo, o filho mais velho, e o marido Daniel Cady. Essa é a primeira vez que Ivete posta uma foto das gêmeas após deixar o hospital. Marina e Helena nasceram no dia 10 de fevereiro, em Salvador. A primeira imagem delas foi publicada pelo pai das meninas, Daniel Cady, no mesmo dia do parto. Ivete também já tinha publicado uma foto das filhas no Instagram, um dia após o nascimento das meninas. Na publicação desta terça, a cantora fala da saudade que sente dos fãs, chamados carinhosamente por ela de "Zamurinhos", e revela que está no momento "mais pleno" da vida. Ivete ainda diz na postagem que manda a foto da família por meio da rede social para matar a saudade e avisar que vai ficar mais ausente das redes sociais, devido aos cuidados que as gêmeas precisam. 



Brumado: Falta de liberação de documentação do Detran ainda impede viatura da GCM de fazer a ronda escolar

Viatura está parada no estacionamento da prefeitura, impedida de ser abastecida (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado relataram que a ronda escolar nas escolas estaria sendo impedida por conta da falta de abastecimento na única viatura utilizada com essa finalidade. Ainda segundo os GCM´s  a questão se centraliza no setor de finanças, o qual ainda não liberou a cota de abastecimento para atender o veículo, que está inoperante no estacionamento do paço municipal. Com isso as escolas estariam ficando desguarnecidas, durante a entrada e saída dos alunos. A presença dos guardas inibe o surgimento de elementos mal-intencionados contra os estudantes na porta das escolas. Vale ressaltar que a referida viatura está ainda com uma pendência de regularização de documentação junto ao Detran. O veículo rodou chegou a rodas vários meses com uma placa clonada, mas após ser constatada a irregularidade o mesmo foi tirado de circulação. Buscando esclarecer o impasse, fomos informados que o Detran ainda não liberou a documentação, então, devido a isso, o veículo continua irregular e que, assim que a documentação chegar, ele será liberado para a realização da ronda escolar. Ele também fez questão de citar que a administração municipal reconhece a importância da ronda escolar e que, por isso, está buscando acelerar o processo de liberação. 



Em encontro informal, prefeitos de Conquista e Brumado sinalizam para futura parceria

O encontro foi marcado também pela descontração (Foto: Divulgação)

Em encontro informal, prefeitos de Conquista e Brumado sinalizam para futura parceriaO desenvolvimento da microrregião passa necessariamente pelos municípios de Vitória da Conquista e Brumado, os quais estão intensificando o planejamento nesse sentido. Na manhã desta terça-feira (20), mais um passo foi dado nesse sentido, num encontro informal entre os prefeitos Eduardo Vasconcelos (PSB) e Herzem Gusmão (PMDB), o qual aconteceu na sede da prefeitura de Vitória da Conquista. A troca de experiências deu o tom do encontro, que sinalizou para um fortalecimento da parceria entre os dois municípios. Os focos principais seriam as áreas de Saúde e Educação, com um possível intercâmbio entre as partes. A comitiva brumadense saiu muito otimista da reunião, pois a receptividade e a disponibilidade apresentadas pela administração conquistense foram muito intensas. 



Brumado: Sacola provoca colisão entre carroça e 2 veículos; carroceiro foi arrastado e animal fugiu desembestado

O fato inusitado chamou a atenção de quem passava pelo local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Acidentes, na sua grande maioria, são provocados pela imprudência, desatenção, falhas mecânicas e pela mistura perigosa do álcool com a direção, mas por uma sacola plástica é algo inusitado, mas foi justamente por esse motivo que uma colisão também muito incomum que  ocorreu por volta das 15h desta terça-feira (20) em Brumado, mais especificamente na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro do Tanque. A equipe do 97NEWS esteve presente ao local e falou com o carroceiro Edmilson Santos Nogueira (56), que estava fazendo um frete que vinha do bairro Olhos d’Água trazendo uma cama. 

O carroceiro acabou sendo arrastado, ficando com o braço ralado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele relatou que tudo foi provocado justamente por uma sacola de plástico, que voou na cara do animal, um burro, que acabou se assustando e se desembestando. Com isso o carroceiro foi arrastado por cerca de 10 metros, tomando um grande susto. Em seguida, a carroça ainda colidiu com 2 veículos, frontalmente com um Renault Sandeiro prata de placa policial OKN 2603 e, lateralmente, com um Fiat Palio prata, placa OSK 6158.

Uma cama estava sendo transportada e acabou sendo também danificada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Muitos populares se aglomeram no local para ver a cena, que ainda teve a fuga alucinada do animal que demorou para ser encontrado. Os prejuízos acabaram caindo no bolso de cada envolvido. Brumado ainda não tem uma legislação de trânsito que encaixe a questão do transporte em carroças, como acontece em Vitória da Conquista, onde as carroças têm até placa, como se fossem veículos normais.