Caminho da Escola: Ônibus escolares são utilizados para transportar pacientes em revisão de cirurgias de Catarata na cidade de Brumado

Os veículos deixaram vários passageiros em frente a clínica, que está realizando o procedimento de revisão (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O 97NEWS, flagrou na manhã desta quarta-feira (21), o uso indevido de um serviço que deveria ser exclusivo para estudantes. Em muitas cidades do interior da Bahia, os ônibus escolares são usados no transporte de pacientes para hospitais e clínicas. A reportagem flagrou  vários ônibus que partiram de Tanhaçu, Caetité e Paramirim para a cidade de Brumado. Os veículos deixaram vários passageiros em frente a clínica, que está realizando o procedimento de revisão aos pacientes que fizeram as cirurgias no mutirão no início do mês no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Os veículos, após deixarem os pacientes na clínica, no centro de Brumado, continuaram estacionados na Rua Coronel Paulino Chaves, próximo a Praça do Jurema. A reportagem também identificou ônibus escolares de Caturama, na região do Rio Paramirim. Esse último viajou 160 quilômetros até Brumado. 

 

Os ônibus só podem transportar alunos de escolas públicas e estaduais, dentro do próprio município (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Não é a primeira vez que o 97NEWS flagra ônibus escolares do "Caminho da Escola" fazendo viagens com pacientes. No Art. 3º da Lei nº 12.816, de 5 de junho de 2013 diz que "os veículos a que se refere o Artigo 2º são destinados para o uso exclusivo no transporte dos estudantes matriculados nas escolas das redes públicas de ensino básico e instituições de educação superior, nos trajetos necessários". De acordo com o governo federal, os ônibus são comprados com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e só podem transportar alunos de escolas públicas e estaduais, dentro do próprio município. A nossa reportagem tentou falar com os motoristas das referidas cidades, mas nenhum deles quizeram falar com nossa equipe.