ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Passagem de nível será a primeira do país com as novas normas da ANTT

Fann Estourado chama a atenção de produtor musical com reconhecimento nacional e irá gravar seu novo sucesso com ele

Brumado: Motociclista tenta desviar de cão, cai da moto e sofre ferimentos na Virgílio Costa Ataíde

Adolescente e criança quase são atropelados por uma caminhonete na BA-148, próximo à Lagoa do Arroz

Internet Wi-Fi vs Li-Fi: conheça diferenças e semelhanças entre conexões

Brumado: Começam as obras da Creche do Bairro São José

Segurança: Produtividade da 34ª CIPM cresceu em 2018, revela o SISPROPOL

Animal na pista quase provoca acidente na BA-148, na altura do antigo Parque dos Avestruzes

Afastado do cargo de Superintendente de Trânsito, Jansen Ricardo fala sobre os três meses que ele esteve à frente da SMTT

Adolescente morre após comer macarrão instantâneo e chocolate

Dia do Índio: indígenas reforçam luta contra preconceito e esteriótipos

Riacho de Santana: Assentamento Contendas quer regularização de lotes, água, luz e apoio técnico

'Gemidão do WhatsApp' leva Justiça a determinar que homem peça desculpas a prefeita piauense

CCJ aprova prisão para quem reproduz imagem aviltante de cadáver em meio de comunicação

Lei Seca fica mais rigorosa a partir desta quinta

Psicologia no Centro Médico São Gabriel com Roberta Assis

Novo texto do CPP enfraquece atuação do MP e não contribui para o combate à impunidade, avalia CONAMP

Atleta brumadense vence prova feminina na Meia Maratona do Descobrimento

Brumado: Pacientes insatisfeitos com o Lacen; segundo eles a demora é cada vez maior e resultados de exames estão até sumindo

Funcionário de igreja acusado de estupro após coroinha contrair sífilis é afastado


Brumado: Passagem de nível será a primeira do país com as novas normas da ANTT

A passagem de nível que fica ao lado da nova ponte do São Félix será a primeira do Brasil com os novos padrões da ANTT (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Iniciada em janeiro deste ano, ou seja, há quase quatro meses, a obra da passagem de nível da nova ponte do bairro São Felix está paralisada. Segundo a prefeitura, um edital de licitação foi aberto para a compra do equipamento "Toten", mas como nenhuma empresa se manifestou no prazo legal para instalação e manutenção do mesmo, a prefeitura deu baixa no edital e vai comprar com recursos próprios. A Valor da Logística Integrada (VLI), empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), juntamente com a prefeitura, está ampliando a sinalização da passagem de nível próximo às unidades do SAC e UNEB, no Centro de Brumado. As melhorias englobam o "Toten", que é a instalação de um semáforo ferroviário com mecanismos que emitem sinais sonoros e luminosos quando o trem se aproxima e a passagem de nível. Segundo fontes ligadas à prefeitura, os equipamentos passarão a funcionar a partir junho com intuito de reforçar as medidas já adotadas no local para promover a travessia segura sobre os trilhos. Serão dois semáforos, um em cada sentido do cruzamento. O equipamento alerta a população sobre a circulação de trens, e a sinalização horizontal.

A sinalização Toten é similar a que já existe no cruzamento da Coronel Santos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

No cruzamento já foi construída a passagem de nível, que, aliás, será a primeira do Brasil com os novos padrões exigidos pela ANTT. O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece que as composições férreas tenham preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não parar antes de transpor os trilhos comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212). Ainda segundo fontes da prefeitura, quando forem instalados os equipamentos, funcionários da VLI estarão na passagem de nível para orientar motoristas e pedestres sobre a nova sinalização, além de distribuir materiais educativos que esclareçam, por exemplo, que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao notar a aproximação da composição férrea, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar.

A passagem de nível fica localizada ao lado do SAC e da UNEB (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Fann Estourado chama a atenção de produtor musical com reconhecimento nacional e irá gravar seu novo sucesso com ele

Foto: Divulgação

O artista brumadense se destaca sempre no cenário musical regional, participando de grandes eventos e agradando todo o público presente, sempre com animação e irreverência. Agora com uma nova cara cantando sucessos do forró e do sertanejo, o artista vai gravar seu novo sucesso “Lembrar da gente” com um importante e  competente produtor musical: Bolinha. O produtor musical Bolinha conta com a experiência de já ter trabalhado com artistas nacionalmente conhecidos e até com carreira internacional, como: Alexandre Pires e Alex e Ronaldo,  Além disso, O produtor já atuou como sanfoneiro nas gravações de DVD e nos shows de artistas como Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, Bruno e Marrone, Marília Mendonça, Roberta Miranda e outros. Bolinha presta serviços ainda para o Programa do Raul Gil no SBT. Então, com todo esse reconhecimento, bagagem e competência ele irá produzir a música do artista brumadense Fann Estourado. O artista brumadense viaja neste domingo (22) para São Paulo, onde irá fazer a gravação.



Brumado: Motociclista tenta desviar de cão, cai da moto e sofre ferimentos na Virgílio Costa Ataíde

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Uma mulher ficou ferida após um acidente de moto na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 16h no bairro do Mercado, em Brumado.  A mulher que teve o nome preservado, perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um cachorro que estava solto na rua. Moradores do bairro garantem que o problema com animais na via é constante e cobram providências da prefeitura. A prefeitura não dispões de caníl para remoção dos animais. O acidente aconteceu quando a motociclista voltava de uma loja. Segundo vizinhos, ao tentar desviar do cachorro, ela perdeu o controle da moto, caiu, bateu a cabeça e o braço direito no chão. Incoformados com a situação, moradores do bairro alertam para o perigo de animais no trânsito. "Alguém que tem cachorro tem que ser responsabilizado por deixar o animal na rua. Um animal de pequeno porte causa estragos que nem um de grande porte”, disseram ao 97NEWS. Ainda segundo os moradores, o problema de animais soltos nas ruas é constante no bairro. Eles exigem que os animais sejam retirados do local para evitar futuros acidentes. “Antigamente a prefeitura recolhia os animais. Agora, acabou. A ONG que tem ai, já não suporta mais de tanto receber cachorro. Aís os cachorros causam acidentes né”, disse o vendedor Edimar Fraga, direcionando a fala à prefeitura de Brumado.

 



Adolescente e criança quase são atropelados por uma caminhonete na BA-148, próximo à Lagoa do Arroz

A criança quase foi atingida pela caminhonete, mas, por sorte, somente a mochila acabou sendo rasgada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Por volta das 12h desta quinta-feira (19), mais um relato de um possível acidente foi enviado à redação do 97NEWS. Desta feita, uma adolescente de 16 anos e uma criança de 6, quase foram atropelados. Segundo informações passadas pela mãe e irmã dos mesmos, a dona de casa Jéssica Fernanda, de 31 anos, seu filho Luiz Henrique de apenas 6 anos e sua irmã, Janine Radja, de 16, voltavam da escola e foram deixados pelo ônibus no acostamento da rodovia, devido a localidade não haver ponto de ônibus adequado para resguardar a segurança dos passageiros. Continuando seu relato, ela informou que, quando sua irmã e sua filha se dirigiam para a localidade de "Cuiuba", onde elas residem ao lado da BA-148, foram surpreendidas por uma caminhonete D-10 de cor azul que por muito pouco não a atropelaram. "Minha irmã chegou em casa traumatizada com o acontecimento, segundo ela, o motorista se aproximou do acostamento e por pouco não matou meu filho e minha irmã. Como Deus é grande, a carroceria da caminhonete só pegou a mochila que estava no ombro dela, mas mesmo assim acabou machucando o seu ombro esquerdo", contou Jéssica emocionada. A dona de casa ainda fez um apelo às autoridades dizendo que "peço que as autoridades façam algo por nós naquela localidade da Lagoa do Arroz e Cuiuba, que coloquem um quebra-molas e um ponto de ônibus, pois existem muitas crianças que, por falta de opção, têm que passar pela pista para ir para escola". Confira abaixo o relato da mãe

No local existe somente uma placa escondida de um antigo ponto de ônibus (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Internet Wi-Fi vs Li-Fi: conheça diferenças e semelhanças entre conexões

Li-Fi consiste no uso de lâmpadas de LED que podem iluminar ambientes e transmitir dados (Foto: Divulgação/Velmenni)

Li-Fi é uma tecnologia de transmissão de Internet por meio da luz, que, embora tenha diferenças, pode ser confundida com o popular Wi-Fi. A novidade deve promover avanços significativos em termos de velocidade de rede e segurança de navegação. Depois dos primeiros testes, que apontam conexão até 100 vezes mais rápida do que o Wi-Fi, novos produtos começam a despontar no mercado, como a lâmpada da Philips que transmite dados por iluminação. Vale lembrar, porém, que o avanço da tecnologia não deve significar a morte do Wi-Fi – a conhecida conexão sem fio ainda oferece vantagens importantes. Por isso, o TechTudo traz um comparativo entre as duas formas de transmissão de dados. Conheça as semelhanças e diferenças do Li-Fi e do Wi-Fi. As duas tecnologias são métodos de transmissão de dados por redes sem fio. A grande diferença está no fato de que o Wi-Fi opera em frequências de rádio, ou seja, transmite informações de forma análoga ao que rádios e TVs fazem há décadas.O Li-Fi também é um meio de comunicação por rede sem fio, mas sem o uso de ondas de rádio. Essa tecnologia usa luz visível (além de ultravioleta e infravermelho) para enviar e receber informações em um mesmo ambiente. Enquanto o Wi-Fi troca dados por meio de dispositivos e roteadores em um mesmo ambiente de rede, o Li-Fi estipula o uso de LEDs capazes não apenas de iluminar um espaço físico, mas também de transmitir informações piscando. As grandes vantagens do Li-Fi estão relacionadas com a possibilidade de operar com taxas de transferências bem mais altas. Outro ponto positivo é a robustez do sinal de comunicação que não sofre interferência, ao contrário do Wi-Fi que pode ser perturbado em ambientes de altos níveis de radiação eletromagnética.



Brumado: Começam as obras da Creche do Bairro São José

As obras de terraplanagem e escavações já foram iniciadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Umas das maiores reivindicações das famílias brumadenses é a construção de creches na cidade, principalmente nos bairros mais afastados do centro. Visando complementar a renda familiar, as mulheres buscam uma colocação no mercado de trabalho, mas, acabam esbarrando no fato de terem que cuidar ou pagar para cuidar dos filhos pequenos, o que se torna um impedimento na busca da melhoria da qualidade de vida. Mas esta realidade negativa está começando a ser transformada, com a instalação de algumas creches na cidade. Um dos primeiros bairros a serem contemplados neste novo momento é o São José, que obteve por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE), a construção de uma creche na localidade. A obra orçada em R$ 1,4 milhão, faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-infância). O modelo da creche será do Tipo 2 e irá beneficiar centenas de famílias que moram na localidade. A vereadora Lia Teixeira (PDT) foi autora da Indicação 635/217 ao Poder Executivo na Casa Legislativa solicitando a urgente construção e, após comemorar a confirmação da obra, agora, vem comemorar o início das mesmas. A creche fica localizada na Rua Osvaldo Marciel de Souza, anexo à escola Élcio José Trigueiro. Segundo o engenheiro André Cardoso, titular da pasta de infraestrutura, "já foram realizados os serviços terraplanagem e a Embasa já fez a ligação da água e, por fim, as escavações também já se iniciaram".

A obra está orçada em cerca de R$ 1,4 milhão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Segurança: Produtividade da 34ª CIPM cresceu em 2018, revela o SISPROPOL

Os dados são do Sispropol (Reprodução)

Os dados do Sistema de Produtividade Policial - Sispropol - revelaram um acréscimo significante em relação à produtividade da 34ª CIPM/Brumado nos 100 (cem) primeiros dias de 2018. Segundo a análise, em comparação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de pessoas presas em flagrante aumentou 48,39%, assim como as apreensões de adolescentes por prática de atos infracionais aumentaram 150%. O registro de termos circunstanciados de ocorrência subiu 15,79%, enquanto que o cumprimento de mandados de prisão foi ampliado em 50%. O número de apreensões de armas brancas também cresceu em 150% e a quantidade de veículos recuperados neste ano aumentou 79,92% em relação a 2017. Os dados são relevantes e mostra uma dinâmica diferenciada no trabalho, resultado de uma metodologia que busca o atendimento às principais necessidades dos cerca de 500 habitantes que residem no raio de cobertura da 34ª CIPM. Um dos fatores mais preocupantes é em relação à apreensão de adolescentes que acabam cometendo atos infracionais, muitos dos quais envolvem furtos, roubos e até o tráfico de drogas. Porém o grande desafio continua sendo o déficit no contingente policial, fazendo com que os policiais tenham que se desdobrar para atender as ocorrências. Um dos pontos que vem sendo observado pela população brumadense é que atualmente o número de viaturas que fazem o patrulhamento das ruas teve um acréscimo, o que vem aumentando a sensação de segurança e inibindo um pouco a ação da criminalidade, que, ainda continua agindo, mas com menor incidência.



Animal na pista quase provoca acidente na BA-148, na altura do antigo Parque dos Avestruzes

A van ficou danificada com a colisão com o animal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Animais soltos nas pistas das rodovias que cortam o município de Brumado ainda é um grave problema, que, apesar de algumas ações das autoridades, continua acontecendo, colocando em risco a vida dos motoristas. Uma das estradas que mais vem sendo palco dessa situação é a BA-148, que faz a ligação entre Brumado e Livramento de Nossa Senhora.  No início da manhã desta quinta-feira (19), por volta das 05h40m, o motorista, Antônio Aguiar Alves, de 63 anos, que conduzia uma Van passou por um susto muito grande na referida rodovia estadual. 

O animal foi socorrido, mas acabou não resistindo (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo relatos de seu filho, Francislei Da Silva Alves, ao 97NEWS, seu pai saiu de Brumado pela manhã com destino ao seu sítio que fica localizado na Comunidade de Pedra Preta, quando do nada um grupo de animais, saiu repentinamente da lateral da pista e veio para cima da Van do seu pai. "Graças a Deus meu pai foi muito ágil e conseguiu desviar um pouco e bateu apenas na lateral, vindo a parar no acostamento da pista", descreveu. Segundo Francislei, esse não foi o único acidente nesses últimos dias, "ontem no fim da tarde, esses mesmos animais provocaram um acidente com um caminhão do frigorífico de Brumado, mas graças a Deus também não houve gravidade".

O corpo do jumento ficou no meio da pista, oferecendo riscos aos condutores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

"Até quando vamos ficar reféns deste tipo de insegurança nas rodovias de Brumado?", perguntou o filho do motorista. Ainda segundo ele, seu pai não se feriu no acidente, apenas o susto e os danos materiais. "Meu pai está sentindo apenas dores no peito do sinto de segurança devido ao impacto com o animal, mas já está em casa e passa bem", finalizou. O animal, um jumento, não resistiu ao impacto e morreu no local. A família do senhor Antônio Aguiar tentou localizar o dono dos animais, mas sem sucesso.



Afastado do cargo de Superintendente de Trânsito, Jansen Ricardo fala sobre os três meses que ele esteve à frente da SMTT

Jansen Ricardo garantiu que saiu do órgão com o sentimento do dever cumprido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tido como um servidor que faz tudo para que as coisas aconteçam da melhor forma possível, o agente de trânsito Jansen Ricardo, comandou, por 3 meses, um dos órgãos mais tensos da administração municipal, a SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos, tempo em que buscou colocar a sua filosofia de trabalho em prática. Considerado muito polêmico e sempre pronto ao enfrentamento, Jansen acabou, neste curto espaço de tempo, se envolvendo em uma “zona de conflito” com os próprios agentes, num “ambiente explosivo” que acabou indo para as manchetes da mídia local. Após vários embates, quando ele se mostrou forte e firme no cargo, não demorou uma semana para que ele não respondesse mais pelo comando do órgão. Visando esclarecer toda a celeuma, o 97NEWS ouviu o ex-superintendente, que, logo de início, expressou que “nesses três meses que estivemos no comando do SMTT nossa missão foi a estruturação do órgão, como a luta pela sede nova, que, aliás já está pronta. Dei o meu melhor, isso eu posso garantir, tanto que uma das maiores deficiências teve uma nova dinâmica que é a questão da sinalização vertical e horizontal na cidade”. Ele afirmou ter aprendido muito e colocado em prática os seus conhecimentos relatando que "como agente de trânsito tive a oportunidade de ver as problemáticas do trânsito de Brumado, então coloquei em prática, não só a fiscalização, mas também as ações baseadas na engenharia, educação e estatística". Questionado sobre os reais motivos de sua exoneração, já que as especulações apontavam para os conflitos internos, Jansen Ricardo acabou sendo evasivo ao dizer que "não vejo como um conflito minha saída da superintendência, eu fiz o meu trabalho pautado em cima de meus conhecimentos, mas cada agente tem o direito de questionar e buscar suas ideologias e seus anseios frente ao órgão. O prefeito achou que o secretário João Nolasco seria melhor e eu compreendi", pautou Jansen que continuou argumentando que "meus objetivos frente à SMTT foram lançados, como implantar o agente nos pontos de maior fluxo no trânsito dando maior agilidade no atendimento, mas se alguns viram isso como um empecilho, nem Jesus agradou a todos. O agente ele fez o concurso para atuar nas ruas de acordo com o que determina o seu coordenador, no caso da SMTT, é o Superintendente, seja ele quem for”. Ao fim da entrevista, Jansen comentou ainda que muitos dos seus projetos foram executados pela engenharia e outros ainda vão ser implantados pelo engenheiro André Cardoso. "Tive e tenho uma parceria muito boa com André, nossos projetos mudaram a cara do trânsito de Brumado e vão continuar mudando, com novas rotatórias, novos estacionamentos, passagem de nível e entre outros projetos, implantados na minha gestão". Em tom de agradecimentos, Ricardo aproveitou para agradecer ao prefeito Eduardo Vasconcelos, o engenheiro André Cardoso e os colegas de apito, "agradeço a todos por esta oportunidade de poder expor as minhas ideias à frente do órgão e conclamar a população brumadense para a conscientização do uso dos equipamentos de segurança no trânsito, seja no carro, moto e até mesmo o pedestre fazendo o uso da faixa de segurança, tudo isso para que possamos ter um trânsito mais seguro em Brumado".



Adolescente morre após comer macarrão instantâneo e chocolate

(Foto: Reprodução)

Uma adolescente, de 14 anos, veio a óbito após ingerir macarrão instantâneo e chocolate. O fato ocorreu em Jacobina, no Piemonte do Paraguaçu, centro norte baiano, nesta terça-feira (14). Margarete Dias dos Santos foi enterrada nesta quarta-feira (18). Segundo o site Augusto Urgente, a jovem chegou a ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jacobina, mas não resistiu. Horas antes, ela teria ingerido macarrão instantâneo e comido chocolate. Já à noite, ela acordou se sentido mal e foi encaminhada para a UPA. Há a suspeita de envenenamento, mas a família não acredita nesta possibilidade. O caso só será esclarecido após uma perícia. 



Dia do Índio: indígenas reforçam luta contra preconceito e esteriótipos

(Foto: Reprodução)

As histórias de luta na capital são muitas. Construída por candangos, Brasília recebeu migrantes de vários estados. Os indígenas fizeram o mesmo movimento e escolheram o Distrito Federal para serem acolhidos. Na data em que se comemora o Dia do Índio, eles querem ser lembrados não somente pelos adereços e pelas pinturas no corpo, mas, sim, pela resistência e pela importância na formação do país, inclusive com presença nas universidades federais e no mercado de trabalho. A amazonense Braulina Baniwa, 34 anos, chegou ao Distrito Federal em 2013 para estudar antropologia na Universidade de Brasília (UnB). Ela aprendeu a língua portuguesa aos 18, tomou gosto pela educação e escolheu a capital porque buscava o desafio de acompanhar as questões sociais perto do centro do poder. O curso possibilitou lutar por temas como educação, território e saúde. Atualmente, Braulina é presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB) e acolhe estudantes de outros estados, com culturas, costumes e línguas diferentes, que iniciarão os estudos na federal. “Passamos por momentos tão tristes devido à nossa questão indígena, que busquei a vida acadêmica com o objetivo de me ajudar a pensar em estratégias para que nós não percamos nossos direitos”, afirma. No quadradinho, Braulina leva uma vida corrida, muito diferente daquela da roça e dos igarapés durante a infância. A estudante une as tarefas acadêmicas à militância e aos filhos, de 12 e 6 anos, que vieram do Amazonas neste ano para perto da mãe. Quando chegou aqui, achou as pessoas frias e percebeu que elas não se cumprimentavam quando não se conheciam. Nos passeios pela cidade, a sombra da violência ainda assusta. “Não dá para esquecer que o Galdino foi queimado na Asa Sul. Andamos sempre em grupo e geralmente com os meninos. Não me arrisco a andar sozinha”, conta. Assim como a estudante de antropologia, o cacique Alvaro Tukano veio a Brasília para estudar, mas em 1980. Ele queria “conhecer melhor o mundo”, para poder resistir aos problemas enfrentrados pela comunidade. “Nós nos tornamos problemáticos porque nossos representantes nos deixaram em segundo plano. Então, alguém precisava fazer resistência. Por isso, resolvi vir à capital de todos os brasileiros. Afinal, sou brasileiro, oras”, defende. O líder indígena ainda faz questão de contrapor um questionamento que, para ele, é comum. “Muitos me perguntam se lugar de índio não é no mato. Eu peço para eles ficarem lá enfrentando garimpeiro, malária, analfabetismo, preconceito”, 



Riacho de Santana: Assentamento Contendas quer regularização de lotes, água, luz e apoio técnico

(Foto: Divulgação)

O parcelamento do assentamento Contendas, no município de Riacho de Santana, dividindo a área de 2.783 hectares para 79 famílias beneficiadas, foi reivindicado, esta semana, junto ao INCRA, por lideranças da comunidade, acompanhadas dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). O assentamento já dispõe de termo de imissão de posse desde 2013, assinado pelo ex- superintendente do INCRA, Luiz Gugé Fernandes, e o ex- secretário estadual Casa Civil, Rui Costa, atual governador do Estado. Agora as famílias  assentadas precisam do parcelamento da área (divisão em lotes) regularizado para ter acesso aos programas públicos de incentivo técnico e financeiro à produção agrícola, defendem o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Contendas (ACPPRAC), Arnaldo Ferreira, e o líder Comunitário, Gilson Rodrigues da Silva, em reunião com os deputados e o atual superintendente do INCRA, Giuseppe Vieira, que assegurou imediatas providências para iniciar o devido parcelamento dos lotes, ainda no primeiro semestre de 2018. No encontro realizado no gabinete de assessoria da Secretaria do Planejamento (Seplan), além do superintendente do INCRA, esteve presente a coordenadora da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Nely Pereira, convidada pelos deputados para informar sobre outra reivindicação do Assentamento Contendas: a instalação de rede de abastecimento de água encanada. Segundo ela, a obra já foi licitada e aguarda agora a assinatura de ordem de serviço para começar. Os parlamentares e as lideranças se reuniram também com o superintendente de Energia da Seinfra, Celso Rodrigues, para solicitar para ligação de energia elétrica no assentamento Contendas, através do programa Luz Para Todos. Eles também estiveram reunidos com o presidente da Companhia de Ação Regional (CAR), Wilson Dias, que definiu a realização de outras reuniões com técnicos do órgão para prestar apoio e acesso aos programas de produção agrícola.



'Gemidão do WhatsApp' leva Justiça a determinar que homem peça desculpas a prefeita piauense

Foto: Reprodução

O juiz José Eduardo Couto de Oliveira determinou, em audiência ocorrida no dia 5 de abril, que um homem, identificado como Rogério Antão, grave um vídeo de retratação com um pedido de desculpas por ter ofendido a prefeita de Pio IX (PI), Regina Coeli (PSB). A decisão se refere a uma montagem feita por Antão com uma foto de Coeli como se fosse uma entrevista em vídeo. Ao clicar no link, a pessoa ouvia o “gemidão do WhatsApp”, viral das redes sociais. “O autor do fato se compromete a respeitar a vítima, pedindo desculpas pelo ocorrido, bem como fazer um vídeo e divulgá-lo no mesmo grupo de WhatsApp em que ocorreu a divulgação do vídeo ofensivo”, escreveu o magistrado em sua decisão. Ainda segundo o juiz, Antão deverá dizer as seguintes palavras: “Meu nome é Rogério Antão e quero aqui me retratar da postagem ofensiva que fiz a prefeita Regina, pedindo as minhas mais sinceras desculpas e me comprometendo a respeitá-la”. Segundo o portal G1, o advogado de Antão disse que seu cliente não tem interesse em falar sobre o caso com a imprensa, e cumpriu o que foi acordado com a Justiça.



CCJ aprova prisão para quem reproduz imagem aviltante de cadáver em meio de comunicação

Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17) proposta que pune, com prisão, quem reproduz imagens aviltantes de cadáver na internet e em outras mídias. A proposta estabelece pena de detenção de um a três anos e multa para quem reproduz – em qualquer meio de comunicação – imagens ou cenas aviltantes de cadáver ou parte dele. A pena é aumentada em 1/3 se o responsável pela divulgação tiver acesso às imagens por meio de sua profissão. O parecer apresentado inicialmente por Fausto Pinato excluía da penalidade as atividades jornalísticas exercidas no estrito cumprimento do direito de informação. Mas, para evitar possíveis inconsistências, levantadas por outros parlamentares da CCJ, o relator retirou essa previsão. A proposta segue para análise do Plenário a Câmara dos Deputados.



Lei Seca fica mais rigorosa a partir desta quinta

(Foto: Reprodução)

A partir desta quinta-feira, 19, passam a valer as novas regras da Lei Seca no País, com punições mais rigorosas destinadas aos motoristas que praticarem os crimes de homicídio culposo (não intencional) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência. A pena para lesão corporal passa a ser de 2 anos a 5 anos. Em caso de morte, chega a 8 anos de reclusão. Atualmente, as penas para esses crimes permitem a fiança, a ser arbitrada por um delegado de polícia. Com as alterações previstas pela Lei 13.456/2017, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Michel Temer, essa opção no âmbito da polícia deixa de existir, e só quem poderá liberar por fiança será um juiz em análise posterior à prisão.A nova lei não faz mudanças quanto aos procedimentos adotados durante as fiscalizações policiais e também não altera a tolerância de álcool no sangue ou o valor da multa.



Psicologia no Centro Médico São Gabriel com Roberta Assis

Foto: Divulgação

O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região a psicóloga Roberta Assis, auxliando no tratamento da Depressão, ansiedade, fobias, dependência química, problemas do desenvolvimento, dentre outras patologias. Atendimento todas as quartas e quintas-feiras. Agende sua consulta! (77) 3441-1502 / (77)99925-8807.



Novo texto do CPP enfraquece atuação do MP e não contribui para o combate à impunidade, avalia CONAMP

(Foto: Reprodução)

O relatório apresentado hoje (18) na Comissão Especial que analisa o PL 8045/10 - que trata do novo Código de Processo Penal (CPP), acendeu sinal de alerta para os Membros do Ministério Público. Segundo o presidente da CONAMP - Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Victor Hugo Azevedo, a minuta do substitutivo apresentada pelo relator, deputado João Campos, traz grande preocupação para a atuação e o papel do MP.  “Diferentemente do esperado, ao contrário de fortalecer o combate ao crime e à impunidade, o texto do novo CPP cria dificuldades para o Ministério Público continuar investigando crimes e combatendo a corrupção, repete e reforça  o modelo de investigação com base no inquérito policial,  em vigor desde 1941, que é ineficiente e burocrático”, avalia. Na visão da entidade, este ponto precisa ser necessariamente aperfeiçoado para incorporação do entendimento do STF sobre o poder de investigar do Ministério Público. Destaca-se ainda, entre outros pontos, o arquivamento do inquérito policial no prazo de 2 anos, mesmo não tendo sido concluído. A CONAMP aguarda a divulgação da redação final do parecer para exame da integralidade da proposta apresentada pelo Deputado João Campos.



Atleta brumadense vence prova feminina na Meia Maratona do Descobrimento

A atleta Taiane Lima se sagrou a grande vencedora da categoria entre 20 e 24 anos (Fotos: 97NEWS)

A maratonista, Taiane Lima, de 22 anos que já confirmou ser uma das grandes promessas do atletismo brumadense, levou também o nome da ‘capital do minério’ para o alto do pódio ap se sagrar a grande vencedora da categoria feminina, entre 20 a 24 anos, da Meia Maratona do Descobrimento, que foi realizada em Porto Seguro no último domingo (15) cravando o tempo de 1 hora e 35minutos, que é considerado um dos melhores de sua carreira. Taiane vibrou com o resultado, mas já vinha treinando fortemente para vencer a prova. O evento contou com a participação de vários atletas brumadenses como: Marcão; Everton Avatar (2º lugar nos 10km masculino); Genaldo Silva (1º lugar dos 10km masculino), Juliandro (5º lugar nos 5km masculino); Adriana; Zé Carlos; Alline e Makarius. Em suma o nome de Brumado foi representado de forma espetacular, com duas vitórias que honraram o atletismo local, além do fato que todos os atletas completaram a prova.

O grupo de atletas brumadenses vem obtendo cada vez mais reconhecimento da classe esportiva (Fotos: Divulgação)


Brumado: Pacientes insatisfeitos com o Lacen; segundo eles a demora é cada vez maior e resultados de exames estão até sumindo

As reclamações referentes ao Lacen vêm aumentando (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A vinda do LACEN para Brumado foi uma das grandes conquistas da área de saúde, não só para Brumado, mas para todos os municípios pactuados que fazem parte da região de saúde. Conhecido pela eficiência nos serviços, o LACEN hoje convive com uma grande demanda, o que vem provocando um atraso na entrega dos resultados dos exames, que, em alguns casos, chega a 4 meses de espera. As reclamações dos usuários do Sistema Único de Saúde quanto à demora em receber resultados de exames feitos, aumentaram muito nos últimos meses. O prazo médio para buscar resultados de exames simples como os de triglicérides, colesterol e glicemia, conhecidos por meio de coleta de sangue feita em jejum, é de 15 dias. Mas os pacientes têm esperado até 120 dias para ter os resultados em mãos. Quando chegam para buscá-los, a informação é de que o exame havia sido encaminhado para as unidades de saúde de cada bairro onde os pacientes são atendidos. O jovem Edinan Almeida (19) relata que realizou a coleta do sangue no Lacen no dia 26 de dezembro de 2017 e o funcionário alegou que o exame seria entregue no Posto de Saúde da Vila Presidente Vargas, "fui por várias vezes no PSF da Vila e não chegava, voltei no Lacen e o exame também não estava lá, e nisso já se vão quatro meses e não recebi os exames ainda" relata. Ele ainda argumentou que "isso para mim é uma falta de respeito muito grande, a gente faz a coleta, fica à espera pelo resultado para mostrar ao médico e o exame acaba extraviando, sumindo num passe de mágica". Edinan ainda informou que ligou por diversas vezes para o Lacen e eles disseram que não encontraram o seu exame e pediram então para ele realizar o procedimento mais uma vez, "agora graças a Deus eu não estou com uma doença grave, mas e os outros pacientes que estão nesta mesma situação?", questionou o jovem.



Funcionário de igreja acusado de estupro após coroinha contrair sífilis é afastado

Foto: Reprodução

O funcionário de uma igreja que foi acusado de estupro por um dos coroinhas, de 13 anos, após o menor ter contraído sífilis, foi afastado das funções na paróquia da igreja da cidade de Caravelas, no extremo sul da Bahia. Ele também é investigado pela Polícia Civil por outro caso de estupro. O garoto que fez a denúncia contou que outro adolescente também foi estuprado pelo mesmo homem. O delegado Gilvan de Meireles Prates, titular da Delegacia de Caravelas, disse que o outro menor foi ouvido, mas nega que tenha sido abusado. Ainda assim, a polícia encaminhou o garoto para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde realizou exames para verificar se ocorreu estupro. Os resultados ainda não foram divulgados. Segundo comunicado da paróquia de Teixeira de Freitas, responsável pela igreja de Caravelas, o homem foi afastado assim que teve conhecimento das acusações. A nota diz, ainda, que o suspeito tem deficiência mental. "Embora seja funcionário da paróquia, o mesmo possui deficiência mental comprovada através de laudo médico e é contratado nesta modalidade para suprir uma exigência legal", diz a nota. O comunicado também afirma que o suspeito não é líder religioso e exercia apenas uma função de ajuda na missa, sem qualquer função de direção ou destaque. De acordo com o delegado, exames constataram que o menor sofreu abuso sexual, mas não foi possível apontar a autoria. Mesmo assim, apesar de o suspeito negar o crime, há indícios de que ele cometeu o estupro. Conforme o depoimento do menor, os estupros ocorreram ao menos cinco vezes, desde maio do ano passado. Ele contou que também foi ameaçado de morte. O adolescente está passando por acompanhamento médico e psicológico, segundo a polícia.