ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Empresa inicia estudo técnico para implantação de controladores de velocidade nas principais vias da cidade

Paramirim: empresário morre em colisão entre utilitário e ônibus da Novo Horizonte

Insegurança: Brasileiro é o 2º no mundo com mais medo de andar sozinho na rua à noite, aponta estudo

De quem é a culpa? Motorista derruba poste que estava no meio da rua e deixa moradores sem energia na Vila Presidente Vargas

Notáveis: Projeto de Irrigação por Capilaridade levará alunas do IFBA de Brumado a representar a Bahia no Robótica 2018

Brumado: Acontece neste sábado (20) a Seresta Vip com Canindé, Evandro Correia e Ed Rossi

Ituaçu: Líder de bando especializado em assaltar farmácias é preso com ajuda de sistema de monitoramento eletrônico

Ex-vereador e comparsa são condenados a mais de 10 anos por jogar ácido em ex-cunhada

Menor infrator que fugiu de Casa de Acolhimento em Salvador é apreendido em Brumado

Jequié: Em decisão emocionante, juiz emancipa jovem que morava em galinheiro

No dia do médico, Sesab comemora mais de 25 mil postos de trabalho

Empresário livramentense lança o aplicativo para celular Guia Médico Saúde Sudoeste

Brumado: 90ª Zona Eleitoral deu início ao procedimento de carga e lacração das urnas para 2º turno

Falsas agentes do controle da dengue furtam R$ 4 mil de idosa em Livramento de Nossa Senhora

Continua 'Promoção Quinta Maluca do Rey do Dellivery ': Pizza grande por R$ 19,99 + bordas grátis

18 de Outubro dia do Médico, uma homenagem do Centro Médico São Gabriel

Seca se intensifica na região de Vitória da Conquista; mais de 60 municípios serão atingidos pela forte estiagem

Aluna brumadense irá representar Brumado na 2ª Edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Salvador: Claudia Leitte e outros passageiros são impedidos de voar em aeronave de táxi aéreo irregular

Homicida arrependido se apresenta em Vitória da Conquista e confessa que matou o cunhado em SP


Brumado: Empresa inicia estudo técnico para implantação de controladores de velocidade nas principais vias da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os equipamentos eletrônicos controladores de velocidade têm como objetivos principais a educação no trânsito e evitar ancidentes graves em locais potencialmente suscetíveis à sua ocorrência. Buscando reorganizar a malha viária de Brumado, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da prefeitura municipal, acionou uma empresa para realizar um estudo técnico para viabilizar a possibilidade de instalação de controladores de velocidade, o popular radar. De acordo com o representante da empresa Tivic, Thiago Barros, o objetivo inicial é saber quais os pontos estratégicos onde haverá a necessidade de instalação dos equipamentos. “Não adianta, sair instalando lombadas em todos os pontos críticos, assim você acaba penalizando todos os condutores, inclusive pessoas com mobilidade reduzida. Com o controlador, você penaliza apenas os motoristas que passam acima da velocidade determinada na via”, comentou. Já a engenheira de tráfego, Rafaela Castro, destacou que a lombada acaba deixando a trânsito mais lento, causando prejuízos a todos os setores. "Já é comprovado que os controladores de trânsito traz eficiência e melhoria no trânsito de várias cidades, além de diminuir o número de acidentes, aumentando a demanda de resgate no SAMU 192, que hoje atende mais ocorrências que esteja relacionadas ao trânsito", destaca. O coordenador de educação da SMTT, Jansen Ricardo, informou que os radares representam um reforço nesse sentido. “Sempre foi nossa proposta colocar radares fixos em Brumado. É uma iniciativa muito comum em cidades do nosso porte e, que traz bons resultados, seguindo a tendência das cidades que estão em crescimento. A frota de carros da cidade cresceu muito nos últimos anos, por isso temos que ter medidas efetivas para melhorar o trânsito e garantir a segurança da população”, enfatizou Ricardo.



Paramirim: empresário morre em colisão entre utilitário e ônibus da Novo Horizonte

O empresário acabou não resistindo e falecendo ainda no local (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um acidente que aconteceu por volta das 20h25m desta quinta-feira (18) no município de Paramirim, região sudoeste da Bahia, acabou tendo uma vítima fatal. Segundo informações passadas à redação do 97NEWS, uma colisão entre uma Strada que estava sendo conduzida por um empresário conhecido como “Sinvaldo do Gesso” acabou tendo uma forte colisão frontal com um ônibus da empresa Novo Horizonte. Devido ao forte impacto o empresário acabou não resistindo e falecendo ainda no local. O motivo que causou o acidente está sendo investigado, mas, segundo depoimentos de próprios familiares, Sinvaldo, ao fazer uma conversão na pista de rolamento, tendo utilizado parte da contramão, o que, pelo fato do local ter baixa luminosidade, ter contribuído para a colisão. Ele era muito querido na cidade, assim como toda a família que está muito chocada. O corpo foi trazido para o IML de Brumado e o sepultamento deverá ocorrer nesta sexta-feira (19) em Paramirim debaixo de muita comoção.

A situação em que o ônibus ficou mostra a força do impacto da colisão (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Insegurança: Brasileiro é o 2º no mundo com mais medo de andar sozinho na rua à noite, aponta estudo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que sete em cada 10 brasileiros (68%) se sentem inseguros em andar à noite na sua vizinhança. Segundo o diretor do FGV Social, Marcelo Neri, a pesquisa compara a evolução da percepção dos brasileiros em relação a outros países. “É uma pesquisa que cobre 124 países. O Brasil é o segundo pior do ranking. Ele só perde para o Afeganistão. Até quando a gente pergunta para a população se alguém na família sofreu algum assalto nos últimos 12 meses, a situação do Brasil é ruim, mas não é tão ruim. Mas a situação vamos dizer do medo da violência, acaba sendo maior do que a própria violência.” O levantamento aponta também que, no Brasil, as mulheres (76%) sentem mais medo de andarem sozinhas à noite na rua do que os homens (60%). Além disso, o estudo mostra que este tipo de fenômeno é típico das grandes cidades. Por exemplo, nos municípios maiores, 75% dos moradores sentem temor de andar sozinhos na rua escura. Já nas cidades menores, incluindo o campo, 61% têm essa percepção.



De quem é a culpa? Motorista derruba poste que estava no meio da rua e deixa moradores sem energia na Vila Presidente Vargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores e comércio da Vila Presidente Vargas, no entorno da empresa Magnesita, em Brumado, ficaram sem energia elétrica depois que um homem bateu com uma caçamba em um poste. O incidente aconteceu por volta das 19h da última quarta-feira (17). De acordo com os moradores, a batida danificou o poste, derrubando a fiação de energia elétrica e cabos de telefone. O problema teria afetado ainda o acesso à internet na Vila. Ainda segundo os moradores, o poste foi deixado no meio da via após a pavimentação da Rua Emanoel Fernandes. Um morador que pediu reserva de identidade, informou que faltou comunicação entre a prefeitura e a Coelba. "A prefeitura realizou a pavimentação na rua, fez tudo certo, mas infelizmente a Coelba não veio retirar o poste do meio da rua", relata. Segundo testemunhas, o motorista da caçamba tentava dar ré no veículo, e não percebeu a a proximidade do poste por já estar escuro. Com o impacto, o poste quebrou e atingiu o muro de uma residência. A Coelba conseguiu restabelecer o abastecimento de energia em algumas casas da Vila duas horas depois do acidente. Na manhã de quinta-feira (18), o trabalho de recuperação da linha e do poste afetado havia sido concluído. A Coelba também mudou a localização e, instalou o novo poste na lateral da via. O motorista que provocou o acidente não foi identificado. 



Notáveis: Projeto de Irrigação por Capilaridade levará alunas do IFBA de Brumado a representar a Bahia no Robótica 2018

As alunas Fabrícia Cotrim Pires e Gabriela Porto ao lado do professor de robótica Marcos Pereira dos Santos muito felizes pelo reconhecimento do projeto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A projeção de que a vinda de uma unidade do IFBA para Brumado iria dinamizar muito o setor educacional de Brumado superou todas as expectativas e, em poucos anos de atividades, agora em seu novo e moderno campus, a instituição já comprova um status de referência, com vários projetos que vêm ganhando dimensão nacional. A tese de que um país se muda com uma Educação de qualidade, que tenha na profissionalização um de seus fortes aliados traz a esperança de um futuro melhor para as próximas gerações. A equipe do 97NEWS esteve novamente no campus do IFBA de Brumado para reportar mais um grande feito de seus alunos, que vêm mostrando que estão totalmente sintonizados com as novas vertentes do conhecimento. Desta feita, duas alunas, Fabrícia Cotrim Pires (18), estudando do curso de edificações e Gabriela Porto (17), do curso de informática, se uniram, com o apoio do professor de robótica, Marcos Pereira dos Santos na criação de um projeto admirável que foi fruto de muita pesquisa e estudos e tem uma forte sincronia com o semiárido.

 

O projeto permite a irrigação com um mínimo volume de água, evitando o desperdício e favorecendo o meio ambiente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Denominado “Irrigação por Capilaridade” o projeto, que está em estado experimental, proporcionará aos produtores rurais, por meio da automatização, uma economia substancial de água, já que, por meio de sensores, o sistema, após identificar que o volume de água já foi o suficiente, cessará automaticamente a liberação, trazendo economia e garantindo a continuidade da plantação, ou seja, o projeto proporciona a irrigação com o mínimo de água possível, o que, para a nossa região, que vem vivenciando períodos de estiagens cada vez mais intensos é de grande relevância. Então, diante da essência grandiosa do projeto, os três foram escolhidos para representar a Bahia no Robótica 2018, uma conferência nacional do setor que acontecerá na capital da Paraíba nos próximos dias 06 a 10 de novembro, onde acontecerão palestras, workshops e inúmeras apresentações científicas.

O projeto é todo automatizado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O feito é grandioso e tem que ser reconhecido por toda a sociedade brumadense que mostra o talento de seus alunos e o grande potencial ideológico e criativo para criar formas para a sustentabilidade não só do meio ambiente, como é o caso do referido projeto, mas também em vários outros setores. Vale ressaltar que existe uma nova vertente de aplicabilidade para esse projeto de irrigação por capilaridade que é na área de saúde pública, pois ele não permite o acúmulo de água, o que pode gerar a criação de um sistema paralelo nesse sentido, que pode ser utilizado, inclusive, em condomínios, indústrias e até em residências. “Temos que saber aproveitar esses avanços tecnológicos, então, estamos muito felizes pelo reconhecimento de nosso projeto e por poder representar Brumado e a Bahia num evento tanto grandioso como a Robótica 2018”, destacaram as alunas que não esconderam a grande felicidade por terem o reconhecimento de seu projeto que poderá, agora, ter uma projeção a nível nacional. Estarão presentes ao evento as grandes indústrias do país e a nata do segmento tecnológico brasileiro e, o projeto das alunas do IFBA pode ser industrializado com uma patente original em Brumado, o que seria um feito histórico para a educação da capital do minério.



Brumado: Acontece neste sábado (20) a Seresta Vip com Canindé, Evandro Correia e Ed Rossi

Foto: Divulgação

Para os amantes de uma boa seresta, o programa de fim de semana será na AABB de Brumado. Neste sábado (20), a partir das 22h, acontece a 3ª Seresta Vip com os cantores Canindé, Evandro Correia e Ed Rossi. O ingresso individual por somente R$ 30. Mesas custam R$ 100 (sócio) e R$ 120 (não sócio) -- corre e garanta já a sua, pois restam apenas as últimas unidades. A compra pode ser feita diretamente na secretaria da AABB ou pelo telefone (77) 9.9997-0764. Já os ingressos individuais podem ser adquiridos em Tiazinha Distribuidora. 



Ituaçu: Líder de bando especializado em assaltar farmácias é preso com ajuda de sistema de monitoramento eletrônico

As imagens capturadas pelo sistema de monitoramento eletrônico contribuíram para a prisão do líder dos assaltos (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Algumas correntes criminosas acabam se especializando em ilicitudes contra estabelecimentos comerciais, já que os mesmos possuem um fluxo de caixa em constante rotatividade. Nesta semana, no município de Ituaçu, um trio que se encaixaria neste perfil acabou sendo preso após serem flagrados por um sistema de monitoramento eletrônico. Eles já tinham assaltado duas farmácias na cidade e, numa nova tentativa, no momento da fuga tiveram o veículo identificado pelas imagens, o que facilitou a prisão do líder do bando nesta quinta-feira (18) , o qual não teve a identidade revelada, somente que é morador de Barra da Estiva e possui 42 anos. As investigações estão em curso e vários outros delitos em farmácias e outros estabelecimentos comerciais daquela região podem ser desvendados.



Ex-vereador e comparsa são condenados a mais de 10 anos por jogar ácido em ex-cunhada

Mulher foi queimada por ácido pelo ex-companheiro da irmã — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um ex-verador baiano e um comparsa dele foram condenados, nesta quinta-feira (18), a mais de 10 anos de prisão por atirar ácido em uma vendedora de lanches, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi divulgada pela Justiça. O crime ocorreu no dia 30 de maio de 2017. O ex-vereador, identificado como Roberto das Neves, foi o mandante da ação. O comparsa dele, Edson Eduardo Sales Guimarães, é apontado como autor. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a vítima, identificada como Maria José de Oliveira Souza, é ex-cunhada de Roberto e teria sido atacada porque o acusado culpava a mulher pelo fim do relacionamento com a irmã dela, Noemi de Oliveira Souza. A vítima foi ferida no momento em que estava a caminho do trabalho, no bairro Chácara São Cosme, em Feira de Santana. Maria teve queimaduras graves nos braços e tórax. O ex-vereador e o comparsa dele estavam presos desde a época do crime, quando tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça. Nesta quinta, os dois passaram por júri popular. A audiência foi realizada no Fórum Desembargador Filinto Bastos, no centro de Feira. O júri durou mais de dez horas. Conforme a Justiça, Roberto das Neves foi condenado a 11 anos de prisão. Já Edson Eduardo deverá cumprir 10 anos e 4 meses. Ambas as condenações são em regime fechado. Após o julgamento, os acusados foram levados para o Conjunto Penal de Feira de Santana, local onde estavam desde a prisão.



Menor infrator que fugiu de Casa de Acolhimento em Salvador é apreendido em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um menor, que tinha fugido da Casa de Acolhimento ao Menor Infrator em Salvador, foi apreendido na noite de quinta-feira (18), na Praça João Romão no bairro Dr. Juracy, em Brumado. De acordo com a Polícia Militar (PM), durante uma abordagem do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) que realizava rondas no bairro o indivíduo foi abordado no local e informou aos policiais que havia se evadido da Casa de Acolhimento. Por essa razão, o mesmo foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia de Brumado, para fins legais.



Jequié: Em decisão emocionante, juiz emancipa jovem que morava em galinheiro

Foto: Divulgação

Uma jovem da cidade de Jequié que morava em situação de miserabilidade, é emancipada por Juíz. Naiane Santos Silva, de 17 anos foi abandonada pelos pais aos 11 anos de idade que teve que residir em um galinheiro às margens da BR-330 e era alimentada por pessoas que trabalhavam na pista. Conhecendo a história de vida de Naiane, o juiz Luciano Ribeiro emancipou a jovem. A jovem, recentemente, foi contemplada com uma casa do programa Minha Casa Minha Vida, mas foi impedida de assinar o contrato por ser menor de idade. Com isso, perdeu o direito à casa. A ação para emancipação foi proposta pela Defensoria Pública da Bahia. O magistrado, agora, espera que com a decisão Naiane possa ter dignidade e acesso a educação, moradia e um trabalho. Em 2014, a jovem passou a viver com o companheiro, na época já maior de idade. Ela já é mãe, separada, e, atualmente, vive apenas com recursos do Bolsa Família e mora de favor em uma casa pequena, mas pode ser despejada. Na ação, a Defensoria alega que a jovem já exerce atos de maioridade civil, sendo responsável pelo filho e por prover seu próprio sustento desde os 11 anos de idade. O parecer ministerial afirma que a história de vida da jovem “é a prova cabal da falência do Estado e de que o sistema muitas vezes não funciona”.  Na decisão, o juiz diz que, em 13 anos de magistratura, nunca imaginou julgar um processo como esse, e por isso, se viu obrigado a proferir a sentença em 1ª pessoa. “As tragédias pessoais e familiares se sucedem, de forma interminável, no nosso Brasil. Em casos assim, temos a exata compreensão de como os desmandos e a corrupção daqueles que administram o dinheiro e a coisa pública são maléficos a seres humanos”, avalia. 

 

Foto: Divulgação

Em entrevista ao Bahia Notícias, ele diz que "apesar da jovem não estar casada pela lei civil, não ter emprego, não estar prestes a ingressar em uma universidade, e não possuir estabelecimento comercial, a situação dela é “muito grave e, por isso, não se pode encerrar a análise da questão no Código Civil, partindo-se, portanto, e de forma sistêmica, a um exame harmônico com princípios constitucionais”. A adolescente só teve o primeiro documento em janeiro de 2017. Por conta do pedido de devolução da pequena casa em que residia, e por não ter onde morar, foi feito o cadastro da adolescente no Ministério do Desenvolvimento Social, onde, por ser mulher e chefe de família, teve prioridade para ser inscrita no Programa Minha Casa Minha Vida. No momento da assinatura do contrato do imóvel, a Caixa negou o direito por ser menor de idade. A partir daí, a Defensoria ingressou com a ação para emancipação. “Como resultado desse jogo mais que injusto, perde Naiane, perdemos todos nós. Até quando? Mas vai, Naiane! Comprovou-se que a vida já te emancipou, e agora quem o faz é o Poder Judiciário, que lhe deseja paz e inteireza, para cuidar de si, sua família e irmãos, pois se você ainda não tem esses direitos, caráter, honra e brio já demonstrou que possui, de sobra. Como toda sertaneja, és uma forte!”,  escreveu o juiz Luciano Ribeiro antes de declarar a emancipação. A ação já transitou em julgado. “Nós temos limitações humanas, trabalhamos com pouca estrutura, e com isso tudo, ficamos em dívida com a sociedade e a sociedade, às vezes, personaliza essa dívida por falta de empenho ou dedicação da nossa parte. Que isso também sirva, de alguma forma, para mudar um pouco a visão do Poder Judiciário. Tem muitos juízes e juízas preocupados em fazer justiça e fazer seu papel social. Nós podemos não só julgar processos, mas modificar a realidade das pessoas. E isso conforta muito a gente”.

 



No dia do médico, Sesab comemora mais de 25 mil postos de trabalho

Foto: Divulgação

Com 25.387 postos de trabalhos médicos abertos em suas unidades e nas Policlínicas Regionais de Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desde 2015, quando eram 22.637, tem aumentado o número desses profissionais atuando na assistência à população. Esta expansão é resultado das ações na área da saúde entre os anos de 2015 e 2018, cujo investimento ultrapassou a casa dos R$ 20 bilhões em obras, serviços e recursos humanos ao longo dos anos. O aumento do número de médicos foi possível, principalmente, por conta da inauguração de sete novos hospitais, oito policlínicas, quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e abertura de diversos leitos em hospitais já existentes. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que estão sendo feitos constantes investimentos em obras para desafogar os “gargalos” existentes e oferecer mais postos de trabalho para médicos e mais serviços de saúde para a população. “Na medida em que investimos na reforma, ampliação e qualificação das unidades de saúde, valorizamos não só os pacientes, mas também os médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma. Hoje, 18 de outubro, quando se comemora o Dia do Médico, os profissionais chamam atenção para a importância de se investir na medicina preventiva, e, neste sentido, a Secretaria da Saúde do Estado tem destinado recursos para a construção de unidades básicas de saúde, com o intuito de ampliar a atenção básica de saúde e, consequentemente, evitar o agravamento de enfermidade e internações.



Empresário livramentense lança o aplicativo para celular Guia Médico Saúde Sudoeste

O empresário Antônio Félix acredita no sucesso do aplicativo Guia Médico (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com os avanços tecnológicos que estão transformando a vida das pessoas, os aplicativos para celulares se tornaram uma ferramenta importante, pois eles facilitam acesso a informações e inúmeros tipos de serviços. Conectado a esse novo momento, o empresário livramentense Antônio Félix está lançando o aplicato “Guia Médico Saúde Sudoeste” o qual traz numa nova concepção nos serviços na área de saúde para um grande número de municípios regionais, onde os usuários poderão ter acesso a todos os tipos de informações, imagens, contatos, orçamentos, entre outros, o que dinamizará a escolha do serviço ideal, tendo no custo/benefício outra grande vantagem. Segundo o criador do aplicativo, ele já atua neste setor há quase dez anos, já tendo lançado o Guia Médico versão imprensa. “A versão para aplicativos surgiu dos próprios clientes e das clínicas e médicos, que nos solicitaram essa adaptação que já está sendo lançada”. Para baixar o aplicativo é muito simples, é ir ao playstore do celular, colocar na busca Guia Médico Saúde e, depois, é só baixar. Félix ainda informou que ainda este ano estará lançando, nos mesmos moldes, o aplicativo “Guia Jurídico Regional”, o qual trará todas as informações e contatos da área jurídica da região.



Brumado: 90ª Zona Eleitoral deu início ao procedimento de carga e lacração das urnas para 2º turno

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 90ª Zona Eleitoral de Brumado deu início, na última terça-feira (16), aos os procedimentos de carga e lacração das urnas que serão utilizadas nas eleições do segundo turno, em Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. O trabalho segue até o dia 24 de outubro. Os procedimentos acontece em uma sala anexa Fórum Eleitoral de Brumado, localizado na Avenida João paulo I. O Juíz Eleitoral Dr. Rodrigo Brito e o chefe de cartório Igor Araújo, acompanharam o início dos trabalhos. De acordo com o TRE/BA, juízes eleitorais, promotores de justiça, defensores públicos, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e também representantes de partidos políticos, podem fiscalizar os trabalhos. 



Falsas agentes do controle da dengue furtam R$ 4 mil de idosa em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Ilustrativa

Uma idosa de 84 anos teve R$ 4 mil reais furtados por duas mulheres que se passaram por agentes do controle de vetores. O golpe ocorreu na última quarta-feira (17), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A Polícia Civil está investigando o caso e denúncias envolvendo outras vítimas. A aposentada Ana Ramos, mora com outra irmã de 86 anos e tinha acabado de sair do banco quando foi abordado pelas suspostas agentes na sua residência. Segundo o delegado da cidade, Claúdio Oliveira, a idosa sacou a quantia num banco e foi seguida pelas golpistas. “A idosa foi seguida pelas mulheres que se passaram por agentes de saúde para subtrair a quantia da vítima. Elas entraram na casa, uma das mulheres distraiu a vítima, enquanto a outra procurava a quantia”, contou. As suspeitas não usavam uniformes do setor de vigilância e nem possuíam crachá, mesmo assim elas forçaram a entrada na casa. “A senhora descobriu que estava sendo vítima de um roubo. Foi então que, a idosa segurou a bolsa contra o peito, que foi violentamente arrancada”, relatou o delegado. Em entrevista a Rádio 88 FM de Livramento, o delegado disse que pelo fato de as irmãs estarem fragilizadas fisicamente, deve ter motivado a ação das golpistas. “Não abra sua casa para pessoas que você não conhece. É muito importante ter certeza se as pessoas são quem dizem ser”, comentou o delegado da cidade. Com o auxílio da família, Ana Ramos registrou Boletim de Ocorrência. "Eu podia ter pedido um crachá, mas deixei a mulher entrar, ela me levou na conversa. Com isso, tive um prejuízo de R$ 4 mil reais", lamentou.



Continua 'Promoção Quinta Maluca do Rey do Dellivery ': Pizza grande por R$ 19,99 + bordas grátis

(97NEWS Publicidade)

Brumadense é um povo apaixonado por pizzas e quando elas são de alta qualidade, acompanhadas por um preço irresistível, o sabor é ainda melhor. É exatamente isso que o Rey do Dellivery, Telepizzas e Lanches, está promovendo, com promoções incríveis e imperdíveis. A qualidade das pizzas do Rey do Delivery é um grande diferencial, que é representado pelo renomado e premiado pizzaiolo Darlan Ribeiro, que é considerado um dos melhores da região. A nova promoção é a “Quinta Maluca”, onde os clientes irão poder pedir uma pizza grande, de qualquer sabor, com as bordas grátis, por apenas R$ 19,99, que com certeza irá fazer a alegria da galera e das famílias. O Rey do Dellivery fica Praça Maria Aparecida Ferreira, 56 (Fundo do Detran) e o horário de funcionamento é das 18h às 0h0m e você pode pedir a sua pizza pelo celular ou whatsapp: 9.9925-4844. O valor da promoção é só para pedidos no balcão, para entrega é adicionada a taxa de R$ 3,00. Aguardem que uma nova e grande promoção em breve. 

A alta qualidade das pizzas do Rey do Dellivery é o diferencial (Foto: Divulgação)


18 de Outubro dia do Médico, uma homenagem do Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

Bem mais que parabenizar, nós queremos agradecer a você, por exercer a arte de cuidar da vida com respeito, amor e dignidade. O Centro Médico São Gabriel parabeniza a todos os profissionais Médicos pelo seu dia, em especial aqueles que nos tornar referência a cada dia. 18 de Outubro, Dia do Médico. 



Seca se intensifica na região de Vitória da Conquista; mais de 60 municípios serão atingidos pela forte estiagem

A forte seca já produz imagens fortes que projetam que a situação poderá piorar ainda mais caso as chuvas não venham logo na região de Vitória da Conquista (Foto: Flicker)

A região sudoeste da Bahia está com 62 municípios em situação de emergência por conta da seca. Em Vitória da Conquista, no Povoado de Três Lagoas, por exemplo, a situação é tão crítica que até a água do Rio Pardo, que abastece a localidade, secou. Os moradores de Três Lagoas têm apoio de carros-pipa, mas a água que chega para eles não é suficiente nem para as necessidades básicas dos moradores, como tomar banho e cozinhar. De acordo com a TV Sudoeste, a aposentada Erenéia Vieira, de 101 anos, disse que foi surpreendida pela situação da seca no povoado este ano. “Eu nunca vi uma seca como essa. Eu nunca vi o pasto seco, estou vendo agora”, lamentou. A expectativa dos moradores é que agora, com a situação de emergência reconhecida, novas ações e medidas sejam tomadas para amenizar os efeitos da estiagem. De acordo com a Defesa Civil de Vitória da Conquista, 156 localidades, 16 assentamentos e um distrito são abastecidos com 17 carros-pipa. “A prefeitura de Vitória da Conquista, já autorizou o Secretário de Administração a contratar 12 carros [pipa]. E a Defesa Civil está buscando junto a Sudec recursos oriundos do Ministério da Integração, para que nos meses de novembro e dezembro tenhamos mais uns quatro ou cinco carros para atender a população”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Ubaldino Figueredo. 



Aluna brumadense irá representar Brumado na 2ª Edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

A aluna Bruna Lorena ao lado da professora Cintia Batista, que irão representar Brumado na 2ª Olimpiada de Matemática dos Institutos Federais (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A 2ª Olimpiada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF 2018), terá uma aluna representando o município de Brumado, a jovem Bruna Lorena, que é aluna do Campus do IFBA. Ela ficou muito surpresa a ser convidada para participar deste mega evento que acontecerá entre os 19 e 21 de outubro em Muzambinho (MG). “Eu estou cursando o primeiro ano do ensino médio e fiz a prova sem muitas esperanças, mas, como tenho uma boa afinidade com a disciplina acabei sendo a escolhia. Foi uma grande surpresa que irá me estimular ainda mais para continuar a minha jornada estudantil”. Ela irá acompanhada da professora Cintia Batista que destacou que “Bruna sempre foi uma aluna notável, sendo a Matemática um dos seus pontos fortes, então está foi mais do que justo ela ter sido convidada para participar da olimpíada deste ano, que, além da prova, terá muitas atividades como palestras, workshops, mesas redondas e tantas outras atividades”. Elas embarcaram nesta quinta-feira (18) muito otimistas num bom resultado e muito felizes por poderem estar representando Brumado num evento de tanta magnitude.



Salvador: Claudia Leitte e outros passageiros são impedidos de voar em aeronave de táxi aéreo irregular

Foto: Divulgação/Anac

Uma aeronave que prestava o serviço de táxi aéreo irregular, também conhecido como transporte aéreo clandestino, foi interdidata pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no aeroporto de Salvador, após denúncia anônima. A aeronave iria embarcar para o aeroporto de Congonhas (SP) e, segundo a Anac, entre os passageiros estava a cantora Claudia Leitte. De acordo com o G1, a interdição ocorreu na quarta-feira (17), um dia após o órgão federal receber a denúncia. A ação faz parte da campanha "Voe seguro, não use táxi aéreo clandestino". A Anac detalhou que, na ação, a aeronave de matrícula PR-OLB, só poderia ser utilizada para transporte privado. Entretanto, durante a fiscalização, foi constatado que a empresa e a aeronave não possuíam autorização para prestar serviços de táxi aéreo e, portanto, não poderiam realizar transporte remunerado por não garantirem as condições necessárias de segurança desse tipo de operação. Segundo a Anac, um processo administrativo foi instaurado e, após conclusão da investigação, os pilotos e o operador da aeronave poderão ser multados e ter as licenças e certificados cassados. A Anac destaca que a operação irregular de táxi aéreo, também conhecida como táxi aéreo pirata, é uma infração ao Código Brasileiro de Aeronáutica e pode configurar crime. Outros artistas já se envolveram na mesma situação, a aeronave que transportaria a cantora Anitta também foi atuada pelo mesmo motivo. Nas ações de fiscalização, este ano, já foram interditadas aeronaves utilizadas pela cantora Marília Mendonça, pela dupla Maiara e Maraisa e pelo cantor Amado Batista. 



Homicida arrependido se apresenta em Vitória da Conquista e confessa que matou o cunhado em SP

Ao se entregar à Polícia o acusado confessou que matou o cunhado (foto menor) em SP | Foto: Divulgação DH/VCA.

No dia 25 de agosto deste ano, Tiago Lacerda Costa, iniciou uma discussão com seu cunhado Juscelino Coelho Souza, por causa do imóvel que moravam no bairro do Jaçanã, na cidade de São Paulo e no calor da discussão a vítima pegou um pé de cabra para agredidor Tiago e, este conseguiu segurar a arma e desferiu um golpe na cabeça de Jucelino que caiu desacordado, rolando pela escada do imóvel. O autor Tiago acreditando que havia ferido a vítima fugiu do local e fugiu para a Bahia, pois seus parentes residem aqui e quando chegou na localidade onde mora foi informado por familiares que Juscelino havia morrido em decorrência do golpe que sofrera e sua mãe o aconselhou a apresentar-se na Delegacia de Homicídios e confessar seu crime, o que de fato fez na nesta quinta-feira (18), acompanhado por seu advogado, aonde confessou a autoria desse crime hediondo, bem como apontou a motivação do mesmo.O 73 DP de Jaçanã já foi informado do caso e confirmou a veracidade dos fatos. O autor foi interrogado e liberado em seguida, pois contra o mesmo ainda não existe prisão preventiva decretada e ele ficará à disposição da Justiça Criminal do estado de São Paulo.