ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Brumado: Vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira (23)

Foto: Conteúdo l 97News

A Secretaria da Saúde da Bahia autorizou para esta segunda-feira, 23, o início da Campanha de Vacinação contra H1N1. Os municípios poderão começar a vacinar grupos prioritários. A Secretaria de Saúde de Brumado prevê vacinar mais de 16 mil pessoas, ou seja 90% do seu público alvo. O primeiro lote com cerca de 3 mil doses da vacina, serão distribuídas nas unidades básicas de saúde de cada bairro ou comunidade da zona rural. A campanha irá até 1º de junho. Mas o dia 'D' da campanha será no dia 12 de maio. Os grupos prioritários são: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. A preocupação com o aumento dos casos de gripe H1N1 levou muitos baianos a buscar vacinação contra o vírus. A vacina disponível cobre os três subtipos (H1N1, H1N1 tipo B e H3N2). Porém, ela tem maior eficácia para o H1N1. A duração da imunização é em torno de um ano. O melhor período de imunidade contra a doença é após um mês até o quinto mês. A vacina é contraindicada nos casos de febre alta (acima de 39ºC) e doenças ou remédios que alterem a imunidade. Para quem está fazendo uso de corticóide, a vacinação precisa ser orientada pelo médico.



Destruída pelas chuvas há cinco meses, motoristas apontam perigo causado por buracos na Av. Lindolfo Brito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após as chuvas de dezembro do ano passado em Brumado, buracos apareceram na Avenida Lindolfo Azevedo brito na saída para a cidade de Livramento e geraram reclamações por parte de motoristas e motociclistas. Além de afetar os veículos, que algumas vezes ficam com os pneus furados, os buracos na pista são perigosos para quem trafega no local. O carro balança a cada defeito na pista. “Nós estamos andando a cavalo, né? Muito buraco, muita trepidação”, disse o motorista Elias de Souza, que puxa manga para São paulo. Já ha quase cinco meses com o problema, a prefeitura municipal de Brumado informou que iria buscar junto ao Estado, verbas para o conserto das duas vias. Uma equipe de uma empresa particular chegou até medir a via, dando esperança aos motoristas e comerciantes do local, mas já estamos no mês de abril de 2018, e nada ainda foi feito. A nossa equipe visitou mais uma vez a avenida, e pode constatar que em vários pontos, motoristas de carro e de ônibus precisam reduzir a velocidade. A avenida segue pelo bairro Feliciano Pereira Santos até chegar na entrada do bairro São José, e os problemas continuam. “Está um queijo suíço isso aí. Sem condições, muito buraco”, disse um vendedor. Procurada à meses atrás pela equipe do 97NEWS, a prefeitura informou que "fazer um serviço de tapa-buracos não resolve mais, e no local tem que ser realizada a drenagem completa das duas vias". Em seu programa de rádio, o prefeito Eduardo Vasconcelos sempre frisou que, "é dever do estado a manutenção da via, devido ela ser uma extensão da BA-148".

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Moradores da Rua São Judas Tadeu, no bairro São Jorge pedem com urgência a pavimentação da via

A situação de precaridade da via é notória (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Bairro São Jorge ainda possui várias deficiências na área de infraestrutura, uma das principais é a condição precárias de várias vias, as quais necessitam de urgente recuperação. Uma das que mais vem tendo sobre si os apelos dos moradores é a Rua São Judas Tadeu, considerada uma das principais do bairro. A nossa redação recebeu o apelo do morador Anderson Almeida (35), que, de forma enfática citou que “a rua está toda esburacada e praticamente intransitável, ou seja, é uma situação inaceitável”. Ele ainda narrou que “esses dias uma ambulância do SAMU ficou impedida de subir a via devido ao grande número de buracos que são cada vez maiores” e ainda emendou dizendo que “já pensou se uma vida humana venha a se perder por uma coisa dessa, por isso é urgente que o poder público municipal venha realizar uma ampla obra de recuperação”. E finalizou citando que “outro caso foi o do carro do Sedex que quase tombou, após o motorista cair dentro de um buraco. Que a prefeitura seja sensível ao nosso apelo”.



Jacobina: Professora aparece em vídeo gravado por ela mesma ameaçando criança em creche

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma professora do município de Jacobina, foi afastada das atividades após aparecer em um vídeo, gravado por ela mesma, ameaçando uma criança na sala de aula de uma creche da rede municipal. O caso ocorreu no distrito de Novo Paraíso, na zona rural de Jacobina, na última terça-feira (19). A professora, que não teve nome divulgado, estava gravando a aula com um aparelho celular, no momento em que as crianças contavam histórias na sala, quando se irritou com um dos alunos. A situação aconteceu na Creche Municipal Odete Moraes Coelho, que atende 142 alunos. O secretário de Educação, Andre Luiz Mota Sampaio disse que a professora foi imediatamente afastada da unidade, até que todas as providências sejam tomadas. No momento em que a professora ameaça a criança, é possível escutar um choro no vídeo, mas não dá para identificar se houve alguma agressão física por parte dela contra o aluno. A Polícia Civil da cidade informou que a mãe da criança registrou boletim de ocorrência contra a docente. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Jacobina informou que o vídeo "mostra claramente uma professora agredindo verbalmente um aluno". A professora foi afastada do cargo.



Brumado: Prefeito, vice e 7 vereadores anunciam apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira

O grupo comandado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, que irá trabalhar em prol da eleição do ex-vereador Márcio Moreira foi anunciado (Foto: 97NEWS)

Sob a premissa de que política é grupo e que a vitória só é obtida por meio da união, o grupo situacionista liderado de forma muito segura pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) se reuniu na noite desta quinta-feira (19) para anunciar o apoio à pré-candidatura do ex-vereador Márcio Moreira (Patriota). Com a presença do vice-prefeito Édio Pereira (PC do B) e dos vereadores “Rey de Domingão” (PSB); Santinho (PTC); Palito (PSD); Wanderley Amorim (PDT); Gladson Dias (PDT); Elias Piau (PV) e Zé Carlos de Jonas (PT). O encontro aconteceu em clima de otimismo, onde todos confirmaram o seu comprometimento com o pré-candidato. Considerado um “exímio enxadrista”, o prefeito Eduardo Vasconcelos já revelou a formação que irá trabalhar em prol, nesse primeiro momento, do fortalecimento da pré-candidatura de Márcio Moreira, para, em seguida, assim que for dado o sinal verde por parte da Justiça Eleitoral, ir para o “front” da disputa. O vice-prefeito Édio Pereira, que já tem uma história política muito representativa, ressaltou a importância da união do grupo em prol do objetivo final que é obter novas vitórias e conquistas para a população brumadense. “A nossa união em prol da pré-candidatura de Márcio é uma prova de força”, pontuou Édio. O presidente do Patriota de Brumado, Amarildo Bonfim também esteve presente ao encontro e destacou que “a nossa legenda vem com uma nova filosofia, totalmente adequada aos novos tempos da política, propondo um diálogo positivo com o eleitorado, que hoje se mostra muito mais maduro democraticamente”. No final Márcio Moreira agradeceu a todos pela parceria e reafirmou que “o meu compromisso será na busca de atender o clamor popular, o qual aponta para que já tinha passado da hora de Brumado ter candidatos que tivessem comprometimento com o seu torrão natal e com microrregião”. Questionados por membros da imprensa se os vereadores iriam também dar apoio à pré-candidatura de “Manelão”, já que já foi anunciada uma parceria entre os pré-candidatos, o prefeito respondeu que “alguns já têm compromissos históricos na esfera federal, mas essa acomodação será feita de forma muito tranquila, podendo sim existir essa possibilidade de alguns darem o seu apoio a Manelão”. No final ainda ficou no ar a possibilidade de que outros vereadores ainda poderão vir dar o seu apoio a Márcio Moreira, mas nada de concreto foi dito, mas, segundo informações colhidas pelo 97NEWS, dois deles, poderão ainda “engrossar as fileiras”, formando um grupo ainda maior que irá lutar pela vitória nas urnas do representante do grupo de situação.



Itagibá: Ciganos são detidos com armas, carros, joias e mais de R$ 18 mil

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um trio de ciganos foi detido com duas armas, outros seis foram conduzidos à delegacia e um adolescente foi apreendido no município de Itagibá, no sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (19). Com o grupo, a polícia ainda apreendeu R$ 18.364 em espécie, carros, celulares, notas promissórias, cartões bancários, joias e documentos. Os suspeitos foram identificados como Vanderlan Cardoso da Silva, 33 anos, Alan Marques Santos, 31 anos, Pedro Aragão Pinheiro, 62 anos. Os conduzidos são Jéssica Araújo Oliveira, 27 anos, Cláudio da Silva Cardoso, 37 anos, Warley Costa da Silva, 25 anos, Maqueide Costa da Silva, 25 anos, e Alan Alves da Silva, 22 anos. Um dos homens não teve a identidade revelada. Todo o grupo e o adolescente foram enviados para a delegacia. Segundo o delegado da cidade, Nilo Siqueira Costa Neto, os homens estavam em casas diferentes, mas próximas uma da outra.



Com acúmulo de reclamações Coelba lança novo aumento no domingo (22)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Seja pela cobrança abusiva de tarifas ou por serviço mal prestado, o que não faltam à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia são reclamações. No site Reclame Aqui a instituição acumula 1.259 queixas e reputação geral “regular”. E a situação da Coelba deve piorar a partir do reajuste tarifário das concessionárias aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica já que o serviço – que não é lá é essas coisas no quesito qualidade –, vai ficar, em média, 16,95% ainda mais caro a partir do próximo domingo (22). Para a Coelba a correção média vai ser de 16,95%. A empresa atende a 415 municípios do estado. Já para os consumidores de alta tensão, os industriais, o reajuste médio vai ser de 16,17%. Já para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, a adequação média vai ser mais alta, e chegará a 17,27%. Em contrapartida ao aumento, a Coelba afirma que investiu, nos últimos cinco anos, R$ 5,1 bilhões em melhorias para a distribuição energética em todo o estado, com a intenção de aumentar a oferta para quase seis milhões de usuários. Apesar de quem usar não sentir efetivamente o benefício, a instituição garante que houve redução na duração de interrupção do fornecimento. “Nos últimos dois anos, o tempo de atendimento das ocorrências de falta de energia foi reduzido em cerca de cinco horas. Somente em 2016 para 2017, a diminuição foi de três horas. Reflexo dos investimentos em tecnologia como os sensores inteligentes conectados aos sistemas de controle instalados nos centros de operação”, disse a Coelba, por meio de nota.



Vitória derrota Internacional nos pênaltis e se classifica para as oitavas da Copa do Brasil

Foto: Reprodução SporTV

Vitória e Inter voltaram a fazer um jogo equilibrado, porém o Leão levou a melhor no tempo normal pelo placar de 1 a 0. O jogo aconteceu nesta quinta-feira (19) no estádio do Barradão, em Salvador, pela quarta fase da Copa do Brasil. O gol da partida foi marcado pelo Neílton. Depois disso, a vaga foi decidida nos pênaltis e o Rubro-Negro levou a melhor pelo placar de 4 a 3. O primeiro tempo foi bem disputado e o Leão tentou abrir o placar, porém não foi efetivo. As melhores chances da partida foram criadas pela dupla de ataque do Vitória, Denílson e Neílton, porém eles não conseguiram balançar a rede de Marcelo Lomba. Já o Internacional, que jogou no contra-ataque, teve oportunidades com Nico López e com Potker, porém o time gaúcho também não conseguiu abrir o placar. A segunda etapa começou com o Vitória tentando abrir o placar. Yago cruzou para Denilson, que conseguiu desviar a bola e ela acabou batendo na trave. O gol do Vitória saiu aos 35 do segundo tempo. Depois de Iago cometer pênalti em Denílson, Neílton cobrou com categoria e fez o gol do Rubro-Negro. Depois disso, as duas equipes tentaram, porém a vaga teve que ser decidida nos pênaltis. Nas cobranças de pênalti o Vitória levou a melhor. O Leão venceu a disputa por 4 a 3. Apenas Nickson perdeu a sua cobrança para o Leão, já o Inter desperdiçou duas cobranças com Nico López e Gabriel Diaz. O próximo confronto do Vitória vai ser contra uma das equipes que participam ou participaram da Taça Libertadores de 2018.  Ou seja, os possíveis adversários são: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Vasco, Chapecoense, Grêmio e Cruzeiro.



Decisão unânime de Turma do TRF1 confirma bloqueio de 20 mi do Fundef recebidos por Paratinga (BA)

(Foto: Reprodução)

A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região decidiu, por unanimidade, manter o bloqueio de R$ 20.045.417,80 em precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) recebidos pelo município de Paratinga (BA) – a 740 km de Salvador. A decisão negou recurso do Município, que objetivava suspender o bloqueio, e confirmou o entendimento já manifestado pelo TRF em decisão monocrática de 06 de dezembro do mesmo ano. A indisponibilidade do valor foi pedida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa (BA) em outubro de 2017, para impedir seu uso em outra finalidade que não na educação. O MPF esclarece que tanto o Fundef quanto o programa que o substituiu, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), possuem o mesmo objetivo: promover a manutenção e o desenvolvimento da educação básica e, por isso, seus recursos não podem ser utilizados com outro propósito, conforme definido na Constituição e na Lei nº 11.494/07. O procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva, autor da ação, explica que “o gestor que tenha aplicado ou venha a aplicar os recursos do precatório do Fundef em área estranha à educação, poderá ter que responder por ato de improbidade administrativa em razão do desvio de finalidade, sem prejuízo de eventual apuração de algum ato específico de malversação, fraude em licitação, superfaturamento etc, quando utilizados os referidos recursos”.O agravo de instrumento ajuizado pelo Município buscava, além de suspender o bloqueio dos R$ 20.045.417,80, assegurar a livre utilização dos valores. Esses valores foram recebidos em janeiro de 2017 e são relativos à diferença devida pela União e não transferida entre 1998 e 2002 a título de complementação do Fundef – sucedido pelo atual Fundeb.



Brumado: Passagem de nível será a primeira do país com as novas normas da ANTT

A passagem de nível que fica ao lado da nova ponte do São Félix será a primeira do Brasil com os novos padrões da ANTT (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Iniciada em janeiro deste ano, ou seja, há quase quatro meses, a obra da passagem de nível da nova ponte do bairro São Felix está paralisada. Segundo a prefeitura, um edital de licitação foi aberto para a compra do equipamento "Toten", mas como nenhuma empresa se manifestou no prazo legal para instalação e manutenção do mesmo, a prefeitura deu baixa no edital e vai comprar com recursos próprios. A Valor da Logística Integrada (VLI), empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), juntamente com a prefeitura, está ampliando a sinalização da passagem de nível próximo às unidades do SAC e UNEB, no Centro de Brumado. As melhorias englobam o "Toten", que é a instalação de um semáforo ferroviário com mecanismos que emitem sinais sonoros e luminosos quando o trem se aproxima e a passagem de nível. Segundo fontes ligadas à prefeitura, os equipamentos passarão a funcionar a partir junho com intuito de reforçar as medidas já adotadas no local para promover a travessia segura sobre os trilhos. Serão dois semáforos, um em cada sentido do cruzamento. O equipamento alerta a população sobre a circulação de trens, e a sinalização horizontal.

A sinalização Toten é similar a que já existe no cruzamento da Coronel Santos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

No cruzamento já foi construída a passagem de nível, que, aliás, será a primeira do Brasil com os novos padrões exigidos pela ANTT. O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece que as composições férreas tenham preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não parar antes de transpor os trilhos comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212). Ainda segundo fontes da prefeitura, quando forem instalados os equipamentos, funcionários da VLI estarão na passagem de nível para orientar motoristas e pedestres sobre a nova sinalização, além de distribuir materiais educativos que esclareçam, por exemplo, que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao notar a aproximação da composição férrea, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar.

A passagem de nível fica localizada ao lado do SAC e da UNEB (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Fann Estourado chama a atenção de produtor musical com reconhecimento nacional e irá gravar seu novo sucesso com ele

Foto: Divulgação

O artista brumadense se destaca sempre no cenário musical regional, participando de grandes eventos e agradando todo o público presente, sempre com animação e irreverência. Agora com uma nova cara cantando sucessos do forró e do sertanejo, o artista vai gravar seu novo sucesso “Lembrar da gente” com um importante e  competente produtor musical: Bolinha. O produtor musical Bolinha conta com a experiência de já ter trabalhado com artistas nacionalmente conhecidos e até com carreira internacional, como: Alexandre Pires e Alex e Ronaldo,  Além disso, O produtor já atuou como sanfoneiro nas gravações de DVD e nos shows de artistas como Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, Bruno e Marrone, Marília Mendonça, Roberta Miranda e outros. Bolinha presta serviços ainda para o Programa do Raul Gil no SBT. Então, com todo esse reconhecimento, bagagem e competência ele irá produzir a música do artista brumadense Fann Estourado. O artista brumadense viaja neste domingo (22) para São Paulo, onde irá fazer a gravação.



Brumado: Motociclista tenta desviar de cão, cai da moto e sofre ferimentos na Virgílio Costa Ataíde

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Uma mulher ficou ferida após um acidente de moto na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 16h no bairro do Mercado, em Brumado.  A mulher que teve o nome preservado, perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um cachorro que estava solto na rua. Moradores do bairro garantem que o problema com animais na via é constante e cobram providências da prefeitura. A prefeitura não dispões de caníl para remoção dos animais. O acidente aconteceu quando a motociclista voltava de uma loja. Segundo vizinhos, ao tentar desviar do cachorro, ela perdeu o controle da moto, caiu, bateu a cabeça e o braço direito no chão. Incoformados com a situação, moradores do bairro alertam para o perigo de animais no trânsito. "Alguém que tem cachorro tem que ser responsabilizado por deixar o animal na rua. Um animal de pequeno porte causa estragos que nem um de grande porte”, disseram ao 97NEWS. Ainda segundo os moradores, o problema de animais soltos nas ruas é constante no bairro. Eles exigem que os animais sejam retirados do local para evitar futuros acidentes. “Antigamente a prefeitura recolhia os animais. Agora, acabou. A ONG que tem ai, já não suporta mais de tanto receber cachorro. Aís os cachorros causam acidentes né”, disse o vendedor Edimar Fraga, direcionando a fala à prefeitura de Brumado.

 



Adolescente e criança quase são atropelados por uma caminhonete na BA-148, próximo à Lagoa do Arroz

A criança quase foi atingida pela caminhonete, mas, por sorte, somente a mochila acabou sendo rasgada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Por volta das 12h desta quinta-feira (19), mais um relato de um possível acidente foi enviado à redação do 97NEWS. Desta feita, uma adolescente de 16 anos e uma criança de 6, quase foram atropelados. Segundo informações passadas pela mãe e irmã dos mesmos, a dona de casa Jéssica Fernanda, de 31 anos, seu filho Luiz Henrique de apenas 6 anos e sua irmã, Janine Radja, de 16, voltavam da escola e foram deixados pelo ônibus no acostamento da rodovia, devido a localidade não haver ponto de ônibus adequado para resguardar a segurança dos passageiros. Continuando seu relato, ela informou que, quando sua irmã e sua filha se dirigiam para a localidade de "Cuiuba", onde elas residem ao lado da BA-148, foram surpreendidas por uma caminhonete D-10 de cor azul que por muito pouco não a atropelaram. "Minha irmã chegou em casa traumatizada com o acontecimento, segundo ela, o motorista se aproximou do acostamento e por pouco não matou meu filho e minha irmã. Como Deus é grande, a carroceria da caminhonete só pegou a mochila que estava no ombro dela, mas mesmo assim acabou machucando o seu ombro esquerdo", contou Jéssica emocionada. A dona de casa ainda fez um apelo às autoridades dizendo que "peço que as autoridades façam algo por nós naquela localidade da Lagoa do Arroz e Cuiuba, que coloquem um quebra-molas e um ponto de ônibus, pois existem muitas crianças que, por falta de opção, têm que passar pela pista para ir para escola". Confira abaixo o relato da mãe

No local existe somente uma placa escondida de um antigo ponto de ônibus (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Internet Wi-Fi vs Li-Fi: conheça diferenças e semelhanças entre conexões

Li-Fi consiste no uso de lâmpadas de LED que podem iluminar ambientes e transmitir dados (Foto: Divulgação/Velmenni)

Li-Fi é uma tecnologia de transmissão de Internet por meio da luz, que, embora tenha diferenças, pode ser confundida com o popular Wi-Fi. A novidade deve promover avanços significativos em termos de velocidade de rede e segurança de navegação. Depois dos primeiros testes, que apontam conexão até 100 vezes mais rápida do que o Wi-Fi, novos produtos começam a despontar no mercado, como a lâmpada da Philips que transmite dados por iluminação. Vale lembrar, porém, que o avanço da tecnologia não deve significar a morte do Wi-Fi – a conhecida conexão sem fio ainda oferece vantagens importantes. Por isso, o TechTudo traz um comparativo entre as duas formas de transmissão de dados. Conheça as semelhanças e diferenças do Li-Fi e do Wi-Fi. As duas tecnologias são métodos de transmissão de dados por redes sem fio. A grande diferença está no fato de que o Wi-Fi opera em frequências de rádio, ou seja, transmite informações de forma análoga ao que rádios e TVs fazem há décadas.O Li-Fi também é um meio de comunicação por rede sem fio, mas sem o uso de ondas de rádio. Essa tecnologia usa luz visível (além de ultravioleta e infravermelho) para enviar e receber informações em um mesmo ambiente. Enquanto o Wi-Fi troca dados por meio de dispositivos e roteadores em um mesmo ambiente de rede, o Li-Fi estipula o uso de LEDs capazes não apenas de iluminar um espaço físico, mas também de transmitir informações piscando. As grandes vantagens do Li-Fi estão relacionadas com a possibilidade de operar com taxas de transferências bem mais altas. Outro ponto positivo é a robustez do sinal de comunicação que não sofre interferência, ao contrário do Wi-Fi que pode ser perturbado em ambientes de altos níveis de radiação eletromagnética.



Brumado: Começam as obras da Creche do Bairro São José

As obras de terraplanagem e escavações já foram iniciadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Umas das maiores reivindicações das famílias brumadenses é a construção de creches na cidade, principalmente nos bairros mais afastados do centro. Visando complementar a renda familiar, as mulheres buscam uma colocação no mercado de trabalho, mas, acabam esbarrando no fato de terem que cuidar ou pagar para cuidar dos filhos pequenos, o que se torna um impedimento na busca da melhoria da qualidade de vida. Mas esta realidade negativa está começando a ser transformada, com a instalação de algumas creches na cidade. Um dos primeiros bairros a serem contemplados neste novo momento é o São José, que obteve por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE), a construção de uma creche na localidade. A obra orçada em R$ 1,4 milhão, faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-infância). O modelo da creche será do Tipo 2 e irá beneficiar centenas de famílias que moram na localidade. A vereadora Lia Teixeira (PDT) foi autora da Indicação 635/217 ao Poder Executivo na Casa Legislativa solicitando a urgente construção e, após comemorar a confirmação da obra, agora, vem comemorar o início das mesmas. A creche fica localizada na Rua Osvaldo Marciel de Souza, anexo à escola Élcio José Trigueiro. Segundo o engenheiro André Cardoso, titular da pasta de infraestrutura, "já foram realizados os serviços terraplanagem e a Embasa já fez a ligação da água e, por fim, as escavações também já se iniciaram".

A obra está orçada em cerca de R$ 1,4 milhão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Segurança: Produtividade da 34ª CIPM cresceu em 2018, revela o SISPROPOL

Os dados são do Sispropol (Reprodução)

Os dados do Sistema de Produtividade Policial - Sispropol - revelaram um acréscimo significante em relação à produtividade da 34ª CIPM/Brumado nos 100 (cem) primeiros dias de 2018. Segundo a análise, em comparação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de pessoas presas em flagrante aumentou 48,39%, assim como as apreensões de adolescentes por prática de atos infracionais aumentaram 150%. O registro de termos circunstanciados de ocorrência subiu 15,79%, enquanto que o cumprimento de mandados de prisão foi ampliado em 50%. O número de apreensões de armas brancas também cresceu em 150% e a quantidade de veículos recuperados neste ano aumentou 79,92% em relação a 2017. Os dados são relevantes e mostra uma dinâmica diferenciada no trabalho, resultado de uma metodologia que busca o atendimento às principais necessidades dos cerca de 500 habitantes que residem no raio de cobertura da 34ª CIPM. Um dos fatores mais preocupantes é em relação à apreensão de adolescentes que acabam cometendo atos infracionais, muitos dos quais envolvem furtos, roubos e até o tráfico de drogas. Porém o grande desafio continua sendo o déficit no contingente policial, fazendo com que os policiais tenham que se desdobrar para atender as ocorrências. Um dos pontos que vem sendo observado pela população brumadense é que atualmente o número de viaturas que fazem o patrulhamento das ruas teve um acréscimo, o que vem aumentando a sensação de segurança e inibindo um pouco a ação da criminalidade, que, ainda continua agindo, mas com menor incidência.



Animal na pista quase provoca acidente na BA-148, na altura do antigo Parque dos Avestruzes

A van ficou danificada com a colisão com o animal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Animais soltos nas pistas das rodovias que cortam o município de Brumado ainda é um grave problema, que, apesar de algumas ações das autoridades, continua acontecendo, colocando em risco a vida dos motoristas. Uma das estradas que mais vem sendo palco dessa situação é a BA-148, que faz a ligação entre Brumado e Livramento de Nossa Senhora.  No início da manhã desta quinta-feira (19), por volta das 05h40m, o motorista, Antônio Aguiar Alves, de 63 anos, que conduzia uma Van passou por um susto muito grande na referida rodovia estadual. 

O animal foi socorrido, mas acabou não resistindo (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo relatos de seu filho, Francislei Da Silva Alves, ao 97NEWS, seu pai saiu de Brumado pela manhã com destino ao seu sítio que fica localizado na Comunidade de Pedra Preta, quando do nada um grupo de animais, saiu repentinamente da lateral da pista e veio para cima da Van do seu pai. "Graças a Deus meu pai foi muito ágil e conseguiu desviar um pouco e bateu apenas na lateral, vindo a parar no acostamento da pista", descreveu. Segundo Francislei, esse não foi o único acidente nesses últimos dias, "ontem no fim da tarde, esses mesmos animais provocaram um acidente com um caminhão do frigorífico de Brumado, mas graças a Deus também não houve gravidade".

O corpo do jumento ficou no meio da pista, oferecendo riscos aos condutores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

"Até quando vamos ficar reféns deste tipo de insegurança nas rodovias de Brumado?", perguntou o filho do motorista. Ainda segundo ele, seu pai não se feriu no acidente, apenas o susto e os danos materiais. "Meu pai está sentindo apenas dores no peito do sinto de segurança devido ao impacto com o animal, mas já está em casa e passa bem", finalizou. O animal, um jumento, não resistiu ao impacto e morreu no local. A família do senhor Antônio Aguiar tentou localizar o dono dos animais, mas sem sucesso.



Afastado do cargo de Superintendente de Trânsito, Jansen Ricardo fala sobre os três meses que ele esteve à frente da SMTT

Jansen Ricardo garantiu que saiu do órgão com o sentimento do dever cumprido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tido como um servidor que faz tudo para que as coisas aconteçam da melhor forma possível, o agente de trânsito Jansen Ricardo, comandou, por 3 meses, um dos órgãos mais tensos da administração municipal, a SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos, tempo em que buscou colocar a sua filosofia de trabalho em prática. Considerado muito polêmico e sempre pronto ao enfrentamento, Jansen acabou, neste curto espaço de tempo, se envolvendo em uma “zona de conflito” com os próprios agentes, num “ambiente explosivo” que acabou indo para as manchetes da mídia local. Após vários embates, quando ele se mostrou forte e firme no cargo, não demorou uma semana para que ele não respondesse mais pelo comando do órgão. Visando esclarecer toda a celeuma, o 97NEWS ouviu o ex-superintendente, que, logo de início, expressou que “nesses três meses que estivemos no comando do SMTT nossa missão foi a estruturação do órgão, como a luta pela sede nova, que, aliás já está pronta. Dei o meu melhor, isso eu posso garantir, tanto que uma das maiores deficiências teve uma nova dinâmica que é a questão da sinalização vertical e horizontal na cidade”. Ele afirmou ter aprendido muito e colocado em prática os seus conhecimentos relatando que "como agente de trânsito tive a oportunidade de ver as problemáticas do trânsito de Brumado, então coloquei em prática, não só a fiscalização, mas também as ações baseadas na engenharia, educação e estatística". Questionado sobre os reais motivos de sua exoneração, já que as especulações apontavam para os conflitos internos, Jansen Ricardo acabou sendo evasivo ao dizer que "não vejo como um conflito minha saída da superintendência, eu fiz o meu trabalho pautado em cima de meus conhecimentos, mas cada agente tem o direito de questionar e buscar suas ideologias e seus anseios frente ao órgão. O prefeito achou que o secretário João Nolasco seria melhor e eu compreendi", pautou Jansen que continuou argumentando que "meus objetivos frente à SMTT foram lançados, como implantar o agente nos pontos de maior fluxo no trânsito dando maior agilidade no atendimento, mas se alguns viram isso como um empecilho, nem Jesus agradou a todos. O agente ele fez o concurso para atuar nas ruas de acordo com o que determina o seu coordenador, no caso da SMTT, é o Superintendente, seja ele quem for”. Ao fim da entrevista, Jansen comentou ainda que muitos dos seus projetos foram executados pela engenharia e outros ainda vão ser implantados pelo engenheiro André Cardoso. "Tive e tenho uma parceria muito boa com André, nossos projetos mudaram a cara do trânsito de Brumado e vão continuar mudando, com novas rotatórias, novos estacionamentos, passagem de nível e entre outros projetos, implantados na minha gestão". Em tom de agradecimentos, Ricardo aproveitou para agradecer ao prefeito Eduardo Vasconcelos, o engenheiro André Cardoso e os colegas de apito, "agradeço a todos por esta oportunidade de poder expor as minhas ideias à frente do órgão e conclamar a população brumadense para a conscientização do uso dos equipamentos de segurança no trânsito, seja no carro, moto e até mesmo o pedestre fazendo o uso da faixa de segurança, tudo isso para que possamos ter um trânsito mais seguro em Brumado".



Adolescente morre após comer macarrão instantâneo e chocolate

(Foto: Reprodução)

Uma adolescente, de 14 anos, veio a óbito após ingerir macarrão instantâneo e chocolate. O fato ocorreu em Jacobina, no Piemonte do Paraguaçu, centro norte baiano, nesta terça-feira (14). Margarete Dias dos Santos foi enterrada nesta quarta-feira (18). Segundo o site Augusto Urgente, a jovem chegou a ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jacobina, mas não resistiu. Horas antes, ela teria ingerido macarrão instantâneo e comido chocolate. Já à noite, ela acordou se sentido mal e foi encaminhada para a UPA. Há a suspeita de envenenamento, mas a família não acredita nesta possibilidade. O caso só será esclarecido após uma perícia. 



Dia do Índio: indígenas reforçam luta contra preconceito e esteriótipos

(Foto: Reprodução)

As histórias de luta na capital são muitas. Construída por candangos, Brasília recebeu migrantes de vários estados. Os indígenas fizeram o mesmo movimento e escolheram o Distrito Federal para serem acolhidos. Na data em que se comemora o Dia do Índio, eles querem ser lembrados não somente pelos adereços e pelas pinturas no corpo, mas, sim, pela resistência e pela importância na formação do país, inclusive com presença nas universidades federais e no mercado de trabalho. A amazonense Braulina Baniwa, 34 anos, chegou ao Distrito Federal em 2013 para estudar antropologia na Universidade de Brasília (UnB). Ela aprendeu a língua portuguesa aos 18, tomou gosto pela educação e escolheu a capital porque buscava o desafio de acompanhar as questões sociais perto do centro do poder. O curso possibilitou lutar por temas como educação, território e saúde. Atualmente, Braulina é presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB) e acolhe estudantes de outros estados, com culturas, costumes e línguas diferentes, que iniciarão os estudos na federal. “Passamos por momentos tão tristes devido à nossa questão indígena, que busquei a vida acadêmica com o objetivo de me ajudar a pensar em estratégias para que nós não percamos nossos direitos”, afirma. No quadradinho, Braulina leva uma vida corrida, muito diferente daquela da roça e dos igarapés durante a infância. A estudante une as tarefas acadêmicas à militância e aos filhos, de 12 e 6 anos, que vieram do Amazonas neste ano para perto da mãe. Quando chegou aqui, achou as pessoas frias e percebeu que elas não se cumprimentavam quando não se conheciam. Nos passeios pela cidade, a sombra da violência ainda assusta. “Não dá para esquecer que o Galdino foi queimado na Asa Sul. Andamos sempre em grupo e geralmente com os meninos. Não me arrisco a andar sozinha”, conta. Assim como a estudante de antropologia, o cacique Alvaro Tukano veio a Brasília para estudar, mas em 1980. Ele queria “conhecer melhor o mundo”, para poder resistir aos problemas enfrentrados pela comunidade. “Nós nos tornamos problemáticos porque nossos representantes nos deixaram em segundo plano. Então, alguém precisava fazer resistência. Por isso, resolvi vir à capital de todos os brasileiros. Afinal, sou brasileiro, oras”, defende. O líder indígena ainda faz questão de contrapor um questionamento que, para ele, é comum. “Muitos me perguntam se lugar de índio não é no mato. Eu peço para eles ficarem lá enfrentando garimpeiro, malária, analfabetismo, preconceito”,