ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Brumado: Agroamigo realiza 'Calendário do Bem 2018'

Foto: Divulgação

O Instituto Nordeste Cidadania (INEC), através do Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste (AGROAMIGO), realizou nesta sexta-feira (25), o Calendário do Bem 2018. O calendário do bem é uma iniciativa que visa, durante o ano de 2018, promover atividades socioambientais tendo como eixo “Educação e Meio Ambiente”. A ação realizada foi um trabalho ambiental de recuperação das matas ciliares às margens da Barragem do Rio do Antônio com a plantação de espécies nativas do local a ser reabilitado, que contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do município de Brumado e teve como objetivo incentivar a importância da preservação e conscientização do meio ambiente, responsabilidade de cada cidadão, visando priorizar e contribuir para a diminuição dos problemas ambientais. O Agroamigo tem por missão contribuir no desenvolvimento da agricultura familiar mediante a concessão de microcrédito rural, orientado e acompanhado, de forma sustentável, promovendo o incremento de renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.



Brumado: Prefeitura divulga programação dos festejos do aniversário da cidade

(Divulgação)

São 141 anos de Brumado, vamos comemorar? A prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer,   com apoio cultural da Câmara Municipal de Brumado, realizará nos dias 9 e 10 de junho, na Praça da Prefeitura, uma incrível festa em comemoração ao aniversário da cidade. Confira a programação: no sábado, dia 9 de junho teremos a Banda Magnatas, Forró  Aceso e Chris Pimenta. No domingo, dia 10 teremos Rasta Chinela, Fann Estourado e Edi Rossi. Venha se divertir com a gente!



Sindicato comunica que não tem mais gasolina nos postos da Bahia

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia emitiu um comunicado na tarde desta sexta-feira (25) que chegou ao fim o abastecimento de gasolina e álcool em todos os postos da Bahia. Ainda segundo o Sindicombustíveis, apenas 5% dos postos do estado ainda têm diesel. O problema ocorre em função da falta de abastecimento dos postos, devido à greve dos caminhoneiros em todo o país. 



‘Bairro está esquecido com ruas esburacadas, muito mato, sem UBS e sem quadra de esportes’, afirmam moradores do Esmeraldas

A situação do bairro na área de infraestrutura é precária. O local que era para ser construída uma quadra poliesportiva está tomado pelo mato (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O cenário do déficit urbano na cidade de Brumado vem sendo um dos maiores desafios das administrações públicas, que alegam que a falta de repasses provocada pela crise, limitou as ações desenvolvimentistas. O 97NEWS vem fazendo uma série de reportagens nesse sentido, as quais comprovam a grande necessidade da população, em especial dos bairros mais distantes do centro. Desta feita foram os moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas que entraram em contato com a nossa redação para expressar a forte indignação contra o que eles classificaram de “total abandono”. Segundo o motorista Adriano Ribeiro dos Santos (31) “as ruas estão esburacadas, sem iluminação, o mato e o entulho tomando conta, o que traz ratos e cobras”. Angustiado ele ainda relatou que “estamos realmente esquecidos, só lembram de vir aqui na época das eleições e depois desaparecem”. O aposentado Joelito Pereira da Silva (67), que mora no bairro há 27 anos, declarou que “só estamos na promessa, mas não somos santos para vivermos de promessas, porque a nossa situação é de total abandono, quase nada foi feito. Uma das situações mais revoltantes é na Praça da Ametista, que vem sendo tomada pelo lixo e pelo mato. Não temos unidade de saúde e a quadra poliesportiva que foi garantida até agora nada, tanto que já levaram a placa e o material. Estamos muito insatisfeitos”.



Exército escolta caminhão até Reduc na 1ª ação após anúncio de Temer

(Foto: Reprodução)

Quatro viaturas e quatro motocicletas da Polícia do Exército passaram, no início da tarde desta sexta-feira (25), entre os manifestantes que estão na frente da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), em Duque de Caxias (RJ), fazendo escolta para um caminhão-tanque. Os manifestantes aplaudiram os militares, em apoio à sua presença – em pronunciamento na tarde de hoje, o presidente Michel Temer anunciou que forças forças federais seriam usadas para desobstruir vias bloqueadas pelo movimento dos caminhoneiros. A escolta do caminhão-tanque até a Reduc é a primeira ação neste sentido desde que o presidente anunciou a medida. Segundo informações obtidas entre os próprios caminhoneiros, o caminhão-tanque levará combustível para suprir necessidades de serviços públicos essenciais. Porém, a assessoria do Comando Militar do Leste (CML), não confirmou as informações dos caminhoneiros. De acordo com os caminhoneiros, a disposição da categoria é continuar com a greve, embora não haja intenção de resistir à ação dos militares. "O sentimento é de resistir pacificamente. O protesto é de autônomos, não de empresas. Só queremos os nossos direitos", disse Porfirio Mota, que está com o grupo em uma concentração na Rodovia Presidente Dutra, mas veio à Reduc em apoio aos companheiros.



Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia usa Tribuna Livre da Câmara para falar sobre projeto Impacto Esperança

(Foto: Eliana Costa | Ascom CMB)

Na manhã desta sexta-feira, 25 de maio, o Pastor Jaldemir Batista dos Santos, membro da Igreja Adventista do 7º Dia de Brumado, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre o projeto Impacto Esperança, desenvolvido pela referida igreja, que tem como objetivo principal a distribuição gratuita de literatura incentivando a leitura através de temas que buscam a valorização do ser humano. Durante sua explanação destacou a importância do movimento iniciado em 2006 com a distribuição do livro o Grande Conflito de forma condensada. Na ocasião foram distribuídos 1,2 milhões de livros. Destacou que os adventistas ao realizarem o ato saem às ruas em mais de oito países sul-americanos a fim de distribuírem revistas e livros com mensagens bíblicas à comunidade, tendo para isso um dia especifico. Jaldemir Batista informou que em Brumado esse ato estará sendo efetivado neste dia 26 de maio, quando os membros da igreja entregarão à comunidade o livro “O Poder da Esperança”, que trata sobre temas atuais como: ansiedade, estresse, depressão, entre outros. Ao final de sua explanação o Sr. Jaldemir realizou uma oração pedindo bênçãos a todos os que estavam presentes na sessão, estendendo à comunidade brumadense. Distribuindo também o exemplar do livro a todos. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Léo Vasconcelos agradeceu a presença de todos os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, destacando a importância do movimento realizado pela instituição religiosa. 



'Senado está de plantão para resolver greve', diz Eunício

(Foto: Reprodução)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse nesta sexta-feira (25) que o Senado está de plantão para resolver o problema da greve dos caminhoneiros e poderá, inclusive, convocar uma sessão extraordinária a qualquer momento para votar algum projeto que solucione o impasse. Eunício observou que não cabe ao Congresso, mas ao Executivo, interferir na política de preços da Petrobras. — A política de preços da Petrobras não cabe ao Congresso. Cabe ao governo. Agora, a quanto à contrapartida por conta da lei de responsabilidade fiscal de recursos para cobrir essas despesas, nós estamos aqui. Eu me propus a abrir um debate em relação a essa essa questão. O que nós queremos dizer ao Brasil é que o Senado está aqui de plantão, aberto para qualquer discussão em torno dos interesses da população brasileira, que está aflita – disse. Entre as propostas que podem ser incluídas na pauta estão o PLC 121/2017, que regula o preço mínimo dos fretes rodoviários e o projeto que zera até o final do ano a cobrança de PIS/Cofins sobre o óleo diesel, aprovado na quarta-feira (23) pela Câmara dos Deputados. Mas para votar essas propostas, é preciso votar primeiramente seis medidas provisórias que trancam a pauta do Senado: as MPs 812, 813, 816, de 2017, e 817, 818 e 819, de 2018. Segundo Eunício, líderes e senadores estão de sobreaviso: — Tudo que for necessário para encontrar uma solução nessa questão dos combustíveis o Congresso está aberto ao debate. Se o governo mandar agora um projeto de emergência para resolver essa questão eu vou reunir o Senado extraordinariamente para resolver a questão – respondeu.



Presidente do Sindicato dos caminhoneiros na Paraíba diz que Temer acaba de decretar ‘guerra civil’: “O que vier a gente vai enfrentar”

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros na Paraíba, Emerson Galdino, avisou, durante entrevista na tarde desta sexta-feira (25), que a categoria vai permanecer paralisada nas estradas, mesmo com a determinação do Governo Federal de colocar as forças armadas nas ruas. Para ele, o presidente Michel Temer acabou de decretar uma guerra civil. “A gente não está obstruindo a estrada. Nós não estamos impedindo o direito de ninguém, agora eu acho que não é da forma que ele quer e acho que ele acaba de decretar uma guerra civil. A gente não pode obrigar nenhum trabalhador a deixar a paralisação. Todos os caminhoneiros, não só da Paraíba, mas do Brasil, está disposto a enfrentar o que vier, a gente vai enfrentar”, disse. Emerson destacou que a categoria reforça o respeito a todas as autoridades, o exército e a polícia militar. “Ninguém é obrigado a fazer o que não quer”, arrematou. “A gente não teme nem o enfrentamento nem o confronto. A gente espera que isso aconteça. Pelo que vejo ninguém vai abrir de jeito nenhum. Essa intervenção do exército deveria ser pra eles, pra retirar o presidente da cadeira da presidência”, arrematou.



Temer diz que governo acionou 'forças federais' para desbloquear estradas

Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (25) que acionou forças federais para desbloquear estradas, ocupadas por caminhonheiros em greve. Ele fez um pronunciamento no Palácio do Planalto. Temer optou por acionar as forças federais depois de se reunir com ministros para uma "avaliação de segurança" no país, já que a greve dos caminhoneiros continuou, apesar do acordo firmado entre governo e representantes da categoria na noite de quinta (24). Em razão da paralisação, há registros de falta de alimentos em supermercados e de combustível em postos de gasolina. O transporte coletivo em diversas cidades foi afetado, indústrias pararam atividades e voos começaram a ser cancelados por falta de combustível nos aeroportos. "Comunico que acionei as forças federais de segurança para desbloquear as estradas e estou solicitando aos senhores governadores que façam o mesmo." Segundo assessoria do Ministério da Segurança Pública, as forças federais incluem: Exército, Marinha, Aeronáutica, Força Nacional de Segurança e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Temer disse que tomou a decisão para evitar que a população fique sem produtos de "primeira necessidade". "Não vamos permitir que a população fique sem gêneros de primeira necessidade. Não vamos permitir que os hospitais fiquem sem insumos para salvar vidas. Não vamos permitir que crianças sejam prejudicadas pelo fechamento de escolas. Como não vamos permitir que produtores tenham seu trabalho mais afetado", afirmou Temer. Os caminhões poderão ser apreendidos e os motoristas, presos. O governo informou que já entrou em contato com governadores, para que as polícias militares também sejam utilizadas na operação para desbloquear rodovias estaduais. 



Brumado: Caminhoneiros defendem ‘Intervenção Militar Já’

O movimento em Brumado defende de forma declarada a intervenção militar já (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A recente crise sócio-política que vem assolando o Brasil, teve na greve dos caminhoneiros o um grande catalisador, ganhando uma dimensão inimaginável, magnetizando os sentimentos populares de revolta com o atual estado das coisas. Tendo no descrédito com a classe política e a repulsa à corrupção desenfreada o seu principal pilar, os brasileiros resolveram “subir a ladeira da indignação” e protestar de uma forma nunca vista, num movimento que já é considerado um marco histórico na luta por uma nação mais justa. O sentimento de mudança ganhou robustez e fez o brasileiro “sair da toca”, levantar da “cadeira do comodismo” e ir para o front do enfrentamento às mazelas que vêm sendo patrocinadas por governantes consumidos pela praga da corrupção. Neste contexto, o desejo de uma interferência mais contundente também vem ganhando uma forte musculatura e, novamente, o movimento dos caminhoneiros vem sendo um canal para isso, já que o movimento vem apoiando o slogan “Intervenção Militar Já”. A equipe do 97NEWS esteve nessa manhã no acampamento que se tornou o QG do comando da greve em Brumado e pode observar, com muita clareza, essa tendência, onde vários caminhões tinham expressos em suas para-brisas os dizeres “Queremos Intervenção Militar Já”. Em contato com o comando da greve, os líderes confirmaram que “os brasileiros estão apavorados com tudo o que está acontecendo, por isso a melhor solução é a intervenção militar, para colocar ordem nessa baderna que vem sendo causada por esses políticos corruptos que são os grandes culpados por esse caos social que se estabeleceu” e ainda destacou que “tivemos informações que generais deram o prazo até segunda-feira para tudo de normalizar, ou se não irão tomar a nação. É isso que esperamos, pois não dá mais para continuar como estamos, com ladrões no poder e o povo sofrendo”. O movimento também ganhou apoio dos proprietários de vans que também tinham em seus veículos o apoio declarado à intervenção militar, como pode ser visto na foto abaixo:

O movimento ganhou apoio dos proprietários de vans (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: 5º dia da Greve dos Caminhoneiros confirma união da categoria e repulsa aos sindicatos

O movimento dos caminhoneiros em Brumado ganhou o apoio da sociedade e se tornou ainda mais forte (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Greve dos Caminhoneiros em Brumado já considerada um marco histórico da categoria, que se uniu e recebeu um grande apoio da sociedade, que fortaleceu ainda mais o movimento que vem representar a indignação da população com a classe política. Em seu 5º dia, o movimento continua firme e forte, com o comando da greve muito resoluto e garantindo que irão dar continuidade enquanto o governo não voltar atrás na política de preços que controla a venda do óleo diesel. A equipe do 97NEWS esteve mais uma vez, na manhã desta sexta-feira (25) no quartel-general da greve, que fica no entroncamento da BR-030 com a BA-262 e falamos com um dos líderes do movimento, o caminhoneiro Marcos Antônio dos Santos (41) que fez questão de expressar que “o movimento não irá parar, somos incansáveis, estamos preparados para suportar até que o governo zere a CIDE e recue nessa política desumana que está acabando com o Brasil. Infelizmente eles estão se mostrando homens sem caráter e sem temor a Deus, achando que o povo é imbecil, mas nós estamos dando a resposta à altura para eles se conscientizarem que o povo unido jamais será vencido”. Questionado sobre o acordo anunciando com o governo, que teria sido aceito pelo sindicato da categoria, ele foi enfático ao disparar que “primeiramente nosso movimento é autônomo, não apoiamos sindicato, porque eles são políticos também, então, os caminhoneiros que assinaram esse acordo que baseado numa proposta indecente, não nos representam. Como eu disse, sindicato é política e não estamos fazendo política aqui, é um movimento livre, que está tendo todo o apoio da população, que está cada vez mais horrorizada com a classe política”. Ele ainda solicitou que “que o comércio feche pelo menos por duas horas as suas portas e venham nos apoiar, porque essa luta é de todos, para que tenhamos um Brasil mais justo, humano e igualitário. Chegou a hora de darmos um basta a esses abusos, desmandos e a toda essa prática nefasta que vem assolando a nossa nação. Vamos continuar firmes e fortes em nossa luta, pois sabemos que Deus está do nosso lado”.



Em pronunciamento no Legislativo, vereadora Lia Teixeira externa o seu apoio aos caminhoneiros

A vereadora Lia Teixeira destacou a importância dos caminhoneiros para o desenvolvimento do país (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um dos pontos altos da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta sexta-feira (25) foi o pronunciamento contundente da vereadora Lia Teixeira (PDT), que, de forma, muito emblemática fez uma defesa muito consciente do movimento dos caminhoneiros, prestando todo o seu apoio à categoria. Iniciando a sua argumentação, ela declarou que “as manifestações dos caminhoneiros chamaram a atenção de todo o Brasil. A luta é contra os aumentos abusivos do diesel, dos pedágios, dos impostos e buscam a aprovação do projeto de lei que estabelece um preço mínimo para os fretes de suas cargas que há trinta anos está defasada. O desenvolvimento do nosso país, necessariamente, passa pelas rodas dos caminhoneiros, que carregam com muito esforço e determinação as riquezas produzidas em nosso solo, mas que, historicamente, vem passando por um desgaste e uma falta de reconhecimento do seu valor, pagamento uma conta muito alta por isso”. A parlamentar ainda lembrou que “diante dos grandes prejuízos que os aumentos no valor dos combustíveis vêm causando também ao setor produtivo, declaro o meu apoio ao movimento dos caminhoneiros pela redução dos impostos que vêm sendo aplicados pelo governo, os quais além de abusivos, se mostram desumanos”. E finalizou destacando que “estamos diante da falência do Estado Nacional, dos estados e municípios e a fúria aberta da corrupção que ameaça as nossas instituições, vem destruindo a Democracia, colocando em risco o bem comum e roubando a esperança do povo de um futuro digno e decente. Vamos mostrar a nossa indignação saindo do silêncio e da passividade, vamos mostrar aos governantes maiores que o Brasil que queremos um Brasil sem corrupção, já que somos um povo honesto e que merece ter o pleno direito a dignidade. Chegou a hora de resgatarmos o Brasil. Parabéns a todos os caminhoneiros pela coragem do enfrentamento, todos vocês têm todo o apoio da vereadora Lia Teixeira”.



Embasa recomenda economia de água durante greve dos caminhoneiros

Foto: Conteúdo l 97News

Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recomendou, nesta sexta-feira (25), que a população baiana economize água durante a greve dos caminhoneiros, que já dura cinco dias. De acordo com a empresa, a greve dificulta a entrega de produtos químicos usados no trtamento da água distribuída para a população e também, por conta dos bloqueios nas estradas do país. A empresa disse, ainda, que, por conta de escassez de combustível nos postos, a empresa está priorizando a realização de serviços de manutenção programados e emergenciais que sejam mais urgentes e inadiáveis.



Grupo de jovens realiza evangelismo no centro de Brumado

O grupo de jovens chama a atenção nas ruas de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em um mundo cada vez mais conturbado, onde a maldade é cada vez maior, as mensagens de esperança são sempre bem-vindas. Foi justamente isso que um grupo de jovens evangélicos vem realizando no centro de Brumado, levando as boas-novas do Reino e anunciando que existe salvação para a humanidade. Liderados pelo jovem operador de máquinas Sandro Moraes (24), o qual reuniu jovens e adolescentes para transmitir a mensagem da Cruz. A atuação do grupo vem chamando a atenção, já que eles são intrépidos e não têm receios de chamar as pessoas para levar uma palavra de fé e transformação. Sem o sectarimso que é tão comum à essas ações, os jovens não defendem placas denominacionais, mas sim a salvação por meio da fé. O que também se destacou é que com a greve dos caminhoneiros o clima é de apreensão e até de pessimismo na cidade e quando os populares se deparam com o grupo evangelizando, o sentimento de esperança ressurge.



'Maio Amarelo': Tiro de Guerra recebe visita da SMTT

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (24), o Tiro de Guerra 06-024, dando continuidade as atividades do Maio Amarelo, recebeu a visita do coordenador de educação no trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, onde basicamente abordou temas falando de um conjunto de ações preventivas que envolve todos os atores (motoristas, pedestres e ciclistas) para tornar o trânsito um lugar mais seguro, evitando acidentes e mortes. Destacou ainda, que os acidentes de trânsito representam a maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no mundo. No Brasil, pessoas entre 20 e 29 anos representam 38% das vítimas de acidentes de trânsito. Os adolescentes a partir de 14 anos são a segunda categoria de vítimas jovens no trânsito e, anualmente, no Brasil, cerca de 7 mil crianças com idade até 7 anos ficam inválidas permanentemente.



Greve de caminhoneiros poderá afetar abastecimento de oxigênio em hospitais de Brumado e Região

Os caminhões de oxigênio estão nos bloqueios de Brumado e Santo Estevão. (Foto: Josué Andrade)

A greve nacional dos caminhoneiros, em seu quinto dia nesta sexta-feira (25), afeta o abastecimento de oxigênio em hospitais da Região Sudoeste. Devido aos bloqueios, caminhões carregados com cilindros ou tiveram de retornar para as empresas distribuidoras do produto ou estão parados nas rodovias estaduais e federais. A empresa que abastece os hospitais, informou que o caminhão com 10 mil metros cúbicos de oxigênio saiu na terça-feira (23) de Simões Filho, mas está parado nas manifestações. “Estamos tentando ver com a Polícia Rodoviária um apoio para que o caminhão possa passar por essas barreiras. Apoiamos a manifestação, mas os caminhoneiros têm de entender que os hospitais precisam ser atendidos”, declarou o administrador do segmento medicinal da Diox Jorge Henrique Santos. Em Vitória da Conquista, o Hospital Geral está com dois caminhões de oxigênio presos nos bloqueios desde esta quarta-feira (24). Segundo a direção da unidade hospitalar, os caminhões da empresa estão nos bloqueios de Brumado e Santo Estevão. A quantidade de oxigênio do hospital dá para ficar até o final de semana. A direção do Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado ainda não se manifestou sobre a quantidade que ainda existe na unidade hospitalar, mas segundo fontes ligadas ao setor, o oxigênio só da para mais uma semana.

 



Baianos vendem gasolina em site na internet; valores chegam a R$ 8

Foto: Reprodução

A criatividade do baiano parece realmente não ter fim. Desta vez, internautas aproveitaram a crise do combustível para vender gasolina na internet. Em um site de vendas, um internauta de Salvador e outro de Santo Antônio de Jesus estão divulgando galões de gasolina. “Nessa greve de não deixe de abastecer seu carro. Tenho gasolina de boa qualidade. Estoque de 300 litros. R$ 8 em dinheiro e R$ 9 no cartão”, diz a publicação do usuário. Já na segunda publicação, o vendedor afirma que a gasolina que ele está vendendo custa R$ 5 o litro. A paralisação dos caminhoneiros acontece há cinco dias em todo o Brasil. Por conta disso, mais da metade dos postos de gasolina da Bahia já estão sem combustível.



Vitória fica no empate com o Sampaio Corrêa e perde vaga na Copa do Nordeste

Foto: divulgação E.C.Vitória

O rubro-negro baiano não conseguiu vencer a tarefa de golear o Sampaio Corrêa na noite desta quinta (24), no Barradão, pelas quartas de final da Copa do Nordeste e foi desclassificado, com o placar de 0x0. No  jogo de ida, na casa do adversário, o Vitória perdeu por 3×0 e por isso precisava vencer por 4 gols ou mais de diferença para conseguir a vaga. Na partida desta quinta, o Leão não deu muita sorte. O goleiro adversário, Andrey, foi decisivo para garantir que o placar permanecesse zerado no primeiro tempo. Primeiro, ele defendeu uma cabeçada a queima roupa de André Lima. Minutos depois, acertou o canto e pegou cobrança de pênalti de Neilton. O Sampaio Corrêa ameaçou pouco e quase não criou jogadas de ataque, mas se defendeu a todo tempo. Já o time baiano reclamou bastante da arbitragem, principalmente de um lance em que a bola tocou no braço de Fredson, na grande área. No segundo tempo, o Vitória teve dificuldades de trabalhar a bola e logo o time apresentou sinais de cansaço em campo. O que não agradou a torcida que ao final da partida começou a protestar na arquibancada. Foi possível escutar vaias e os torcedores cantando: “Time sem vergonha” e “Não é mole não, mais respeito com a camisa do Leão”. Levaram cartões amarelos na partida os jogadores: Lucas, Jeferson e André Lima do Vitória; Maracás, William, João Paulo e Diego Silva do Sampaio Corrêa.



Livramento: Após bloqueio na BA-148 motoristas tentam passar por desvio e são impedidos por manifestantes

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Para evitar que caminhoneiros que não aderiram ao movimento sigam viagem, desviando do trecho bloqueado na BA-148, em Livramento de Nossa Senhora, a 65 km de Brumado, os manifestantes montaram outra barreira no povoado de Patos. Na entrada da comunidade os motoristas que tentam desviar por essa rota alternativa, foram impedidos de passar, como informou os organizadores daquele município. O movimentou que começou na quarta-feira (23) se estendeu e permanece por tempo indeterminado. A situação se agravou quando um caminhão tamque carregado com gasolina tentou abastecer em um posto no centro da cidade. Os manifestantes não gostaram da atitude do colega caminhoneiro, e partiram para cima do motorista, impedindo o bastecimento. A Polícia Militar foi chamada após ameaças feitas pelos manifestantes contra os funcionários do posto. No entanto, nesta quinta-feira (24), a situação é pacífica, apesar da rodovia permanecer bloqueada para os caminhões que seguiam da rodovia com destino ao desvio. 

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um empresário, que faz parte do movimento, diz que a migração do movimento para a zona rural foi necessária porque muitos caminhoneiros estavam desviando do protesto na BA-148, passando por comunidades com Barrinha, o que, segundo ele, descaracterizaria o objetivo da manifestação. "O objetivo é impedir o abastecimento nas cidades", afirmou. O bloqueio já dura 24 horas. O fluxo de veículos de passeio e com cargas perecíveis flui normalmente. O governo federal propôs um acordo com os caminhoneiros para acabar com o protesto nas estradas na tarde desta quinta. Mas isso não ocorreu e os manifestantes continuaram a bloquear as vias no Brasil. A alegação do movimento é que, só com a retirada da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) não é suficiente para diminuir o preço do diesel.

Foto: Whatsapp l 97NEWS


Comando da 34ª CIPM garante que policiamento ostensivo será mantido

Segundo o comando da 34ª CIPM, o patrulhamento está garantido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o agravamento da crise provocada pela greve dos caminhoneiros, além do fantasma do desabastecimento, a questão da segurança pública também inquieta a população, que já vive uma onda de violência crescente e, caso o patrulhamento das cidades seja afetado, o medo se torna maior. Visando atualizar as informações nesse sentido, o 97NEWS entrou em contato com o comando da 34ª CIPM, que tem sede em Brumado e tem cerca de 20 municípios da microrregião em sua circunscrição. Segundo o major Adriano Souza Dias, que comanda a companhia, as rondas ostensivas estão garantidas, já que a PM tem prioridade no abastecimento, ou seja, existe combustível para as viaturas rodarem nas cidades. Com isso a sensação de segurança estará mantida. Outra informação importante é que serão efetivas blitzes em locais estratégicos das cidades.