ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Cidades Interativas: o que é e como ela vai mudar sua vida?

Foto: Divulgação

Pensar que um dia você poderia dialogar com sua cidade é algo que antes só poderia ser imaginado por leitores e fãs de histórias de ficção. Vivemos a era da Internet das Coisas, onde o tempo é um bem precioso. Um minuto pode ser tempo suficiente para compartilhar vídeos no Instagram, twittar opiniões e até mesmo acessar um amigo em outro continente. O dia sempre terá suas 24 horas, mas as opções do que podemos fazer com elas não para de se multiplicar. Neste cenário onde a sociedade moderna encontra-se permanentemente conectada, surgiu o conceito de Cidade Interativa: o ambiente que permite espaço para a comunicação, informação, diálogo entre todos os que experimentam a vida nas metrópoles, sejam habitantes ou turistas. A integração de sistemas de localização e navegação online, permitem o acesso a rotas e experiências de todos os tipos. Em Atlanta, nos EUA, por exemplo, o simples caminhar pelas ruas da cidade abre espaço para a interação com passagens e personagens marcantes da Guerra Civil Americana. O locais que foram palco de batalhas e momentos históricos estão lá, preparados e prontos para serem desvendados, e oferecendo rotas e experiências enriquecedoras através da tecnologia interativa presente literalmente na palma de sua mão.

Nas Cidades Interativas a informação é organizada em forma de estímulos, como se convidando que moradores saiam de casa e se envolvam com tudo o que a cidade pode oferecer. “Ter a cidade na palma da mão, altera a referência de valor. Lugares por onde passamos e muitas vezes desconhecemos ou damos pouca atenção, podem traduzir grandes experiências. Desta forma, tendo mais motivos para sair de casa, as pessoas interagem mais, se divertem mais e consomem mais. Por conta disto, movimentam mais a economia”, explica o criador do conceito, Paulo Hansted. Estima-se que as Cidades Interativas tenham o poder de triplicar o valor econômico gerado por cidadãos e turistas. Por este caminho a dinâmica da relação entre moradores e as cidades onde vivem já está começando a ser redesenhada para melhor. Hansted complementa: “Onde quer que esteja, da forma que preferir, mais do que nunca as cidades vão estar na palma das mãos de seus moradores e visitantes, permitindo estabelecer uma intimidade que beneficiará a todos, das formas mais variadas. Este cenário vai alterar a referência de tempo, distância e até mesmo de percepção de valor de tudo que nos cerca.”

E como isso vai funcionar?

Na web, onde as pessoas tendem a ter menos pressa, o usuário pode estabelecer os primeiros contatos com a região e suas atrações. Dinâmica essencial até para se planejar e decidir pelo destino. No mobile, quando já estiver presente no local, a pessoa pode consultar e receber estímulos personalizados de atrações por perfil, distância, gênero, a cidade na palma da mão. Através de códigos bidimensionais aplicados a atrações turísticas e fazendo uso do celular, ele poderá ampliar e aprofundar sua experiência no local com acesso a informações por meio de vídeos, textos e fotos. Como resultado, mais visitantes transitando e interagindo com a cidade, compartilhando suas impressões positivas, e consequentemente gerando mais empregos, mais circulação de dinheiro, fortalecendo e desenvolvendo a economia local.

E quem ganha com “Todo mundo: os turistas, o comércio e o próprio cidadão. Estimamos que a adoção do sistema de cidades interativas na região, possa não somente aumentar o tempo de permanência, mas acima de tudo dinamizar o valor econômico gerado pelo turista, podendo mais do que dobrar o ticket médio de consumo”, finaliza Hansted.

CONTINUE LENDO


Prefeito quer municipalizar aeroporto particular da RHI Magnesita em Brumado

Foto: Conteúdo l 97News

Pouca gente sabe, mas Brumado tem o maior polo de mineração do Sudoeste da Bahia. E na expectativa de expandir ainda mais o nome de "Capital do Minério", o prefeito Eduardo Vasconcelos falou ao 97NEWS que vai até a sede da RHI Magnesita na cidade de Belo Horizonte apresentar um projeto de municipalização do aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, localizado na BR-030. Toda essa estrutura é particular, e pertence a empresa desde sua fundação em Brumado. No entanto, segundo o prefeito, existe a possibilidade de, em breve, o controle do aeroporto passar ao município. Para dar os primeiros passos de uma articulação nesse sentido, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e os secretários João Nolasco e André Cardoso, vão se reunir com os diretores da empresa, a fim de buscar essa parceria. “Entre outras vantagens, municipalizar o aeroporto vai garantir que as empresas aqui presentes mantenham as suas operações na cidade, incentivadas. Se não tivermos o nosso aeroporto, essas companhias simplesmente buscarão em outras localidades, e todos sairemos perdendo”, diz o prefeito. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Eduardo explica que a municipalização dará à Prefeitura a possibilidade de regular os custos de hangaragem e utilização do solo. “Isso nos permitirá manter pousos e decolagens mensais, de modo a ampliar os investimentos de grandes empresas em nosso município”, completa o gestor. No evento de recepção do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que não aconteceu, o prefeito se dispôs a levar um projeto para a empresa, para tentar a municipalização. Além disso, a ideia é firmar uma série de parcerias público-privadas com empresas do setor para promover o desenvolvimento do aeroporto. “Cada vez mais, em todos os segmentos, o caminho são as parcerias público-privadas. É preciso estudá-las com critério e ampliar cada vez mais as possibilidades de crescimento para a cidade e as pessoas que vivem e trabalham aqui”, conclui o prefeito Vasconcelos. Essa não é a primeira vez que o município tenta decolar os voos em Brumado, em sua gestão anterior, o prefeito chegou a criar linhas aéreas comerciais, utilizando o aeroporto da mineradora para voos, mas como os custos operacionais eram enormes, aos poucos o projeto foi pousando e acabou. 



Ministro do STF libera porte de arma para guardas municipais de cidades com menos de 50 mil habitantes

Foto: 97NEWS Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira (29) uma decisão liminar (provisória) liberando o porte de armas para guardas municipais que trabalham em municípios com menos de 50 mil habitantes.A decisão atendeu a pedido do partido DEM, que alega tratamento desigual a esses guardas, já que o Estatuto do Desarmamento só permite o porte para aqueles que atuam em capitais e cidades com população maior que 50 mil habitantes. Para o ministro, os guardas das cidades menores tem da efetiva participação na segurança pública e atual em condições similares, em razão de índices de violência e mortes semelhantes com as capitais e grandes metrópoles. “O aumento maior do número de mortes violentas, nos últimos anos, tem sido consistentemente maior exatamente nos grupos de municípios em que a lei estimou como passíveis de restrição ou até supressão do porte de arma por agentes encarregados constitucionalmente da preservação da segurança pública”, escreveu na decisão. A liminar ainda deverá ser votada pelo plenário do STF, composta pelos 11 ministros da Corte, para ser referendada ou derrubada, o que ainda não tem data para ocorrer.



Rotary Club de Brumado e Casa da Amizade realizam festival de posse dos novos conselheiros

Foto: 97NEWS

Em reunião festiva realizada na quinta-feira (28) com a presença de autoridades, rotarianos, companheiras da Casa da Amizade e familiares, assumiu a presidência do Rotary Club Brumado para gestão 2018/2019, com o lema "Seja a inspiração" a psicóloga Laís Oliveira Maria, tendo também assumido a presidência da Casa da Amizade a analista judiciária Licia Ataíde. A solenidade de posses ocorreu na sede do Rotary e teve pronunciamento da presidente anterior, Eliana Aparecida Pires de Castro. Nas passagens das funções presidenciais do Rotary e da Casa da Amizade, a nova presidente, Laís Oliveira Maria em seu discurso deu posse a seu secretario, o empresário Glauber Novais Bacelar e todo seu conselho diretor. O mesmo fez a nova presidente Licia da Conceição Alves Ataíde anunciando o novo conselho diretor da Casa da Amizade. A noite foi finalizada com um agradável jantar e momento de confraternização entre todos os presentes.

Foto: 97NEWS


Mobilização do COSEMS/BA traz mais R$ 22 milhões para atendimento ao Glaucoma

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A luta incansável do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), representando a vontade expressa de  todos os municípios baianos, no questionamento ao Ministério da Saúde (MS) sobre a drástica redução dos recursos destinados ao  atendimentos ao Glaucoma no estado, ocorrido no final de 2017 , obteve uma importante vitória na tarde/noite desta quinta-feira (28/06), em Brasília, na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). De acordo com a nova pactuação, a Bahia receberá mais R$ 22 milhões por ano destinado ao atendimento dos pacientes com glaucoma. Foi aprovada na CIT a proposta do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que teve a decisiva participação da presidente do COSEMS/BA e diretora de Regionalização e Descentralização do colegiado nacional, Stela Souza, de reconsiderar a Portaria Conjunta nº 3011/17 e aumentar o parâmetro de prevalência para até 3% nos estados com produção no atendimento ao Glaucoma para a população acima de 40 anos superior ao percentual de 1,5% estabelecido pelo MS. 

Com isso, a Bahia que tem 4% de índice passará de  1,5% para 3% de índice, ou seja, um acréscimo anual de R$ 22 milhões para atender as demandas dos municípios baianos com a doença. “Tenho lutado pelo Glaucoma desde novembro, quando a Portaria 3011/17 reduziu os recursos disponíveis para o atendimento. Valeu a luta”, comemorou a presidente Stela Souza, que viajou à Brasília diversas vezes para debater o tema, inclusive com a presença do ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ao total, o debate sobre o Glaucoma, tanto na Reunião Ampliada da Diretoria Executiva quanto na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), esteve na pauta em oito reuniões consecutivas. Stela reconhece que todo esse processo de debate foi exaustivo, mas fundamental para essa grande vitória dos gestores baianos. Em sua fala, o presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, reforçou a preocupação insistente dos secretários municipais da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas. “O corte de 1,5 no parâmetro devido a recursos financeiros prejudicou e muito especialmente os seis estados do Nordeste, onde a prevalência é maior também por ter uma população negra muito maior. Por isso, temos esta nova proposta”. Além da pactuação, ficou acertada também a revisão, pela CIT, da Política Nacional sobre o Glaucoma.

CONTINUE LENDO


Brumado: PETO apreende homem pela segunda vez por porte ilegal de arma de fogo no bairro do Mercado

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Por volta das 11h desta sexta-feira (29), policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em patrulhamento pelo bairro do Mercado, na Rua Virgílio Ataíde proximo a linha férrea, visualizou um veículo Chevrolet Corsa na cor verde com placas DIB-8969, da cidade de Rio do Antônio, com três integrantes. Após ordem de parada e abordagem minuciosa foi encontrado no interior do veículo um revólver Taurus S.A. calibre 38 Special, numeração de série suprimida, com 05 munições intactas, além de uma faca de corte do tipo peixeira. O condutor, Breno Ribeiro da Silva, 20 anos, juntamente com duas passageiras, por nome de Rosana Vieira Nascimento, 32 anos e C. F. N. M, menor de idade foram devidamente conduzidos à delegacia de Brumado, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis. Vale ressaltar que o meliante foi recentemente apreendido pelo mesmo delito em outra ocasião e é suspeito de praticar disparos de arma de fogo no perímetro dos conjuntos habitacionais dos Brisas na última semana. O veículo foi conduzido ao pátio para adoção de medidas administrativas. 



Feira: Com medo de botijão de gás explodir, mulher se joga do terceiro andar e morre

Foto: Reprodução

Uma mulher se jogou do terceiro andar do prédio onde morava no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana, na noite desta quinta-feira (28). De acordo com a polícia, vizinhos informaram que Anatalia dos Santos Freitas, 35 anos, se desesperou com medo de um botijão de gás da vizinha explodir. Os moradores disseram que uma vizinha gritou afirmando que o botijão que estava trocando, vazou e ia explodir. Os moradores do bloco 17 desceram as escadas correndo, inclusive a filha da Anatalia, que na aflição se jogou do terceiro andar tendo morte instantânea. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.



Alegria: Últimos acertos para o São Pedro dos Olhos d’Água 2018

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

Junho é o mês preferido dos brumadenses, que apaixonados por festas, fazem questão de mergulhar nesse clima de alegria que é composto por vários eventos não só na cidade, mas em toda a região. Como o município não tem tradição histórica de realizar o São João, outro evento vem ganhando uma grande notoriedade nos últimos anos, tanto que já é considerado referência regional, que é o São Pedro dos Olhos d’Água que neste ano de 2018 está com uma projeção ainda mais forte, que é corroborada pela Copa do Mundo. Então, diante de todo esse “mix” de positividade, a produção do evento realizou na manhã de hoje (29) os últimos preparativos da logística, que contará com uma ótima estrutura. Outro fator que vem dando uma qualidade muito significativa é a segurança, que conta com detector de metais e uma equipe muito qualificada, além da presença sempre constante da Polícia Militar. Então, Brumado já começa a viver uma atmosfera de muita alegria, correspondendo assim ao grande anseio popular pela realização de festas na cidade. Confira abaixa a programação:

(Divulgação)


Elias Piau confirma compromisso com o Esporte e realiza o Iº Campeonato de Futsal de Itaquaraí

A reunião onde foram feitos os últimos acertos com as equipes participantes (Foto: Assessoria Parlamentar)

Desde o início de seu mandato parlamentar o vereador Elias Piau (PV) deu um enfoque muito especial para a área esportiva, tendo participações importantes e realizando, no início, com recursos próprios, competições como o Gauchão, que hoje conta com apoio da administração municipal e se tornou um torneio referência para o futebol local. Passados 18 meses, mostrando um amadurecimento político, Elias Piau está desenvolvendo parcerias muito importantes para dar uma dimensão ainda maior para as suas atividades em prol do desporto brumadense. Uma delas já vem produzindo frutos muito interessantes, que é a com o deputado federal Daniel Almeida (PC do B) que vem dando um “feedback” muito positivo às solicitações do vereador. A nova conquista, desta feita, irá contemplar a zona rural, mais especificamente o Distrito de Itaquaraí, que irá sediar, de forma inédita, o seu primeiro Torneio de Futsal, o qual terá início no próximo domingo (01) na Quadra Poliesportiva do Colégio Clemente Gomes.

O vereador Elias Piau vem realizando uma série de ações que vêm beneficiando o desenvolvimento do esporte local (Foto: Assessoria Parlamentar)

Na última quarta-feira (27), o vereador Elias Piau esteve reunido com as equipes e fez a distribuição dos uniformes e equipamentos, como também exibiu os troféus e medalhas que serão distribuídos. O evento irá movimentar toda a região de Itaquaraí e, na abertura do campeonato, irão estar presentes autoridades e todas as equipes, onde será entoado o Hino Nacional, promovendo assim um momento de civismo, ainda mais que estamos em plena Copa do Mundo, onde a Seleção do Brasil irá enfrentar o México numa partida das oitavas-de-final na segunda-feira (02). Então é um grande aperitivo para poder comemorar em grande estilo a possível classificação para a próxima fase, já que o Brasil é considerado um dos favoritos para levantar a taça e conquistar o Hexa. Elias Piau, ouvido pelo 97NEWS comentou que “realmente é uma nova e importante conquista, que irá fazer com que Itaquaraí seja o centro do futsal brumadense nos próximos dias”. Ela também destacou que “fico muito feliz por poder realizar mais esse sonho dos desportistas daquela região. Todos que me conhecem sabem que eu sou apaixonado por esportes e fico muito gratificado quando posso cooperar para o desenvolvimento deste setor”. E no final fez questão de dizer que “eu não posso agradecer o constante apoio do deputado Daniel Almeida que já comprovou o seu compromisso com o esporte de Brumado e que, mais uma vez, vem nos prestigiar com o seu apoio para um evento tão representativo como esse em Itaquaraí”.

O clima é muito otimismo entre as equipes (Foto: Assessoria Parlamentar)


Brumado: Tumulto e quebra-quebra no HMPMN deixa médicos e funcionários assustados

Confusões com agressões e quebra-quebras são cada vez mais comuns no HMPMN (Foto: 97NEWS)

O corredor do pronto-socorro do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto virou novamente um palco de conflitos, desta vez decorrente de uma confusão causada por três pacientes na noite da última quarta-feira (27). De acordo com o boletim de ocorrência, um homem de identidade não revelada chegou à unidade hospitalar com o queixo quebrado após uma confusão que havia acontecido após o jogo do Brasil em um bar localizado na Rua Cel. Tibério Meira. Segundo testemunhas, três homens com sinais de embriaguez começaram a brigar no estabelecimento motivados, segundo informações, por discussões envolvendo o desempenho da seleção brasileira. Durante as agressões, um dos homens foi atingido com um soco no queijo e teve que ser hospitalizado. Mesmo diante disso, prestes a ser atendido, um dos agressores, extremamente alterado, não satisfeito foi até o setor e tentou-o agredir mais uma vez a vítima. Na ação houve quebra-quebra e muito “empurra-empurra”, tanto que um guarda municipal foi agredido e a Polícia Militar teve que ser acionada. Ao perceber a chegada da viatura no local, agressor e vítima saíram correndo do local, pulando muros do SAMU 192 que fica anexo ao Hospital Municipal.

A sala de atendimento é uma zona constante de tensão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo os pacientes, a correria foi tamanha, tanto que médicos e enfermeiros ficaram muito apreensivos e temerosos diante da confusão. O caso foi registrado na Delegacia e a Polícia Civil vai usar as imagens de monitoramento do Hospital para identificar os homens que causaram a confusão. Uma das enfermeiras que trabalha na unidade relatou à nossa equipe que essa não é a primeira vez que confusões desse gênero acontecem no local e que funcionários estão até pensando em pedir demissão por medo da insegurança. Apesar que, segundo a enfermeira, toda vez que a PM é acionada, os policiais chegam ao local imediatamente, o que traz um certo conforto e tranquilidade aos funcionários. Mas ainda segunda ela, os guardas municipais já deveriam trabalhar armados na unidade, que acaba sendo constantemente danificada com as sessões de quebra-quebra causadas por usuários insatisfeitos do Hospital. A direção do Hospital Professor Magalhães Neto não se pronunciou sobre o caso.



Acidente deixa vítima fatal na madrugada desta sexta-feira na cidade de Malhada de Pedras

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Na madrugada desta sexta-feira (29), um automóvel Fiat Uno capotou, em uma curva próximo à uma comunidade conhecida como Capinal, zona rural de Malhada de Pedras. De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor do carro voltava de uma festa que aconteceu na Fazenda Coroba e perdeu o controle da direção. O motorista identificado apenas como "Bia de Olindo" não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ainda segundo a PM, mais duas pessoas estavam no veículo e foram encaminhadas para a Unidade Hospitalar da cidade com ferimentos leves. O acidente aconteceu cerca de 3 km de Malhada de Pedras, rodovia que liga a cidade ao município de Rio do Antônio. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.



Conquista: Major Edson Ramos Mascarenhas assume o comando da CIPE/Sudoeste

Foto: Divulgação

Foi realizada na tarde desta quinta feira (28) na cidade de Vitória da Conquista, a cerimônia de passagem de comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (CIPE/Sudoeste). A solenidade aconteceu na sede da CIPE de Conquista. Após três anos no comando da unidade, o Tenente Coronel Mucyo Vasconcelos deixa a especializada para assumir o subcomando do Policiamento Regional do Sudoeste (PR/Sudoeste). Quem chegou pra assumir a CIPE de Conquista foi o Major Edson Ramos Mascarenhas Júnior, que comandava a 54ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Campo Formoso. A passagem de comando foi presidida pelo Coronel Ivanildo da Silva, que no dia 10 de julho assumirá o comando do CPR/Sudoeste.



Mulher é morta com tiro na cabeça após se negar a mostrar celular para ex-marido

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher de 30 anos, foi morta a tiros pelo ex-companheiro após ela se recusar a mostrar o celular, na última segunda-feira (25), na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Segundo a investigação feita pelo SIG (Setor de Investigações Gerais), o filho de 14 anos relatou, em depoimento à polícia, que Edson Aparecido Oliveira Rosa, de 35 anos, agrediu a vítima, identificada como Yara Macedo dos Santos com socos e pontapés e depois deu um tiro na cabeça dela. O casal estava separado há um mês e Edson não aceitava o fim do relacionamento. De acordo com a polícia, o suspeito ficou dias sem trabalhar atrás de Yara. Após o assassinato, Edson pediu ajuda da família para fugir, sendo que três pessoas acabaram presas por favorecimento ao rapaz. Um dos presos pagou fiança e foi liberado. Edson foi preso em Sidrolândia, no mesmo estado, na terça-feira (26), no momento em que iria embarcar em um ônibus para Campo Grande. Ele tem várias passagens pela polícia, inclusive por violência doméstica e por ameaçar a ex-mulher, que tinha uma medida protetiva contra ele.



Prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep termina hoje (29)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep – ano base 2016 – termina nesta sexta-feira (29) em todo o país. Segundo o Ministério do Trabalho, no balanço mais recente, pelo menos 2,2 milhões de trabalhadores que têm direito ainda não retiraram o benefício. Esse número representa 10% do total. O estoque de recursos disponíveis para retirada está estimado em cerca de R$ 1,6 bilhão e o prazo não será prorrogado, informou o ministério. Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), sacam o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. Para os funcionários públicos vinculados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), a referência é o Banco do Brasil. O pagamento do abono começou em 27 de julho de 2017. O valor que cada um tem a receber depende de quanto tempo ele trabalhou formalmente em 2016, na iniciativa privada ou no serviço público. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo. Quem trabalhou apenas 30 dias terá o valor mínimo, que é R$ 80.



Brumado: Bingo clandestino é novamente fechado por operação policial

No momento da operação o local estava bastante movimentado (Foto: Leitor 97NEWS)

Apesar de ainda ser considerado como uma contravenção penal, os bingos ainda continuam acontecendo em todo o Brasil. Alimentados pela possibilidade da liberação dos jogos de azar, inúmeros locais funcionam como uma espécie de minicassinos, atraindo um grande público e se firmando como uma atividade muito lucrativa. Em Brumado a Justiça vem combatendo severamente essa prática, fomentada por diversas insatisfações de esposas que veem, em alguns casos, seus maridos perderem muito dinheiro e até bens de valor devido à compulsividade dos mesmos. A primeira operação de combate mais ostensivo ocorreu em setembro de 2017 e, passado quase um ano, novamente, na noite desta quinta-feira (28), uma nova operação foi desencadeada, a qual acabou conduzindo o proprietário para a Delegacia, o qual acabou logo saindo sob pagamento de fiança no valor de R$ 1.500. No momento o local, que fica localizado na Rua Mestre Eufrásio no Bairro das Flores estava cheio, o que causou certo “frenesi” nas redes sociais, com inúmeras informações desencontradas, de que várias prisões tinham sido efetuadas, o que não existiu. Os materiais utilizados foram levados e o local foi novamente fechado pela Polícia. O proprietário já estava respondendo um processo criminal por prática de contravenção e, agora, com a reincidência, a sua situação ficou ainda mais complicada. 



Sensibilidade é crucial para produzir matérias que tratam da violência contra a mulher

(Divulgação)

O olhar humano e a vulnerabilidade de vítimas da violência são preocupações essenciais na cobertura de histórias sobre feminicídio e exploração sexual infantil. As jornalistas Carolina OMS e Amanda Célio, ambas da revista digital Az mina, junto com Julianna de Melo e Ciara Carvalho  do Jornal do Commercio, valorizam esse tipo de abordagem nos projetos ‘As meninas de minas’ e #UmaPorUma. As iniciativas dos dois grupos foram destaque na palestra sobre ‘Mulheres, violência e a sensibilidade para contar as histórias’, no 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A revista "Azmina" existe há três anos, é um projeto sem fins lucrativos que busca, através do jornalismo, informar e combater os diversos tipos de violência contra a mulher. Em 2017, lançaram um edital que ofereceria financiamento para a produção de uma matéria, sendo escolhido o projeto ‘As meninas de minas’ da jornalista Amanda, mineira e assessora de imprensa, que fala sobre exploração sexual infantil nas estradas de Minas Gerais. 

A repórter conta que guardou esse tema por nove anos até ter a chance de produzi-lo. Já o projeto #Uma porUma nasceu em janeiro de 2018 com o intuito de mapear todas as mortes de feminicídio no estado de Pernambuco ao longo desse ano. Ele é encabeçado por jornalistas do Jornal do Commercio de Pernambuco. Hoje conta com 29 profissionais envolvidos, desde cientistas de dados até design gráficos que auxiliam nas ilustrações dos casos e na construção do site.  As quatro jornalistas relataram os desafios de produção das reportagens em ambos os projetos. Segundo Carolina, editora da matéria “As Meninas de Minas”, o maior desafio foi não entrevistar as crianças exploradas sexualmente. Durante a apuração, ela sentiu certa estranheza ao não ter os relatos das vítimas no texto, mas depois de toda a reportagem concluída viu que esse era o seu grande diferencial humanizador, pois entrevistá-las seria fazer com revissem esse trauma e suas dores. Um debate surgiu a respeito da exposição dos rostos e cenas dos crimes de feminicídio no projeto #UmaPorUma, e as jornalistas chegaram ao consenso de que seria importante trazer essas informações. Para Ciara, a cena do crime diz muito sobre o motivo das mortes dessas mulheres, por isso optaram por utilizar ilustrações no lugar dessas imagens. Já a foto de identificação das vítimas no site do projeto é escolhida junto com a família, num processo de resgate da memória e da história daquela pessoa. Uma das questões trazidas durante o debate na palestra, foi sobre a questão do envolvimento entre o jornalista e uma pauta. A opinião de Amanda é que esse envolvimento é inevitável, porém ela destaca que durante a apuração sobre exploração sexual infantil, tentou se distanciar um pouco para que conseguisse extrair informações importantes dos caminhoneiros, que por muitas vezes são agentes participativos da exploração. Se não tivesse mantido essa postura, talvez não conseguisse informações cruciais para a reportagem. “Eu fui com nível de concentração e uma carga de responsabilidade muito alta”, conta Amanda. No entanto, durante a produção, ela se deparou com uma frase, dita por uma prostituta, que a tocou muito “você podia fazer matéria aí, né? Matéria de tirar a gente daqui”, repetiu a jornalista com a voz embargada, “isso mostra que elas não estão ali necessariamente porque querem”, completa. Já para Ciara, o envolvimento é necessário e inevitável numa pauta que exige sensibilização. A humanização no jornalismo, tema do debate, pode variar dependendo da pauta e seu contexto. Mas um fator comum, que foi trazido na fala de Amanda, traduz o que um projeto de jornalismo humanizado precisa defender: “as pessoas vêm antes das histórias”. Carolina destacou que com preparação, a abordagem humanizada vai se tornando natural e, especificamente para cobertura de temas relacionados a mulher, indicou o manual de redação do Think Olga.. Ciara sintetiza essa trajetória, intitulando esse jornalismo como de guerrilha, “no sentido mais verdadeiro de transformação” e completou mais tarde “deixar de fazer é não existir e não há essa opção”.

CONTINUE LENDO


Mesmo com aval médico, criança com paralisia cerebral é impedida de viajar em avião para consulta: 'Preconceito', diz mãe

Mesmo com aval médico, criança com paralisia cerebral é impedida de viajar em avião para consulta. (Foto: Reprodução/TV Sudoeste)

Uma menina de 4 anos que tem paralisia cerebral foi impedida de embarcar em um avião por uma empresa aérea no município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. A menina viajaria para Salvador para fazer um tratamento médico acompanhada dos pais, que ficaram revoltados e entraram na justiça com um processo por danos morais e materiais. A família diz que a criança não foi autorizada a embarcar pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras mesmo tendo sido apresentado um atestado feito por uma neurologista, que diz que a criança tem condições de viajar de avião. "Eles foram desumanos com a minha filha Luna e, principalmente, preconceituosos. Isso é inadmissível. Hoje em dia se fala tanto em inclusão, mas onde está essa inclusão?", disse a mãe da criança, Ana Cleide Neres. Por conta do problema de saúde, a menina não anda e nem consegue falar. "Prejudicou automaticamente o tratamento dela, que tem datas definidas. A gente fica muito chateado com empresa, que vetou esse voo dela. A gente já foi de avião com ela, foi e voltou. 

A gente procura ir de avião por ser um meio mais rápido, mais confortável para ela. É constrangedor mesmo", afirmou o pai, Cil Eduardo Burtet.  Os pais contam que, por conta do ocorrido, tiveram que remarcar a consulta da menina em Salvador para o dia 4 de julho, mas informaram que a empresa já adiantou que a criança também não poderá viajar na data. "Tivemos que remarcar esse procedimento para o próximo dia 4 [de julho] e, para se ter uma ideia, já tinhamos reservado a passagem para o dia 4 e a empresa também já informou que ela não está autorizada a embarcar no dia 4. Ela é um criança especial, mas ela tem o mesmo direito que eu tenho, que o meu outro filho tem e que todos nós temos. Ela tem o direito de ir e vir a qualquer momento para onde ela quiser", diz a mãe. Por meio de nota, a empresa Azul informou que avaliou o formulário médico da criança e que não autorizou a viagem em prol da segurança e saúde da criança, com base na Resolução 280 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).Para a família, no entanto, houve preconceito. "A gente percebe que houve um preconceito por conta do problema de saúde da menor, uma vez que o relatório médico atestava que ela poderia fazer o embarque atraves de viagem aérea sem o menor problema", afirmou o advogado dos pais da menina, Fábio Batista.  "De início, a gente solicitou atraves do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) que a empresa se manifestasse, esclarecendo o motivo pelo qual havia negado por duas vezes e, atraves de e-mail, responderam que dentro de 10 dias iriam dar um retorno. A ação visa justamente fazer uma reparação pelos danos materiais ocorridos, uma vez que houve gastos para aquisição das passagens, a marcação da consulta e as despesas inerentes ao traslado. E isso tudo com reflexo no abalo psicológico que ela teve, o que vai dar ensejo a um dano moral", disse o advogado. Sobre o fato de a menina já ter viajado anteriormente, a Azul informou na nota que as situações de saúde mudam a cada voo e que é de responsabilidade dos profissionais da empresa permitirem ou não o embarque dos clientes.

CONTINUE LENDO


Entidades defendem exame obrigatório de proficiência em medicina

(Foto: Reprodução)

A maior parte das entidades médicas que participaram do 8º Encontro Nacional de Entidades Médicas defenderam a realização de um exame nacional obrigatório de proficiência em medicina. Foram 85% votos a favor, de um total de mais de 150 delegados. Atualmente, alguns conselhos regionais aplicam exames, mas a participação não é obrigatória e o médico pode obter o registro mesmo se for reprovado. Segundo a Agência Brasil, o Projeto de Lei 165/2017, que trata de um exame nacional e obrigatório, tramita no Senado e tem como relator o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Em março, a Associação Médica Brasileira (AMB) já havia definido que atuaria em prol da criação de lei para instituição do exame para egressos do curso de medicina. Os formados que não forem aprovados na prova não poderiam receber o registro e estariam impedidos de exercer a medicina. A expectativa, agora, é que entidades atuem juntas pela causa. "Entendemos que o Exame Nacional Obrigatório de Proficiência em Medicina é urgente e necessário para protegermos os pacientes de serem atendidos por médicos sem formação de qualidade", avaliou o presidente da AMB, Lincoln Ferreira, por meio de nota. "As escolas médicas precisam ser avaliadas e os alunos também. E quem não estiver preparado não poderá exercer a medicina", completou. Além da AMB, o 8º Encontro Nacional das Entidades Médicas reúne delegados do Conselho Federal de Medicina da Federação Nacional dos Médicos e da Federação Médica Brasileira (FMB).



Brumado: Agentes de Endemias recebem 36 tabletes; apesar dos avanços eles continuam insatisfeitos

O momento da entrega dos tabletes aos agentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em meio à crise que passa o setor de endemias, que foi, inclusive, citada em veiculação do 97NEWS, onde foi retratada a situação da precariedade das bolsas e fardas dos agentes, a administração municipal, segundo os próprios agentes, acabou agindo na contramão dos pedidos. O mote da nova insatisfação é que o prefeito, juntamente com o secretário de saúde, fez a entrega de 36 tabletes, os quais serão utilizados no sentido de dar mais qualidade aos trabalhos, que integra um amplo processo de automação dos servidores em Brumado. Há seis meses, o prefeito também havia entregado vários tabletes aos agentes comunitários do município. Segundo a prefeitura, com a informatização dos trabalhos dos funcionários, houve um aumento de 600% da produção dos servidores. Mas em meio à esta informatização, os agentes voltam a questionar que "falta farda, mochila e outros acessórios que todos os dias usamos nas visitas. Um agente não pode ter só uma farda ou uma só mochila, esse material tem que ser trocado à cada 6 meses, pois existe um desgaste muito grande”. Então, a situação, apesar dos avanços volta a mostrar um paradigma de que se “engole um camelo e se engasga com um mosquito”, ou seja, são resolvidos grandes problemas, enquanto os pequenos, que seriam até muito mais fácil de serem resolvidos, ainda persistem.  

Os agentes continuam reclamando da situação das bolsas e mochilas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Moradores do Campo Seco denunciam vazamento de água

Segundo os moradores do Campo Seco a água está vazando há vários dias (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

Em meio a campanhas de racionamento e até economia no mundo, o consumo consciente da água, vem crescendo a cada dia. Mas parece que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não vem dando muita importância para isso. Fato este que, há cerca de sete dias atrás os moradores da Rua João Caires Sobrinho, no Bairro Malhada Branca, reclamaram de um vazamento iniciado há cinco meses atrás, e mesmo depois da reportagem, o vazamento continua. De acordo com Carlos Evilásio Ferreira de Santana, 52 anos, eletrotécnico, morador da rua, o vazamento acontece na rede principal da via. "Está jorrando um volume muito grande de água há cinco meses, dá até dor no coração ver tanto desperdício. Informamos a Embasa várias vezes, inclusive quando dois funcionários terceirizados vieram realizar uma ligação na mesma rua, informamos à eles, mas até agora não recebemos resposta", enfatiza. Outra situação semelhante foi passada a redação do 97NEWS na manhã desta quinta-feira (28), onde moradores da comunidade de Campo Seco registraram em foto um vazamento na rede principal que fornece água para a comunidade. Por causa do rompimento do cano, a água pode ser vista escorrendo pela estrada vicinal. O vendedor William Fernando, de 23 anos, diz que trabalha na cidade e todos os dias presencia veículos pesados passando pelo local. "Não adianta a Embasa vir aqui e consertar, tem que afundar o cano um pouco mais, porque vários veículos de carga passam pelo local", relatou. Quem testemunhar algum desperdício ou quiser solicitar os serviços da Embasa pode ligar para o número 0800 0555 195.