ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Você ajuda. A LBV faz!

(Divulgação)

Com o imprescindível apoio de seus colaboradores, a Legião da Boa Vontade (LBV) atua, há mais de 68 anos, no amparo a crianças, adolescentes, jovens, adultos, gestantes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Em 2017, a Instituição alcançou a expressiva marca de 13.523.005 atendimentos e benefícios prestados às populações de baixa renda, impactando mais de 370 mil pessoas nas cinco regiões brasileiras. Em todo o país a LBV mantém 82 unidades de atendimento, entre elas Centros Comunitários de Assistência Social, lares para idosos, centro de assessoramento, escolas de educação básica e escola de capacitação profissional. Além disso, promove inúmeras campanhas de apoio a famílias e comunidades, fornecendo aos atendidos condições e informações a fim de que possam buscar os próprios direitos e colaborar para a construção de uma sociedade solidária, justa e com oportunidades iguais para todos.Um simples gesto pode mudar vidas. Por isso sua doação vale muito. Você pode se tornar um voluntário, ajudar a divulgar esta iniciativa ou, então, contribuir financeiramente para a manutenção dos programas socioeducacionais da Instituição. Pode ainda colaborar com alimentos não perecíveis ou doações diversas. Um simples gesto pode melhorar a vida de muita gente. Indique amigos, familiares, vizinhos e empresas para apoiar as atividades da Legião da Boa Vontade. Acesse www.lbv.org ou ligue para 0800 055 50 99. Acompanhe, siga, curta e compartilhe as ações da LBV nas redes sociais: LBVBrasil no youtube.com, no facebook.com e no instagram.com.



Rey do Dellivery faz promoção especial para comemorar o Dia Mundial da Pizza

(Publicidade 97NEWS)

Sabia que a pizza tem um dia todinho para ela? Dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Pizza, mas no Rey do Dellivery, quem ganha é você cliente e amigo, pois na Semana Mundial da Pizza você compra uma pizza grande, com borda e entrega grátis e só paga R$ 19,99. Isso mesmo a entrega é inteiramente grátis.

Melhor preço com qualidade imbatível só no Rey do Dellivery .
Não dá para explicar, tem que experimentar.
Pedidos pelo: (77)99925-4844



Por denúncia de descumprimento de cautelar, Polícia Federal poderá voltar a efetuar prisão em Malhada de Pedras

O registro fotográfico comprovaria o descumprimento da cautelar da Justiça por parte do ex-prefeito Ramon dos Santos (direita) (Foto: Divulgação)

O município de Malhada de Pedras, que, inclusive neste dia 12 de julho está comemorando o seu 56º aniversário de emancipação política, tem vivido recentes episódios que envolveram a Polícia Federal. Em 25 de novembro de 2016, foi deflagrada a “Operação Vigilante”, que foi comandada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e a própria PF, na qual foi preso o ex-prefeito Valdeci Alves Bezerra, o “Ceará” e o então vice-prefeito Adriano Paca. Desta feita outro importante político do município pode acabar sendo alvo de uma nova ação da Polícia Federal, que é o ex-prefeito Ramon dos Santos (PP). Segundo informações passadas ao 97NEWS, Ramon, que é esposo da atual prefeita Terezinha Baleeiro (PP). Desta feita Ramon dos Santos foi objeto de nova denúncia no Ministério Público Federal e na PF pelo descumprimento de medidas cautelares impostas pela Justiça. Ele que já foi condenado em outros processos, também responde a vários outros, o que pode complicar ainda mais a sua situação. As condenações são de improbidade administrativa, dano ao erário, tendo sido condenado a 7 anos e meio de reclusão em regime semiaberto, como agravante da perda de direitos políticos. Ele também aguarda decisão do recurso em segunda instância por supostas práticas de desvios de verbas do Fundef e prestação de serviços com notas fiscais falsificadas. Mas, o foco nesse momento de uma nova possível ação da Polícia Federal seria o descumprimento das medidas cautelares da Justiça, nas quais foi decretada a proibição dele de ter acesso a qualquer órgão público, a exemplo da própria sede da prefeitura de Malhada de Pedras, como também participar de qualquer evento político que diz respeito ao município. Segundo os denunciantes, um flagrante que comprovaria o desrespeito à ordem judicial, foi feito em recente visita do governador Rui Costa ao município de Vitória da Conquista, quanto foi realizado o ato oficial do governo do estado da entrega de ambulâncias para municípios da região, Ramon pousou na foto ao lado do governador e da prefeita Terezinha e do deputado Vitor Bonfim. Esse registro fotográfico, juntamente com outros do mesmo teor, também foram agregados à denúncia que pode ser analisada na sua íntegra (CLIQUE).



BR030: A boutique de grifes famosas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Boutique BR030 veio para ser o diferencial da moda para Brumado e região. Conheça as novas tendências do mercado da moda, uma nova era fashion na “Capital do Minério”. Com um designer arrojado, ambientação temática e muito estilo e bom gosto, a BR030 é sinônimo de glamour e do sentimento de estar de bem com a vida. Na BR030 você irá encontrar os lançamentos das melhores grifes do momento como Osklen, John John, Sérgio K., Lacoste, Keep Culture. Lá também os clientes poderão encontrar as melhores marcas de perfumes e também os smartphones de última geração da Apple e da Sansung, como também os sapatênis que são a coqueluche do momento. Uma das atrações é uma réplica de Mustang  GT 500, que na parte superior é uma mesa de bilhar. A BR030, fica localizada na Praça Armindo Azevedo, nº 210. 



Em oito anos, mais de 34,2 mil leitos do SUS foram fechados no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nos últimos oito anos, mais de 34,2 mil leitos de internação da rede pública foram desativados. Em maio de 2010, o Brasil tinha 336 mil leitos para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS), número que caiu para 301 mil em 2018, o que representa uma média de 12 leitos fechados por dia ao longo do período analisado. Somente nos últimos dois anos, mais de 8 mil unidades foram desativadas. De acordo com a Agência Brasil, o levantamento foi feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a partir de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde. As especialidades com a maior quantidade de leitos fechados, em nível nacional, são psiquiatria, pediatria cirúrgica, obstetrícia e cirurgia geral. Os dados mostram queda dos leitos em 22 estados e 18 capitais. De acordo com o relatório de Estatísticas de Saúde Mundiais da OMS de 2014 – o último dado disponível -, o Brasil tinha 23 leitos hospitalares (públicos e privados) para cada grupo de dez mil habitantes. A taxa era equivalente à média das Américas, mas inferior à média mundial (27) ou às taxas apuradas, por exemplo, no Reino Unido (29), na (47), Espanha (31) e França (64).



‘Estamos totalmente esquecidos e nem vamos desfilar no 7 de setembro ’, protesta diretor da FAMUB

O diretor Gildásio Henrique afirmou que a crise se agravou a ponto da FAMUB não poder desfilar no 07 de Setembro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado já teve o status de “Cidade das Fanfarras”, já que inúmeras agremiações desse gênero eram uma das grandes atrações culturais do município, inclusive com vários títulos no âmbito estadual e nacional. Formando centenas de músicos, as fanfarras sempre foram uma das “meninas dos olhos” da população brumadense, que sempre se mostrou apaixonada por esse tipo de atividade cultural. Só que, de uns anos para cá, algumas fanfarras começaram a sucumbir diante das adversidades do caminho. Neste contexto uma das mais representativas, a FAMUB – Fanfarra Municipal de Brumado, a qual, com mais de 20 anos de história tem inúmeros títulos de grande vulto, que fez o nome de Brumado brilhar em vários locais do país. Com cerca de 80 componentes a FAMUB atualmente está enfrentando uma forte crise segundo o diretor Gildásio Henrique (24), que protesta que “desde 2012 estamos sem apoio do poder público municipal, pois, além de não termos lugar para ensaiar, hoje estamos sem fardamentos e com os instrumentos danificados”. Num tom mais emocionado ele declarou que “essa abandono é tão grande que não vamos poder desfilar no desfile cívico de 07 de setembro, o que está causando uma grande tristeza em todos os membros da fanfarra”. Vale ressaltar que a FAMUB é uma das principais atrações do desfile do Dia da Pátria em Brumado, mas, nesse ano de 2018, ela não estará presente deixando um vácuo. O diretor espera que essa situação seja revista. “Entramos em contato com a secretária Ednéia Ataíde que disse que irá analisar a nossa situação, buscando encontrar uma saída para essa crise”.

A FAMUB sempre foi uma das grandes atrações do Desfile Cívico de 07 de setembro em Brumado (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Amiga faz homenagem à Zilma Lima Bernardes, vítima de feminicídio no último dia (05)

A homenagem póstuma foi colocada ao lado do local que foi utilizado por Zilma há 15 anos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A morte brutal de vendedora de cachorro-quente Zilma Lima Bernardes (55) chocou a sociedade brumadense. Ela que foi vítima de feminicípio praticado pelo seu ex-marido, o qual confessou o crime, era muito querida e considerada uma mulher exemplar que sempre, com muita garra, ganhava a vida de forma honesta. Com cerca de 15 anos tendo a sua barraca localizada na Av. Centenário, em frente à Igreja São Cristovão, Zilma cativava os seus clientes e tinha uma amizade muito significativa com outras ambulantes. Quem passa pelo local hoje visualiza uma faixa preta fixada no poste, uma homenagem feita pela sua amiga Antônia Pereira de Souza (58) que também é vendedora de cachorro-quente. “Zilma era um ser humano fantástico e sua partida de forma tão repentina deixou um vazio tão grande que nunca será preenchida, pois ela era única”, declarou e ainda lembrou que “colocar essa faixa é uma homenagem que fizemos para que a sua memória esteja sempre presente ao nosso lado”.



Boa notícia: Câmara dos Deputados aprova aumento do piso salarial para agentes comunitários de saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 827/18, que muda dispositivos relativos à jornada de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Foi aprovado o projeto de lei de conversão, que aumenta o piso salarial da categoria em 52,86% ao longo de três anos. A matéria precisa ser votada ainda pelo Senado. Inicialmente, a MP não tratava de aumento de salário, mas o parecer do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), aprovado na comissão mista, acatou emendas nesse sentido. De acordo com o texto, o piso atual de R$ 1.014,00 passará a ser de R$ 1.250,00 em 2019 (23,27% de reajuste); de R$ 1.400,00 em 2020 (12%); e de R$ 1.550,00 em 2021 (10,71%). O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2014, data do último reajuste, até maio de 2018 é de 26,35%. Em seu relatório, o senador não aponta a fonte de recursos para o aumento do piso salarial, seja por meio de aumento de receita ou de cancelamento de despesa. Essa é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal e da emenda constitucional do teto de gastos (EC 95, de 2016). Cunha Lima determina apenas que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) fixará o valor reajustado do piso, além de prever seu reajuste anual a partir de 2022, sempre em 1º de janeiro de cada ano.



Documentação da Conder confirma Vitor Bonfim como autor da emenda do Anfiteatro de Brumado

O anfiteatro será construído atrás do Mercado de Artes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As disputas de “paternidade” das obras em Brumado voltaram à cena política, o que é, inclusive, uma praxe deste período que antecede as eleições. Dentre as várias disputas uma acabou acendendo uma grande discussão que foi a do Anfiteatro do Centro de Cultura de Brumado que foi concomitantemente divulgado pelos pré-candidatos Vitor Bonfim (PR) e Daniel Almeida (PC do B) como de suas autorias. A “disputa” ganhou ainda mais dimensão com as declarações que foram atribuídas ao vice-prefeito Édio Pereira (PC do B), que teria ido para o campo das ofensas num grupo fechado de Whatsapp, onde ele questionou a “paternidade” e acusado Vitor Bonfim de ter faltado com a verdade. Mesmo negando que não foi de sua autoria, a situação virou manchete da mídia local e, em decorrência disso, Vitor Bonfim, divulgou, por meio de sua assessoria parlamentar uma documentação na qual está atribuída ao seu mandato a conquista da obra por meio de uma emenda impositiva. Assinado pelo diretor do órgão, Airton José Vilaça Maia, a documentação foi emitida em resposta a um ofício oriundo de Vitor Bonfim. Outro fato acendeu ainda mais a discussão, que foram as declarações de Guilherme Bonfim, também num grupo de Whatsapp, onde ele citou que “sua máscara caiu! Se Daniel pediu, acompanhou e estava presente no dia do nascimento é uma coisa” e continuou declarando que “a obra só acontecerá por causa de Vitor Bonfim, pois é uma emenda impositiva de sua autoria”. E subindo o tom finalizou disparando que “você é um mentiroso! Não paute todos os políticos por você que não tem coerência”. Vale ressaltar que a obra está orçada em cerca de R$ 1 milhão, sendo cerca de R$ 300 de contrapartida do município e tem o prazo de 9 meses de construção.Confira abaixo a documentação da CONDER: 



Brumado: Coronel Anselmo Brandão visita unidade da 34ª CIPM; evento foi encerrado com palestra

Foto: Divulgação

O projeto ”O Comandante vai até você”, da Polícia Militar da Bahia, levou nesta quarta-feira (11) o Comandante Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão ao município de Brumado, onde está sediada a tropa da 34ª CIPM. Os policiais da unidade, sob o comando do Major Souza Dias, e que atuam ainda em 11 municípios da região Sudoeste e Chapada Diamantina, como: Aracatu, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Maetinga, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio e Tanhaçu. Os PM´s da 34ª CIPM recepcionaram o Coronel no auditório do IFBA/Campus Brumado. O evento foi fechado ao público e a imprensa. Em sua segunda visita à Brumado o Coronel destacou a segurança pública no município. "Brumado é uma cidade privilegiada em termos de segurança”, disse. Anselmo não poupou elogios aos militares da 34ª CIPM. O Comandante ressaltou que os policiais militares são comprometidos e que surpreenderam positivamente pelos números de produtividade entre 2016 e 2017. 

Foto: Divulgação

”Policiais militares comprometidos com a proatividade na realização de ações sociais, como no caso dos projetos de entregas de brinquedos nos bairros periféricos da cidade e até cestas básicas”, destacou o Coronel. O projeto "O Comando vai até você", já possibilitou a visita em 115 unidades em todo o estado, levando diálogos, respondendo questionamentos e tirando dúvidas dos PM´s. No evento, o Major Souza Dias, comandante da 34ª CIPM, falou sobre as atividades que a unidade vem realizando durante o seu comando, entre elas a Estruturação do Conselho de Segurança (Conseg), que já adquiriu 10 câmeras para monitoramento junto ao CICOM e novas viaturas para a região da 34ª CIPM.  Outra ação relatada pelo Major Dias, foi o programa Proerd, que formou mais de 1500 crianças e adolescentes nos municípios de Guajeru, Aracatu e Brumado em 2017. 



Produção industrial baiana registra recuo de 15%, terceiro maior do país

Foto: Sérgio Figueiredo

Descontados os efeitos sazonais, a produção industrial na Bahia recuou 15% em maio, em comparação com abril. Esta foi a terceira maior queda registrada dentre os 15 estados pesquisados pelo IBGE. O resultado representa uma retração mais intensa que a nacional, que foi de 11%. O resultado de maio e abril foi o terceiro pior para a indústria baiana, na comparação com ajuste sazonal, desde que foi iniciada a nova série da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, em janeiro de 2002. Ficou acima apenas das retrações de novembro de 2003 (-18%) e abril de 2009 (-17%). Frente a abril, a produção industrial caiu em 14 das 15 áreas investigadas pelo IBGE. Frente a maio de 2017, a produção industrial baiana também teve forte queda (-13%), a terceira mais intensa dentre as áreas, e pouco mais que o dobro da média nacional (-6%). O recuo na produção industrial da Bahia, na comparação com maio de 2017, foi resultado de desempenhos negativos tanto na indústria extrativa quanto na de transformação, com retração em todas as 11 atividades pesquisadas separadamente no estado. O principal impacto negativo veio da fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, que teve o maior recuo no mês (-33%), com forte influência da produção de automóveis. A segunda influência mais importante foi a do setor de celulose, papel e produtos de papel, que registrou queda de 19%, mas tem peso importante na estrutura industrial baiana. E a fabricação de produtos alimentícios (-15%) foi a terceira influência mais forte no sentido de puxar a indústria baiana para baixo em maio, com destaques negativos para a produção de farinha de trigo, de cacau ou chocolate em pó sem açúcar ou edulcorantes, e de açúcar cristal.



Defesa Civil estadual diz que 29 cidades do Sudoeste voltarão a ter operação carro-pipa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As 29 cidades que tiveram decretos de emergência por estiagem reconhecidos nesta quarta-feira (11) devem voltar a receber ações de apoio a partir da próxima semana. Segundo o superintendente da Defesa Civil estadual, Paulo Sérgio Menezes Luz, disse que as cidades, a maioria do Sudoeste baiano, tinham sido excluídas da condição de emergência por estiagem devido a um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) a pedido do governo federal. A questão, segundo o superintendente, já foi resolvida. “Nós fizemos um novo decreto incluindo esses 29 municípios para que as ações sejam retomadas. Na próxima semana sentaremos com o secretário da Defesa Civil Nacional Renato Newton Ramlow e com o comando do Exército para trazer de volta a Operação Carro-Pipa”, relatou. Paulo Sérgio Menezes diz que a região sudoeste é a mais castigada pela estiagem no estado e a falta de apoio agravaria a situação. “Tem famílias que são assistidas há mais de dez anos. Não tem como interromper isso porque a estiagem ainda aflige a população”, declarou. Com os decretos, outras ações devem voltar a ser feitas, como abertura de adutoras e poços artesianos, construção de cisternas e distribuição de cestas básicas.



É o amor: Michel Temer tem medo de perder Marcela quando deixar a Presidência

Foto: Divulgação

O presidente Michel Temer (MDB) confidenciou a um amigo que tem medo de ficar sem sua esposa, Marcela Temer, caso tenha problemas com a Justiça quando deixar o Palácio do Planalto. “Sou inocente. Não tenho medo de ser preso e não serei. Mas se eu for preso, meu medo é perder Marcela”, disse Temer. A informação é do colunista Ricardo Noblat, da revista Veja. Temer e Marcela são casados há 15 anos. A diferença de idade entre os dois é de 43 anos. Os dois se conheceram quando Marcela foi eleita Miss Paulínia.



Homem pede indenização de R$ 50 mil por encontrar objeto dentro de cerveja em Feira de Santana

Foto: Reprodução

Um homem entrou na justiça para pedir uma indenização de R$ 50 mil à Cervejaria Petropolis da Bahia Ltda (Itaipava), depois de ter achado um objeto de plástico dentro de uma garrafa de cerveja da indústria. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o homem entrou com processo na 3ª Vara Cível, de Feira de Santana, no dia 30 de junho do ano passado, contra a cervejaria. A ação está em fase de contestação dos autores. O TJ sugeriu que as partes apresentem suas provas e testemunhas, de forma conjunta, dentro de um prazo de 15 dias para que o caso seja solucionado. De acordo com o G1, o Grupo Petrópolis afirmou, por meio de assessoria, que não comenta processos judiciais em andamento. Por meio de nota, a empresa informou que possui equipamentos avançados, com alta tecnologia no processo de fabricação e alto controle de qualidade.



Ministério Público recomenda que Coelba restabeleça contrato com Caixa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público da Bahia recomendou, nesta quarta-feira (11) que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) restabeleça o contrato firmado com a Caixa Econômica Federal, para que os usuários possam voltar a pagar as contas de energia elétrica em casas lotéricas. De acordo com a ação assinada pela promotora Joseane Suzart, a volta do serviço deve acontecer “com o máximo de urgência”. Segundo a profissional, a Coelba tem “dever de disponibilizar serviço de atendimento à população que seja compatível com a demanda existente, não ocasionando demora exacerbada, longas filas, insatisfação geral e prejuízos para todos os usuários do estado da Bahia”. Além disso, a companhia também foi notificada para não suspender o fornecimento de energia para consumidores inadimplentes, nem multar aqueles usuários com faturas atrasadas.



Lista de estiagem inclui 29 cidades com decreto de emergência; maioria fica no Sudoeste

Foto: Conteúdo l 97News

Mais 29 municípios baianos que convivem com a estiagem tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo Estado. Da lista, divulgada nesta quarta-feira (11), 26 ficam no Sudoeste baiano e apenas três estão situadas no Oeste, casos de Carinhanha, Coribe e Malhada. Os decretos homologados pelo governador Rui Costa valem por 180 dias, contados a partir do momento em que foram estabelecidos em cada local. Entram no rol as cidades de: Anagé, Aracatu, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Carinhana, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Guajeru, Iuiú, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tremedal, Urandi, Presidente Jânio Quadros e Vitória da Conquista. Com os decretos, as prefeituras podem pedir auxílio complementar do estado. Em áreas rurais, onde a estiagem é mais percebida, moradores precisam de auxílio de carros-pipa para encher cisternas e ter água em casa, por exemplo. Conforme dados da Defesa Civil do Estado (Sudec), mais de 4 milhões de baianos sofrem com os problemas da estiagem. 



Retrocesso: Vitória da Conquista cai no ranking de desenvolvimento, diz relatório da Firjan

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgou na última semana o Relatório do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), e o município de Vitória da Conquista caiu 322 posições em dois anos. O relatório avaliou 5.471 municípios, onde vivem 99,5% da população brasileira. Em 2014, Conquista era considerada a terceira maior cidade da Bahia, e estava na 2.587º colocação no Brasil, já em 2016, despencou para 2.909º lugar. Na Bahia, Conquista caiu sete colocações no mesmo período, sendo considerada a 26ª cidade baiana no ranking de desenvolvimento. A Firjan monitora as áreas de emprego e renda, educação e saúde, com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento. Nos dados consolidados das três áreas, Vitória da Conquista apresentou desenvolvimento baixo, com índice médio de 0,66. Na área de emprego e renda, entre 2014 e 2016, a cidade caiu de 369ª para 409º colocação no Brasil e e se manteve em 10º nos dois períodos, no Estado, com o índice de 0,73. Na educação, caiu 303 posições, de 3.869º para 4.172º e no Estado caiu de 62º para 116º, com índice de 0,68. Já na área da saúde, Vitória da Conquista caiu de 4.368º para 4.515º no Brasil e de 124ª para 148º na Bahia, com um dos piores índices da série de 0,65. A estimativa da Firjan é que, assim como todo o Brasil, Conquista se recupere apenas em 2027, pois, de acordo com a analista de Estudos Econômicos da federação carioca, Anna Carolina Gaspar, apesar da perda de postos de trabalho ser rápida, a recuperação é muito lenta.



Brumado: 2ª Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária será realizada no município

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, as Paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, vão realizar a 2ª Feira Agroecológica da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Brumado. O evento será realizado pela Associação Divina Providência e Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu, com o apoio das paróquias de Brumado e da CESE, que há mais de 40 anos, atua na promoção, defesa e garantia de direitos no Brasil e tem a missão de fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça. Entre os dias 19 e 20 de Julho, os visitantes poderão conhecer e adquirir produtos direto do campo como: doces, compotas, geleias, polpa de frutas, alface, coentro, cenoura, beterraba e legumes, temperos, carne de bode, porco, frango e ovo caipira. E ainda, mel de abelha, biscoitos de tapioca, além de plantas ornamentais e frutíferas. A Feira também terá, Varanda da Feira, com experiências importantes na Convivência com o Semiárido, destacando a produção de alimentos agroecológicos. Além de Rodas de Conversa, falando sobre alimentação alternativa e plantas medicinais; Exploração Mineral e seus impactos; Agroecologia e Segurança Alimentar; Criação de galinha caipira. O evento também contará com Bazar Solidário da Cáritas Diocesana e Apresentações culturais. 



Ministério Público move ação contra Viação Nova Horizonte; empresa é acusada de usar ônibus precários e inseguros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público da Bahia (MP/BA) moveu uma ação civil pública contra a Viação Novo Horizonte, por prestar um serviço precário, inadequado e inseguro para os passageiros. De acordo com o MP, a empresa desrespeita o Código de Defesa do Consumidor. Na ação, o Ministério Público diz que a concessionária disponibiliza aos usuários ônibus em condições precárias de higiene e segurança, que apresentam problemas mecânicos, não cumprem os itinerários, possuem horários imprevisíveis de saída e chegada e que frequentemente atrasam. Conforme consulta feita pelo MP à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), essas infrações ocorrem desde 2012, com aplicação de multas à empresa. O MP pede que a Justiça conceda uma liminar para que a empresa adote uma série de medidas que garantam a prestação de serviço seguro e de qualidade aos passageiros. O MP chegou a propor em janeiro último a adoção dessas medidas em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas a Viação Novo Horizonte não respondeu sobre a proposta. A ação decorre de inquérito civil instaurado em julho do ano passado.



Torneio de sinuca reuniu 160 competidores, no Ginásio de Esportes em Brumado

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo Antônio Pedro da Rocha, promoveu o torneio de sinuca no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Nesta edição, realizada no domingo (8) reuniu 160 competidores. A disputa iniciou por volta das 9h e se estendeu até às 20h. Durante todo o dia houve muita música. Os familiares dos competidores também compareceram. Quem ficou em primeiro na disputa foi o Gustavo (Gugu), da cidade de Contendas do Sincorá. Ele levou o prêmio de R$ 2.500 e troféu. O evento, atraiu centenas de amantes do esporte de mesa, e contou com 11 tabuleiros. Participantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas se encontraram em Brumado. É o caso do empresário Robson Almeida, 41 anos, que saiu de Minas Gerais para participar da competição. Ele conta que joga sinuca “desde moleque”. “Jogo há 30 anos, mas mesmo assim não jogo bem não”, riu. Ele conta que participa de campeonatos porque gosta de assistir as partidas com os participantes mais habilidosos, bem disputadas. No total, o torneio pagou a premiação de R$ 5 mil, além de troféus e medalhas, contemplando do 1º ao 5º, em caráter eliminatório. Para Antônio Pedro, o Pedro Sinuca, "o torneio realizado em Brumado foi o segundo maior do estado, tanto em participantes quanto em premiação, perdendo apenas para a competição promovida na cidade de Teixeira de Freitas", comentou.