Brumado: Pais de alunos protestam em frente a Prefeitura em busca de melhorias na ETI Suzana Guimarães da Vila Catiboaba

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (7), pais de alunos da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Suzana Guimarães, localizada na Vila Catiboaba realizaram um manifesto em frente a Prefeitura Municipal em busca de uma audiência com a Secretária Municipal de Educação, Edinéia Ataíde. Segundo eles, sem uma reforma na infraestrutura, a administração municipal iniciou este ano o período de Tempo Integral na unidade escolar. A gestão municipal alega que a empresa RHI Magnesita, proprietária do local foi procurada por diversas vezes para que a unidade escolar fosse reformada, mas nenhum acordo foi firmado entre as partes. A Edicleia dos Santos Meira é mãe de uma criança especial de 7 anos, e disse que desde o ano passado vem buscando junto a secretaria a inclusão de uma monitora para acompanhar sua filha em sala de aula. "O ano passado a monitora ficou apenas quinze dias em sala de aula, e depois não foi mais. Ai, mandaram eu ficar com ela, mas não tinha como eu ficar por conta dos meus afazeres. E este ano, mais uma vez eu vim exigir um monitor para minha filha", relata a mãe que ainda não levou a filha para assistir aula pela falta do servidor. Outra mãe, a Daiane Melo, que também tem uma filha estudando na escola disse a nossa reportagem que a estrutura da Suzane Guimarães está ultrapassada. "Colocaram a escola em Tempo Integral e disseram que seria opcional, mas como que é opcional e não colocam ônibus para os nossos filhos irem embora ao meio dia", reclama Melo que é moradora da comunidade do Arrecife. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, todos os alunos da Suzana Guimarães serão transferidos para a unidade escolar Professor Sá Teles, localizada também na Vila Presidente Vargas, e que está passando por uma ampliação. "Assim que concluída as obras de ampliação da Professor Sá Teles, todos os alunos serão transferidos para essa unidade escolar", destacou Edinéia. Sobre os monitores nos ônibus escolares e em sala de aula, a secretária esclareceu que o contrato com a cooperativa que administra o transporte coletivo ainda está em vigor, mas que assim que for renovado, será cobrado da empresa a possível inclusão de um profissional. "Em contato com a empresa, estamos vendo se seria viável inserir um monitor em cada ônibus, mas esse assunto é bem complexo, porque não podemos colocar estagiários, ou desviar funcionários de outros setores da administração para este fim, tanto em sala de aula ou nos ônibus. Então, enquanto isso não se resolve, foi acertado em comum acordo com os pais, de nomearem todos os dias uma mãe para acompanhar essas crianças até a unidade escolar. A gente sabe que é uma necessidade, mas para tende-las, precisamos fazer da maneira correta, dentro da lei", afirma Edinéia Ataíde secretária de educação.