ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


‘Solução para a crise hídrica no meio rural de Brumado seria ampliar os sistemas de abastecimento da Embasa’, afirma secretário

O secretário André Cardoso apontou a ampliação dos sistemas de abastecimento da Embasa como uma das soluções mais viáveis para a crise hídrica em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A forte estiagem deste ano de 2018, a qual, pela sua intensidade já obrigou o município a decretar Estado de Calamidade Pública, vem produzindo uma forte preocupação nos moradores do meio rural, muitos dos quais, já vivem o risco do desabastecimento, já que a operação carro-pipa do Exército se mostra insuficiente, o que, somado a escassez dos mananciais, faz com que o desespero comece a aflorar nas famílias que já estão convivendo com essa situação há vários anos. Buscando saber quais os procedimentos que estão sendo adotados pela administração municipal no sentido de amenizar esse sofrimento, falamos com o secretário de Planejamento, engenheiro André Cardoso, o qual destacou que “o desabastecimento no meio rural é realmente uma situação cada vez mais preocupante, tanto que hoje já vivemos uma situação de calamidade pública que foi agravada pelos constantes problemas com a adutora da Embasa, que vem impedindo os carros pipas de abastecerem”. Questionado quais os motivos que estão impedindo o município de assumir o controle da crise na busca de soluções urgentes, ele respondeu que “ainda temos o Exército fazendo o abastecimento, mesmo que ainda não tendo a demanda atendida. Agora, mesmo em estado de calamidade pública, o município não tem verbas suficientes para assumir por completo a situação, pois não temos o controle do sistema de abastecimento que pertence a Embasa”. 

O quadro da seca em Brumado se aprofundou muito na última década (Fotos. 97NEWS Conteúdo)

Diante disso ainda perguntamos quais seriam as saídas apontadas, mesmo que sejam a médio e longo prazo e ele citou que “a solução mais pontual para essa situação que é recorrente é ampliar os sistemas de abastecimento para as comunidades rurais como estamos fazendo em Lagoa Funda, Itaquaraí e, agora, realizando várias licitações nesse sentido para o Espinheiro, além de buscar trazer a água do São Francisco para Ubiraçaba. Essa é a saída mais viável, mas, infelizmente demanda um tempo maior. Hoje temos cerca de 20 mil habitantes no meio rural e 14 mil continuam sofrendo com essas constantes crises hídricas”. Cardoso ainda apontou outra situação preocupante que são as criações que precisam ser dessedentadas, então, como diz os velhos sábios sertanejos, “a melhor solução viria do céu”, ou seja, chuvas constantes e abundantes, mas, infelizmente, os fenômenos climáticos como “El Niño”, vem sendo outro empecilho que vem agravando a crise no semiárido baiano.

A dificuldade no abastecimento dos pipeiros para levar água para as comunidades rurais foi um dos fatores mais preocupantes que agravou ainda mais a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Chapada Diamantina: Incêndio fora de controle ameaça as nascentes do Rio das Contas na 'Serra da Tromba'

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra da Tromba, localizada entre os municípios baianos de Abaíra e Piatã, na região da Chapada Diamantina. O fogo começou há três dias. O incêndio voltou a ameaçar nascentes do Rio das Contas. Em 2010, um outro incêndio já havia destruído 80% dos 2 mil hectares da vegetação nativa na Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico), na Serra do Tromba, conhecida como o teto do Nordeste, com seus 2.033 metros de altitude. As labaredas alimentadas pelo mato seco e galhos de vegetação rasteira extrapolaram os limites da área. Brigadistas voluntários foram encaminhados para o local e tentam conter as chamas. A nascente do Rio de Contas, hoje é um dos maiores afluentes, cortando 14 municípios baianos.



Lava jato: Polícia Federal deflagra operação na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a 53ª etapa da operaão Lava Jato em Salvador, São Paulo, além das cidades paranaenses de Lupianópolis, Colombo e Curitiba. A ação batizada de “Piloto” cumpre 36 mandados judiciais, destes, apenas um mandado de busca e apreensão na capital baiana. Segundo o G1, objetivo da investigação é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada. As condutas investigadas podem configurar, em tese, os delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR onde permanecerão à disposição da Justiça.



Cerca de 2 milhões de mesários devem trabalhar no 1º turno, estima TSE

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que pelo menos 1,9 milhão de mesários devem trabalhar em todo o Brasil durante o 1º turno das eleições deste ano. Segundo o G1, o cálculo é feito com base em uma norma que determina, no mínimo, quatro mesários por seção eleitoral. De acordo com o TSE, cerca de 50% do total de mesários são voluntários. Já no exterior, onde o eleitor poderá votar apenas para presidente, aproximadamente 7 mil pessoas também participam como mesários em seções eleitorais. Para ser mesário, o eleitor precisa completar 18 anos até o 1º turno, tem de estar em dia com a Justiça Federal, não ser candidatos e nem parente. Cada mesário recebe um auxílio-alimentação por turno trabalhado. O valor é determinado por cada estado, obedecendo o teto de R$ 35. Além disso, eles ainda têm dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral; preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital) e utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar em algumas universidades.



Novo padrão de placas começará a ser usado no Brasil a partir desta terça (11)

Foto: Divulgação

Depois de idas e vindas, a nova placa para os países do Mercosul finalmente começará a ser usada no Brasil. Um repentino comunicado do Detran do Rio de Janeiro confirmou a estreia do sistema a partir desta terça-feira (11). O Estado fluminense será o primeiro a usar as novas placas no país. Segundo o órgão, elas terão o mesmo custo da placa atual. Inicialmente as novas placas serão usadas em veículos novos ou em automóveis que tiverem as placas atuais danificadas ou passarão por troca de categoria, transferência de proprietário, município ou estado. Quem não se enquadrar nesses quesitos também poderá fazer a mudança voluntariamente, bastando pagar as taxas atuais.

 

Foto: Divulgação

A principal mudança da nova placa está no padrão visual, que será sempre com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. O que vai definir a categoria do veículo será as cores das letras e números. A sequência também foi alterada. O sistema atual, com três letras e quatro números (AAA-0000) dará lugar a um com quatro letras e três números (AAA0A00). A plaqueta que identifica o estado e o município de registro também será aposentada. Em seu lugar haverá somente a inscrição “Brasil”. Dois brasões irão identificar o município e o estado do automóvel, com o nome da cidade escrito em uma fonte menor sob o logotipo. As novas placas terão mais mecanismos de proteção, com itens de segurança similares ao usados em cédulas. Um QR Code e um chip permitirão a rastreabilidade da placa por todos os países do Mercosul e dificultará a clonagem.



Abraji lança maior ferramenta do Brasil para encontrar ações citando políticos

(Divulgação)

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lança nesta segunda-feira (10.set.2018) o projeto Publique-se, uma plataforma de busca que reúne documentos de mais de 30 mil processos judiciais cujos textos citam mais de 9 mil políticos brasileiros. Nenhuma outra ferramenta no Brasil até hoje identificou e reuniu tantos processos citando candidatos a cargos públicos. A ideia é facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos para ajudar repórteres em investigações jornalísticas sobre candidatos a cargos públicos. A ferramenta é gratuita e pode ser acessada no endereço www.publique-se.org.br. Nesta primeira etapa, o projeto conta com dados de centenas de milhares de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Casos notórios de outros tribunais envolvendo grandes investigações sobre o poder público serão acrescentados numa segunda etapa. “Houve um imenso esforço de captura e tratamento de dados para possibilitar a busca dentro desses documentos. 

 

O que você vai achar não são apenas processos que têm determinado político como réu ou investigado, mas todas as referências àquele político dentro de documentos em diferentes processos – mesmo que ele não seja parte naquele processo. Certamente há muita pauta escondida ali”, diz Tiago Mali, coordenador do projeto. Ser citado em uma ação judicial não significa que o político tenha necessariamente participado de esquema de corrupção ou que tenha tido conduta reprovável. A transparência com relação a essas informações, no entanto, é passo importante para uma fiscalização mais ativa das instituições e dos agentes públicos por parte dos jornalistas. Idealizado pela Abraji, o projeto contou com parceria da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) na captura dos dados e conta com o patrocínio do Instituto Betty e Jacob Lafer. A base de documentos da primeira etapa do projeto foi criada a partir de downloads automatizados dos bancos de dados de processos eletrônicos do STF e do STJ. Os arquivos baixados passaram por uma ferramenta de reconhecimento de caracteres (OCR) para que fosse possível pesquisar o texto dentro deles – muitos dos PDFs são imagens cujo texto não é pesquisável. Após a extração de texto, o projeto identificou dentro das milhões de páginas de documentos aquelas que mencionam o CPF de cidadãos que se candidataram em qualquer eleição brasileira a partir de 2006 – são mais de 1 milhão de CPFs diferentes. Foram mantidos na ferramenta apenas os processos que citam dentro do seu texto o CPF de algum político. A partir dessa base, que no momento do lançamento reúne documentos de mais de 30 mil processos, é possível buscar diretamente por nomes de políticos ou fazer uma “busca livre” por termos de interesse que estejam presentes nos documentos de processos que citam políticos. A primeira rodada de download em massa dos documentos foi feita entre os meses de fevereiro e março deste ano, reunindo todos os processos eletrônicos de diferentes anos presentes nas páginas do Judiciário. Uma segunda rodada, que acrescentará os processos iniciados após esse download, está em andamento e deve ser incorporada à ferramenta antes do primeiro turno das eleições.

CONTINUE LENDO


Padeiro é preso acusado de abusar de criança de apenas 6 anos

Foto: Ilustrativa

A Polícia Militar prendeu um padeiro identificado como José Nunes de Oliveira Filho, 58 anos, morador do bairro Califórnia, em Itabuna. Ele é acusado de abusar sexualmente de uma menina de seis anos. O crime ocorreu na noite de domingo (9), após uma partida de futebol. Segundo a polícia civil, o suspeito nega o crime, porém, considera relevante o depoimento da vítima. “A menina narra exatamente o corrido, ela diz que “Padeiro” lhe ofereceu R$ 2 e na casa dele, ele manda a menina afastar a calcinha e começa a alisar suas partes íntimas”. A polícia ainda relatou que a mãe da criança bebia com amigos depois de uma partida de futebol, quando o acusado saiu e chamou a filha dela para pegar o dinheiro. Ainda conforme o depoimento da mãe da vítima, após algum tempo ela percebeu o afastamento da menina, então a procurou na casa do “Padeiro”, chegando lá, flagrou o indivíduo alisando a vagina da filha dela e com o pênis fora do short. Ainda em depoimento a polícia, a mãe disse que nesse momento partiu para cima do acusado com chutes e socos, depois pegou uma panela e começou a lhe agredir. Diante da situação, vizinhos cahmaram a Polícia Militar e conduziu o elemento para a Delegacia de Itabuna.



Bahia: Mais de 80 mil contribuintes recebem restituição do IR no 4º lote

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na Bahia, 84.713 mil contribuintes vão receber a retistuição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas, no quarto lote. A Receita Federal liberou a consulta à lista de quem terá direito ao crédito nesta segunda-feira (10). Segundo o G1, o valor será depositado no dia 17 de setembro. O lote abrange também restituições de exercícios anteriores (2008 a 2017). Na Bahia, o total do valor que será pago aos contribuintes é de R$ 116.939.866,01 milhões. A maior parte do crédito é relativa ao exercício 2018. No total, 80.909 contribuintes, num valor total de R$ 109.147.543,99. Em todo o país, serão pagos R$ 3,3 bilhões para 2.646.626 contribuintes. Desse valor total, R$ 3,104 bilhões referem-se ao quarto lote do IR de 2018, que contemplará 2.563.982 contribuintes. 



Produtores de Brumado conhecem detalhes do Programa Nacional de Habitação Rural; 34 famílias serão beneficiadas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (ASFAB), em parceria com a Caixa Econômica, promoveu, na manhã do último sábado (8), na Casa dos Vicentinos, uma reunião de orientação acerca do Programa Nacional de Habitação Rural. O PNHR, parte integrante do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), foi criado pela necessidade de uma política habitacional que atendesse às especificidades da moradia no campo, onde as diferenças em relação ao meio urbano -- como cultura, forma de remuneração e logística para construção -- passaram a ser consideradas nos programas de moradia para a população do meio rural. Em Brumado, as informações sobre o Programa foram repassadas pelo Coordenador da ASFAB, Márcio Aguiar. Na ocasião, ele lembrou dos principais critérios para acesso ao PNHR, onde podem participar agricultores familiares e trabalhadores rurais, com renda familiar bruta anual máxima de R$ 17 mil. São também beneficiários do programa e se enquadram como agricultores familiares. Lembrando que o acesso se dá através das associações. Uma vez assinado o contrato, após a conclusão das obras, o beneficiário deve honrar com uma contrapartida, correspondente a 4% do valor do subsídio concedido para a construção da unidade habitacional. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O pagamento à Caixa é efetuado por meio de boletos, em quatro parcelas anuais. O consultor do programa, Edelson Moreira, lembrou que em Brumado as obras já começaram, e serão contempladas 34 famílias das comunidades de Itaquaraí, Arrecife e Represo. “Graças a Deus já começamos algumas unidades, mas queremos expandir, queremos que mais pessoas tenham moradia digna. Sabemos que o sonho da casa própria não é apenas para aqueles que moram na sede, mas também daqueles que moram na zona rural”, destacou o consultor. Márcio Aguiar lembrou aos produtores da importância de manter suas documentações em dia para garantir acesso a programas como esse de habitação rural como também a outros que estão por vir. “A ASFAB está à disposição para auxiliar todos os produtores, prestando assessoria no sentido de deixá-los aptos a participarem de tantos editais que estão surgindo dos Governos Estadual e Federal”. As famílias beneficiadas com o programa terão a disposição, pedreiro e engenheiro, porém terão que participar da construção como ajudantes de pedreiro. Uma forma de aproximar as famílias na construção da sua casa própria. 



‘Desencanto com a política pode gerar uma abstenção de 35% nas eleições deste ano’, afirma chefe do Cartório Eleitoral de Brumado

O chefe do cartório eleitoral de Brumado, Igor Araújo, fez uma projeção preocupante para as eleições de 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como já foi previsto pelo 97NEWS, a tendência atual de frustração com a classe política, que atingiu níveis nunca vistos no Brasil, deve ter um reflexo direto nas urnas, onde o número de votos nulos, brancos e abstenções podem chegar a quase metade dos votos válidos. Em Brumado esse sentimento de distanciamento vem sendo comprovado durante o período eleitoral, onde, até o momento, os eleitores que não têm ligação com grupos políticos vêm se mostrando frios e desmotivados. O chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, Igor Araújo, também compactua desta projeção. Em declaração à imprensa ele foi taxativo ao afirmar que “a expectativa é de uma abstenção recorde, resultado do notório desencanto dos eleitores com a política, que não está sendo mais vista como um espaço de transformação social”. Ele também revelou os dados relativos a Brumado, dizendo que atualmente o município tem 48 mil eleitores aptos a votar, o que é um pouco superior que nas últimas eleições de 2016, onde eram 46 mil. Araújo informou também que 4 mil eleitores tiveram o título cancelado, já que não compareceram para fazer a atualização. E, com muita segurança, concluiu destacando que “nas últimas eleições tivemos uma abstenção de 22%, já para este ano esse número deve ser ampliado para 35%, ou seja, quase 20 mil eleitores poderão deixar de votar no próximo dia 07 de outubro, o que, caso se confirme, é um dado preocupante que mostra uma ruptura no processo de fortalecimento democrático”.  



Viabahia é obrigada a duplicar trecho da BR-116 e pagar R$ 5 mi por atrasos em obras

(Foto: Reprodução)

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA), a Justiça Federal determinou, na última terça-feira, 4 de setembro, que a Viabahia Concessionária de Rodovias duplique os subtrechos 15 a 20 da BR-116 – a partir do km 735 até a divisa com Minas Gerais. A concessionária terá o prazo de 180 dias para apresentar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) os projetos e licenciamentos de execução das obras, e mais 12 meses para concluir a duplicação de cada subtrecho, sem a possibilidade de revisão contratual. Além disso, deverá pagar R$ 5 milhões por danos morais coletivos, referentes ao atraso nas obras.

Entenda o caso – Em 2009, a União concedeu à Viabahia a exploração das rodovias federais BR-116 (entre Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais) e BR-324 (entre Salvador e Feira de Santana). Em contrapartida, a concessionária tinha a obrigação de executar obras de recuperação, manutenção, conservação e ampliação da capacidade das rodovias, com a remuneração proveniente do pedágio. Um dos tipos de obras de ampliação está condicionado ao volume de tráfego: quando determinado trecho da rodovia alcançasse um número previamente estipulado de tráfego diário de veículos, a concessionária teria a obrigação de ampliá-lo. Os trechos 15 a 20 da BR-116 (totalizando 199 km) deveriam ter sido duplicados, pois, desde 2011, alcançaram o tráfego de 6.500 veículos diários. De acordo com as cláusulas de contrato, a Viabahia iniciaria as obras, divididas em 5 etapas, a partir de setembro de 2013. A quinta e última etapa deveria ser concluída em setembro deste ano, no entanto, a obra não foi nem iniciada. Em novembro de 2017, o MPF ajuizou ação por conta do descumprimento de tais obrigações por parte da concessionária. De acordo com a ação do MPF, na escala de excelência e qualidade do serviço oferecido nas rodovias (estabelecida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) – sendo “A” o nível mais alto e “F” o serviço mais precário –, os trechos em questão atingiram o nível E ainda em 2014. Conforme o Programa de Exploração Rodoviária, esse nível é caracterizado por “baixo conforto físico e psicológico do motorista, em virtude da elevada quantidade de veículos, o que limita a liberdade de manobra e torna a rodovia vulnerável a engarrafamentos de grande extensão. Ademais, o percentual do tempo gasto em filas é maior que 80% e as condições de operação são instáveis e de difícil previsão. Além disso, aumentam-se os riscos de acidentes”. Ainda segundo o MPF, embora haja três processos administrativos para apuração da infração e aplicação de penalidade, a ANTT não aplicou à Viabahia nenhuma punição significativa, o que configura omissão do seu dever de fiscalizar efetivamente o contrato.A Viabahia deverá duplicar o trecho da BR-116, observando os prazos de 180 dias para apresentação à ANTT de todos os projetos e licenciamentos necessários à execução das obras e de 12 meses para conclusão de cada subtrecho, a partir da aprovação dos projetos, respeitando o limite de 90 km por ano. Caso os prazos não sejam cumpridos, a concessionária pagará multa de R$ 50 mil por dia de atraso. Além disso, as rés não poderão realizar qualquer ato que tenha em vista a revisão da cláusula do contrato, de modo que mantenham a obrigação de duplicar os respectivos subtrechos. A Justiça determinou ainda que a Viabahia pague R$ 5 milhões por danos morais coletivos e que a ANTT fiscalize efetivamente o contrato de concessão da BR-116, em especial as obras de duplicação.

CONTINUE LENDO


Erros de Português reprovam 46% dos jovens em processos seletivos

(Imagem Ilustrativa)

Muitos candidatos a vagas de estágio e aprendizagem perdem as oportunidades por lunos de conta de deslizes na língua portuguesa. Nas etapas de seleção, exames ortográficos e redações são os principais testes e servem para filtrar os melhores participantes. A fim de avaliar esse cenário, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios realizou pesquisa com mais de oito mil concorrentes. Um ditado, com 30 palavras do cotidiano, como “exceção”, “textura”, “artificial”, “autorizar”, “licença” e “desperdício”, foi aplicado. Quem cometesse mais de sete erros era eliminado. O desempenho ficou aquém do esperado. Quase a metade dos 8.239 avaliados, durante todo o ano de 2017, não obteve sucesso. Foram 3.811 (46,3%) reprovados e 4.428 (53,7%) aprovados. Na visão da recrutadora Nardejane Silva, o dado é chamativo, pois a correta ortografia é imprescindível para qualquer profissão. “Uma falha gramatical em um e-mail direcionado a um cliente, por exemplo, pode comprometer a imagem do remetente e, consequentemente, da empresa. 

Por esse motivo, o português é um critério tão importante”, explica. A taxa mais alta de desclassificação foi dos estudantes de 16 a 24 anos, com 46%. Já entre os adultos de 25 a 30, o percentual foi de 21%. O resultado pode ser devido ao pouco preparo dos menos experientes. “Há questões como falta de atenção e nervosismo, as quais, muitas vezes, predominam em um processo seletivo. Logo, devem ser trabalhadas desde cedo”, recomenda a especialista.No diagnóstico por níveis, os alunos do ensino médio se destacaram com 70,7% de sucesso. Entretanto, o destaque negativo foi dos universitários: houve 49,6% de reprovação no superior. Muitas vezes, a pessoa se forma sem ter aulas de gramática ou redação. “Na faculdade, é priorizado o estudo de conteúdos mais específicos da carreira”, afirma Nardejane. Na segmentação por áreas, a notoriedade foi para as Ciências Humanas e Sociais, com 85,3% de êxito. Em seguida, ficaram as Engenharias, tendo 80,7% de acadêmicos bem-sucedidos na avaliação. Contudo, no campo das Artes e Design, o desempenho ficou abaixo das expectativas: 59,5% não passaram. Os discentes de Comunicação também deixaram a desejar, com 53,9% de desqualificados. Os cursos com mais aprovação foram Direito (94,12%), Engenharia Química (93,10%), Farmácia (87,32%), Química (80%) e Engenharia Mecânica (79,17%). Por outro lado, o índice de reprovação no ensino superior preocupa nos campos de Gestão Comercial (68,33%), Eventos (68,18%), Marketing (66,61%), Design (62,50%) e Publicidade e Propaganda (59,49%). Ao fazer o recorte entre os matriculados em insituições de ensino particulares e públicas, 49,6% dos pagantes foram barrados na primeira etapa. Teve melhor desempenho quem estuda nas universidades federais, estaduais ou municipais. O índice de insucesso foi de 31,8%. “A ausência de leitura e treino da escrita são as principais razões dos erros cometidos. Quando se lê com pouca periodicidade, o vocabulário tende a ser menos qualificado”, ressalta Nardejane. Esse bom hábito deve ser desenvolvido também em outros ambientes. “É essencial ser autodidata e buscar essa competência além do imposto em sala de aula. Pode-se começar com livros, textos e artigos de assuntos do seu interesse e expandir para os mais diversos temas, e assim evoluir seu repertório de palavras”, indica a selecionadora. Em tempos nos quais o desemprego é tão alto entre os jovens, chegando a 26,6%, é relevante não escorregar nesse quesito. Há mais candidatos em relação ao número de vagas. Porém, muitas não são preenchidas pela baixa qualificação ortográfica. “Em uma seleção com 20 pessoas, após o teste ortográfico, há grandes chances de ninguém ser aprovado”, finaliza Nardejane.

CONTINUE LENDO


Carros oficiais da prefeitura são usados em campanha de Zé Ronaldo

Foto : Tácio Moreira/Metropress

Carros oficiais da Prefeitura de Salvador têm sido usados na campanha do candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM). Os veículos, modelos Ford KA e HB20, tiveram os adesivos da administração soteropolitana retirados para serem utilizados na eleição deste ano. Uma equipe do M1 flagrou os automóveis entrando em uma locadora na Avenida Jequitaia, no bairro da calçada, para retirar a plotagem oficial. Em seguida, os veículos deixavam o local sem as logomarcas da prefeitura.No evento no qual o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), assinou a ordem de serviço para a construção do Centro de Convenções, na área do antigo Aeroclube, a reportagem flagrou, ainda, materiais de campanha, como bandeiras, dentro dos carros. No dia inauguração do comitê de Zé Ronaldo, no dia 3 de setembro, veículos oficias, com e sem adesivos, também estavam presentes no evento.



Lúcio Vieira Lima vem a Brumado para ato de campanha que acabou não acontecendo

Lúcio Vieira Lima esteve em Brumado participando de ato de campanha | Foto: Divulgação

Há cerca de vinte anos atrás, os Vieira Lima tinham um grande conceito em Brumado, mas, como a política tem altos e baixos, passadas essas duas décadas, hoje, a situação é totalmente diferente, tendo indo, ao que tudo indica, para a outra extremidade. Isso pode ter ficado provado neste último sábado (08), onde Lúcio, que disputa a reeleição a um cargo na câmara federal, esteve no município para um ato de campanha em apoio ao candidato a deputado estadual pelo MDB, “Carcará do Sertão”. O que era para ser uma caminhada acabou se tornando apenas um encontro entre amigos, já que não apareceu um número favorável de pessoas para o evento. A aparente rejeição das pessoas pode ser reflexo direto do episódio das malas encontradas num apartamento que seria de Geddel, nas quais foi apreendida a quantia de R$ 51 milhões. Geddel, que está preso na Polícia Federal, já virou réu por suposto ato de improbidade administrativa, tem em Lúcio seu irmão, uma forma de manter a família no cenário político baiano. Com chances de ser reeleito, Lúcio que é um deputado federal ainda bem influente em um grande número de municípios da Bahia, sumiu de Brumado, tanto que a sua última aparição se deu no ano de 2016, ou seja, ele tem vindo ao município só em períodos eleitorais. 



Intermunicipal 2018: Luís Eduardo Magalhães não viaja e Brumado vence por W.O

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde deste domingo (9) a equipe do Luís Eduardo Magalhães não viajou para a cidade de Brumado, para enfrentar o selecionado brumadense. O jogo deveria ocorrer no Estádio Gilbertão pela quinta rodada da primeira fase. Segundo informações passadas ao 97NEWS, LEM não teria realizado o deslocamento por falta de pagamento à empresa de ônibus que faria o transporte. O jogo deveria começar às 15h, mas nada disso aconteceu. A equipe de Luís Eduardo não apareceu no estádio. Brumado entrou em campo e ficou perfilado. O árbitro Jailton Moura Silva Filho da cidade de Vitória da Conquista declarou o W.O às 16:00 horas em favor da equipe da casa, que venceu com o placar de 3 x 0, de acordo com o regulamento. Com essa situação, o escrete do LEM poderá ser punido pela Federação Baiana de Futebol (FBF). Brumado continua na liderança do grupo 11 com 12 pontos, 80% de aproveitamento no Intermunicipal e já está classificado para a segunda fase. No próximo domingo (16), Brumado viaja até a cidade de Paratinga para enfrentar o time da casa na última rodada da primeira fase. 



Brumado: Moradores da Fazenda Terra do Sal preocupados com despejo de lixo hospitalar por parte de empresa terceirizada

O lixo fica exposto por algum tempo até que a vala fica pronta para ser aterrada, o que está atraindo cães para o local (Foto: 97NEWS)

O fato de Brumado ainda não possuir um aterro sanitário, faz com que vários aterros controlados tenham o desafio de suprir a demanda de lixo do município. Recentemente um novo aterro desse gênero entrou em operação na região do Espinheiro, mais precisamente na Fazenda Terra do Sal. Diante disso o volume de dejetos começou a ser direcionado para esse local, mas, segundo os moradores, começou a ser identificado lixo hospitalar o que trouxe uma preocupação sobre a comunidade. Ainda segundo eles, uma empresa terceirizada que presta serviços para a administração municipal estaria despejando também lixo hospitalar nas valas que, como demoram a ser fechadas, faz com que cães entram no local e levem os sacos com os produtos que são compostos por luvas, seringas e outros materiais utilizados no setor de sáude, o que vem causando apreensão nos moradores. Buscando esclarecimentos sobre a situação, buscamos primeiramente contato com o secretário de Saúde Municipal, Claudio Feres, mas não obtivemos sucesso. Diante disso conseguimos falar com o chefe de gabinete Amarildo Bonfim que explicou que “o lixo hospitalar que pode causar riscos à população é enviado por uma empresa especializada todo para Guanambi, então, esse lixo que está sendo levado para o aterro no Espinheiro não oferece riscos de contaminação”. Ele ainda declarou que “mas, mesmo assim, vamos resolver esse problema solicitando da empresa que assim que os dejetos forem despejados que sejam, imediatamente, aterrados, para que os cachorros não possam ter acesso”.



Brumado: Tampa de bueiro quebrada no bairro Parque Alvorada preocupa moradores

Foto: Leitor l 97NEWS

Uma tampa de bueiro quebrada entre as ruas, Antônio Dantas e Gileno S. Nunes no bairro Parque Alvorada, em Brumado, preocupa moradores das redondezas. A reclamação foi feita por Ernesto Maia ao 97NEWS. Conforme o relato, o que agrava o problema é o grande fluxo de veículos na via, devido a entrada e saída de moradores do bairro, além do grande fluxo de clientes de um hotel que fica localizado na mesma via. "Aqui passa uma grande quantidade de veículos pesados, aí vai ocasionando essas coisas. É um perigo para a os motoristas e motociclistas", afirma o morador. De acordo com Ernesto, o problema ocorreu há pelo menos 20 dias. Ainda segundo o morador, o setor de infraestrutura já consertou por várias vezes a galeria, mas devido o serviço de conserto ser mal feito, a tampa não fica no local. 

Foto: Leitor l 97NEWS


Brumado: PETO apreende drogas em terreno usado como 'boca de fumo' no bairro Dr. Juracy

Foto: Divulgação l PM

A Polícia Militar apreendeu 18 trouxinhas de cocaína em um terreno usado como boca de fumo no bairro Dr. Juracy, em Brumado, no último sábado (8). A droga, segundo a PM, estava escondida no terreno próximo a quadra de esportes. De acordo com a PM, o entorpecente foi encontrado durante revista feita pelo Pelotão Especial da Polícia Militar (PETO). A ocorrência foi às 16h30. Ainda segundo a PM, o terreno baldio é  usado como ponto de comercialização de drogas. O proprietário do material não foi identificado, mas a droga apreendida foi apresentada na Delegacia, onde o fato foi registrado. 



Homenagem aos sanitaristas da ADAB marcam o Desfile Cívico em Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Fortalecer ações na educação tem sido uma busca constante de alguns municípios baianos. E um dos projetos que tem se destacado na cidade de  Malhada de Pedras, a cerca de 40 km de Brumado, é o Projeto ADAB na Escola. O Projeto tem como principal objetivo formar jovens sanitaristas, através de uma proposta pedagógica inovadora. A intenção é cultivar junto ás crianças hábitos saudáveis no que se refere à sanidade dos alimentos de origem animal e vegetal. O resultado dessas ações foram apresentados aos moradores na cerimônia do desfile cívico de 7 de Setembro, na última sexta-feira (7). A solenidade, realizada nas principais ruas do centro da cidade, homenageou os sanitaristas. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) de Brumado participaram da cerimônia, onde alunos levaram faixas com frases, "Agricultura sustentável começa com o campo", e usavam coletes, simbolizando o sanitarista em trabalho de fiscalização e conscientização. “O sentimento do 7 de Setembro está no povo baiano. A educação é transformadora sem dúvida nenhuma e, os nossos trabalhos sendo reproduzidos por Sanitaristas Mirins, é o velho adágio a se reproduzir. Quando se quer, se faz”, disse o Clemente Gomes, veterinário da ADAB. Para os alunos, o projeto além de ensinar pode reproduzir a importância dos cuidados com a carne consumida em nosso município. “O resultado foi bastante positivo este ano. Queremos agradecer à equipe da ADAB envolvida nas ações”, destacou uma das alunas.



São Francisco do Conde: Candidato a deputado federal cai de mini-trio durante ato de campanha; veja o vídeo

Foto: Reprodução

Candidato a deputado federal, o deputado estadual Pastor Sargento Isidório (Avante) caiu de um mini-trio, na tarde de domingo (9), quando fazia um ato de campanha em São Francisco do Conde, na Bahia. No vídeo, é possível ver que a grade de proteção do mini-trio se solta da estrutura e o candidato vai ao solo. Apesar do susto, o deputado passa bem. Ele deve ficar hospitalizado e deve voltar logo à ativa. Vale ressaltar que o uso do carro de som é proibido em campanhas eleitorais, ou seja, o candidato aparentemente estava fazendo propaganda irregular.