ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Operação conjunta com a Polícia Federal e Cipe/Sudoeste apreende grande quantidade de drogas

Foto: Divulgação l PRF

Na noite desta terça-feira, por volta das 22h, na cidade de Cândido Sales, após denúncia anônima, foi abordado um caminhão com placas BZN-4752 da cidade de São Paulo (SP), que segundo a denúncia estaria transportando grande quantidade de entorpecentes escondida sob a carga de bobina de papel. Realizada a barreira policial, foi confirmado o transporte da da droga, no referido veículo, além do motorista ter admitido o crime. No veículo foi encontrado aproximadamente 1.765 kg de maconha escondida dentro de uma carga de bobina de papel. Em seguida, diante das investigações, o motorista levou os PM´s até o local onde ela seria entregue os entorpecentes. As Guarnições envolvidas foram conduzidas pelo motorista, ao local onde seria descarregado o caminhão, um depósito, onde foi encontrado mais outra grande quantidade de droga, cerca de 500 kg de maconha e um veículo Audi com cerca de 60 kg da mesma droga, para ser despachada. Ao chegar ao local, o dono empreendeu fuga por um matagal, assim que visualizou as guarnições. Ainda foi revelado pelo motorista que o material ilícito veio do Estado do Paraná e teria como destino final a cidade de Salvador. Após a descarga, verificou-se tratar-se de 2.325 Kg de Maconha Prensada. Um suspeito está sendo procurado pela polícia. Ele foi identificado como: Marcos Lima Costa. Já o motorista identificado como: Joaquim Carlos de Souza e o material foram apresentados no posto da Polícia Federal em Vitoria da Conquista.



Brasileiro é o povo que mais acredita em notícias falsas, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Os brasileiros são os que mais acreditam em notícias falsas, as chamadas "fake news", aponta pesquisa realizada pelo instituto Ipsos. O estudo, realizado em 27 países, aponta que 62% dos brasileiros acreditam em uma notícia que, na verdade, não passa de boato, segundo o jornal Valor Econômico. Em segundo lugar está Arábia Saudita e Coreia do Sul, com 58%, Peru e Espanha com 57% e China, com 56%. Já os países que mais desconfiam de notícias falsas, está o Reino Unidos e Turquia, seguido pela Itália. O estudo aponta ainda que quanto menos se confia nos políticos, mais se propaga notícias falsas em redes sociais e plataformas digitais.



Polícia recupera caminhão com placas de Brumado que havia sido roubado em Planalto

Foto: 97NEWS

A Polícia Militar (PM) de Planalto recuperou um caminhão 1620 que havia sido roubado em uma rodovia na cidade de Jaguaquara no dia 5 deste mês. A vítima, o brumadense identificado como Joelson Pereira dos Santos confirmou o roubo a polícia. A guarnição encontrou o caminhão nesta segunda-feira (8), com as placas do município de Brumado, abandonado na Avenida John Kenedy, no centro de Planalto. O caminhão foi apresentado ao delegado de plantão na delegacia local. Com o crescimento de roubos à caminhões, os caminhoneiros tem evoluído bastante no quesito segurança, para poder ter um pouco de saúde financeira da empresa. Isso porquê tem sido cada vez mais frequente, as transportadoras ou os autônomos usarem os serviços de rastreamento para diminuir os prejuízos e, assim ajudar na busca dos veículos roubados. 



Brumado, Aracatu, Malhada de Pedras e outras cidades da região têm situação de emergência reconhecida pela União devido a seca

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (09) os decretos de situação de emergência devido ao longo período de estiagem de 146 municípios baianos. Entre eles, estão as cidades de Brumado, Caetité, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Caturama, Érico Cardoso, Dom Basílio, Ibipitanga, Ibiassucê, Igaporã, Jussiape, Macaúbas, Malhada de Pedras, Mortugaba, Paratinga, Pindaí, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires. Com os decretos, as cidades passam a ter apoio da Operação Carro-Pipa, feita pelo Exército, além de poder contratar determinados serviços sem exigência de licitação para a convivência com a seca. Além das cidades citadas, outras 126 estão na mesma situação.



Barra da Estiva: Suspeito em morte de adolescente é solto; DNA não apontou autoria

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

O acusado de matar a golpes de faca uma adolescente de 15 anos em Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, foi solto nesta segunda-feira (8). Um teste de DNA não atestou a autoria de Carlito Camilo de Souza, suspeito pela morte, informou o Bahia Notícias. Rhanna Kevila da Silva Almeida foi morta no dia 1° de junho quando se arrumava para um ensaio de quadrilha junina. Além dos golpes de faca, ela teve o corpo incendiado. Familiares acreditam ainda que ela tenha sofrido abuso sexual. Carlito Camilo de Souza estava preso na carceragem da 20º Coorpin de Brumado, e teve a liberdade provisória concedida. De acordo com a Justiça, não há prova conclusiva da suposta autoria do acusado, e o próprio Ministério Público pediu a liberdade provisória de Souza. A Polícia Civil também informou que o resultado de um exame de DNA encontrado no local não tem o mesmo material do acusado. O homem foi preso no dia 11 de junho como principal suspeito do caso. Conforme a polícia, Carlito apareceu em um vídeo feito por câmera de segurança, jogando fora o celular de Rhanna, próximo ao jardim da Igreja Matriz de Barra da Estiva.



Brumado: Exército reúne pipeiros para instalar rastreadores nos caminhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir de hoje, os caminhões com tanques para transporte de água, os pipeiros, de Brumado e Malhada de Pedras, passarão a abastecer as comunidades rurais da região rastreados por Controle de Posicionamento Global (GPS). Conforme os próprios motoristas, o equipamento começou a ser instalado nos veículos cadastrados nas frotas especiais na última semana. Cada pipeiro recebe um cartão magnético para acionar o rastreador e confirmar a rota percorrida. Segundo o funcionário da empresa encarregada de instalar os equipamentos, o monitoramento será efetuado por meio de tecnologia GPS, formada pela rede de telefonia celular. Os sinais serão captados através das torres das operadoras. Mesmo não havendo cobertura celular na comunidade atendida as coordenadas geográficas serão transferidas onde houver o sinal mais próximo. A Bahia é o segundo estado escolhido para implantação do modelo de rastreamento, o primeiro foi o Ceará. A meta é atender todo o Nordeste e Minas Gerais, conforme acrescentou. O 97NEWS tentou contato com a Região Militar, responsável pela coordenação da Operação Pipa na Região Sudoeste, mas até o fechamento desta edição não houve resposta. Os carros-pipa serão monitorados pelo Exército Brasileiro. Na Bahia, os trabalhos são de responsabilidade da 6ª Região Militar, realizados por uma equipe do 19º Batalhão de Caçadores, onde será feito o monitoramento, através de um software especial. Nesta manhã a equipe do 97NEWS registrou o momento da instalação do aparelho de monitoramento nos veículos de Brumado. O serviço está sendo realizado na Praça Quinze de Novembro, Centro da cidade, próximo a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).



Conquista: Carreta carregada de refrigerantes tomba e parte da carga é saqueada

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Uma carreta carregada de refrigerantes tombou na manhã desta terça-feira (9) em Vitória da Conquista. Parte da carga foi saqueada por pessoas que passavam pelo local do acidente. A situação foi contida após intervenção de policiais militares. Segundo o Blog do Anderson, o fato ocorreu por volta das 7h35min no Anel Rodoviário sentido distrito Industrial dos Imborés. O condutor sofreu ferimentos leves e foi atendido por uma ambulância da concessionária da via. Com o acidente, a pista ficou parcialmente interditada.



Empresa E-Parking vence licitação da Zona Azul em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi divulgado no Diário Oficial do Município de Brumado, na última semana, a empresa classificada para operar o sistema de 'Zona Azul' na cidade. A vencedora foi a E-Parking Estacionamentos e ainda não há informações sobre quando a empresa inicia as operações do estacionamento rotativo. O processo licitatório chegou a ser suspenso por várias vezes por causa de questionamentos feitos por empresas interessadas em participar da disputa. Concorreram ao processo outras empresas, que tiveram o prazo de cinco dias para apresentar a contra razão do processo e recorrer da decisão. Depois disso, será definida então a empresa classificada como vencedora da licitação. A empresa vencedora será responsável pela sinalização horizontal e vertical do zoneamento, o que deve ser concluído até o final do ano. Ao todo serão disponibilizadas cerca de 2 mil vagas rotativas. Desde o anúncio da implantação da Zona Azul, o assunto tem gerado polêmica entre motoristas e comerciantes locais. Com a implantação do sistema de estacionamento rotativo, carros e motos só vão poder permanecer na área central por até duas horas em cada vaga, além de pagar um valor por hora que ainda não foi definido. Após a implantação, os motoristas terão 30 dias para se adaptarem ao novo sistema, nesse período, não será cobrado o valor da taxa. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Vários monitores, serão selecionados para dar as orientações às pessoas sobre a 'Zona Azul'. Nas ruas, as opiniões são divergentes. Enquanto, alguns motoristas aprovam a ideia, outros acham um absurdo. “Eu não acredito que para estacionar na Centro será necessário pagar. Eu trabalho aqui, ou seja, vou ter que colocar o meu carro em ruas paralelas? Se alguém roubar o meu veículo, quem vai ser o responsável?”, questionou o vendedor Roberto Teixeira. Mas há quem aprove o sistema, a professora de educação física, Bruna Santos, costuma ir ao Centro para fazer compras, e achou a ideia justa, principalmente quando se perde horas em busca de uma vaga. “Isso vai acabar com as longas esperas por uma vaga, muitos motoristas se acham os donos dos estacionamentos. Agora, haverá um limite para que outro possa usar a vaga”, contou. Outra novidade que poderá ser implantada em Brumado, já havia sido anunciada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O sistema Zona Azul poderá ser acessado através de um aplicativo, onde o usuário poderá criar uma conta, efetuando a aquisição de créditos através de cartão de crédito, para usar as vagas de estacionamento. Mas isso só será confirmado pela empresa vencedora nos próximos dias.



Brumado: Motorista de picape automática confunde pedais e causa acidente; esse é o segundo registrado este ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Não é muito comum entre os motoristas confundir o pedal do freio com o do acelerador, mas toda vez que isso acontece aumenta as estatísticas de acidentes. Na manhã desta terça-feira (9), a condutora de um veículo S-10 branca ao estacionar em frente à uma loja confundiu os dois pedais, invadiu a calçada do estabelecimento comercial e atropelou uma cliente e uma vendedora. O acidente aconteceu por volta de 10h dessa terça na Rua Coronel Tibério Meira, Centro. Segundo informação de testemunha, a proprietária do veículo que também tem uma loja na mesma rua tentava estacionar o veículo, mas acabou confundindo os pedais de freio e do acelerador, o que causou o acidente. O veículo desgovernado invadiu a calçada e bateu na mulher que iria entrar na loja. Estilhaços da porta de vidro também feriram a vendedora que atendia a cliente no momento. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os vizinhos informaram que levaram um grande susto. Apesar dos estragos, ninguém se feriu com gravidade. A vendedora da loja foi atingida por estilhaços de vidro no pé, já a cliente teve escoriações na perna. Duas ambulâncias do SAMU 192 prestaram socorros às vítimas, em seguida, foram encaminhadas ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Esse é o segundo acidente envolvendo este tipo de veículo, no dia 14 de setembro outra motorista acabou perdendo o controle de uma picape e atingiu a lateral de uma loja na Travessa São Bento, centro da cidade. A Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estiveram no local e registraram a ocorrência. A recomendação das autoridades de trânsito é para que os condutores respeitem a sinalização e as regras de trânsito e redobrem os cuidados na direção.



Espírito Santo elege primeiro senador gay do Brasil desbancando aliado de Jair Bolsonaro

(Foto: Divulgação)

Primeiro senador homossexual do Brasil, Fabiano Contarato (Rede) foi campeão de votos no Espírito Santo. Ele conquistou uma das duas vagas para o Senado e deixou de fora o senador Magno Malta (PR-ES), conhecido por demonstrações de LGBTfobia. Contarato foi eleito com 31,15% votos válidos. Contarato é casado e tem um filho adotivo de 4 anos. “Sempre quis ser pai até que tomei coragem e me habilitei no processo de adoção. Quando cheguei na casa a porta tinha um vidro quebrado e vi um garotinho abaixando a cabeça para olhar. Transformou a minha vida”, contou.  O novo senador adota um tom discreto em relação a sua orientação sexual e nos discursos e publicações nas redes sociais reforça o lado religioso e a defesa de punições mais rígidas para crimes. Em discurso após a vitória, ele lamentou ter sido alvo de fake news. “Jamais imaginei que fosse ser vítima de um ato de tamanha violência como fizeram com meu filho”, afirmou. De acordo com a Gazeta Online, circulou uma imagem de Contarato com a família com informações enganosas de que defenderia cartilhas nos moldes do projeto apelidado de “kit gay”. Elaborado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2011, o “Escola sem Homofobia” tinha como objetivo combater a discriminação contra pessoas LGBT desde o ensino fundamental, mas nunca saiu do papel. Circulou ainda que o senador disse em entrevista a veículos de comunicação ser a favor de uma cartilha sobre orientação sexual, mas que o assunto deveria ser submetido à consulta popular. Também foi veiculado que ele era favorável a legalização do aborto, embora seja contra. 



SSP, PF e PRF interceptam 3 toneladas de maconha que seriam entregues na Bahia

Foto: Divulgação l SSP/BA

A Secretaria da Segurança Pública, Polícias Federal e Rodoviária Federal interceptaram, na noite de segunda-feira (8), cerca de 3 toneladas de maconha que seriam entregues, na Bahia. Carga avaliada em R$ 45 milhões saiu do Mato Grosso do Sul com destino ao município de Feira de Santana. Por meio de ações de inteligência, as equipes monitoravam a droga que estava escondida dentro de um caminhão com carga de milho. O veículo foi seguido e abordado, no posto da PRF, na BR-116. Após buscas, a droga foi localizada. O motorista do caminhão, preso em flagrante, contou que a maconha seria entregue a um traficante de Feira de Santana. O caso foi registrado, na PF. Participaram do flagrante guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, das Rondas Especiais (Rondesp) Leste, da PF e PRF.



Eleições 2018: Juiz Eleitoral faz balanço sobre o 1º turno em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao 97NEWS, o juiz responsável pela 90ª Zona Eleitoral em Brumado, Rodrigo Britto, garantiu que a votação em todos os colégios eleitorais da cidade transcorreu bem. Garantiu que, desde às 7 horas, uma hora antes do início  da votação, as equipes já estavam nos colégios eleitorais iniciando a fiscalização. O juiz informou ainda que as eleições contaram com o apoio das Polícias Civil, Militar e Ministério Público. “Houve dois flagrante para boca de urna, e um desacato à autoridade, todos terminaram com prisão. Entre os presos estava um cabo eleitoral que foi flagrado, assediando eleitores, no início da manhã em um dos colégios eleitorais. Ele estava entregando santinhos próximo ao local de votação”, contou o juiz, acrescentando que o cabo eleitoral foi levado para a Delegacia de Polícia. Britto declarou também que, pela manhã, outro cabo eleitoral foi detido, levado para a Delegacia por suspeita de boca de urna, ouvido e liberado. Lembrou também que outro caso envolveu um homem que foi detido por desacato. “Ele foi ouvido e liberado”, relatou o juiz, garantindo que mesmo assim o processo eleitoral foi considerado tranquilo. O juiz explicou que nas duas as situações de crimes eleitorais, “será aberta uma sindicância que será remetdia para o Tribunal Regional Eleitoral para medidas cabíveis. As pessoas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai se apurar o que houve de verdade, concluiu o juiz. Sobre às urnas eletrônicas, o juiz destacou que foram registrados algumas falhas, mas que são naturais no processo eleitoral em todo país. "Nessas eleições, tivemos uma novidade, que foi a transmissão dos dados direto das duas cidades que fazem parte da 90ª Zona de Brumado, as cidades de Aracatu e Malhada de Pedras". Finaliza Dr. Rodrigo Britto. 



De volta à estrada: Deputados agradecem reeleição e vão fazer campanha para Haddad

(Foto: Divulgação)

Dentre os mais votados do PT na Bahia, os deputados Waldenor Pereira, o   quinto entre os federais, com 121.278 votos, e Zé Raimundo, o segundo entre os estaduais, com 94.014, estão dispostos a “botar o pé na estrada” de novo para agradecer pela reeleição e fazer a campanha de Fernando Haddad neste segundo turno das eleições presidenciais. Foi o que eles declararam logo após os resultados das eleições do primeiro turno, entusiasmados com a vitória deles e do governador Rui Costa (75,55% dos votos), dos senadores eleitos Jaques Wagner e Ângelo Coronel, e da votação de Haddad PT, que venceu em 411 dos 417 municípios da Bahia. Embora admitindo que se trata de um grande desafio, ele diz: “Estamos acostumados a enfrentar problemas, caminhos difíceis, a percorrer e abrir novas estradas para a democracia”. Waldenor também se mostra otimista: “O povo brasileiro vai acordar do pesadelo da ameaça do projeto reacionário, conservador e truculento, e vai votar no projeto da esperança, da paz, do progresso com melhoria de qualidade de vida da população”, vaticina. Sobre a própria vitória dele e Zé Raimundo, Waldenor credita ao trabalho ininterrupto, especialmente nas regiões onde dedicam maior atenção – Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina, Médio São Francisco e Vale do Paramirim -- desenvolvido no decorrer dos quase quatro anos dos seus atuais mandatos. Waldenor e Zé Raimundo aproveitam para agradecer a todos os colaboradores, os amigos que convivem com os seus mandatos, aos apoiadores, dentre eles vários prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças partidárias e dos movimentos sociais, dirigentes do PT, e, principalmente, à militância, que “abraçaram” as suas candidaturas.



Itaberaba: Mulher é presa em flagrante transportando um fuzil AR-15 em ônibus

(Foto: Divulgação PRF)

Uma mulher foi presa com um fuzil AR-15 em um trecho da BR-242 em Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, na tarde deste domingo (7). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a acusada, de 30 anos, viajava em um ônibus que tinha saído de Goiânia (GO) com destino a Salvador. Aos agentes, a mulher disse que recebeu a arma em Várzea Grande (Mato Grosso) e pretendia levá-la até a capital baiana, onde entregaria a um homem na rodoviária de Salvador. O fuzil AR-15 estava com três carregadores escondido em uma bagagem. Ainda segundo a PRF-BA, a passageira flagrada é residente no bairro Vale das Pedrinhas na capital baiana. Após o flagrante, ela foi levada para a Delegacia de Polícia Civil em Itaberaba.



Cardiologia é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Carlos Junqueira

Foto: Divulgação

O cardiologista é um médico especialista em sistema cardiovascular (coração, veias e artérias). Ele atua no diagnóstico de doenças, prescrição de tratamentos e medicamentos, realização de exames clínicos e físicos, além da interpretação de resultados de exames laboratoriais cardíacos, como eletrocardiograma e ecocardiograma. O Centro Médico São Gabriel conta com o Especialista em Cardiologia e Ecocardiograma,  Dr. Carlos Junqueira,  responsável pelo diagnóstico e tratamento de doença relacionadas ao coração e todo sistema circulatório. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807.



Suspeito de cometer homicídio em 2016 vai a júri nesta terça em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta terça-feira (9), um homem será julgado no Fórum Duarte Muniz acusado de homicídio qualificado. Segundo a justiça, o crime ocorreu na madrugada do dia 16 de setembro em um bar na Avenida Centenário. Lucas Benevides Fonseca Oliveira é acusado de matar Neander Carlos do Amaral Silva após suspeitar que a vítima flertava com a namorada do acusado. Lucas teria sacado uma arma e atirado em Neander. A vítima ainda tentou se esconder atrás de uma porta, mas foi novamente baleado, morrendo em seguida. Segundo a PM, o acusado, que estava acompanhado também de um filho e de uma cunhada, fugiu a bordo de um carro roubado em Vitória da Conquista.



Bahia: Três suspeitos de integrar quadrilha de assalto a bancos são mortos em confronto com a polícia

Foto: Divulgação l SSP-BA

Três homens suspeitos de integrar uma quadrilha de assalto a bancos foram mortos a tiros durante um confronto com a polícia, nesta segunda-feira (8), na BA-093, em Mata de São João. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), foram apreendidos três veículos com restrição de roubo, duas retroescavadeiras e armas. De acordo com informações da SSP, os supeitos identificados como Joselito da Conceição Soares, conhecido como Índio, Leonardo Nepomuceno Souza, o Pequeno, e outro homem de apelido Manicômio participavam de uma quadrilha envolvida em diversos crimes, como assalto a bancos, sequestros, homicídios e roubo de veículos. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, os suspeitos estavam em um veículo que foi abordado pelos policiais na altura do município de Mata de São João. O confronto começou, segundo a polícia, após eles tentarem fugir do bloqueio policial. A SSP informou que os suspeitos foram encaminhados para o hospital do município, mas não resistiram aos ferimentos. Além do veículos, duas pistolas, um revólver, celulares, relógios e dois cordões detonadores com espoletas também foram apreendidos.



Nordeste é alvo de xenofobia por levar Haddad ao segundo turno da eleição

Foto: Reprodução / Blog Lucia Rocha

Com o PT garantido no segundo turno das eleições graças ao resultado da votação no Nordeste, a região foi, mais uma vez, alvo de xenofobia nas redes sociais. Eleitores do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que por pouco não foi eleito nesse domingo (7), fizeram agressões verbais que sugerem a separação ou até o extermínio do povo da região. "Esses nordestinos têm que se fuder mesmo. Esses cabeçudos. Depois reclama da miséria e pobreza e não sabe o motivo", disse um perfil. "Campos de concentração para baianos já", escreveu um outro perfil. "Baiano é tudo fudido", postou mais um. Os eleitores da Bahia foram mais trucidados, pois o Estado garantiu a segunda maior porcentagem para o candidato do PT, Fernando Haddad, e é o quarto maior colégio eleitoral do país. Mas muitos eleitores de Bolsonaro também estão alertas para o crescimento do candidato na região, já que ele ficou em segundo lugar em todos os Estados nordestinos exceto o Ceará - Ciro Gomes (PDT) venceu no Estado, com Haddad em segundo e o capitão na terceira posição. Com isso, eles sugerem que os apoiadores de Bolsonaro se dediquem a fazer campanha no Nordeste e pedem para que os eleitores não critiquem a região. "Só falta vocês para a festa, irmãos do #Nordeste", "Muitos nordestinos disseram SIM para o Brasil. Vamos continuar nessa luta" e "O desenvolvimento chegará ao Nordeste! Chega de cabresto de voto do PT!" foram alguns dos comentários em prol dos eleitores do PSL. Bolsonaro e Haddad se enfrentam para o segundo turno das eleições, que será realizado no dia 28 de outubro.



Sendo destaque regional no empreendedorismo, Brumado receberá evento para o 'Dia Municipal do Empreendedor'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em evento realizado na última sexta-feira (5), na sede do Sebrae em Brumado, agentes da Sala do Empreendedor, do Cred Amigo e do Sebrae discutiram a programação para o evento que celebrará o "Dia Municipal do Empreender" no município, dia 27 deste mês. Durante as discussões foram colocadas em pauta as ações que serão desenvolvidas, entre elas, exposições com standes e barracas com produtos locais. Para a coordenadora regional do Sebrae, Jéssica Lopes, a implantação da Sala do Empreendedor só veio somar no município, onde a partir de agora serão desenvolvidas várias atividades, facilitando assim a implantação da cidade empreendedora. "Brumado se destacou nas atividades empreendedoras, tanto que ficou a frente de Caetité e Vitória da Conquista, essa última inclusive por ser considera de grande porte, ficou em terceiro lugar, ou seja, Brumado vem desbancando até cidades maiores", comenta. Segundo o agente da Sala do Empreendedor, Jansen Ricardo, para o evento do dia 27, será montada uma grande estrutura na Praça Armindo Azevedo, onde vários expositores da agricultura, alimentação, prestadores de serviços e segmentos de diversas artes culturais estarão presentes no evento. Para ele, o evento abre mais caminhos pra o crescimento local. "Nos últimos meses, observamos uma ascensão dos investimentos em prol de uma cidade mais planejada e engajada para atender as principais necessidades que o município tem para atrair mais empresas. Observamos também que já é uma realidade os índices estatísticos crescentes do numero real de constituição de empresas e negócios em Brumado", ressaltou Ricardo.



Brumado: 13,9% dos eleitores deixaram de votar neste domingo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um em cada cinco brasileiros preferiu não ir votar no pleito deste domingo. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 29.719.056 pessoas não compareceram às seções eleitorais -- uma taxa de 20,32%. Esse é o maior índice desde 2002, quando 99,42% dos votos estavam apurados. Em Brumado, o índice esperado foi menor, de acordo com a 90ª Zona Eleitoral, ou seja, cerca de 13,9% dos 48 mil eleitores aptos deixaram de comparecer às urnas. Um índice bem abaixo do que era esperado pela zona eleitoral, que fez uma previsão de 22%, o que não aconteceu. "Este ano 41 mil eleitores compareceram as urnas, demonstrando que na reta final houve um aquecimento do processo eleitoral despertando mais interesse do eleitor", relatou Igor Araújo, chefe de cartório ao 97NEWS. Já o índice de votos Brancos e Nulos também foram abaixo das expectativas. A corrida presidencial por exemplo teve um índice de 10% entre votos Brancos e Nulos na Capital do Minério, também bem abaixo do que se era esperado. A abstenção e anulação são importantes porque acabam reduzindo o patamar necessário para um candidato ser eleito em primeiro turno -- ele precisa ter mais da metade dos votos válidos, que excluem os nulos, brancos e abstenções. Para se ter uma dimensão disso, podemos usar como exemplo a eleição à prefeitura de São Paulo em 2016, onde o candidato João Doria (hoje candidato ao governo do Estado) venceu com 53,2% dos votos úteis, mas teve votação menos expressiva (3,085 milhões de votos) do que o total de eleitores que anulou ou se absteve (3,096 milhões).