ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Ação apreende mais de 600 kg de carne clandestina em Jacobina

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Mais de 600 quilos de carne de origem clandestina foram apreendidos, em Jacobina, durante uma ação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A operação, foi realizada no último domingo (2), no Centro de Abastecimento e em uma feira livre de um distrito do município. Cinco pessoas também foram presas em flagrante. Conforme o MP-BA, a operação teve como objetivo inspecionar o transporte e comércio de carne clandestina ou em desacordo com as normas sanitárias, além de averiguar a venda de produtos vencidos ou sem procedência declarada. O Ministério Público estadual, a Vigilância Sanitária de Jacobina, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Polícia Militar da Bahia integraram a operação.



Idosa vai a banco de ambulância para ter aposentadoria liberada na Bahia

Foto: Reprodução l TV Santa Cruz

Uma idosa, de 80 anos, teve de ser deslocada de ambulância para uma agência do Banco do Brasil de Medeiros Neto, para comprovar que estava viva e assim ter direito à aposentadoria. Segundo o G1, o caso ocorreu na manhã de terça-feira (4). A prova de vida é exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e o beneficiário deve fazê-la na agência em que é cadastrada. Ainda segundo a reportagem, Dona Clemência Maria Souza deveria ter feito o processo até 31 de maio. No entanto, familiares disseram que problemas de locomoção da idosa a impediram de fazer a prova exigida. A idosa sofreu um acidente doméstico e teve 40% do corpo queimado. Desde então, ela não consegue andar direito. Familiares também contam que o caso foi informado ao banco que ficou de enviar um funcionário para a casa da idosa, mas o trato não foi cumprido. O Banco do Brasil declarou em nota que em caso de dificuldade de locomoção do beneficiário, um procurador pode levar os documentos exigidos à agência.



Forró do Sítio Novo 2019: Faltam 10 dias para a melhor festa do ano

Foto: Divulgação

O Forró do Sítio Novo é sempre destaque de festa na região pela organização e qualidade. Nesse ano, o evento traz as atrações: Dorgival Dantas, Calcinha Preta, Trio da Huanna, Edigar Mão Branca e Mayke José. O Forró do Sítio Novo é a melhor festa All Inclusive da região e será realizada no dia 15 de junho no Sítio Novo, em Brumado. Garanta já seu ingresso nos postos de venda autorizados. Forró do Sítio Novo, realização Só Legal e Beto Bonelly Produções.



Brumado: Centro de Especialidades Odontológicos recebe reforma e otimização

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reformou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que faz parte do programa do Ministério da Saúde. O local, que fica localizado na Avenida Mestre Eufrásio, no bairro das Flores, ganhou pintura nova na parte interna e externa, reparos na parte elétrica e hidráulica e novos equipamentos. Funcionando no prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Newton Alves de Castro, desde 2013, o CEO atende milhares de pessoas por mês. O local oferece atendimentos especializados em patologia, com ênfase no diagnóstico e detecção de câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral, endodontia de adultos e crianças, ortodontia preventiva e reabilitação oral -- prótese total superior e inferior --. O evento de reinauguração aconteceu no final da tarde de terça-feira (04). 



Doença misteriosa com sintomas semelhantes aos da dengue assusta moradores da Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Algumas cidades do Sudoeste da Bahia, tem registrado um surto de uma doença que ainda é um mistério para a população e médicos da região. As primeiras notificações da doença foram registradas há alguns meses. Desde então, os hospitais desses municípios tem estado movimentado de pacientes com as mesmas queixas. O número de atendimentos diários só aumentam. O principal transtorno dos moradores, que têm sofrido com as dores no corpo, é não saber qual é a doença que tem causado o sofrimento. A doença tem sintomas semelhantes aos da dengue, zika e chikungunya. Dói os ossos, febre. A suspeita é de que a Região esteja vivendo um surto de arboviroses, doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, chikungunya e o zika vírus. Em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto. Nas últimas semanas, nossa reportagem registrou um aumento considerável de atendimentos no Hospital Professor Magalhães Neto, mas a direção da unidade não confirmou se a demanda seria por conta de doenças relacionadas a arboviroses.



Governador reafirma instalação da Policlínica em Brumado; prefeito Eduardo otimista com o pronunciamento

Foto: Reprodução

Na noite de terça-feira (4), durante o seu programa "Papo Correria", o governador da Bahia, Rui Costa, reafirmou que irá instalar a Policlínica Regional de Brumado. Em sua fala o governador destacou que já aprovou a construção da unidade que atenderá a Serra Geral. “Nós em breve estaremos publicando a licitação, onde vamos iniciar as obras, na região de Brumado, já definimos a localização. Agora é fazer a topografia e sondagem e iniciar as obras”, afirmou o governador Rui Costa. Para as policlínicas, especificamente, o estado se responsabiliza pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados rateiam os 60% restantes. O consórcio de saúde da região da Serra Geral é composto por 12 municípios, Aracatu, Barra da estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas e Tanhaçu. Na policlínica, a população dos municípios participantes terá acesso a consultas especializadas gratuitas com médicos Angiologistas, Cardiologistas, Endocrinologistas, Mastologistas, Neurologistas, Otorrinolaringologistas, Oftalmologistas, Urologistas, Clínicos, Gastroenterologistas, Ginecologistas e Obstetras,Traumatologistas -ortopedistas, e Cirurgiões Gerais. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a construção da Policlínica, o município de Brumado poderá desafogar o grande fluxo de pacientes que hoje chegam de várias cidades da Região e acabam superlotando o Hospital Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos se mostrou otimista com o anúncio e está na expectativa para o começo dos trabalhos. “Já fizemos todo dever de casa: enviamos o projeto para a Câmara de Vereadores, o Legislativo aprovou, já homologamos a doação do terreno. Enfim, acredito que tenha uma certa delonga porque a licitação ainda será lançada”, declarou. O equipamento será instalado no Bairro São José, ao lado do Posto de Saúde e de uma creche que também já está sendo construída no local, formado um complexo de saúde e educação. 



Brumado: OAB convida população para Audiência Pública Sobre Reforma da Previdência

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da 21ª Subseção Brumado  tem a honra de convidar a todos para a Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência  que será realizada nesta quarta-feira (5), às 09h na sede da Subseção de Brumado, localizada na Av. João Paulo I, 293, Bairro Monsenhor Antônio Fagundes. O evento tem como apoio a Comissão Especial de Direito Previdenciário da Bahia. Serão debatidas as propostas de alteração do sistema público de aposentadorias e seguridade social, sob vários aspectos e com amplo contraditório. O evento é gratuito e aberto ao público. O objetivo é levar conhecimento a toda sociedade sobre a mudanças que poderão acontecer com a Previdência Social.



Idoso de 84 anos é vítima de saidinha de banco e perde todo salário em Brumado

Foto: 97NEWS

Um idoso de 84 anos perdeu todo salário em mais um crime de saidinha de banco nesta terça-feira (4), em Brumado. Segundo o aposentado, Juvêncio da Silva, que é morador da comunidade de Boa Vista, ele teria sacado o dinheiro em uma agência do banco Bradesco, por volta das 08h30 e saiu sem perceber que estava sendo seguido. Quando em frente ao banco, na região central do comércio, um homem se aproximou e arrancou sua carteira do bolso. Na ação, o suspeito empurrou o idoso e tomou todo o seu dinheiro, cerca de R$ 1.000,00. Em seguida, ele saiu em direção ignorada. Questionado sobre o mesmo ter ido à uma agência bancária sem a ajuda de um familiar, Juvêncio afirmou que não possui parentes e que vive sozinho. Até o momento o suspeito não foi preso. O Idoso prestou queixa na Delegacia de Brumado.



Conquista: Motorista de aplicativo é preso com outro homem transportando drogas

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um motorista de aplicativo foi preso junto com outro homem antes de fazer uma corrida para transportar drogas, em Vitória da Conquista, na segunda-feira (3). Conforme a Polícia Civil, a dupla foi presa quando se preparava para levar a droga para usuários, no centro da cidade. Na ação, a polícia apreendeu uma grande quantidade de maconha, cocaína e haxixe. Os entorpecentes estavam na casa de um dos suspeitos. Os policiais ainda apreenderam dinheiro, uma balança de precisão e embalagens para acondicionar as drogas. O material seguiu para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será periciado. Ainda de acordo com a polícia, o motorista de aplicativo, que foi preso, já foi preso por roubo, em Jequié. A dupla foi autuada por tráfico de drogas e associação para o tráfico e encaminhados para o Conjunto Penal de Conquista.



Prefeito de Dom Basílio é punido em R$ 5 mil pelo TCM

Foto: 97NEWS

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), considerou nesta terça-feira (04), procedente denúncia formulada pelas empresas Trivale Administração e Prime Consultoria e Assessoria contra o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PR), em razão de irregularidade em pregão presencial realizado no exercício de 2018. A licitação teve por objeto a contratação de empresa para gerenciamento do abastecimento de combustíveis da frota de máquinas e veículos do município e foi estimada em R$ 1.191.578,25. Segundo TCM, o conselheiro Paolo Marconi, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa pelo prefeito, dada a existência de cláusulas restritivas à ampla concorrência no edital do pregão presencial. O gestor também punido com multa no valor de R$ 5 mil. Segundo a relatoria, o prefeito não apresentou justificativa para a exigência que obriga o licitante interessado a disponibilizar tanto o ticket combustível em papel, quanto em cartão magnético, como também não mencionou as razões pelas quais o município exigiu a comprovação de credenciamento da licitante em pelo menos 100 cidades. Além disso, estão ausentes, no Termo de Referência, os quantitativos dos tickets, que é o verdadeiro objeto da contratação, e cuja informação seria fundamental para a própria execução do contrato nessa modalidade licitatória, que é o pregão. Para o relator, conselheiro Paolo Marconi, a ausência de justificativa para inserção no edital dos dois itens mencionados afronta o princípio da motivação e caracteriza a existência de cláusulas restritivas, o que restringe a competitividade do certame. Cabe recurso da decisão.



Irregularidades em convênios entre Prefeituras e Ligas ameaçam Intermunicipal 2019

Foto: Composição l 97NEWS

Apesar de a competição ser amadora, é considerado o maior campeonato de futebol do Mundo. Mas o Intermunicipal pode está ameaçado, devido as práticas que são utilizadas por algumas prefeituras da Bahia. Atualmente 99% das Ligas têm convênios e recebem recursos públicos das prefeituras -- com exceção a de Brumado e outras poucas cidades que dependem da própria Liga ou de empresários --, atletas recebem salários para atuar, muitos deles com salários superiores aos pagos em clubes profissionais. E para conseguirem bancar, as Ligas Municipais recorrem às prefeituras. Os convênios entre Ligas e Prefeituras, permitem o pagamento da folha salarial das Seleções, uma prática muito antiga, mas porém, está ameaçada. Isso porque o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) mudou seu entendimento e tem considerado o modelo de convênio irregular, com base jurídica. Diversas prefeituras vêm sendo punidas pelo órgão. Na última quinta-feira (30), por exemplo, o TCM notificou a Prefeitura de Eunápolis, por um repasse de R$ 540 mil à Liga em 2015. O montante foi gasto com a Seleção que disputou o Intermunicipal naquele ano. O ex-prefeito da cidade, Demétrio Guerrieri Neto, foi multado em R$ 3 mil, além do ressarcimento, em conjunto com o ex-presidente da Liga, de R$ 297 mil aos cofres públicos, "pelo pagamento de auxílio atleta sem regulamentação legal". Na decisão, o Tribunal abriu a possibilidade de utilização do "Bolsa Atleta" para pagamentos. Porém, o benefício só é autorizado para atletas de alto rendimento, o que não é o caso dos jogadores de futebol amador. A situação já gera uma ampla discussão, e pode até atrapalhar o andamento do maior campeonato de futebol do Mundo.



Bahia e outros estados poderão ser retirados da reforma da Previdência; a proposta prevê estados com menos dívidas

Foto: Reprodução

O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), estuda acatar uma emenda ao projeto que pode deixar a Bahia fora da reforma. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, não só a Bahia seria retirada das mudanças previdenciárias, mas estados menos endividados. Além disso, outras unidades da federação governadas pela oposição ao presidente Jair Bolsonaro, como Rio Grande do Norte e Pernambuco, seria excluídos. Ainda segundo a publicação, a medida prevê que as novas regras para aposentadorias de servidores tenham efeito imediato quando a dívida consolidada estadual for igual ou superior a 70% em relação à receita corrente líquida, apurada no ano de 2017. O relator da reforma passou a ter forte preferência pela emenda. O governador Rui Costa já demonstrou apoio à reforma, desde que alguns itens sejam retirados do projeto, como alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural.



Governo da Bahia estuda possibilidade de repasse de 'royalties' para os municípios

Foto: Reprodução

Na segunda-feira (3) durante a 2ª Marcha dos Prefeitos, ocorrida em Salvador, foi entregue ao Governador Rui Costa uma carta com as 10 demandas dos prefeitos, entre elas a reivindicação dos royalties para os municípios. Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), eles consideram que o repasse do percentual dos royalties [soma advinda de exploração] do petróleo para os municípios, se aprovada, será a maior vitória para os prefeitos. "Talvez seja o maior impacto realizado pelo estado, em especial da Bahia, para os municípios. É um recurso relevante que se aproxima do repasse do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]. Não é tão grande, mas se aproxima. Essa é a maior vitória dos municípios da Bahia", avaliou a UPB. Já o governador declarou que já encaminhou um estudo para chegar ao valor a ser distribuído às prefeituras. A previsão é que o resultado seja divulgado em dezembro, com o início das transferências de recursos em janeiro do ano que vem.



Brumado: Prefeitura entrega tomógrafo ao Hospital Professor Mahalhães Neto

Foto: Divulgação

No fim da tarde de segunda-feira (03), a prefeitura em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), entregou um tomógrafo de última geração ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O aparelho que foi doado pelo Estado, está avaliado em R$ 1 milhão e irá realizar cerca de 30 tomografias por dia, o que vem atender, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a demanda atual. Estiveram presentes no evento, secretários municipais, imprensa e o chefe do executivo Eduardo Vasconcelos. 



Projeto de lei que muda CNH deve ser apresentado nesta terça (04)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente Jair Bolsonaro deve enviar nesta terça-feira (4) um projeto de lei que altera o Código Brasileiro de Trânsito para ampliar de cinco para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação (CNH), além de dobrar dos atuais 20 para 40 o limite de pontos para a suspensão do documento. O próprio presidente usou as redes sociais na segunda-feira (3) para confirmar o envio da proposta. O governo descartou a ideia inicial de promover as mudanças via medida provisória. “O presidente havia conversado com o deputado Rodrigo Maia sobre a vialibidade de apresentação de uma medida provisória ou um projeto de lei. O presidente da Câmara entendeu ser mais importante, para uma discussão mais plena, que fosse elevado um projeto de lei. Provavelmente hoje seja endereçada à Câmara essa proposta”, disse o porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros.



Brumado: Acidente entre carro e moto é registrado na rotatória das rodovias BA-262 e BR-030

Foto: 97NEWS

Um acidente envolvendo uma motocicleta YBR e um veículo Gol foi registrado na rotatória das Rodovias BA-262 e BR-030, em Brumado, na madrugada desta terça-feira (04), por volta das 05h20. De acordo com as informações de testemunhas, o motociclista trafegava na BA-262, sentido a cidade quando foi atingido pelo Gol branco que saía da rotatória. O motociclista foi socorrido por amigos que acionaram o SAMU 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto consciente, mas sentindo fortes dores no peito. Não há mais informações sobre o seu estado de saúde. O motorista do carro não prestou socorro à vítima. 



Governo formaliza consórcio para construção de policlínica em Brumado

Foto: Reprodução l Ascom

O governador Rui Costa assinou na tarde de segunda-feira (3), protocolos de intenções para a criação de consórcio público interfederativo de saúde para a região de Brumado. A solenidade foi realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A formação do consórcio viabiliza a instalação da policlínica. "Vamos iniciar a construção assim que ficarem prontas a topografia e a sondagem, que já mandamos fazer. Já escolhemos os terrenos em todas elas e, em breve, vamos publicar a licitação", afirmou Rui. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador confirma a assinatura do Consórcio para Brumado. A prefeitura de Brumado já publicou a lei que dispõe sobre a doação do imóvel, de domínio municipal, ao Estado da Bahia, para construção da Policlínica Regional de Saúde. O imóvel fica localizado no Bairro São José. Veja o vídeo:

 



Brumado: Ministério Público recomenda que no prazo de 30 dias, prefeitura realize processo para escolha de diretor, vice-diretor e coordenador em escolas municipais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brumado, expediu, na última sexta-feira, dia 30 de maio, Recomendação em que requer ao prefeito Eduardo Vesconcelos que expeça decreto, no prazo de 30 dias para a realização do processo seletivo para a escolha dos diretores, vice-diretores e coordenadores das escolas municipais de Brumado. O titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Brumado, Millen Castro Medeiros, recomendou ainda que a Secretaria Municipal de Educação determine providências para regularizar a situação. No procedimento, o promotor de Justiça estabelece ainda que seja assinado um Termo de Ajustamento de Condulta (TAC) no dia 27 de junho, entre a Secretaria Municipal de Educação, Conselho de Educação e Ministério Público. O inquérito foi feito com base na representação da Auditoria Pública Cidadã (Aucib). Segundo o órgão, a nomeação dos referidos cargos se daria por ato exclusivo do prefeito, quando deveria ocorrer por eleição entre os professores concursados ou seleção interna. 

 



Neymar é intimado a depor no Rio de Janeiro por suspeita de crime virtual

Foto: Reprodução

O atacante Neymar foi intimado a prestar depoimento à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro. Ele terá que esclarecer sobre a divulgação de conversas e imagens íntimas de uma jovem que o acusou de estupro no último sábado (1º). O atleta recebeu a intimação na Granja Comary, onde está se preparando com a seleção brasileira para disputa da Copa América. De acordo com o G1, o depoimento deve acontecer na próxima semana na sede da delegacia especializada, na Zona Norte do Rio. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil, para saber se o jogador cometeu crime virtal ao divulgar as conversas. Na madrugada desta segunda-feira (3), o atleta apagou o vídeo que havia sido postado em sua conta do Instagram, em que ele esclarecia tudo. A mulher registrou o Boletim de Ocorrência em São Paulo, na última sexta-feira (31), e acusa o craque do PSG de estuprá-la em Paris. Ela conta que o jogador chegou ao hotel, em que estava hospedada, visivelmente alterado no dia 15 de maio e que teriam tido relações sexuais sem seu consentimento.



Brumado: Conselho de Segurança realiza primeiro encontro com a comunidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira, dia 30 de maio e no sábado, 1º de junho o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), realizou em Brumado, o "1º Encontro Conseg e Comunidade". Com uma proposta de aproximar a comunidade brumadense dos trabalhos que o Conseg já vem exercendo em Brumado, o objetivo do evento foi ouvir os questionamento e qual o papel da sociedade civil na construção da segurança pública. O evento que foi aberto ao público, contou com a participação da população e de autoridades. No primeiro encontro foi destacado a preservação da ordem pública, que mesmo sendo dever do Estado, exige que seja uma responsabilidade de todos os integrantes da comunidade, traçando metas e um projeto que atenda efetivamente às demandas sociais. Na sexta-feira (31), foi realizado na sala de treinamento da prefeitura, a explanação de vários órgãos ligados a justiça. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No mesmo dia, o Professor Riccardo Cappi, graduado em Licenciatura para Habilitação, Criminologia e atualmente Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, ministrou a palestra “O papel da comunidade na construção da segurança: do antagonismo ao protagonismo". Já no sábado, dia 1º, houve eventos no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no período da manhã. No período vespertino, aconteceu a apresentação das propostas que foram trazidas pela comunidade. O evento teve o apoio das instituições: Uneb (Campus XX), IFBA, Defensoria Pública, Vara Criminal, Cejusc, 20° Coorpin, Cicom e a Polícia Militar.