ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Festa clandestina com cerca de mil pessoas é encerrada em Vitória da Conquista; um Policial Militar também foi detido

Brumado: Mercado Municipal do bairro São Felix será restaurado e transformado em Feira da Agricultura

Livramento de Nossa Senhora: Três pessoas morrem e outras três ficam feridas em grave acidente na BA-152

Idosos e professores já podem ser vacinados contra gripe em Brumado

Sesab suspende vacina da AstraZeneca em grávidas na Bahia; o município de Brumado foi informado nesta terça (11)

Ao invés de buscar soluções junto ao governo do Estado, Prefeitura gasta dinheiro público com placas sinalizando responsabilidade de esgoto

Em tom de agradecimento, vereador Santinho fala sobre sobre o seu retorno à Câmara de Brumado

Especialista da Clínica Mais Vida fala sobre os linfonodos: o que são e qual sua função

Brumado: Sem a presença de vereadores da oposição, Câmara elege Paulo César como vice-presidente da Mesa

Brumado confirma um óbito de coronavírus nas últimas 24h

Três suspeitos de assaltos a bancos são presos no interior da Bahia

Brumado: Em meio à criticas da oposição, vereadora Verimar diz está seguindo e Regimento e a Lei Orgânica da Câmara Municipal

Ex-BBB acusa moradora de Tanhaçu de ataque racista na redes sociais

Homem usa verba de auxílio a empresas na pandemia para comprar um Lamborghini

Em cerimônia antecipada, suplente Santinho toma posse na Câmara Municipal de Brumado

Campanha da PRE, 'Pista não é pasto' chega a Brumado

Bahia: Governo prorroga toque de recolher até 17 de maio em Brumado e mais 226 municípios

Ministério da Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir desta segunda

Pax Nacional sempre ao seu lado

Rio de Contas: PM usa bombas de efeito moral para dispersar aglomeração em bar no distrito de Mato Grosso


Festa clandestina é encerrada pela polícia em Oliveira dos Brejinhos

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma festa clandestina com 55 pessoas foi encerrada por policiais da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Macaúbas), na cidade de Oliveira dos Brejinhos. O flagrante, registrado na noite de sábado (1), só foi possível graças a denúncias anônimas. Os militares foram até um espaço utilizado para lazer, após informações de que haveria um evento com sons automotivos. “Chegamos rápido, pois estávamos realizando rondas naquela localidade, para evitar aglomerações. O organizador da festa foi detido e confessou ter alugado o clube para o encontro ilegal”, contou o tenente Antônio Alves Gotado. No local foram apreendidos três aparelhos de som automotivos e duas motocicletas. De acordo com o oficial, os materiais foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) da cidade. O dono do espaço acabou notificado pela Vigilância Sanitária.



Brumado: Começa hoje (04) vacinação de pessoas com doenças crônicas acima de 59 anos

Foto: Divulgação

Começou nesta terça-feira (04), a inclusão de pessoas com doenças crônicas nos grupos a serem vacinados contra a Covid-19. Na primeira fase, a vacinação ocorrerá em pessoas com doenças crônicas de 59 a 55 anos e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 59 a 55 anos. Também está autorizada a imunização das gestantes e puérperas que comprovem a existência de comorbidades, independentemente da idade, ressalvada a indicação clínica dos fabricantes dos imunobiológicos, que são para maiores de 18 anos. É importante ressaltar que a gestante com comorbidade deverá comprovar a condição de risco, conforme recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, a exemplo de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, dentre outros. Adicionalmente, poderão ser utilizados os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde. A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional. No caso da puérpera, ao ser vacinada, na condição de lactante deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno. Os locais de vacinação são: Escolas Zilda Neves e Idalina Azevedo Lobo. Os horários são das 08h às 11h e 14h às 16h30. É necessário levar cartão de vacinação, documento de identidade e CPF. 



Dois homens morrem e polícia apreende oito armas na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l SSP-BA

A polícia apreendeu em 24 horas oito armas de fogo em duas cidades da Chapada Diamantina. As operações aconteceram nas cidades de Andaraí e Itaetê, ente o domingo (2) e na segunda-feira (3). A primeira ocorrência aconteceu no município de Itaetê, por volta das 12h de domingo (2), que resultou na apreensão de duas espingardas e 15 trouxas de maconha. Na mesma cidade, as guarnições abordaram um veículo. De acordo com os policiais, o motorista estava com uma porção de maconha. Na parte interna da residência foram encontradas três espingardas. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial (DT) de Itaberaba. No município de Andaraí, na manhã de segunda-feira (3), um criminoso com mandado de prisão e passagem pela polícia foi encontrado com duas espingardas, um revólver calibre 22, e 38 pinos de cocaína. Ele entrou em confronto com policiais e acabou morrendo. Ainda na manhã desta segunda, no município de Itaetê, um homem foi localizado com um revólver calibre 38, munições, uma faca e 21 porções de maconha. Segundo a polícia, ele entrou em confronto e também não resistiu.



Bahia recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer

Foto: Divulgação l GOV-BA

Após atraso do Ministério da Saúde, o avião com o primeiro lote de vacinas da Pfizer pousou no Aeroporto Internacional de Salvador na tarde de segunda-feira (3). De acordo com informações anteriores do Ministério da Saúde, foram enviadas 26.910 doses, que ficarão apenas na capital baiana. É a primeira vez que a Bahia recebe um imunizante que não seja a Coronavac ou a vacina de Oxford/Astrazeneca. As doses possuem uma logística diferente em relação às demais vacinas entregues pelo Ministério da Saúde, uma vez que precisam ser armazenadas em temperaturas de até -70°C.



Brumado: PM apreende moto com restrições na documentação

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

No domingo, dia 02 de maio, por volta das 12h, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizava rondas nas imediações da Rua Maranhão, no bairro Jardim Brasil, em Brumado, quando avistou uma motocicleta com placa de identificação do estado de São Paulo. Conforme a PM, ao fazer a consulta pelo Sistema de Mobilidade Policial e posteriormente utilizando-se de técnicas de identificação veicular, foram constatadas divergências no chassi e no motor do veículo. Diante disso, a guarnição manteve contato com o proprietário da moto, o qual relatou ter comprado por R$ 4 mil, na cidade de Malhada de Pedras. Nessas circunstâncias, segundo a Polícia, o indivíduo e o veículo foram conduzidos para a delegacia de Brumado para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Homem suspeito de matar a própria mulher na zona rural de Maetinga é preso pela PM

Foto: Arquivo l 97NEWS

No domingo, dia 02 de maio, um homem foi preso na cidade de Maetinga, suspeito de matar a própria mulher na Fazenda Corredor, zona rural de Maetinga. Segundo informou a 34ª CIPM ao site 97NEWS, era por volta das 06h30, quando a guarnição de serviço da cidade foi informada pela equipe do SAMU 192 de que havia uma possível vítima de feminicídio. Conforme a PM, os militares deslocaram até a comunidade juntamente com a equipe médica socorrista. Chegando ao endereço informado, encontraram Meneir Vieira de Oliveira, 35 anos, deitada ao solo, vindo a ser declarado o seu óbito pela médica plantonista minutos depois. Ainda segundo a Polícia, o acusado da autoria do crime, João Antônio dos Santos, tentou empreender fuga do local mas foi detido. De acordo com a polícia, o suposto autor do feminicídio  foi  conduzido à 20ª Coorpin de Brumado para que as medidas cabíveis fossem adotas. Com ele a PM aprendeu 02 facas do tipo peixeira e 01 espingarda do tipo chumbeira.

 



Caminhoneiros ganham prorrogação nos prazos do exame toxicológico na Bahia

Foto: Divulgação

A decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de prorrogar os prazos para a realização do exame toxicológico, que é obrigatório para os condutores com carteiras de habilitação (CNHs) das categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (carreta), contou com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A recente reforma na legislação, que entrou em vigor no dia 12 de abril, configura a falta do exame atualizado como infração gravíssima, com multa de R$ 1,4 mil e suspensão da CNH por três meses. Pelas novas regras, os condutores com menos de 70 anos devem fazer o exame a cada dois anos e seis meses, em até 30 dias após o vencimento da avaliação. Para os motoristas com 70 anos ou mais, o prazo segue a renovação da CNH. 

Acima as novas datas - Foto: Divulgação

Por causa dos impactos da pandemia da Covid-19 no transporte de cargas, o cumprimento dos prazos ficou comprometido. O Contran decidiu então publicar na última quarta-feira, 28 de abril, a deliberação nº 222, que prorrogou os prazos dos exames e criou um novo calendário, de acordo com o vencimento da habilitação, além de estabelecer as datas para o início da fiscalização. O exame toxicológico é capaz de identificar a presença de substâncias psicoativas no organismo, como cocaína e anfetaminas, e deve ser feito em laboratório credenciado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).



Fábrica de gelo que pertence a vereador é autuada por desviar 125 mil quilowatts-hora de energia na Bahia

Foto: Divulgação

Em uma operação conjunta com as Polícias Civil e Técnica, com apoio da prestadora de serviços de energia elétrica da Bahia, uma fábrica de gelo localizada no bairro Orojó, em Camamu, litoral Sul do Estado, foi flagrada no crime de furto de energia. Nesta ação foram recuperados 125 mil quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer por 10 dias o município de 14 mil habitantes. O estabelecimento tem como proprietário um vereador da região. Na ação realizada no último dia 29 de abril, segundo a Polícia, foram identificados e apreendidos 12 equipamentos que foram utilizados para a ligação irregular e que viabilizaram o desvio da energia da rede elétrica até a fábrica. O empreendimento que produz gelo tinha elevada carga instalada, o que caracterizou um desvio de energia capaz de abastecer aproximadamente 1.200 residências por um mês. Os valores recuperados dos desvios de energia serão cobrados do proprietário, o que implicará em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade. O alvo desta operação foi mapeado através de análises nos softwares da empresa prestadora de energia na Bahia, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo. A irregularidade encontrada representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. 



Ultracongeladores garantem conservação das vacinas da Pfizer na Bahia

Foto: Divulgação

A Bahia recebeu nesta segunda-feira (03) 405.000 doses da vacina Astrazeneca/Oxford e 26.900 doses da vacina da Pfizer, as primeiras do tipo a chegarem ao estado. O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, explica que o Governo da Bahia garantiu o direito de adquirir até 100 ultracongeladores para manter as vacinas que necessitam de conservação a 80 graus negativos. Desse total, 30 equipamentos já foram distribuídos para nove macrorregiões. 



Poste fixado quase que no meio da rua causa transtorno a motoristas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um poste de fiação elétrica fixado quase que no meio de uma rua, no bairro do Mercado, em Brumado, tem sido motivo de reclamação de motoristas que trafegam pelo local. Os condutores explicam que precisam dirigir com atenção para não colidir com a estrutura. O poste de concreto serve de sustentação para cabos da rede elétrica de alta tensão que passam pela Rua Virgílio Ataíde (fundos da Feira Livre). De acordo com comerciantes da área, ele estava na calçada, mas foi feito um alargamento da rua, o que o deixou mal localizado. Quem trafega pelo local reclama do risco de acidentes. A condutora Patricia Coelho disse que sempre passa pelo local e, que em dias de grande movimento o risco de acidentes é maior. "Isso acontece pela falta de planejamento. Se você vier sem atenção na via, podemos bater de frente", reclamou. Para o motorista André Santos, o poste deveria ter sido retirado no momento que a rua foi alargada. "Será que estão esperando um acidente grave para resolver aquele problema, que, na minha opinião, é muito sério", disse. Consultado pelo site 97NEWS, o coordenador de educação no trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, Jansen Ricardo, informou que o órgão, "através da coordenação de engenharia e sinalização irá desenvolver juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, cobrança de responsabilidades quanto a situação que coloca em risco a população", afirmou. 



Bandidos explodem mais caixas eletrônicos na Bahia; já são 21 ataques este ano

Foto: Reprodução

Dois caixas eletrônicos foram explodidos na madrugada desta segunda-feira (3) no bairro de Mussurunga, em Salvador. Os criminosos teriam chegado em um carro por volta das 4 horas. Eles usaram explosivos para detonar os terminais bancários e, antes da fuga, dispararam para cima para assustar os moradores. Segundo a polícia, eles não conseguiram levar o dinheiro dos terminais. No ano de 2021, já foram vinte e um ataques a banco em toda a Bahia. O último aconteceu há três dias, no Largo do Tanque, quando criminosos explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal, em Salvador. No mês passado foram 11 ataques no estado e três nna capital. O ataque desta segunda-feira (3) é o primeiro registrado neste mês.



STF julga ação que pode render bilhões a trabalhadores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, no próximo dia 13, a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A decisão poderá render uma “bolada” para quem trabalhou de carteira assinada entre 1999 e 2013. Isso porque, nesse período, o FGTS era corrigido pela Taxa Referencial (TR), mais 3% de juros ao ano, e não acompanhava a inflação. Ou seja, o dinheiro estava sendo administrado pelo governo e, quando era devolvido – como no caso de demissões sem justa causa –, tinha-se uma falsa impressão de que havia rendido. Na verdade, os trabalhadores tiveram perdas, porque a inflação da época corroeu o saldo do FGTS. A ideia é que o indicador seja substituído por algum índice de inflação, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E). Se isso acontecer, os trabalhadores poderão ter as perdas restituídas. Advogado especialista em direito do trabalho, Marcelo Faria explica que o STF discutirá se as pessoas que tiveram saldo em conta vinculada de FGTS em algum momento, desde janeiro de 1999, ainda que já tenham feito o saque, devem receber alguma restituição dessas perdas. “Com essa perspectiva de receber eventuais diferenças, os trabalhadores têm procurado a Justiça, individualmente ou em ações coletivas ajuizadas por associações ou sindicatos. Com uma decisão favorável, os trabalhadores seriam beneficiados pelo recebimento de eventuais diferenças devidas pelo reconhecimento de que a correção efetuada com os saldos de FGTS não foi suficiente para compensar a perda inflacionária”, afirmou Faria. No entanto, há uma informação importante, que aumenta a expectativa por um julgamento favorável. Recentemente, o STF disse que a TR não é um índice que acompanha a inflação e por isso não pode ser aplicado para corrigir os precatórios. Ele determinou, que o INPC deve ser aplicado nesse caso. Portanto, se o STF entendeu dessa forma nas correções dos precatórios, é possível que haja essa decisão na ação do FGTS.



Professores de Tanhaçu entram em greve por falta de pagamento de salários atrasados

Foto: Divulgação

Os professores da rede municipal de ensino de Tanhaçu entraram em greve, por tempo indeterminado, por causa da falta de pagamento dos salários de dezembro de 2020. A paralisação começou na última quinta-feira, dia 29 de abril. Em postagem nas redes sociais, o Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Tanhaçu (Simpro) informa que resolveu iniciar a greve após a prefeitura municipal não dar informações sobre quando o débito seria quitado. A dívida com os professores é da gestão passada, do ex-prefeito Jorge Teixeira Rocha (DEM). 



Governo do Estado prorroga toque de recolher até 10 de maio

Foto: Divulgação

O Governo do Estado decidiu prorrogar até 10 de maio o toque de recolher em todo estado. A restrição de locomoção segue válida das 21h às 5h, em toda a Bahia. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada no domingo (2), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Em 227 municípios, o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. A realização de shows e festas, independentemente do número de participantes, também continua proibida até 10 de maio. No período das 18h de 7 de maio até as 5h de 10 de maio, a venda de bebida alcoólica fica vedada em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery).



Helicóptero com os Deputados Vitor Bonfim e Diego Coronel faz pouso forçado

Foto: Reprodução

Um helicóptero que levava os deputados estaduais Vitor Bonfim (PL) e Diego Coronel (PSD) precisou fazer um pouso forçado em Itacaré por causa do mau tempo. A aeronave saiu do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no sábado (1º), onde os parlamentares cumpriram agenda, e seguiam em direção a Salvador. Devido ao mal tempo a visibilidade do piloto foi reduzida, e precisou fazer pouso forçado em um campo de futebol de Taboquinhas, distrito de Itacaré. Após cerca de uma hora, o helicóptero levantou voo para continuar a viagem. Ninguém se feriu. O deputado Diego Coronel disse: “Só esperamos o tempo abrir e para seguimos a viagem. Ficou tudo bem. Tudo 100%”, disse ao site Bahia Notícias.

 



Livramento de Nossa Senhora: Ciclista é atropelado por motorista alcoolizado na BA-148

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Na noite da última sexta-feira, dia 30 de abril, um ciclista foi atropelado na BA-148 na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), o acidente aconteceu no trecho em que a rodovia passa pelo bairro Piçarrão. De acordo com a PM, a denúncia informava que o veículo causador do acidente havia empreendido fuga em direção ao centro da cidade, sem prestar o devido socorro a vítima. De imediato, foram realizadas rondas nas imediações e a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) encontrou o veículo envolvido no acidente, no centro da cidade. O condutor do automóvel e a passageira foram conduzidos para a Delegacia local. Conforme a PM, eles fizeram um exame de alcoolemia, no qual detectou o consumo de bebida alcoólica. O ciclista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Municipal de Livramento.



Brumado tem 32 hospitalizados e 416 em tratamento; município continua registrando queda nos casos

Foto: Divulgação

No domingo, 02 de maio, o município de Brumado registrou 8.184 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18.855. Entre os diagnósticos: 32 internações, 162 óbitos, 416 pacientes em tratamento e 7.606 recuperados. No momento, 39 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.212 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Até domingo 10,9 milhões de doses de vacinas serão disponibilizadas no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97News

Até o próximo domingo (2), estão sendo disponibilizadas no país 10,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Ontem (30) foram entregues 6,5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de 420 mil da CoronaVac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. De acordo com a Agência Brasil, para hoje (1), está prevista a chegada de 220 mil doses da Oxford/AstraZeneca importadas por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No domingo (2), uma nova remessa desse imunizante, também obtida junto ao consórcio Covax Facility, chega a São Paulo, com mais 3,8 milhões de doses. Com isso, completam-se os 4 milhões de doses previstos para maio anunciados pelo Ministério da Saúde. O balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento feito ontem (30) em Brasília e transmitido pelos canais da pasta.



CPI da Covid levanta 200 falas negacionistas de Bolsonaro

Foto: Reprodução l Carolina Antunes/PR

A equipe da CPI da Covid que auxilia o relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), já levantou mais de 200 momentos em que Jair Bolsonaro (sem partido) propagou discurso negacionista na pandemia de janeiro de 2020 ao mesmo mês deste ano. O compilado inclui frases do presidente em que ele critica o isolamento social, propagandeia o uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19 e minimiza o coronavírus, chegando a chamá-lo de "gripezinha". De acordo com os documentos obtidos pelo jornal Folha, o discurso do presidente será um dos alvos de investigação da CPI para eventualmente imputar crimes ao presidente ao fim dos trabalhos. Advogados avaliam que há ao menos quatro que podem ser atribuídos aos discursos. O plano de trabalho apresentado na quinta-feira (29) por Renan elenca seis linhas de investigações que serão conduzidas pelos membros da comissão, sendo a primeira delas as ações do governo no enfrentamento da pandemia. O tópico tem potencial para atingir o governo Jair Bolsonaro, já que trata das medidas consideradas mais polêmicas por envolverem discursos negacionistas. Segundo o site UOL, a comissão vai investigar, por exemplo, as medidas tomadas para promover o isolamento social, criticadas pelo presidente, e para a aquisição e distribuição de vacinas e insumos, que tardaram a serem comprados e entregues no Brasil.