ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Polícia Civil deflagra operação contra homens e um adolescente que estupraram uma criança de 10 anos em Carinhanha

Nota Fiscal Eletrônica já está presente em 417 municípios da Bahia; já são 70 mil emissores

Auxílio Emergencial: 'Não haverá prorrogação', afirma ministro da economia

Pai de Zezé di Camargo e Luciano morre aos 84 anos

Foguete chinês é visto no céu da Bahia e chama atenção de moradores

Saiba os cuidados em possíveis fraudes no dia da 'Black Friday'

Conquista: PRF apreende pistolas, fuzis e carregadores na BR-116

Brumado confirma a 38ª morte em decorrência da Covid-19

Dom Basílio: Grave acidente no distrito de Fazendinha deixa um morto e dois feridos

Mulher de 40 anos é morta a golpes de motosserra no sul da Bahia

PM planeja convocar dois mil militares da reserva para atuar na Bahia até 2021, diz Anselmo Brandão

Conquista: Motociclista tem ferimentos graves após colisão com outra moto

PRF recupera na Bahia carro alugado há mais de 2 anos em SP

Brumado: Homem de 52 anos é encontrado morto na comunidade de Campo Seco

Conquista: Zé Raimundo e Herzem Gusmão estão empatados tecnicamente, diz pesquisa

Gel Sol: Uma empresa especializada em renovar o seu Consumo de Energia!

Estudo mostra que 65% dos policiais assassinados no Brasil são negros

Brumado: Venha conhecer a loja Império 10

Guanambi: PRF-BA apreende cocaína avaliada em R$ 500 mil; droga iria para Juazeiro

Pax Nacional sempre ao seu lado


Bahia tem maior número de internados por Covid-19 dos últimos 9 dias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia registrou na quinta-feira (12) 892 internadas por causa da Covid-19. O número é o maior em 9 dias. O estado registrou ainda 23 novos óbitos nas últimas 24 horas. O total chegou a 7.882. A taxa de ocupação da UTI adulto está em 54%. Já a pediátrica, em 57%. Os dados são da Secretária Estadual de Saúde (Sesab). A Sesab informou ainda que nas últimas 24 horas foram registrados 1.590 novos casos de Covid-19.Um total de 369.259 casos confirmados desde o início da pandemia.



18ª Ciretran de Brumado terá novo horário de atendimento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir da próoxima segunda-feira (16), a 18ª Ciretran de Brumado terá novos horários de atendimento ao público. Segundo o órgão, a medida será para otimizar os serviços,  A partir da próxima segunda, todas as Ciretrans, Retrans e postos avançados passarão a funcionar durante a semana, das 7h às 14h (serviços agendados) e das 14h às 16h (expediente interno). “A Bahia é grande. Temos postos em todas as regiões do estado, que agora vão funcionar com uma nova dinâmica e horários definidos em cima das necessidades dos municípios por serviços de trânsito, além de minimizar as dificuldades impostas pelo novo coronavírus”, explicou o órgão. Em função da pandemia da Covid-19, o Detran oferece os procedimentos de habilitação e veículos, na capital e no interior, somente por agendamento prévio no site (aqui) ou aplicativo SAC Digital, para evitar aglomerações. 



Clínica Mais Vida amplia quadro de especialistas firmando parceria com a endocrinologista Dra. Nathale Prates

Foto: Divulgação

A endocrinologia é a área médica que estuda e trata as condições metabólicas e hormonais, visando reconhecer e cuidar dos problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. A Clínica Mais Vida, sempre objetivando oferecer uma gama maior de profissionais na área médica para seus pacientes, ampliou seu quadro de especialistas firmando parceria com a endocrinologista Nathale Prates, que passará a atender aos sábados. Entre as doenças tratadas pela endocrinologia pode-se destacar: diabetes, obesidade, osteoporose, andropausa, doenças da tireoide, doenças que afetam o crescimento, distúrbios menstruais, entre outras. A Dra. Nathale Prates observa que nesse período de pandemia as pessoas do grupo de risco, os obesos e os diabéticos, que se contraírem o vírus da COVID-19 podem apresentar sintomas mais graves e mais complicações relacionadas à infecção, precisam de uma atenção especial, sendo fundamental que mantenham o tratamento e a procura de atividades físicas alternativas, mantendo sempre o distanciamento social. Explica que a endocrinologia pode ajudar no tratamento medicamentoso, pois se sabe que é mais difícil o paciente conseguir sozinho perder peso, e nos casos mais graves podese buscar a cirurgia bariátrica, que por ser de extrema importância em determinados casos, até no período de pandemia foi orientado que se mantenha a cirurgia. A especialista também cita a diabetes, que também é essencial que se mantenha o tratamento, o acompanhamento médico regular, pois o paciente que estiver bem compensado e com o controle adequado de suas comorbidades estará mais protegido. Concluindo: Cuide de sua saúde. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado ultrapassa 8 mil casos notificados por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (12), o município de Brumado registrou 2.672 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8.204. Entre os diagnósticos: 08 internações, 34 óbitos, 236 pacientes em tratamento e 2.402 recuperados. No momento, 93 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.859 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Sesab emite alerta após registro de casos da 'doença da urina preta'

Foto: Divulgação

O registro de pelo menos 12 casos da Doença de Haff desde agosto deste ano na Bahia acendeu um alerta na Secretaria da Saúde do estado (Sesab). A doença causa rigidez muscular súbita, dor muscular, torácica, dificuldade para respirar, dormência e perda de força no corpo e deixa a urina escura.  Segundo informou a Sesab ao site Bahia Notícias, a doença pode evoluir com insuficiência renal e, se não tratada, levar a morte. Entre os sintomas ainda está a elevação sérica de creatinofosfoquinase (CPK), uma enzima que atua principalmente nos tecidos musculares, no cérebro e no coração. A doença de Haff está associada a ingestão de crustáceos e pescados e já é conhecida pelos baianos. Pode haver quem não se lembre, mas há quatro anos Salvador registrou um surto da doença de Haff. Na época ela ainda não era chamada dessa forma, e antes de ser identificada era conhecida e estampada no noticiário como "doença misteriosa que causa urina preta" (lembre o fato aqui, aqui, aqui e também aqui). No período, um alerta epidemiológico chegou a ser emitido orientando buscas ativa e retrospectiva de casos. Na semana passada, em 3 de novembro, a Sesab emitiu um alerta direcionado a profissionais de saúde do estado para a ocorrência de casos de Haff. Uma nota técnica com informações sobre a doença, sintomas, possíveis causas e os casos já registrados foi publicada no site da pasta.



Paramirim: Homem sofre tiro de raspão durante ato de campanha de candidato a vereador

Foto: Reprodução l Vídeo

Um homem sofreu um tiro de raspão quando participava de um ato de um candidato a vereador no município de Paramirim. O fato ocorreu na noite de quinta-feira (12). Lucas de Aurim fazia campanha na comunidade de Caraíbas, zona rural do município, quando teve o carro alvejado por tiros. O homem que sofreu o tiro de raspão foi encaminhado para o Hospital Municipal. O estado de saúde dele é bom. Após o fato, o candidato gravou vídeos e divulgou nas redes sociais. Ainda no começo da manhã desta sexta-feira (13) não havia informações sobre prisão de acusados nem da motivação do ocorrido. O caso é investigado pela delegacia local. 



Eleições 2020: Justiça de Brumado suspende divulgação de mais uma pesquisa eleitoral

Foto: Luciano Santos l 97News

Com o número BA-09926/2020, a pesquisa foi registrada no último sábado (07) e segundo a empresa, foram entrevistadas de 600 pessoas. No entanto, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, deferiu uma liminar pleiteada pela coligação “Um novo tempo para Brumado” e suspendeu a divulgação da pesquisa do Jornal A Tarde em parceria com Potencial Consultoria e Pesquisas Ltda que seria divulgada nesta sexta-feira (13). De acordo com a decisão, a empresa ainda não disponibilizou, via PesqEle o arquivo contendo delimitação dos bairros abrangidos na pesquisa, com o número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados nos respectivos bairros. Conforme a Justiça Eleitoral, é certo que a Resolução TSE nº 23.600/2019, no art. 2º, par. 7º, I, permite a complementação no que refere-se aos bairros abrangidos. Entretanto, segundo o magistrado, já deveriam constar do PesqEle as informações relativas ao número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados. Para o magistrado, "trata-se de formalidade essencial, prevista na Resolução TSE 23.600 e na Lei 9.504/97, art. 33, IV e soma-se a isso a ausência de assinatura do estatístico". De acordo com a decisão, toda pesquisa eleitoral tem aptidão para influenciar no resultado das urnas. “Enfim, diante da coexistência dos requisitos previstos no art. 16, par. 2º, da Resolução TSE nº 23.600/2019, e art. 300 do CPC, determino a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa impugnada. Para a hipótese de descumprimento da decisão fixo multa de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), sem prejuízo de outras medidas”, sentenciou.



Eleições 2020: Eduardo Vasconcelos será processado por pedido de cassação com intenções eleitoreiras, diz Fabrício

Foto: Luciano Santos l 97News

Em nota enviada ao site 97News, a coligação “Um novo caminho para Brumado”, encabeçada pelo candidato a prefeito Fabrício (DEM) e pelo vice Aurino Rocha (Podemos), irá processar o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e seu vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB), por pedido de cassação com intenções eleitoreiras. Para Fabrício a ação foi utilizada com propósito político de prejudicá-lo, colocando-o no mesmo nível do candidato adversário, que já foi cassado por duas vezes pela Justiça Eleitoral de Brumado. De acordo com Fabrício, o uso indevidamente do poder judiciário, com o intuito de prejudicar adversário político, é conduta proibida pelo Código Eleitoral. Segundo ele, sua equipe jurídica de sua campanha tomarão as medidas cabíveis.



Absurdo: Grávida de 24 anos é baleada na cabeça pelo companheiro

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma mulher de 24 anos foi baleada na cabeça pelo companheiro no início da noite de quarta-feira (11), em Brasília. Lorrane de Oliveira, de 24 anos, foi levada em estado grave para o Hospital Regional de Sobradinho, mas ainda não conseguiu uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva da rede pública de saúde do Distrito Federal. Lorrane está grávida de 16 semanas. “Espero que tudo se resolva ainda esta manhã e que minha filha fique bem, assim como meu neto que ainda não nasceu”, disse ao Correio Braziliense, Marizon de Oliveira, o pai da vítima. Principal suspeito, o companheiro de Lorrane foi preso em flagrante.



Eleições 2020: Deputado Vitor Bonfim e vereadores do PP declaram apoio a Fabrício

Foto: Divulgação

Após o anúncio do candidato a vice-prefeito José Ribeiro Neves (PT), da chapa de Geraldo Leite Azevedo (PP), declarando apoio ao candidato Fabrício Abrantes (DEM), nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Vitor Bonfim (PL) e vereadores do Partido Progressistas (PP) também manifestaram apoio ao democrata. Nos bastidores da política, em uma reunião de Bonfim, que era o principal apoiador da campanha de Azevedo, com os candidatos a vereadores do PP, foi anunciado o apoio a Fabrício. Mesmo com a manutenção da candidatura, Leite perdeu praticamente todos os seus aliados políticos e sua campanha sofreu uma grande baixa. 

 



Pesquisa aponta crescimento de 7,1% em comércio varejista na Bahia em setembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As vendas no comércio varejista baiano cresceram 7,1% em setembro de 2020 ante igual mês do ano passado. Já no acumulado do ano, a taxa foi negativa, com baixa de 6,2%. Em relação a agosto deste ano, o crescimento foi pequeno, de 0,8%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) e fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento. Segundo o levantamento, Por em setembro quatro dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo: Móveis e eletrodomésticos (51,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (17,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,1%) e Combustíveis e lubrificantes (5,7%). Ainda segundo a pesquisa, houve crescimento de 3,9% ante setembro de 2019 no comércio varejista ampliado, aquele que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 5,9%. Da última relação, o segmento de veículos, motos, partes e peças registrou queda de 13,9% nas vendas em setembro de 2020, em relação à igual mês do ano anterior.



Polícia Militar prende suspeito de tráfico e descobre delivery de drogas em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um homem foi preso por suspeita de tráfico em Brumado, na noite de quarta-feira (11). A prisão fez a Polícia Militar descobrir um sistema de "delivery" de drogas na cidade. Com o homem foram encontrados três porções de maconha, além de uma quantia em dinheiro. A PM chegou até o suspeito após denúncias de que uma motocicleta branca estaria na região da Câmara Municipal de Vereadores entregando drogas. Os militares foram até o local, onde encontraram a moto estacionada e identificaram o suspeito. Ao notar a presença da guarnição, o motociclista fugiu. Só que algumas ruas depois, os PMs localizaram o indivíduo. O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi levado para a delegacia com as drogas e os objetos apreendidos. Ainda segundo a PM, o motociclista é acusado de ser o principal delivery de drogas de Brumado.



Petrobras eleva preço da gasolina e do diesel nas refinarias a partir desta quinta

Foto: Luciano Santos l 97News

A Petrobras informou na quarta-feira (11) que aumentará o preço da gasolina em suas refinarias em 6% em média a partir de hoje (12), enquanto o diesel terá elevação de 5%. O aumento vem em meio a movimento de alta nos preços do petróleo no mercado internacional nos últimos dias, impulsionado por esperanças de uma vacina para a Covid-19. A Petrobras afirma que seus preços levam em conta a chamada paridade de importação, impactada por fatores como as cotações internacionais e o câmbio. O reajuste é o primeiro aplicado pela estatal em novembro.



Mais uma máquina caça-níquel foi apreendida em Brumado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Uma máquina caça-níquel foi apreendida na noite da última segunda-feira (09) em Brumado. A ação ocorreu, por volta das 19h, no bairro São Felix. De acordo com a polícia, agentes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foram informados da existência de uma máquina caça-níquel no interior de um bar. No local indicado uma máquina foi localizada. Ainda conforme a polícia, o dono do bar alegou aos agentes que a máquina não era dele e, que apenas ganhava comissão através dos ganhos. O detido foi encaminhado à Delegacia de Brumado, juntamente com o equipamento.

 



Bahia registra aumento em número de casos ativos da Covid-19, aponta boletim

Foto: Reprodução

A Bahia registrou um aumento no número de casos ativos da Covid-19. Nesta quarta-feira (11), o estado possui 6.404 infectados, acréscimo de 294 casos desde a última terça-feira (10), como aponta o boletim divulgado pela secretaria de saúde. Ainda foram registrados 21 novos óbitos, totalizando 7.859 mortes desde o início da pandemia. O estado já possui 367.669 infectados pelo novo coronavírus. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos.



Lei Seca passa a vigorar a partir das 22h de sábado (14) em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

A exemplo do ocorrido em outras Eleições Gerais, a Lei Seca também será aplicada no pleito Municipal de 2020 e passa a valer a partir das 22h de sábado (14), até as 21h do dia 15, domingo. A Portaria, que proíbe a venda ou distribuição de qualquer tipo de bebida alcoólica em bares, restaurantes e estabelecimentos similares de Brumado, foi baixada pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral. “Essa portaria é comum de ser expedida nesse período e a maioria dos comerciantes obedece, porque eles têm consciência de que o dia das eleições é sagrado. As pessoas deverão estar sóbrias para evitar problemas”, ressaltou o juiz. Em caso de descumprimento, haverá incidência de multa de 1 a 15 salários-mínimos ao proprietário do estabelecimento, da residência ou a qualquer outra pessoa que fornecer a bebida, sem prejuízo da apreensão dos produtos e adoção de outras providências. 

 



Brumado chega a 34ª morte em decorrência do novo coronavírus

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (11), o município de Brumado registra 2.658 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8.154. Entre os diagnósticos: 08 internações, 34 óbitos, 242 pacientes em tratamento e 2.382 recuperados. No momento, 80 ainda aguardam resultado laboratorial e 4849 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



TCU autoriza edital para leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, nesta quarta-feira (11), a publicação do edital para licitação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia. Com a decisão, o Governo Federal poderá realizar o leilão de concessão do trecho de 535 km entre os municípios de Caetité/Ilhéus que também passa por Brumado. O vencedor irá concluir as obras da estrada de ferro, que teve início em 2011 e está sendo construída pela atual administração. Além disso, a empresa irá providenciar os sistemas de comunicação e sinalização e o material rodante. Originalmente, a Fiol foi planejada para viabilizar a exploração e o escoamento do minério de ferro encontrado em jazidas no interior. 

Foto: Divulgação

O outro objetivo é transportar a produção de grãos vinda do oeste baiano. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez o anúncio nas redes sociais na tarde de hoje. “Com muita felicidade comunico que a concessão do 1º trecho da Ferrovia Oeste-Leste está liberada pelo TCU. Após 12 anos, será o Governo Jair Bolsonaro responsável por destravar o mais importante projeto de infraestrutura do estado”, escreveu.



Eleições 2020: Ministério Público pede suspensão de eventos políticos presenciais em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Nesta quarta-feira (11), o Ministério Público Eleitoral (MPE), através da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, ajuizou, uma ação inibitória, com pedido de urgência antecipada, em desfavor dos partidos e coligações que concorrem ao pleito na cidade, com vistas a suspender os eventos presenciais de campanha. A ação considera o grande risco de disseminação da Covid-19, durante a realização desses eventos, bem como as resoluções sanitárias publicadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Ainda na ação, o promotor Millen Castro, pede que a Justiça Eleitoral suspenda todos os eventos presenciais já comunicados, previstos a partir desta data, com base na Resolução Administrativa (n° 38/2020), "abstendo-se de promover, incentivar, realizar ou participar dos atos de propaganda eleitoral presenciais, assim como seja estipulada aos acionados, individualmente, multa no valor de R$ 50 mil para cada caso de descumprimento da ordem judicial."



Brumadense é preso por aplicar golpes em clientes na cidade de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (11), um brumadense foi detido acusado de estelionato na cidade de Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Civil da cidade, o suspeito, aplicava golpes se passando por empresário. De acordo com a Polícia, o homem dizia ser proprietário de uma loja de máquinas e ferramentas, que fica localizada no bairro Brasil. Ainda segundo informou a polícia, as investigações iniciaram após o registro do Boletim de Ocorrência, no último dia 05 de novembro, por uma das vítimas. Conforme as investigações, ele vendia as vítimas produtos e equipamentos agrícolas falsos com notas fiscais falsas. O brumadense, bem como as vítimas e todos os materiais apreendidos foram encaminhados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), de Vitória da Conquista.