ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

Presidente da Alba assume interinamente o governo da Bahia após viagem de Rui e Vice

MP-BA recomenda que Guanambi desalugue prédio da Cultura após erros em licitação

Brumado tem 100,3% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose

Bahia: Menino de 11 anos cria simulador para jogos de celular com materiais recicláveis

SSP-BA recebe empresas para contratação de câmeras corporais

Psicóloga Paula Machado aborda o tema: Sabemos lidar com as perdas?

Brumado: Um ano depois, 'funileiro' termina veículo inspirado no modelo WT

Operação Nossa Senhora Aparecida: PRF apreende cerca de R$ 2,5 milhões em drogas nas estradas da Bahia

Brumado: Após bloqueio de moradores, SMTT remove pneus de via no Apertado do Morro

Bahia: No combate a violência doméstica e tráfico de drogas, Polícia deflagra ação no interior

Brumado: Presidente da Câmara é vítima de fake news e denuncia crime à Polícia Cívil

STF derruba lei que liberava venda de remédios para emagrecer

Salvador: PM apreende armamento e drogas durante evento de paredão

Durante live, Bolsonaro volta a defender 'kit covid'

Bahia: Cerca de 14 mil processos de suspensão de CNHs serão arquivados

Brumado: Sindsemb homenageia os professores com mensagem de agradecimento e valorização

STJ autoriza retorno de Maurício Barbosa ao cargo de delegado da PF

Major Leila Silva realiza visita institucional a presidente da Câmara de Brumado

Brumado: TOR apreende produtos eletrônicos sem nota fiscal na BR-030


Brumado: Campanha da Polícia Civil arrecada material de higiene e fraldas geriátricas à idosos

Foto: Divulgação

Para reiterar a importância e os direitos da população da terceira idade, na última sexta-feira (1º) foi celebrado o Dia Nacional da Pessoa Idosa. Com o objetivo de coibir a violência contra os idosos e conscientizar a população sobre o problema, a Delegacia Territorial de Brumado está arrecadando material de higiene e fraldas geriátricas para serem doados a lares de acolhimento. A caixa de arrecadação fica no saguão de entrada da delegacia, situada na Rua Manoel Fernandes (ao lado do hospital). Segundo o delegado Titular Paulo Henrique, a Polícia Civil da Bahia incluiu em seu calendário a “Operação Raízes” para chamar a atenção da sociedade para o problema e implantar paulatinamente novos protocolos a serem absorvidos pela PC-BA em prol da solução para a temática. “Qualquer pessoa que quiser fazer a sua doação pode vir aqui entregar. É importante termos um olhar específico e sensível para essa demanda”, disse. A campanha acontece ao longo do mês de outubro. Segundo dados do Ministério da Saúde, os tipos de violência mais comuns contra a pessoa idosa são: a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor, o abandono e a violência física. No Brasil, a demanda de ações voltadas para a solução do problema tem sido crescente.



Brumado: Homem com arma de brinquedo se passa por policial e é preso

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Um homem foi preso após entrar em um bar da Rua 2 de Julho, no bairro do Mercado, em Brumado, e se passar por policial. De acordo com à 34ª CIPM, quando o suspeito entrou no local, na manhã do último domingo (3), o homem usava na cintura uma arma de brinquedo, modelo Air Soft. De acordo com a PM, a guarnição foi acionada por populares via Cicom para averiguar uma situação onde um suspeito estava armado e ostentando a suposta arma para todos e dizia ser um policial. Após se deslocaram até o local e localizar o homem, ao ser abordado, foi encontrada em sua cintura a arma de brinquedo. Aos policias da 34ª CIPM, o homem relatou ser natural de Santa Maria da Vitória. Ele e o simulacro, foram conduzidos  a Delegacia de Brumado onde o fato foi registrado.

 



Caetité: Jovem de 23 anos morre em acidente na BR-030

Foto: Divulgação l 94ª CIPM

Um homem de 23 anos morreu após a moto em que ele estava bater em um caminhão, na terça-feira (5), na BR-030, próximo ao distrito de Pajéu, em Caetité. A vítima foi identificada como Luís Henrique Fernandes da Silva Pinto. Segundo da Polícia Militar, o motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro ao motociclista. Com o impacto da batida, a moto ficou destruída e alguns destroços ficaram espalhados pela rodovia. O corpo do jovem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. Não há informações sobre o sepultamento.



Brumado: Com casos ativos em queda, município está há 34 dias sem registrar óbitos por conta da Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após 34 dias, Brumado não registra óbitos por Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (05). A cidade de quase 68 mil habitantes registra queda de casos ativos da doença. Ao todo, já são 9.848 casos confirmados de coronavírus. No momento, 13 pacientes ainda estão em tratamento e 9.638 já foram recuperados da doença. Desde o início da pandemia, o município registrou 197 óbitos. Com a queda nos casos, leitos de UTI e a Central de Atendimento a Covid (UPA 24h) foram desativados. Sobre quando as coisas devem começar a se normalizar existe ainda uma incerteza sobre cada Estado, já que o avanço da vacinação varia muito. O mais provável é que todo mundo esteja vacinado no primeiro semestre de 2022. No entanto, os especialistas ressaltam que até o fim desse ano vai dar para ter uma noção de como vai ser o “novo normal” pós Covid-19.

 

 

Foto: Divulgação


Atletas de Brumado cobram incentivos da Prefeitura Municipal; 'o esporte só não morreu por conta dos empresários'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na Região Sudoeste, Brumado já foi um dos municípios que mais teve o seu nome em destaque no esporte do Nordeste. Atualmente, a cidade exporta atletas para o Brasil e o Mundo, mas nenhum destes, por incentivos das políticas públicas, e sim, em sua maioria, por financiamento da própria família ou de algum empresário local. A cidade de Brumado tem nomes fortes no esporte, entre eles: Júnior Brumado, que carrega o nome da nossa cidade em seu sobrenome. E muitos outros, como Alan Pinheiro, Vanderlan Barbosa, o "Van". Recentemente no vôlei tivemos a convocação de Lorenzo Balisteiro e Gabriel Viana para participar dos treinos da Seleção Baiana Sub 17 de Vôlei, enfim, são diversos atletas que levam no peito o nome "Brumado" estampado. No entanto, o objetivo de muitos profissionais como esses vai muito além do pódio. Com a visibilidade conquistada, os atletas querem incentivar o esporte em sua região para que outros consigam alcançar o posto de campeões. Mas para isso, é preciso que haja incentivos, principalmente do Poder Público Municipal. Em entrevista ao site 97NEWS, dois atletas que também são destaques em Brumado, procuraram a reportagem para desabafar e cobrar da administração pública a sua contrapartida. Edigar Rocha que atua no atletismo, afirmou que em algumas cidades da Região de Brumado, o esporte voltou com força total. "Além da falta de patrocínio, seja ele por parte da Prefeitura ou do comércio local, a própria cidade não dispõe de espaço adequado para o treinamento. O governo municipal tem que rever as questões sobre o esporte brumadense", disse. Ele destacou os eventos em Vitória da Conquista e na Chapada Diamantina. "Nessas cidades, os eventos esportivos estão voltando com força total e com grande incentivo por parte do poder público", diz. Everton Bryan, o "Avatar", é outro atleta que também busca o apoio financeiro. Segundo ele, sem o apoio do município de Brumado, ele teve que representar a cidade vizinha de Vitória da Conquista por falta de apoio da administração local. "Infelizmente Brumado está carente de esporte, eu tive que ir para outra cidade em busca de incentivos. O poder público de Brumado não enxerga o esporte como uma das prioridades. O esporte de Brumado ainda está vivo graças ao incentivo dos empresários locais", afirmou Avatar. 

 



Malhada de Pedras: Homem cai em golpe durante compra de veículo na internet

Foto: Luciano Santos l Arquivo 97NEWS

No último domingo (3), um homem de 26 anos registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de Brumado informando que havia caído em um golpe após tentar comprar um carro na internet. Segundo o boletim a qual o site 97NEWS teve acesso, a vítima chegou a depositar cerca de R$ 5 mil na conta de um desconhecido. O comprador, que é moradora da zona rural de Malhada de Pedras, viu o anúncio em um site de vendas e transferiu o dinheiro, que o proprietário afirma não ter recebido. Segundo a Polícia Civil, a vítima se interessou pelo carro e pediu mais informações sobre o veículo ao anunciante. No entanto, uma terceira pessoa interferiu nas negociações, dizendo ser irmão do vendedor, e pediu a transferência do dinheiro, que foi depositado na conta de uma mulher, que em nenhum momento estava presente nas negociações. Sem receber o veículo a vítima entrou em contato outra vez com o vendedor e foi informado que não havia feito pedido algum. Conforme a Polícia, um inquérito foi instaurado para ouvir os dois envolvidos e tentar identificar quem é a mulher e a outra pessoa suspeita de pedir o dinheiro. 



Vitória da Conquista: ANTT apreende 11 veículos clandestinos

Foto: Divulgação

Uma operação de combate ao transporte clandestino na Bahia que se encerrou na madrugada do último sábado (2)  promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na cidade de Vitória da Conquista, apreendeu 11 veículos por realizar transporte interestadual de passageiros sem autorização. Conforme a ANTT, a ação contou com a participação da Agência Estadual de Regulação de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Todos os passageiros foram retirados do transporte clandestino e seguiram viagem em ônibus regulares com as despesas custeadas pelos infratores.



Brumado: Reforma da ponte João Ribeiro e pontilhão no centro vão custar quase R$ 300 mil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A prefeitura de Brumado anunciou esta semana a reforma da ponte João Ribeiro, sobre o Rio do Antônio, que liga o centro ao bairro São Felix, bem como reforma do pontilhão sobre o Riacho do Bufão, na Rua Umburanas, Centro da cidade. Para isso, o município contratou por dispensa de licitação a Construtora Áurea para a prestação de serviços. A dispensa de licitação (nº 199-2021-1) foi publicada na segunda-feira (04), no Diário Oficial do Município. Para os referidos serviços, a prefeitura pagará à construtora o valor de R$ 297.749,34. A Ponte João Ribeiro, que liga o Bairro São Félix ao centro da cidade, está completamente interditada após a detecção de fissuras em uma de suas bases de sustentação. 



Nuvens de poeira também podem atingir a Bahia

Foto: Reprodução

Nos últimos dias, nuvens de poeira em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Maranhão chamaram a atenção do Mundo todo. Entre Franca e Olinda, em São Paulo, as rajadas de vento chegaram a 200 km/h, em setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo especialistas, regiões como o Nordeste, caracteristicamente mais secas que as demais partes do país, sofrerão ainda mais os efeitos da desertificação, caso o desmatamento não seja controlado. O fenômeno de nuvens de poeira é chamado de haboob, e acontece geralmente em países desertificados, ou de forma pontual no Brasil em períodos de seca. Porém, a possibilidade do fenômeno chegar à Bahia é baixa, devido à diversidade de biomas. Conforme especialistas, a nuvem de poeira ocorrida no sul, estava aliada a fatores como tempo seco, temperaturas elevadas, ou seja, fatores climáticos. No entanto, não está descartada a hipótese, com o processo de desmatamento e desertificação na Bahia.



Brumado: Vereadora Verimar do Sindicato solicita da CERB a extensão da Rede do Sistema Simplificado de Água na Comunidade de Pai João

Foto: Divulgação

Através do requerimento de nº 12/2021, a vereadora Verimar Meira (PT), a "Verimar do Sindicato" solicitou da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), uma visita técnica na Comunidade de Pai João, zona rural de Brumado. A visita prevê a extensão da Rede do Sistema Simplificado de Água da Comunidade. "Estivemos no último domingo [3] na comunidade do Pai João, em reunião com a presidente da Associação de Moradores e apresentamos os ofícios protocolados pelo órgão competente. A visita já foi autorizada e os técnicos virão de Salvador". Além da ampliação da rede de água, a vereadora também solicitou dos órgãos competentes um trator para a comunidade. "Foi uma visita muito produtiva na qual mostrei aos moradores e a presidente da associação, Ana Aparecida, as demandas solicitadas em Salvador", destacou a presidente da Câmara de Brumado, a vereadora Verimar Meira. 



Polícia apreende carga de R$ 10 milhões em combate contra sonegação fiscal em Feira de Santana

Foto: Divulgação

Policiais civis apreenderam em Feira de Santana uma carga avaliada em cerca de R$ 10 milhões. As mercadorias de produtos têxteis estavam armazenadas em um depósito clandestino. A operação denominada de “Desvio” foi deflagrada para desarticular um esquema de sonegação fiscal no transporte e comércio de produtos têxteis na região. Após ações de inteligência, os policiais conseguiram identificar uma carreta com carga com nota fiscal irregular. Os trabalhos foram feitos pela Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). A delegada titular da Dececap, Márcia Pereira, informou que foi aberto um inquérito para apurar o crime. “As ações da Dececap prosseguem, para identificar possíveis ramificações de uma organização criminosa, voltada para a sonegação fiscal no ramo de comércio de têxteis na Bahia”, disse a delegada.



Após seis horas, Facebook, Instagram e WhatsApp voltam a operar; a empresa perdeu US$ 6 bilhões em um dia

Foto: Reprodução

Depois de 6 horas fora do ar, o Facebook, Instragram e WhatsApp voltou a funcionar na noite de segunda-feira (4), por volta das 19h30. As redes, todas pertencentes ao mesmo grupo, caíram às 12h50. Nem todas as funções disponibilizadas estão operando. Mas os usuários já conseguem abrir os aplicativos e visualizarem as mensagens. Uma pequena equipe de funcionários do Facebook foi enviada para o centro de dados da empresa, na Califórnia, para tentar reniciar o sistema de forma manual. Em comunicado à imprensa, o Facebook confirmou a dificuldade de usuários acessarem o sistema, incluindo WhatsApp e Instagram e disse que está "trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes". O prejuízo financeiro de Mark Zuckerberg foi de quase US$ 6 bilhões em um dia e deixou de ser o quarto mais rico do mundo, com a queda nas ações da companhia.



Covid-19: Vacinação em Brumado segue com aplicação de segundas e terceiras doses nesta terça (5)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A vacinação contra a Covid-19 em Brumado segue com a aplicação das segundas e terceiras doses nesta terça-feira (5). A ação ocorrerá das 8h às 16h30, nos pontos indicados abaixo. Os nomes têm que estar cadastrados pelo site brumadosenhas.com.br para o recebimento da injeção. A segunda dose destinada ao público geral é para quem tomou o imunizante da Butantan no dia 04 de setembro. O local de vacinação será na escola Graça de Assis. As terceiras doses serão para três públicos: profissionais de saúde com 60 anos e mais (em atividade) e idosos com 70 anos e mais. A imunização acontece para quem tomou a segunda dose no dia 15 de abril. O local de vacinação será na escola CMEAS. Além disso, a terceira dose também será aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão. Esse público recebeu a segunda dose no dia 05 de setembro. O local de vacina também será no CMEAS. Lembrando que todos devem apresentar documento com foto, cartão de vacina e CPF.

 



Brumado: Câmara arquiva pedido de investigação do vereador 'Nem' após uso de carro oficial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Vereadores de Brumado arquivou o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que pretendia investigar o vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o "Nem" por suposto uso indevido de veículo oficial do Poder Legislativo. Segundo a denúncia, o vereador teria sido flagrado utilizando o veículo junto a representantes de um empresa para participar de licitações nos municípios de Caetité e Dom Basílio. O pedido havia sido protocolado no último dia 17 de setembro. A decisão pelo arquivamento foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, 1º de outubro, com o parecer do ex-procurador da Câmara, Half Cotrim Castro, datado de 23 de setembro. Também foi publicado o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que teve voto favorável do relator, Tiago de Souza Amorim (PP), para o arquivamento da denúncia. A vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), presidente da comissão, e o vereador Renato Santos Teixeira (Sem Partido), secretário, também acompanharam o voto do relator para que a CEI não fosse instalada.



Governador diz que deve anunciar aulas 100% presencias nesta terça (5)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia prevê o anúncio do retorno do ensino totalmente presencial da rede estadual nesta terça-feira (5). De acordo com o governador Rui Costa (PT), os protocolos de segurança sanitária adotados garantem a volta dos alunos para as salas de aula e a decisão depende da estabilidade no número de casos. “Se os números se mantiverem em queda, vamos anunciar na terça-feira. As escolas estão todas preparadas. As máscaras continuarão sendo exigidas”, disse. 



Ação do MPT por trabalho escravo garante R$250 mil para ação social em Aracatu

Foto: Divulgação

Um acordo garantirá o pagamento de R$ 250 mil para custear projetos educacionais no município de Aracatu. O acordo foi firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e fazendeiros paulistas. Em junho deste ano, uma operação flagrou 56 trabalhadores sendo mantidos em condições de trabalho escravo em fazendas do interior de São Paulo. Os trabalhadores foram recrutados em Aracatu para trabalhar na colheita de café em Pedregulho, em São Paulo. No grupo, havia dez adolescentes de 13 a 17 anos trabalhando em regime de escravidão. O acordo judicial foi assinado depois de negociações envolvendo o MPT e os advogados dos empregadores, que aceitaram pagar o valor equivalente à venda de 250 sacas de café (cerca de R$ 250 mil), a título de danos morais coletivos, por submeterem adolescentes a trabalho escravo contemporâneo. O processo, que corre na 2ª Vara do Trabalho de Franca, interior paulista, encontra-se em segredo de justiça. 

A audiência que resultou no acordo foi realizada em regime de cooperação judicial, por teleconferência. Participaram o procurador do MPT Élisson Miessa, a juíza coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Franca, Eliana dos Santos Alves Nogueira e os desembargadores Eduardo Benedito de Oliveira Zanella e João Batista Martins Cesar, ambos do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (TRT-15). Em razão da origem dos trabalhadores, que foi o município de Aracatu, dois magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) atuaram no processo e participaram também da negociação do acordo: a juíza Cristiane Menezes Borges Lima, titular da Vara de Brumado, e o juiz Joalvo Carvalho de Magalhães Filho, gestor do Programa Regional de Combate ao Trabalho Escravo do TRT-5. Os colhedores de café trabalhavam informalmente, sem registro em carteira de trabalho. Eles pagaram do próprio bolso a passagem de Aracatu ao interior de São Paulo, inclusive os adolescentes, que estavam acompanhados dos pais, também colhedores de café. O combinado, segundo depoimentos, era de que eles também se responsabilizariam pela aquisição das passagens de retorno ao local de origem no final da colheita. O grupo chegou a Pedregulho no fim de abril, mas até o momento da operação não haviam recebido salário. O pagamento só aconteceria ao final da colheita. Apesar disso, os depoimentos revelaram que os trabalhadores não sabiam sequer o quanto iriam receber. Os auditores-fiscais do trabalho identificaram jornada de trabalho excessiva (com casos que vão das 6h às 17h), em esquema de trabalho por produção, e ainda irregularidades no cômputo do café colhido, para fins de pagamento. Os alojamentos onde os trabalhadores moravam foram cedidos pelos empregadores, sem cobrança de aluguel, e ficavam distantes 20km das frentes de colheita. Para fazer o traslado casa-trabalho-casa, o empregador dispunha de um ônibus precário, sem condições de tráfego, sendo que o condutor não possuía sequer carteira de habilitação. Os casebres apresentavam condições insalubres e desumanas. Em quatro pequenas unidades vivam mais de 60 pessoas em condições precárias (inclusive crianças). Devido ao número insuficiente de camas, mais de uma pessoa ocupava os colchões de solteiro, e mais de duas os colchões de casal. Homens solteiros ficavam sob o mesmo teto das famílias. A falta de vedação de portas e janelas propiciava a entrada de intempéries, especialmente o frio, além de não haver forros e os vidros estavam quebrados. Não havia armários, lavanderia ou banheiros em número suficiente para todos, o que comprometia a higiene dos locais. As instalações elétricas eram precárias. Dentro de cada unidade havia um botijão de gás, o que é proibido pela norma, haja vista o risco de explosão e asfixia, em caso de vazamento. Os agrotóxicos ficavam ao lado das áreas de vivência dos alojamentos. As embalagens vazias destes agrotóxicos eram reaproveitadas pelos moradores para a lavagem de roupas. Os resgatados tiveram direito a receber seguro-desemprego por três meses  Cada trabalhador recebeu pagamento de verbas rescisórias e indenização por danos morais. Os fazendeiros assumiram cerca de 24 obrigações trabalhistas relacionadas ao meio ambiente do trabalho rural, pagamentos salariais, formalização de contrato, alojamentos, entre outras. O retorno dos trabalhadores para a Bahia foi custeado também pelos empregadores.

CONTINUE LENDO


Brumado: Mulher atravessa avenida fora da faixa de pedestres e fica ferida ao ser atropelada por motocicleta

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher ficou ferida depois de ser atropelada por uma motocicleta, em Brumado, nesta segunda-feira (4). De acordo com informações repassadas por testemunhas do acidente ao site 97NEWS, a vítima atravessou a via fora da faixa de pedestres e foi atingida pelo veículo. O atropelamento aconteceu por volta das 17h, na Avenida Antônio Mourão Guimarães, próximo à um Hotel. Imagens de videomonitoramento mostram o motociclista atingindo a vítima. Segundo as testemunhas, o condutor do veículo não parou para prestar socorro a vítima. Conforme populares, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192) prestou os primeiros socorros a mulher que foi encaminhada desacordada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não há mais informações sobre o seu estado de saúde. 

Imagens mostram a vítima sendo atingida - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Itamar que é morador da Antônio Mourão Guimarães relatou que a vítima estava hospedada em um Hotel que fica na mesma via. "O que nós sabemos é que ela está hospedada neste hotel aqui da frente, mas não apareceu nenhum parente na hora do acidente não", disse. Conforme o morador, a mulher foi socorrida ainda desacordada. "Ela estava respirando mas não reagiu ao atendimento do SAMU. Ela ficou por cerca de cinco minutos caída na rua à espera de atendimento", afirmou ao site 97NEWS Itamar. Ele lamentou o fato de a vítima ter atravessado a via fora da faixa de pedestres. "Ela atravessou a uns 30 metros de distância da faixa. É importante respeitar a sinalização, isso salva vidas", afirmou.



Fogo em terreno no bairro Olhos D' água causa nuvem de fumaça e assusta moradores em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um incêndio atingiu um terreno com descartes de materiais que fica na Rua Carlos Lima Risério, no bairro Olhos D' água, em Brumado, na manhã desta segunda-feira (4). Uma nuvem de fumaça se formou e assustou os moradores da região. De acordo com brigadistas de uma empresa da cidade, as chamas aumentaram e se aproximaram das casas. Com apoio de voluntários eles conseguiram impedir que o fogo atingisse as residências que ficam próximo do local. Segundo apurado pelo site 97NEWS, caminhões-pipa da RHI Magnesita, equipes da Polícia Militar também ajudaram a debelar as chamas. 

Moradores usaram mangueiras para combater as chamas - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A moradora Ana Vitória relatou que as casas no entorno foram atingidas com muita fuligem e vários moradores passaram mal com dificuldades respiratórias. "Mais cedo, estava cheio de cinzas dentro da minha cozinha, fechei janela, fechei tudo e depois fui ver onde era o incêndio", destaca a moradora. O morador Marcelo Santos contou que o terreno virou um depósito de lixo a céu aberto. "O pessoal põe fogo pra coletar arame. Isso está saindo fora de controle. Não é de hoje que estamos reclamando", disse ao site 97NEWS. 

 



Conquista: PM intercepta trio que tentou roubar caminhoneiro

Foto: Divulgação l SSP-BA

Responsáveis por uma tentativa de roubo contra um caminhoneiro e crimes contra o patrimônio, em povoados da zona rural de Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, na noite de domingo (3), três homens foram capturados por equipes da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vitória da Conquista), após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP. Os policiais haviam sido informados que os suspeitos armados roubavam transeuntes e atacaram um caminhoneiro, após roubarem um veículo modelo Vectra, placa CMO 6160, no povoado de Goiabeira. Cerca de meia hora após o chamado, os policiais encontraram o carro, na altura do Anel Rodoviário de Vitória da Conquista. “Acompanhamos o trio e, quando demos voz de parada, eles aceleraram em direção ao bairro de Campinhos. Mesmo com a tentativa de fuga, conseguimos interceptá-los e realizar a abordagem”, detalhou o subcomandante da 78ª CIPM, capitão Fábio Chicourel. Com o trio foram encontrados três revólveres calibre 32, munições, quatro trouxinhas de maconha e cinco celulares. A ocorrência foi registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Conquista. Na unidade, de acordo com o plantonista, delegado Elvander Rodrigues, o trio foi autuado por tentativa de roubo. “Todos têm registros pela prática de crimes. Eles foram ouvidos e estão à disposição da Justiça”, concluiu.



Receita Federal apreende brinquedos falsos e contrabandeados em lojas de Salvador

Foto: Divulgação l Receita Federal

Brinquedos falsificados e contrabandeados, que eram comercializados em estabelecimentos, foram apreendidos pela equipe de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, em Salvador. A ação é resultado da Operação Game Over, que tem participação da Delegacia de Defesa do Consumidor, e cumpriu os mandados simultâneos nesta segunda-feira (4). Os produtos falsificados foram identificados por meio de fiscalização, a partir de técnicas de análise de risco e diligências nos estabelecimentos. De acordo com a Receita Federal, os brinquedos são retirados do mercado não só para evitar a concorrência desleal com os estabelecimentos que vendem produtos originais e que recolhem os tributos devidos, mas também como mecanismo de proteção ao consumidor, pois são adquiridos como se fossem originais e podem causar inclusive danos à saúde e ao meio ambiente.