ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

'Cheque em branco': Prefeito envia novo projeto à Câmara para 100% de remanejamento no orçamento 2021

Brumado: Faculdade de medicina e condomínio às margens da BA-262 vão receber rotatória

Idosos acima de 90 anos recebem 2ª dose da vacina CoronaVac/Butantan, em Brumado

Brumado: Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e acusado de ameaçar mulher com divulgação de imagens íntimas

Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava na pista em Ibotirama

Durante restrições da pandemia, o trabalhador pode ser prejudicado?; advogado trabalhista esclarece pontos

Artistas bumadenses são selecionados para Mostra Cênica Motin Bahia

Bahia recebe 6ª remessa de vacinas contra Covid-19

Brumado: Novas restrições ampliam dificuldades do 'chapa de caminhão' em conseguir levar sustento para casa

Rui Costa estende toque de recolher na Bahia até 31 de março

Paulo Guedes diz que Brasil pode virar Venezuela em 1 ano e meio

Casos de reinfecção por Covid-19 preocupam Secretaria de Saúde na Bahia

Brumado chega à 400 casos ativos de Covid-19;; 34 estão hospitalizados

Lockdown é suspenso em Brumado e toque de recolher é antecipado para às 19h

Médico é espancado por familiar após alertar sobre riscos da covid-19

Variante brasileira da Covid-19 é mais transmissível, diz pesquisa

Rui Costa e Prefeitos se reúnem para discutir prorrogação de medidas restritivas

Antenas parabólicas vão receber a internet 5G; entenda

Com 76 anos de idade e 51 de profissão, barbeiro resiste a modernidade em Brumado

Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha


Ex-travesti, brumadense que pretende se casar, diz já ter recebido ameaças e ser vítima de preconceito

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O brumadense Fábio Lúcio Novais Souza, de 49 anos, que até os 40 era travesti, alega que ainda sofre preconceito por defender uma “restauração sexual”. Com pretensões de se casar e ter filhos, ele agora quer ajudar pessoas que decidem deixar o que chamam de 'estado de homossexualidade'. Quando ainda era travesti, Fábio chegou a ser ameaçado de morte. Entre os relatos de sua vida obscura, Lúcio contou que já foi traficante e se envolveu com bandidos de alta periculosidade quando morava no município de Vitória da Conquista. "Nesse período eu passei muitas fases difíceis lá, já fui traficante, conheci gente grande do tráfico, me prostitui e arrumava muita confusão quando saia para beber", disse ao 97NEWS. Ele conta que começou a ter o desejo pelo mesmo sexo aos 10 anos de idade, mas na época era reprimido e tinha medo do seu pai, um homem muito conservador. “Nessa idade eu não tinha contato com homens porque meu pai sempre foi muito reservado e também eu era menor de idade, mas já sentia atração por homens”, lembrou. Somente aos 14 anos, segundo Fábio, ele teve o primeiro contado com o mesmo sexo. "A partir dos 14 anos eu me entreguei à este lado, foi quando tive contato com um colega da minha rua, foi o primeiro contato que permiti em meu corpo. A partir dai, eu passei a desejar homens, gostava. Também foi o tempo em que me deu bastante medo. Porque eu não pensava em minha vida, e sim, nos meus pais, o que eles iriam sentir naquele momento, como se eu fosse outra pessoa", declarou. 

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Aos 22 anos de idade, Lúcio conta que chegou a se prostituir, mas nunca pagou pelo sexo. "Nunca tirei um centavo do meu bolso para alimentar homens", afirmou. Questionado se já houve relacionamentos com homens casados, o ex-travesti afirmou que sim, e na maioria das vezes, os clientes eram da "alta sociedade". "Na minha época, meus ficantes eram [filhos de papai], gente que você olhava assim: 'não, é mentira, não tem capacidade'. Hoje são grandes empresários em Brumado. Inclusive gente com nome forte na cidade, mas isso é passado", lembrou. Sobre a quantidade de relacionamentos, ele não conseguiu mensurar, mas afirmou que foram muitos. "Eu sempre escolhi a dedo com quem eu iria ficar, porque naquela época eu era muito reservado. Além disso, por conta do preconceito", diz. Ainda assim, ele disse vencer a sociedade. "As pessoas naquela época viam os homossexuais como pessoas diferentes, até apedrejavam nas ruas. Hoje não, o mundo está globalizado, mas já fui vaiado e recebi pedradas por conta da minha escolha sexual", conta. Para ele, a maioria das pessoas fica desconfortável perto de homosexuais. A partir da experiência pessoal, com a qual viveu mais de 40 anos, Fábio disse que decidiu mudar de vida e pretende se casar e ter filhos. "Deus está preparando uma esposa pra mim, ainda quero ter uma família", pontua. Ainda sobre a mudança, o ex-travesti quer resgatar amigos do "mundo obscuro". O meu desejo é libertar eles, tenho muitos colegas nesse mundo e vou ajuda-los”, explicou.

 



STJ vai julgar habeas corpus coletivo contra toque de recolher na Bahia

Foto: Divulgação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar um pedido de habeas corpus coletivo contra o toque de recolher imposto decretado pelo governo da Bahia desde a última sexta-feira (19). O pedido foi feito pelo advogado Henrique Quintanilha e inicialmente foi remetido para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O desembargador João Bosco de Oliveira Seixas decidiu encaminhar o HC ao STJ. “O “Toque de Recolher” foi o instrumento utilizado nos momentos mais graves da História Mundial, como modo de constranger e perseguir pessoas por governantes e impor o jugo de um povo ou nação sobre outra”, diz um trecho do HC. A restrição vale para 381 municípios baianos e prossegue até o próximo domingo (28). O trânsito de pessoas durante o período está proibido das 20h às 5h.



NASA está pronta para explorar o asteroide de ouro que poderia causar colapso na economia mundial

Foto: Reprodução

A missão da NASA que irá estudar o asteroide de ouro Psyche 16, cujo valor é milhares de vezes maior que a economia mundial, ingressou na última fase de operações. Segundo os responsáveis pelo projeto, a nave espacial e os equipamentos de bordo estão em fase de montagem e logo se submeterão às últimas provas, antes do lançamento, previsto para agosto de 2022. O Psyche 16 é formado por ouro, ferro e níquel, entre outros metais pesados, que valeria 700 quintilhões de dólares. Se fosse dividido igualmente entre todos os habitantes da Terra, cada um receberia 93 bilhões de dólares. Infelizmente, isso não resolveria a vida de ninguém, pois caso o asteroide fosse trazido para Terra, ele faria a economia mundial entrar em colapso. Como qualquer pessoa com conhecimentos básicos de economia sabe, um dos elementos para a definição dos preços é a escassez: se o mercado for inundado de ouro, o metal deixará de ser uma raridade para ser algo comum. A oferta aumenta, o preço cai. A NASA já planejou, desenhou e construiu o corpo da nave espacial que será usada na Missão Psyche. Além disso, a agência espacial também desenvolve seu sistema de propulsão solar elétrico, instrumentos científicos, computador de bordo e demais equipamentos que serão montados no Laboratório de Propulsão a Jato. Atualmente, a produção de ouro na Terra fica entre 2500 e 3000 toneladas por ano, uma quantidade ínfima se comparada ao que poderia ser produzido no espaço. Ainda falta muito tempo para o boom da mineração espacial, mas calcula-se que, em 2040, este mercado poderá atingir os 2,7 bilhões de dólares.



Brumado: Manicure se adapta para não perder clientela durante pandemia da Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Evitar aglomerações de pessoas, manter distância de pelo menos um metro, ficar em casa. Essas são as principais recomendações para a população desde o início da pandemia do novo coronavírus, além de lavar sempre as mãos e o uso de máscaras. Principalmente após o "Toque de Recolher" decretado pelo Governo da Bahia, desde a última sexta-feira, dia 19. Com restrições assim, alguns profissionais tiveram que se readaptar. Para quem trabalha na área da beleza, as recomendações não são tão fáceis e o 97NEWS conversou com a manicure Luciana Aparecida Souza, 34 anos, sobre as adaptações feitas para sobreviver durante a pandemia. Ela que atua no ramo há vários anos, disse que só atende por agendamento e que durante a quarentena, não tem o que reclamar financeiramente. "Olha não tenho o que reclamar não, alguns deixou de fazer às unhas, mas eu entendo por conta dos problemas de saúde, mas minha clientela tem sido muito boa", diz. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Aumentamos o horário de atendimento com agendamentos a cada uma hora, assim não acumula um cliente atrás do outro", explica Aparecida. "Ao visitar o cliente ela higieniza as mãos e os braços assim que chega, higieniza o material e sempre com a máscara no rosto", disse. O serviço só é realizado após a higienização. Para manter a clientela fiel, Luciana conta que o segredo é não tirar "bife" do cliente. "Se você tirar [bife] do cliente, ele fica exposto a tudo, tanto bactérias como o próprio coronavírus", diz. A manicure, conta que trabalhando à domicílio, respeitando as normas da vigilância sanitária é possível manter a renda mensal. "Hoje tem muita gente que tem filhos, ou trabalha em um certo horário e não tem tempo de ir à um salão, então tem crescido muito esse tipo de atendimento em casa", conta. 



Brumado: Diretor institucional da CDL considera que 'lockdown' não é necessário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar do crescente número de óbitos e casos confirmados do novo coronavírus em Brumado, o diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, disse que o órgão não acredita que ainda seja o momento de "lockdown" no comércio local. Em entrevista ao site 97NEWS, Gomes disse que a categoria está seguindo as recomendações de biossegurança e que os números registrados com relação a doença preocupa, porque lembra o que foi vivenciado no início da pandemia em 2020. "O ano passado passamos por tudo isso, mas graças a Deus, houve um controle, tinha pessoas contaminadas, mas os óbitos eram menores. E agora a gente vê ai uma crescente, o que pode ser uma [ressaca] de carnaval", comenta. No que se refere ao comércio local, Orlando afirmou que os empresários sempre adota as medidas de biossegurança, com o uso do álcool em gel, permitindo apenas a entrada no estabelecimento com o uso da máscara e o distanciamento. "Não sei se será necessário um possível lockdown. Ao nosso ponto de vista não se faz necessário porque a gente consegue realizar todos esses protocolos e essa segurança no comércio", afirmou. O diretor manifestou preocupação diante das aglomerações registradas na cidade. "O comércio pode ser sacrificado caso aconteça um super lotação, tendo em vista que o sistema já está saturado. Então, acende o alerta vermelho a todos, não só ao comércio, cada cidadão pode contribuir para que não aumente os casos", disse.



Brumado: Moradores do bairro Urbis 2 temem que poste cause acidente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os moradores do Bairro Urbis 2, estão preocupados com um poste de energia que está com a ferragem exposta, podendo cair e causar um grave acidente. Eles disseram quando venta muito, o equipamento balança tanto que a fiação toca uma na outra. "Isso pode provocar um curto na rede e queimar nossos equipamentos eletrônicos", afirma o morador Edivaldo Gonçalves. O poste fica entre o Caminho 16 e a Rua D. A via é bastante usada por moradores do bairro e, além disso, segundos os moradores, crianças brincam próximo ao local. De acordo com Edivaldo, que mora no lugar há mais de 20 anos, o poste ficou com a ferragem exposta com o passar dos anos e o desgaste natural. “Se arrebentar todos os fios, isso não vai ser o pior. Deus o livre se tiver alguém passando na hora e os fios se soltarem e pegar na pessoa. Arriscado matar. O pessoal da Coelba tem que vir logo”, apontou o morador. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A concessionária que presta serviços na distribuição de energia recomenda que os moradores entrem em contato com os canais de atendimento da empresa (116 / 0800 071 0800) e informe o nome da Rua, Bairro e cidade. Ainda no atendimento, é importante informar a numeração registrada no poste da rede elétrica.



Bolsonaro assina decreto que obriga postos de gasolina a mostrarem impostos cobrados pelo combustível

Foto: Reprodução

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, publicado na terça-feira (23), no Diário Oficial da União, obriga os postos revendedores a informar aos consumidores os preços reais e promocionais dos combustíveis. A partir dessa nova medida, que entra em vigor em 30 dias, donos de postos de combustíveis terão que mostrar os impostos federais, estaduais e municipais na nota fiscal. “Os consumidores têm o direito de receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional”, diz trecho do decreto. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a medida dará ao consumidor a “noção sobre o real motivo na variação de preços” dos combustíveis. “Como a oscilação está atrelada aos preços das commodities [produtos primários] no mercado internacional, e suas cotações variam diariamente, o consumidor muitas vezes não compreende o motivo da variação no preço final”, diz a nota.



Carga de alho avaliada em R$ 100 mil é recuperada em Caetité

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um caminhão que transportava uma carga de alho avaliada em R$ 100 mil  foi localizado, na BR-156, no trecho do município de Caetité, após ter sido roubado no município de Correntina. A ação ocorreu na tarde de terça-feira (23), e só foi possível graças a um rastreador instalado no caminhão. O delegado Joseberto Ribeiro Cruz deu mais detalhes sobre a operação. “Seguimos o rastreador do caminhão e encontramos ele dentro de um depósito. A pessoa que alugou ainda não foi identificada, mas o proprietário do estabelecimento foi encontrado e prestará mais informações”, disse.  De acordo com o delegado, após o registro, a carga será devolvida ao proprietário. 



STF libera que estados e municípios comprem vacinas

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal formou maioria na terça-feira (23) para manter a liminar do ministro Ricardo Lewandowski que permite que estados e municípios comprem vacinas mesmo que os imunizantes ainda não tenham registro na Anvisa. No entendimento do STF, estados e municípios podem importar e distribuir vacinas caso a Anvisa não dê aval, em 72 horas, após solicitação dos laboratórios responsáveis pelos fármacos. A noticia foi comemorada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT). “O STF mostrou compromisso com a vida, formou maioria e autorizou que Estados e Municípios possam comprar vacinas contra a Covid-19.Já comecei a me movimentar para viabilizar a compra de vacinas para a Bahia. Estou trabalhando para poder, brevemente, dar boas notícias aos baianos”, afirmou o petista no Twitter. A Bahia tem acordo para compra de doses da vacina Sputnik V, que recentemente apresentou índice de eficácia superior a 90%. Com a liberação do STF, o Estado fica livre para compra e aplicação dos imunizantes nos baianos.



Ex-prefeito de Serrolândia é acusado de estupro contra duas irmãs; uma delas possui distúrbio mental

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Serrolândia, Jaime Franco, está sendo procurado pela Polícia Civil do município. Segundo o site Bahia Notícias, Franco é acusado de estupro contra duas irmãs, uma delas com distúrbio mental. O caso veio a público na terça-feira (23) a partir de um vídeo que circula pelas redes sociais desde o último sábado (20). Nas imagens, um idoso, que se atribui ser o ex-prefeito, é flagrado em um quarto sem roupas. Ele aparece de costas em uma cama com uma mulher. Conforme a reportagem do BN, a pessoa que grava as imagens chega a repreendê-lo e pede que ele pare, mas o acusado se nega a interromper o ato. O crime ocorreu na última quinta-feira (18) no município de Várzea do Poço, onde Jaime Franco tem propriedade rural. Segundo o delegado César Romero, que atua também na delegacia de Várzea do Poço e investiga o caso, desde que o vídeo passou a ser divulgado, o ex-gestor não foi mais visto. "Nós o intimamos, mas após saber da circulação do vídeo ele se evadiu e não foi mais encontrado no endereço dele", informou o delegado. De acordo com o delegado ao site, um inquérito já foi aberto para investigar os fatos e já foi pedido à Justiça medidas cautelares, como a prisão do acusado. As jovens devem passar também por exame de corpo de delito, como parte da investigação. Ainda segundo a apuração, há suspeita que os abusos ocorram desde quando as duas irmãs tinham cinco anos de idade.



Brumado chega a 58ª morte em decorrência do novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na terça-feira(23), o município de Brumado registrou 4.847 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 13.413. Entre os diagnósticos: 26 internações, 58 óbitos, 266 pacientes em tratamento e 4.523 recuperados. No momento, 71 ainda aguardam resultado laboratorial e 7.871 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Após toque de recolher, Rui não descarta 'fechamento total' para conter pandemia

Foto: Luciano Santos l 97News

O governador Rui Costa (PT) confirmou que não descarta um "fechamento total" para conter a pandemia do novo coronavírus que, segundo ele, poderá ter complicações em todo o país. A declaração foi feita durante o Papo Correria, na terça-feira (23). "Há possibilidade, sim. Estamos agindo progressivamente para ganhar a colaboração e confiança de todo mundo. Se nada surtir resultado nós vamos ampliando isso até fechar tudo. Nós estamos caminhando mais duas semanas, o Brasil vai estar vivendo uma tragédia nacional. Vamos perceber um rápido espalhamento no Brasil", disse o governador.



'Sem colaboração, em pouco tempo faltarão leitos de UTI', diz Rui Costa sobre situação da pandemia no estado

Foto: Reprodução

O governador da Bahia Rui Costa (PT) divulgou nesta terça-feira (23) pronunciamento em vídeo para pedir a colaboração dos baianos no combate à pandemia; “Sem a sua colaboração em pouco tempo faltarão leitos de UTI na rede pública e privada”, disse o governador durante a mensagem. Rui ainda chamou atenção para a possibilidade de novas medidas restritivas serem tomadas caso a contaminação não diminua. Não é hora de paredão, não é hora de festas, bares lotados ou aglomerações. Enquanto a vacina não chega vamos usar máscaras e manter o distanciamento. Vamos salvar vidas”, pediu o gestor estadual.



Brumado: Após reunião com CDL, PM, Religiosos e sociedade civil, Prefeito não descarta medidas mais restritivas em até 8 dias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nas últimas semanas, a região sudoeste registrou números altos em ocupação de leitos exclusivos para a Covid-19. Vitória da Conquista, umas das cidades que mais recebem pacientes na região, chegou a registrar cerca de 100% de ocupação. No município, 70 leitos foram destinados para receber pacientes com o coronavírus. A Bahia, alcançou a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI e que, por isso, o toque de recolher entrou em vigor desde à última sexta-feira (19). Em reunião na manhã desta terça-feira (23) com a CDL, Polícia Militar, Líderes religiosos e sociedade civil, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), declarou ser contra o fechamento de qualquer estabelecimento, no entanto, esclareceu que o município está estável quanto ao número de infectados, porém, o número de pacientes em internamento preocupa. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme o gestor, se a situação da doença não melhorar nos próximos 8 dias, medidas mais restritivas serão adotadas. Em entrevista ao 97NEWS o prefeito explicou que a maioria votou pela manutenção da situação atual até segunda ordem. “Foi mais uma estratégia do que propriamente uma decisão científica. Temos três opções: melhora, ou piora ou fica como está”, avaliou. Questionado se os números piorarem muito na próxima semana, o gestor garantiu que não irá se opor ao fechamento da cidade para impedir a progressão da taxa de transmissão da Covid-19. “Acredito que não faremos nada além do que o Governo do Estado fizer. Tem sido assim”, afirmou.



Aneel aponta que contas de luz devem ter neste ano maior aumento médio desde 2018

Foto: Divulgação

O aumento médio nas contas de luz em 2021 deve ser o maior desde 2018, segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone. A informação é do G1. De acordo com ele, a estimativa da agência é que o aumento médio fique em 13% em 2021. Esse percentual poderá cair para 8% com a devolução aos consumidores de uma parte dos R$ 50 bilhões em impostos cobrados a mais nas contas de luz nos últimos anos. Ainda assim, o aumento de 8% continuaria sendo o maior desde 2018, quando a alta média das tarifas foi de 15%. Procurados pelo G1, os Ministérios da Economia e de Minas e Energia não se manifestaram. No sábado (20), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai "meter o dedo na energia elétrica", que segundo ele, é "outro problema" do país.

 



Fevereiro Roxo/Laranja - Reumatologista da Clínica Mais Vida alerta para Lúpus e a importância do diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

Fevereiro foi escolhido como o mês de conscientização ao combate de Lúpus, Mal de Alzheimer, fibromialgia e Leucemia. Ele traz como simbologia duas cores fortes, sendo a roxa i escolhida para simbolizar o combate a Lúpus, Fibromialgia e do Mal de Alzheimer, duas doenças autoimunes e uma degenerativa que têm muita relevância e são “silenciosas” em seus sintomas e de progressão gradual e a cor laranja para conscientizar a população sobre a importância de atentar sobre os sintomas relacionados à Leucemia. Dr. Felipe Leão, reumatologista da Clínica Mais Vida, chama a atenção para o Lúpus, que ocorre por um desequilíbrio do sistema imunológico favorecendo o aparecimento de inflamações em diversos órgãos. Para desenvolver a doença, é preciso ter predisposição genética. Ela pode ser desencadeada, ou agravada, por fatores ambientais, como radiação ultravioleta, tabagismo, hormônios e desequilíbrio emocional. Observa que é uma doença inflamatória, crônica e autoimune, que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, o que favorece o aparecimento de inflamações em diversos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos. A doença é mais comumente diagnosticada entre as mulheres jovens, em idade reprodutiva (entre 20 e 45 anos), sendo um pouco mais frequente em pessoas mestiças e nos afrodescendentes. A causa é desconhecida, mas sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam do desenvolvimento da doença. Os sintomas são diversos como: cansaço, desânimo, fadiga, febre e dor nas articulações, febre baixa, emagrecimento e perda de apetite. Em 2010, Lady Gaga assumiu ter Lúpus em estágio leve. No caso dela é genético e não apresenta sintomas, o que não a impede de cuidados importantes como alimentação saudável e evitar anticoncepcional, o sedentarismo e excesso de sol. Fundamental que se procure auxílio médico para uma orientação adequada a fim de modificar prognóstico e evolução da doença. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Primeira vacinada contra Covid-19 na Bahia é diagnosticada com a doença antes de tomar segunda dose

Foto: Divulgação

A primeira pessoa vacinada contra o coronavírus na Bahia, a enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, foi diagnosticada com a doença antes de receber a segunda dose do imunizante. Ela está internada no Instituto Couto Maia, em Salvador, com estado de saúde estável. A profissional de saúde começou a sentir mal estar entre os dias 12 e 13 de fevereiro. Ela iria tomar a segunda dose no dia 16. Segundo a médica infectologista Ceuci Nunes, diretora geral do hospital onde ela se encontra, Maria está bem, usando pouco oxigênio, mas sente um pouco de desconforto ao se movimentar. Ceuci explica que para a vacina atingir a eficácia máxima, as pessoas tem que tomar as duas doses e respeitar a "janela imunológica" - tempo que o corpo leva para produzir os anticorpos contra o vírus.



Covid-19: 'Sistema de saúde da região Sudoeste pode entrar em colapso', diz diretor do HGVC

Foto: Divulgação

No limite superior com relação ao número de pacientes internados por conta da Covid-19 no Hospital Geral de Vitória da Conquista, o diretor da unidade relatou em entrevista a Rádio Alternativa na segunda-feira (22) que o sistema público de saúde da Região Sudoeste pode entrar em colapso. "Se houver algum paciente necessitando de internamento em UTI, ele vai ter que aguardar a próxima vaga, vai ficar em lugares onde ele vai ter o suporte, o pronto socorro, a UPA, mas ele não vai poder acessar imediatamente a vaga de uma UTI", afirmou Geovani Moreno o qual destacou ainda sobre a necessidade de diminuir a taxa de transmissão do vírus em nossa região. Além do HGVC, que possui 40 leitos, a Santa Casa possui 10 leitos, que segundo o médico, todos estão com 100% de ocupação. Para o diretor, além de abrir novos leitos, é necessário mudar o comportamento da sociedade. "A abertura de novos leitos é importante porque você consegue fazer com que esses pacientes acessem rapidamente o leito, pra que diminuam a taxa de mortalidade. Mas a gente tem que falar do comportamento da sociedade, onde no qual é preciso que o governo do estado determine medidas restritivas como Toque de Recolher para ensinar a sociedade como ela deve se comportar. Isso deveria ser um comportamento natural", disse o médico. 

Foto: Divulgação

De acordo com Moreno, mesmo abrindo novos leitos de UTI, o setor de saúde pública não dispõe de profissionais para o enfrentamento à doença. "Nós não temos por exemplo hoje, se a gente for falar de: 'a vai abrir mais vinte leitos de UTI em Vitória da Conquista', a gente não tem equipe pra poder trabalhar. As equipes assistenciais, os médicos, os enfermeiros, os fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e enfermeiros estão exaustos. A gente tem quase um ano nesse enfrenamento. Então a gente não tem nem recursos humanos pra poder trabalhar nas UTIs", afirma Geovani. Pra ele, mais do que equipamentos, leitos de UTI, é necessário ter profissionais para atuar na linha de frente. "É preciso de gente pra trabalhar, porque é [gente] cuidando de gente", destaca. O médico também fala na descentralização dos atendimentos, que pode desafogar as unidades da região. "Eu acho sim importante, porque Vitória da Conquista como um polo, ela fica sobrecarregada. Nós temos 70 leitos no total pra Covid, então se houver uma descentralização é óbvio que vai melhorar", destacou. 

 



Músico brumadense Chiquinho Amorim é premiado no Festival online Varanda dos Festivaleiros

Foto: Divulgação

O músico brumadense Chiquinho Amorim, ao lado do intérprete conquistense Ítalo Silva, conquistou uma premiação no Festival On-line "Varanda dos Festivaleiros", no estado de Minas Gerais, com a canção "Trama", do saudoso compositor Edilson Dhio. Desde 2012, Amorim busca difundir a boa música, pois acredita no poder da cultura como um importante instrumento na transformação de um povo. Mais uma vez, o músico divulga o nome de Brumado, mostrando a riqueza da nossa cultura musical.



Anvisa aprova registro definitivo da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta terça-feira (23), o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O registro definitivo autoriza a importação da vacina para o Brasil. A vacina é a primeira contra a doença a obter o registro sanitário definitivo no país, mas ela ainda não está disponível em solo brasileiro. "Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas", escreveu o Diretor-presidente Antonio Barra Torres. As duas vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a de Oxford e a CoronaVac, mas ambas têm autorização de uso emergencial, e não o registro definitivo. As duas também serão produzidas no Brasil, graças a acordos de transferência de tecnologia entre as fabricantes (AstraZeneca e Sinovac, respectivamente) e instituições brasileiras (Fiocruz e Butantan). Já as negociações de compra da vacina da Pfizer não incluem transferência de tecnologia – por isso, a vacina não será fabricada em solo brasileiro, e, sim, comprada de fora. A vacina da Pfizer foi uma das quatro testadas no Brasil. No início do ano, a farmacêutica disse ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada.