ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Reconhecimento facial ajuda na captura de 12 foragidos nos festejos de São João na Bahia

Foto: Divulgação

Destaque no São João 2022 e utilizado pela primeira vez nas comemorações, o Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) ajudou a capturar 12 foragidos da Justiça nas cidades de Porto Seguro, Salvador, Itaberaba e Jequié, durante o esquema de segurança montado pela SSP. O município de Porto Seguro liderou o número de localizados, com oito prisões entre os dias 16 e 24 de junho. Os criminosos possuíam mandados pelas práticas de tentativa de homicídio, tráfico de drogas e associação ao tráfico, roubo e ausência de pagamento de pensão alimentícia. Na sequência aparece Salvador, com duas capturas, na quinta-feira (23) e no domingo (26), após o sistema emitir alertas e impedir que dois procurados por roubo tivessem acesso ao Parque de Exposições Agropecuárias da capital. Em Jequié e Itaberaba, houve as prisões de um homicida e um procurado por furto, nos dias 18 e 24, respectivamente. A tecnologia, que desde o lançamento, em 2018, ajudou a localizar 278 criminosos, seguirá empregada entre os dias 30 de junho e 2 de julho.



Professor de 42 anos morre atropelado no município de Caculé

Foto: Reprodução l Vídeo

Um professor de 42 anos da cidade de Lagoa Real, morreu na madrugada de domingo (26), após ser atingido por um veículo desgovernado no município de Caculé. A vítima foi identificada como Wilike Fernandes Moreira. Imagens de videomonitoramento mostra que o acidente foi registrado, às 04h25, na Avenida Joaquim Antônio, bairro Senhor do Bonfim, saída para o município de Licínio de Almeida. Em Caculé, acontecia a tradicional festa de São João. O automóvel, HB20, que atingiu Wilike, era conduzido por uma mulher, da cidade de Caetité, que segundo a Polícia Militar, estava em aparente estado de embriaguez alcoólica. A identidade dela não foi revelada. 

Foto: Reprodução l Rede Social

A condutora perdeu o controle da direção, atropelou a vítima, colidiu com um veículo que estava estacionado na via e ainda bateu em um muro. Segundo a PM, uma segunda pessoa foi atingida e encaminhada para Hospital Municipal de Caculé. No vídeo, é possível perceber que o veículo estava em alta velocidade, quando atingiu o professor na calçada. A condutora foi conduzida para a Delegacia de Caculé. A PM esteve no local e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo do professor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser nercropsiado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.



OMS diz que, 'no momento', varíola dos macacos não é uma emergência de saúde

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Varíola dos macacos, ou Monkeypox, ainda não é uma emergência de saúde global, decidiu a Organização Mundial da Saúde (OMS) neste sábado (25), embora o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, tenha dito estar profundamente preocupado com o surto. “Estou profundamente preocupado com o surto de varíola, esta é claramente uma ameaça à saúde em evolução que meus colegas e eu na Secretaria da OMS estamos acompanhando de perto”, disse Tedros. Segundo a nota divulgada pela organização, o “diretor-geral da OMS concorda com o conselho oferecido pelo Comitê de Emergência do RSI em relação ao surto de varíola em vários países e, no momento, não determina que o evento constitua uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (ESPII)”.



PM morre em acidente envolvendo carro e motocicleta na BR-030, em Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Um policial militar morreu na madrugada deste domingo (26) em um acidente na BR-030, em Brumado. O fato foi registrado na linha férrea após a Vila Presidente Vargas, na qual envolveu um veículo e passeio e uma motocicleta. O militar conduzia a motocicleta. As causas do acidente ainda são desconhecidas. O policial, identificado como Ramon de Oliveira Silva, é natural de Brumado. Ele já atuou na 34ª CIPM, 46ª CIPM e na CIPPA Ambiental em Porto Seguro. A ocorrência foi atendida pela CIPRv. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Ramon foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.



Bahia tem 6,1 mil casos de Covid-19 e 83% das UTIs pediátricas estão ocupadas

Foto: Divulgação

A Bahia atingiu um novo patamar de casos ativos de Covid-19 no domingo (26). No momento, 6.112 pessoas encontram-se com a doença. Somente nas últimas 24 horas, 677 casos foram diagnosticados, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo dados divulgados pela pasta, 698 pacientes conseguiram se recuperar, enquanto duas pessoas morreram em decorrência da infecção pelo vírus. A Sesab informou ainda que as informações veiculadas ainda podem sofrer alterações, "devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde". Dos 1.567.054 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.530.929 já são considerados recuperados, 6.112 encontram-se ativos e 30.013 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico deste domingo (26) contabiliza ainda 1.905.858 casos descartados e 341.275 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo. Quanto às internações, a taxa de ocupação nos leitos de UTI adulto chegou a 34%, com 64 pessoas internadas. Os 23 leitos de UTI pediátrica disponibilizados na rede, no entanto, apresentam uma ocupação de 83%.



Novo presidente da Petrobras teve nome aprovado com ressalvas

Foto: Reprodução

O novo presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, foi aprovado por três votos a um pelo Comitê de Pessoas da Petrobras (Celeg), mas com ressalvas pelos três conselheiros que votaram favoravelmente a ele. Segundo a ata da reunião, à qual tive acesso, o currículo de Andrade foi considerado insatisfatório, mas isso não foi visto como impeditivo ao seu nome. Já o voto contrário, do presidente do comitê, Francisco Petros, afirmou que sua experiência está “muito aquém às necessidades de governança e gestão da Petrobras”. A ata releva que Andrade recusou uma entrevista presencial com o Celeg, para tirar dúvidas sobre sua qualificação. Segundo relatos de conselheiros da empresa, Caio disse que não tinha tempo disponível e que não era obrigado a aceitar, já que estava na condição de convidado. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Dia Mundial de Prevenção de Quedas Geriatra da Clínica Mais Vida alerta sobre os riscos para idosos

Foto: Divulgação

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluído no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS), 24 de Junho é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. A data é dedicada ao alerta sobre riscos de quedas para pessoas de todas as idades, mas, principalmente, as idosas. Segundo dados do Ministério da Saúde, dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano. Estudos mostram, ainda, que 30% dos idosos sofrem quedas e 75% dessas quedas acontecem dentro das próprias residências. A geriatra da Clínica Mais Vida, Dra. Potira Lima alerta que algumas ações simples podem evitar possíveis acidentes em casa, como retirar tapetes soltos, melhorar a iluminação dos ambientes e instalar corrimãos em escadas e barras de segurança nos banheiros. Com relação à saúde dos idosos explica que precisam ter alguns cuidados, como: Praticar atividades físicas para fortalecer a musculatura e melhorar o equilíbrio; verificar sua visão e audição regularmente; usar corretamente seus medicamentos, seguindo as orientações médicas; evitar roupas e calçados inadequados; não subir em bancos ou escadas; não abusar de medicamentos e álcool; utilizar o apoio adequado para ajudálo (a) a andar com segurança, como a bengala ou o andador, conforme orientação de um profissional; na rua prestar atenção em raízes de árvores, buracos e obstáculos nas calçadas; atravessar sempre na faixa de pedestres e respeitar o sinal. Dra. Potira Lima ressalta que caso o idoso não se sinta seguro, não deve sair de casa desacompanhado. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Homem morre em confronto com policiais na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Um homem morreu durante um confronto com policiais militares na cidade de Seabra, na região da Chapada Diamantina, na terça-feira (21). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele reagiu a uma tentativa de abordagem e foi atingido na troca de tiros. O órgão informou que agentes da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar responsável pelo policiamento no município, faziam rondas no bairro da Caixa D’água quando localizaram o suspeito e tentaram abordá-lo, quando foi iniciado o confronto. O homem foi baleado, socorrido para o Hospital Regional da Chapada, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, havia contra ele um mandado de prisão pelo crime de roubo. Além disso, ele tinha quatro passagens por assaltos, furtos e era suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. Ainda conforme a polícia, durante a ação, foram apreendidos com o suspeito um revólver, seis munições e 50 gramas de maconha, que foram apresentados na sede da 29ª CIPM.



TRE da Bahia volta exigir obrigatoriedade de uso de máscaras em suas dependências

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O TRE voltou a exigir a utilização de máscaras de proteção facial nas dependências das secretarias e cartórios eleitorais da capital e interior do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. A medida passou a valer na última segunda-feira (20). Conforme o TRE, a medida integra a determinação da Portaria Nº419, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). O cumprimento do documento se estende aos desembargadores, eleitorais, juízes eleitorais, membros do Ministério Público (MP), advogados, servidores, estagiários, colaboradores e visitantes.



Postos SAC na capital e interior fecham na sexta-feira (24) e sábado (25)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em função dos festejos juninos, os postos fixos do SAC na Bahia ficam fechados na sexta-feira (24) e no sábado (25). A exceção fica por conta do SAC Móvel, que vai funcionar normalmente em Dom Basílio e Piraí do Norte, na sexta-feira (24), e em Mundo Novo, no dia 25; além do SAC Irecê, que abre no dia 24. O funcionamento dos postos será retomado a partir de segunda-feira (27), exceto em Senhor do Bonfim e Irecê, que fecham nesta data por conta de decretos municipais, e voltam a atender a partir de terça-feira (28). Vale ressaltar que na quinta-feira, dia 23 de junho, o atendimento é normal em todos os postos. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e o portal SAC Digital e no site institucional do SAC, além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).



Bahia: Carreta pega fogo populares saqueiam carga na BR-116

Foto: Divulgação

Uma carreta que transportava diversos produtos, entre os quais estavam placas de energia solar, teve a carga saqueada após pegar fogo em um trecho da BR-116, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na noite de terça-feira (21), próximo ao entroncamento da cidade de Jaguaquara. As informações são do G1. De acordo com a Via Bahia, concessionária responsável pela administração da via, o motorista, de 75 anos, não ficou ferido. Ele informou que seguia de Leopoldina, em Minas Gerais, e interrompeu a viagem quando percebeu o incêndio, na altura do km 631 da rodovia. O homem não soube dizer o que teria causado as chamas. Enquanto parte da carga era consumida pelo fogo, algumas pessoas que presenciaram o incêndio furtaram o material. Não há detalhes se algum deles foi detido, já que o ato é crime previsto em lei. As chamas se alastraram para as outras partes do veículo e destruíram toda carreta. Um caminhão-tanque foi enviado ao local pela concessionária e apagou o incêndio com jatos de água. Parte da pista foi interditada e o trânsito fluiu pelas laterais, até a liberação total da via, que ocorreu no mesmo dia do incidente.



Com 40 casos hospitalares em 22 dias, Sesab alerta para risco de queimaduras nos festejos juninos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) alertou, nesta terça-feira (22), para o perigo de acidentes com fogos de artifício durante os festejos juninos no estado. Do dia 1º de junho até esta quarta-feira (22), o Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 27 acidentes ligados a explosão de bombas e queimaduras com fogueiras. No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), foram 13. Os dados das duas principais unidades hospitalares especializadas em tratamento de queimados da rede estadual, referentes aos últimos 4 anos, ainda mostram um acréscimo nos números de acidentes no período entre 20 e 30 de junho, quando comparados os dois anos com festejos (2018 e 2019) e os dois sem festejos, com a pandemia (2020 e 2021). No HGE, foram registrados 90 casos de acidentes em 2018; 85 em 2019; 31 em 2020 e 45 em 2021. Ou seja: os números foram 43% maiores nos anos com festas. Já no HRSAJ foram contabilizados 14 casos em 2018; 18 em 2019, 11 em 2020 e 10 em 2021.



Atendimento do INSS ficará suspenso durante o feriado de São João na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As Agências de Atendimento da Previdência Social na Bahia estarão fechadas na próxima sexta-feira (24), durante o feriado de São João. Os atendimentos retornarão normalmente na segunda-feira (27). No sul e extremo sul, apenas a unidade de Teixeira de Freitas terá funcionamento normal. Apesar das agências físicas estarem fechadas, o site e aplicativo "Meu INSS" estarão disponíveis na sexta. A Central 135 também vai operar normalmente durante o feriado, com atendimento entre 7h e 22h. Vale lembrar que a ligação para o 135 possui custo de chamada local quando é realizada por meio de um telefone móvel.



Receita alerta para golpes envolvendo a regularização de CPF

Foto: Reprodução l Agência Brasil

A Receita Federal tem alertado os brasileiros sobre a existência de golpes com base em uma suposta regularização do CPF. Segundo a Receita, vários contribuintes têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp ou e-mails informando sobre uma situação irregular a ser resolvida. Essas mensagens, no entanto, trazem links que induzem a pessoa a pagar uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF. Foram registrados casos de pessoas que pagaram o valor, foram à Receita depois e descobriram que não havia qualquer pendência. Em outros casos, havia pendências, como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago, no caso, R$ 275,00, de nada serviu. A regularização de CPF, no entanto, é gratuita e deve ser feita pelo site oficial da Receita Federal. 



Tanhaçu: Motociclista fica ferido após atropelar animal na BA-142

Foto: Divulgação l CIPRv

Na última terça-feira (21), por volta de 18h50, um acidente foi registrado na BA-142, na cidade de Tanhaçu, Sudoeste baiano. Segundo informou a Companhia Independente de Políciamento Rodoviária (CIPRv) de Brumado, o condutor de uma motocicleta atropelou um animal. Em consequência, segundo a polícia, houve danos materiais e pessoais. O motociclista, identificado pelo prenome Vilibaldo, 43 anos, e o carona, precisaram ser atendidos pelo Samu 192 e conduzidos ao Hospital Municipal de Tanhaçu. A unidade de saúde não informou sobre o estado de saúde das vítimas.



Covid-19: Casos ativos chegam a 5,2 mil na Bahia e estado registra nove mortes em 24h

Foto: Divulgação

A Bahia atingiu 5.248 casos ativos da Covid-19, segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (22) divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O número é 14,5 vezes maior do que o registrado há um mês: em 22 de maio, o estado tinha 363 casos ativos. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 1.991 novos casos de coronavírus e nove mortes pela doença no estado. A última vez que a Bahia tinha ultrapassado 1 mil casos havia sido em 25 de março, quando foram registradas 1.432 infeções no período de um dia. Por outro lado, na ocasião, mais óbitos foram notificados: dez. Desde o início da pandemia, 1.527.740 casos da Covid-19 foram confirmados e 30.009 pessoas morreram por causa da doença na Bahia. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 29%, ou seja, 55 dos 190 disponíveis estão ocupados. Já a UTI pediátrica está com 18 dos 23 leitos ocupados, o que corresponde a 78% de ocupação.



Câmara Municipal de Vereadores de Brumado recebe representante do Tiro de Guerra

Foto: Divulgação l CMB

A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), recebeu o Sr. Douglas Paganela Pelissari, e demais soldados e atiradores do Tiro de Guerra de Brumado. O senhor Pelissari aproveitou a oportunidade e fez uso da tribuna livre para falar sobre as atividades desenvolvidas pelo tiro de guerra na cidade de Brumado. “É cada vez mais necessário que os jovens participem desses movimentos. No tiro de guerra, por exemplo, eles aprendem muito sobre orgulho à pátria, que é tão essencial atualmente”, disse. Durante sua apresentação, o representante foi questionado pelos edis sobre a manutenção dos custos, ingresso na instituição militar e dispensa. Segundo Pelissari, a Prefeitura Municipal de Brumado auxilia nas despesas gerais. Em nome de todos os vereadores, agradecemos as presenças de todos vocês na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, nesta segunda-feira (20/06).



Psicólogo da Clínica Mais Vida fala sobre a Logoterapia e a superação dos traumas emocionais

Foto: Divulgação

Os traumas estão presentes no dia a dia, são feridas e danos emocionais ou psicológicos, baseados numa experiência traumática, que afetam as nossas emoções trazendo implicações, como: medo, ansiedade, depressão, agressividade, dificuldade nos relacionamentos, baixa autoestima, passividade e isolamento. O psicólogo da Clínica Mais Vida, Dr. Rafael Lopes explica que os traumas emocionais e psicológicos podem provocar muitos efeitos colaterais na nossa psique e nos prejudicar de inúmeras formas, nos deixando vulneráveis a desenvolver transtornos e doenças psíquicas. Mas para que isso não aconteça - e se acontecer, - que você consiga sair mais rápido com essas três lições da Logoterapia, que nos ensinam a lidar com os conflitos de origem emocionais: 1ª Reconhecê-los - Eu preciso corajosamente olhar para eles e encará-los de frente. Isso nem sempre é fácil, mas é preciso. 2ª Buscar compreendê-los - A partir do momento que eu reconheço, aceito e admito que o sofrimento e a tríade trágica fazem parte da existência humana e que isso vai acontecer na minha vida, eu vou buscar compreender. Como isso aconteceu? De onde veio? Como surgiu na minha vida? Porque contextualizar, me ajuda a aceitar melhor. Mas não simplesmente para que eu encontre uma explicação, o ponto não é esse. O especialista continua observando que a chave, é que a partir dessa compreensão eu possa conferir, na medida do possível, novos significados às minhas experiências traumáticas, novos significados àquilo que me magoou e me feriu. Salienta que quando eu consigo ressignificar, estou fazendo aquilo que Frankl nos diz ser uma das saídas: conferir sentido. E ainda, estou exercendo a minha característica humana de “Homo Patiens”. Que é quando eu sou capaz de transformar a tragédia em triunfo e o sofrimento em uma conquista. 3ª Aprender a praticar o perdão - É na prática do perdão que nós encontramos uma das maiores ferramentas para a superação do sofrimento e dos traumas. Dr. Rafael Lopes salienta que o ponto mais importante aqui, não é só o perdão do outro, é o perdão de mim mesmo, porque boa parte dos nossos traumas, das nossas feridas emocionais, tem a ver com a culpa. Quando nossas feridas, tem a ver com o sofrimento que o outro nos infligiu, o perdão do outro pode nos ajudar. Mas quando é algo relacionado à culpa, algo que eu cobro de mim mesmo, eu preciso exercer o perdão a mim. E para esse contexto o processo é o mesmo: ressignificação, contextualização… entender as circunstâncias. Continua dizendo que nós mudamos constantemente, você não é mais a mesma pessoa de antigamente, você mudou e merece o perdão. Você não pode se culpar por algo que você - um você diferente, um você do passado - fez. A culpa é um privilégio, segundo Frankl, porque ela nos ajuda a refletir e a pensar na mudança, mas nós não podemos nos deter na culpa. Nós devemos usá-la como uma forma de superar aquilo que ficou no passado. Reflita sobre isso e tente praticar essas três lições, tenho certeza que lhe fará muito bem! A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Bahia deve receber 69 novos parques eólicos até 2026

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As empresas do setor elétrico preveem contar com mais de R$ 8 bilhões para iniciar a operação comercial de ao menos 69 novas usinas eólicas na Bahia até janeiro de 2026. O investimento foi feito através de levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que considerou os contratos firmados em leilões realizados nos últimos anos pela própria organização e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com os novos empreendimentos o mercado espera ofertar anualmente cerca de 362 megawatts médios para o país. O volume é equivalente a 10% de toda a energia que é consumida em território baiano. O investimento também deve acrescentar mais 1.466 megawatts de potência ao estado, informou a CCEE, elevando a capacidade instalada para geração de energia eólica na Bahia dos atuais 6.114 megawatts para 7.580 megawatts. Na avaliação da CCEE, além do ganho ambiental, o crescimento do tipo de fonte gera emprego e renda, aumenta a confiabilidade do SIN e mantém o setor elétrico brasileiro entre os mais sustentáveis do mundo.