ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Operação apreendeu quase 18 toneladas de maconha na BR-101

Foto: Divulgação l PRF

Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da equipe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de quase 18 toneladas de maconha na noite de quarta-feira (14), em Biguaçu. No total, foram apreendidos 17.900 quilos da erva prensada que estava em um bitrem Volvo, com placas de Braço do Norte (SC). A abordagem aconteceu por volta das 20h na BR-101. De acordo com a PRF, por meio de troca de informações entre as duas forças de segurança, foi possível identificar e localizar o veículo suspeito além de um segundo carro que "escoltava" o caminhão carregado de entorpecentes. O motorista, paranaense de 40 anos, não revelou para onde levaria a carga. As pessoas que estavam no carro que escoltava o caminhão não quiserem se manifestar. Os quatro envolvidos foram conduzidos até a sede da Polícia Federal em Florianópolis, para lavratura do auto de prisão em flagrante. 

 



Brumado: Princípio de incêndio em veículo é registrado na Praça Heráclito Cardoso

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um veículo modelo Kombi/VW foi parcialmente atingido por um princípio de incêndio, na Rua Antônio F. da Silva, na manhã desta quinta-feira (15). O fato aconteceu próximo a Praça Heráclito Cardoso. Segundo apurou o site 97NEWS, o fato aconteceu por volta das 09h40, populares com a ajuda de policiais militares fizeram o uso de extintores de incêndio para combater o fogo. As chamas atingiram a parte traseira do veículo. O condutor do carro e os passageiros não sofreram ferimentos. A Polícia Militar registrou a ocorrência.



Tema Livre Podcast recebe o designer, Josemar Gomes

Foto: Divulgação

O bate papo com o profissional das “artes” diferenciadas nas redes sociais, trouxe dicas valiosas para quem atua nas redes sociais e quer impulsionar seu negócio e marca. O profissional do designer é responsável por criar projetos de comunicação visual, como logotipos e panfletos. Também pode desenvolver produtos e embalagens, criar sites e até animações para a internet ou televisão. Gomes Designer é profissional desta área e no Tema Livre Podcast falou sobre sua trajetória de forma descontraída, além de dar dicas de Marketing Digital para aqueles que usam as redes sociais para vender e divulgar a sua imagem. Tema Livre Podcast já está no ar e você pode acompanhar pelo nosso canal do Youtube. Aproveita e se inscreve.



Brumado: Colisão entre dois carros é registrada na Av. Lindolfo Azevedo Brito

Foto: Reprodução l Rede Social

Dois carros se envolveram em um acidente de trânsito na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, em Brumado. O caso aconteceu por volta das 7 horas desta quinta-feira (15), no cruzamento da Avenida com a entrada para o bairro Apertado do Morro. Conforme informações colhidas pela reportagem no local, um dos condutores não parou para entrar na Av. Lindolfo Brito e foi atingido pelo outro carro. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Os envolvidos foram encaminhados ao Hospital Municipal com ferimentos. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. A SMTT atendeu a ocorrência. O trânsito flui normalmente no trecho que dá acesso a BA-148.



Brumado ultrapassa a casa de 50 mil eleitores aptos a votarem em 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Faltam pouco mais de 18 dias para as Eleições 2022, a qual vamos escolher presidente, senadores, governadores e deputados estaduais, no dia 02 de Outubro. Neste ano, pela primeira vez, Brumado terá um número de eleitores superior a 50 mil, de acordo com a atualização do eleitorado do país, divulgada recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, 51.226 pessoas com domicílio eleitoral em Brumado estão aptas a votar neste ano. O número representa aumento de cerca de 4,5% em relação às últimas eleições municipais, em 2018, quando 47.738 eleitores locais constavam nos registros do cartório da 90ª Zona Eleitoral. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, Igor Araújo, chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral, esclareceu que, com o aumento número de eleitores, mais urnas eletrônicas serão adicionadas às Zonas Eleitorais. "Para estas eleições, vamos ter um número maior de urnas e de mesários que vão contribuir com as Eleições 2022. Já estamos na reta final com o treinamento desses colaboradores", disse. De acordo com Igor, cerca de 12 profissionais técnicos atuam para deixar às urnas prontas para o dia 02 de Outubro. "Estamos na fase de preparação: parte técnica, treinamento, logística, meio de transportes de eleitores da zona rural e estrutura física dos locais de votação", pontuou. 

 



Brumado: Secretaria de Educação dialoga com instituições sobre pacificação no ambiente escolar

Foto: Divulgação

O Secretário Municipal de Educação, João Nolasco, e a Procuradora Geral do Município, Dra. Tahise Tanajura, promoveram uma reunião com autoridades das áreas jurídica, de segurança pública, ação social e diretores escolares no sentido de dialogar sobre as dificuldades vivenciadas pelos membros das comunidades escolares, causadas pelo aumento da violência e de casos que configuram comportamento desajustados de alguns alunos. Na oportunidade, estiveram presentes o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Genivaldo Guimarães, a Promotora Dra. Daniela Almeida, a comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Leila Gonçalves, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) e Conselho Tutelar, além das diretoras das escolas municipais Idalina Azevedo, Oscarlina Silva, Nice Públio, Eny Mafra e Sá Teles. A reunião foi produtiva no sentido de validar as ações que já são efetivadas no âmbito escolar, através do Regimento Escolar, para coibir atos de indisciplina e também fortalecer as práticas disciplinares que visam assegurar a pacificação dentro das escolas. O diálogo possibilitou ainda o fortalecimento da parceria entre as instituições supracitadas com a finalidade de realizar encaminhamentos para além da escola, ou seja, uma parceria que configura uma rede, na qual os envolvidos contribuem para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, dentre os quais o acesso e permanência na escola e também a garantia de uma vida escolar bem-sucedida. Para isso, é necessário que o ambiente escolar seja seguro para todos. 



Bahia chega a 101 casos de varíola dos macacos

Foto: Divulgação

A Bahia chegou a 101 casos de varíola dos macacos, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado na quarta-feira (14). Desses, 67 foram registrados em Salvador. Feira de Santana tem seis casos confirmados; Conceição da Feira, quatro; Lauro de Freitas, três; Vitória da Conquista, três; Maracás, dois; Santo Antônio de Jesus, 2; e um em Cairu, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuipe, Ilhéus, Irecê, Itabela, Jeremoabo, Juazeiro, Mutuípe, Pé de Serra, Teixeira de Freitas e Xique-Xique. Além dos confirmados, a Bahia tem 392 casos notificados suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial. 



Polícia da Bahia realiza mega operação na capital e no interior

Foto: Divulgação

Mais de 400 policiais cumprem, na manhã desta quinta-feira (15), mandados de prisão e busca e apreensão contra grupos criminosos responsáveis por vários homicídios e tráfico de drogas em Salvador e no interior do estado. A Operação Araitak é liderada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).  “Os mandados decorrerem das investigações que tramitam há mais de um ano, com foco no combate às organizações criminosas que impactam em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) nas áreas conflagradas, identificadas no plano estratégico do Departamento de Homicídios”, explicou a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro. A mega operação conta com o apoio operacional da Coordenação de Operações Especiais (COE), Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Departamento de Polícia do Interior (Depin), Departamento de Investigação Policial (DIP), Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Departamento de Polícia Metropolitana (Depom)  Assessoria Executiva de Operações Judiciária (AEXPJ) e Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter). A ação também conta com a participação de equipes da Superintendência de Inteligência (SI/SSP), Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a Polícia Militar, por meio das unidades do Bope, CPE, COPPM, Patamo, Cipe Polo, CPRC Central, CPRC BTS, Rondesp, Esquadrão Águia, BPRV Tor, as 18ª, 19ª, 31ª, 47ª Companhias Independentes de Polícia Militar auxilia nas diligências.  O DHPP no processo da investigação também contou com a parceria do Ministério Público da Bahia - através do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador (Vorcrim).



Fabrício Abrantes faz convite para caminhada nesta quinta-feira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ex-candidato a prefeito de Brumado, o empresário Fabrício Abrantes (União) dez um convite a população brumadense para a caminhada que ocorrerá nesta quinta-feira (15), em Brumado. Por meio das redes sociais ele citou: “Dois de outubro está chegando, precisamos unir forças para mudar o rumo da nossa cidade. Nesta quinta-feira às 18h30, vamos nos concentrar na Avenida Centenário, [Praça do Comand], para a primeira caminhada com os nosso candidatos a deputados”.



Datafolha: ACM Neto mantém liderança na disputa ao governo da Bahia

Foto: Divulgação

O candidato do União Brasil, ACM Neto, mantém a liderança na disputa ao governo da Bahia, com 49% das intenções de votos,  já Jerônimo Rodrigues, do PT, segue com 28%, segundo a nova pesquisa Datafolha, contratada pela Rádio Metropole. O bolsonarista João Roma (PL) apareceu com 7%, oscilando 1 ponto percentual (pp) na comparação com o levantamento anterior.  A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14) é a segunda da Datafolha, mas a primeira realizada após o início do horário eleitoral, que começou em 26 de agosto. Os votos em branco e nulo somaram 6%. Já os que não souberam responder são 8%. A pesquisa ouviu 1.212 eleitores, e foi feita entre 12 e 14 de setembro. A margem de erro é 3pp. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa registrada no TSE : BA-05325/2022 e BR-07455/2022.



Brumado: PM apreende aproximadamente 1 kg de maconha no bairro do Mercado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

A Polícia Militar apreendeu aproximadamente 1kg de maconha em uma construção abandonada no bairro do Mercado, em Brumado, na noite desta terça-feira (13). Ninguém foi preso. “Por volta de 20h, em rondas pela Rua Princesa Leopoldina [Rua das Pedrinhas], a guarnição de motopatrulhamento realizou averiguações, tendo encontrado e apreendido certa quantidade de substância análoga a maconha, a qual estava escondida em uma casa desabitada, onde seria comercializada", explica a nota da 34ª CIPM. Ainda conforme a Companhia, homens que estavam em frente a residência fugiram pelo Rio do Antônio ao avistar a guarnição se aproximando. O material apreendido foi levado e apresentado na Delegacia de Brumado. Além da droga, 02 balanças de precisão e embalagens plástica foram apreendidas. A 34ª CIPM rerforça que qualquer ação suspeita de criminosos, a população pode usar o Disk Denúncia da PM: (77) 99828-0315 (WhatsApp). 



Brumado: Avenida Centenário passa a ter novo limite de velocidade, 40km/h

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Avenida Centenário, um dos principais corredores comerciais e de acesso a cidade de Brumado, vai ter um novo limite de velocidade: 40km/h. A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), começou a implantar a sinalização, na tarde desta terça-feira (13). A medida faz parte de um conjunto de intervenções de segurança viária que objetiva moderar a velocidade em vias com alta taxa de acidentalidade. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a conclusão da sinalização, será dado um período educativo para os condutores se adaptarem à mudança. A avenida também recebe radares eletrônicos. Segundo o coordenador de educação no trânsito da SMTT, Jansen Ricardo, a velocidade excessiva é o principal fator de risco de acidentes, responsável por várias colisões e lesões nas vítimas.



Brumado: Presidente de associação é esfaqueado dentro de casa no bairro São José

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente da Associação de Moradores do bairro São José, Ivan Oliveira, foi esfaqueado dentro da casa dele, em Brumado. O crime aconteceu na manhã do último domingo (11). A vítima foi socorrida e ainda está no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mas passa bem. Segundo Ivan, o suspeito seria um cantor o qual ele foi empresário por alguns meses. De acordo com a vítima, ele estava sozinho em casa quando foi surpreendido pelo suspeito. "Ontem por volta de 6h30 da manhã tentaram me matar dentro de casa. Não sei qual o motivo. Fui esfaqueando com vários golpes, e pra não furar minha barriga, eu coloquei a mão e a faca atravessou e cortaram os três tendões. Tô internado pra ver se tento recuperar", disse Oliveira ao site 97NEWS. Depois da agressão, conforme a vítima, o suspeito fugiu. Nesta segunda-feira (12), Ivan passou por cirurgia e passa bem. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Brumado.

 



Delegado Titular de Brumado participa da força-tarefa que investiga ataques em indígenas no sul da Bahia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma força-tarefa montada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que tem como objetivo impedir novos conflitos entre fazendeiros e indígenas, foi enviada ao extremo sul da Bahia, na terça-feira (13). Dentre os integrantes do grupo, está o Delegado Titular de Brumado, Paulo Henrique de Oliveira. A ação visa identificar e prender os envolvidos na morte de um adolescente Pataxó de 14 anos, em Prado. A equipe conta com integrantes das polícias Militar, Civil, Técnica e Rodoviária Federal (PRF). 

Foto: Divulgação

A força-tarefa foi criada após uma reunião de lideranças indígenas com o secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, na última sexta-feira (9), em Salvador. Na última segunda-feira (12), grileiros voltaram a atacar indígenas Pataxós na Aldeia Nova, que fica na cidade de Prado, extremo sul da Bahia. Para escapar dos tiros, homens, mulheres, crianças e idosos precisaram se refugiar nas matas. Ao todo, 38 famílias indígenas são vítimas dos ataques. 



Cresce uso de cigarro eletrônico entre adolescentes em Brumado

Foto: Reprodução

Pesquisas recém publicadas no Mundo mostram que jovens estão cada vez mais fazendo o uso de cigarro eletrônico nos últimos dois anos. A porcentagem de jovens que já experimentaram o produto, também conhecido como 'vape', aumentou. Um levantamento também mostrou que cerca de 52% dos jovens que usaram os vaporizadores preferem os pods descartáveis. Embora seja ilegal vender esse tipo de produto para menores de 18 anos no Brasil, as mídias sociais mostram com frequência postagens de adolescentes mostrando os cigarros e falando sobre os sabores, que incluem limonada rosa, banana morango e manga, o que pode ser uma influência. Em 2013, apenas 3% dos adolescentes de 11 a 15 anos disseram que já tinham fumado, mas o número aumentou para 8% em 2020 e 10% em 2022. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Em Brumado, é perceptível o crescimento do uso do cigarro eletrônico, principalmente em eventos e shows. Ao site 97NEWS, alguns jovens que preferiram manter o anonimato, relataram que, na maioria das vezes, compram o produto na internet, mas que existem vendedores na cidade. "As vezes a gente compra na internet, porque é mais barato, mas aqui na cidade também tem pessoas que vendem nas redes sociais", afirmou um dos jovens. Eles afirmam que os cigarros eletrônicos fazem menos mal que os convencionais -- o que não tem confirmação científica. "Não há forma segura ou menos pior de tabagismo. Além da nicotina, que todos sabemos que causa câncer, os dispositivos eletrônicos liberam uma série de substâncias tóxicas", alerta o Ministério da Saúde.



Influenciador 'Luva de Pedreiro' anuncia fim da carreira e apaga vídeos da rede social

Foto: Divulgação

A carreira de influenciador digital de Iran Ferreira, mais conhecido como 'Luva de Pedreiro', aparentemente chegou ao fim. A informação foi revelada pelo próprio jovem baiano na terça-feira (13), em um vídeo no Instagram que pegou seus milhões de seguidores de surpresa. "Fala minha tropa. Todo mundo está pensando que fui hackeado, mas não fui hackeado. Eu que apaguei os vídeos mesmo e parei. Vou viver minha vida normal e sossegado daquele jeito. A equipe que estou é a melhor do mundo. É tudo gente boa e faz parte da minha família, mas essa foi uma decisão minha", disse o influencer na gravação. Na postagem, a única agora disponível em seu perfil no Instagram, ele afirmou ainda que vai cumprir os contratos já assinados com as marcas que o patrocinam. E logo após o fim destes acordos, Luva não quer fazer mais nenhum vídeo, pois pretende voltar à "vida normal" de antes da fama. Esta não é a primeira vez que Luva de Pedreiro dá uma pausa na carreira. Pouco tempo depois da publicação, o ex-jogador de futsal Falcão, atual empresário de Luva de Pedreiro, se pronunciou, apoiando a decisão do seu agenciado. “Amigo, descanse! Viva sua vida como você decidir. Estamos aqui sempre para te apoiar. Não esqueça que você faz muita gente feliz”, declarou, em comunicado.



Setor de serviços cresce 1,1% em julho, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O volume de serviços no país registrou crescimento de 1,1% em julho, na comparação com o resultado de junho deste ano. Essa é a terceira alta consecutiva do indicador, que hoje está 8,9% acima do patamar de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia de Covid-19. As informações são da Agência Brasil. No entanto, o setor ainda está 1,8% abaixo de seu patamar recorde, atingido em novembro de 2014. O resultado do setor indica altas de 6,3% na comparação com julho do ano passado, 8,5% no acumulado do ano e de 9,6% no acumulado de 12 meses. Os dados foram divulgados na terça (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Organização especializada em falsificação de documentos é alvo de operação na Bahia

Foto: Divulgação l PF

Uma organização criminosa especializada em falsificação de documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identidade (RG) e de fraudes no Auxílio Brasil, FGTS e Auxílio Emergencial, é alvo da Operação Simulatum, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (14). Mais de 50 policiais, com a participação do Grupo de Pronta Intervenção-GPI da SR/BA, cumprem dois mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão, na Bahia e em Pernambuco. De acordo com a PF, as investigações iniciaram a partir de uma série de prisões em flagrantes de pessoas usadas pelo grupo criminoso a fim de realizarem saques de benefícios em nome de terceiros com documentos falsos, bem como o uso destes em face de órgãos federais, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal. Segundo a apuração, com as fraudes relacionadas à comercialização de CNH, estima-se que os suspeitos causaram cerca de R$ 5 milhões, já em relação às fraudes nos benefícios assistenciais, o prejuízo calculado é de aproximadamente R$ 2 milhões. 



Brumado: Veículo é tomado de assalto próximo a Vila Presidente Vargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No fim da tarde desta terça-feira (13) por volta das 18h40, um veículo Honda Civic LXS, de placa JSE1F17, do município de Caculé (BA), foi tomado de assalto na BR-030, próximo Vila Presidente Vargas, em Brumado. Segundo informações, o condutor do veiculo passava pelos quebra-molas da via, quando foi surpreendido por quatro homens fortemente armados em um outro veículo preto. Em Boletim de Ocorrência, a vítima relatou que segui pela rodovia e o veículo que vinha logo atrás, se adiantou e fechou o seu carro. Em seguida, os homens desceram e anunciaram o assalto. Conforme a vítima, os criminosos seguiram sentido a Caetité. O condutor conseguiu chegar a pé até a Vila Presidente Vargas e acionou a Policia Militar. O B.O foi registrado na Delegacia de Brumado.



Eleições 2022: Aurino Rocha declara apoio aos candidatos de Fabrício Abrantes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esta semana, usando suas redes sociais, o oftalmologista Aurino Rocha (Podemos), declarou apoio aos candidatos aprovados por Fabrício Abrantes (União Brasil), em Brumado. Na última eleição municipal, o médico foi candidato a vice-prefeito na chapa com Fabrício. Já em 2022, Aurino também declara seu apoio ao Deputado Federal Zé Rocha e ao candidato a Deputado Estadual, Luciano Ribeiro. "O momento agora é de fortalecer nossa caminhada, elegendo os nossos candidatos a deputado estadual Luciano Ribeiro e Jose Rocha a deputado federal, além dos candidatos a governador ACM Neto e Caca Leão para senador”. O depoimento do médico também cria uma corrente para às eleições de 2024.