ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Bahia: Bebê morre e 3 ficam feridos em acidente entre carro e caminhonete na BA-120

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma bebê de 10 meses morreu e outras três pessoas ficaram feridas em um acidente entre uma caminhonete e um carro nesta quinta-feira (20), na BA-120, entre as cidades de Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe. Segundo a Polícia ao site G1, o motorista da caminhonete, que seguia de Feira de Santana, no sentido Coité, bateu de frente com o carro quando tentou fazer uma ultrapassagem. As três pessoas que estavam no carro de passeio são da mesma família: pai, mãe e filha. A bebê foi socorrida para um hospital particular de Coité, mas não resistiu. A mulher foi encaminhada para a mesma unidade e o estado de saúde é considerado grave. Já o pai da criança e o motorista da caminhonete foram socorridos para o Hospital Português de Conceição do Coité. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.



Ministério Público registra 11 casos de assédio eleitoral no estado da Bahia

Foto: Divulgação

Em 2022, onze casos de assédio eleitoral foram registrados no estado da Bahia pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-BA). Três destas denúncias foram realizadas no primeiro turno das eleições, e outras oito durante o período do segundo turno. É classificada como assédio eleitoral a prática criminosa de intimidação na tentativa de fazer com que alguém vote ou não em um determinado candidato ou adote forçosamente seu posicionamento político. Até esta quinta-feira (20), foram registrados no território nacional o total de 903 denúncias, de 750 empresas diferentes. Isso representa um aumento de 197 casos em menos de 24 horas. A pena configurada para a pessoa que realiza práticas deste tipó é de até seis meses de detenção, assim como o pagamento de multa.



Bolsonaro estará em Guanambi e Barreiras na próxima terça-feira (25)

Foto: Divulgação

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), fará visita aos municípios de Guanambi e Barreiras na próxima terça-feira (25). A previsão é que o chefe de Estado chegue ao aeroporto de Guanambi às 9h e depois seguirá para o oeste baiano. João Roma (PL) já havia confirmado a vinda de Bolsonaro a Bahia, porém não havia sinalizado quais municípios seriam visitados. De acordo com a assessoria do deputado, a programação de Bolsonaro em Guanambi e em Barreiras ainda não está fechada, mas a visita já está garantida. N



Em editorial, Jovem Pan diz estar 'sob censura'; Justiça Eleitoral nega

Foto: Reprodução

A Jovem Pan publicou um editorial na quarta-feira (19) a respeito da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para retirar do ar, de todas as plataformas da TV, peças publicitárias de campanha eleitoral, feita por adversários, com a temática “Lula mais votado em presídios” e “Lula defende o crime”. Segundo reportagem da CNN Brasil, na ação, os advogados pediram ainda o direito de resposta por comentários feitos por jornalistas da Jovem Pan. Por 4 votos a 3, os ministros decidiram que os jornalistas da emissora não podem falar sobre o assunto, sob pena de multa diária para o canal e para os jornalistas de R$ 25 mil. Segundo a decisão do TSE, o direito de resposta à campanha de Lula nos canais da Jovem Pan precisa ser dado em até dois dias “mediante emprego de mesmo impulsionamento de conteúdo eventualmente contratado, em mesmo veículo, espaço, local, horário, página eletrônica, tamanho, caracteres e outros elementos de realce utilizados na ofensa.” E acrescenta que "também não é verdade que o trabalho executado pela emissora foi 'censurado". Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, o TSE atendeu um pedido feito pela Coligação Brasil da Esperança, que solicitou direito de respostas por falas de apresentadores da Jovem Pan sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Tribunal determinou que os comentaristas da rádio não mais fizessem manifestações referentes à situação jurídica do político.

Veja abaixo o editorial da Joven Pan.

“Jovem Pan sob censura

Tribunal Superior Eleitoral determinou que alguns fatos não sejam tratados pelo grupo de comunicação e seus profissionais, seja de modo informativo ou crítico. 

A Jovem Pan, com 80 anos de história na vida e no jornalismo brasileiro, sempre se pautou em defesa das liberdades de expressão e de imprensa, promovendo o livre debate de ideias entre seus contratados e convidados em todos os programas da emissora no rádio, na TV e em suas plataformas da internet. Os princípios básicos do Estado Democrático de Direito sempre nos nortearam na nossa luta e na contribuição, como veículo de comunicação, para a construção e a manutenção da sagrada democracia brasileira, sobre a qual não tergiversamos, não abrimos mão e nos manteremos na pronta defesa — incluindo a obediência às decisões das cortes de Justiça. O que causa espanto, preocupação e é motivo de grande indignação é que justamente aqueles que deveriam ser um dos pilares mais sólidos da defesa da democracia estão hoje atuando para enfraquece-la e fazem isso por meio da relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão, promovendo o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões, como enfatizou a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao arrepio do princípio democrático de liberdade de imprensa, da previsão expressa na Constituição de impossibilidade de censura e da livre atividade de imprensa, bem como da decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADPF 130, que, igualmente proíbe qualquer forma de censura e obstáculo para a atividade jornalística, determinou que alguns fatos não sejam tratados pela Jovem Pan e seus profissionais, seja de modo informativo ou crítico. Não há outra forma de encarar a questão: a Jovem Pan está, desde a segunda-feira, 17, sob censura instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral. Não podemos, em nossa programação — no rádio, na TV e nas plataformas digitais —, falar sobre os fatos envolvendo a condenação do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva. Não importa o contexto, a determinação do Tribunal é para que esses assuntos não sejam tratados na programação jornalística da emissora. Censura.

É preciso lembrar que a atuação do TSE afeta não só a Jovem Pan e seus profissionais, mas todos os veículos de imprensa, em qualquer meio, que estão intimidados. Justo agora, no momento em que a imprensa livre é mais necessária do que nunca. Enquanto as ameaças às liberdades de expressão e de imprensa estão se concretizando como forma de tolher as nossas liberdades como cidadãos deste país, reforçamos e enfatizamos nosso compromisso inalienável com o Brasil. Acreditamos no Judiciário e nos demais Poderes da República e nos termos da Constituição Federal de 1988, a constituição cidadã, defendemos os princípios democráticos da liberdade de expressão e de imprensa e fazemos o mais veemente repúdio à censura.”

CONTINUE LENDO


Empresário suspeito de orientar funcionárias a colocar celular no sutiã para filmar voto diz que áudio era uma 'brincadeira'

Foto: Reprodução l Vídeo

O empresário do Oeste da Bahia Adelar Eloi Lutz, que orientou funcionárias a colocarem “o celular no sutiã” para filmar o voto na urna eletrônica e comprovar, posteriormente, que votaram conforme sua imposição (veja aqui), disse, na quarta-feira (19), que o áudio se tratava de uma "brincadeira". O caso de suposto assédio eleitoral é apurado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Na tarde de quarta-feira (19), ele publicou um vídeo em uma rede social explicando o ocorrido. "Mandei esse coisa [áudio] para várias pessoas, mas não sei como foi para em outros lugares. Jamais ia fazer isso [demitir alguém]", afirmou. Ainda no vídeo, o empresário disse que alguns de seus funcionários têm familiares que apoiam o candidato à presidência do partido oposto ao que ele vota. "Eu tenho gente que está trabalhando aqui que a família toda é PT, eu botei para fora? Eu não, só disse que tem que analisar e tal, mas não por isso, não tem pressão nenhuma", disse. O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que a circulação de áudios em redes sociais nos quais ele confessa uma série de atos ilegais envolvendo a coerção de trabalhadores a votar em determinado candidato à Presidência foi identificada pelo órgão. Afirmou também que expediu recomendação para que o empresário imediatamente se abstenha de manter ou reiterar as práticas ilegais. 



Brumado: Moradores da Vila Presidente Vargas e outras regiões estão sem água há quase dez dias

Reservatórios vazio - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A falta de água continua sendo um transtorno sem solução para os moradores da Vila Presidente Vargas, comunidades do Jacaré, Cachoeira, Queimada Grande, no município de Brumado, Sudoeste da Bahia. Na Vila, os moradores relatam que estão sem abastecimento há quase dez dias. Eles reclamam que não foram avisados sobre a falta de água e ainda não sabem quando o fornecimento será normalizado. "Tenho um filho de 1 ano e minha esposa está grávida de mais um bebê, a situação aqui em casa é lamentável. Já não temos mais água para o consumo, para cozinhar e até limpar a casa. Aqui chegou a cair cerca de 50 litros de água, isso porque eu moro aqui na parte mais baixa da Vila, agora imagina os moradores da parte mais alta", lamenta Erlan ao site 97NEWS. Por causa do problema, os moradores estão com dificuldades de fazerem atividades básicas do dia a dia, como fazer comida, limpar a casa e tomar banho. Eles estão tendo que buscar água na casa de familiares em outras localidades. "Minha dificuldade é enorme, moro aqui na comunidade de Queimada Grande e estou sem aguá ha vários dias, o como sou deficiente visual, minha dificuldade é ainda maior. Por favor nos ajude", implora uma moradora da comunidade. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ainda não se manifestou sobre a falha no abastecimento da região.



Vanderlan, lateral do Palmeiras, é mais um confirmado no Futebol Solidário 2022

Foto: Divulgação

O lateral esquerdo do Palmeiras também será uma das atrações do Futebol Solidário desse ano. Multi campeão na base do time paulista, campeão paulista em 2022 e integrante do elenco que lidera o campeonato, Vanderlan estará no Estádio Gilbertão no dia 26 de novembro. O Futebol Solidário é uma ação social que prevê arrecadar alimentos que serão doados a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A entrada no estádio será com 01 kg de alimento não perecível. Participe! O apoio é do site 97NEWS.



Brumado: Criminosos furtam fios de energia do Cemitério Jardim Santa Inês

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 5 km de fios foram furtados do Cemitério Jardim Santa Inês, localizado às margens da BA-148, em Brumado. Segundo a prefeitura municipal, a administração já registrou uma ocorrência na delegacia a fim de que as investigações localizem os bandidos. O furto aconteceu na última terça-feira (18). Em nota, a gestão municipal também pediu a população, bem como às casas comerciais que não compram esse tipo de material. "Quem souber de qualquer pista ou paradeiro dos objetos furtados entre em contato com a polícia". Vale lembrar que o crime de roubo ou furto de fios de telecomunicações e energia elétrica prevê pena de reclusão e multa.



Mega-Sena pode pagar R$ 85 milhões nesta quinta-feira (20)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O concurso 2.531 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 85 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta quinta-feira (20), em São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada também pela internet até 19h. No sorteio de terça-feira (18), a Mega-Sena não teve apostas vencedoras. Serão três sorteios da Mega esta semana: além da terça, tem sorteio hoje (20) e no sábado (22).



Brumado: Homem de 52 anos é preso por tentativa de homicídio no bairro do Mercado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (19), por tentativa de homicídio. De acordo com a 34ª CIPM, o crime ocorreu por volta das 19h na Rua 2 de Julho, por motivos ainda desconhecidos. Segundo a PM, a vítima de 29 anos foi atingida com duas facadas, sendo uma no braço e outra na região da barriga. O acusado de 52 anos fugiu do local do crime, mas foi preso em seguida na sua residência. A vítima foi socorrido e passou por cirurgia no Hospital Municipal. Não há mais informações sobre o seu estado de saúde. Detido, o acusado foi encaminhado a Delegacia de Brumado e segue a disposição da justiça.

 



Presidente do Conseg de Brumado utiliza a tribuna livre e pede apoio dos parlamentares

Foto: Divulgação l CMB

Durante a sessão 35ª do ano de 2022 da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, que aconteceu na segunda-feira (17), após solicitação de uso da tribuna livre, o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Brumado, Irenaldo Muniz, falou sobre os trabalhos desempenhados à frente da entidade. Na oportunidade, solicitou apoio dos parlamentares para transformação da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Batalhão Regional, apresentada pelo órgão ao Comando Geral da PM na Bahia. Além disso, Irenaldo também defendeu a instalação de uma Vara de Execuções Penais no município, pois não adiantaria o presídio passar a funcionar sem a existência prévia dessa vara. “Estará atendendo não só Brumado, mas 14 cidades”, afirmou. Junto ao batalhão, já foi dado o primeiro passo. O presidente do COnseg esteve em reunião com comandante da Policia Militar da Bahia, na última quinta-feira (13) que recebeu os documentos e o pontapé inicial foi dado. Os edis se dispuseram a estreitar esse laço com a entidade apolítica, com objetivo de colaborar com a implementação desse pedido na cidade, participando das reuniões da entidade. 



Quase 66 mil homens devem ter câncer de próstata no Brasil em 2022

Foto: Reprodução

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 casos de câncer de próstata no Brasil em 2022. Seguindo a tendência nacional, as estatísticas locais também apresentam números. De acordo com o Inca, a estimativa é que 6.130 homens devem ter câncer de próstata na Bahia em 2022. O câncer de próstata é o segundo com maior incidência no Brasil. O homem não tem muito o hábito de realizar os seus exames de check up com frequência, então o Novembro Azul também tem esse cunho de levar a prevenção para eles, que costumam não ter o olhar voltado para saúde da mesma maneira que as mulheres. Anualmente, ao longo do mês, as ações orientam a população sobre a necessidade de homens acima de 45 anos deixarem o preconceito de lado e fazerem os exames de toque retal e dosagem de PSA no sangue. O controle ainda é a ferramenta mais eficiente no combate ao câncer de próstata.



Incêndio destrói cerca de três hectares de vegetação em Guanambi

Foto: Reprodução l Vídeo

Um incêndio destruiu três hectares de vegetação, próximo a barragem de Ceraíma, no município de Guanambi. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo, que começou na noite de terça-feira (18), demorou cerca três horas para ser controlado. Na quarta-feira (19), foi possível ver os estragos provocados pelas chamas. No local, placas foram consumidas pelo fogo, além de uma longa extensão de vegetação completamente queimada. Ainda não há detalhes do que pode ter causado as chamas, mas informações iniciais é de que a ação pode ter sido criminosa. Para apagar as chamas, foram utilizados viaturas, equipamento e ajuda da comunidade local. Os animais que viviam na região foram retirados com urgência. 



Nos pênaltis Flamengo derrota Corinthians e é campeão da Copa do Brasil

Foto: Reprodução

Depois de o primeiro jogo da final terminar em 0x0, o Flamengo derrotou o Corinthians e aumentou sua galeria de títulos ao vencer a Copa do Brasil de 2022.  Antes disso, no tempo regular da partida, na noite desta quarta-feira (19) no Maracanã, os times tinham empatado em 1x1. Na disputa direta, o time carioca ganhou do Corinthians por 6x5. Com o resultado, o rubro-negro carioca se torna tetracampeonato na competição, igualando a marca do Palmeiras e ficando atrás apenas de Cruzeiro (6) e Grêmio (5). Nos pênaltis, Filipe Luís parou em Cássio na primeira cobrança dos cariocas, mas Fagner acertou o travessão na quarta dos paulistas. O campeão saiu na série de alternadas, depois que Mateus Vital isolou e Rodinei converteu.



Advogada Fernanda Falcão foi a entrevistada do Tema Livre Podcast desta semana

Foto: Divulgação

Dra. Fernanda Falcão é advogada criminalista e atua na cidade de Brumado e região. No bate papo ela contou um pouco sobre a sua história e seu interesse pelo direito, em especial pelo direito penal. Narrou sobre as dificuldades encontradas nesta área de atuação pela profissional mulher, mencionando episódios que marcaram em sua trajetória. Fernanda reputa o estágio na delegacia de policia (20ª Corpin) como algo que fez muita diferença na sua escolha profissional e no aprendizado para seguir nesta área de atuação profissional. Apesar de jovem a advogada já tem muitas e boas histórias para contar e você pode acompanha-las no Tema Livre Podcast que vai ao ar toda quarta-feira às 19h. Não esquece de se inscrever no canal e compartilhar bastante. Veja a entrevista abaixo:



Globo volta atrás e renova contrato com Galvão Bueno

Foto: Reprodução l TV Globo

Depois de ter anunciado que encerraria a carreira depois da Copa do Mundo do Catar, em 2022, o narrador esportivo Galvão Bueno e a Globo voltaram atrás na decisão de aposentadoria. O contrato de Galvão foi renovado por mais dois anos. De acordo com informações do site Notícias da TV, o narrador de 72 anos não vai mais deixar a empresa carioca, o que resultou em uma incógnita se ainda terá uma equipe inédita durante a cobertura da copa. Apesar da renovação, Galvão recebeu o aval para fazer outros trabalhos no streaming e em outros locais. Ainda segundo a publicação, Galvão também estará na equipe de cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Além disso, a voz do apresentador vai aparecer nos produtos e chamadas institucionais do Esporte da Globo para a divulgação de campeonatos brasileiros e internacionais. Apenas as narrações estarão sendo encerradas após a Copa do Mundo.



Guajeru: PM apreende homem acusado de fazer ameaças de atentado contra escolas do município

Foto: Divulgação

Policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), lotados em Guajeru, detiveram um homem de 30 anos acusado de fazer ameaças de atentado contra escolas do município. As informações acerca do suposto atentado teriam sido compartilhadas em grupos de Whatsapp. Em contato com as unidades de ensino da cidade, os policiais foram informados de que, temendo pela segurança dos alunos, vários responsáveis retiraram os filhos das escolas. Após a denúncia, o suspeito foi localizado e detido. Segundo a polícia, o homem sofre com transtorno psicológicos e se apresentou bastante violento. Ele negou as acusações, mas foi conduzido à delegacia de Rio do Antônio para adoção das medidas cabíveis. O fato foi registrado na terça-feira (18).



Empresário da Bahia pede que funcionárias coloquem 'celular no sutiã' para filmar voto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um empresário do setor do agronegócio confessou ter orientado funcionárias, no Oeste da Bahia, a colocarem “o celular no sutiã” para filmar o voto na urna eletrônica. A declaração em áudio foi divulgada nas redes sociais. "Se vira, entrem com o celular no sutiã, que seja, vai filmar, se não, rua", disse o empresário no áudio. Neste momento, ele se referia à prova imposta aos funcionários para que comprovassem o voto no candidato da preferência do patrão. O suspeito ainda revela que demitiu duas funcionárias que não cumpriram a ordem no primeiro turno das eleições. Segundo ele, elas voltaram atrás e garantiram que filmarão o voto no segundo turno. "Duas [funcionárias] não queriam e estão para fora, hoje já estão falando ‘eu vou votar no Bolsonaro agora’. Então vota, primeiro prova que nós contratamos de novo”, declarou. O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que apura o caso de suposto assédio eleitoral.



Ministro da Defesa se compromete a enviar relatório de fiscalização de urnas ao TSE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O relatório feito pelas Forças Armadas após fiscalização das urnas durante a realização do primeiro turno das eleições, no último dia 2, deve ser enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em breve. O compromisso foi assumido pelo  ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. As informações são da Folha de São Paulo. Nogueira se reuniu no início da noite desta terça-feira (18), em um encontro fora da agenda,   com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, para tratar do assunto. Os relatórios que serão encaminhados terão informações sobre a checagem dos boletins de urna e o teste de integridade.



Filho de ex-prefeito de Itabuna que disse 'morra quem morrer' na pandemia é preso por tortura e homicídio

Foto: Reprodução l TV Bahia

Markson Monteiro de Oliveira, filho do ex-prefeito de Itabuna, no sul da Bahia, foi preso na terça-feira (18), acusado de torturar e matar um vaqueiro em Floresta Azul. Ele já havia sido preso em outubro de 2020, mas acabou sendo liberado pela Justiça. Desde então, ele respondia em liberdade. O crime aconteceu em dezembro de 2006, quando Alexandro Honorato foi morto por Markson. As investigações do caso terminaram em janeiro de 2007. Na época, Markson Oliveira foi indiciado pelos crimes de tortura, cárcere privado, homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Segundo a polícia, Markson, também conhecido como Marcos, foi encontrado em um condomínio de Aracaju, em Sergipe. Ele será transferido para um presídio em Salvador. Markson é filho do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que, ao anunciar a reabertura do comércio durante a pandemia causou polêmica ao disparar a frase: "morra quem morrer". Gomes morreu em julho deste ano, após uma crise hepática.