ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista


Brumadense que estava 9 anos atuando na região assume como delegado titular da 20ª Coorpin

Dr. Leonardo Souza Soares já assumiu o posto de novo delegado titular da 20ª Coorpin (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Com a saída do delegado titular de Dr. Romilson Dourado que foi transferido para o município de Palmas de Monte Alto, o cargo ficou em aberto, mas, nesta semana foi nomeado o novo titular da 20ª Coorpin, o Dr. Leonardo Souza Soares, que já assumiu o posto. A reportagem do 97NEWS falou com o delegado, que é brumadense, mas estava há 9 anos trabalhando em várias cidades da região como Guajeru, Tanhaçu, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa. “É uma honra poder estar de volta para a minha cidade, após longos anos de atuação em várias cidades da região”, expressou Soares. Ele falou do planejamento que será adotado em sua gestão citando que “hoje sabemos que os crimes contra o patrimônio dominam o cenário criminoso da cidade, então, diante disso, temos que ter um foco em ações que visem o combate específico a esse tipo de delito e é esse trabalho que estaremos dinamizando a partir de agora”. Sobre o crescimento dos assaltos no meio rural, ele destacou que “realmente os assaltos na zona rural aumentaram de forma assustadora, mas também estaremos adotando novas estratégias de combate para que esse tipo de delito diminua”. E finalizou declarando que “vamos buscar a retomada da tranquilidade de outrora, onde as pessoas possam voltar a sentar na porta de suas casas tranquilas. Brumado ainda é uma cidade com índices baixos de violência, já que os crimes contra a vida tiveram uma grande redução, fruto do bom trabalho desenvolvido pela Polícia, que prendeu nos últimos anos os que praticavam os homicídios na cidade. Estaremos aqui para fazer o melhor e atender os anseios da população. Estamos otimistas quando ao aumento do efetivo, o que irá contribuir de forma decisiva para um combate mais eficaz à criminalidade”. 



Ao invés de estudarem, alunas do Polivalente partem para a briga; assista

Cena comum nos colégios e escolas da cidade, cada vez mais os adolescentes usam a “ignorância” para zerar as diferenças (Foto: Reprodução)

Está bombando no Whatsapp, e nas redes sociais, a briga entre duas estudantes, aparentemente do Colégio Polivalente, em Vitória da Conquista, brigando nas imediações da escola. As cenas foram gravadas na manhã desta quinta-feira (1). E os vídeos continuam chegando. Uma das garotas ficou seriamente ferida no rosto, onde se vê (ao lado) muito sangue. Com estas cenas, fica o alerta aos pais para redobrarem o cuidado com os filhos. Instituições de ensino cada vez mais estão tendo seu objetivo principal deixado de lado, se tornando meros pontos sociais de encontro para estes adolescentes, onde as mais diversas situações podem acontecer. Neste caso, uma rixa começou dentro do colégio e, fora dele, se transformou em agressão física. Não temos informações se a polícia foi chamada.



‘A Vigilância Sanitária quer acabar com uma tradição familiar de 150 anos’, declara idosa de 73 anos

Dona Eunice e seu filho com as aves que criam em seu quintal (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Apesar dos novos tempos não comportar mais uma velha tradição dos sertanejos em que criar aves e animais da fauna silvestre nas residências, existem os que resistem e teimam em continuar esse costume. O 97NEWS registrou nesta quinta-feira (01) uma dessas histórias que retrata a tristeza da dona de casa Eunice Rocha Coqueiro e de seu filho Silvano Coqueiro, que moram no Bairro São Félix, os quais criam em seu quintal 12 aves, sendo 3 marrecos, 2 patos e 7 galinhas. Indignados contra a notificação da Vigilância Sanitária Municipal, que, após uma denúncia de vizinhos, foi ao local e deu uma notificação exigindo que no máximo em 30 dias as aves sejam retiradas do local, eles declararam de forma acintosa que “estão querendo acabar com uma tradição de mais de 150 anos de nossa família. Isso é uma injustiça, enquanto vemos tantos animais soltos nas ruas, eles vêm aqui e nos fazem uma ameaça dessas” e subindo ainda mais o tom declararam que “só Deus fará a gente tirar essas aves de nosso quintal, que está devidamente murado e em condições boas, sem prejudicar a vida de ninguém”. A idosa, muito emocionada fez questão de destacar que “primeiramente mentiram dizendo que a gente criava cabritos e gansos, porque fizeram uma coisa dessas. Essas aves são a alegria da minha vida, querem tirar parte de mim, pois elas são minha companhia e o meu prazer de viver”. 



Brumado: Caos no Hospital Municipal Magalhães Neto preocupa população; ouça revolta da população

A situação desértica do hospital comprova o caos no atendimento (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação dos últimos meses do HMPMN – Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que era considerada uma “bomba relógio”, acabou “explodindo” nesta quinta-feira (01) com a total paralisação dos médicos que prestam serviço na unidade. Por meio de um manifesto que circulou nas redes sociais, os médicos declararam que só iriam atender os casos de extrema urgência, já que não estariam recebendo os vencimentos por parte da administração municipal. O movimento que para muitos teve a única intenção de tumultuar a visita dos técnicos do MEC, que estão no município justamente para analisar as condições da logística na área de saúde para que o município possa receber um Curso de Medicina, acabou ganhando grandes proporções, já que a grande prejudicada desta queda de braços é a população, que ficou sem atendimento desde as primeiras horas da manhã. Especulações à parte, o que se viu hoje no HMPMN foi um quadro desolador, de pessoas voltando para a casa revoltadas, sem poder ser atendidas. A equipe do 97NEWS esteve na unidade e ouviu alguns pacientes que não escondiam a sua revolta e indignação com a situação. O caso que mais chamou a atenção foi de um casal, onde a mulher está com uma gestação de 2 meses, mas o feto acabou morrendo e era necessário fazer a curetagem, mas o procedimento não foi realizado, pois os médicos se recusaram a fazer o atendimento, dizendo não ser um caso de urgência. Confira abaixo os depoimentos dados ao repórter Marcos Paulo:  



Pagamento de FGTS para domésticos é obrigatório a partir de hoje (01)

(Foto: Reprodução)

O Fundo de Garantia do Tempo Serviço (FGTS) para os empregados domésticos passa a ser obrigatório a partir de hoje (1º). O recolhimento do FGTS, uma novidade para a categoria, está na Lei Complementar nº 150 que regulamentou a Emenda Constitucional 72 – resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas. Com as mudanças, estabeleceu-se a igualdade de direitos e os trabalhadores domésticos passaram a contar com hora extra, seguro-desemprego, adicional noturno e a indenização em caso de demissão sem justa causa, entre outros. Hoje, estará disponível no portal www.esocial.gov.br, o Módulo Simplificado, onde o empregador terá que se cadastrar e cadastrar o trabalhador doméstico. Para evitar problemas na hora da inclusão dos dados, a Receita recomenda que o empregador acesse o módulo Consulta Qualificação Cadastral no portal. Outra novidade é o Simples Doméstico, mas que só será liberado a partir do dia 26 no site do eSocial . O sistema permitirá, mediante uma guia única, o recolhimento dos benefícios. De acordo com a lei, os patrões terão que recolher de 8% a 11% de contribuição previdenciária, de responsabilidade do empregado dependendo do salário, 8% de contribuição patronal previdenciária para a seguridade social, a cargo do empregador, 0,8% de contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, 8% de recolhimento para o FGTS e 3,2% para o fundo de demissão por justa causa. O Fisco informou que o sistema não limitará o número de pessoas incluídas pelo empregador doméstico na guia. A utilização do módulo para geração de guia única será apenas referente à competência de outubro. O pagamento deverá ser antecipado e pago no dia 6 de novembro, já que, embora o Simples Doméstico deva ser pago até o dia 7 de cada mês, a data cairá em um sábado, explicou a Receita. 



Prefeitura e sindicatos ainda não batem o martelo na questão da negociação salarial 2015

As manifestações sindicais se estenderam até o começo da noite desta quarta-feira (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A negociação salarial 2015 acabou se tornando uma novela que vem ganhou contornos “mexicanos”, já que além de se arrastar muito mais do que o previsto, acabou gerando uma expectativa dramática nos professores e servidores públicos municipais de Brumado, que chegaram até a contar com a possibilidade do “reajuste zero”, já que com o agravamento da crise econômica nacional, governos e municípios vêm cortando na carne os gastos, visando o cumprimento da LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém nesta quarta-feira (30) parecia que o capítulo final iria ser exibido, com uma reunião entre os representantes do Sindsemb e APLB, tendo sobre ela uma forte pressão da categoria, que primeiramente lotou as dependências da Câmara Municipal de Vereadores, numa audiência pública em que estava presente o prefeito municipal e o secretário da fazenda, mas, depois de uma exaustiva mesa de negociações o martelo ainda não foi batido. A equipe de reportagem do 97NEWS acompanhou todo o processo durante essa quarta-feira e, no final do dia, falou com o presidente do SindSemb e com a diretora da APLB, Edilson Costa e Vanusia Lôbo respectivamente, os quais, apesar de não terem conquistado o objetivo disseram estar otimistas, pois durante a negociação, os técnicos dos sindicatos comprovaram, por meio de planilhas, que a renegociação poderá ser de 13% para os professores e 10% para os servidores, sem que haja comprometimento com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda segundo eles a decisão só não foi tomada porque não existia no momento técnicos da administração municipal para fazer o confronto dos dados, o que deverá acontecer nos próximos dias. 



Com o objetivo de reduzir acidentes, SMMT instala rotatória na Praça dos Trabalhadores

A rotatória deverá ter um efeito muito positivo para o trânsito da região do Bairro do Tanque e Jardim Brasil (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

O mapeamento dos principais pontos de acidentes e “nós viários” da cidade de Brumado vem sendo feito com muita intensidade pelo SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito – que irá, a partir de agora, instalar rotatórias na maioria das praças públicas, objetivando a redução de acidentes e também a fluidez do trânsito. A primeira atividade nesse sentido está acontecendo na Praça dos Trabalhadores, no Bairro do Tanque, onde já está em fase final de instalação a rotatória. O local era palco de acidentes, muitos deles provocados pela dúvida dos motoristas em saber qual era o sentido da via, se era mão dupla ou única. Agora, com a implantação da rotatória o fluxo ficou bem demarcado e, com isso, os acidentes devem ter uma redução significativa a partir de agora. 



Paulistas que vivem uma relação a três compartilham rotina em página no Facebook

(Foto: Reprodução Facebook)

Os paulistas Angélica, Paulinha e Klinger estão num relacionamento. Eles são um trio, ou melhor, um "trisal". Para compartilhar informações sobre esse relacionamento inusitado, eles criaram um perfil no Facebook, onde descrevem como é a rotina dessa diferente relação.A página já possui mais de sete mil seguidores em apenas oito meses de criação. É nela onde eles dividem suas experiências que vão desde saídas para jantar, até fotos com a sogra. Com essa página, o "trisal" pretende acabar com o preconceito que as pessoas sentem quando se trata desse tipo de relacionamento. Além disso, eles querem ajudar outras pessoas que se identificam com essa configuração. Mas nem todos são a favor desse tipo de relação e o trio tem que lidar sempre com a rejeição também. A página costuma receber alguns comentários agressivo dizendo, entre outras coisas, que Kingler estaria "impondo" o relacionamento a três à sua primeira mulher. O paulista esclarece que Angélica entrou no relacionamento quando Paula, com quem ele já tinha um relacionamento há oito anos, se descobriu bissexual e desejou incluir mais uma mulher na relação.Segundo Kingler, se a vontade de Paula fosse de acrescentar um homem, ele também não teria problemas com isso, desde que "continuassem felizes como são hoje". Entretanto, Kingler afirma que caso isso acontecesse, não se relacionaria sexualmente com o homem, pois é heterossexual. Apesar dos comentários negativos na página, os positivos são maioria. Eles se sentem satisfeitos por saberem que outras pessoas se identificam com a forma que eles vivem. "Nossa é muito maravilhoso saber que conseguimos passar a nossa real felicidade", respondem eles à mensagem de um seguidor.



Funcionária manda foto pelada para o chefe por engano através do Snapchat

(Foto: Reprodução Daily Mail)

Uma funcionária enviaria fotos dela pelada para um colega de trabalho através do Snapchat. Mas, por engano, ela errou o destinatário e o "nude" acabou chegando para o chefe, que não gostou nada do erro. De acordo com o Daily Mail, na foto enviada ao chefe, a mulher estava levantando a blusa para mostrar o seio. "Olha só o que você está perdendo no final semana". Irritado, o chefe mandou a resposta: "Você tem certeza de que queria mandar pra mim mesmo?" Ele foi ainda mais específico numa outra mensagem, escrita à mão: "Oi, você provavelmente não queria mandar isso pra mim. Mas, por favor, seja mais cuidadosa da próxima vez. Afinal, eu sou seu CHEFE". Ele grafou a palavra CHEFE em letras maiúscula para enfatizar o recado. (R7)



Brumado: Servidores e professores pressionam o Executivo na questão da renegociação salarial

Servidores e professores se reuniram na porta da prefeitura esperando o fim da reunião para saber os rumos a serem tomados (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Mas uma vez a famigerada crise pode ser a substância que poderá impedir que os servidores e professores municipais de Brumado venham a ter os seus anseios de uma renegociação salarial à altura de suas expectativas. Nesta luta Sindsemb e APLB se uniram e, desde às 8h conseguiram reunir um grande número de sindicalizados que, primeiramente lotaram as dependências da Audiência Pública para a apresentação do Relatório Orçamentário do IIº Quadrimestre do ano (fotos abaixo). Aproveitando a presença do prefeito municipal, eles iniciaram uma pressão psicológica sobre o chefe do executivo brumadense, que, neste momento, cerca de 17h, está reunindo com os líderes sindicais para buscar uma solução para impasse. A queda de braço se acentuou nos últimos dias e os servidores e professores se mostram mais irredutíveis quanto ao atendimento de suas solicitações que perfazem um reajuste de 10% para funcionalismo e 13% para os professores. Pelas informações de bastidores a Prefeitura Municipal deverá oferecer um índice bem menor (05% para os servidores e 07% para os professores) o que poderá disparar o gatilho de greve da categoria, que já assinalou essa possibilidade caso as negociações não sejam positivas. A decisão deverá sair hoje e, ao que tudo indica, poderá mesmo ser deflagrada uma greve, que iria atrapalhar sobremaneira a máquina pública e prejudicar cerca de 10 mil alunos da rede pública municipal, que deverão ficar sem aula. A reportagem do 97NEWS está acompanhando a reunião e assim que o resultado for divulgado estará divulgando em matéria posterior. 



Cupido97: Pedreiro, poeta e desempregado está em Brumado à procura do grande amor de sua vida

O pedreiro e poeta Marcos Victor veio de Ituaçu atrás de um grande amor em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A pauta do 97NEWS é ampla e, nesta abrangência alguns fatos inusitados e, porque não dizer bizarros, acabam figurando, sendo que alguns deles as vezes ganham uma repercussão inimaginável. Na tarde desta quarta-feira (30), mais um desses casos apareceu em nossa redação, aonde o pedreiro Marcos Victor dos Santos, de 43 anos, veio trazer o seu relato para ser veiculado posteriormente. Ele que exerce a função de pedreiro, mas que está desempregado atualmente é natural de Ituaçu e veio a Brumado atrás de um emprego e também de um grande amor, movido pela fama da beleza e dos encantos da mulher brumadense. Ele que também se diz poeta, diz que fica todas as tardes de domingo na praça de Barra da Estiva, mas até agora não foi correspondido, garante ter o coração só para uma mulher, a qual seria tratada por ele como uma rainha. “Mulherada brumadense chegou o homem que vocês estavam esperando, fiel e cheio de amor para dar”, garantiu o pedreiro poeta, que ainda disse que prefera as de pele de índia. Na oportunidade ele informou o seu número de contato (77) 9917-9109 e aproveitou para deixar um poema de sua autoria intitulado “Violenta Paixão”, o qual pode ser conferido abaixo:

Ao te ver a primeira vez eu senti algo profundo tocando dentro de mim,

Sabia que estava sendo dominado intensamente pela força do verdadeiro amor,

E o fogo dos ardentes desejos da paixão.

Sabia meu amor que foi ai que me faltou a doce e suficiente palavra,

Que talvez seja a chave para abrir o teu coração.

Agora fecha os teus olhos,

Reflita e voe nas asas da imaginação da arrebatadora paixão,

E deixa as minhas palavras de amor fluir e penetrar no mais fundo do seu ser.

Adormece suspirando, sonhando nas nuvens delirantes do esplendoroso paraíso da felicidade,

Eu e você, num bailar cósmico e deslumbrante,

Que fará que até os anjos tenha inveja de nós. 

Sei que tenho a chave que abre a fechadura do teu coração,

Mas, como um bom cavalheiro, quero ter a permissão de entrar. 



Esportistas brumadenses fazem coro pela urgente efetivação de um Calendário Esportivo

Os pronunciamentos feitos na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado nesta última segunda-feira (28) pelos vereadores Weliton Lopes e Alessandro Lôbo acabaram ecoando fortemente na classe esportiva local que se mostrou totalmente conectada à urgência em se adotar um Calendário Esportivo permanente para o município de Brumado. “Atualmente os eventos são organizados e realizados sem nenhum planejamento, o que acaba prejudicando a qualidade dos mesmos, além de mostrar um amadorismo muito grande, em atos ilusionistas, já que os esportistas imaginam que são ajudados e a Secretária de Esportes imagina que ajuda, mas a realidade não é bem essa”, expressou o vereador Weliton Lopes. As declarações foram rapidamente absorvidas pelos esportistas, os quais se uniram no clamor pela adoção de um Calendário Esportivo com urgência, para que os eventos do setor possam ter uma qualidade bem maior. Resta agora contar com o bom senso da Secretaria de Esportes em atender os clamores dos desportistas brumadenses. 



Fotos íntimas de Stênio Garcia e de sua mulher vazam na Internet

Internautas comentaram nudes e fizeram comparação com o 7x1 que o Brasil levou da Alemanha: 'Difícil superar' (Foto: Reprodução Internet)

A madrugada desta quarta-feira foi movimentada para os internautas e o nome do ator Stenio Garcia foi parar nos Trending Topics do Twitter. É que fotos íntimas dele e da mulher, a também atriz Marilene Saade, que é 36 anos mais nova, caíram na Internet. Nas imagens, fotografadas pela própria mulher, Stenio e Marilene aparecem fazendo pose de frente para o espelho. Alguns internautas chegaram a comparar as fotos de Stenio Garcia ao 7x1 do jogo da Alemanha e do Brasil na copa de 2014: "Difícil superar", dizia um dos tweets. Outros disseram que se arrependeram de ter clicado nas imagens. 



Brumado: Motorista de van é assaltado no começo da madrugada desta quarta-feira (30)

(Fotomontagem: 97NEWS)

Se andar pelas ruas de Brumado a partir das 19h já é um risco muito grande, imagina durante a madrugada. Essa é uma indagação que acabou tendo uma comprovação por volta das 01h40h da madrugada de hoje (30), onde um motorista de uma van, que estava voltando das suas atividades de trabalho, foi abordado, na Av. João Paulo I, por 3 elementos armados que estavam numa moto, os quais de capacete deram voz de assalto com armas na mão e levaram a bolsa contendo todos os documentos da vítima, além de dinheiro e cartões bancários. A Polícia investiga o caso para ver se também tem ligações com outros assaltos que estão acontecendo na cidade. 



Brumado: Motociclista fica ferido após colidir com van escolar na manhã desta quarta-feira (30)

O motociclista teve que ser removido às pressas para o HMPMN (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

O caótico trânsito de Brumado continua registrando um número constante de acidentes, muitos dos quais envolvendo motociclistas, que, na maioria das vezes são os que mais se ferem. Na manhã desta quarta-feira (30) a Av. Guilherme Dias foi palco de mais um acidente envolvendo um motociclista e uma van escolar. Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem do 97NEWS, o motociclista estava conduzindo uma moto Honda Fan e ia em direção ao seu trabalho na Feira quando foi atingido de forma violenta por uma van escolar que teria entrado na via sem dar sinal em uma velocidade acima do permitido. Ainda segundo informações o motorista da van se evadiu rapidamente e não prestou socorro ao motociclista que ficou estendido no chão, com ameaças de fratura nas pernas. Uma equipe do SAMU192 chegou logo ao local e encaminhou o motociclista para o Hospital Magalhães Neto onde ele recebeu os primeiros atendimentos médicos. A Polícia, que também chegou logo ao local, irá apurar as causas do acidente e se houve realmente a falta de socorro por parte do motorista da van. 



Mão no Bolso: Petrobras comunica novo aumento do preço da gasolina e do diesel

(Charge Ilustrativa)

A Petrobras decidiu reajustar em 6% o preço da gasolina e em 4% o preço do diesel nas refinarias. O aumento começou a vigorar desde a zero hora desta quarta-feira (30). O preço nas bombas é livre e costuma ser reajustado à medida que o combustível com preço novo chegue aos postos. Em geral, segundo o sindicato dos postos de combustíveis, o aumento de preço para o consumidor tem sido um pouco menor que o das refinarias. A decisão foi tomada pela companhia na noite desta terça diante dos problemas de caixa da empresa após a forte alta do dólar nos últimos dias. A estatal informou o aumento por meio de comunicado. O reajuste é uma sinalização ao mercado de que a empresa, hoje comandada por Aldemir Bendine, tem autonomia para definir sua política de preços dos combustíveis. "Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS", diz o comunicado da empresa. Integrantes do governo disseram à Folha que o próprio Palácio do Planalto considerou inevitável o reajuste em função das dificuldades financeiras da empresa, fortemente impactada pela disparada recente do dólar, o que ampliou os já elevados níveis de endividamento da companhia. Em 10 de setembro, a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota da Petrobras, tirando dela o selo de boa pagadora. *Informações da Folha.



Iramaia: Bando armado explode agência do Banco do Brasil e causa terror na cidade

A explosão destruiu a agência (Fotos: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

O município de Iramaia, localizado na Chapada Diamantina, foi alvo mais uma vez da ação de uma quadrilha do “novo cangaço” que invadiu a cidade no meio da madrugada e explodiu a agência do Banco do Brasil. Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, o bando chegou fortemente armado e usou do tradicional “modus operandi”, desligando a energia e os canais de comunicação. Também foi feita uma intimidação aos policiais locais, que não tinham muito o que fazer. A explosão foi forte e pode ser ouvida em toda a cidade, deixando os moradores aterrorizados. Os bandidos levaram uma quantia não revelada e depois abriram fuga por estradas vicinais da região. Os veículos utilizados foram abandonados no meio do caminho e a Polícia já iniciou a perseguição ao bando que possivelmente é o mesmo que tentou explodir um banco na cidade de Barra do Choça, localizada na região sudoeste. 



CIPE e PRF perseguem e prendem suspeitos de assalto a banco na BR-101; 2 morrem

(Foto: Reprodução)

Uma ação conjunta das Polícias Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF) nas proximidades de Feira de Santana, no Portal do Sertão, interceptou um grupo suspeito de roubo a banco e prendeu quatro integrantes na manhã desta terça-feira (29) após perseguição e acidentes que levaram dois homens à morte. A operação foi coordenada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-PM) Litoral Norte com o apoio da PRF e teve inicio na noite de segunda-feira (28) na cidade de Esplanada, no Litoral Norte e Agreste Baiano. De acordo com o Acorda Cidade, os 7 suspeitos furaram o bloqueio da PRF na BR-101, no distrito de Humildes, em dois veículos, trocaram tiros com a polícia e foram caçados por agentes das duas corporações até que o primeiro, um Fiat Siena, capotou nas proximidades da Fazenda Canaã e o outro, um Nissan Versa, se acidentou na chegada à São Gonçalo dos Campos, na mesma região. Parte da turma conseguiu fugir mas foi capturada em um matagal. Apenas um deles não foi encontrado pelos policiais. Segundo relatou o Sargento Lins, da CIPE, "um dos veículos foi utilizado para tentar assaltar uma agência da Caixa Econômica, em Muritiba, semana passada. Eles estavam retornando essa semana, para fazer uma explosão no Recôncavo, a gente ainda não sabe o local. Na abordagem, mandamos que o pessoal parasse e para nossa surpresa não parou e investiu contra as guarnições. Houve troca de tiros intensa. Nós acompanhamos esses veículos e eles acabaram capotando. Nós fizemos uma varredura no local e acabamos apreendendo as armas. Eles adentraram o mato e no decorrer da madrugada encontramos os que foram alvejados".



Brumado: Registrada mais uma vítima da ‘gatuna das quitandas’

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os riscos de ser assaltado ou furtado em Brumado já são grandes e, agora, até nas quitandas e supermercados não dá mais para se comprar em paz, pois surgiu agora no cenário criminoso da cidade a “gatuna das quitandas”, que vem fazendo várias vítimas nesses tipos de estabelecimentos espalhados pela cidade. No início da tarde desta terça-feira (29) mais uma mulher foi vítima da golpista, desta feita numa quitanda que fica localizada na Ladeira do Jurema, bem no centro da cidade. Segundo informações colhidas pela equipe do 97NEWS, a cliente, que era de Caculé, estava fazendo tranquilamente as suas compras e acabou se descuidando de sua bolsa, na qual continha todos os seus documentos e cerca de R$ 500,00. Foi neste exato momento da distração que a gatuna, que se passava por cliente, aproveitou a oportunidade e pegou a bolsa se evadindo rapidamente do local. Quando a cliente voltou perguntou “cadê minha bolsa?,cadê minha bolsa?”, caindo em si que tinha sido furtada. Fica o alerta, principalmente às donas de casa, que ao fazer suas compras nas quitandas e supermercados ou estabelecimentos do gênero, não se desgrude de suas bolsas ou carteiras, para não se tornarem novas vítimas da “gatuna das quitandas”. 



Com cirurgia marcada, jovem se interna no hospital e lá é informada do cancelamento do procedimento

(Foto: 97NEWS)

Um recente ditado popular da capital do minério que diz “que têm coisas que só acontecem em Brumado” teve mais um episódio na manhã desta terça-feira (29) com o relato da jovem Samara Alves Santos (23) ao apresentador do Jornal da Alternativa Iª Edição, Carlos “Kaká” Silva, onde ela, aos prantos citou que “estava há cerca de 1 ano procurando marcar minha cirurgia de vesícula, já que não estava podendo nem trabalhar. Agora que depois de muita luta tinha conseguido fui surpreendida por um notícia que me abalou e me deixou profundamente chocada, já que eu preciso desse procedimento”. Ela explicou que “ontem, dia 28, fui ao Hospital Magalhães Neto para ser internada e lá fui informada que todas as cirurgias tinham sido canceladas, sendo que a única explicação é que foi uma decisão do prefeito em reunião com o secretário municipal de Saúde”. Samara relatou também que “fui ao Dr. Erickson, que seria o médico que iria fazer a cirurgia e ele me confirmou o cancelamento. Em seguida fui à Central de Marcação, onde fui informada que somente a partir de fevereiro do ano que vem que a cirurgia poderia ser feita, o que me deixou ainda mais revoltada”. E terminou garantindo que “irei procurar o Ministério Público para fazer valer o meu direito que é garantido pelo SUS, porque pelo que estou vendo em Brumado, só irão atender os pacientes quando estes estiveram à beira da morte”.