ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia


Brumado na mira do ‘Novo Cangaço’

A grande quantidade de munição deixada pelo bando mostra o forte potencial bélico (Fotos: Divulgação Polícia Militar)

A ação ousada de um grupo fortemente armado que tentou assaltar a distribuidora de bebidas Itaipava deixou claro que Brumado está na mira do ‘Novo Cangaço’, nomenclatura que é dada às quadrilhas que vêm assaltando e explodindo cofres em todo o estado da Bahia. A possibilidade é plausível segundo várias autoridades ouvidas pelo 97NEWS, já que a ação dessa madrugada mostrou um grande poderio bélico do grupo, que contava com metralhadoras e fuzis, como também explosivos. Acredita-se que o cofre do escritório da distribuidora só não foi explodido devido à rápida chegada da Polícia que frustrou a ação. Então fica o alerta aos empresários da cidade, pois já teriam sido feitos sondagens por parte dos bandidos de várias empresas que poderiam ter pertences de valor em seus domínios. Outra possibilidade ventilada, a qual, para muitos é exagerada, é que uma agência bancária da cidade também poderia ser alvo da ação dessas quadrilhas especializadas. 



Brumado: Polícia frustra ação de bando armado na madrugada desta segunda-feira (14); objetivo era assaltar distribuidora de bebidas Itaipava

A sede da distribuidora foi invadida na madrugada desta segunda-feira (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A semana começou com a página policial agitada em Brumado, já que, por volta das 02h da madrugada desta segunda-feira (14), um bando fortemente armado conseguiu fazer um buraco no muro (foto abaixo) e entrar nas instalações da sede da distribuidora de bebidas Itapipava que fica localizada na Av. Lindolfo Azevedo Brito. A ação foi flagrada por um vigilante que, imediatamente, acionou a Polícia que logo ao chegar ao local foi recebida à bala pelos bandidos. Houve troca de tiros, mas os bandidos conseguiram fugir. Segundo informações preliminares dos próprios policiais o bando, na fuga, acabou deixando uma metralhadora dentro da distribuidora. A Polícia Técnica está se encaminhando para o local para fazer a perícia e, somente com as declarações oficiais da Polícia Civil que se poderá saber a dimensão do ato criminoso. Pela forma de agir, o bando não era de Brumado, já que, além do armamento pesado, eles agiram como uma quadrilha especializada de roubo a bancos. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Acidente com ônibus da Gontigo e motociclista no anel viário da BA-262 e BR-030

O motociclista estava consciente e foi levado pelo SAMU 192 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O anel viário no entroncamento das rodovias BA-262 e BR-030 vem registrando cada vez mais acidentes, o que mostra que o local merece ser mais sinalizado. Na noite deste domingo (13), por volta das 20h30m, um novo acidente ocorreu, desta vez, envolvendo um ônibus da Viação Gontijo e um motociclista que transitava pelo local. Segundo informações o motociclista, que é brumadense, mas não teve a identidade revelada. Ele estava conduzindo uma CG 150 e colidiu com a porta do ônibus. A equipe de socorristas do SAMU 192 chegou logo ao local e levou o motociclista para o HMPMN, o qual estava consciente e apresentava um quadro estável. 



Conquista: Morre aos 64 anos, Maria Emília Caminha de Castro, diretora da Rádio Clube

O sepultamento será no Cemitério Parques da Cidade às margens da estrada Conquista-Itambé, às 17 horas (Foto: Reprodução)

Faleceu às 0:05 da madrugada desta segunda-feira (14), a empresária e economista Maria Emília Caminha de Castro, aos 64 anos de idade. Ela lutava contra um câncer, e não se afastou do comando da Rádio Clube de Conquista, emissora que teve participação decisiva na sua fundação. Como comentarista de economia, temas políticos e históricos, possuía grande audiência na Agenda Livre do programa Ponto de Encontro – apresentado por Sindy Santos às 9 horas da manhã. O seu trabalho como economista teve forte influência no município. Maria Emília foi secretária municipal de Finanças de Vitória da Conquista nos governo Raul Ferraz; diretora financeira da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc); diretora financeira da Uesb, durante a gestão da Reitora Valquíria Albuquerque; e coordenadora do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativa (Surte). O corpo será velado no Salão da Pax Nacional – ao lado da Capela do Hospital São Vicente. O sepultamento será no Cemitério Parques da Cidade às margens da estrada Conquista-Itambé, às 17 horas.



Conquista: Acredite, o 'estuprador fedorento' escapa mais uma vez da prisão, no Disep

Marcos Suel Teixeira Brito quebrou a algema, entortou uma das grades e conseguiu fugir, segundo delegado. Equipes realizam buscas na cidade (Foto: Reprodução)

Horas após ser recapturado pelo Polícia Civil, no bairro Pedrinhas, Marcos Suel Teixeira Brito, 34 anos, o “estuprador fedorento”, conseguiu escapar mais uma vez da prisão, em cela do Disep, em Vitória da Conquista. Segundo o delegado Marcus Vinicius, para não ser agredido por outros detentos, o estuprador foi colocado em uma cela separada. Lá ele quebrou a algema, entortou uma das grades e conseguiu fugir. Novamente uma equipe foi acionada e realiza, neste momento, buscas em toda cidade na tentativa de recapturar o elemento. Há poucas horas ele havia sido localizado no bairro Pedrinhas. No Disep, ele aguardava ser recambiado ao Presídio Nilton Gonçalves. E mais uma vez sua captura é prioridade policial.



Manchetes do Dia

- A Tarde: Protestos contra governo reúnem milhares no país

- Correio*: Vitória de primeira

- Tribuna da Bahia: O Brasil exige: tem de mudar

- Folha de S. Paulo: Ato anti-Dilma é o maior da história

- O Globo: Protestos contra Dilma reúnem mais de 3 milhões em todo país



Assistência técnica rural está em crise na Bahia

(Foto: Reprodução)

Pequenos agricultores estão praticamente sem assistência técnica. O estado acabou com a EBDA, o órgão que dava orientação na propriedade e a nova estrutura proposta pelo governo ainda está engatinhando. É como se Atanael Honório estivesse órfão há pouco mais de um ano. Atanael mora em Cabaceiras do Paraguaçu em uma propriedade de oito hectares, onde aprendeu com os técnicos da EBDA a fazer o cultivo no sistema agroflorestal. Sem a orientação que estava acostumado, o agricultor já contabiliza algumas perdas: três pés de coco, dois de pau cigarra e um de tangerina.Já no município de Cruz das Almas, o agricultor Luiz de Jesus anda desaminado com o pouco que vingou na plantação de mandioca. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola nasceu em 1991 da fusão da Emater com a Epaba, a antiga Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado, e por 23 anos, representou a junção da ciência com a extensão rural, levando conhecimento e técnica para os 417 municípios da Bahia,
 
 

No lugar da EBDA, o governo do estado criou a Bahiater, a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e demitiu quase 1,2 mil funcionários, em nome de um novo modelo de gestão, como conta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. Até agora, 183 prefeituras baianas fecharam convênios com a Bahiater, o que representa apenas 43% do total de municípios do estado. Como essa reestruturação ainda está em andamento, Atanael e Luiz sentem falta do atendimento no padrão que tinham antes. Luiz Eloy era o técnico que orientava os dois agricultores. “O agricultor, ele só começa a desenvolver as suas tecnologias quando acredita no técnico e para ele passar a acreditar no técnico é preciso que ele tenha confiança. Isso leva tempo”, diz. Fora a fragilidade atual na assistência técnica, a Bahiater ainda não conseguiu abraçar toda a estrutura da extinta EBDA. No município de Conceição do Almeida, a estação experimental está parada. O mato está tão alto que fica até difícil caminhar e toda a estação que um dia serviu de referência para vários estudos agrícolas está abandonada. A estação de Feira de Santana, onde a pesquisa era voltada para o jumento pega e o gado guzerá, está tomada com barracos de sem-terra. Na antiga sede da EBDA em Cruz das Almas ninguém da Bahiater foi autorizado a gravar entrevista, os carros estão sem uso, muitos sem manutenção e com pneus furados. O presidente do Sintagri, o sindicato que representa os ex-funcionários da EBDA, Jonas Dantas, aponta outro problema grave no atendimento aos pequenos agricultores. “A redução da DAP, que é a declaração de aptidão ao Pronaf, que caracteriza o agricultor como agricultor familiar”. Sem a EBDA para preencher a declaração de aptidão ao Pronaf, os sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar estão assumindo parte dessa tarefa.

CONTINUE LENDO


Michel Temer é reeleito presidente nacional do PMDB

Eduardo Cunha, Renan Calheiros e Michel Temer unidos no comando do PMDB

O presidente do Senado, Renan Calheiros, o ex-ministro Moreira Franco, o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ex-ministro Eliseu Padilha participam da convenção nacional do PMDB (Valter Campana O vice-presidente da República, Michel Temer, foi reeleito no sábado (12/03/2016) para a presidência do PMDB, durante convenção do partido em Brasília. Foram 537 votos a favor da chapa única encabeçada por Temer, 11 contrários, seis brancos e cinco abstenções de um total de 559 votos. Dos 454 convencionais votaram 390, mas alguns deles tinham o direito a mais de um voto. Foram apresentadas 12 moções para aprovação do partido. Entre elas as que pedem o rompimento com o governo. A única moção aprovada foi a que proíbe membros do partido de assumir cargos no governo federal nos próximos 30 dias. O prazo foi determinado pela decisão que o Diretório Nacional, eleito hoje, tomará sobre a manutenção do apoio ao governo.



BAVI: primeiro clássico do ano acontece na Arena Fonte Nova

(Foto: Divulgação)

Na tarde deste domingo (13) acontece o maior clássico do Nordeste/Nordeste: o BAVI. Às 16h, na Arena Fonte Nova, a bola rola para mais um confronto dos times mais tradicionais do estado, desta vez, será o primeiro duelo deste ano em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Baiano de 2016. Do lado Tricolor, o técnico Doriva já confirmou a equipe que vai a campo. Sem o atacante Hernane, que sofreu uma lesão no joelho, o comandante confirmou a entrada de Zé Roberto como titular. O restante do time é o mesmo que vem atuando desde o início da temporada, com o retorno do lateral-esquerdo João Paulo que está recuperado de uma contusão. Já pelo Vitória, o treinador Vagner Mancini faz mistério em relação ao time que vai escalar no duelo. A lateral-direita da equipe é uma icógnita, já que Maicon Silva está fora do embate. Além disso, o técnico não confimou o atacante Marinho de volta ao time titular, já que vem do departamento médico.O duelo, em termos de classificação, já não vale mais nada. O Bahia é o atual líder do Baianão com 15 pontos, 100% de aproveitamento, e não pode ser alcançado pelo Vitória. O Leão está com 10 pontos conquistados e pode apenas colar na pontuação caso vença o clássico. A arbitragem da partida é de Gleidson Santos Oliveira. O juiz será auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e Dijalma Silva Ferreira Junior.



Dilma pede paz e respeito às manifestações deste domingo

(Foto: Divulgação)

A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse hoje que as manifestações contra seu governo, marcadas para amanhã (13) em várias cidades do país, devem ser tratadas “com todo respeito”. Durante visita ao município de Franco da Rocha (SP), Dilma aproveitou para defender a liberdade de expressão e a democracia. “Para mim é muito importante a democracia no nosso país, então eu acredito que o ato de amanhã deve ser tratado com todo respeito", disse. "Então, eu faço um apelo pela paz e pela democracia", afirmou.  "Nós  vivemos um momento em que as pessoas podem se manifestar, podem externar o que pensam, e isso é algo que nós temos de preservar”.

 

Dilma também pediu para que as manifestações ocorram em paz, sem violência ou vandalismo. “Não acho que seja cabível, e acho que é um desserviço para o Brasil, qualquer ação que constitua provocação, violência e atos de vandalismo de qualquer espécie. Então, eu faço um apelo pela paz e pela democracia”. A última grande manifestação contra o governo Dilma Rousseff, em março de 2015, levou muitas pessoas às ruas em todo o Brasil. Não houve, no entanto, registros de violência pelas polícias locais. As manifestações de amanhã ocorrem após três episódios negativos para o PT e o governo nas últimas duas semanas. O primeiro deles foi uma suposta delação premiada feita pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS). O teor da delação, não confirmada por Delcídio envolve tanto o ex-presidente Lula quanto Dilma em atos para interferir nas investigações da Operação Lava Jato. Já no último dia 4, o ex-presidente foi levado pela Polícia Federal (PF), em cumprimento de mandado de condução coercitiva. A ação da PF, ocorrida no âmbito da Operação Lava Jato, foi considerada um “ultraje” por Lula, além de muito criticada por membros do governo e pela própria presidenta Dilma. O último episódio, também envolvendo Lula, foi igualmente criticado pelo governo federal. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) pediu sua prisão preventiva, causando revolta nos aliados do ex-presidente. Membros da oposição no Congresso Nacional viram o episódio com cautela. O líder do PSDB na Casa, Cássio Cunha Lima (PB), por exemplo, disse que é preciso ter prudência e criticou o pedido de prisão preventiva. “Não estão presentes os fundamentos que autorizam o pedido de prisão preventiva, até porque o Ministério Público Federal e a Polícia Federal fizeram buscas e apreensões muito recentemente, à procura de provas. Vivemos um momento incomum na vida nacional. É preciso ter prudência”, afirmou o líder tucano, em nota à imprensa. Mais enfática, Dilma considerou o pedido do MP-SP “um absurdo”, “sem base legal”, “É um absurdo, não tem base legal. O governo repudia em gênero, número e grau este ato contra o presidente Lula. Este é um momento de diálogo, calma e pacificação”, disse a presidenta ontem (11), em entrevista à imprensa.

CONTINUE LENDO


Música brumadense de luto: Morreu na tarde deste sábado (12) o tecladista Clemente Caíres; ele tocava na Banda de Ed Rossi

O músico Clemente Caíres era uma pessoa muito alegre e querida por todos e sua morte causou muita tristeza aos brumadenses (Foto: Reprodução Facebook)

A música brumadense decretou luto na tarde deste sábado (12) com a morte do músico Clemente Caíres (30), o qual foi vítima de um acidente nas proximidades da Comunidade de Morrinhos, região de Cristalândia. Segundo as primeiras informações chegadas ao 97NEWS ele estava em uma motocicleta que derrapou em uma das curvas da estrada vicinal e foi lançado ao chão. O impacto foi muito forte e ele levou várias pancadas na cabeça, o que se leva a pensar que ele estava sem capacete, ou se estava o mesmo soltou na hora da queda. Ele foi socorrido por um motorista que passava no local, mas, no meio do trajeto a equipe do SAMU 192 chegou e, assim que foi fazer o atendimento, se constatou que o músico já estava morto. Clemente era tecladista da Banda do forrozeiro brumadense Ed Rossi e filho do comerciante Noé da Buchada, ele era muito querido da classe musical regional, pois estava sempre sorrindo e de alto astral. O corpo já foi trazido para o IML e o sepultamento deverá acontecer nesse domingo em Brumado. Fica aqui o pesar de toda equipe do 97NEWS que se solidariza com a família enlutada. 



Fugiiu do Presídio: Polícias Civil e Militar fazem buscas para localizar 'estuprador fedorento'

Marcos Suel Teixeira Brito, de 34 anos, conseguiu pular o muro do Presídio Nilton Gonçalves, neste sábado (12). Já do lado de fora, roubou uma bicicleta e fugiu (Foto: BDM)

Foi confirmada, no final da manhã deste sábado (12), a fuga de Marcos Suel Teixeira Brito, de 34 anos, conhecido como “estuprador fedorento”, acusado de praticar abusos sexuais em Vitória da Conquista. Ele estava encarcerado no Presídio Nilton Gonçalves, desde fevereiro. Segundo informações obtidas, Marcos conseguiu pular o muro, num momento em que não havia nenhum segurança na guarita. Após o salto, já do lado de fora, o detento roubou uma bicicleta e fugiu em disparada. As polícias Civil e Militar realizam buscas por toda cidade, afim de localizar o foragido. Sua captura é considerada prioridade.(BDM)



BA-030: TOR flagra dois menores fazendo racha e empinando motocicletas na manhã deste sábado (12)

As motocicletas foram apreendidas e levadas para o pátio da PRE (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Durante ronda rotineira na manhã deste sábado (12) a equipe do TOR - Tático Ostensivo Rodoviário flagrou dois menores fazendo racha e empinando as suas motocicletas. O flagrante foi feito na BA-030, região de Três Lagoas, entre os municípios de Brumado e Malhada de Pedras. Os dois menores, que eram de Brumdo, foram liberados, mas as motocicletas foram apreendidas e levadas para o pátio da PRE. 



Convenção do PMDB começa com gritos de 'Fora Dilma' e 'Fora PT'

ecretário-executivo do PMDB, Eliseu Padilha, anuncio a criação da Associação Brasileira dos Vereadores do partido durante convenção (Foto: Reprodução Facebook)

BRASÍLIA, DF - A convenção nacional do PMDB começou na manhã deste sábado (12) embalada pelos gritos da militância de "Fora Dilma" e "Fora PT". As manifestações contra o governo também marcaram a abertura dos discursos de dirigentes estaduais e setoriais da sigla.O ato teve início por volta das 9h. A ala oposicionista do partido preparou uma carta única, assinada por deputados estaduais, federais, que prega o "afastamento imediato dessa desastrosa condução do país". "Temos que desembarcar do governo que não nos respeita nem considera", pede os oposicionistas do partido na carta. Não houve, até o momento, um discurso de defesa do governo. O vice-presidente Michel Temer ainda não chegou ao local. O PMDB decidiu deixar os microfones abertos para as críticas ao governo mas fez um acordo que prevê que os pedidos de rompimento serão decididos pela direção nacional do partido depois, em até 30 dias. (FolhaPress)



Brumadense de Futebol terá Umburanas X Vitória na tarde deste sábado (12) com transmissão da 97FM

O Gilbertão já está no clima e deverá receber um bom público na tarde deste sábado (12) (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

O Campeonato Brumadense de Futebol 2016 está cada vez mais emocionante e, neste sábado (12), no Gilbertão, a terceira rodada do torneio terá a sua continuidade com a partida entre Umburanas X Vitória. Com uma boa média de público, o campeonato está empolgando a torcidade que deverá comparecer mais uma vez em bom número. A equipe da 97FM estará a postos para mais uma transmissão que começará às 15h. Desta feita o comando será de Marquito Gomes, na narração, Paulo Henrique Lôbo e Marlon Viana nos comentários e reportagens de Edimilson Leite e Fernanda Brilhante e no controle do aúdio o inigualável André Bonfim. Então não esqueça de sintonizar a Alternativa FM e ficar ligado em todos os detalhes desse confronto que promete ser muito disputado. 



Mega-Sena pode pagar R$ 6,6 milhões neste sábado (12)

(Foto: Reprodução)

A Caixa Econômica Federal sorteia às 20h (horário de Brasília) deste sábado (12) as seis dezenas do concurso 1.799 da Mega-Sena. A estimativa da Caixa é pagar R$ 6,6 milhões pelo prêmio principal. Caso leve sozinho, o vencedor por comprar 16 imóveis de R$ 400 mil cada ou uma frota de 44 carros de luxo. Mas, caso queira aplicar a quantia na poupança, ele receberá aproximadamente R$ 40 mil por mês. As apostas podem ser feitas até as 19h de Brasília em uma das cerca de 13 mil lotéricas espalhadas pelo Brasil. O valor mínimo é de R$ 3,50.



Nova Soure: Agência do BB vira pó com explosão realizada por quadrilha fortemente armada

A agência ficou destruída (Foto: Reprodução)

Um grupo de mais de 12 homens fortemente armados explodiu uma agência do Banco do Brasil nesta madrugada no município de Nova Soure, Nordeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 2h30 e foi filmado pelas câmeras de segurança da agência. A ação durou cerca de 30 minutos. "As imagens mostram que três homens com capus e máscaras entraram na agência. Eles explodiram o cofre com duas dinamites, como aparece nas imagens. Mas eram duas dinamites enormes", informou o delegado Marcus Vinicius Souto, titular da delegacia de Nova Soure. O grupo chegou ao município em três veículos: uma Hillux branca, um Limea branco e um Fiesta prata. Enquanto parte dos integrantes explodiam o cofre central da agência, outra parte do grupo realizava disparos de arma de fogo para cima e ameaçava os moradores do município. "Eles ficavam provocando os moradores e dizendo 'coloca o rosto na porta' e 'quero ver quem tem coragem'", afirma o delegado. A explosão do cofre danificou também o teto da agência na área dos caixas eletrônicos, além de outros espaços do Banco do Brasil. Nesta sexta-feira, a agência ficou fechada e está bastante destruída, segundo a polícia. Entretanto, os bandidos não conseguiram levar todo o dinheiro que estava no cofre. "Eles forçaram o cofre para tirar os compartimentos onde ficam o dinheiro. Esse compartimento amassou e impediu que eles tirassem o restante", esclarece Marcus Vinicius. Após a ação, o grupo fugiu pela BR-110, em direção ao município de Olindina. Segundo a polícia, quando chegou na rodovia, o grupo efetuou novos disparos de arma de fogo para assustar a polícia do município. Segundo a Polícia Civil, três homens e uma mulher foram vistos em um bar do município até por volta das 1h são suspeitos de participar da ação. "Eles estavam em um Limea branco e estamos investigando essa possibilidade", diz o delegado. Até a tarde desta sexta-feira, ninguém havia sido preso. 



Presidio está pronto há mais de 1 ano em Conquista e, até agora, não serve pra nada

As licitações foram desertas e nenhuma empresa ainda se candidatou para administrar o presídio (Foto: Reprodução)

O novo presídio de Vitória da Conquista está pronto há mais de um ano, mas ainda não recebeu nenhum preso. O problema é que ainda não tem empresa para a administrar a penitenciária. Impasses na licitação para escolher a empresa que vai administrar a unidade tem atrasado inauguração. As entidades que participaram da concorrência pública não concordaram com o edital e entraram com recurso. Na manhã desta sexta-feira (11) o secretário de Administração Penitenciária do Estado da Bahia, Nestor Duarte, esteve em Conquista e falou sobre essa situação. De acordo com ele, a Procuradoria vai decidir se a companhia deve ser contratada ou será feito um novo processo licitatório. Esse equipamento vai funcionar em modelo de co-gestão, ou seja, entre o Estado e uma empresa privada. Serão 533 vagas masculinas e 286 femininas. Esse espaço vai receber os internos conquistenses que estão no Presídio Advogado Nilton Gonçalves, em Jequié, Salvador e os que permanecem em delegacias de municípios do Sudoeste Baiano. Segundo Nestor Duarte o Nilton Gonçalves passará por reforma para continuar funcionando como presídio semiaberto.



Convenção é ponto de partida do desembarque do PMDB do governo

Eliseu Padilha, ex-ministro do governo Dilma e um dos principais articuladores do PMDB (Foto: Reprodução)

A convenção nacional de hoje será o ponto de partida do desembarque do PMDB do governo da presidente Dilma Rousseff, avaliam líderes da legenda. A cúpula da legenda decidiu que o processo de abandono deve durar um mês, até que o diretório nacional do partido se reúna para sacramentar o rompimento.”Não vai ser definido amanhã (hoje) porque não está pautado. Vamos dar um passo adiante porque vamos submeter ao plenário uma proposta para decidir em 30 dias”, afirmou Eliseu Padilha, ex-ministro do governo Dilma e um dos principais articuladores do PMDB.A decisão de estabelecer esta espécie de “aviso prévio para o governo” envolveu uma série de reuniões com o vice-presidente da República, Michel Temer (SP), os presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), além do ex-presidente da República José Sarney (AP) – que deverá ser escolhido presidente de honra do partido.Além de não estar na pauta oficial, peemedebistas dizem querer evitar o desgaste de anunciar o desembarque e, na próxima semana receber mais um ministério: a Secretaria de Aviação Civil, prometida à bancada de Minas Gerais em troca de apoio à recondução de Leonardo Picciani (RJ) à liderança do partido na Câmara.Os peemedebistas querem também ter a garantia de que o “divórcio” será aprovado, apesar de acreditarem que terão apoio da maioria do diretório nacional. O PMDB tem atualmente, além da Vice-Presidência, seis ministérios – Saúde, Ciência e Tecnologia Minas e Energia, Agricultura, Turismo e Portos. Se o desembarque se confirmar, os ministros serão orientados a deixar as respectivas pastas.A ala oposicionista acredita que os focos de resistência serão pontuais, pois a maioria aceitará abrir mão do cargo tendo em vista a perspectiva de que Temer assuma a Presidência, caso Dilma seja derrotada no processo de impeachment no Congresso. Ao longo dos próximos 30 dias, a orientação é não intervir no processo de decomposição do governo. Os parlamentares deverão ser oficialmente liberados para não votar de acordo com os interesses do Planalto.



Violência: 'Bonde' com 6 elementos atira contra polícia e dois morrem durante confronto

Incidente ocorreu no conjunto Vila Bonita. Ao avistarem agentes do Rondesp, elementos começaram a atirar. Três menores estavam no veículo (Foto: BDM)

Em um flagrante de total desobediência à ordem da Polícia, 6 elementos dentro de um veículo começaram a atirar contra agentes do Rondesp, durante uma abordagem na noite desta sexta-feira (11). O fato ocorreu no conjunto habitacional Vila Bonita. Os policiais perceberam o veículo em atitude suspeita e decidiram abordá-lo. Ao se aproximarem, tiros começaram a ser disparados de dentro do carro. Imediatamente, os policiais militares revidaram. No confronto, dois suspeitos foram atingidos. Identificados como Marcelo Gomes, vulgo ‘Cocão’, e Leonardo Silva, conhecido como ‘Bagão’, eles chegaram a ser socorridos, mas morreram no hospital. Três adolescentes no veículo, além de outro maior, identificado pelo prenome “William”, foram encaminhados ao Disep. Com informações de Rodrigo Ferraz.