Brumado: Agentes de Endemias alertam para possível surto de Dengue no início de 2018

A Delegacia de Polícia Territorial de Brumado está com vários focos do mosquito transmissor da Dengue (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A zona de conforto é um dos grandes aliados do aedes aegypts, que é não dá tréguas e, por isso, exige um combate constante. Com a queda das últimas chuvas, vários locais na cidade se transformaram em focos do mosquito, especialmente os cemitérios, a delegacia, a área do mercado municipal e áreas descobertas. O 97NEWS ouviu vários agentes que confirmaram essa situação e ainda fizeram um grave alerta citando que "se não for feito o trabalho de borrifação desses focos, poderemos ter, muito possivelmente um surto de Dengue na cidade a partir de janeiro de 2018". Eles ainda relataram fatos preocupantes dizendo que "o trabalho de prevenção realmente está deficitário, pois antes eram cerca de 60 agentes em campo, agora temos somente 22, mais cinco supervisores, o que é insuficiente para fazer a cobertura de todo o perímetro urbano". Questionados sobre a situação da zona rural, eles subiram o tom ao citar que "aí nem se fala, pois o último trabalho de prevenção e borrifação dos focos foi realizado em dezembro de 2014, ou seja, já tem 3 anos que nada foi realizado nesse sentido". 

Os cemitérios municipais são outros locais onde ficou constatado vários focos do mosquito (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Eles estiveram na sede da 20ª Coorpin e constataram 8 focos nos veículos que estão no pátio, o que é visto como fato preocupante e faz com que uma borrifação urgente seja realizada, assim como nos dois cemitérios municipais, onde dezenas de focos foram constatados. Vale ressaltar que o combate à Dengue não pode ficar somente a cargo do poder público, pois é uma luta de todos, então a participação de toda a população é vital eliminando os possíveis criadouros dentro das residências, para que a doença não se prolifere. Em Brumado, devido a não ter aparecido casos nesse ano de 2017, criou-se um relaxamento, o que pode contribuir mesmo para um aparecimento de um surto na cidade.