ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia


Wagner é nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico

(Foto: Reprodução)

O ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, e outros quatro foram nomeados como novos secretários do governador do estado, Rui Costa (PT), em uma minirreforma publicada no Diário Oficial deste sábado (21). Jaque Wagner, que em novembro de 2016 já tinha sido nomeado pelo governador como coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), estrutura vinculada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), agora ganha status de secretário ao assumir a pasta do Desenvolvimento Econômico (SDE). Houve mudanças também em outras pastas. Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), deixa o cargo Carlos Martins e assume Fernando Torres. Manoel Mendonça deixa a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o cargo será assumido por Vivaldo Mendonça.



20 de janeiro: Brumadenses comemoram o `Dia de São Sebastião´ patrono de Brumado

Foto: Luciano Santos/97News

Em Brumado, sudoeste da Bahia, aconteceu nesta terça-feira (20/1), o último dia dos festejos em homenagem ao Santo guerreiro São Sebastião. Durante toda semana foram realizadas várias atividades pela Comunidade Católica. A festa tradicional é celebrada desde a década de 1960 em homenagem ao patrono  da cidade, o qual foi eleito pelo Monsenhor Fagundes e incluiu a comemoração no calendário religioso da cidade. A Igreja Católica se prepara todos os anos para as festividades em homenagem ao santo. São realizadas novenas, leilão e no último dia, a procissão percorrendo as principais ruas do centro de Brumado. Como todos os anos a Lira Ceciliana, acompanhou todo cortejo tocando dobrados e vários temas religiosos. Após a procissão foi celebrada a missa campal.

Foto: Luciano Santos/97News


Bahia: Mais de 2 mil casos registrados da superbactéria em um ano

Foto: Divulgação

A capital baiana já registrou a morte de seis recém-nascidos devido a um surto de infecção pela bactéria Serratia Marcescens. Casos de bactérias multirresistentes, ou simplesmente superbactérias, têm se tornado cada vez mais frequentes. Apenas em 2015, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) foi notificada de 2.442 casos, contra 1.367 em 2014. A pasta ressaltou que o aumento está relacionado principalmente ao trabalho desenvolvido junto às unidades hospitalares para que sejam feitas notificações e informou que os valores de 2016 não foram fechados. Ainda assim, o número é preocupante e, segundo a própria Sesab, não corresponde à realidade, já que há subnotificação. Segundo o infectologista Robson Reis o surgimento das superbactérias está relacionado a uma série de fatores, todos relacionados ao uso inadvertido de antibióticos. “As superbactérias levam esse nome porque conseguiram desenvolver mecanismos de resistência à maioria dos antibióticos atuais”, explicou. “A gente vem falando sobre a questão do ser humano utilizando antibiótico de maneira inadvertida. Claro que outras coisas também acabam influenciando, como o uso indiscriminado de antibióticos para a produção de animais. Em algumas aves ou suínos estão utilizando antibióticos extremamente potentes para tratar diarreia para que eles possam ganhar peso mais rapidamente. Outra coisa envolve nossa cultura de se utilizar antibiótico para tudo. Hoje já temos uma legislação que só permite vender antibiótico com receita médica, mas anteriormente as pessoas utilizavam antibiótico de maneira indiscriminada. Tinha uma dor de garganta, não era um processo infeccioso, mas inflamatório, e se utilizava antibiótico, por exemplo. Isso faz com que as bactérias criem cada vez mais um mecanismo de resistência, por meio de uma seleção natural entre elas. Outra coisa é a prescrição de colegas médicos de maneira inadvertida em algumas situações. A escolha do antibiótico não foi correta, o tempo de tratamento foi exageradamente longo... Isso tudo acaba influenciando”. Não é por acaso que a maioria das superbactérias surge em unidades de saúde. Nesses locais, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os pacientes mais graves precisam de antibióticos mais fortes, chamados de amplo espectro. “Quando você usa um antibiótico de amplo espectro, que é mais abrangente, acaba tratando bactérias que não deveriam ser tratadas, então elas desenvolvem esse mecanismo de resistência”, completou o profissional. Reis ressaltou que o maior risco que envolve as superbactérias é a possibilidade de não se controlar mais infecções simples, como urinária e gastrointestinal, levando ao óbito dos pacientes.



Brumado: Pais acampam em frente de escolas municipais em busca de vagas para seus filhos

Os pais já estão montando acampamento com colchões, mesas e panelas (Fotos: 97NEWS)

Empolgados pelo slogan “Educar para Libertar”, que foi adotado pela nova gestão municipal, centenas de pais de alunos resolveram se antecipar a data estipulada para a matrícula na Rede Pública Municipal e já estão acampando em frente às unidades escolares para garantir uma vaga para seus filhos. Marcado para ter o início na próxima segunda-feira (23), o período de matrículas promete, mais uma vez, ser muito movimentado. Na noite desta quinta-feira (19), véspera de feriado de São Sebastião, a reportagem do 97NEWS esteve em uma das principais escolas do município e, por isso, talvez a mais procurada e o que se viu foi centenas de pais já na fila, os quais ficarão acampados durante o feriado para garantir a vaga para seus filhos, inclusive com colchões, mesas e fogões para fazerem as refeições. 
 

Os pais confeccionaram senhas de papelão para controlar o fluxo (Foto: 97NEWS)

 

Foi, inclusive, elaborado um sistema alternativo de senhas, as quais foram confeccionadas em papelão e já passam da casa dos 3 dígitos. Segundo as informações o município irá dar somente 50 senhas para as novas matrículas, então, como o número de pretendentes já passa dos 100, inevitavelmente, irá ter alguma espécie de conflitos.  A nossa equipe buscou contato com a Secretaria Municipal de Educação, mas ao que tudo indica os números de celulares mudaram e não conseguimos contato, além do fato de ser feriado. Em outra escola, a Zilda Neves, que também é muito procurada pelos pais, as filas e os acampamentos também estão se formando, só que, pelas informações passadas pelos pais, lá serão somente fornecidas 15 senhas para novas matrículas. Vale ressaltar que a renovação das matrículas para os alunos que já estão cursando normalmente escolas é um processo diferente e a data também será outra.  

(Foto: 97NEWS)


Lutando pela Vida: Jovem brumadense busca com o máximo de urgência uma neurocirurgia; o caso se agravou nas últimas 24 horas

O quadro do jovem se agravou muito nas últimas 24 horas (Foto: 97NEWS)

Brumado registra mais um caso grave na área de saúde, desta feita envolvendo o jovem Welwerson Gabriel Santos Meira Lino, de 24 anos, o qual, desde o último dia 14 de dezembro de 2016 começou a enfrentar um grande desafio pela vida. Ele que deu entrada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com fortes dores de cabeça, acompanhadas de quadros convulsivos, foi transferido no dia seguinte para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, onde, após a avaliação de um neurocirurgião, foi diagnosticado que ele estava com um tumor cerebral e que era necessária uma urgente neurocirurgia, pois existia um forte risco de morte. Como o referido hospital não oferece esse procedimento cirúrgico, Welwerson teve que retornar para Brumado no dia 23, onde começou outra grande batalha, que era conseguir um hospital especializado para a realização da neurocirurgia. No dia 30 de dezembro o município iniciou a sua busca por uma vaga por meio da Central de Regulação em Salvador, mas até o momento a vaga não foi obtida. Com o quadro se agravando, a família buscou a Justiça da Comarca de Brumado que concedeu uma liminar assinada pela juíza designada, Geysa Rocha Menezes, com pedindo de urgência dando 48 horas para que o paciente fosse transferido, sob pena de multa diária de R$ 10 mil e ainda o bloqueio das verbas públicas para o cumprimento da tutela específica concedida. 

 

Uma nova liminar foi publicada nesta quinta-feira (19)

 

Na manhã desta sexta-feira (20), a família do jovem entrou novamente em contato com o 97NEWS e informou que a uma nova liminar foi publicada, na qual foi dado o prazo de 02 horas, mas, já tinha se passado mais de 5 horas do prazo que a Justiça concedeu e liminar ainda não tinha sido atendida. Eles estão clamando para que a transferência seja feita o mais rápido possível, pois o quadro clínico de Welwerson vem piorando de forma acentuada. Nós buscamos contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obtivemos sucesso, pois hoje é feriado no município. Em contato com prepostos do governo municipal fomos informados que todos os esforços para se obter um hospital para a realização da cirurgia estão sendo feitos, mas que, até o momento não foi dado o retorno por parte da Central de Regulação. Ressaltou-se também que não se pode colocar o paciente numa ambulância e sair a esmo à procura de um hospital, pois a situação de saúde dele é bem delicada. Enquanto isso o drama do jovem brumadense continua e caminha para à espera de um milagre, pois o sistema de saúde pública no Brasil, na Bahia e em Brumado ainda está muito distante do ideal. A família pede para que todos possam estar intercedendo pela vida de Welwerson realizando correntes de orações, pois ele sempre foi um jovem alegre e cheio de vida (foto abaixo).

(Foto: 97NEWS)


Brumauto: 20 de janeiro – Dia Nacional do Fusca

Foto: Divulgação

O modelo, que completa 71 anos do início de sua produção na Alemanha em 2017, foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos. Ele teve 3 milhões de unidades produzidas aqui, todas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A primeira produção dele foi de 1959 a 1986. A pedido do presidente da república da época, Itamar Franco, ele voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol, e teve a produção interrompida novamente em 1996. No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, na fábrica de Puebla, no México. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998, e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012.



Retratos da Seca: Cerca de mil motoristas foram cadastrados na Operação Carro-pipa

A sede do TG de Brumado ficou repleta de pipeiros de toda a região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como vem acontecendo nos últimos anos, os períodos de estiagem vêm sendo intensos e, com isso, a população rural de Brumado e região vem sofrendo com o desabastecimento e, somente por meio de carros-pipa é que a situação pode ser amenizada. Diante disso, todos os anos é realizada pelo Exército Brasileiro, a Operação Carro-pipa. Nesse sentido o primeiro passo é o cadastramento dos veículos, para atestar que eles estão dentro das normas estabelecidas. Nesta semana, o cadastramento se iniciou em Brumado tendo como locais a sede do Tiro de Guerra de Brumado e o Parque de Exposições Gilson Brito, onde foram feitas as vistorias. Um dos dados que chamou a atenção é que desta feita quase mil motoristas de 59 cidades da região se cadastraram, principalmente das cidades de Brumado, Jequié e Vitória da Conquista, o que é um reflexo direto da crise que fez com que o desemprego aumentasse. Foi feita a devida inspeção nos caminhões e também avaliado os documentos dos condutores. A inspeção foi realizada pelos atiradores do TG de Brumado (foto abaixo).

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)




Temer é pressionado a indicar Moro para o STF

(Foto: Reprodução)

Após a confirmação da morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, o presidente Michel Temer passou a sofrer pressão de amigos e até de alguns ministros mais próximos para pensar na possibilidade de indicar o juiz Sérgio Moro, em substituição ao relator da Operação Lava Jato no STF. Ainda que não faça opção por Moro, o presidente deve caprichar na escolha, apostam seus auxiliares. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. O presidente não adota decisões apressadas, tampouco quis tratar do assunto. Mas ouviu as ponderações pró-Moro com interesse. A escolha do substituto de Zavascki é fundamental: o novo ministro vai herdar a relatoria da Operação Lava Jato, no âmbito do STF. A possibilidade do juiz federal Sérgio Moro no lugar de Teori Zavascki já viralizou nas redes sociais. Praticamente uma unanimidade nacional. Amigos alegam, em mensagens a Temer, que Sérgio Moro no STF mostraria a isenção do presidente em relação à Operação Lava Jato.



Prestes a divulgar relatório da Lava Jato, Teori Zavascki morre em acidente aéreo

De acordo com os bombeiros, o avião permanece submerso e três pessoas estão presas nas ferragens. Não há informações até o momento sobre demais ocupantes (Fotos: Reprodução)

O ministro Teori Zavascki, 68, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, morreu na tarde desta quinta-feira (19) em um acidente de avião na costa de Paraty (RJ). A informação foi confirmada pelo filho do ministro. O Corpo de Bombeiros do Rio confirmou que ao menos três pessoas morreram na queda. De acordo com os bombeiros, o avião permanece submerso e três pessoas estão presas nas ferragens. Não há informações até o momento sobre demais ocupantes. A capacidade da aeronave é de sete pessoas, incluindo tripulantes. Juiz da corte desde 2012, ele era responsável pelos casos da Lava Jato que envolvem pessoas com foro privilegiado, como congressistas e ministros. A aeronave, prefixo PR-SOM, havia saído do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01. Segundo a Infraero e Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ela pertence à Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras, dona do hotel Emiliano.



Brumado: Polícia Militar realiza mega blitz na cidade em véspera de feriado de São Sebastião

A ação foi bem abrangente, sendo apreendido um grande número de motocicletas (Fotos: 97NEWS)

Os municípios que têm como padroeiro São Sebastião, ou como no caso de Brumado, o tem como patrono, esta sexta-feira (20) será feriado. Visando dar ainda mais tranquilidade para os brumadenses, a 34ª CIPM está realizando durante toda essa quinta-feira (19) uma mega blitz em toda a cidade. A ação faz parte do projeto de intensificação do combate à criminalidade no município no ano de 2017. Um dos aspectos mais representativos das blitzes é a grande quantidade de motocicletas que são apreendidas durantes as ações. 



Brumado: Decreto 4920 divide opiniões e acaba promovendo um grande debate sobre trabalho e cultura

O Decreto Municipal 4920 promoveu um grande debate sobre cultura e trabalho (Fotomontagem: Daniel Simurro | 97news)

O significado do termo segregar na sua forma mais simples seria causar separação e foi justamente isso que o Decreto Municipal 4920, assinado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, fez, pois disparou o gatilho da separação entre os amantes e viciados em trabalho, os populares “workaholics” e os defensores da cultura. A semente da discórdia foi plantada no solo fértil da insatisfação dos apaixonados pela festa momesca pela própria “caneta” do gestor, que assinou o decreto que promoveu que os dias de Carnaval em Brumado serão, no âmbito público municipal, dias normais de trabalho, ou seja, até o feriado nacional da “terça-feira gorda” será trocado pelo labor. Na outra extremidade estão os que são contra o Carnaval e os “workalolics” que aplaudiram a decisão, ainda mais nos tempos de forte crise econômica, onde as atividades culturais estão ficando de fora da pauta das prioridades. A discussão tomou conta das redes sociais, onde, defensores das duas vertentes “vociferaram” as suas argumentações. Certo é que o decreto acabou acendendo uma grande polêmica na cidade, que já ostentou o título de melhor carnaval do interior da Bahia. A polêmica transcendeu e se tornou um confronto ideológico, entre os que defendem o trabalho como a melhor forma de vencer a crise e os que afirmam que a cultura não pode ser golpeada dessa forma tão insensível. A discussão já ultrapassou os limites de Brumado e ganhou a mídia baiana, pois é uma decisão inédita que acabou criando um choque cultural.

Confira abaixo algumas opiniões favoráveis e outras contrárias e, caso os leitores optarem por participar podem deixar as suas mensagem no box das opiniões da matéria no facebook ou mesmo nos comentários:


Favoráveis:
 

Waléria Cunha Leite: "Concordo. Não vejo o porquê não funcionar normalmente já que não terá, em nossa cidade, o evento. O que acontece é que, na outra gestão, era muito órgão municipal sem funcionar por causa de véspera de feriado. Ele está cumprindo o dever dele, os órgãos municipais têm que trabalhar mesmo. Parabéns, Eduardo!”


Chrystiane Meira Moreira:  “Prefeito tem que ser rigoroso mesmo porque aquela prefeitura de antigamente e os órgãos públicos como a saúde e educação davam vergonha. O atual prefeito fez muito pela saúde e educação, fora os aluguéis que ele encerou, reunindo todas as secretarias num lugar só. O trabalho não pode ser visto como uma coisa errada, em hipótese alguma, pois só assim iremos vencer essa crise”


Ednalva Assis: “Eduardo fez certo, porque com a violência que está é bom mesmo que não tenha carnaval em Brumado, pois será que vocês não vêm que é impossível ter carnaval?”


Contrários:


Tania Porto de Amorim: “Não concordo, porque feriado é feriado. Se ele não gosta, problema é dele, os outros não podem pagar por isso. A área da saúde, que foi dito que seria prioridades, ainda deixa muito a desejar, então, emendar o carnaval trabalhando não vai mudar nada, tem que ter projetos melhores para Brumado, que ao invés de ir pra frente, está, cada vez mais, indo e pra trás cada dia. Só lamento!”.


Juscélia Meira: “Eu não concordo com o decreto que acaba com o feriado. Pois o feriado é um direito inegável do trabalhador e não pode ser retirado assim dessa forma”.


Lúcio Carlos Cruz: "Se a razão for a queda de receita, isso não tem lógica, pois Brumado teve progressão de receita e não queda, sem se falar no repasse do repatriamento. Então daria tranquilamente para se realizar um carnaval com os pés no chão, sem que haja terceirizações que tornam a festa bem mais cara. O gestor errou no decreto, pois não se pode pensar só no funcionalismo público, além de que é um feriado nacional e, a princípio, não poderia ser alterado por um decreto municipal, isso é uma ingerência. Carnaval não é prejuízo, muito pelo contrário, gera renda e contribuiu de forma muito positiva para a economia do município, pois atraí turistas e faz o comércio local ter um volume de vendas muito alto, sem se falar no comércio informal que é um dos mais beneficiados com a festa. Então lamentamos um decreto como essa que vai na contramão da história".

 



Filho do ministro do STF, Teori Zavascki confirma que pai estava no avião que caiu em Paraty

Francisco Prehn Zavascki pediu a amigos que rezem 'por um milagre' Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/filho-de-teori-confirma-que-pai-estava-no-aviao-que-caiu-em-paraty-20

Em uma postagem em uma rede social, o filho do ministro do STF, Teori Zavascki, Francisco, confirmou que o pai era triipulante do avião que caiu nesta hoje (19) no mar próximo a Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Francisco Prehn Zavascki pediu para que amigos clamassem por um milagre. Pouco depois, a publicação foi apagada.  “Amigos, infelizmente, o pai estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre!”, disse.



 



'Pequena Eva' é lembrada para Meio Ambiente em reforma de Rui

(Foto: Reprodução)

O nome da ex-chefe da Casa Civil do governo Jaques Wagner (PT), Eva Chiavon, passou a ser lembrado para a secretaria estadual de Meio Ambiente na reforma administrativa do governador Rui Costa (PT). Quando trabalhou com o petista baiano, Eva acabou sendo substituída por Rui dentro da estratégia de Wagner de prepará-lo para a sua sucessão. Levada por Wagner, que era seu chefe, ela era secretária-executiva da Casa Civil do governo Dilma Rousseff quando teve que assumir a titularidade da pasta em caráter tampão porque o ex-presidente Lula foi impedido pela Justiça de tomar posse, depois que o ex-governador baiano deixou o cargo com o objetivo de acomodá-lo no posto e garantir-lhe foro privilegiado. Desde então, está desempregada. Na reforma de Rui, a secretaria de Meio Ambiente é a única para a qual ainda não se aponta um eventual substituto para Eugênio Spengler, que já anunciou que não fica no cargo. No período em que trabalhou no governo baiano, era chamada por alguns petistas de “A pequena Eva”, em referência à música “Minha Pequena Eva”, hit da Banda Eva.



Mudança de Vida: Conheça a história de Walace Pereira que se livrou das drogas e hoje ganha a vida como engraxate

Walace Pereira é um exemplo vivo de que com determinação é possível se livrar das drogas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um histórico parecido com o de milhões de jovens brasileiros, que se envolvem com drogas e furtos, Walace Pereira, de 25 anos, resolveu dar um sentido à sua vida e foi trabalhar como engraxate nas praças e na Feira Livre de Brumado. Há três meses, ele ganha a vida lustrando os sapatos de clientes e se diz liberto, feliz e com a consciência tranquila. Simpático, ele se orgulha da oportunidade de que a partir de agora ele exerceu uma profissão, depois de tanto tempo fazendo coisas erradas nas ruas. “Hoje eu tenho orgulho de sair de casa, por a caixa nas costas e ir para as ruas trabalhar das 05h até às 17h, de segunda até sexta-feira”, declarou. No período em que não está trabalhando nas ruas como engraxate, ele aproveita para aumentar a renda e vende picolés na Avenida Centenário, Antônio Mourão Guimarães e no centro da cidade.
 

Sob o domínio das drogas ele já roubou celular, tabletes e outras coisas dentro de casa para comprar tóxicos. “Me lembro de quando eu, tomado pelo vício, com a mente invadida pelo mal, pegava as coisas da minha família, isso era muito triste, mas a droga falava mais alto”, relembra.


Mas ele continua a sua narrativa dizendo vive um novo momento de sua vida descrevendo que “hoje estou mostrando para minha família e para a sociedade em geral que tenho a consciência que estava errado e que tinha que mudar o meu comportamento. Sei que é difícil consertar os erros do passado, mas a vida me deu outra oportunidade e estou a agarrando ela com unhas e dentes”, assegurou.


Nada veio fácil na vida de Walace, que logo cedo se envolveu com as drogas e até cometeu pequenos furtos para sustentar o vício. “Nas ruas conheci o mundo das drogas, desde a maconha até outros entorpecentes muito mais fortes. Nunca tive mal exemplo dos meus pais nesse sentido, mas experimentei por curiosidade e para manter o vício eu também passei a cometer furtos na rua”, se emociona.


Ele diz que Jesus mandou um anjo e o salvou, desde que ele entrou em uma carpintaria de Brumado e viu uma caixa de engraxar jogada ao canto. "Perguntei ao proprietário, quanto custava aquela caixa, e ele me respondeu, que faltava dar alguns ajustes. Ele então o fez, e me entregou, eu perguntei, senhor, quanto custa, e ele me respondeu. Nada! Vá trabalhar e ganhar o seu pão de cada dia. Nunca vou me esquecer desse dia." Finalizou emocionado.


Walace diz que em dias normais chega a ganhar R$ 30,00 por dia, e em dias bons como nas sextas-feiras, fatura R$ 40 ao dia. Ele afirmou que o dinheiro que ganha usa para alimentação, compra de roupas e as vezes em viagens para outras cidades para trabalhar como engraxate.


Está aí um exemplo vivo de que é possível se livrar do mundo das drogas, quando se tem boa vontade e desejo sincero de mudar. 



Rio de Contas: Projeto Cultural Maria Brandão realizará programação de Janeiro a Junho

Programação estreia no dia 28 de janeiro de 2017 com o encontro de reisados de Rio de Contas e região (Foto: Divulgação)

Encontros de terno de reis, sanfoneiros, marchinhas de carnaval, caretas, palestras, rodas de conversas, oficinas, shows, contação de histórias e muito mais, são as atrações do projeto Espaço Cultural Maria Brandão que acontecerão durante os meses de janeiro a junho de 2017 na cidade de Rio de Contas. Uma agenda cultural de ocupação da antiga Pensão Brandão e Espaço Nordeste que visa contribuir para a valorização e o fortalecimento das expressões culturais tradicionais da cidade mais antiga da Chapada Diamantina. Dia 28 de janeiro de 2017 será a estreia do projeto com o encontro de Reisados do município de Rio de Contas e região. Aprovado no edital de dinamização de espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia do ano de 2016, esse projeto vai mobilizar mais de trinta grupos culturais, entre eles bandas, grupos tradicionais, palestrantes, artistas, indígenas com atrações para todos os públicos e idades. Um dos maiores objetivos desse projeto é a homenagem merecida a Maria Brandão dos Reis, mulher pouco conhecida na cidade que nasceu, como também estimular o turismo histórico cultural na cidade.

 
Maria Brandão 


Maria Brandão, campeã da paz, nasceu em Rio de Contas aos 22 de julho de 1900. Militante das causas sociais, vítima de intensas perseguições dos coronéis que comandavam a cidade, Maria Brandão foi em busca de melhores condições de vida em Salvador, lá, montou uma pensão, onde recebia jovens estudantes de todo interior da Bahia e alguns militantes políticos. Não demorou muito para virar referência de pessoa solidária e foi citada no livro de Jorge Amado o “Cavalheiro da Esperança”. Seus feitos a favor dos direitos humanos de forma altruísta e verdadeira e por ter conseguido a maioria das assinaturas em prol da paz na época da segunda guerra mundial, foi agraciada com o título de “Campeã da Paz” emitida pelo governo de Moscou. Maria Brandão dos Reis, mulher negra, comunista, Campeã da paz! Saiba mais sobre o projeto e fique por dentro de toda programação curtido a nossa página no Facebook. @espacomariabrandao.



Governo desmente boato de cobrança de anuidade para carteira de motorista

Texto que circula na internet diz que nova taxa passaria a valer em fevereiro. Validade do documento é de 3 a 5 anos, de acordo com a idade do condutor (Foto: Reprodução)

O Denatran emitiu nesta quarta-feira (18) uma nota, desmentindo que haverá uma cobrança de anuidade para quem possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Circula na internet uma mensagem, dizendo que a partir de 1º de fevereiro, todos os motoristas teriam que pagar um valor anual para manter o direito de dirigir. De acordo com o texto, a cobrança seria enviada para a casa dos condutores, e caso não fosse paga, a CNH seria invalidada. A única taxa relacionada à CNH é a de renovação do documento. O prazo é de validade é de 5 anos para pessoas de até 65 anos e de 3 anos para pessoas acima de 65 anos.



Vocalista do Kaoma é achada morta em carro incendiado

Veículo estava em distrito de Saquarema, RJ, nesta quinta (19). Artista ficou conhecida pelo hit ‘Chorando se foi’, um dos maiores do fenômeno “lambada”.(Foto: Reprodução)

A cantora Loalwa Braz Vieira foi encontrada morta dentro de um carro incendiado em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta quinta-feira (19). A informação foi confirmada pelo comando da Polícia Militar e pela assessoria de imprensa da Polícia Civil por telefone. O carro foi encontrado na Estrada da Barreira, no distrito de Bacaxá e a 124ª Delegacia de Polícia investiga o caso.De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Leonardo Couri, a equipe foi acionada por volta de 3h40 da madrugada desta quinta-feira para combater um incêndio em uma residência. A casa seria da cantora, mas a informação não foi confirmada pela polícia. O fogo consumiu o sótão. Segundo o comandante, enquanto a equipe trabalhava no imóvel, um novo chamado foi feito. 



Farmácia Popular passa ter limite mínimo de idade para venda de remédios

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O Programa Farmácia Popular agora terá limite mínimo de idade para a compra de medicamentos. A mudança ocorreu depois da identificação de irregularidades recorrentes na indicação de medicamentos para pacientes com idade normalmente incompatível com a doença a ser tratada. De acordo com as novas regras do Ministério da Saúde, o medicamento para colesterol alto só poderá ser vendido pelo programa para quem tem 35 anos ou mais. Já o remédio que trata de osteoporose só será vendido para maiores de 40 anos. Para comprar o medicamento que trata a Doença de Parkinson, o paciente precisa ter mais de 50 anos, e para hipertensão, pelo menos 20 anos. Os contraceptivos serão vendidos a pessoas entre 10 e 60 anos de idade. Segundo a pasta, as restrições no sistema foram implantadas para maior controle dos medicamentos, levando em conta os parâmetros definidos por protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde. Aos pacientes que estiverem fora da faixa etária estabelecida, o Ministério orienta que, se precisar de um dos medicamentos, poderão requerer a inclusão do Cadastro da Pessoa Física (CPF) no sistema, pela Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS), no telefone 136, opção 8, ou pelo e-mail [email protected].



Irresponsabilidade: Pneus velhos são desovados às margens da BR-030 e se tornam potenciais criatórios do Aedes

Os pneus foram jogados à beira da pista da BR-030 (Foto: André Santos | 97NEWS)

Por mais que a situação fique cada vez mais crítica na batalha contra o Aedes Aegypti, ainda mais agora com os riscos da febre amarela, sem se esquecer da Tríplice Endemia, ainda existem setores da população brumadense que teimam em desafiar o perigo e, além de colocaram as suas vidas em risco, acabam pondo uma grande quantidade de pessoas em perigo. Apesar de Brumado ainda não ter um comunicado oficial de um novo surto de Dengue, Zika ou Chikungunya, o risco é sempre alto, já que são doenças que vêm se alastrando por todo o país. Então, diante disso, a população deve estar sempre fazendo a sua parte, já que o combate tem que ser constante, mas, mesmo assim, ainda existem casos absurdos que vão completamente na contramão da racionalidade. Um desses casos foi registrado pelo radialista André Santos, o qual fez um vídeo mostrando uma “desova” de pneus velhos nas proximidades da rotatória da BR-030, sentido Vila Presidente Vargas a Umburanas. Fica aqui o alerta às autoridades e também à população, pois se for flagrada uma ação desse tipo, ele deve ser prontamente denunciada, pois os pneus tem uma boa capacidade de acumular água, se tornando assim, caso chova, em potenciais criatórios do Aedes. Confira: