ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Especial de São João do Tema Livre Podcast já começou; veja os bastidores da gravação

Foto: Divulgação

Animação, curtição, muito som ao vivo, comida típica e prosa boa, esses foram os ingredientes do Especial de São João do Tema Livre Podcast. A programação que foi gravada neste final de semana no Sítio, teve sua estrutura externa preparada para receber os artistas Tata (cantor) e o também vocalista Lázaro Jacarine, ambos bateram um papo com o apresentador Jorge Malaquias Filho, e os vídeos na sua íntegra estarão disponíveis no canal do youtube ainda neste mês de junho. O Tema Livre Podcast de São João já virou marca registrada da programação neste mês de junho e conta com uma ornamentação especial e temática que envolve a preparação externa e todos os adereços relacionados ao período junino. Em entrevista ao site 97NEWS, o apresentador Jorge Malaquias falou sobre o seu sentimento de realizar mais um especial junino do podcast. “Tema Livre Podcast é uma realidade, já nos sentimos na responsabilidade de fazer e fazer bem feito, porque temos audiência e pessoas envolvidas com o projeto que fazem acontecer. A sensação é maravilhosa, o sentimento de dever cumprido e a certeza de que iremos entregar um conteúdo em vídeo com muita qualidade para nossos seguidores”, concluiu. 

Foto: Divulgação

A programação do Especial de São João contou ainda com a participação do DJ Ramon Santos que comandou a pick-up no estilo do forró eletrizado, colocando a galera pra dançar, e ainda a participação da cantora Ediane Vieira que soltou a voz e deixou a sua marca na programação do podcast junino. Serão dois vídeos postados referente ao especial de São João, um com o bate papo com Tata Luís, e as participações, e outro com Lázaro Jacarine e as participações. Malaquias aproveitou a oportunidade para agradecer os seguidores e parceiros da programação, “Estamos muito contentes com os resultados, nossa página em rede social vira mais de 70 mil acessos mês, temos média de acesso no youtube com consumo do nosso conteúdo de forma diária, sempre tem gente assistindo os nossos vídeos, o youtube nos entrega essa métrica e nos deixa entusiasmados em continuar crescendo e investindo no projeto. Peço a todos que espalhem essa ideia, levem o conteúdo para todos, estamos sempre aperfeiçoando e tudo isso é para vocês que nos acompanham”, disse. Malaquias finalizou comentando sobre a Nova Temporada do Tema Livre Podcast com Elas. “Não é fácil reunir tanta gente boa, de qualidade, e com tempo apertado, então agradeço as meninas que se organizam para fazer a apresentação do Podcast com Elas, e vem temporada nova com muitas novidades, assista e compartilhe com a galera”, finalizou. Tema Livre Podcast vai ao ar toda semana no canal do youtube, se inscreve, ativa o sininho e participe desse projeto que é um sucesso.



Mutirão de Renegociação de Dívidas do Procon tem grande demanda em Brumado

Foto: Divulgação

O Procon está em Brumado realizando o Mutirão de Renegociação de Dívidas, com o intuito de sanar débitos com água, telefone, energia, cartões de crédito, porém a demanda está sendo alta com relação a débitos existentes em lojas da cidade, e é dever do Procon buscar a solução junto as empresas, quando for acionado. A CDL esteve presente no local onde enxergou uma grande movimentação de pessoas na  busca pelo serviço. "Entendemos que cada comércio tem sua política interna de cobrança (juros, multas e correções), mas é preciso a facilitação do acordo com consumidor/devedor que está buscando a quitação junto ao Procon com redução de juros, correções, multas e novo parcelamento. O órgão fez contato com a CDL para disponibilizar um agente no local para que o devedor tenha acesso direto aos registros dos débito no engajamento da conclusão da negociação de uma só vez". Segundo a CDL, o órgão entrará em contato com a loja onde o mesmo possui o débito para negociar. "É importante o lojista ficar atento quanto à essa ação de busca pela negociação da dívida por intermédio do PROCON. Orientamos aos lojistas  que forem procurados pelo órgão optar por uma negociação/quitação agradável para ambas as partes, para que o devedor consiga restaurar o seu crédito na praça".



Brumado: Dona de barraca na feira livre suspeita de incêndio criminoso

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma barraca pegou fogo e ficou destruída na madrugada desta quinta-feira (1º), na área externa do Mercado municipal de Brumado (veja aqui). A dona da barraca contou ao site 97NEWS que suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. Ninguém se feriu. Populares e açougueiros controlaram as chamas, o que evitou queima de outras barracas. Maria do Carmo que há cerca de 40 anos atua na feira livre de Brumado disse que foi um choque para ela quando viu toda sua mercadoria queimada. "Tem vinte anos que estou sendo perseguida no Mercado Municipal. Eu trabalhava lá dentro, mas vim para fora para evitar transtornos, mas mesmo assim não se contentaram e fizeram isso comigo. Meu prejuízo chega a R$ 20 mil", lamenta a feirante. Ela disse que chegou ao local por volta das 06h da manhã e suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. "Quando cheguei logo cedo, senti um forte cheiro de gasolina. Mas Deus tenha misericórdia de quem fez isso comigo, uma maldade muito grande, estou triste. Alguém vai ter que pagar", disse Maria do Carmo. A vítima foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência. Câmeras de vídeo localizadas na câmara fria do mercado podem ajudar a Polícia a desvendar o crime.



Pombo-Correio: Polícia Civil cumpre mandados em escritório de advocacia na 2ª fase da operação

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

Na manhã desta quinta-feira (1º), a policiais civis de Brumado e Vitória da Conquista deflagraram a segunda fase da Operação Pombo-Correio na cidade de Vitória da Conquista. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência e no escritório de advocacia de uma advogada investigada e indiciada por integrar organização criminosa em coautoria com outra advogada que atua no município de Brumado. As investigações apontaram que ambas utilizaram de sua profissão para ter acesso ao Conjunto Penal de Brumado e transmitir informações de integrantes de facção criminosa/organização criminosa a pessoas em cumprimento de pena, o que caracteriza crime cuja pena de prisão é de até 08 anos.

Foto: Divulgação

Segundo o delegado da 20ª Coorpin de Brumado, Paulo Henrique, foi identificado que a advogada de Vitória da Conquista orientava a colega de Brumado sobre como deveria levar as mensagens para dentro do presídio. Ela instruía dizendo que era para “colocar em letras pequenas, escondidas em umas folhas”. Foram apreendidos celular, notebook e cadernos com anotações de interesse da investigação, os quais serão encaminhados para perícia. Não houve prisão e as indiciadas respondem em liberdade. A primeira fase da operação (veja aqui) foi realizada no dia 24 de maio em Brumado.



Brumado: Incêndio atinge barraca na área externa da feira livre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma barraca da Feira Livre no Mercado Municipal, em Brumado, ficou destruída na manhã desta quinta-feira (1º), após ser atingida pelas chamas de um incêndio. Segundo informações, populares tentaram apagar as chamas durante a madrugada, mas o fogo já havia destruído boa parte das frutas e verduras. Ninguém se feriu. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda não há informações sobre o que provocou o incêndio, mas, segundo informações de populares, moradores de rua podem ter acendido fogo no local.



Brumado: Homens de 20 a 35 anos são as principais vítimas do trânsito; diz coordenador da UTI do Hospital Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante cerimônia de encerramento da campanha Maio Amarelo em Brumado (veja aqui), que aconteceu na manhã de terça-feira (30), o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, o médico Murilo Lemos, destacou que a maioria das vítimas atendidas em unidades de saúde do país são de pessoas do sexo masculino e com idade de 20 a 35 anos. "Na Bahia, em 2022, foram mais de nove mil acidentes com vítimas, sendo que três mil e quinhentas dessas foram vítimas fatais. E como médico intervencionista do SAMU 192, o que a gente observa é que geralmente a maioria dos acidentes são com motociclistas, sexo masculino e idade entre 20 a 35 anos", afirmou ao site 97NEWS. Segundo o médico, são milhares de mortes prematuras, ocorridas todos os anos, com forte impacto social, econômico, no setor saúde e para as famílias. Ele ainda afirma que os acidentes são geralmente provocados por excesso de velocidade. "Sempre é por velocidade acima do permitido. Além disso, também por conta do não uso ou inadequado do capacete", disse.

 



Brumado: Subtenente do Tiro de Guerra alerta famílias sobre a saúde mental dos jovens

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O suicídio é um problema de saúde pública em todo mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais pessoas morrem por suicídio do que HIV, malária, homicídio e câncer de mama. Além disso, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte mais comum, depois apenas dos acidentes no trânsito, da tuberculose e da violência interpessoal. No entanto,  infelizmente, o suicídio é um tema complexo entre familiares que dificilmente aborda o assunto entre os filhos. Por isso, é muito importante ressaltar que, segundos profissionais médicos, não existem uma causa específica para o suicídio. Ele é multifatorial, ou seja, diversos aspectos podem levar a essas ações, inclusive entre os jovens. Preocupado com os fatores de proteção e buscando envolvimento na comunidade, o Subtenente do Tiro de Guerra de Brumado, Lexsandro Garcia Borges destacou que está bastante preocupado com o assunto, visto que a sua unidade recebe cerca de 500 jovens por ano, sendo que, durante as entrevistas realizadas no momento do alistamento militar, ao serem questionados: "se já pensaram ou pensam em suicídio?" As respostas lhe surpreendem. "No processo de seleção do jovem para o serviço militar inicial, é feito uma entrevista. Entre às diversas perguntas sobre problemas de saúde, problemas financeiros, sonhos, a gente pergunta isso: 'alguma vez na sua vida você já pensou em suicídio?' “E para minha surpresa, já me deparei por várias vezes com respostas positiva”, disse o Subtenente. Ainda este ano, um caso chamou a atenção de Lexsandro, o qual um universitário da cidade afirmou que enfrenta o problema de saúde mental quase que todos os dias. "No mês de fevereiro, quando fiz uma pergunta à um dos jovens, estudante de universidade, a resposta dele foi: 'eu penso nisso todos os dias'. Então aquilo me paralisou, me deixou em estado de choque inicialmente, mas desse momento, eu parei a minha entrevista e passei a tratar esse jovem como se meu filho fosse, tentando orientá-lo e me colocando a disposição para um papo e um diálogo aberto", afirmou. Conforme o Subtenente do TG 06-024, os familiares precisam ficar atentos com a saúde mental dos filhos. "Os nossos jovens estão com uma crise de identidade muito séria, e muitos usam as redes sociais para fuga, fuga dos problemas para não enfrentar diretamente as questões, e ai acabam pensando muito em suicídio", alertou Lexsandro Borges.



Eleições 2024: Prefeito confirma lançamento de candidato, mas diz que ainda 'não é o momento'

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Durante sua live semanal nas redes sociais, nesta quarta-feira (31), o engenheiro e prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos, garantiu que, em 2024, projeta lançar o seu candidato, entretanto, ele considera muito cedo ainda falar sobre as eleições do próximo ano. "Eu gosto mesmo é de trabalhar. Vamos trabalhar e no ano que vem a gente fala em candidatura", disse Vasconcelos que ainda completou sua fala sobre as eleições, afirmando que ainda está muito cedo para falar sobre um possível sucessor ao cargo. O atual gestor criticou a antecipação de alguns nomes ao cargo do Executivo em 2024. "Aqui em Brumado, por causa disso, aqui mal nós saímos de uma campanha presidencial, aí já começou a se falar na sucessão municipal. Espera aí gente. Inclusive eu cometi um erro de avaliação quando na rádio da câmara,  me perguntaram sobre, [e eu disse] a daqui a um mês ou dois eu vou anunciar. Eu acho que está cedo”, comentou Eduardo durante a live desta quarta-feira.



Polícias Federal e Militar erradicam mais de 13 mil pés de maconha na Bahia

Foto: Divulgação

Uma operação conjunta envolvendo as polícias Federal e Militar resultou na eliminação de 13.300 pés de maconha, no Norte da Bahia. Os cultivos ilegais foram descobertos em várias cidades, incluindo Curaçá, Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Sento Sé e Campo Formoso. Por meio de ações de inteligência, com o auxílio de helicópteros e drones, foram identificadas possíveis áreas de plantação com essas culturas ilícitas. Entre os dias 22 e 31 de maio, os agentes federais e militares localizaram as plantações. As plantas de maconha foram queimadas e as estruturas utilizadas para irrigação foram destruídas. "A integração é o principal lema do nosso trabalho. Combatemos o crime organizando com inteligência e união de esforços. Parabéns a todos os policiais que andaram por horas, nas zonas rurais, até localizar e erradicar os entorpecentes", declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

 



Clínica Santa Clara dá dicas para manter organização no ambiente de trabalho

Foto: Divulgação

Especializada em saúde ocupacional, a Clínica Santa Clara destacou que, no ambiente de trabalho, é preciso ter a organização como prioridade. Segundo frisou, o acúmulo de obrigações pode deixar a organização da mesa de trabalho em segundo plano. A dica é manter a ordem no ambiente como prioridade em seu dia a dia. Procure incorporar iniciativas para que sua produção renda de forma crescente. À medida que você notar uma evolução, adote novas medidas de aprimoramento e incentive seu time a fazer o mesmo. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206. 



Brumado: Nívea Soares é confirmada para o do Dia do Evangélico

Foto: Reprodução l Redes Sociais

No próximo dia 10 de junho, a comunidade cristã, em Brumado, comemora o Dia do Evangélico. A cantora e compositora Nívea Soares vai se apresentar pela primeira vez na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Nívea é pastora, apresentadora e escritora. Mineira de Belo horizonte, a cantora integrou, junto com Fernanda Brum e Ludmila Ferber, o grupo Diante do Trono, no qual fez parte durante mais de uma década. Desde 2003, faz carreira solo. Após conquistar fãs em todo o Brasil e no exterior, a cantora mineira lançou o elogiado álbum “Emanuel”, consolidando de vez seu nome na cena. O evento em Brumado é realizado todos os anos pela Ordem de Ministros do Evangelho de Brumado (OMEB) e conta com apoio da prefeitura municipal. A Ordem deve anunciar outras atrações local.  



Brumado: Polícia Civil prende homem por receptação e posse de drogas

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

Na tarde desta quarta-feira (31), a Polícia Civil de Brumado cumpriu mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de ter envolvimento na prática de furtos ocorridos recentemente na cidade. Durante a diligência ocorrida em uma residência do bairro do Mercado, foram encontrados e recuperados 02 furadeiras da marca BOSCH e 01 retífica da marca Makita que tinham sido furtadas no último dia 29 deste mês no Bairro Rodoviário. Também foi apreendido uma pequena quantidade de substância de maconha e o suspeito foi preso em flagrante delito pela prática do crime de receptação e posse de drogas para consumo pessoal. As investigações continuarão para identificar se ele também possui envolvimento na prática do crime de furto das ferramentas.



Brumado: Suspeito é preso com peças de moto furtada no bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (31) em uma casa no bairro Dr. Juracy, em Brumado, Sudoeste baiano, com peças que teriam sido retiradas de uma motocicleta furtada dias atrás. A ocorrência teve início quando policiais da 34ª CIPM com a apoio da Rondesp Sudoeste receberam denúncias de que havia peças de uma moto em uma casa localizada na Rua Presidente Costa e Silva, quando por volta das 08h, os policiais ingressaram no terreno da casa e se depararam com o indivíduo, que ao perceber a presença da guarnição, tentou fugir mas foi detido pelos policiais. Dentro dessa residência, os militares acabaram encontrando várias peças de uma motocicleta Honda Biz branca com placa GAY0E67, furtada em Brumado, a qual provavelmente deveria ser vendida no mercado paralelo. O motor da moto não foi encontrado. O suspeito, juntamente com as peças, foram conduzidos a Delegacia de Brumado.



Bancários protestam contra o fechamento da única agência bancária do Itaú em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizaram na manhã desta quarta-feira (31) em Brumado, uma manifestação contra o fechamento da única agência bancária do Itaú no município. Mesmo antes da Pandemia da Covid-19, o fechamento de agências bancárias para privilegiar o atendimento virtual, por meio de aplicativos e o uso de caixas eletrônicos, já deixou mais de 40% dos municípios brasileiros sem atendimento, segundo dados do Banco Central. E o processo acelerado durante a Pandemia continua. Uma prova disso foi o anúncio do Itaú de encerrar as atividades em Brumado no próximo dia 12 de junho (veja aqui). A manifestação do Sindicato dos Bancários nesta manhã resume a indignação dos moradores de Brumado e da categoria. A medida vai afetar uma grande fatia da população. Para o presidente do Sindicato dos Bancários, Leonardo Viana, a decisão do banco não condiz com a realidade financeira da instituição. "No ano de 2022 o Itaú teve um recorde histórico de lucro de R$30 bilhões no primeiro trimestre do ano", disse ao site 97NEWS. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo Viana, o banco não informa o real motivo do fechamento da agência, mas ele acredita que seja para contenção de custos operacionais. "Essa é uma política do banco de minimizar os seus custos e ofertas de serviços para a população, uma vez que ele [banco] já capitou uma grande quantidade de clientes e os endividou com empréstimos a longo prazo, e agora na nossa visão, está buscando diminuir a oferta de serviços e aumentar a receita", comentou. Conforme Leonardo, é inexplicável a saída da agência na cidade, uma vez que possui clientes na área do comércio, funcionários de mineradora e prefeitura, além do atendimento aos aposentados e pensionistas. "O Itaú atua em setores importantes do município com postos de atendimento em mineradoras, folha de pagamento de setores do município, parte do comércio e aposentados de Brumado e região. Então, o resultado do banco é positivo em Brumado, o que não justifica o fechamento da agência e a transferência para Guanambi", afirmou o Presidente do Sindicato dos Bancários.



Brumado: 60% dos MEIs ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda

Foto: Divulgação

O prazo para microempreendedores entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), se encerra nesta quarta-feira, 31 de maio. A declaração  é um registro de todo o faturamento bruto do microempreendedor durante o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior, neste caso, o ano de 2022. Também é preciso que o MEI informe se houve a contratação de um funcionário durante o período. O envio da declaração é muito simples e feito de forma online, pelo site do Portal do Microempreendedor. Vale lembrar que o DASN-SIMEI é obrigatório e depois do prazo haverá a cobrança de multa e juros pelo atraso. Faça a sua Declaração pelo site (veja aqui).



Foco de praga na palma nos municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora alerta agricultores

Foto: Divulgação l ADAB

A Cochonilha do Carmim não causa danos aos animais, muito menos ao ser humano, porém pode casar sérios prejuízos ao plantio, segundo o coordenador estadual do Programa Prevenção e Controle da Cochonilha do Carmim e fiscal agropecuário da ADAB, Albany Lopes. Na região Sudoeste, os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio lidam com o problema. Lopes explicou que a praga ataca a palma forrageira, a mais comum em nossa região, e a agência vem tomando as devidas providências para que a Cochonilha não se alastre. Em Livramento de Nossa Senhora, na última semana, um caso foi registrado nas imediações da comunidade de Tabuleiro, porém, segundo Albany, os produtores e criadores da localidade já foram devidamente orientados e convencidos a erradicar o plantio infectado. “Ela chega a matar a palma. O inseto suga a seiva, a planta vai murchando e acaba indo à morte”, afirmou em entrevista a Rádio Portal FM. O coordenador informou ainda que a praga se espalha com facilidade e o produtor precisa ficar em alerta e observar. Qualquer suspeita deve ser comunicada à Adab.  



Workshop na UNEB encerra programação do Maio Amarelo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O encerramento do Maio Amarelo no município de Brumado aconteceu nesta terça-feira (30), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus XX. Por meio de workshop, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) promoveu a conscientização dos cuidados no trânsito e como o avanço da tecnologia e ações simples de motoristas e passageiros, é possível reduzir o número e a gravidades de acidentes no trânsito. A campanha Maio Amarelo foi realizada em parceria com a Secretarias de Saúde, Educação, Infraestruturar, SAMU 192, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Militar, CICOM, Detran e outros órgãos. Em entrevista ao site 97NEWS, Murilo Lemos, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Brumado ressaltou que a campanha tem uma grande importância no mês de maio, mas que deve ser estendida para os outros 11 meses do ano. "É uma campanha intensificada no mês de maio, mas deve ser algo perene durante todo ano. A gente tem uma taxa muito grande de acidentes, na Bahia no ano passado foram mais de nove mil acidentes com vítimas, sendo que três mil e quinhentos acidentes foram fatais", afirmou. Lemos também destacou que a maioria das vítimas são motociclistas jovens. "O que a gente observa é que na maioria dos acidentes são com motociclistas do sexo masculino e idade entre 20 e 25 anos. Além disso, podemos observar que os acidentes são causados por excesso de velocidade e o não uso ou inadequado do capacete", disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, que ocorre em diversos países. O tema deste ano é “No Trânsito, escolha a vida”, que busca incentivar às pessoas a serem responsáveis pelas suas próprias escolhas no trânsito, respeitando a vida e a segurança de todos. O coordenador do CICOM/Brumado, Major Valmari Júnior, ressalta o engajamento da população durante às campanhas. "Todos os anos, é notório a participação e preocupação da população com relação a campanha, que visa não só reduzir os acidentes, mas como a conscientização de todos", destacou. Este ano, a campanha também recebeu a participação do Tiro de Guerra 06-024, o qual no comando do Subtenente Lexsandro Garcia Borges, afirmou que compactua com a educação no trânsito. "Foi muito importante a participação nossa nas atividades de campo, que tem impacto direto com a população por meio de blitz educativa", diz. Por fim, Diego Evangelista, superintendente da SMTT classificou a campanha do Maio Amarelo 2023, como mais uma ferramenta de salvar vidas no trânsito. "O nosso trabalho de conscientização vai durar o ano todo, vamos dar continuidade a várias ações como as blitz, as palestras, os diálogos diário de segurança, conscientizando e orientando toda população, principalmente aos motociclistas que devem usar o capacete e diminuir a velocidade nas vias", disse.



Procon-BA realiza mutirão de renegociação de dívidas nesta quinta e sexta-feira em Brumado

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 1º de junho e sexta-feira (2), consumidores brumadenses podem renegociar suas dívidas no Mutirão de Negociação de Dívidas. A negociação estará aberta tanto com instituições financeiras, quanto com prestadoras de serviços essenciais como Embasa e Neoenergia (Coelba). O atendimento será na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Praça Abias Azevedo, bairro Hospital, em Brumado.



Arraiá do Bairro Dr. Juracy 2023 é tradição e alegria; confira os detalhes

Foto: Divulgação

Já está confirmada a realização do Arraiá do Bairro Dr. Juracy 2023, em Brumado. O evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho na Praça João Romão. Um dos pontos altos do evento será a retomada das tradições juninas, com lindas quadrilhas, quebra pote, barracas com comidas e bebidas típicas e pau de sebo. Além disso, haverá a apresentações musicais, como a Banda Magnatas, Cigano Cantador, Serginho Cardoso, Edy Ribeiro, Robério Rocha, Lírio Barbosa, Ícaro Lôbo, Márcio Simpatia, Tata e Walas e Lene e Júlia. A organização do evento está sob responsabilidade da Trupe dos Bons Amigos do Bairro Dr Juracy, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Guilherme Bonfim, vereador Beto Bonelly e deputado estadual Vitor Bonfim. Leve toda a sua família e divirta-se com a tradição das festas juninas.



Decreto aumenta ICMS sobre litro de combustível em R$ 0,09 na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O preço do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis vai aumentar em nove centavos na Bahia a partir de quinta-feira (1º). A medida foi anunciada nesta terça (30), no Diário Oficial, após o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidir que o valor deve ser o mesmo em todos os estados do Brasil. Ainda não detalhes do valor que vai impactar o consumidor final. Até maio, a carga tributária cobrada na Bahia era de R$ 1,13. O novo valor do imposto será de R$ 1,22 por litro e foi estabelecido de acordo com a Lei Complementar 192, de iniciativa do Governo Federal em 2022. Segundo o governo da Bahia, a alíquota nacional deverá ser revista pelos estados a cada seis meses e ainda não há informações sobre como esse novo preço chegará nos consumidores. Além disso, durante o mês de julho está prevista a volta da tributação com alíquota cheia do imposto federal PIS/Cofins, sobre gasolina e etanol. A expectativa, com isso, é que o preço suba cerca de R$ 0,22 por litro no caso dos dois combustíveis, segundo cálculos do governo. No entanto, ainda não há informações sobre quando essa medida será aplicada.