ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM


Brumado: Projeto de vassouras ecológicas transforma garrafas PET em emprego, renda e consciência ambiental

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma parceria entre o empreendimento Vínculo Sustentável, localizado na zona rural de Brumado, e a Cesol Guanambi está apostando na produção de vassouras ecológicas como alternativa sustentável e geradora de renda para a comunidade do Campo Seco 1. Utilizando garrafas PET como principal matéria-prima, a iniciativa alia consciência ambiental ao desenvolvimento social. Em entrevista ao site 97NEWS, o vereador Miro Silveira, que também atua como vice-presidente da Associação de Moradores do Campo Seco 1, explicou que o projeto já completa sete anos de atuação e atualmente envolve cerca de 25 moradores da localidade. A média mensal de produção gira em torno de 800 vassouras, mas, segundo Silveira, esse número pode quase dobrar. “Tendo a garrafa PET, nossa produção pode chegar até 1500 vassouras porque temos capacidade de produzir. Só falta mais matéria-prima. Para isso, precisamos do apoio popular”, destacou. Com o objetivo de ampliar a arrecadação de garrafas plásticas, será realizado nesta sexta-feira (1º), no Mercado Municipal de Brumado, um evento de troca solidária: a cada três garrafas PET doadas, o participante receberá uma muda de planta. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

“É um incentivo para que as pessoas possam nos ajudar com esse projeto tão importante para Brumado”, disse o vereador. Além de Brumado, os produtos da fábrica ecológica chegam a cidades vizinhas como Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Guanambi. Atualmente, cerca de 65 estabelecimentos comerciais revendem as vassouras, que, segundo Silveira, apresentam qualidade superior a muitos modelos convencionais disponíveis no mercado. Para além do impacto econômico, a proposta também contribui significativamente para a preservação ambiental, ao dar destino útil a resíduos plásticos que poderiam acabar em lixões ou nos rios da região. “É uma iniciativa que transforma lixo em trabalho digno, e que pode ser ampliada com a participação ativa da população”, concluiu o parlamentar. A ação é mais um exemplo de como pequenos empreendimentos, quando aliados à conscientização coletiva e ao apoio institucional, podem transformar realidades locais por meio da sustentabilidade.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário