ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia


Foragidos da carceragem da 20ª Coorpin de Brumado são presos em Caetité suspeitos de panejar sequestro

Foto: Divulgação/PM

Na noite desta sexta-feira (03/2), dois foragidos da cadeia de Brumado foram presos na cidade de Caetité, acusados de planejar o sequestro de um empresário da cidade. Após denuncia anônima, policiais civis foram informados que Marcos Henrique dos Santos (Xerem) e Hugo Paulo Moreira (Esquilo) acompanhados de uma menor, planejavam sequestrar um empresário da referida cidade. Com apoio da Polícia Militar, começaram as busca, pelas ruas, onde Marcos e Hugo foram abordados com uma motocicleta CB 300 de cor vermelha no Bairro Ovídio Teixeira. Com eles foi encontrado, um revólver calibre 32 com 6 munições, aproximadamente 300 g de maconha, 30 munições calibre 38 intactas, balança de precisão, saquinho de geladinho, vários chips de celular, triturador de maconha e certa quantia em dinheiro. Todos foram apresentados na Delegacia de Caetité e ficaram à disposição da Justiça.



Brumado: Roda de ônibus da Novo Horizonte se solta durante viagem

Foto: 97News

O transporte interestadual de nossa região precisa ser rigorosamente revisto. Na noite deste sábado (4/2) mais um ônibus de empresa Novo Horizonte quase causou uma tragédia. Nas redes sociais a passageira Daiane Neves relatou em sua página, o susto que ela passou. "Embarcamos no ônibus convencional da empresa na rodoviária de Caetité para ir para Salvador na linha que sai de Urandi. Ouvir um barulho estranho, como se as rodas estivessem folgadas. O veículo parou em Brumado e cerca de 30 minutos após a saída, uma das rodas traseiras do ônibus se soltou e o veículo seguiu arrastando sem as rodas por alguns metros." Finalizou Daiane. A passageira ainda reclamou do descaso da empresa que não deu nenhuma satisfação aos usuários do serviço, além de demorar cerca de duas horas para mandar socorro ao motorista. Este não foi o único caso esta semana, na sexta-feira (03/2) por volta das 14 horas um ônibus da mesma empresa ficou parado por cerca de uma hora na BR-030 próximo a comunidade de "Pancadão" por pane elétrica. Segundo os passageiros, o ônibus parou de repente e não ligou mais. Só após a chegada do eletricista, uma hora depois ,que os passageiros conseguiram continuar a viagem.

Foto: Reprodução


É possível morrer por causa de uma relação sexual? Médicos explicam

(Foto: Reprodução)

Imagine que você está no meio de um ato sexual e começa a passar mal. Pode ser que seu coração esteja entrando em sofrimento ou que você esteja sofrendo um AVC (acidente vascular cerebral). Sim, é possível morrer durante o sexo. Mas calma, a cena, bastante mórbida, tem mais chances de acontecer na ficção do que na vida real. "Essas fatalidades, geralmente, são causadas por algum problema de saúde prévio, não pelo sexo em si", comenta Claudio Gil Araújo, médico do esporte e professor do Instituto do Coração da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O médico é coautor de uma revisão publicada em 2016 no periódico científico Canadian Journal of Cardiology (Revista Canadense de Cardiologia, em tradução livre), que levantou os riscos cardiovasculares do ato sexual. Os dados encontrados em quase 130 artigos foram baixíssimos. A morte cardíaca súbita, um evento raro por si só, apresentou uma taxa de ocorrência de 2% em todas as mortes relacionadas à atividade física – das caminhadas leves às práticas extremas.  "O sexo é considerado um exercício de baixa intensidade, ou seja, com menor risco ainda", comenta Araújo. "Um adulto saudável pode até morrer durante o sexo, mas é mais fácil ele ganhar na Loto sozinho." Em boa parte dos casos, as mortes estão ainda relacionadas ao abuso de substâncias químicas, como drogas, estimulantes e álcool. Segundo o cardiologista Maurício Barbosa, elas podem sobrecarregar o coração e levar ao estresse do órgão, prejudicando seu funcionamento. Existem ainda os casos de doenças cardíacas não diagnosticados.

Quem corre riscos?


"Cardiopatas ou doentes pulmonares têm mais riscos e precisam ser mais orientados", explica Barbosa. Os problemas cardíacos considerados mais perigosos são a doença coronária grave, a insuficiência cardíaca e os pacientes com ponte de safena. Após um infarto, é preciso ainda esperar cerca de dois meses para a recuperação completa e, assim, voltar gradativamente à vida sexual. Para ajudar doentes cardiovasculares a prevenir essas fatalidades ou outras intercorrências médicas durante o sexo, a pesquisa de Cláudio Araújo levou à criação do método KiTOMI - acrônimo para os termos em inglês beijo, toque, sexo oral, masturbação e transa, respectivamente. Por esse esquema, os pacientes são divididos em três grupos de risco: baixo, intermediário e alto risco. Conforme a gravidade, vão sendo indicadas as atividades sensuais que os cardiopatas podem realizar. Funciona assim: pacientes de baixo risco podem fazer tudo (KiTOMI); os intermediários precisam evitar o ato em si (KiTOM); e os de alto risco estão liberados apenas para as interações leves: beijos e toque (KiT).


Homens correm mais risco que mulheres


É importante lembrar ainda que os homens têm mais riscos que as mulheres. Para cada dez homens que morrem transando, apenas uma mulher vem a falecer. A medicina ainda não sabe explicar as razões para essa diferença, mas há especulações que vão das diferenças hormonais à intensidade da atividade física durante o ato.

CONTINUE LENDO


Brumado: Brasão da República do Fórum Eleitoral é desfigurado pelo forte sol do sertão

A imagem realmente chama a atenção (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Quem duvida do poder do sol do sertão, tire suas dúvidas, pois ele está cada vez mais forte e poderoso. Em Brumado, onde parece que a intensidade do astro-rei é cada vez maior que em outros lugares, é fácil notar a força dos raios solares, tanto que existem residências que ficam expostas quase que o dia inteiro, as quais têm as suas pinturas rapidamente afetadas. Outro risco é quem trabalha exposto aos raios solares, pois o risco de câncer de pele é real, tanto que os médicos recomendam que se use constantemente filtro solar com proteção máxima. A reportagem do 97NEWS, dentro deste cenário, se deparou com uma cena curiosa, pois nem um dos maiores símbolos brasileiros, o Brasão da República, escapou do poder do sol. O local do fato é o Fórum Eleitoral de Brumado, onde um dos 4 maiores símbolos da Nação ficou, segundo os próprios funcionários, totalmente desfigurado pelos raios solares. A cena chama a atenção, pois, à primeira vista, parece um ato de vandalismo ou ume espécie de pichação, mas, mesmo sem uma análise técnica, o material que é uma espécie de plástico adesivado, não resistiu e acabou se deteriorando. Não fomos informados ser haverá uma substituição do Brasão ou se ele será restaurado. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Ódio à Marisa Letícia expõe falhas e elitismo nas faculdades de Medicina

(Foto Ilustrativa)

A médica reumatologista Gabriela Munhoz, de 31 anos, que espalhou pelo aplicativo que a ex-primeira-dama estava internada no Hospital Sírio-Libanês após um derrame hemorrágico e que seria levada para a UTI, foi demitida pelo hospital. E o neurocirurgião Richam Faissal El Hossain Ellakkis – que sugeriu o procedimento aos seus colegas de grupo no whatsapp – teve sua demissão decidida pela Unimed de São Roque. A Unimed teria divulgado nota alegando que o profissional não pertence a seu quadro, mas atua como terceirizado em um hospital ligado à operadora. Investigados em sindicância instaurada pelo Cremesp, ambos podem sofrer processo administrativo ou mesmo perder o registro junto ao órgão, ficando assim impedidos de exercer a Medicina. O Código de Ética Médica veda ao médico “permitir o manuseio e o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade”. Não permite também “liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa”, esta última em situação de sindicância ou processo ético-profissional. "Não é todo mundo que pode ser médico. Não basta ter condições de passar no processo seletivo de universidade pública ou de se manter num curso particular, que é caro. É preciso humanismo, entender a importância do papel de um médico, o que é mais importante do que o domínio de tecnologias", disse Luna Filho. O integrante do conselho, que assinala falar em seu nome, e não do órgão, defende que as escolas médicas brasileiras façam modificações no sistema de ingresso – nos quais o poder econômico não seja o mais determinante, e sim a vocação – e também na estrutura curricular. Com isso, a formação ética seria estendida para o longo do curso, e não concentrada em disciplinas específicas, num determinado estágio da graduação. Sem citar nomes dos envolvidos e tampouco fazendo prognósticos quanto ao desfecho das investigações no Cremesp, o conselheiro disse que a polarização acentuada em momentos políticos marcantes, como períodos eleitorais, não é diferente da observada nas faculdades de Medicina, onde estão os filhos da elite. "E essa polarização talvez estimule as pessoas a serem ainda mais audaciosas, usando os recursos tecnológicos para se manifestar. Mas não podemos tolerar isso na Medicina", disse, mencionando os princípios médicos, que devem respeitar e preservar os aspectos físico, emocional e moral, transcendendo tabus, crenças e preconceitos, em nome da fidelidade ao compromisso de tratar e cuidar de todos, sem distinção com relação a raça, credo ou situação socioeconômica.





Itaú é condenado a pagar multa de R$ 1 milhão em Vitória da Conquista

(Foto: ASCOM - BANCÁRIOS/VCR)

O juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista, Sebastião Martins Lopes, condenou o Itaú por dano moral coletivo na última segunda-feira (30) por conta de uma ação de denúncia de discriminação, abuso do poder hierárquico e humilhação. A indenização foi fixada em R$ 1 milhão, mas pode ultrapassar de R$ 1,5 milhão caso a instituição não implemente medidas que identifiquem e interrompam a prática de assédio moral, bem como a manipulação da carga horária dos seus funcionários. Em 2014, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região orientou como os bancários poderiam levar a delação ao Ministério Público do Trabalho. Logo após, o MPT ajuizou uma ação civil pública descrevendo os casos de humilhação pública, condutas intimidatórias, coação, desrespeito, falta de ética, perseguição aos funcionários que apresentavam atestados médicos, manipulação das folhas de ponto com a intenção de não gerar horas extras, imposição de viagens durante a madrugada e constantes ameaças de demissão. As acusações foram provadas através de documentos e depoimentos. Também foi evidenciado que o Itaú não apurou, não investigou e não puniu o assediador, mesmo após várias denúncias no canal interno da instituição. “Nossa orientação aos bancários que estão sofrendo com o assédio moral é que se muna de provas e testemunhos. Com estes recursos nas mãos podemos decidir qual a melhor estratégia para buscar uma punição na justiça. Neste caso, por exemplo, a união da equipe, que se prontificou a testemunhar foi de fundamental importância para o êxito da denúncia”, afirma a diretora de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Sarah Sodré. O juiz entendeu que os danos físicos e psicológicos gerados pelo contínuo assédio moral são inimagináveis, pois o ambiente de trabalho mantinha doente psicologicamente os empregados, além de contaminar as relações familiares e sociais. A decisão afirma ainda que o terror imputado aos bancários feriu o princípio da dignidade humana, da valorização do trabalho e comparou os acontecimentos relatados à era escravagista.

 

 

Além da penalidade fixada em R$ 1 milhão, mais R$ 40 mil de custas, o juiz Titular determinou o afastamento do assediador sob pena de pagamento de multa diária de R$ 100 mil. Outra multa de R$ 100 mil por trabalhador prejudicado foi fixada caso o ocorra mais algum caso de assédio moral aos empregados ou terceirizados. A justiça estipulou que o banco promova, através de um profissional de psicologia organizacional, um diagnóstico imediato do ambiente de trabalho com o objetivo de identificar qualquer tipo de assédio aos trabalhadores, sob pena de multa de R$ 100 mil. A partir da análise psicossocial da agência, o Itaú deverá adotar estratégias de intervenção precoce de abusos e preservação do clima de respeito mútuo, sob pena de pagamento de R$ 100 mil. Por fim, ficou decretado a penalidade de R$ 100 mil caso o banco manipule a folha de ponto dos funcionários. Todos os valores citados deverão ser destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou em favor de programas sociais. “Os altos valores condenatórios servirão para que o banco sinta o peso da justiça ante a sua inércia e incapacidade de apurar e tratar das situações de assédio nas agências. Agora o Sindicato acompanhará o cumprimento das medidas apontadas na sentença”, conclui Sarah.

CONTINUE LENDO


Brumado: Recadastramento biométrico começa dia 13 de Fevereiro no Forum Eleitoral

Foto: Arquivo/97news

A 90ª Zona Eleitoral informa a todos os eleitores domiciliados no município de Brumado que dia 13 de Fevereiro começa a revisão do eleitorado com identificação biométrica. Ficando todos convocados, exceto aqueles que já realizaram coleta de dados biométricos. O horário de atendimento será da 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no Cartório Eleitoral da 90ª zona, no Fórum Eleitoral, na Avenida João Paulo I, Bairro Nobre. Na hora do recadastramento biométrico é necessário, a apresentação do documento de identidade oficial e comprovante de domicílio e documento que comprovem a quitação das obrigações relativas ao serviço militar. Se o eleitor não atender a convocação, implicará no cancelamento da inscrição eleitoral.



Jovem Weverson Gabriel continua apresentando uma ótima recuperação após a delicada cirurgia

Weverson se recupera bem e já está ansioso para o seu retorno a Brumado (Foto: 97NEWS)

Nesta Sexta-feira (03), buscando novas notícias sobre o estado de saúde de Welverson Gabriel Santos Meira Lino (24) que realizou com sucesso uma delicada intervenção cirúrgica para retirada de um tumor no cérebro, o 97NEWS entrou em contato com os familiares do jovem que disseram que Weverson, continua tendo uma recuperação muito positiva após a sua saída da UTI, estando já na Casa de Repouso. Ela agora só irá no Hospital de Câncer de Barretos, apenas para revisões e avaliações. Sua mãe Suely Santos, falou a nossa equipe que seu filho foi salvo pelas graças de Deus e pela competente equipe do referido Hospital, mas também não deixou de agradecer aos médicos do Hospital Municipal de Brumado pela atenção e também a todas as enfermeiras. A namorada Dayane Coelho diz que ele está bastante feliz pela corrente de oração que os brumadenses fizeram nas redes sociais. Welverson ainda não tem previsão de voltar a Brumado, devido ao tratamento que ainda é muito delicado, mas espera ansioso para retornar à sua terra natal.





Brumado: Por não terem sido identificados, suspeitos de assalto em Itaquaraí retornaram para Livramento

Os suspeitos foram trazidos para a DP de Brumado para o reconhecimento (Foto: 97NEWS)

Um assalto ocorrido no Distrito de Itaquaraí, na manhã desta quarta-feira (01), o qual teve até cárcere privado, continua sem solução para a Polícia, mesmo com a apresentação dos suspeitos feita nesta sexta-feira (03) na DP de Brumado. A vítima, um aposentado de 68 anos que teve cerca de R$ 2,5 mil levados pelos bandidos, não conseguiu reconhecer os suspeitos, os quais foram presos em Livramento, após terem sido reconhecidos em Paramirim. Um dos elementos conhecido como Ciganinho, que é considerado de alta periculosidade estaria entre os elementos. Os indícios eram muito grandes, tendo ainda a coincidência de que o veículo, um Hunday /Tukson,  cor prata, placa EBR-2595, que teria sido identificado pelas vítimas. Ainda existe a forte suspeita de que o referido veículo esteja irregular (foto abaixo). 

(Foto: 97NEWS)


A predição certeira do ex-governador Jaques Wagner

Jaques Wagner sempre teve fama de craque no PT nacional

Desde muito antes de se tornar governador da Bahia, o sindicalista Jaques Wagner já tinha fama, principalmente no PT nacional, de craque. Devido à acuidade de suas avaliações, lastreadas em equilibradas análises de cenário, a maioria de suas predições políticas quase nunca são desconsideradas pelos mais próximos. No ano passado, quando já estava de volta à Bahia depois do impeachment da aliada Dilma Rousseff (PT) e se preparava para assumir papel de destaque no governo Rui Costa (PT), Wagner compareceu ao evento de lançamento de um livro do desembargador Lidivaldo Brito, em Salvador. Numa roda de magistrados próximos, descontraído, fez críticas ao instituto da reeleição, observando, principalmente, que a sociedade já não mais o tolerava e que, a partir daquele momento, seria muito difícil de ser exercido. O papo fora estimulado porque era véspera de uma eleição importante no Tribunal de Justiça da Bahia. No dia seguinte, o desembargador Mário Alberto Hirs perderia a recondução para o TRE para o colega Jatahy Fonseca no colégio eleitoral do TJ. Estavam em novembro, mas já se discutia a campanha pela reeleição de Marcelo Nilo (PSL) na Assembleia Legislativa. Um dos desembargadores presentes ao encontro teve, naquele dia, a nítida certeza de que, apesar de não ter aludido ao amigo durante a agradável conversa, era a Nilo que Wagner se referia.



Bahia: Acordo internacional vai apurar doença que deixa urina preta

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) firmou um acordo de cooperação internacional com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention - CDC), dos Estados Unidos, para ajudar na investigação dos casos registrados na Bahia de mialgia aguda, doença misteriosa conhecida por provocar dor muscular intensa e deixar a urina preta. O número de casos da enfermidade chega a 64 na Bahia. Os dados são referentes ao período entre 14 de dezembro de 2016 e 24 e janeiro deste ano. O boletim foi divulgado na quarta-feira (1º) pela Sesab. Duas pessoas morreram com suspeitas da doença no estado. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que o centro americano deve avaliar inicialmente a investigação que já foi iniciada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (LABCEN). "A ideia é que essa equipe permaneça em Salvador, avaliando os casos, os pacientes e as evidências que coletamos junto ao Laboratório Central do Estado. Para que dessa forma possamos agilizar o processo de diagnóstico, utilizando toda a tecnologia utilizada pelo maior centro de investigação de doenças do mundo, que é o CDC americano", explica Fábio Vilas-Boas. Não há prazo previsto para finalizar a apuração sobre os casos da doença misteriosa. Os primeiros registros de sintomas da doença foram registrados na Bahia em dezembro de 2016. Segundo a Sesab, dos 64 casos registrados no levantamento, 60 ocoreram em Salvador. Trinta e três já podem ser classificados como suspeitos por causa dos resultados das amostras de sangue. 



Venha se deliciar com as variedades da Padaria Pérola em Brumado

Foto: Divulgação

Acordar bem cedo e poder tomar aquele café da manhã bem gostoso, você já sabe o lugar certo, Padaria Pérola - Confeitaria e Conveniência! Venha degustar as mais variadas guloseimas. Aqui você encontra o tradicional pão francês, saindo do forno direto para você. E ainda, grande variedade e Paes de de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, e salgados diversos. Além das tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho. Padaria Pérola, Matriz, na Rua Cel. Santos, 327, Bairro São Félix. Filial, Rua Sargento Antenor Santos, Bairro das Flores, Telefones: (77) 3441-0754/9968-7717. Aceitamos encomendas.



Final de semana em Brumado será de céu nublado e pancadas de chuva; veja previsão

Chuva deve aparecer na noite de sábado e durante todo o dia de Domingo (Foto: Luciano Santos)

O fim de semana em Brumado deve ser nublado, com chuva na noite de sábado (4) e durante o Domingo (5). Apesar da sexta-feira (3) amanhecer com o sol brilhando, a expectativa é de que chova a noite na capital do minério. A temperatura máxima chega a 31° C, e a mínima é de 21° C, com ventos de até 13km/h. De acordo com a previsão do tempo, neste final de semana o céu deve permanecer nublado no sábado, com máxima de 34º C e minima de 20º C, e pancadas de chuva a noite, e domingo, as temperaturas irão variar entre 20°C e 24°C, e pancadas de chuva durante todo o dia. 



Buscando distância da zona de isolamento, vice-prefeito já estuda meios para restabelecer a força do PC do B em Brumado

O vice-prefeito Édio Continha já teria dado o start na busca do fortalecimento da legenda em Brumado (Foto: Daniel Simurro)

O atual vice-prefeito de Brumado, Édio Continha (PC do B), está vivendo um novo momento de sua carreira política. Após anos atuando como um dos vereadores mais combativos do Poder Legislativo, ele resolveu dar voos mais altos e, primeiramente, ensaiou uma candidatura a prefeito, juntamente com o grupo opositor, mas, com o andamento da campanha, quebrou o paradigma e acabou se unindo ao grande adversário de outrora. Com grandes conquistas obtidas por meio de seu mandato, como as reformas do “Gilbertão” e do Ginásio da Urbis I, além da construção do estacionamento da Cesta do Povo, Édio, que também exerce a função de presidente do PC do B, acabou conquistando o reconhecimento popular, o que o levou a sonhar mais alto. Só que esse sonho pode ter tido um custo, e alto inclusive, pois o PC do B acabou ficando sem representantes no Legislativo e restrito somente ao cargo de vice-prefeito, o qual, para a grande maioria dos analistas políticos, é uma função meramente figurativa. Iniciada a nova gestão, o vice-prefeito foi escalado para comandar a missão de consolidar o consórcio de municípios da região para catalisar a implantação da Policlínica Regional e a UTI, o que, segundo políticos ouvidos nos corredores do poder, isso já faria parte da estratégia de isolamento a nível local. Os comentários giram em torna de que ele tenha dado um “tiro no pé”, pois, após longos anos como ferrenho opositor do prefeito Eduardo Vasconcelos, acabou se aliando a ele, traindo, segundo eles, os ideais que sempre nortearam a sua trajetória política. A linha de raciocínio se estende ao fato de que as “promessas” feitas de participação efetiva na administração foram somente no “campo ilusório”, pois a tendência é que ele tenha o mesmo destino dos outros dois vices, José Luiz Alves Ataíde e Ilka Abreu, os quais não tiverem nem vez e nem voz e acabaram no deserto, o que causou o rompimento político com o prefeito. Evitando que a história se repita, Édio, que nega qualquer isolamento, já começa a construir um novo planejamento para restabelecer a força do PC do B, que na última gestão tinha 3 vereadores e que agora não tem mais nenhum representante no Poder Legislativo. Visando oxigenar a legenda, “Continha” já estaria mantendo conversas com alguns vereadores no sentido de que eles possam vir a integrar as hostes comunistas, assim que a janela de transferência for aberta, visando tapar a lacuna na Câmara de Vereadores. Habilidoso e dono de um discurso bem atualizado, Édio deverá buscar um postura diferenciada como vice-prefeito, mas, ele teria um grande desafio pela frente. Segundo informações de bastidores, já estaria até existindo um pequeno atrito entre ele e o prefeito, pois, “Continha” teria saído em defesa dos moradores do Bairro São José, os quais foram notificados pela prefeitura e podem ter parte de seus imóveis desapropriados. A defesa não teria agradado ao gestor que é um fiel defensor da supremacia do bem comum e sempre utilizou o discuro de que “dura lex sed lex”, ou seja, a lei é dura, mas é lei. 



Brumado: Falta de critérios na aplicação faz vacina da febre amarela acabar no município

A falta momentânea da vacina já preocupa as pessoas que não se vacinaram (Fotocomposição: 97NEWS)

A preocupação envolvendo um possível surto de Febre Amarela na Bahia já está deixando a população brumadense muito preocupada, tanto que a procura pela vacina nas unidades básicas de saúde vem sendo muito alta. Só que nesta semana quem foi se vacinar, teve que voltar para casa sem receber a imunização, já que a vacina acabou no município. Diante disso, a equipe do 97NEWS buscou maiores informações e, usando de recursos investigativos, conseguiu falar com funcionários da área de saúde que garantiram que não existe nem sequer um lote de vacina contra a febre amarela no município, o que já está gerando uma forte apreensão na população, principalmente aos que estão viajando para o Estado de Minas Gerais, não estão podendo ser imunizados. A questão vem ganhando vulto, já que, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, foram notificados 10 casos na Bahia, dos quais nove estão em investigação e um foi descartado. No total, foram 857 casos notificados da doença no Brasil, tendo sido registrados ainda 135 óbitos com suspeita da doença: 52 foram confirmados, 80 ainda são investigados e três foram descartados. O que mais chama a atenção nas informações obtidas é que a provável causa da falta de vacina se deu pelo fato de que não foram estabelecidos critérios para as aplicações, ou seja, existiu desorganização, pois deveria ter se priorizado às pessoas que iriam viajar para estados onde a doença já está comprovada. Segundo o agente ouvido já foi feito um pedido de uma nova arremessa de lotes da vacina, mas ainda não foi dado um prazo para a chegada, o que já está causando uma certa aflição em parte da população. Buscamos contato com a administração municipal, por meio da chefia de gabinete, para esclarecer a questão, mas, até o presente momento não obtivemos resposta. 



Livramento de Nossa Senhora: Homem que matou vendedor é condenado a 28 anos de prisão

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Nesta quinta-feira (02/2) o réo Edson Alves Miranda, de 23 anos foi condenado a 28 anos de prisão por ter assassinato o vendedor Romilson Mesquita, de 34 anos no dia 03 de maio de 2015. Ao ser preso, Edson confessou ter matado Romilson quando o vendedor trafegava por uma estrada vicinal com sua motocicleta na Fazenda Várzea de Dentro, distrito de Livramento. Antes da condenação, Edson já estava preso na carceragem da Delegacia de Jacobina, e permanecerá até que a justiça decida para onde o réo será transferido. Para os familiares de Romilson, a condenação foi justa, mesmo apesar de tanto tempo depois da morte do vendedor que era bastante querido e conhecido na cidade.



Rio do Antônio: Prefeitura esclarece impasse sobre municipalização do ensino

(Foto: Reprodução Facebook)

Devido ao impasse que se estabeleceu sobre uma possível municipalização do Ciclo II do Ensino Fundamental, a Prefeitura Municipal de Rio do Antônio, enviou uma Nota de Esclarecimento à redação do 97NEWS. Alegando, primeiramente que os rumores que giram em torno da municipalização do Colégio Estadual Lia Público de Castro, situada no Distrito de Ibitira, são totalmente infundadas e partiram de oportunistas que estariam buscando macular a imagem séria da administração, de que estaria existindo descaso por parte da gestão do prefeito José Souza Alves. É explicado que o “start” dado no sentido da municipalização total do ensino partiu da administração anterior, que firmou um convênio nesse sentido com o Governo do Estado, o qual foi assinado em setembro de 2016 pelo então gestor Gerson de Souza Ribeiro. É citado que a atual gestão na busca de ampliar a oferta educacional no município, está buscando junto ao Governo do Estado a construção do Colégio Modelo da Rede Estadual no Distrito de Ibitira. Reconhece também a excelência do ensino da rede estadual e do colégio Lia Públio de Castro, citando, inclusive, que servidores municipais foram cedidos para dar maior suporte à unidade escolar. Segundo a nota a municipalização do ensino será feita de forma gradual, tanto que neste ano de 2017, somente a 6º ano do ensino fundamental, já que não há logística e nem verbas suficientes para que seja feita uma ação global nesse sentido. Por fim, a administração diz que está aberta ao diálogo, inclusive com a oposição, para que se obtenham novas conquistas para a população rioantoniense. Confira abaixo a nota na íntegra: