ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta


Brumado: Secretária de Educação responde à APLB

A educadora e secretária de Educação de Brumado, Ednéia Ataíde ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Entendo que a categoria está buscando “nossos” direitos. Estou secretária de educação nesse momento, mas não deixei de ser educadora. Nesse pouco tempo a frente da educação, tentei fazer as coisas da forma mais correta possível, dando o que é de direito para uns sem que fosse necessário interromper o direito do outro. Prova disso foi o questionamento sobre o planejamento na escola dentro das duas horas depois da aula e o outro dia ficando para se planejar em casa. Uma outra questão foi sobre o dia 15 ter a falta abonada, pois acredito que a luta contra a reforma  da previdência é de suma importância pra todos nós. No entanto, os outros nove dias de greve não atinge a administração e sim os nossos alunos. Não estamos querendo tirar o direito dos professores, mas precisamos que o direito do aluno também seja assegurado. A greve causa um dano irreversível no aluno, ainda que aconteçam a reposição dos dias letivos o desestímulo que isso causará no aluno, justamente no início do ano, é um prejuízo muito grande na aprendizagem. A administração não deu resposta negativa ao piso salarial e a outras reivindicações e eu me coloco à disposição para colaborar com o professor fazendo a ponte entre a categoria e a administração, levando seus questionamentos ou até mesmo promovendo um encontro de alguns de vocês com o atual gestor, desde que o professor esteja trabalhando na sala de aula, e não em greve. Por isso, peço, em nome dos alunos e dos pais dos alunos, retornem às suas atividades nesta segunda-feira e evitaremos prejuízos na aprendizagem do nosso principal foco que é o aluno.


Profa. Edneia Ataide
Secretária Municipal de Educação de Brumado 



APLB emite comunicado à comunidade escolar brumadense

(Divulgação)

Os professores Municipais de Brumado  comunica a toda a comunidade escolar, a saber, pais, responsáveis, alunos,  que A GREVE CONTINUA, conforme definido pela categoria, até 24/03/2017.  Para  garantir aos alunos o direito constitucional à Educação e os 200 dias letivos,  as aulas serão repostas posteriormente,  desde que o gestor não desconte os dias da greve. Retornaremos às atividades letivas,  com o compromisso funcional que temos, dia 27/03/2017.





Prefeitura de Brumado volta a convocar os professores para retornarem às suas atividades

(Divulgação)

Visando a continuidade normal do ano letivo, sem que haja prejuízo na qualidade do ensino oferecido, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, volta a comunicar à toda a comunidade escolar, a saber, pais, responsáveis, alunos, professores, gestores e demais servidores, que a partir desta segunda-feira, dia 20/03/2017, o transporte escolar estará novamente disponível em toda a rede municipal de educação, bem como os demais serviços educacionais do município de Brumado, com o objetivo de garantir aos alunos o direito constitucional à Educação. A nota ainda ressalta que “em tempo solicitamos aos nossos professores o retorno às atividades letivas, na certeza de podermos contar com o compromisso funcional de todo o corpo docente da rede pública municipal de ensino de Brumado”.



Rua Rosinha: Esposo de vítima de assalto reage e ainda solta rottweiler para cima dos bandidos; um acabou sendo preso

O fato chamou a atenção de toda a vizinhança (Foto: 97NEWS)

A prática de assaltos na cidade de Brumado tendo como vítimas mulheres e seus celulares está cada vez maior, mas, não suportando mais essa investida, alguns já começam a revidar e ir para o enfrentamento com os bandidos, mesmo sabendo que isso é extremamente perigoso e arriscado. Na noite deste sábado (18), por volta das 21h30m, dois assaltantes acabaram tendo a sua ação frustrada no cruzamento da Rua Rosinha com a Aureliano de Carvalho. Logo após anunciarem assalto à uma mulher, buscando levar o celular, o esposo da vítima, que estava ao lado, na porta da casa, acabou indo para cima dos bandidos e entrando em luta corporal com os mesmos e, por fim, soltou o rottwiller para cima dos dois, o que disparou uma fuga frenética por parte dos meliantes, que estavam em uma motocicleta. A Polícia Militar logo chegou ao local e ainda conseguiu prender um dos elementos e recuperar a motocicleta que tinha sido roubada poucas horas antes. Ele e o veículo foram levados para a DPT para as medidas legais. 



Planalto: Pastor é brutalmente assassinado em frente de sua funerária

(Fotos: Reprodução)

Na noite deste sábado (18) um homem foi morto a tiros na Avenida Quinze de Novembro, próximo ao Hospital Municipal, Centro de Planalto. De acordo com as primeiras informações, a vítima foi identificada preliminarmente como Pastor Valcir, e era dono de uma funerária, local onde foi assassinado. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista (DPT) foi acionada e o corpo do pastor será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Polícia Civil do município.



VCA: Prefeitura faz demolição em série; mais de 100 famílias tiveram suas casas derrubadas

Prefeitura também indicou que as ações irão continuar de modo a garantir a proteção das áreas públicas, pertencentes ao patrimônio municipal (Foto: Reprodução)

Em Vitória da Conquista mais de 100 famílias estão sem ter para onde ir. Moradores dizem que foram acordados 4h da manhã deste sábado (18) por tratores da Prefeitura, que demoliram os barracos onde eles estavam. Em nota a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informou que as casas foram construídas de forma ilegal em uma área pública, protegida por lei, cabendo ao município cumprir a legislação e desocupar essas áreas. A Prefeitura também indicou que as ações irão continuar de modo a garantir a proteção das áreas públicas , que não pertencem a governo ou a pessoas particulares, mas sim ao patrimônio do município. A Secretaria de Infraestrutura orienta os moradores a não fazerem investimentos nessas localidades e a procurar informações na Secretaria antes de iniciar qualquer construção, a fim de evitar transtornos maiores e a perda dos valores empregados na obra. 



Música de Qualidade: Sissa Night se apresenta no Sabor do Nordeste na noite deste sábado (18)

(Fotocomposição: 97NEWS)

Para quem gosta de boa música, com um toque diferenciada e novas roupagens para clássicos da MPB, do Rock Nacional e das mais variadas praias musicais, a dica cultural do 97NEWS para este sábado (18) é a apresentação do eclético e inigualável cantor e compositor Sissa Night, que estará se apresentando a partir das 21h no Sabor do Nordeste, um dos templos da música brumadense. Então, não percam, venha degustar cerveja gelada, petiscos deliciosos, pizzas dos sabores mais variados e as tapiocas fantástica que você só encontra no Sabor do Nordeste, que fica na Rua Antônio Francisco da Silva, ao lado da Praça Heráclito Cardoso. 



Esporte e Lazer: Grupo ‘Loucuras em Duas Rodas’ faz passeio ciclístico de Rio do Antônio a Rio de Contas

O grupo em sua passagem por Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Ciclismo é um dos esportes que mais vem crescendo no país, agregando milhares de adeptos, os quais, na grande maioria das vezes, se reúnem em grupos que realizam grandes passeios, promovendo uma melhor qualidade de vida e a integração entre os seus membros. Nas primeiras horas da manhã deste sábado (18) a equipe do 97NEWS registrou um desses grupos o “Loucura em Duas Rodas”, o qual é composto por 14 membros, sendo a maioria deles professores e moradores no norte de Minas Gerais. Segundo o organizador do grupo, o professor Ronaldo Pereira (58), o objetivo do grupo é a valorização do Ciclismo, da Natureza e da Vida. Segundo ele, duas vezes por ano os integrantes se encontram para realizar passeios de longa distância, tendo como destino lugares de natureza exuberante. Desta feita eles saíram do município de Rio do Antônio, nesta madrugada, rumo a Rio das Contas. Eles pretendem chegar na cidade que é considerada o portal da Chapada por volta do meio-dia e poderem desfrutar das belezas e das cachoeiras do lugar. Eles são acompanhados de uma equipe de apoio, com vários veículos, nos quais eles farão a viagem de volta. 



Brumado: Agência 02 da Novo Horizonte é assaltada nesta sexta-feira (17)

a agência 02 da Viação Novo Horizonte fica na Rua Coronel Tibério Meira (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Já não bastasse a empresa Viação Novo Horizonte sempre figurar na mídia regional, devido aos constantes problemas mecânicos de suas ônibus, agora, em Brumado, ela acabou sendo vítima da gana dos assaltantes, que, após assaltar a agência 01 nesta terça-feira (14), ainda na mesma semana, nesta sexta-feira (17), um bandido, que se passou primeiramente como cliente, acabou levando um celular e uma quantia em dinheiro da agência 02, que fica na Rua Coronel Tibério Meira. Segundo a funcionária, o elemento estava com uma farda estudantil e tinha uma arma de cabo prata na cintura e foi taxativo em seu anúncio de assalto dizendo que “fala baixo e passe o dinheiro e aja naturalmente, pois é um assalto”. A Polícia já está investigando o caso. 



Nota de Esclarecimento: APLB - Delegacia da Caatinga

(Divulgação)

Em resposta ao comunicado emitido no último dia 17 de março pela atual gestão do município, a APLB – Sindicato esclarece que, caso haja desconto de pagamento em folha dos trabalhadores em educação, referente aos dias não trabalhados durante a greve contra a Reforma da Previdência, de acordo a pauta da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação), comprometerá o ano letivo de 2017, de acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que prevê a obrigatoriedade do cumprimento mínimo da carga horária anual dividida em 200 dias letivos, em todas as unidades de ensino, como direito líquido e certo dos estudantes.


O desconto dos dias não trabalhados pelos profissionais inviabiliza a reposição das aulas e, por conseguinte, o cumprimento dos 200 dias letivos previstos em Lei.


O desrespeito ao calendário escolar gera improbidade administrativa para o gestor responsável, assim como é passível de ação cível pública. 



Visando a continuidade das aulas, Prefeitura de Brumado não abonará faltas dos grevistas

(Divulgação)

Com o objetivo de resguardar o interesse público, a Prefeitura Municipal de Brumado comunica a todos os servidores públicos municipais que, com exceção do dia 15 de março, que é destinado à paralisação nacional em protesto contra a Reforma da Previdência, as faltas não serão abonadas em caso de não comparecimento dos servidores para realização de suas atividades nos dias que se seguem. A medida visa resguardar o direito do aluno e não comprometer o andamento do ano letivo. Diante do exposto, ficam os servidores públicos municipais cientes da importância do retorno às atividades na próxima segunda-feira (20).



Brumado: Visando evitar novas tentativas de fugas, PC realiza operação de revista da carceragem da DPT

Os objetos encontrados na revista (Foto: Divulgação | Ascom | 20ª Coorpin)

O delegado Wilson Luis da Silva juntamente com a equipe de investigadores da 20ª COORPIN, realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 17, uma vistoria de rotina na carceragem da unidade em Brumado. A ação foi realizada como forma de prevenir tentativas de fuga. A revista contou com o apoio dos policiais da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado. No interior das celas da carceragem, foram encontrados 11 aparelhos celulares, alicates, fios para ligações elétricas, drogas, carregadores de celulares e até utensílios domésticos. Os objetos podem ser facilmente utilizados por presos para eventuais fugas e rebeliões. Atualmente, o local abriga 30 presos, entre provisórios e apenados. A Polícia Civil informa ainda que as revistas na carceragem da Delegacia serão intensificadas e realizadas constantemente. 



Brasil pede ajuda internacional para repor os estoques de vacinas contra a febre amarela

(Foto: Reprodução)

Ministério da Saúde pediu ajuda internacional para abastecer seus estoques de vacina contra febre amarela. Diante da decisão do Rio de vacinar, até o fim do ano, toda população do Estado e da epidemia registrada em vários pontos do País neste ano, o Ministério da Saúde solicitou 3,5 milhões de doses ao Grupo de Coordenação Internacional para o Fornecimento de Vacinas. Elas deverão chegar no País na próxima semana.Além do auxílio internacional, o Ministério da Saúde solicitou que a Fundação Oswaldo Cruz passe a produzir o imunizante em sua capacidade máxima: 9 milhões de doses mensais. Esse quantitativo de acordo com a pasta, deverá estar disponível no mês de abril.Integrantes do ministério afirmam que as duas medidas são suficientes para garantir abastecimento adequado em todo o País. Mesmo com essas duas decisões, o governo não cogita suspender a exportação da vacina para entidades internacionais. O Ministério da Saúde justificou que o pedido de doses extras constitui uma estratégia para não reduzir de forma significativa o estoque estratégico de imunizante contra febre amarela. A dimensão do estoque é mantida sob sigilo, sob a alegação de ser uma informação de segurança.Com a decisão do Rio de vacinar até o fim do ano toda população do Estado, serão necessárias cerca de 15 milhões de doses. Nesta quinta-feira, foram enviadas 1 milhão de doses. A previsão é de que nos próximos 10 dias, outro milhão seja entregue. Até abril outros 2 milhões de doses serão encaminhados ao Estado.De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra febre amarela no Rio será feita de forma gradual. Nessa primeira etapa são atendidos 55 municípios. A mesma estratégia foi adotada no Espírito Santo, Estado que até este ano era considerado livre de febre amarela. Em virtude da epidemia, o Espírito Santo decidiu estender a vacina para toda a população.A produção média da Fiocruz é de 4,5 milhões de doses mensais. No ano passado, foi enviado para o Ministério da Saúde o equivalente a 1,2 milhão de doses por mês. Este ano, por causa da epidemia, o quantitativo subiu para 6,5 milhões de doses. A estimativa do Ministério da Saúde é a de que até o fim do ano sejam distribuídas 70 milhões de doses de vacina contra a doença.Passada a epidemia, o governo deverá mudar a estratégia de vacinação contra febre amarela. A ideia é incorporar o imunizante no programa de imunização para crianças de todo o País. Hoje, a vacina é ofertada no calendário vacinal apenas para crianças que vivem em regiões consideradas de risco.Infectologistas, no entanto, consideram que essa estratégia não é mais suficiente para enfrentar a mudança do perfil da febre amarela no Brasil. A doença ao longo dos últimos 20 anos se espalhou. Em 2001, 1.945 municípios tinham recomendação para que população fosse vacinada. Em dezembro do ano passado, os municípios com recomendação de vacina chegam a 3.530. Agora, a recomendação atinge também Espírito Santo, Rio e cidades da Bahia.



Retorno de Claudio Feres para a Secretária de Saúde deverá adiantar e muito a implantação da UTI de Brumado

(Fotocomposição: 97NEWS)

O suspense sobre o novo nome que irá assumir a Secretaria Municipal de Brumado, pelo menos, momentaneamente está desfeito, já que o ex-secretário e atual chefe de gabinete, Claudio Feres, foi confirmado, via portaria, como secretário interino da pasta da Saúde Municipal. O retorno de Feres está sendo visto com bons olhos pela grande maioria dos médicos e trabalhadores da área de saúde, já que, até o momento o setor não vinha apresentando uma performance favorável em 2017, o que teria culminado na exoneração do secretário Joaquim Donato. Além de muito competente, Claudio Feres tem um grande conhecimento da área, sempre buscando uma proatividade muito positiva para a saúde, que, em sua gestão, foi reconhecida como de referência. Além desses fatores, o mais importante é que a volta de Feres deve dinamizar a questão prioritária para a atual gestão, que é a implantação da UTI de Brumado, um dos grandes anseios da população. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o grande desafio de Feres é colocar em funcionamento a UTI de Brumado até meados de junho, tanto que algumas ações já estariam bem encaminhadas nesse sentido, inclusive com o fortalecimento da interface entre o município de Brumado e o governador Rui Costa. 



SMTT iniciará no próximo dia 22 o cadastramento de idosos e portadores de necessidades especiais para uso de vagas de estacionamento

Foto: Montagem97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT iniciará no dia 22 de março, às 15h, o cadastramento de idosos e portadores de necessidades especiais para uso de vagas de estacionamento de veículos. O cadastramento será realizado na sede da Superintendência, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 415 (Prédio da Prefeitura Municipal). As credenciais são válidas em todo território nacional e devem ser emitidas pelo órgão de trânsito de domicílio do beneficiário, conforme o modelo e procedimentos estabelecidos pelas Resoluções nº 303/2008 e nº 304/2008, do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Caso o município de domicílio do cidadão idoso ou deficiente não esteja integrado ao Sistema Nacional de Trânsito e não possua uma estrutura organizacional de gestão do trânsito, a credencial de uso dessas vagas exclusivas deve ser expedida pelo órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal. Os veículos estacionados nessas vagas reservadas devem exibir a credencial sobre o painel do carro ou em local visível para efeito de fiscalização. Cada credencial só é válida para o tipo de vaga de estacionamento para a qual está relacionada, não podendo ser utilizada a vaga de idoso pelo cidadão que possui apenas a credencial de vaga para deficiente e vice-versa. O uso de vagas destinadas às pessoas idosas ou deficientes em desacordo com o disposto nas Resoluções do Contran caracteriza infração de natureza grave prevista no art. 181, inciso XVII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e o cidadão está sujeito a multa e remoção do veículo. A SMTT espera cadastrar todos os usuários, proprietários e condutores de veículos em Brumado até a primeira quinzena de abril.



Vende-se terreno no Bairro Esconso

Vende-se um terreno com 10 metros de frente e 95 metros de lateral. O terreno está localizado na Avenida Bar Rio, no Bairro Esconso. O mesmo possui ótima localização com facilidade de ligação de água da Embasa e energia elétrica. O bairro já possui uma área residencial muito grande, e está em amplo crescimento. O terreno poderá tambpém ser transformado em uma mini chácara Informações pelos telefones (77) 99942-0318 e 9.8806-8780.



UNEB: Em assembleia, Sintest aprova paralisação do dia 20 a 24 de março

Foto: Divulgação

Em assembleia realizada nesta terça-feira (14/03), na sala de videoconferência do DEDC, o Sintest aprovou paralisação do dia 20 a 24 de março, com fechamento dos portões de todas as unidades da Uneb. Foram definidas atividades em conjunto com as 4 UEBAs, como divulgação da mobilização para a imprensa, panfletagem e aulas públicas. Também se deliberou pela construção de faixa padrão para os Departamentos da Uneb, release para os meios de comunicação e manifestações em vias de acesso importantes na capital e interior. O Sintest se comprometeu em divulgar, até quinta-feira, comunicado oficial extensivo à imprensa, explanando sobre a mobilização. A assembleia também discutiu o envio de relatórios por Representantes dos Departamentos, após as mobilizações, com breve balanço das mesmas. A semana de mobilização foi indicada pelo Fórum dos Técnicos, ocorrido no dia 02 de março, em luta pelo pagamento dos valores inerentes às progressões funcionais, bem como pela publicação imediata da Instrução Normativa para abertura do processo de promoção funcional.



Polícia Civil de Rio do Antônio recupera Pá Carregadeira avaliada em 180 mil Reais

Foto: Divulgação

Investigadores da Polícia Civil da 20ª Coorpin recuperaram uma máquina Pá Carregadeira furtada na cidade de Itaim Paulista-SP, no mês de abril do ano passado, avaliada em mais de 180 mil Reais. O bem estava na região conhecida como Lagoa Grande, zona rural do município de Rio do Antônio, na fazenda de propriedade do Vereador da cidade, André Rogério Berkovitz Soares. Ressalte-se que o mesmo  admitiu ter adquirido a máquina em sociedade com um brumadense, mas não sabia da procedência ilícita do bem. O inquérito policial foi instaurado pela Delegada Ellen Lages e todos os envolvidos devem ser interrogados pela referida Autoridade Policial nos próximos dias, sendo que ao final podem ser indiciados pelo crime de receptação. A máquina foi devolvida para a empresa lesada, sediada no município de Aparecida de Goiânia-GO.



Em nota Embasa diz que investigações sobre a alteração na qualidade da água do Rio das Contas será feita pelo Inema

Foto: Divulgação

A Embasa esclarece que, continua investigando as causas da alteração na qualidade da água do rio das Contas, e acionou o órgão ambiental do Estado (Inema), responsável pela fiscalização e gestão dos mananciais de água da Bahia para acompanhar a situação. A empresa refuta a associação do problema do manancial que atende Brumado com a ocorrência registrada no trecho do rio Brumado, compreendido entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, uma vez que o rio Brumado deságua no rio das Contas no trecho localizado à jusante (abaixo) da Barragem de Cristalândia. Ressaltamos ainda que o efluente descartado no rio Brumado, no município de Rio de Contas, após passar por tratamento, atende aos parâmetros de qualidade determinados pela Resolução 430/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A presença de agentes patogênicos nas águas do rio Brumado pode estar associada à existência de ligações clandestinas de esgoto por imóveis existentes às margens do rio. Reafirmamos que a água fornecida em todas as cidades onde a Embasa opera é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros de potabilidade estabelecidos na Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, que determina os índices de cor, turbidez, cloro residual e bacteriológico. Ressaltamos, ainda, que a água distribuída à população também é fiscalizada pela Vigilância Sanitária do Município e pela Diretoria de Vigilância Sanitária Ambiental, que frequentemente fazem suas próprias coletas e análises, para verificação do cumprimento das exigências do Ministério da Saúde. Por fim, orientamos que, em caso de observação de alguma alteração nas características da água distribuída, os moradores devem registrar a ocorrência através do 0800-0555195, pelo 3441-3991 ou no escritório da Embasa em Brumado.